O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


'Adoção na passarela': o desfile de adolescentes que gerou revolta nas redes

educastro9

Bam-bam-bam
Mensagens
2.313
Reações
11.233
Pontos
453
Adoção na Passarela' exibiu 18 adolescentes em evento realizado em shopping de Cuiabá.

Um desfile que reuniu adolescentes aptos para adoção em Cuiabá (MT), na noite de terça-feira, 21, foi alvo de duras críticas.

A ação, chamada de "Adoção na Passarela", foi organizada pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), em parceria com a Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e outras entidades do Estado.

No evento, conforme a organização, 18 adolescentes acima de 12 anos desfilaram em uma passarela criada em um shopping de Cuiabá. Conforme a entidade, cerca de 200 pessoas - muitas delas interessadas em adoção - acompanharam da plateia.

Lojas de roupas e calçados auxiliaram no evento, por meio de doação de itens para que os adolescentes pudessem desfilar.

No texto de divulgação do desfile, a presente da CIJ, Tatiane de Barros Ramalho, informou que o evento era uma das ações feitas durante a Semana da Adoção, que incluiu, entre outras atividades, palestras, seminários e recreações com as crianças.

"Trata-se de uma noite para os pretendentes a adotar poderem conhecer as crianças e os adolescentes. A população em geral poderá ter mais informações sobre adoção e os menores em si terão um dia diferenciado, em que irão se produzir, fazer cabelo, maquiagem e usar roupa para o desfile", disse Tatiane, dias antes do evento.

Organização destaca respaldo na Justiça

Nas redes sociais, o evento foi duramente criticado.

"As crianças na passarela, para pretendentes ver o quão bonitas, simpáticas e desenvoltas são, parece-me uma antiga feira de escravo, onde os senhores viam os dentes e o corpo dos africanos para negociar o lance. Não acho legal, aliás, acho péssimo", escreveu o advogado mato-grossense Eduardo Mahon, de Mato Grosso.

Em conversa com a BBC News Brasil, Eduardo Mahon afirma que o local escolhido para o desfile foi inadequado. "Se um desfile já pode dar azo a dupla interpretação, a ideia dos organizadores foi infeliz em fazer o ato em um shopping, que é, por essência, um local de consumo", declara.

Presidente da Ampara, Lindacir Rocha Bernardon, uma das responsáveis pelo evento, afirma que o desfile foi uma forma de ajudar os jovens que há anos esperam por uma família. "Somente crianças acima de 12 anos desfilaram. Todas já foram vistas por diversas famílias, em abrigos, mas ninguém adotou", afirma, negando a informação de que crianças de quatro a 11 anos também participaram do evento em busca de uma família.

Conforme a presidente da associação, as crianças menores que desfilaram já haviam sido adotadas anteriormente e estavam acompanhadas de suas famílias. "Ao todo, 16 famílias participaram do evento, com os filhos", afirma. As famílias participaram do desfile para, conforme a organização, mostrar os benefícios da adoção.

Lindacir afirma que o evento foi autorizado pela Justiça de Mato Grosso. "O juiz permitiu a realização do desfile. Nós somos uma instituição séria, não brincamos com crianças", declara.

Esta foi a segunda vez que o "Adoção na Passarela" foi organizado em Cuiabá. Na primeira, em 2017, conforme Lindacir, dois adolescentes, de 14 e 15 anos, foram adotados.

'Como se fossem pets'

Apesar de afirmar que o evento teve o objetivo de ajudar os jovens que buscam um lar, inúmeros internautas criticaram a ação.

A ex-deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) lamentou o evento. "Acho que essa é uma das notícias mais tristes que li. Crianças em uma passarela, cheias de sonhos e desejos, buscando aprovação a partir de um desfile, como se parar amar um filho tivéssemos que admirá-los fisicamente", disse, em publicação feita nesta quarta-feira em seu Instagram.

"Triste. Feira de adoção? Como se fossem pets", escreveu uma internauta. "Ficou parecendo leilão de boi, por essa eu realmente não esperava", acrescentou outra.

Na tarde desta quarta, a Defensoria Pública de Mato Grosso emitiu um comunicado repudiando o evento. "Corre-se o risco de que a maioria dessas crianças e adolescentes não seja adotada, o que pode gerar sérios sentimentos de frustração, prejuízos à autoestima e indeléveis impactos psicológicos", diz a instituição.

A Defensoria declara ainda que a exposição dos menores pode levar à objetificação e "passar uma ideia de mercantilização, fato que não coaduna com os princípios norteadores da Constituição da República Federativa do Brasil (CF/88) e do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)."

Matéria completa:
9b1b7dbcf67c85ae6bb031fb2cd7baf2.jpg
db7bd09f27dc206b00d1d7a091fb72f7.jpg
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.498
Reações
66.336
Pontos
1.554
Faltou um pouco de bom senso aí sim, mas eu queria mesmo é que cada um desses bando de paunocú que fica enchendo a porra do saco no feicinbuk fosse lá e levasse uma dessas crianças pra casa e parasse de torrar o raio do saco c***lho:kflame
 

X_1010_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
861
Reações
4.572
Pontos
674
Povo chato do c***lho.
Parece que prefere ver as crianças sem pai nem mãe.
E o pior de tudo é que mesmo com o rosto censurado dá pra ver que os meninos tão sorrindo. Devem ter adorado se arrumar e vestir uma roupa melhor pra desfilar com os amiguinhos. É um evento diferente pra eles.
Aí vem um bando de alma sebosa pnc e fica distorcendo as coisas em nome de agendinha política.
Imagina essas crianças lendo esses comentários? Será que ia melhorar a vida delas? Duvido.
 


Caronte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
3.003
Pontos
999
Versão problemática do "Dia de Princesa" (vestir roupa boa, receber muita atenção e passear no shopping) com Leilão (infelizmente, a ideia do desfile lembrou um pouco comércio de escravos).

Eu ainda acredito no resulltado como obra alguma pessoa ingênua e incauta que pensou sem malícia que poderia ser uma boa forma de dar um lazer diferente para as crianças e de quebra ajudá-las a encontrar um lar.

A escolha do shopping tem mais a ver com o fato dessas crianças poderem passear por lá e fazer um programinha de lazer básico. Não creio que no dia-a-dia elas façam isso.

A ideia do evento é razoável, mas precisa ser reelaborada, poderia ser uma "Tarde no Shopping" com várias pessoas interagindo com as crianças para conhecê-las, com direto a cinema, comida legal, roupa boa e sem desfile.

Essa história de desfile foi uma escolha infeliz.

Mas espero que não desistam de bolar outro evento para as crianças.
 

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Meio esquisito um evento pra adoção nesse formato, apesar da causa ser nobre.

Não que seja errado, só é meio estranho mesmo.

Como o user acima falou, seria melhor pensarem numa outra forma de interação. Sair pra passear, ir num parque de diversões, algo assim.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Tá achando ruim? Então leva pra casa,literalmente

A ideia pode ser meio estranha mas tão querendo ajudar,mas aí que tá o problema né,quem levanta a bunda do sófa e faz e sempre o errado

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.368
Reações
71.554
Pontos
1.763
E por acaso se não fizerem o desfile as crianças vão ser adotadas?

:viraolho:kzonzo:facepalm
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Eu já acho baile de debutante ridículo, isso aí passou da conta.

A ideia em si de apresentar as crianças para futuros país não é ruim, mas essa execução foi péssima sim.
 

Flavius Maximus

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.337
Reações
10.731
Pontos
704
Hoje em dia é mais fácil achar oq não gera "revolta na rede" que na verdade é uma minoria barulhenta que insiste em querer falar como se fosse todo mundo.

Li a matéria e claro que né que sempre os vitimistas vão lá e arrumam um jeito de meter algo relacionado a escravidão. O hebreus que foram escravizados por anos os antepassados dos Judeus que sofreram nesse seculo com o nazismo. E não vejo esse vitimismo todo como se só os negros no Brasil tivessem sofrido com escravidão no mundo.
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 219486

A indignação que gera é a constatação que nossa sociedade não é baseada em boas intenções. Sejam opiniões pertinentes ou ignorantes, hoje às coisas são tidas como vexatórias e perigosas.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Extremamente bizarro.
Não adianta fazer esses eventos b*sta, sendo que dificultam a adoção.
Amiga minha faz quase 2 anos que está tentando adotar, até tinha escolhido uma criança, mais foi uma putaria do cacete, no final ela ficou foi é decepcionada.
 

Pequeño-austo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.947
Reações
9.249
Pontos
752
Não seria melhor organizar um play date para as crianças entrarem em contato com os possíveis pais?

Desse jeito ficou meio estranho mesmo.
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.661
Reações
9.192
Pontos
744
Crianças sendo exibidas como objetos ou animais.

Quem não vê problema nisso precisa seriamente rever seus conceitos de humanidade.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.308
Reações
45.811
Pontos
803
Eu gostei muito da iniciativa, embora abra umas discussões o fato é que as crianças estavam adorando a idéia, e fora que podem até descobrir futuros modelos, o que já geraria um emprego pra o(a) pequenino (a) , enfim é uma boa idéia.
 

Tokai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.484
Reações
4.955
Pontos
703
Crianças sendo exibidas como objetos ou animais.

Quem não vê problema nisso precisa seriamente rever seus conceitos de humanidade.
Quem não vê problema que esses centros de adoção tem em conseguir pais para adotar crianças com mais de 5 anos precisa seriamente rever seus conceitos de humanidade.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
Reclamação de um monte de gente, que nem cogita adotar...

Rede social é foda. É só gente reclamando de tudo. Não precisa nem saber do que está falando, basta reclamar.
 

Master Outlaw

Habitué da casa
Mensagens
164
Reações
394
Pontos
63
A idéia é estranha, até desconfortável, mas... não achei errada.

Se não se fizesse nada, quantas dessas crianças viriam a ser efetivamente adotadas?
 

avitima

Bam-bam-bam
Mensagens
6.703
Reações
2.166
Pontos
469
A intenção foi boa eu acredito, mas o método foi esquisito pra caraleo. Daqui a pouco vão criar feiras de adoção tipobos quebtem de cães toda semana na minha cidade. Como se adotar uma criança fosse fácil.

Enquanto tem desfile, o pessoal poderia tambem publicar a fila de familias que querem adotar, mas que esbarram na burrocracia.

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo