O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Afinal de contas, qual o melhor método pra aprender e / ou aprimorar o inglês?

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
64.620
Pontos
2.009
A empresa tá começando a internacionalizar algumas coisas além de começar a fazer benchmark no exterior e fui inserido nessa ideia, o que é ótimo por um lado.
Ano passado era pra eu ter ido pros EUA mas meu visto não tava ok, agora tá tudo nos trinques e ano que vem vou pros EUA, com uma chance inclusive de China.

O lado ruim é que meu inglês tá mais enferrujado que um parafuso do Titatin.

Minha base de inglês é mais ou menos isso aqui:

1) Meu pai fazia inglês desde que eu me conheço por gente, ele sempre trabalhou com informática então eu meio que cresci nesse meio, inclusive gostava de ver os livros dele do Yázigi e ouvir também umas fitas.
2) Eu tive inglês no colégio desde o pré e estudei até terminar o colégio, além de jogar VG a vida toda - mesmo sem fazer muita questão do que rolava.
3) Dos meus mais ou menos 17 até mais ou menos 19 trabalhei falando em inglês todos os dias com americano. Era mais por e-mail, o que facilitava, mas eu tava praticamente no nível conversação.

Isso tudo foi pro lixo e hj meu inglês tá uma b*sta, pois além de tudo sou preguiçoso, inclusive até brincava no Duolingo mas nem isso faço mais.
Eu até meio que consigo entender muita coisa, mas montar frase esquece, o que tenho um bom domínio é o vocabulário, isso eu tiro de letra.

Então é o seguinte: dada minha total falta de tempo e preguiça descomunal, pensei em fazer tipo faço com a psicóloga: chamada de vídeo 1x por semana com um professor (ou melhor, uma professora e bem gostosinha de preferência :ktiazinha) particular.
Nada daqueles cursos digitais que temos por aí, mesmo que tb sejam uma alternativa como por exemplo Open English.

Tem ainda o método antigo, que são as escolas de inglês mas isso não tenho mais saco de ir até o local e ainda por cima estudar com turma junto.

Resumindo: tenho uma base considerável mas muito enferrujada, acho que intensificando, em questão de 5 / 6 meses eu pego embalo de novo.
Meu nível hj deve estar entre o iniciante e o intermediário, mas regrediu pra esse ponto pois já tive um nível próximo da conversação.

O que vocês mim indicão?

vivinho

Bam-bam-bam
Reações
857
Pontos
293
Não tem jeito… ou você pega um dicionário (hoje AI) e começa a traduzir tudo que vc olhar, imaginar e não sabe como é em inglês, além de mudar sua rotina de entretenimento toda pra inglês (filme/series/jogos em inglês com legenda em inglês, Spotify só ouvindo lendo a letra, YouTube com algum conteúdo que vc realmente gosta, mas em inglês) e passar pelo menos 6 meses à 1 ano fazendo isso que a evolução é garantida ou você vai pra fora do país fazer um intercâmbio de no mínimo 6 meses.

Com esse método acima eu aprendi quase tudo que sei em mais ou menos 1 ano (muitos anos atrás) e meu objeto não era nem aprender inglês, mas sim usufruir de conteúdo que só o tava disponível em inglês (eu tinha uns 18 na época e tenho 33 hoje), depois foi só incremento de palavras que não estão no dia a dia que inclusive até hoje surgem, pois conjugar vc aprende no processo sem nem perceber. Teve uma época que as legendas da minha série favorita lá pra 2010 demoravam pra sair no legendas tv, daí o jeito foi assistir em inglês com legenda inglês e um EP que demorava 1h, comigo demorava 2h por conta das pausas pra traduzir. Era chato, mas também prazeroso ao mesmo tempo e eu não me arrependo em nada, inclusive filme pra mim ou é dublado ou é em inglês com legenda em inglês (áudio em inglês e legenda em português me causa conflitos).

Hoje já tem 3 anos que trabalho numa mult de bens de consumo na parte de TI/rede como Service manager das fábricas do Canada e US… dia-a-dia 100% em inglês com reuniões, apresentações de service review e viver isso te ajuda a ficar muito afiado no idioma.

Em resumo, não tem muito segredo… Se a intenção é aprender e ficar bom estando no Brasil, só tem que ficar imerso no idioma unindo o útil ao agradável (todo que vc realmente gosta de fazer em português, tem que mudar e passar a fazer em inglês).

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
15.325
Pontos
1.439
Fiz um ano de Cambly e, apesar de ter melhorado, ficou bem aquém do que eu esperava. Muito por problemas de agenda com os professores. Os melhores são bem concorridos e a continuidade das aulas ficava sempre prejudicada. Peguei professores bem picaretas, também. Mal humorados, mal educados, sem qualquer vontade de estar ali. Não mandava tomar no cu para não ser punido pela plataforma.

Acho que proposta do @WangTang é uma ótima ideia, se ele for professor, tiver didática e disponibilidade para manter a continuidade. Nada pessoal, Wang. É porque tive experiências com pessoas que dominam o idioma, mas não sabem preparar e conduzir uma aula, e mesmo medir o progresso do aluno.

Clóvis_Ferreira

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.372
Pontos
999
Eu não gosto do Zé do Caixão mas fiquei aliviado em vê-lo de volta.

Vou rezar pra uma enchente só no teu prédio pra tu sumir de novo.

brinks...

Capitalista Extremista

CAMARADA COMUNISTA
Reações
3.905
Pontos
453
Praticando, não tem pra onde fugir, filme com legenda em inglês, todos os joguinhos e sistemas de informatica em inglês, foruns em inglês e etc.

jajejijoju

Bam-bam-bam
Reações
4.793
Pontos
453
Usar inglês todo dia.
Você que curte fórum da pra entrar no reddit e ficar tretando com a galera la. Vai aprender bastante a ler e escrever.

WangTang

Mil pontos, LOL!
Reações
8.322
Pontos
1.309
Fiz um ano de Cambly e, apesar de ter melhorado, ficou bem aquém do que eu esperava. Muito por problemas de agenda com os professores. Os melhores são bem concorridos e a continuidade das aulas ficava sempre prejudicada. Peguei professores bem picaretas, também. Mal humorados, mal educados, sem qualquer vontade de estar ali. Não mandava tomar no cu para não ser punido pela plataforma.

Acho que proposta do @WangTang é uma ótima ideia, se ele for professor, tiver didática e disponibilidade para manter a continuidade. Nada pessoal, Wang. É porque tive experiências com pessoas que dominam o idioma, mas não sabem preparar e conduzir uma aula, e mesmo medir o progresso do aluno.

Eu sou professor de inglês desde 2017 e hoje vivo disso apenas dando aulas online, com os poucos alunos que tenho que gostam de videogame é super legal poder usar desse universo pra ensinar inglês e também salvar vidas, exemplo:

Tenho um aluno chamado Enzo(sério), ele tem 12 anos e é viciado em Fortnite, Valorant e Bets(sim), certa vez eu fiz uma aula com ele jogando Chrono Trigger em inglês e a missão é que ele me falasse o que estava ocorrendo no jogo baseado no que estava sendo dito pelos NPCs, foi uma experiência bem legal, pena que ele achou o jogo chato e voltou pro Valorant.

Mas enfim, os chapas deram dicas muito boas e honestamente recomendo um professor particular que possa fazer você aprender tomando proveito das coisas que você curte, pra ficar divertido, caso contrário é aquele genérico padrão batido de aulas de inglês pra adultos "what do you do for a living?".

marcoseltermann

Lenda da internet
Reações
14.655
Pontos
1.704
Queria muito aprender, especialmente conversar, infelizmente tenho problema de audição e isso q meio q impede, só escrita q posso aprender sem problema.

konde10

Lenda da internet
Reações
20.177
Pontos
1.689
Já testou esses chats com IA?

Tem vários hoje em dia, com os temas mais variados.

doraemondigimon

Lenda da internet
Reações
24.903
Pontos
1.619
In your case my friend, you have to follow (more or less) the Disney sounds:

"Siga o seu coraçãããããããããão....."

...Brincadeira!

A prática do inglês requer que você aprenda como uma criança faz: conheça os objetos ao seu redor (dica do @vivinho), depois aprimorar o que ouve (dica do @MasterOfReality2) e começar a ler e escrever (dica de praticamente todos daqui).

Ao conseguir criar essa base, com certeza você já terá como aprender a falar e criar uma discussão com outras pessoas. Lembre que, pra muita gente que ENTENDE o inglês (meu caso!) falado e cantado, FALAR não é igual! Essa barreira é natural e só se quebra tendo o carinho de aprender com seus erros, tal qual uma criança faz em seu aprendizado. Como já tem um conhecimento enraizado dentro de você, resta fazê-lo crescer e dar frutos com seu esforço.

GAmbatê kudasai (ops! É inglês....) Good Luck with your studies and, manda ver!

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
21.304
Pontos
503
Por mais que hoje em dia tenha muito material de estudo na internet, além de aplicativos pra praticar, acho que nada substitui um bom professor.

Eu fiz curso de inglês durantes uns anos, 2x na semana, tendo pouco mais de 1 hora cada aula, e aprendi muito, mesmo não praticando fora dessas aulas (no máximo via uns vídeos em inglês).

Era muito bom tirar dúvidas com os professores, ser corrigido por eles, receber dicas e praticar a conversação, fora os exercícios comuns que se faz num curso.

O foda, além dos custos, era ter saco pra ir nas aulas, que eram presenciais.

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.532
Pontos
503
Se mudando para os EUA, Inglaterra ou outro país que fale inglês, no desespero o cara acaba aprendendo:kcry

Skill_Floor

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
786
Pontos
563
Na escola/faculdade eu sempre procurei livros, artigos e vídeo aulas em inglês para estudar as matérias e trabalhos. Também participei de fóruns (reddit) e tudo que toco é em inglês (computador, celular, Tablet e etc).

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
20.641
Pontos
999
Aulas particulares é uma boa opção. Estou disponível.

O material é 0800.

Preço especial pra quem tem 20 anos de fórum.

DingDong

Bam-bam-bam
Reações
6.799
Pontos
353
Eu fiz um ano de Berlitz junto com mais 2 pessoas. Era focado totalmente na conversação.

Hoje faço 1 hora de aula online particular.

Não entendo m**** nenhuma de gramática mas consigo me comunicar minimamente.

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.059
Pontos
994
Eu uso inglês todo dia no trampo, também passei a usar espanhol. Tive um salto monstruoso, escrita e fala.

O esquema é praticar mesmo, se puder trocar uns 3 meses de ideia com qualquer indiano, melhor ainda.

Virgílio Sparda

Bam-bam-bam
Reações
1.924
Pontos
208
Estou aprendendo com o curso do Mairo Vergara que eu baixei com o torrent. Comecei tem uns 8 meses, no entanto eu parei e voltei umas duas vezes, por isso só estou terminando a primeira fase, que dura uns 2 ou 3 meses se vc assistir aulas todos os dias, agora. Com apenas a primeira etapa meu inglês já melhorou muito, estou zerando Chrono Trigger pela primeira vez e sou capaz de ler muitos diálogos do jogo.

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.684
Pontos
503
Na realidade é bem fácil desenferrujar.

Pague um indiano, africano, vietnamita, filipino só para perder a vergonha e a pessoa tentar te incentivar a falar mesmo que tudo errado. Deve custar menos de R$ 10,00 a hora. Com o tempo vai perceber o óbvio não precisa ter vergonha todo mundo fala errado e o nível é bem baixo, você só entende porque todo mundo usa frases prontas e vocabulário super limitado.

Perdido a vergonha instale um filtro de maquiagem em tempo real para ficar bonitão, então comece a conversar com as baleias encalhadas nativas. Como o QI de lá não é essas coisa vão acreditar que você é bonitão e vão dar muita trela e irão fazer um esforço sobre humano para transformar seus grunhidos em algo entendível ou ela entende como quiser.

Baixe um curso desses famosinhos e estude link sound, sílabas tônicas etc... Então vai descobrir porque escutar nativo falando é difícil abreviam muita coisa e inglês falado é muito diferente do escrito. Estude de meia hora a uma hora.

Tenho o hábito de assistir um episódio inteiro de alguma série e telejornal em inglês (normalmente é bem limpo e fácil de entender ).

Para inglês comercial baixe o Skype e procure empresas chinesas e comece a conversar sobre produtos, contratos, feiras, MOQ, descontos etc... Fale que seu atual fornecedor baixou os preços, depois de um tempo o chinês volta como uma oferta melhor. As vezes da até para virar concorrente da empresa que você trabalha.

Com o tempo vai escutar gingo falando nossa você fala bem inglês, nem parece brasileiro.

Ultima Edição:

D_de_vingança

Mil pontos, LOL!
Reações
3.464
Pontos
1.144
olha mano, eu separo minha jornada com o inglês em tres etapas
- aprendizagem basica: cursinho, aula na escola, particular. voce precisa entender o codigo e estrutura da lingua, bem como som e gramatica
- ambientação: consuma todos os conteudos em ingles, series legendadas em ingles, inclua a lingua na sua vida o maximo possivel
- fluencia: converse com nativos na lingua deles. a unica forma de voce se tornar fluente é conversando com quem fala ingles nativo. Parece que vira uma chavinha no cerebro e voce comeca a melhorar muito, e rapido.

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
64.620
Pontos
2.009

Desculpem upar esse tópico, mas agora a água bateu na bunda e PRECISO melhorar meu inglês. É muito provável que ano que vem, já em março, eu vá pra California não só a passeio mas como a trabalho então preciso tomar vergonha na cara.

Te quotei pois eu tava vendo justamente o cambly e tem opiniões bem divididas, afinal de contas, não vale a pena mesmo então?

Faça aulas particulares comigo, preço bom e posso usar os games como base pra ter aulas mais divertidas.

Conhece esse maluco aqui?

Ele também dá aulas de inglês usando os games como base.
Acho uma excelente ideia, mas preciso de algo mais concentrado, eu com certeza não teria cabeça e disciplina pra fazer aula com alguém da OS (e o problema está em mim, não no professor).

Topo Fundo