O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Afinal, o que os argentinos acham da gente?

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
140708002606_argentina_brasil_composite__624x351_ap.jpg

Rivalidade dos torcedores brasileiros com argentinos extrapola estádios, escreve Marcia Carmo
Aqui em Buenos Aires, antes da Copa do Mundo começar, cada vez que os argentinos percebiam que estavam conversando com uma brasileira, diziam: "Como você conseguiu deixar aquele país? Amo o Brasil".

Para muitos deles, agora está sendo uma surpresa saber que a rivalidade dos torcedores brasileiros com os argentinos parece extrapolar os estádios.

Uma comerciante, de 30 anos, dona de uma lan house, aqui ao lado de casa, no mesmo bairro, disse frase parecida no dia seguinte à vitória da Argentina sobre a Bélgica, no estádio Mané Garrincha, em Brasília: "Foi uma surpresa ver os brasileiros com camiseta da Suíça em São Paulo e de novo torcendo contra a gente em Brasília. Não sabia que os brasileiros não gostavam da gente"."Acho que vocês não gostam da gente", disse um bancário e jogador de rúgbi, de 35 anos, que trabalha no bairro de Palermo.


O sorriso que surgia só por estar diante de um brasileiro agora parece ter sido substituído por um certo incômodo, com as histórias de brasileiros torcendo contra a Argentina, ainda mais agora depois de o Brasil ter sido eliminado da Copa.

Na realidade, a rivalidade não parece ser mútua – além dos estádios. Sim, é verdade que especialmente após a vitória sobre a Holanda eles recordam o 7 a 1 sofrido pelo Brasil contra a Alemanha.

Foi assim na festa que realizaram na concentração no Obelisco, no centro da cidade, até a madrugada desta quinta-feira, depois da vitória na Arena Corinthians.

Um dos torcedores argentinos de batina, como a do Papa Francisco, escreveu nas costas da roupa bege: 7 x 1. E mostrou, rindo, sete dedos quando percebeu que falava com uma brasileira. A gozação aumentou nas últimas horas. Mas, pelo menos aqui, sempre dentro do espírito do futebol.

Há muitos mal entendidos entre um e outro, brasileiros e argentinos, decorrente, talvez, da barreira dos idiomas, que acaba passando uma impressão falsa de provocação.

Professores de português e de espanhol costumam dizer que o português tem mais fonemas que o espanhol, e que, por isso, não é fácil de ser compreendido pelos argentinos. Ou seja, é mais fácil um brasileiro entender o que eles falam do que o contrário. De certa forma, eles mal ficam a par de nossas piadas.

Ao mesmo tempo, historiadores afirmam que, para os argentinos, o rival – em qualquer âmbito - é a Inglaterra. Não o Brasil. O motivo? A guerra em 1982 pelas Ilhas Malvinas, Falklands para os ingleses.

Já sobre o nosso país, no imaginário coletivo argentino, o Brasil é sinônimo de paraíso. O lugar dominado não só pelas belezas naturais, mas por pessoas de bem com a vida. Tudo o que muitos confessam desejar na vida. E que não têm como ter aqui. Seja pelo frio, pela maior dramaticidade com que encaram o cotidiano ou pela história de sobe e desce na política e na economia da Argentina.

'Quero nascer pernambucana'

"Na minha próxima vida quero nascer pernambucana", disse uma médica da clínica Swiss Medical, no bairro nobre de Palermo Chico. Por quê? "Quero ser como vocês. Não ter vergonha de usar biquíni mesmo quando estiver com barriguinha. Quero que meu marido e meus filhos não se sintam mal usando sunga".

140707164116_zuniga_neymar_mundial_464x261_reuters.jpg

Saída de Neymar foi lamentada por argentinos

Para eles, a sunga é sinônimo da "liberdade" do homem brasileiro. Mas por que pernambucana? "Para ter verão o ano todo e para sorrir tanto quanto os pernambucanos".

O meu professor de ioga não viajou para a Copa. Achou muito caro para o bolso dele. Mas antes e depois de o Mundial começar, disse e continua dizendo. "Eu acho que não sou daqui de Buenos Aires. É no Rio que me sinto em casa. Sou contagiado por aquele astral".

É fato que turistas brasileiros chegam aqui e parecem encantados. "Eles nos tratam muito bem", costumam dizer.

Mas também já vi aqui alguns brasileiros dizendo "grosso" após serem atendidos por algum comerciante local. Para os argentinos, "groso" é, porém, sinônimo de poderoso. Por questões culturais, os argentinos – especialmente os que têm mais de 60 anos - parecem mesmo ter alma de tango. Poucos sorrisos, poucas palavras e certo tom dramático ou seco – demais, para nós brasileiros.

Tal atitude, somada de fato a um certo ar de superioridade – quando a Argentina estava entre os mais ricos do mundo – os fez atuar como se estivessem no lugar errado e não sendo parte da América Latina.

Mas esse comportamento "arrogante" mudou depois da crise de 2001. E os que têm hoje em torno dos 30 anos, como o bancário, a comerciante e o professor de ioga, não entendem por que os chamam de arrogantes. "Sério? Arrogantes? Como assim?", perguntou a arquiteta Maria Eugenia, de 37 anos, que costuma viajar nas férias para o sul do Brasil.
'Somos bonitos e importantes'


Com o típico humor portenho, o ator Ricardo Darín, 57 anos, astro do cinema argentino, respondeu quando lhe perguntei sobre essa arrogância: "É que somos muito importantes". Pensei, hum, arrogante mesmo. Metido. Mas aí ele completou:
"Importantes, inteligentes e bonitos. No te parece? (Você não acha?"). E sorriu. Era uma "broma" ("brincadeira").

Mas demorei a entender. O humor deles ─ que para nós acaba passando a falsa imagem de arrogância ─ não é como o nosso, mais explícito. É mais irônico, mais "inglês" - o que, por si só, também é um ironia, dada a real rivalidade com os ingleses.

O próprio papa Francisco é conhecido, dos tempos em que ele era cardeal, pelas frases desconcertantes, ditas sem qualquer sinal de sorriso.

Já quando o assunto é futebol, os argentinos são bem menos refinados.

140705235522_soccer_464x261_rianovosti.jpg

Argentinos ficaram surpreendidos ao saber que rivalidade com Brasil não era limitada ao futebol

Eles torcem com paixão e dedicação, são organizados e "explícitos". Para demonstrar paixão por Maradona, um grupo de torcedores criou, nos anos 1990, a Igreja Maradoniana, com altar e tudo – afinal ele fez aquele gol da "mão de Deus" contra a Inglaterra na Copa do México.

Para provocar os torcedores brasileiros, nesta Copa, um grupo de oito amigos criou o hit Brasil decime qué si siente, com o refrão: Maradona é melhor que Pelé.

Diga-se que o hit pegou muito antes de os brasileiros usarem camisetas de outras seleções que jogaram contra a Argentina na Copa.

Mas agora os criadores da canção, mesmo sem serem perguntados, explicam que foi uma "broma" típica de futebol. "Não imaginávamos que alguns brasileiros levassem a mal, que pensassem que era provocação além do estádio, além do futebol", disse um deles.

Fora dos gramados, os argentinos continuam fazendo festa em cada partida da Argentina. Eles parecem retratar o personagem do cartunista Rep, do jornal Página 12, que vive deprimido em Buenos Aires, mas cai na folia quando chega ao Brasil.

Seja como for, um comentarista de uma TV argentina resumiu assim a intensidade da rivalidade na reta final desta Copa:

"A coisa está ficando brava. Por via das dúvidas, é melhor reforçarem a segurança na final no Maracanã". E uma apresentadora disse, nesta quinta: "é difícil entender como brasileiros torcerão pela Alemanha. Mas não foi da Alemanha que levaram sete gols?".

http://www.bbc.co.uk/portuguese/not...gentina_mdb_mc.shtml?ocid=socialflow_facebook
 

acrea

Supra-sumo
Mensagens
509
Reações
1.008
Pontos
173
Atualmente não da pra eles achar nada de ruim aqui, o país deles anda um inferno.
 

madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.088
Reações
26.946
Pontos
1.404
Eu não caio nessa rivalidade tosca que a Globo tenta empurrar, eu particularmente admiro os Argentinos e principalmente as argentinas.:kbaba
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Eu não caio nessa rivalidade tosca que a Globo tenta empurrar, eu particularmente admiro os Argentinos e principalmente as argentinas.:kbaba


A única rusga do Brasil com a Argentina vem desde os tempos da Guerra do Paraguai(ou até antes disso), exceto por isso, não tem nada de rivalidade.
 

Zacky

Lenda da internet
Mensagens
29.136
Reações
14.590
Pontos
1.539
adoro a argentina

mas moro no uruguai do norte. aqui a gente cresce aprendendo a gostar do uruguai e da argentina.
 

Marek_

Bam-bam-bam
Mensagens
3.918
Reações
4.172
Pontos
344
Eu não conheço nenhum argentino, meio q pego como exemplo os jogadores de futebol e o q a mídia fala sobre o povo de lah.

Faz parecer q eles são arrogantes pra caramba mesmo.
 


Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Eu não conheço nenhum argentino, meio q pego como exemplo os jogadores de futebol e o q a mídia fala sobre o povo de lah.

Faz parecer q eles são arrogantes pra caramba mesmo.


O que a Globo e afins falam você deve ignorar.

To falando pro seu bem.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Sim, mas nem eh soh a globo, a mídia inteira gosta de criar aquele esteriótipo de argentino chato e ultra fanático por futebol.


Senso comum.

Engraçado é que os argentinos nos amam e curtem muito nosso país.

Eu também tenho muita vontade de conhecer a Argentina, principalmente as hermanas.
 

fusca0km

Bam-bam-bam
Mensagens
5.329
Reações
6.613
Pontos
389
Só mesmo indo pra Argentina pra perceber como os caras são hermanos de verdade.


Pode ser que eles nos tratem muito bem por lá porque nós temos dado uma boa ajuda na econômia deles . São milhares de brasileiros infestando Buenos Aires e outros pontos turísticos e por esse motivo muito comércio por lá continua firme.
Pode ser que os brasileiros que vão pra lá, por geralmente serem os endinheirados, criem essa impressão de pessoas bem sucedidas, alegres, que não causam problema. Seria o contrário daquilo que vemos dos bolivianos que vem pra São Paulo.
Pode ser que nos tratem bem porque somos seus aliados e parceiros tanto na política como em acordos comerciais.

No fim o que mais percebi é que o argentino na verdade é um povo de braços abertos para todos assim como o brasileiro. Foram e ainda são um país que recebe novos moradores de diversos cantos do mundo e essa receptividade os tornaram menos preconceituosos e xenofobos do que muitos outros povos, assim como nós brasileiros.

Somemos nossa parceria com eles ao passado receptivo a todo tipo de estrangeiro e entedemos o porque deles gostarem tanto de nós.


E eu não acreditei muito nisso do que a mulher falou. A rivalidade e brincadeiras em ambos os lados são idênticas .... nenhum dos lados se surpreende com o outro.
 

bughead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.871
Reações
1.353
Pontos
1.239
Todas as vezes em que estive na Argentina sempre fui tratado muito bem!
 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.988
Pontos
819
Eu sou argentino naturalizado brasileiro mas sou suspeito pra falar já que vim definitivamente pro brasil com 2 anos de idade, sou BR de espirito. Porem vou bastante pra lá e posso dizer, argentino adora brasil e brasileiro. Eu vou lá pra rosario quase todo ano visitar minha familia por parte de pai, ninguém destrata minha mãe (ela é brasileira), galera fala como temos sorte em morar em forianopolis, cidade mais bonita etc e etc. Tem as zoeiras do futebol mas lá fica restrito estritamente a isso.
Aqui eu ja sinto um pouco de preconceito. Como vim pra ca mal sabendo falar meu portugues é perfeito e eu engano bem, no dia a dia digo que sou brasileiro pra não encherem o saco, mas quando tenho que mostrar a identidade por algum motivo já preparo o espirito pra aturar piadinha, algumas mais grosseiras.
 

Ilellada

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.622
Reações
29.043
Pontos
619
quando fui pra a argentina eu não tive experiências muuuito positivas não. não que eles foram arrogantes ( em algusn casos sim) mas são bem indiferentes, quando atravessei os andes e cheguei no chile a receptividade mudou dramaticamente pra melhor.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.177
Pontos
2.599
Gosto dos argentinos



Menos dos taxistas
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Fui pra Argentina algumas vezes e em diferentes situações (fui trabalhar, fazer turismo e até pra tocar num festival) e em todas as vezes fui muito bem tratado.

Brasileiro leva a sério demais essa rixa pois nossa cultura futebolística virou uma espécie de demência coletiva. O pior é que a mídia fica atiçando. É revoltante, deveria rolar uns processos por xenofobia pra esse pessoal, como o Galvão Bueno e trupe da Globo, pois eles já passaram faz tempo dos limites do saudável.
 

Jarcilow_

Veterano
Mensagens
645
Reações
759
Pontos
133
Quem frequenta BC e as praias de floripa sabe que argentino é meio mala :klolz

Eles falam alto, são meio secos e parecem que tão brigando o tempo todo, mas acho que isso é uma primeira impressão, o choque cultural que passa quando você conversa com algum.

Uma coisa que eu curto neles, é que a impressão que dá é que eles são muito mais alternativos, brasileiros a maioria é metido a playboyzinho, nunca conheci um argentino assim.

De qualquer forma, eu acho que a rivalidade é forçada mesmo, e é muito mais nossa que deles. Todos os argentinos que eu conheço não curtem apenas a Inglaterra, e não tem nada contra nós.
 

R.And

Supra-sumo
Mensagens
1.324
Reações
909
Pontos
179
Jogadores argentinos do passado sempre foram violentos e gostavam de provocar brasileiros dentro do campo.

Por isso existe essa antipatia por eles.
 

_kana_

Bam-bam-bam
Mensagens
7.852
Reações
22.095
Pontos
364
brasileiro é babaca por ficar alimentando essa rivalidade demente
com os malas dos argentinos. no fundo, esse caras não estão nem
aí pro Brasil. rival dele, pra valer no sentido literal da palavra, é a
Inglaterra. Sempre foi. Mas essa rivalidade não é correspondida na
mesma intensidade (só agora, que os caras conseguiram chegar
na final, estão no nosso país, aí sim resolveram zoar). mas fora isso,
argentino caga pra brasileiro e se acham infinitamente mais europeus
que nós por motivos culturais óbvios. maior preocupação deles na internet
é, no máximo, mostrar pros outros países que não são negões como aqui.

5047368_09cadf4133137e4ddd0ff22472935de3.jpg


de resto, a mídia fica atiçando demais... escroto. se ganharem no
maraca (acho difícil, blitzkrieg não vai deixar e merece ganhar), a
mídia irá criar um 'apocalipse midiático', pra trouxa ficar se remoendo,
ficar chorando, mimimi mimimi mimimi. um porre.

eu não estou nem aí pra mídia, pra argentina, pra seleção, pros caralios...
 

Abell2029

Veterano
Mensagens
2.693
Reações
907
Pontos
143
Conheço duas Argentinas...a Argentina da Fronteira, onde nasci e a de Buenos Aires e, simplesmente, não tem como comparar. Na fronteira onde nasci, o Argentino era malandro, dava golpe e fodia com o brasileiro sempre que podia. No interior era mais tranquilo e na capital, as capitais costumam ser cosmopolitas, acabavam sempre sendo fantásticos e generosos. Como vivi do lado de argentinos por 23 anos, há uma verdade parcial sobre como nos tratam...
Conheci o Chile, o Paraguai e o pessoal do Uruguai, e era unânime: nenhum deles gosta dos argentinos.
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
A única rusga do Brasil com a Argentina vem desde os tempos da Guerra do Paraguai(ou até antes disso), exceto por isso, não tem nada de rivalidade.
Nós guerreamos contra eles mais vezes. Logo antes da Guerra do Paraguai eles tentaram invadir o Uruguai e lutamos contra eles. E quando o Uruguai se tornou independente os argentinos apanharam dos uruguaios e de nós (que fomos defender o ex-estado). Alias, a Argentina já fez guerra com todo mundo aqui no Cone Sul e só ganhou na Guerra do Paraguai pq não lutaram sozinhos. Eles tem sim uma cultura belicosa, e isso realmente pesa contra. Mas brasileiro geralmente não conhece História e por isso duvido que amarre birra por coisas que aconteceram a mais de século atrás. E não tem ninguém vivo daquela época pra sustentar velhas rixas. Então sobra futebol e toda babaquice que isso gera.
 

Don_Raphael

Bam-bam-bam
Mensagens
6.213
Reações
3.768
Pontos
449
Eu gosto é das argentinas.
selecao+argentina+2.jpg


sobre o tópico... minha irma foi para a argentina e disse que foi muito bem tratada e que eles gostam dos brasileiros, disse que isso é um pouco de lenda esse ódio.
 

taschetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.795
Reações
611
Pontos
874
Como gaúcho e morador de Porto Alegre, é mais perto (e mais barato) para nós viajarmos à Argentina e Uruguai do que outros destinos no Brasil.

E digo: tanto argentinos como uruguaios são um povo fino e educado. Sempre fomos tratados com respeito, cordialidade e amabilidade.

Essa rivalidade só existe dentro de campo.
 

Schiffer

Bam-bam-bam
Mensagens
1.592
Reações
1.160
Pontos
203
"para os argentinos, o rival – em qualquer âmbito - é a Inglaterra. Não o Brasil."

Eai argentino, meu grande rival
kongcopa.gif
.

No soy tu rival, soy rival da Inglaterra.

superimagem-megacurioso-96385190700219559_mega.jpg

----------------------------------------------------------------------------------
Deve ter batido um ciumes em algumas pessoas. :klolz
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
9.484
Pontos
1.219
Brasileiros tem rivalidade com Maradona (não todos mas o que tem) não com a argentina em si
 
Topo Fundo