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Afinal por que tanta gente odeia o Resident Evil Code Verônica X ???

Grand Rapids

Bam-bam-bam
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Não dá pra zerar sem matar ninguém, em algumas partes como Bosses ou corredores estreitos tu vai ter que matar, a dica que dou é jogar até determinada parte pra decorar os inimigos e ver onde vai precisar matar, depois tu volta pro save anterior já sabendo o que fazer e depois que terminar essa parte, salva. Vai fazendo isso sucessivamente que tu zera de boa e com recursos de sobra. Sobre a jogabilidade, tu não jogou na época de lançamento não é? Esse Remake seguiu a jogabilidade original do game como foi concebido, tu pode achar estranha ou ruim hoje, mas na época era top demais.
Eu joguei em 2003/4 era muito novo e tinha muito medo, joguei uns 10 minutos só. Mas tinha amigos que eram fã desses jogos, eu sempre fui medroso. Depois de mais velho passei a curtir.
 


devouhan

Bam-bam-bam
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Amigo, não tem dificuldade diferente nenhuma em CV. O game tem a mesma pegada dos anteriores, pra tu ter uma ideia, em nenhum RE clássico eu sequer usava spray(uma mania que peguei por que usar spray baixava a nota final do ranking e sigo até hoje com essa mania, tanto que RE2 Remake eu Zerei em todos os níveis sem usar um Spray sequer), sempre terminei todos apenas com as ervas, tem life de sobra, munição idem. Nunca tive dificuldades por falta de recursos no decorrer de game nenhum(e todos que manjam desse tipo de jogo, jogam assim), por que sempre jogo pensando em guardar para as partes/bosses finais, isso vale pra Alone in the Dark, Silent Hill, Dino Crisis e qualquer jogo nessa pegada. Todos eles te dão recurso de sobra se o jogador souber jogar, então não, não é por que tenho mais facilidade, é por que vocês não sabem jogar esse tipo de jogo.
:klol

Sempre tem um "eu fazia coisa X, vcs que não sabem jogar o jogo".

Pois é, tudo o que vc falou que fazia eu tbm fazia. Sem usar sprays, sem salvar, desviando de inimigos, economizando munição, deixando de pegar itens pra evitar ter que voltar no baú pra não dar de cara com mais inimigos. Eu estou careca de saber disso.

O que eu estou falando é que o design do jogo tem elementos pra dificultar a vida do jogador, mais do que os outros jogos. É muito difícil entender isso?! Eu não estou falando de percepção de dificuldade, estou falando de intenção de dificuldade. Não estou falando de achismos, estou falando de fatos.

A faca é a arma mais overpowered do jogo, dá pra zerar o jogo com ela ""facilmente"".
A faca do CV é overpower mesmo, mas ainda assim não é algo tão fácil de fazer não.

Dá pra zerar o RE1 remake sem matar ninguém? Se sim, como? Eu tenho esse jogo pela plus joguei aqui. não achei difícil e até curti bastante, mas a jogabilidade do jogo é horrível(propositalmente). Sei lá não dá pra confiar na jogabilidade.
Não, existem pelo menos 3 encontros com inimigos que são obrigatórios. E tem uma outra parte que é quase obrigatório vc matar alguns inimigos que ficam pelo caminho. Até da pra passar dessa parte, mas ai vai depender de um pouco de sorte.
 

Marcguitars

Ser evoluído
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RE:CV é a continuação direto do RE2. O melhor de todos. Mesma joagilidade classica (puzzes, mecanica etc.) Se criticar um tem que criticar todos então (os clássicos) ...Ou quer mais clichê que um enredo de mansão abandonada abarrotada de zumbis...Mas enfim, acho mais "haterismo" de quem realmente não teve oportunidade de joga-lo em seu lançamento.
 

REAL SNAKE

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Mas o RE:CV tem algumas "armadilhas de design" que podem te pegar numa jogatina blind.

Se você não der o isqueiro para o Rodriguez lá no início do jogo, ele não entrega para o Chris depois de você matar a minhoca gigante... isso se você pensar em enfrenta-la. E sem o isqueiro você não pega uma arma.

O extintor de incêndio se você gardar no baú, depois pode ficar sem pegar a magnum.

Dá para zerar sem essas armas. Sim, claro. Mas é um desafio a mais para o jogador. E também não chego a considerar isso um problema do jogo. É o tipo de coisa "suas decisões tem consequencias" que fazem sentido para mim e até curto q tenha mesmo.
Mas essas "armadilhas" são meio óbvias pra se cair facilmente. No inicio do game, existe um remédio vazio jogado no chão: hemostatic. Tu rapidamente percebe que se achar em algum lugar, deve voltar pra ajudar o Rodriguez. Fica manjado. Outro exemplo é o do extintor, Resident Evil tem por tradição descartar os itens quando não são mais necessários, então se depois de usar o extintor não apareceu a opção de descarte, é por que você vai precisar dele de novo em algum momento, então tu guarda ele no baú. É só usar a cabeça.
 

REAL SNAKE

Veterano
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:klol

Sempre tem um "eu fazia coisa X, vcs que não sabem jogar o jogo".

Pois é, tudo o que vc falou que fazia eu tbm fazia. Sem usar sprays, sem salvar, desviando de inimigos, economizando munição, deixando de pegar itens pra evitar ter que voltar no baú pra não dar de cara com mais inimigos. Eu estou careca de saber disso.

O que eu estou falando é que o design do jogo tem elementos pra dificultar a vida do jogador, mais do que os outros jogos. É muito difícil entender isso?! Eu não estou falando de percepção de dificuldade, estou falando de intenção de dificuldade. Não estou falando de achismos, estou falando de fatos.



A faca do CV é overpower mesmo, mas ainda assim não é algo tão fácil de fazer não.



Não, existem pelo menos 3 encontros com inimigos que são obrigatórios. E tem uma outra parte que é quase obrigatório vc matar alguns inimigos que ficam pelo caminho. Até da pra passar dessa parte, mas ai vai depender de um pouco de sorte.
Desculpa aí amigo, mas não, RECV não é mais difícil que os outros clássicos, usando a palavra no popular mesmo: É a mesmíssima "bosta" dos anteriores. Talvez a parte de maior dificuldade em relação aos anteriores seja o boss final, a Alexia, mas se tu chegar com algumas ervas e as balas de Magnum(Lembre-se: guardar para o final), tu mata ela sem sequer precisar desviar de seus ataques, basta descarregar a Magnum e terminar de matar com uma shotgun ou granade launcher por exemplo e usar os lifes quando estiver no critical. Ela morre facinho, facinho.
 

BlueShadow

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Dá pra zerar o RE1 remake sem matar ninguém? Se sim, como? Eu tenho esse jogo pela plus joguei aqui. não achei difícil e até curti bastante, mas a jogabilidade do jogo é horrível(propositalmente). Sei lá não dá pra confiar na jogabilidade.
Resident Evil 1 só passou a ser Remake com a versão do Game Cube, as posteriores são denominadas Remaster. Só com a faca dá, já fiz.
 


devouhan

Bam-bam-bam
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Desculpa aí amigo, mas não, RECV não é mais difícil que os outros clássicos, usando a palavra no popular mesmo: É a mesmíssima "bosta" dos anteriores. Talvez a parte de maior dificuldade em relação aos anteriores seja o boss final, a Alexia, mas se tu chegar com algumas ervas e as balas de Magnum(Lembre-se: guardar para o final), tu mata ela sem sequer precisar desviar de seus ataques, basta descarregar a Magnum e terminar de matar com uma shotgun ou granade launcher por exemplo e usar os lifes quando estiver no critical. Ela morre facinho, facinho.
Mas é disso que eu to falando! É fácil se vc chegar lá com a magnum... mas e se vc não pegar a magnum, pq deixou o extintor na caixa de segurança lá na ilha, sem saber que ia precisar usar ele de novo? Nem todo mundo lembra de pegar ele e colocar no baú. Pronto, é uma dificuldade a mais que o jogo tem.

E se vc não levar o rémedio pro cara lá? Nem todo mundo vai lembrar de voltar lá pra levar o remédio. Perdeu uma arma que ajudaria bastante.

E se vc deixar todos os seus itens de cura com o Chris (ou então as melhores armas) por conta da luta com a Alexia no hall da mansão, e ai vc assume o controle da Claire de novo, no danger por causa do veneno do Nosferatu, e sem itens de cura suficientes ou sem armas? Outro ponto de dificuldade.

É desse tipo de coisa que eu to falando. Em qual RE anterior vc tem situações assim que vc pode se ferrar lá na frente por algo que deixou de fazer lá atrás? Nenhum! Não existem situações do tipo nos outros REs. Dá pra deixar passar uma coisa ou outra, mas nada tão sério quanto no CV! É esse tipo de coisa que incrementa a dificuldade do jogo.

Eu fico puto porque o Code Veronica não tem na Steam, pense na raiva que dá! :ktrigger
Se vc for parar pra ver, é realmente estranho não ter os REs antigos no Steam.
Com exceção do próprio CV (que tem a versão de PS3/360, não seria tão complicado portar) todos eles já tem versão pra PC. É só dar uma garibada e lançar, easy money.
 
Ultima Edição:

DocVooDoo

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Mas é disso que eu to falando! É fácil se vc chegar lá com a magnum... mas e se vc não pegar a magnum, pq deixou o extintor na caixa de segurança lá na ilha, sem saber que ia precisar usar ele de novo? Nem todo mundo lembra de pegar ele e colocar no baú. Pronto, é uma dificuldade a mais que o jogo tem.
Pois é. Na minha primeira blind, aconteceu exatamente isso.
E um detalhe. A gente deixa lá naquela caixa na ilha não por negligência por não achar q não vamos precisar, mas simplesmente pq a gente pensa q é possível pegar novamente se precisar. Ai calha de vc mudar completamente de cenário e não poder mais pegar o extintor.

E se vc não levar o rémedio pro cara lá? Nem todo mundo vai lembrar de voltar lá pra levar o remédio. Perdeu uma arma que ajudaria bastante.
E não basta dar o remédio, tem que enfrentar a minhoca gigante. Na minha primeira blind, se não me engano eu fugi do combate.

Mas para mim, nenhum dessas coisas me aborreceu. Simplesmente joguei mais uma vez esse jogaço.
 

Darkx1

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Mas é disso que eu to falando! É fácil se vc chegar lá com a magnum... mas e se vc não pegar a magnum, pq deixou o extintor na caixa de segurança lá na ilha, sem saber que ia precisar usar ele de novo? Nem todo mundo lembra de pegar ele e colocar no baú. Pronto, é uma dificuldade a mais que o jogo tem.

E se vc não levar o rémedio pro cara lá? Nem todo mundo vai lembrar de voltar lá pra levar o remédio. Perdeu uma arma que ajudaria bastante.

E se vc deixar todos os seus itens de cura com o Chris (ou então as melhores armas) por conta da luta com a Alexia no hall da mansão, e ai vc assume o controle da Claire de novo, no danger por causa do veneno do Nosferatu, e sem itens de cura suficientes ou sem armas? Outro ponto de dificuldade.

É desse tipo de coisa que eu to falando. Em qual RE anterior vc tem situações assim que vc pode se ferrar lá na frente por algo que deixou de fazer lá atrás? Nenhum! Não existem situações do tipo nos outros REs. Dá pra deixar passar uma coisa ou outra, mas nada tão sério quanto no CV! É esse tipo de coisa que incrementa a dificuldade do jogo.
Por isso que eu aprendi a sempre ter mais de um save nesses jogos dessa franquia.

RE2 Remake eu passei por alguns sufocos assim de ter que retornar a um save antigo.
 

REAL SNAKE

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Mas é disso que eu to falando! É fácil se vc chegar lá com a magnum... mas e se vc não pegar a magnum, pq deixou o extintor na caixa de segurança lá na ilha, sem saber que ia precisar usar ele de novo? Nem todo mundo lembra de pegar ele e colocar no baú. Pronto, é uma dificuldade a mais que o jogo tem.

E se vc não levar o rémedio pro cara lá? Nem todo mundo vai lembrar de voltar lá pra levar o remédio. Perdeu uma arma que ajudaria bastante.

E se vc deixar todos os seus itens de cura com o Chris (ou então as melhores armas) por conta da luta com a Alexia no hall da mansão, e ai vc assume o controle da Claire de novo, no danger por causa do veneno do Nosferatu, e sem itens de cura suficientes ou sem armas? Outro ponto de dificuldade.

É desse tipo de coisa que eu to falando. Em qual RE anterior vc tem situações assim que vc pode se ferrar lá na frente por algo que deixou de fazer lá atrás? Nenhum! Não existem situações do tipo nos outros REs. Dá pra deixar passar uma coisa ou outra, mas nada tão sério quanto no CV! É esse tipo de coisa que incrementa a dificuldade do jogo.



Se vc for parar pra ver, é realmente estranho não ter os REs antigos no Steam.
Com exceção do próprio CV (que tem a versão de PS3/360, não seria tão complicado portar) todos eles já tem versão pra PC. É só dar uma garibada e lançar, easy money.
Todas as respostas para essas indagações do hemostatic e extintor eu dei em um quote para o DocVooDoo. Só voltar em algumas respostas.

Sobre deixar as coisas todas com um boneco só, o cara tem que ser um péssimo jogador pra fazer isso, o inventário é limitado e pra evoluir diminuindo as idas e vindas tu vai andar com no máximo um life pra se garantir, pra deixar espaço pra pegar novos itens, o resto fica no baú.

Sobre as armas, mesma coisa, tu não vai entupir o boneco com todas as armas porque vai faltar espaços pra pegar novos itens, tu anda com a pistola e uma arma "pesada" apenas para se garantir se cruzar com algum inimigo especial.

Seu post só corrobora com o que tenho dito: quem passa/passou dificuldade, é porque não sabe jogar esse tipo de jogo.
 

devouhan

Bam-bam-bam
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Pois é. Na minha primeira blind, aconteceu exatamente isso.
E um detalhe. A gente deixa lá naquela caixa na ilha não por negligência por não achar q não vamos precisar, mas simplesmente pq a gente pensa q é possível pegar novamente se precisar. Ai calha de vc mudar completamente de cenário e não poder mais pegar o extintor.


E não basta dar o remédio, tem que enfrentar a minhoca gigante. Na minha primeira blind, se não me engano eu fugi do combate.

Mas para mim, nenhum dessas coisas me aborreceu. Simplesmente joguei mais uma vez esse jogaço.
E tem um detalhe na caixa de segurança da ilha: até chegarmos no prédio principal do centro de treinamento ou na "mansão", toda aquela primeira parte do jogo na prisão não tem um baú sequer. A caixa de segurança acaba que serve como um baú pra essa primeira parte, então é muito fácil deixar os itens lá e simplesmente esquecer de pegar eles de volta.

Todas as respostas para essas indagações do hemostatic e extintor eu dei em um quote para o DocVooDoo. Só voltar em algumas respostas.

Sobre deixar as coisas todas com um boneco só, o cara tem que ser um péssimo jogador pra fazer isso, o inventário é limitado e pra evoluir diminuindo as idas e vindas tu vai andar com no máximo um life pra se garantir, pra deixar espaço pra pegar novos itens, o resto fica no baú.

Sobre as armas, mesma coisa, tu não vai entupir o boneco com todas as armas porque vai faltar espaços pra pegar novos itens, tu anda com a pistola e uma arma "pesada" apenas para se garantir se cruzar com algum inimigo especial.

Seu post só corrobora com o que tenho dito: quem passa/passou dificuldade, é porque não sabe jogar esse tipo de jogo.
Ah veio, não dá pra discutir contigo não.

Tu só sabe voltar nesse mesmo argumento de "não sabe jogar esse tipo de jogo".

O lance do hemostatic pode acontecer pq o cara não sabe inglês, pq não reparou no item, pq não lembrou de voltar lá... mesma coisa pro extintor, o cara pode não lembrar de pegar ele na caixa, pode achar que não tem mais uso, pode esquecer do lance de descarte de itens, pode acontecer por N motivos.

E na primeira jogada, ninguém joga com essa super eficiência que vc tanto fala não, então é super comum cair nesses erros.

Continua dando uma de bonzão aí.
 

toad02

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Engraçado que ta cheio de gente no tópico falando "se não gostou é pq não jogou no lançamento. Se jogar hj não vai entender mesmo"
RE 1, 2 e 3 são bons jogos até hoje.
Joguei o 2 pela primeira vez esse ano e se mantém como uma pérola. Terminei o 1 (REmake) pela primeira vez 2 anos atrás e foi sublime, mas o CV simplesmente não consegue o mesmo feito
Porque será? :kpensa:viraolho
 
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Origami Killer

Bam-bam-bam
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E tem um detalhe na caixa de segurança da ilha: até chegarmos no prédio principal do centro de treinamento ou na "mansão", toda aquela primeira parte do jogo na prisão não tem um baú sequer. A caixa de segurança acaba que serve como um baú pra essa primeira parte, então é muito fácil deixar os itens lá e simplesmente esquecer de pegar eles de volta.



Ah veio, não dá pra discutir contigo não.

Tu só sabe voltar nesse mesmo argumento de "não sabe jogar esse tipo de jogo".

O lance do hemostatic pode acontecer pq o cara não sabe inglês, pq não reparou no item, pq não lembrou de voltar lá... mesma coisa pro extintor, o cara pode não lembrar de pegar ele na caixa, pode achar que não tem mais uso, pode esquecer do lance de descarte de itens, pode acontecer por N motivos.

E na primeira jogada, ninguém joga com essa super eficiência que vc tanto fala não, então é super comum cair nesses erros.

Continua dando uma de bonzão aí.
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REAL SNAKE

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E tem um detalhe na caixa de segurança da ilha: até chegarmos no prédio principal do centro de treinamento ou na "mansão", toda aquela primeira parte do jogo na prisão não tem um baú sequer. A caixa de segurança acaba que serve como um baú pra essa primeira parte, então é muito fácil deixar os itens lá e simplesmente esquecer de pegar eles de volta.



Ah veio, não dá pra discutir contigo não.

Tu só sabe voltar nesse mesmo argumento de "não sabe jogar esse tipo de jogo".

O lance do hemostatic pode acontecer pq o cara não sabe inglês, pq não reparou no item, pq não lembrou de voltar lá... mesma coisa pro extintor, o cara pode não lembrar de pegar ele na caixa, pode achar que não tem mais uso, pode esquecer do lance de descarte de itens, pode acontecer por N motivos.

E na primeira jogada, ninguém joga com essa super eficiência que vc tanto fala não, então é super comum cair nesses erros.

Continua dando uma de bonzão aí.
Tem nada de dando uma de bonzão, estou te apresentando argumentos sólidos. Esse negócio de não prestar atenção em algum item ou detalhe te trás dificuldades em qualquer jogo. Não dá pra você usar isso como argumento exclusivamente para subir a dificuldade de CV.

Outra coisa sobre as armas, tu tem noção de quantas armas esse jogo tem pra dizer que é fácil deixar todas com um único boneco?
  • um par de sub metralhadoras que se pega com a Claire;
  • um par de sub metralhadoras que se pega com o Chris;
  • uma Ak 47 que se pega com o Chris;
  • Shotgun;
  • magnum;
  • granade launcher;
  • bowgun;
  • fora as pistolas;
Olha só, só as duas sub metralhadoras e a AK 47 ocupam 2 slots no inventário, ou seja, colocar essas 3 armas já te deixa com 6 slots a menos, acho difícil que alguém entupa um boneco com todas essas armas. Sobre deixar a Claire sem arma boa, desculpe, mas quando tu vai para a campanha do Chris, tu enfrenta o Nosferatu antes, ou seja, tu vai ter o Rifle e outra arma pesada em mãos, impossível deixar ela sem armas quando voltar a jogar com a mesma de novo e o irmão pega novas armas na campanha dele. Repito, se estão faltando armas e life, vocês não estão jogando isso direito.
 

Darkx1

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Engraçado que ta cheio de gente no tópico falando "se não gostou é pq não jogou no lançamento. Se jogar hj não vai entender mesmo"
RE 1, 2 e 3 são bons jogos até hoje.
Joguei o 2 pela primeira vez esse ano e se mantém como uma pérola. Terminei o 1 (REmake) pela primeira vez 2 anos atrás e foi sublime, mas o CV simplesmente não consegue o mesmo feito
Porque será? :kpensa:viraolho

Comparando com o Remake até a minha mãe consegue. Joga o RE1 do Playstation então.
 

devouhan

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Tem nada de dando uma de bonzão, estou te apresentando argumentos sólidos. Esse negócio de não prestar atenção em algum item ou detalhe te trás dificuldades em qualquer jogo. Não dá pra você usar isso como argumento exclusivamente para subir a dificuldade de CV.

Outra coisa sobre as armas, tu tem noção de quantas armas esse jogo tem pra dizer que é fácil deixar todas com um único boneco?
  • um par de sub metralhadoras que se pega com a Claire;
  • um par de sub metralhadoras que se pega com o Chris;
  • uma Ak 47 que se pega com o Chris;
  • Shotgun;
  • magnum;
  • granade launcher;
  • bowgun;
  • fora as pistolas;
Olha só, só as duas sub metralhadoras e a AK 47 ocupam 2 slots no inventário, ou seja, colocar essas 3 armas já te deixa com 6 slots a menos, acho difícil que alguém entupa um boneco com todas essas armas. Sobre deixar a Claire sem arma boa, desculpe, mas quando tu vai para a campanha do Chris, tu enfrenta o Nosferatu antes, ou seja, tu vai ter o Rifle e outra arma pesada em mãos, impossível deixar ela sem armas quando voltar a jogar com a mesma de novo e o irmão pega novas armas na campanha dele. Repito, se estão faltando armas e life, vocês não estão jogando isso direito.
Não ta dando uma de bonzão mas todo post repete "não estão jogando isso direito". Só vc que sabe jogar certo então? Para com isso...

Mas tá, com relação às armas eu até concordo que seja um exagero, então vou ser mais específico.

Suponhamos o seguinte: é a primeira vez que joga. vc deixou o Chris com a grenade launcher (pra enfrentar a Alexia) e a shotgun (pra todo o resto). Vc não pegou a magnum pq não sabia do lance do extintor. A essa altura do jogo, vc não deve ter muito mais munição explosiva da bowgun. As duas submetralhadoras já devem estar com 0% (não tem motivo pra ficar guardando munição dessas armas). Sobra pra Claire a AK, que já deve tá com uns 50% e ainda deve ter alguns poucos tiros no rifle, sem contar as pistolas.

Vc tomou dano e foi envenenado pelo Nosferatu. Ao retomar o controle com a Claire, vc está em danger e a melhor arma que vc tem é a AK. Se vc fizer que nem eu faço, vc não sai catando tudo quanto é erva pelo caminho, então não tem nenhum item de cura no báu. O que tinha (provavelmente só um mix de duas ervas verdes) ficou no inventário do Chris. Nessa seção que vc joga com a Claire, só tem uma erva vermelha e uma verde (ou um spray, não lembro ao certo). Como vc faz na parte do Steve? É preciso pelo menos dois full heals pra tankar os hits do Steve e fugir dele. Só a grenade launcher e a bow gun com flecha explosiva tem força pra atordoar o Steve e dar tempo pra fugir dele sem tomar dano, mas vc deixou a grenade launcher com o Chris e a bowgun não tem munição suficiente. Sem jeito de usar o rifle, pq o rifle entra em primeira pessoa e o Steve te acerta antes mesmo de vc mirar. Até tem uma esquiva que dá pra fazer e fugir do Steve sem tomar dano, mas não é fácil de fazer. E aí? Como prosseguir?

O jogo te jogou numa situação que vc, que está jogando pela primeira vez, não tinha como prever. Vc não sabia quando ia trocar de personagens, não sabia que a Claire ia voltar no danger, não sabia que não teriam itens de cura suficientes e não sabia que ia ter a sequencia de fuga do Steve.

E agora me diz: qual outro jogo da série te deixa numa situação dessas? Qual outro jogo da série te isola dos seus itens dessa forma? Só o RE0, na hora que o Billy cai no rio. E ainda assim ele não te joga de cara num 'boss', sem itens e quase sem munição.

E aí vai. Qual outro jogo te obriga a usar um item do começo do jogo lá no final, pra pegar a melhor arma do jogo, sem dar qualquer dica disso? Qual jogo te dá uma submetralhadora se vc pegar um item 3h jogo a dentro, voltar lá na primeira sala do jogo e entregar o item pra um NPC, e depois de mais uma 1h de jogo matar um inimigo opcional? Nenhum! E é por isso que esse negócio de esquecer de pegar um item importa mais pro CV do que pros outros.

A dificuldade aumentada do CV está nessas coisas que não tinham nos outros jogos, que vc não tinha como prever, mesmo sendo um jogador veterano da série. São pegadinhas que foram feitas pro jogador cair mesmo, e só fazer o certo na segunda ou terceira jogada.

E não me venha com essa história de "se jogar certo não acontece isso". Eu mesmo joguei Code Veronica depois de ter revirado os 3 primeiros jogos (mais o Survivor) de cabo a rabo, sabia de cor e salteado o que eu tinha de fazer pra prosseguir num RE: desviar de inimigos, economizar munição, gerenciar os itens... Mas ainda assim eu cai nas armadilhas do CV. Assim como muitos caíram, inclusive aqui no tópico.

Essa situação que eu narrei aí em cima? Salvo algumas adaptações, como não ser a primeira vez que eu jogava o CV e o fato de eu ter pego a Magnum, mas ela ter ficado com o Chris, aconteceu comigo esse ano. Mesmo já tendo jogado diversas vezes, eu fiquei numa situação que eu não tinha como prosseguir. As armas que eu tinham com a Claire não funcionavam contra o Steve, eu não consegui fazer a esquiva dos ataques deles e acabei tendo que dar load num save muito anterior.

Nunca passei por situação parecida em nenhum outro RE, pq só o CV tem esse design que te joga em situações assim.
 

João Ritzel

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Terminei ele umas 3 ou 4 vezes na vida e pelo jeito tive sorte! Tocava bala em tudo que aparecia na frente e nunca fiquei sem recursos para o chefe final....O que aconteceu em alguma seção, foi achar que gastei muita erva por bobeiras e retornar ao save anterior....mas não vou negar que pode ter algum problema de desing encontrado por outros jogadores dependendo da forma de quem joga.

Porque em todos os jogos da série tem isso! Se vc abusar de mais dos recursos ou por falta de abilidade pode ficar na mão em uma parte importante.
 

Megazordi64

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Nenhum level design é bom quando exige bola de cristal do jogador.

Ai é quando a dificuldade deixa de ser justa.

Exemplo clássico disso é o do Castlevania 2 quando o jogador tem que adivinhar onde e como usar um determinado item para chamar o tornado.

Esse tipo de coisa não deixa o jogo difícil, mas injusto.

Eu só não tive problemas no Code Veronica pois quando fui jogá-lo me passaram alguns macetes como tomar cuidado com os saves, extintor e não deixar os melhores itens com um personagem só.
 

Toguro Games

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Não ta dando uma de bonzão mas todo post repete "não estão jogando isso direito". Só vc que sabe jogar certo então? Para com isso...

Mas tá, com relação às armas eu até concordo que seja um exagero, então vou ser mais específico.

Suponhamos o seguinte: é a primeira vez que joga. vc deixou o Chris com a grenade launcher (pra enfrentar a Alexia) e a shotgun (pra todo o resto). Vc não pegou a magnum pq não sabia do lance do extintor. A essa altura do jogo, vc não deve ter muito mais munição explosiva da bowgun. As duas submetralhadoras já devem estar com 0% (não tem motivo pra ficar guardando munição dessas armas). Sobra pra Claire a AK, que já deve tá com uns 50% e ainda deve ter alguns poucos tiros no rifle, sem contar as pistolas.

Vc tomou dano e foi envenenado pelo Nosferatu. Ao retomar o controle com a Claire, vc está em danger e a melhor arma que vc tem é a AK. Se vc fizer que nem eu faço, vc não sai catando tudo quanto é erva pelo caminho, então não tem nenhum item de cura no báu. O que tinha (provavelmente só um mix de duas ervas verdes) ficou no inventário do Chris. Nessa seção que vc joga com a Claire, só tem uma erva vermelha e uma verde (ou um spray, não lembro ao certo). Como vc faz na parte do Steve? É preciso pelo menos dois full heals pra tankar os hits do Steve e fugir dele. Só a grenade launcher e a bow gun com flecha explosiva tem força pra atordoar o Steve e dar tempo pra fugir dele sem tomar dano, mas vc deixou a grenade launcher com o Chris e a bowgun não tem munição suficiente. Sem jeito de usar o rifle, pq o rifle entra em primeira pessoa e o Steve te acerta antes mesmo de vc mirar. Até tem uma esquiva que dá pra fazer e fugir do Steve sem tomar dano, mas não é fácil de fazer. E aí? Como prosseguir?

O jogo te jogou numa situação que vc, que está jogando pela primeira vez, não tinha como prever. Vc não sabia quando ia trocar de personagens, não sabia que a Claire ia voltar no danger, não sabia que não teriam itens de cura suficientes e não sabia que ia ter a sequencia de fuga do Steve.

E agora me diz: qual outro jogo da série te deixa numa situação dessas? Qual outro jogo da série te isola dos seus itens dessa forma? Só o RE0, na hora que o Billy cai no rio. E ainda assim ele não te joga de cara num 'boss', sem itens e quase sem munição.

E aí vai. Qual outro jogo te obriga a usar um item do começo do jogo lá no final, pra pegar a melhor arma do jogo, sem dar qualquer dica disso? Qual jogo te dá uma submetralhadora se vc pegar um item 3h jogo a dentro, voltar lá na primeira sala do jogo e entregar o item pra um NPC, e depois de mais uma 1h de jogo matar um inimigo opcional? Nenhum! E é por isso que esse negócio de esquecer de pegar um item importa mais pro CV do que pros outros.

A dificuldade aumentada do CV está nessas coisas que não tinham nos outros jogos, que vc não tinha como prever, mesmo sendo um jogador veterano da série. São pegadinhas que foram feitas pro jogador cair mesmo, e só fazer o certo na segunda ou terceira jogada.

E não me venha com essa história de "se jogar certo não acontece isso". Eu mesmo joguei Code Veronica depois de ter revirado os 3 primeiros jogos (mais o Survivor) de cabo a rabo, sabia de cor e salteado o que eu tinha de fazer pra prosseguir num RE: desviar de inimigos, economizar munição, gerenciar os itens... Mas ainda assim eu cai nas armadilhas do CV. Assim como muitos caíram, inclusive aqui no tópico.

Essa situação que eu narrei aí em cima? Salvo algumas adaptações, como não ser a primeira vez que eu jogava o CV e o fato de eu ter pego a Magnum, mas ela ter ficado com o Chris, aconteceu comigo esse ano. Mesmo já tendo jogado diversas vezes, eu fiquei numa situação que eu não tinha como prosseguir. As armas que eu tinham com a Claire não funcionavam contra o Steve, eu não consegui fazer a esquiva dos ataques deles e acabei tendo que dar load num save muito anterior.

Nunca passei por situação parecida em nenhum outro RE, pq só o CV tem esse design que te joga em situações assim.
Só quotando pra falar que eu não sabia esse lance de atirar no Steve. Zerei uns trocentas vezes, DC, PS2, GC, PS3, PS4 e absolutamente nunca pensei em acertar ele.

CV é um jogo tão bom, um RE tão acima da média, que até hoje me surpreende hahaha
 

Seladonia

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Eu só não tive problemas no Code Veronica pois quando fui jogá-lo me passaram alguns macetes como tomar cuidado com os saves, extintor e não deixar os melhores itens com um personagem só.
Juro que nunca joguei CV usando guia e nunca tive problema com essas coisas.

Sei que é possível, mas...

Lembro de nenhum puzzle megadificil inclusive, que fosse necessário adivinhar as coisas.
Comparado com os puzzles de adventures os do RE são bem suaves.
 

Rodrigo dsf

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Não é por nada não, mais eu sou um dos que entra pro time dos que caíram nas armadilhas do jogo. Fora que os puzzles são os menos explicados de como se resolver, aquele puzzle dos quadros até hoje me enbanana
 

robocrazy

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Resumidamente: história ruim, personagens ruins, level design péssimo (cheio de backtracking irritante e possíveis deadlocks no jogo caso nao se saiba de certas coisas com antecedencia), ambientação terrível com a base na antartica, gameplay inferior ao 3, que saiu antes e a pior parte: foi onde começaram as acrobacias de matrix.
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Achava que era o uníco que via isso!
 
Ultima Edição:

Megazordi64

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Juro que nunca joguei CV usando guia e nunca tive problema com essas coisas.

Sei que é possível, mas...

Lembro de nenhum puzzle megadificil inclusive, que fosse necessário adivinhar as coisas.
Comparado com os puzzles de adventures os do RE são bem suaves.
Eu também não tive problema, mas não deixa de ser uma solução ruim de level design.

Não custava nada antes de migrar para outro personagem os itens serem depositados no baú. Seria inverossímil com alguns eventos que acontecem no jogo? Sim. Mas seria a escolha adequada para não exigir bola de cristal do jogador.

Ou faz como em tantos outros jogos quando os desenvolvedores tem preguiça de pensar numa solução melhor, coloca na tela o aviso "a partir desse ponto tudo que deixou pra trás será perdido, quer continuar?"

Pronto.
 

REAL SNAKE

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Não ta dando uma de bonzão mas todo post repete "não estão jogando isso direito". Só vc que sabe jogar certo então? Para com isso...

Mas tá, com relação às armas eu até concordo que seja um exagero, então vou ser mais específico.

Suponhamos o seguinte: é a primeira vez que joga. vc deixou o Chris com a grenade launcher (pra enfrentar a Alexia) e a shotgun (pra todo o resto). Vc não pegou a magnum pq não sabia do lance do extintor. A essa altura do jogo, vc não deve ter muito mais munição explosiva da bowgun. As duas submetralhadoras já devem estar com 0% (não tem motivo pra ficar guardando munição dessas armas). Sobra pra Claire a AK, que já deve tá com uns 50% e ainda deve ter alguns poucos tiros no rifle, sem contar as pistolas.

Vc tomou dano e foi envenenado pelo Nosferatu. Ao retomar o controle com a Claire, vc está em danger e a melhor arma que vc tem é a AK. Se vc fizer que nem eu faço, vc não sai catando tudo quanto é erva pelo caminho, então não tem nenhum item de cura no báu. O que tinha (provavelmente só um mix de duas ervas verdes) ficou no inventário do Chris. Nessa seção que vc joga com a Claire, só tem uma erva vermelha e uma verde (ou um spray, não lembro ao certo). Como vc faz na parte do Steve? É preciso pelo menos dois full heals pra tankar os hits do Steve e fugir dele. Só a grenade launcher e a bow gun com flecha explosiva tem força pra atordoar o Steve e dar tempo pra fugir dele sem tomar dano, mas vc deixou a grenade launcher com o Chris e a bowgun não tem munição suficiente. Sem jeito de usar o rifle, pq o rifle entra em primeira pessoa e o Steve te acerta antes mesmo de vc mirar. Até tem uma esquiva que dá pra fazer e fugir do Steve sem tomar dano, mas não é fácil de fazer. E aí? Como prosseguir?

O jogo te jogou numa situação que vc, que está jogando pela primeira vez, não tinha como prever. Vc não sabia quando ia trocar de personagens, não sabia que a Claire ia voltar no danger, não sabia que não teriam itens de cura suficientes e não sabia que ia ter a sequencia de fuga do Steve.

E agora me diz: qual outro jogo da série te deixa numa situação dessas? Qual outro jogo da série te isola dos seus itens dessa forma? Só o RE0, na hora que o Billy cai no rio. E ainda assim ele não te joga de cara num 'boss', sem itens e quase sem munição.

E aí vai. Qual outro jogo te obriga a usar um item do começo do jogo lá no final, pra pegar a melhor arma do jogo, sem dar qualquer dica disso? Qual jogo te dá uma submetralhadora se vc pegar um item 3h jogo a dentro, voltar lá na primeira sala do jogo e entregar o item pra um NPC, e depois de mais uma 1h de jogo matar um inimigo opcional? Nenhum! E é por isso que esse negócio de esquecer de pegar um item importa mais pro CV do que pros outros.

A dificuldade aumentada do CV está nessas coisas que não tinham nos outros jogos, que vc não tinha como prever, mesmo sendo um jogador veterano da série. São pegadinhas que foram feitas pro jogador cair mesmo, e só fazer o certo na segunda ou terceira jogada.

E não me venha com essa história de "se jogar certo não acontece isso". Eu mesmo joguei Code Veronica depois de ter revirado os 3 primeiros jogos (mais o Survivor) de cabo a rabo, sabia de cor e salteado o que eu tinha de fazer pra prosseguir num RE: desviar de inimigos, economizar munição, gerenciar os itens... Mas ainda assim eu cai nas armadilhas do CV. Assim como muitos caíram, inclusive aqui no tópico.

Essa situação que eu narrei aí em cima? Salvo algumas adaptações, como não ser a primeira vez que eu jogava o CV e o fato de eu ter pego a Magnum, mas ela ter ficado com o Chris, aconteceu comigo esse ano. Mesmo já tendo jogado diversas vezes, eu fiquei numa situação que eu não tinha como prosseguir. As armas que eu tinham com a Claire não funcionavam contra o Steve, eu não consegui fazer a esquiva dos ataques deles e acabei tendo que dar load num save muito anterior.

Nunca passei por situação parecida em nenhum outro RE, pq só o CV tem esse design que te joga em situações assim.
Tu não vai gostar, mas eu vou repetir: se tu passou por essas situações e eu nunca passei, nem na primeira vez que joguei sem detonado, é porque tu não soube jogar, não soube poupar balas, gastou em inimigos sem precisar e tomou muito dano a toa.

O jogo te dá várias armas, vários lifes(eu já até falei que nem uso sprays, termino só com as ervas). Tem vários relatos aqui de pessoas afirmando que nunca tiveram problema nenhum com a "dificuldade" do jogo, ou seja, repetindo: tem gente que joga esse tipo de game e é como passear no parque, outros menos habilidosos sentem dificuldade, mas não é porque o jogo é difícil.

Só pra fechar, quando tu volta a jogar com a Claire, tu vem no danger, mas de cara já pega uma erva vermelha e uma verde pra ficar 100% de novo, pra passar pelo Steve, tu sequer precisa atirar, basta ter 2 ervas ou sprays que dá pra passar tranquilo. Inclusive das primeiras vezes eu passei desse jeito, sem atirar.

Resumindo: é a mesma coisa dos outros: poupar munição e lifes pro final = Sucesso garantido.
 

robocrazy

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Tu não vai gostar, mas eu vou repetir: se tu passou por essas situações e eu nunca passei, nem na primeira vez que joguei sem detonado, é porque tu não soube jogar, não soube poupar balas, gastou em inimigos sem precisar e tomou muito dano a toa.

O jogo te dá várias armas, vários lifes(eu já até falei que nem uso sprays, termino só com as ervas). Tem vários relatos aqui de pessoas afirmando que nunca tiveram problema nenhum com a "dificuldade" do jogo, ou seja, repetindo: tem gente que joga esse tipo de game e é como passear no parque, outros menos habilidosos sentem dificuldade, mas não é porque o jogo é difícil.

Só pra fechar, quando tu volta a jogar com a Claire, tu vem no danger, mas de cara já pega uma erva vermelha e uma verde pra ficar 100% de novo, pra passar pelo Steve, tu sequer precisa atirar, basta ter 2 ervas ou sprays que dá pra passar tranquilo. Inclusive das primeiras vezes eu passei desse jeito, sem atirar.

Resumindo: é a mesma coisa dos outros: poupar munição e lifes pro final = Sucesso garantido.
Como eu sempre joguei assim, tbm n tive problemas, mas concordo com parte da critica.
 

João Ritzel

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O jogo tem problemas sim....mas acho que todos os Resident tem kk

Lembro que joguei o primeiro clássico de PS1 e cheguei em um ponto que tinha que ser ninja! Tinha meia dúzia de balas de Hand Gun e nenhuma erva para enfrentar um chefe....resultado foi reiniciar o jogo.
 

devouhan

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Tu não vai gostar, mas eu vou repetir: se tu passou por essas situações e eu nunca passei, nem na primeira vez que joguei sem detonado, é porque tu não soube jogar, não soube poupar balas, gastou em inimigos sem precisar e tomou muito dano a toa.

O jogo te dá várias armas, vários lifes(eu já até falei que nem uso sprays, termino só com as ervas). Tem vários relatos aqui de pessoas afirmando que nunca tiveram problema nenhum com a "dificuldade" do jogo, ou seja, repetindo: tem gente que joga esse tipo de game e é como passear no parque, outros menos habilidosos sentem dificuldade, mas não é porque o jogo é difícil.

Só pra fechar, quando tu volta a jogar com a Claire, tu vem no danger, mas de cara já pega uma erva vermelha e uma verde pra ficar 100% de novo, pra passar pelo Steve, tu sequer precisa atirar, basta ter 2 ervas ou sprays que dá pra passar tranquilo. Inclusive das primeiras vezes eu passei desse jeito, sem atirar.

Resumindo: é a mesma coisa dos outros: poupar munição e lifes pro final = Sucesso garantido.
Vc realmente não leu o que eu escrevi, né?

E ta aí, pagando de bonzão e repetindo de novo a besteira de "não soube jogar"

Vamos lá: eu tinha munição de sobra. Mas não tinha a arma que eu precisava, pq ela ficou com o outro personagem. Eu só não tinha itens de cura pq eu não fico recolhendo eles e juntando tudo no baú, eu sempre uso conforme a necessidade (e em nenhum outro RE isso é um problema).

A situação que eu me encontrei naquele momento em NADA tinha a ver com a minha performance durante o jogo. Tanto que, quando eu recarreguei meu save e voltei até aquele ponto, aí sim fazendo uma catação de ervas e sprays, eu juntei 6 FULL HEALS, muito mais do que o suficiente pro resto do jogo.

Eu fiquei naquela situação pq a forma como o jogo se desenrola me deixou naquele ponto. O jogo te joga numa situação em que exige ao menos três full heals para passar com tranquilidade, mas só te dá um full heal. Isso é falha de design, só isso.

Não tem como discutir assim não, o cara fica querendo ensinar o padre a rezar missa...
 
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