O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Afinal, vale mais a pena alugar ou financiar uma casa?

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.707
Reações
34.873
Pontos
903
Estou planejando sair da casa dos meus pais até o final do ano que vem e fiquei na dúvida. Meu receio é acabar comprando um imóvel em que futuramente eu seja presenteado com uma vizinhança nada agradável, o que eu acredito ser maioria no padrão de bairro que eu conseguiria viver.
O que os tetudos acham que vale mais a pena? Tenho uma renda média de 1900 reais e sou solteiro, quero ver isso até final do ano que vem porque é quando eu consigo terminar de pagar meu carro caso amortizar umas parcelas.
 
Mensagens
609
Reações
3.466
Pontos
333
Se você tem certeza que pretende morar fixamente em um local, compre. Agora se você está em busca de melhorar a carreira e pretende morar em outra cidade em busca de melhores salários, então more de aluguel.
 

Firedx

Veterano
Mensagens
91
Reações
154
Pontos
103
1900 pra pagar aluguel e melhor nem sair de casa.... vamos lá 700 de aluguel,200 agua e força, 100 de internet so ai ja foi 1000,00
te sobra 900,00 pra gastar com lazer, comida, moveis... eu se fosse vc ia juntando todo dinheiro que pudesse
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Não alugue. Melhor aguentar mais e, já que em breve não terá carro pra pagar, juntar uma grana pra dar de entrada num imóvel.

Eu só indico aluguel quem não tem um teto pra ficar ou quem vai ter que trabalhar em outra cidade (e não vai ter um teto pra ficar, óbvio).
 


Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
1900 pra pagar aluguel e melhor nem sair de casa.... vamos lá 700 de aluguel,200 agua e força, 100 de internet so ai ja foi 1000,00
te sobra 900,00 pra gastar com lazer, comida, moveis... eu se fosse vc ia juntando todo dinheiro que pudesse
700 depende de onde a pessoa mora.

A média em SP é 1800 só de aluguel+condominio sem internet incluso se a pessoa quiser morar perto do trabalho, quando falo "perto" significa levar 40 minutos pra chegar.

A solução no geral é morar em republica, divide esses custos entre 3 ou 4 pessoas alugando essas casas enormes com vários quartos e vive todo mundo junto. É isso ou arrumar alguem pra casar e pelo menos dividir por 2.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
depende da sua idade, mano

se vc ainda é mto novo, é bom considerar o fato q pode se mudar por conta do emprego ou estudos.

deixaria pra comprar uma casa qnd já tivesse com a carreira e estudos nos trilhos.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.051
Reações
47.703
Pontos
1.053
Rapaz, com uma renda de 1900 reais eu acho complicado de conseguir um financiamento, que ainda inclui varias outras taxas, tipo taxas de cartorio, itbi, avaliador do banco (que cobra 3 mil reais pra ver quanto o banco vai te liberar pro financiamento) fora a entrada obrigatoria de 20% do valor do imovel (que em alguns casos pode chegar a 30%). Isso tudo sem contar o que tu mesmo falou que nesse valor nao vai achar um imovel em um lugar legal.
Portanto, alugue primeiramente. Espere melhorar de vida e se estabilizar antes de pensar em financiar.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Não sei se é essa a resposta que você gostaria, mas lá vai.

Não sei onde tu mora, mas 1900 reais e pagar aluguel deve ser muito apertado. Aqui em POA esse dinheiro mal dá pro aluguel de um AP simples caso tenha que pagar o seguro e o condomínio junto. Além de que na mudança tu gasta uma grana que não tem ideia, porque precisa colocar coisas na casa.

Eu pessoalmente não gosto de aluguel, mas fui justamente presenteado com problemas com um dos meus vizinhos (justo o de cima). Isso acontece independente de onde for comprar, sempre corre esse risco -- a gente vê se o apartamento é bom, não os vizinhos. A não ser que consiga alugar com intenção de compra (o que é difícil), ainda vai ter a questão de que o dinheiro vai ir todo no aluguel e não vai sobrar nada pra juntar pra fazer compra depois. Aí se tiver problema após a compra cabe ter uma resiliência pra aguentar o tranco enquanto não quita a bomba.

Se for comprar, o importante é ter um plano pra quitar antes do prazo: se for pra ficar pagando prestação por 30 anos, vai perder a maior parte da vantagem de comprar -- apesar de que a parcela diminui com o tempo, e o aluguel só aumenta.

Na época que comprei meu AP era razoavelmente fácil: com menos de 20k de entrada eu consegui financiar o resto com uma parcela abaixo do que seria o alguel do apartamento, mas ainda assim mais de 1000 reais por mês. Pouco tempo depois de eu comprar as regras mudaram, não sei como tá agora.

Acho que no final vai mais do teu estilo de vida e dos teus objetivos: eu pessoalmente acho que formar patrimônio é importante, mas essa não é a mentalidade da galera atual. E sempre lembra que existe uma questão de custo de vida: coisas como mercado, água, alguel, energia elétrica tem preços MUITO diferentes quando se comparando mesmo uma capital e a cidade do lado.

Agora, a melhor dica que posso te dar é: pega esses 1900 reais, guarda uma parte e com a outra parte investe em você: curso de inglês, faculdade, etc. Fazer esse salário crescer deveria ser uma prioridade maior do que sair da casa dos pais. E digo isso lembrando que eu tinha sérios problemas morando com meus pais, além das 6 horas de ônibus por dia pra ir e voltar do trabalho.

Vejo hoje muitos amigos meus que se f*deram bem nesse momento: sair da casa dos pais significa o inicio de uma vida financeira que tu talvez não perceba que não tem hoje. Se vacilar no inicio, vira tudo uma bola de neve que precisa ter muita sorte (e grana) no futuro pra resolver. Eu conheço caras que tem dívida no banco há mais de 10 anos e cpf sujo porque precisaram pedir empréstimo pra pagar contas ou resolver emergências e no final alguma coisa aconteceu (alguel subiu, teve que comprar gas, gastou demais no cartão) e acabaram ficando endividados.

Ah sim, um negócio importante: aluguel tem tempo mínimo de contrato e multa (normalmente alta) pra rescindir o contrato antes desse prazo. Além de que toda imobiliária passa o caô de que tem que pintar o apartamento e isso é bem caro (e não adianta tu pintar, eles vão dizer que tá ruim e vão cobrar igual). Então esse lance de "não gostei, vou me mudar" não é bem assim.
 
Ultima Edição:

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Roube um banco, compre a casa.
Solucionado.
Foda é levar todo o dinheiro até a imobiliária pra comprar a casa.

Já tem que sair do banco com vários daqueles caras do Rappi pra ajudar a carregar tanto dinheiro, ainda tem que escolher uns bons pq tem uns ai que nem consegue fugir da policia de bicicleta... quem dira no meio de uma troca de tiro, ta cada vez pior.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.051
Reações
47.703
Pontos
1.053
Foda é levar todo o dinheiro até a imobiliária pra comprar a casa.

Já tem que sair do banco com vários daqueles caras do Rappi pra ajudar a carregar tanto dinheiro, ainda tem que escolher uns bons pq tem uns ai que nem consegue fugir da policia de bicicleta... quem dira no meio de uma troca de tiro, ta cada vez pior.
Ue, por que em vez de carregar essa grana toda, nao aproveita e ja pede pro gerente refem fazer um pix pra conta? Facilita tudo.
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.585
Reações
14.106
Pontos
1.459
Todo mundo que estuda e faz as contas diz que o melhor é alugar, juntar uma grana e comprar a vista. Como eu não tenho essa disciplina, já estou no meu segundo financiamento


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.233
Reações
35.459
Pontos
1.053
não rola dividir a moradia com a morena ?
pq aí compensa morar de aluguel, se não der certo é só separar sem dividir imóvel.

com essa renda, eu não pensaria em financiar porque as opções vão ser bem limitadas (em termos de localização e padrão).
 
Ultima Edição:

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.676
Reações
17.931
Pontos
1.159
Com essa alta desenfreada no preço de tudo nos últimos tempos eu não arriscaria viver sozinho com uma renda de 1900.
 

GorinOSho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.316
Reações
2.750
Pontos
453
Se voce tiver certeza de uma vida financeira estável e puder pagar pelo aluguel sempre, vale mais a pena.
Agora se voce vive na realidade BR e puder comprar sua casa.. o que eu digo é. Da sua casa quitada ninguem te tira.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Rapaz, com uma renda de 1900 reais eu acho complicado de conseguir um financiamento, que ainda inclui varias outras taxas, tipo taxas de cartorio, itbi, avaliador do banco (que cobra 3 mil reais pra ver quanto o banco vai te liberar pro financiamento) fora a entrada obrigatoria de 20% do valor do imovel (que em alguns casos pode chegar a 30%). Isso tudo sem contar o que tu mesmo falou que nesse valor nao vai achar um imovel em um lugar legal.
Portanto, alugue primeiramente. Espere melhorar de vida e se estabilizar antes de pensar em financiar.
Irmão foi tentar financiar uma casa estilo popular de 140 mil...pediram 60 mil de entrada e suaves prestações por 35 anos e a renda dele era parecida com a do O.P.

E antes de financiar tenha certeza que vai ficar aí pq a maioria das pessoas que conheço que financiaram e tiveram que mudar de cidade para vender teve que fazer gambiarra de receber um valor e o comprador assumir as parcelas...dificilmente casa popular o cara vai ter grana para cacetar a vista aí tu vai ficar amarrado com um financiamento e tendo que pagar aluguel em outro lugar...
 

Evergrey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.558
Reações
12.320
Pontos
1.449
Eu também sou do time que acho que é melhor alugar.

Estava estudando comprar um imóvel na planta e além das parcelas serem altíssimas, tem os reforços e os reajustes das parcelas (o que ninguém te fala na hora da compra, é que essas parcelas lá pro final vão estar bem mais gordas). Ai depois que o apê fica pronto você precisa mobiliar ele inteiro, geralmente quem compra, faz móvel sob medida, só ali você já vai gastar entre 50k a 100k (Considere que depois que o apartamento ficar pronto, até todos os móveis estarem prontos realmente você vai ficar pagando condomínio pra nada). Você se muda feliz da vida pro seu apê próprio e bum, o vizinho de cima tem uma criança infernal ou um cachorro infernal.

Se o apê já estiver pronto você pode fazer financiamento bancário. Mas o que também não é fácil, e as parcelas são BEM maiores que a de um aluguel.

Por exemplo, aqui na minha cidade, um apê na planta, pegando um baratinho, você vai ter 7 anos de 2,5k a 3k de parcela (isso sem contar os reajustes, reforços e a entrada). Consigo no mesmo padrão de acabamento pegar um aluguel de 1,2k

No aluguel você pode se mudar para um apartamento semi mobiliado e se tiver qualquer tipo de problema com vizinho, é bye bye. No strings attached. Além de que a ideia de você não ficar preso em um só lugar pro resto da sua vida, pelo menos, pra mim, é muito vantajoso.

Mas ai que tá, essa discussão pode não fazer sentido, pq vai do perfil da pessoa.

Estude dividir o aluguel com algum amigo seu, é uma possibilidade pra deixar tudo mais barato.
 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
Tenso em financiamentos é que os "mais em conta" são de imóveis que você espera um ou dois anos pra ficarem prontos.
É desanimador ter que investir grana todo mês em algo que vai demorar pra você usufruir.

Estou procurando financiar apartamento "pronto para morar", mas está difícil. Pouquíssimas opções. E maior parte pede ganhos mensais altíssimos como requisito.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Os argumentos de quem diz que alugar é melhor, são válidos. Mas vale lembrar que os juros de financiamento imobiliário está lá embaixo.

Antes da pandemia, era considerado bom os juros de 11%aa da Caixa, hoje, eu financiei um ap, com juros de 6,9%aa no Bradesco.

Eu morava de aluguel sozinho, comprei um AP no mesmo condomínio, bem mais alto e com vista livre, a parcela é pouquíssima coisa acima do valor do aluguel que eu pagava, então considero que vale a pena, sim. Além disso, consigo pagar parcelas antecipadamente e abater juros.

falow
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Com esse salário acho dificil o OP conseguir financiar até o computador do milhão.

Aluguel tbm é complicado, porém não impossível de pagar.

O ideal era fazer o famoso puxadinho no terreno dos fundos do pai mesmo

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.051
Reações
47.703
Pontos
1.053
Com esse salário acho dificil o OP conseguir financiar até o computador do milhão.

Aluguel tbm é complicado, porém não impossível de pagar.

O ideal era fazer o famoso puxadinho no terreno dos fundos do pai mesmo

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
Aluguel nego normalmente exige pelo menos uma renda de 3x o valor do aluguel. Isso em imobiliaria, claro, negociando direto com o dono da pra tentar alguma coisa. Mesmo assim, essa renda ainda eh mt baixa pra aluguel tb. E pior que ate puxadinho ta foda, material de construção e mao de obra subiram absurdamente nessa pandemia.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Quando o assunto é financiar X alugar nego diz uma caralhada de coisa enquanto a resposta correta é: DEPENDE.
Já morei das duas formas e tenho propriedade pra falar.

1) Quais os planos pra cidade que tu pretende comprar o financiar o imóvel? A ideia é ficar muito tempo? Talvez fique pouco?

2) a questão financeira é muito relativa. Por um lado não nos desmonetizamos pra dar uma entrada não temos o custo de manutenção, mas por outro lado tem a valorização do imóvel. E falando em valorização, todos os imóveis que eu tive SEMPRE vendi muito acima da inflação acumulada do período ou qualquer outro indexador que quiser escolher. Isso descontando os juros bancários do período. Vou dar um exemplo: meu penúltimo apto peguei ele valendo R$ 145mil acho que em 2011. Entre o que dei de entrada + paguei de parcelas + custos acessórios (impostos etc) + investimento pra mobília, gastei mais ou menos uns R$ 50k, sendo que devia mais uns 160k pro banco, que viraria uns 115 k eu quitando o financiamento, no caso de vender o imóvel . Vendi o apto 4 anos depois pela bagatela de R$ 275k, região de POA que valorizou demais. Se considerarmos a grosso modo os 50k que gastei mais os 115k que devia pro banco = 165k, eu botei "limpo" 110k no bolso sem fazer força. Então isso sim deve ser considerado. Isso tudo sem considerar o fato de eu ter USUFRUIDO do imóvel, então se tivesse apenas empatado (vendido por R$ 165k que empataria com meu investimento total) já estaria no lucro, os 4 anos que eu morei lá teriam saído "de graça", tendo em vista que se as parcelas de R$ 1,5k fossem aluguel, eu não recuperaria o dinheiro. Na verdade até uma perda, no caso uma venda de uns 70k abaixo dos 165k já seria vantagem na comparação com o aluguel - pois 4 anos de 1,5k de prestação foram R$ 72k, eu ainda sairia ganhando 2k a mais do que se fosse aluguel.

3) tem uma coisa que não tem como medir financeiramente mas dá extrema vantagem pro apto próprio, seja financiado ou não: LIBERDADE. Se eu quiser cagar na parede eu cago. Se eu quiser pintar a imagem de uma booceta no teto eu pinto. Se eu quiser botar lâmpadas em forma de rola eu boto. Além disso, passando 1 ano eu não precisaria ficar com medo de o(a) dono(a) pedir o imóvel de volta. E isso, garanto, NÃO TEM PREÇO.

Entre alhos e bugalhos, desconsiderando o poderio econômico da pessoa, sem a menor sombra de dúvidas o melhor é comprar, seja financiado ou qualquer outra forma de pagto (à vista merece um capítulo a parte).
 

Ronin Ogun

Lenda da internet
Mensagens
13.522
Reações
16.628
Pontos
1.664
Velho, com o que ganha hoje não rola financiar apê novo, por exemplo. Teria que ter uma boa grana de entrada e conseguir financiamento na Caixa para não ficar escravo de INCC. Eu acho que segurar as pontas aí ainda é uma boa. Se for muito ruim estar aí, então aluga e vai buscando formas de ganhar mais grana.
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.695
Reações
4.713
Pontos
714
Estou planejando sair da casa dos meus pais até o final do ano que vem e fiquei na dúvida. Meu receio é acabar comprando um imóvel em que futuramente eu seja presenteado com uma vizinhança nada agradável, o que eu acredito ser maioria no padrão de bairro que eu conseguiria viver.
O que os tetudos acham que vale mais a pena? Tenho uma renda média de 1900 reais e sou solteiro, quero ver isso até final do ano que vem porque é quando eu consigo terminar de pagar meu carro caso amortizar umas parcelas.
Paga o seu carro, faz uma reserva que te segure por 1 ano, tente aumentar a sua renda de alguma forma, junte a grana de ao menos 40% do valor imóvel (põe o FGTS nesse balaio pra ficar mais fácil) e depois volte com esse questionamento.

Assim como não adianta alugar e se sabotar ao não se planejar pra comprar um imovel só pelo "alugar compensa mais do que comprar", de nada compensa se enfiar em um financiamento sem ter um salário razoável, uma boa entrada e uma reserva pra te impedir de perder o seu esforço de uma vida pro banco/financeira em caso de inadimplência ou se enfiar em um buraco qualquer só porque cabe no seu bolso.

Boa sorte.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Com essa sua renda atual o melhor investimento é em estudo.
Sério mesmo... No máximo tu vai comprar um apertamento MRV, onde alguns são quase uns puleiros cheio de gente estranha.

Aluguel é uma m****, comprar uma casa ruim é mais m**** ainda.
Junta uma grana, investe em se profissionalizar e segue o bonde.
Fácil não é não, sai da casa dos pais cedo e sei o que tu tá passando, recebendo eu e a morena 1 salário cada um.

Tenho como exemplo um amigo meu, ele comprou uma casa quando ainda estávamos na pindaíba, eu esperei para comprar em um momento mais oportuno, hoje ele se arrepender de ter comprado a casa (falou comigo esses dias sobre isso).
É muito difícil vender uma casa financiada.

Esse mundo cão é foda, mais tu tem de segurar as pontas aí e não cair numa latada.
Tá cheio de gente "esperta" doida para vender lixo por luxo.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.792
Reações
9.035
Pontos
753
" 50 a 100 mil para imobiliar um apartamento"

Essa OS nunca decepciona


Eu mobilei meu AP em 2009 com 14 mil reais e detalhe : naquela época estava na moda móveis planejados e cobravam o olho da cara devido a ter explosão de vendas de AP e poucas lojas de móveis no mercado( alta demanda e baixa oferta ) , hoje em dia devido a baixa venda de AP e muitos concorrentes ( baixa demanda e alta oferta ) , você consegue fazer sua casa completa mobiliada 5 ambientes por 10-12 mil reais

Isso falando em móveis planejados , se o cidadao for em uma Marabraz ou Casas Bahia vai gastar 5-6mil

E se fizer igual a minha cunhada que alugou uma casa e pegou tudo de segunda mão , vai gastar 2-3 mil
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.051
Reações
47.703
Pontos
1.053
" 50 a 100 mil para imobiliar um apartamento"

Essa OS nunca decepciona


Eu mobilei meu AP em 2009 com 14 mil reais e detalhe : naquela época estava na moda móveis planejados e cobravam o olho da cara devido a ter explosão de vendas de AP e poucas lojas de móveis no mercado( alta demanda e baixa oferta ) , hoje em dia devido a baixa venda de AP e muitos concorrentes ( baixa demanda e alta oferta ) , você consegue fazer sua casa completa mobiliada 5 ambientes por 10-12 mil reais

Isso falando em móveis planejados , se o cidadao for em uma Marabraz ou Casas Bahia vai gastar 5-6mil

E se fizer igual a minha cunhada que alugou uma casa e pegou tudo de segunda mão , vai gastar 2-3 mil
5-6 mil pra mobiliar uma casa? Forçou aí hein? Geladeira da mais vagabunda eh 1500. Tv da mais vagabunda tb na faixa de 1500. Fogao do mais lixoso sai na faixa de 600. Cama de mola ensacada pro cara nao fuder a coluna, nao sai por menos de 1500 reais tb. Microondas mais 400 contos pelo menos. Isso sem falar em mesa pra comer, sofa, cadeiras, armarios, guarda roupas e considerando apenas mobiliar um comodo, se for querer mais televisoes, mais camas, ar condicionado, sobe ainda mais.

Com 5-6 mil nao se consegue mobiliar apartamento com coisas novas nao. Talvez com usadas esse dinheiro de. Ja a quantia de 50-100 mil eh exagerada. So se for pra colocar coisas tops mesmo, tipo french door, por exemplo.
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
" 50 a 100 mil para imobiliar um apartamento"

Essa OS nunca decepciona


Eu mobilei meu AP em 2009 com 14 mil reais e detalhe : naquela época estava na moda móveis planejados e cobravam o olho da cara devido a ter explosão de vendas de AP e poucas lojas de móveis no mercado( alta demanda e baixa oferta ) , hoje em dia devido a baixa venda de AP e muitos concorrentes ( baixa demanda e alta oferta ) , você consegue fazer sua casa completa mobiliada 5 ambientes por 10-12 mil reais

Isso falando em móveis planejados , se o cidadao for em uma Marabraz ou Casas Bahia vai gastar 5-6mil

E se fizer igual a minha cunhada que alugou uma casa e pegou tudo de segunda mão , vai gastar 2-3 mil

inflação bombando e em 2021 vc vai conseguir pagar menos que 2009. :klolwtf

14 mil reais em 2009 correspondiam a apenas 28 salarios mínimos.

Ou seja, nos valores de hoje, considerando só a inflação/reajuste do s.m daria 30,8k.

Baixa demanda? liga pa qlqr marceneiro aí e pede pra ele fazer um móvel pra semana que vem. Ele vai rir.

Tenho percebido que sempre que são trazidos valores aqui pro fórum, a galera acha que é coisa de nutella.

Não é. É que tudo no Brasil é caro mesmo. Ou você aceita e faz ou não faz.

Geralmente o que eu tenho observado é:

apto/casa usada = 50% do valor pago no imóvel pra deixar arrumado.
apto/casa nova = 30% do valor no imóvel arrumado.

50k~100k é um valor razoável sim (longe de colocar geladeira french door, eletrodomésticos top de linha e móveis planejados feitos em loja (e não com marceneiro), vocês aceitando ou não.
 
Topo Fundo