O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que a franquia Zelda nunca foi tão popular no Brasil?

Você considera a franquia Zelda popular no país?

  • Sim

    Votes: 55 50,9%
  • Não

    Votes: 53 49,1%

  • Total voters
    108

Quilava

Supra-sumo
Mensagens
755
Reações
1.692
Pontos
173
Acrescentei a enquete. Lembrando que popular é diferente de ser conhecida.

Zelda é uma das maiores franquias de todos os tempos, e é quase impossível um gamer nunca ter ouvido falar sobre ela.

Aqui no Brasil não é diferente, sendo bastante conhecida.

Contudo, em questão de popularidade, a série está longe de ser tão popular quanto é lá fora.

Por mais aclamada que seja, ela nunca teve muito apelo em relação ao grande público.

Para vocês, quais motivos levaram a isso?

E outra pergunta: se ela não fosse exclusiva da Nintendo, e tivesse sido lançada para outros consoles como PlayStation e XBOX, ela teria mais apelo?
 
Ultima Edição:

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.415
Reações
24.294
Pontos
903
Aqui no Brasil faria mais sucesso se fosse um jogo do PlayStation. Pirataria tornou o console extremamente popular.
Nenhum pai queria comprar jogo original pro filho e jogos de PS eram tipo o item número 1 das lojinhas, então outros consoles não eram uma boa opção.
Você achava jogo de PS/PS2 até em padaria.
Além disso, Zelda é um pouco mais complicado de jogar se comparado a algo como Mario, o que deixa um pouco menos acessível ao jogador casual.

Pense no seguinte fato: por que nem MS nem Sony tem um jogo equivalente a Zelda em seus consoles?
Essa é muito fácil. Porque elas não precisam.
Não estou dizendo que os jogos delas são melhores mas sim que elas não precisam de um "clone" ou "derivado" de Zelda.
Do mesmo jeito que a Nintendo não precisa de um jogo estilo Halo ou um TLOU.
Elas fazem jogos de estilos diferentes.
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.256
Reações
46.796
Pontos
1.934
Zelda é popular sim.. só nao tem mta gente com console da nintendo por ser caro, não? Mas todo mundo q tem um console da nintendo, tem algum zelda

aliás o q não entendo é como o gênero em si não é tão popular entre os produtores. De fazer uma aventura bacana com dungeons na pegada do zelda

só conheço Okami de algo q segue na mesma linha e de escopo grande. Até brinco dizendo que é o zelda de quem nao tem nintendo
 


Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Brasileiro em sua maioria tem somente um console (Isso explica o consolismo).
Os consoles começaram a ficar famosos por aqui na época do PS1/PS2.

Logo a maioria dos brasileiros mesmo sabendo que Zelda é uma franquia famosa a maioria ouso dizer que nunca jogou um jogo da franquia.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.947
Reações
14.489
Pontos
1.389
Os consoles começaram a ficar famosos por aqui na época do PS1/PS2.

Hã? Para o SONYSTA, talvez. Mas videogames são populares no Brasil desde os tempos do Atari (passando pelos clones do NES, Master System, Mega Drive, SNES, etc.).

Quanto ao Zelda não ser popular no Brasil, acho que a resposta é bem simples: qual jogo da série teve localização oficial em português? É uma série que precisa saber o que tá rolando para seguir adiante e muitas dessas informações são por textos.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Zelda é até conhecido, mas não é ultra popular porque Nintendo nunca teve o mesmo sucesso de Sony e Microsoft aqui. O máximo que tiveram foi com o NES e o SNES e mesmo assim no primeiro acho que pouca gente jogava, enquanto no segundo que teve ter sido o deslanche da franquia pra cá, já que saiu de forma oficial, mas ai depois veio o 64 que ficou num distante segundo lugar, sem pirataria barata, e o resto é história...

Alias, brasileiro e jogos desse tipo action adventure e RPG sempre ficaram no meio termo na popularidade.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.900
Reações
95.060
Pontos
2.179
Eu acho que é sim, na medida do possível. Digo na medida do possível porque a gente sabe a Nintendo no Brasil é nicho. Tenho colegas ex-gamers que de vez em quando vem me perguntar como anda a série ou que que até me pedem o switch porque ouviram falar de bafo selvagem.

Eu tenho mais a impressão do OP sobre Final Fantasy. Sou a unica pessoa que conheço que terminou um jogo. Alguns até começaram a jogar o 7 ou o 8 na época, mas ninguem terminou. Só agora com remake que ouvi alguem comentar sobre a série novamente.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.947
Reações
14.489
Pontos
1.389
O NES original só uns RICOHS jogavam, mas Phantom System, Top Game, Dynavision, Bit System, etc. e seus jogos piratas eram bastante comuns por aqui nos anos 80/90.

Sou muito fã de Zelda, mas pra mim a franquia só "decolou" na clássica versão do Super Nintendo. Os Zeldas do NES nunca me desceram.

O Zelda: Link's Awakening precisava do Game Boy (e quantas pessoas no Brasil tiveram um GB?) e o badalado Ocarina of Time saiu quando todo mundo estava comprando jogos do PSX na promoção "3 por 10 reáu."
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.900
Reações
95.060
Pontos
2.179
O NES original só uns RICOHS jogavam, mas Phantom System, Top Game, Dynavision, Bit System, etc. e seus jogos piratas eram bastante comuns por aqui nos anos 80/90.

Sou muito fã de Zelda, mas pra mim a franquia só "decolou" na clássica versão do Super Nintendo. Os Zeldas do NES nunca me desceram.

O Zelda: Link's Awakening precisava do Game Boy (e quantas pessoas no Brasil tiveram um GB?) e o badalado Ocarina of Time saiu quando todo mundo estava comprando jogos do PSX na promoção "3 por 10 reáu."

É, acho que foi nós que crescemos e ganhamos renda, porque Nintendo ainda é coisa de rico no Brasil. A fatura do cartão desse mês está como prova :kcry
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.120
Reações
14.777
Pontos
503
Alguns palpites:

Depois do SNES, PS fez muito mais sucesso aqui do que os consoles da Nintendo. Eu mesmo só vi N64 e GameCube em locadoras e lojas. Molecada que eu conhecia e parentes tiveram tudo PS1 e PS2. Isso fez Ocarina of Time, Majora's Mask e etc. passarem despercebidos por muita gente.

No caso dos primeiros Zeldas, acho que não era comum eles estarem presentes naqueles cartuchos de famiclones. Eu pelo menos nunca vi Zelda 1 ou 2 num desses cartuchos de vários jogos, e muita gente só conheceu os jogos de NES que tinham neles.

Outro ponto é que são jogos onde se precisa ler bastante, e com tudo sendo em inglês era foda, tanto que muita gente zerava os Zeldas só com detonados.

Devem ter outros fatores também, mas esses são os que me vem em mente agora.

Mas ainda assim, Zelda é bem conhecido por aqui. Só não tem a mesma popularidade que na gringa.
 
Ultima Edição:

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.321
Reações
29.951
Pontos
1.049
Não sei na região onde vocês vivem, mas nas finadas Betão Games, Geni Games e Gordo Games sempre os cartuchos do ALTTP sempre estavam alugados.

Lembro que quando meu camarada Pavão conseguiu um, o cartucho rodou bastante entre eu, meus primos, o Pavão e seu primo Cléber.

OoT foi uma sensação por aqui também.

Daí pra frente, com o fracasso retumbante da Nintendo e a morte na disputada com as grandes nos consoles principais, ninguém mais por aqui jogou os novos Zeldas. Uma pena o fim da Big N.

Eu, como Nintendista fanático, tive um Cube e zerei várias vezes WW e TP. Mas depois quando ela abandonou a disputa, como um true Nintendista, me recusei a continuar comprando seus consoles de mesa.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.777
Reações
23.006
Pontos
803
nao sei do que vc está falando.
aqui msm no trampo vejo 1 kra com a camisa da triforce.
ocarina foi febre mundial.
achoq unico console nintendo q não teve zelda , foi o virtual boy
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.947
Reações
14.489
Pontos
1.389
na época do ps1 eu queria muito jogar zelda.

O PSX tinha alguns "Zelda Likes", pelo que lembro. O mais famoso deles é Alundra.

Perguntaram mais acima porque só a Sony e a MS não investe nos seus próprios "Zeldas". Bom, o jogo tem que ser bem feito, não apenas na parte técnica mas principalmente nos conceitos, level design, etc. E isso demanda muito tempo e dinheiro que provavelmente a Sony e a MS não estão muito afim de investir.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Essa é muito fácil. Porque elas não precisam.
Não estou dizendo que os jogos delas são melhores mas sim que elas não precisam de um "clone" ou "derivado" de Zelda.
Do mesmo jeito que a Nintendo não precisa de um jogo estilo Halo ou um TLOU.
Elas fazem jogos de estilos diferentes.

E por que você acha que não precisam?

Em verdade um jogo de exploração de dungeons através de itens e habilidades excepcionais para resolver puzzles intricados não costuma ser tão popular. Nenhum clone de Zelda chegou perto de ter feito o sucesso que a franquia da Nintendo tem. E quando a Nintendo mudou o formato de jogo, como fez em BOTW, conseguiu vendas maiores.

É o tipo de franquia que parece mais popular do que de fato é. Só tem em um console, geralmente não tem concorrentes, então todo mundo que gosta desse tipo de joga compra exatamente o mesmo jogo. Enquanto pessoas que gostam de um fps, por exemplo, vai ter gente que compra Doom e não compra Call of Duty e vice-versa. Se você soma as vendas totais de todos os fps no mercado e compara com as vendas totais de jogos do gênero Zelda, vê que há um abismo entre os dois gêneros. E é a mesma coisa com Mario. No caso de Mario os fãs de jogos de plataforma estão tão concentrados em games da Nintendo que a diferença do número de vendas do Mario Maker 1 e 2 nem é assim tão significante em proporção com a diferença de vendas do Wii U com o Switch. Isso é o mesmo que dizer que mesmo que fosse multiplataforma não iria vender bem mais do que vendeu.

Não que Zelda e Mario não sejam populares. Mas não mega populares quanto GTA e FIFA, que são os jogos de fato populares no mundo e especialmente aqui no Brasil. O que responde a pergunta do tópico.

E essa aqui:
Zelda é popular sim.. só nao tem mta gente com console da nintendo por ser caro, não? Mas todo mundo q tem um console da nintendo, tem algum zelda

aliás o q não entendo é como o gênero em si não é tão popular entre os produtores. De fazer uma aventura bacana com dungeons na pegada do zelda

só conheço Okami de algo q segue na mesma linha e de escopo grande. Até brinco dizendo que é o zelda de quem nao tem nintendo
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Zelda é uma das maiores franquias de todos os tempos, e é quase impossível um gamer nunca ter ouvido falar sobre ela.

Aqui no Brasil não é diferente, sendo bastante conhecida.

Contudo, em questão de popularidade, a série está longe de ser tão popular quanto é lá fora.

Por mais aclamada que seja, ela nunca teve muito apelo em relação ao grande público.

Para vocês, quais motivos levaram a isso?

E outra pergunta: se ela não fosse exclusiva da Nintendo, e tivesse sido lançada para outros consoles como PlayStation e XBOX, ela teria mais apelo?
De onde saiu essa informação? vc tá chutando? ou tem dados?
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Talvez porque precisava saber inglês? Eu confesso que nunca curti, só gostei mesmo do BoTW, já tinha tentado uns 3 ou 4 Zeldas diferentes antes e nenhum tinha me prendido por mais que alguns minutos.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.947
Reações
14.489
Pontos
1.389
Não vamos misturar "fama" com "popularidade".

Uma coisa é muita gente conhecer a série, andar com camisa com a Triforce e tal. Outra é a quantidade de gente que efetivamente jogou ou joga os games da franquia.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
O PSX tinha alguns "Zelda Likes", pelo que lembro. O mais famoso deles é Alundra.

Perguntaram mais acima porque só a Sony e a MS não investe nos seus próprios "Zeldas". Bom, o jogo tem que ser bem feito, não apenas na parte técnica mas principalmente nos conceitos, level design, etc. E isso demanda muito tempo e dinheiro que provavelmente a Sony e a MS não estão muito afim de investir.

Mas tá muito afim de investir em uma porrada de outros gêneros.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.242
Reações
10.762
Pontos
753
Tem muitos jogos com claras inspirações em Zelda, mas sem ficar com um elfo de protagonista necessariamente. Darksiders, Venetica, Megaman Legends, Alundra, Legacy of Kain, indo para indies como Anodyne ou Oceanhorn. Todos em certo nível tem inpiração em elementos de Zelda e estão em diversas plataformas.
Da onde que Zelda não é popular aqui? :kkk
 

Doritos com coca cola

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.981
Reações
3.296
Pontos
703
O PSX tinha alguns "Zelda Likes", pelo que lembro. O mais famoso deles é Alundra.

Perguntaram mais acima porque só a Sony e a MS não investe nos seus próprios "Zeldas". Bom, o jogo tem que ser bem feito, não apenas na parte técnica mas principalmente nos conceitos, level design, etc. E isso demanda muito tempo e dinheiro que provavelmente a Sony e a MS não estão muito afim de investir.
Eu joguei alundra 2 na época e n curti muito.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Talvez porque precisava saber inglês? Eu confesso que nunca curti, só gostei mesmo do BoTW, já tinha tentado uns 3 ou 4 Zeldas diferentes antes e nenhum tinha me prendido por mais que alguns minutos.

Não precisa saber inglês pra gostar de um Zelda. Embora muita gente ficava trancado em dungeons e acabava desistindo de jogar em um momento ou outro. O que é uma outra razão para este tipo de gênero de jogo não ser extremamente popular.
 

JerryLewis

Supra-sumo
Mensagens
1.277
Reações
1.354
Pontos
179
Porque tanto a Sony quanto a Microsoft tem muito mais carinho, zelo pelo Brasil, do que a Nintendo jamais teve ou terá.
As duas grandes sempre procuram trazer o máximo de seus jogos com tradução em PT. Muitas desta vezes até dublados. Quando que a Nintendo vai ter esta preocupação? Acho que nunca.
Nem todo mundo sabe inglês e tem paciência para isso. Antigamente, quando não tinha opção, era o que tinha. Mas hoje eu me recuso a pegar um jogo que não seja sequer legendado. E isso faz muita diferença.

Zelda eu conheço do SNES, e adorava. E como foi dito, nem precisa saber inglês para gostar de Zelda. Mas que ajuda, ajuda.

Outro fator: acho que brasileiro não curte muito RPG.
 
Ultima Edição:

Quilava

Supra-sumo
Mensagens
755
Reações
1.692
Pontos
173
De onde saiu essa informação? vc tá chutando? ou tem dados?

Qual exatamente? Mas no geral foi por observação mesmo, não cheguei a pegar nenhum dado concreto.

Não vamos misturar "fama" com "popularidade".

Uma coisa é muita gente conhecer a série, andar com camisa com a Triforce e tal. Outra é a quantidade de gente que efetivamente jogou ou joga os games da franquia.

Exato. Conhecer várias pessoas conhecem, mas popular tá longe de ser. Em relação ao grande público é uma franquia quase sem apelo nenhum. Fico triste de ver meu Zeldinha nessa situação.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Aqui onde eu moro, Zelda é bastante popular, pelo incrível que pareça. Acho que aqui o pessoal só não jogou o Wind Waker pois foram todos de PS2 e o Breath of the Wild pq ninguém era louco de comprar um Wii U e Switch é extremamente inviável, que só um kra tem um no bairro e tenho sorte dele ser meu amigo e mesmo assim ele não tem o Zelda pois jogos de Switch custa um cu.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.911
Reações
28.720
Pontos
803
Eu acho que é pela temática de fantasia estilo "rpg".

Respondendo a segunda pergunta, eu acho que Zelda seria ainda mais nichado aqui no Brasil se não fosse pela exclusividade da Nintendo.
 
Topo Fundo