Não, ela só foi mais ousada que a Microsoft em seu pedido a AMD, a GPU do PS4 nada mais é do que o “Pitcairn” (Radeon 7870) com 2 CU’s desativados, a arquitetura GCN já estava no mercado, o Jaguar já estava no mercado (nem o Bulldozer grande e consumista tinha como usar em uma APU), memórias GDDR5 já estavam no mercado de VGA desde 2006, o conceito de unificação de memória o X360 já usava desde 2005, o conceito de APU a AMD já utilizava nos PC’s (e mais uma vez o X360 foi pioneiro nesse quesito quando se fala de consoles em seu modelo S lançado em 2011), ou seja, não tem gerência da Sony no desenvolvimento dessas tecnologias e conceitos, projeto mais feijão com arroz do que esse impossível (Sony deve agradecer aos seus até hoje pela Microsoft ter escolhido usar no One uma GPU de m**** usando memórias que o mercado de PC’s já estavam aposentando). Aliás, até o grande Kutaragi pisou no tomate com o PS3, que tinha uma GPU (o G70) que já estava no mercado de PC’s 1 ano antes do lançamento do console, e que lógico, já defasada na altura pois a NVIDIA já tinha lançado o G80 (e o PS3 só teve uma GPU porque ele foi convencido que colocar apenas 2xCell no console iria cagar ainda mais a vida dos programadores mais do que já estavam cagada com um devkit confuso e que nem em inglês estava).
Partindo dessa lógica então a Microsoft também teve muito know-how do Xenos do X360, a primeira GPU programável com shaders unificados da indústria que só foi aparecer nos PC’s 1 ano depois (com o G80 e o R600 da própria ATi, cuja base é o Xenos) e que se seguiu como modelo nas gerações posteriores? Veja que ironia, o X360 deu sua contribuição majoritária para o modelo que os consoles atuais utilizam, danada essa Microsoft, não?
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