O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Agora vai?] Alibaba e Amazon estudam compra dos Correios

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Porque não as duas? Tinha que pulverizar essa estatal tão pequeninho que a concorrência no setor explodiria.
Foi o modelo que a Thatcher seguiu nas privatizações das estatais inglesas.

Infelizmente
o que postaram aí sobre transformar em sociedade mista é verdade. É melhor não se animar demais por enquanto.
Afinal como diria o Vin Diesel: This is Brazil!
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Galera, monopólio é só para correspondência e telegramas. Encomenda qualquer um pode entrar no mercado. Até motoboy e ônibus de rodoviária fazem este serviço.
Não é um monopólio totalmente jurídico, mas é um monopólio prático.

No Brasil, o governo proíbe que os Correios sofram a concorrência de importantes categorias: cartas (cujo conceito que engloba cartas pessoais, contas de água, luz e telefone, boletos de cartões de crédito e qualquer outro documento que seja de interesse pessoal do destinatário), cartões-postais e malotes só podem ser transportados pela estatal.
Além disso os Correios tem isenção legal de ICMS e ISS (o mais draconiano dos impostos brasileiros, cujas alíquotas variam de 12% a 17%). Ou seja, possui privilégio sobre as outras empresas e bancadas por nós, os pagadores de impostos.

Então mesmo que não haja monopólio de tudo por lei, como uma empresa privada vai competir com os Correios sem cobrar caro por isso? Tendo isenção de impostos e todos os prejuízos cobertos pelo tesouro, quem é que vai competir? Não é um monopólio totalmente jurídico (apesar de vermos o Correios usando a sua isenção para processar e criar um monopólio), mas é um monopólio prático. Ninguém pode contra os Correios. É mesma coisa com a Petrobrás. A mera existência de uma estatal como os Correios distorce todo o arranjo do mercado existente.
https://epoca.globo.com/brasil/noti...de-acoes-judiciais-para-manter-monopolio.html

Carteiros não pagam passagem também, as prefeituras/pagadores de impostos que pagam. Nem paga custas processuais, e também não é responsável por calotes das terceirizadas que contrata. Tem autorização para operar serviços bancários e de telefonia celular. E recebeu durante décadas terrenos e prédios públicos e muito mais.
 
Ultima Edição:

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.377
Pontos
503
Quebrando esse monopólio postal já será um avanço, em face do que vem sendo a gestão do erário no Brasil desde o começo do milênio, onde até estatais extintas como a Sudene e Sudam foram recriadas para servir de cabide.

O Correios, pelo jeito, deve migrar de empresa pública para a modalidade ''sociedade anônima por cotas'', com ações na Bovespa, tal qual Banco do Brasil, por exemplo.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.885
Reações
19.660
Pontos
1.689
O grande problema é que o governo pode criar uma norma para que as encomendas internacionais sejam taxadas direto na fonte. Jogaria a responsabilidade, que hoje é do próprio governo (e por isso não faz) para às empresas.
 

Hellyaz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.125
Reações
599
Pontos
839
Não é um monopólio totalmente jurídico, mas é um monopólio prático.

No Brasil, o governo proíbe que os Correios sofram a concorrência de importantes categorias: cartas (cujo conceito que engloba cartas pessoais, contas de água, luz e telefone, boletos de cartões de crédito e qualquer outro documento que seja de interesse pessoal do destinatário), cartões-postais e malotes só podem ser transportados pela estatal.
Além disso os Correios tem isenção legal de ICMS e ISS (o mais draconiano dos impostos brasileiros, cujas alíquotas variam de 12% a 17%). Ou seja, possui privilégio sobre as outras empresas e bancadas por nós, os pagadores de impostos.

Então mesmo que não haja monopólio de tudo por lei, como uma empresa privada vai competir com os Correios sem cobrar caro por isso? Tendo isenção de impostos e todos os prejuízos cobertos pelo tesouro, quem é que vai competir? Não é um monopólio totalmente jurídico (apesar de vermos o Correios usando a sua isenção para processar e criar um monopólio), mas é um monopólio prático. Ninguém pode contra os Correios. É mesma coisa com a Petrobrás. A mera existência de uma estatal como os Correios distorce todo o arranjo do mercado existente.
https://epoca.globo.com/brasil/noti...de-acoes-judiciais-para-manter-monopolio.html

Carteiros não pagam passagem também, as prefeituras/pagadores de impostos que pagam. Nem paga custas processuais, e também não é responsável por calotes das terceirizadas que contrata. Tem autorização para operar serviços bancários e de telefonia celular. E recebeu durante décadas terrenos e prédios públicos e muito mais.
Cara, isso dá um debate danado. Garanto que se pudessem trocar essas isenções de impostos pela desativação de agências que dão prejuízo, trocariam fácil. Para vc ter uma ideia, tem agências que não vendem um selo por dia mas, por força de acordos com a UPU, devem ficar em funcionamento. Com relação ao monopólio de correspondência, a Cemig conseguiu superar alterando o tipo de cobrança. Enfim, como disse, dá muita discussão entrar nesses méritos. Se privatizar e conseguir manter o atendimento em todos os distritos como é feito hoje, com preços competitivos e com a mesma capilaridade de agências, ótimo! Mas acho que não será assim pois o Fedex terceiriza as entregas com os Correios quando não compensa levar a encomenda.Bom para quem mora nas capitais e sul/sudeste. Ruim para os demais.
 


Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.243
Reações
50.116
Pontos
1.539
Acho que muita gente não está pensando direito, tem gente achando que não vai pagar imposto, acontece o seguinte, hj quem taxa os produtos que vem via correios é a propria receita federal, quando é uma empresa privada, DHL e EMS por exemplo, quem faz a taxação é a empresa e repassa ao governo, por que sempre é tributado? Porque se a empresa não tributa e a receita pega é descaminho ou contrabando, então se a empresa sempre vai tributar e é o que vai acontecer com isso, a empresa não vai se arriscar por causa dos consumidores, eles sempre vão taxar, sobre a taxa de despacho postal é a mesma coisa, a DHL e a EMS cobram muito mais de despacho postal, cobram na faixa de 100 pila, o pessoal ai achando que os caras vão fazer caridade, vivam na ilusão que eles vão fazer que nem os correios fazem hj que vc paga R$15,00 em um epacket, sem despacho postal do negocio vir da china até a tua casa.

O mais engraçado, nos países de origem dessas empresas(China e EUA) os correios são publicos e a população não abre mão disso, mesmo o USPS dando prejuizo, o que não acontece nos correios do Brasil, o Donald Trump não pensa em privatizar, a China então nem se fala, é só no Brasil mesmo.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
O grande problema é que o governo pode criar uma norma para que as encomendas internacionais sejam taxadas direto na fonte. Jogaria a responsabilidade, que hoje é do próprio governo (e por isso não faz) para às empresas.
Se a empresa for privada, ela vai ser taxada pela própria empresa.
Se a empresa evadir impostos ela é punida, logo vai ser igual a DHL funciona hoje, ela cobra de você e repassa para o governo.
Tchau encomendas sem impostos.

Biroliro não está interessado em melhorar o serviço, só quer lucrar mais sem fazer porra nenhuma por isso.
Tercerizar o negocio é a maneira mais efetiva de tirar a bomba do colo dele.
 
Ultima Edição:

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.243
Reações
50.116
Pontos
1.539
Não é um monopólio totalmente jurídico, mas é um monopólio prático.

No Brasil, o governo proíbe que os Correios sofram a concorrência de importantes categorias: cartas (cujo conceito que engloba cartas pessoais, contas de água, luz e telefone, boletos de cartões de crédito e qualquer outro documento que seja de interesse pessoal do destinatário), cartões-postais e malotes só podem ser transportados pela estatal.
Além disso os Correios tem isenção legal de ICMS e ISS (o mais draconiano dos impostos brasileiros, cujas alíquotas variam de 12% a 17%). Ou seja, possui privilégio sobre as outras empresas e bancadas por nós, os pagadores de impostos.

Então mesmo que não haja monopólio de tudo por lei, como uma empresa privada vai competir com os Correios sem cobrar caro por isso? Tendo isenção de impostos e todos os prejuízos cobertos pelo tesouro, quem é que vai competir? Não é um monopólio totalmente jurídico (apesar de vermos o Correios usando a sua isenção para processar e criar um monopólio), mas é um monopólio prático. Ninguém pode contra os Correios. É mesma coisa com a Petrobrás. A mera existência de uma estatal como os Correios distorce todo o arranjo do mercado existente.
https://epoca.globo.com/brasil/noti...de-acoes-judiciais-para-manter-monopolio.html

Carteiros não pagam passagem também, as prefeituras/pagadores de impostos que pagam. Nem paga custas processuais, e também não é responsável por calotes das terceirizadas que contrata. Tem autorização para operar serviços bancários e de telefonia celular. E recebeu durante décadas terrenos e prédios públicos e muito mais.

amigo tem um grande problema nessa sua fala, pelo menos no meu estado funciona assim, a empresa de agua e luz fazem leitura na hora e colocam o demonstrativo com a cobrança na tua caixa de correios, eu não entendo como alguma empresa faz diferente em algum estado, o cara tem que fazer a leitura pra fazer a cobrança, isso não se enquadra como correspondencia, não sei qual é o estado que isso acontece, na questão de fatura de cartão, hj eu recebo todas as faturas de cartão via email, ainda mais com bancos como nubank que não existe possibilidade de receber impresso.

E tbm ja disse isso, mas nao entendo sua revolta com a isenção de impostos, quem deixa de pagar esses impostos é vc, sou eu, somos todos, pois é um custo a menos na composição dos caras, vc ta literalmente querendo pagar imposto, vc mesmo diz que as empresas não conseguem concorrer com o preço dos correios, então vc literalmente quer pagar mais só pra empresa não ser publica.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
amigo tem um grande problema nessa sua fala, pelo menos no meu estado funciona assim, a empresa de agua e luz fazem leitura na hora e colocam o demonstrativo com a cobrança na tua caixa de correios, eu não entendo como alguma empresa faz diferente em algum estado, o cara tem que fazer a leitura pra fazer a cobrança, isso não se enquadra como correspondencia, não sei qual é o estado que isso acontece, na questão de fatura de cartão, hj eu recebo todas as faturas de cartão via email, ainda mais com bancos como nubank que não existe possibilidade de receber impresso.
Cherry Picking é uma falácia da qual se escolhe apenas alguns pontos para responder.
Por aqui a leitura da água é feita num dia, e a conta enviada em outro.
E claro que os bancos enviam fatura por e-mail, eles são proibidos de enviar de forma postal por outras vias que não Correios. Mas quem quer receber de forma postal é obrigado a receber pelos Correios.
Aliás, não são vocês que usam o argumento do pobre que não terá acesso a Internet? Pois bem, o Correios tem o monopólio de envio das faturas.
Tem também de: contas de água, luz e telefone, boletos de cartões de crédito e qualquer outro documento que seja de interesse pessoal do destinatário), cartões-postais e malotes.
Responda ponto a ponto agora ao invés de escolher apenas o que lhe convém.
E tbm ja disse isso, mas nao entendo sua revolta com a isenção de impostos, quem deixa de pagar esses impostos é vc, sou eu, somos todos, pois é um custo a menos na composição dos caras, vc ta literalmente querendo pagar imposto, vc mesmo diz que as empresas não conseguem concorrer com o preço dos correios, então vc literalmente quer pagar mais só pra empresa não ser publica.
Ué, como assim eu deveria pagar impostos para os Correios? Por acaso a empresa não tem ganhos? Se eu for até os Correios eu posso fazer qualquer postagem de graça então, certo?
Lógica sensacional.
Ou seja, se a empresa tem ganhos, quem sai ganhando com isso são os funcionários e burocratas e políticos que a dirigem. Porém se dá prejuízo, aí bota na lomba do povo.

Você acaba de dar mais um motivo do porque essa estatal paleolítica tem que acabar.
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Cara, isso dá um debate danado. Garanto que se pudessem trocar essas isenções de impostos pela desativação de agências que dão prejuízo, trocariam fácil. Para vc ter uma ideia, tem agências que não vendem um selo por dia mas, por força de acordos com a UPU, devem ficar em funcionamento. Com relação ao monopólio de correspondência, a Cemig conseguiu superar alterando o tipo de cobrança. Enfim, como disse, dá muita discussão entrar nesses méritos.
Só queria demonstrar que o seu texto era indevido e falacioso. E o fiz.
Os Correios tem sim o monopólio em diversos setores, bem como vantagens fiscais (isenção de impostos) e jurídicas (podem processar sem custos).

Então não tem concorrência. O que existe é um monopólio estatal, e a permissão de algumas empresas atuarem em condições extremamente desfavoráveis (e ainda assim fazem um trabalho mais eficiente).
Se privatizar e conseguir manter o atendimento em todos os distritos como é feito hoje, com preços competitivos e com a mesma capilaridade de agências, ótimo! Mas acho que não será assim pois o Fedex terceiriza as entregas com os Correios quando não compensa levar a encomenda.Bom para quem mora nas capitais e sul/sudeste. Ruim para os demais.
Como eu disse, nenhuma empresa pode competir de igual para os Correios hoje. Todas tem de pagar impostos, não recebem prédios públicos, tem custos com entregadores (já que carteiros não pagam passagem, nós custeamos por eles).
Então não tem como você comparar a situação como é agora com uma situação real onde há concorrência.

É claro que privatizando vai melhorar, foi assim no mundo todo onde isso aconteceu. Foi assim com a telefonia.
Parece quando da privatização da telefonia. Hoje tem celular até nas cavernas pré-históricas, coisa que jamais o estado faria ou teria a eficiência e capacidade para fazer.
O estado brasileiro não conseguiu até hoje, em pleno século XXI asfaltar grande parte dos acessos das pequenas cidades e levar rede de esgoto.

Aliás uma pergunta. Qual sua idade? Você lembra como era na época em que a telefonia era estatal? Lembra da Telebras? Tem saudades dela?
 

Xpand

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.051
Reações
14.423
Pontos
1.024
tem que acabar monopólio... inacreditavel 2019 e ainda tudo na mao de uma estatal pqp
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.243
Reações
50.116
Pontos
1.539
Cherry Picking é uma falácia da qual se escolhe apenas alguns pontos para responder.
Por aqui a leitura da água é feita num dia, e a conta enviada em outro.
E claro que os bancos enviam fatura por e-mail, eles são proibidos de enviar de forma postal por outras vias que não Correios. Mas quem quer receber de forma postal é obrigado a receber pelos Correios.
Aliás, não são vocês que usam o argumento do pobre que não terá acesso a Internet? Pois bem, o Correios tem o monopólio de envio das faturas.
Tem também de: contas de água, luz e telefone, boletos de cartões de crédito e qualquer outro documento que seja de interesse pessoal do destinatário), cartões-postais e malotes.
Responda ponto a ponto agora ao invés de escolher apenas o que lhe convém.

Ué, como assim eu deveria pagar impostos para os Correios? Por acaso a empresa não tem ganhos? Se eu for até os Correios eu posso fazer qualquer postagem de graça então, certo?
Lógica sensacional.
Ou seja, se a empresa tem ganhos, quem sai ganhando com isso são os funcionários e burocratas e políticos que a dirigem. Porém se dá prejuízo, aí bota na lomba do povo.

Você acaba de dar mais um motivo do porque essa estatal paleolítica tem que acabar.

Então é ai, aqui o funcionario da copel(energia) e da Sanepar(agua) vem, faz a leitura e é impresso na hora o demonstrativo e o boleto e ele coloca na tua caixa de correios, inclusive não é um papel A4, é um papelzinho da impressora que ele carrega.

Eu não sei o que quis dizer com cherry picking, mas eu apenas comentei sobre esse fato que tenho conhecimento, se é isso que vc quis dizer.

Ah e eu moro em predio, quem entrega os boletos de condominio é a propria administradora do condominio, não é via correios.

Acho que voce não entendeu, se os correios são isentos de impostos, como vc disse, então a isenção é repassada pra vc, já que se não fossem isentos isso iria compor o custo do serviço deles e o valor ia aumentar, entendeu? Não sei do que voce tava falando mais de postar de graça.

A empresa tem lucro porque se não tiver aparece uns caras tipo voce querendo privatizar, la nos EUA a USPS não tem lucro e os caras tão de boa pagando menos, ja aqui fica-se com essa logica, dizendo que são os funcionarios que ganham, o salario base de um carteiro é menos de 2 mil reais, os correios são a empresa federal com o menor salario, mas se faz isso, demoniza-se o funcionario, e eu digo isso pq dias atras eu fui nos correios e geralmente vou na mesma agencia, dai falei com a moça que atendia e perguntei da privatização, e ela falou isso, o salario dos correios é baixo, só vc procurar um edital de concurso, trabalha-se muito e é td hora isso ai jogando no lombo do coitado que trabalha la, mesmo dando lucro hj continua o mesmo papo, então não importa, se der lucro tem que privatizar, se der prejuizo tem que privatizar.
 

Hellyaz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.125
Reações
599
Pontos
839
Só queria demonstrar que o seu texto era indevido e falacioso. E o fiz.
Os Correios tem sim o monopólio em diversos setores, bem como vantagens fiscais (isenção de impostos) e jurídicas (podem processar sem custos).

Então não tem concorrência. O que existe é um monopólio estatal, e a permissão de algumas empresas atuarem em condições extremamente desfavoráveis (e ainda assim fazem um trabalho mais eficiente).

Como eu disse, nenhuma empresa pode competir de igual para os Correios hoje. Todas tem de pagar impostos, não recebem prédios públicos, tem custos com entregadores (já que carteiros não pagam passagem, nós custeamos por eles).
Então não tem como você comparar a situação como é agora com uma situação real onde há concorrência.

É claro que privatizando vai melhorar, foi assim no mundo todo onde isso aconteceu. Foi assim com a telefonia.
Parece quando da privatização da telefonia. Hoje tem celular até nas cavernas pré-históricas, coisa que jamais o estado faria ou teria a eficiência e capacidade para fazer.
O estado brasileiro não conseguiu até hoje, em pleno século XXI asfaltar grande parte dos acessos das pequenas cidades e levar rede de esgoto.

Aliás uma pergunta. Qual sua idade? Você lembra como era na época em que a telefonia era estatal? Lembra da Telebras? Tem saudades dela?

Cara, é muita desinformação. Carteiros não pagam passagem? Na boa, se soubesse como realmente funcionam os acordos com empresas de ônibus e diárias com hotéis e pousadas não falaria assim. Prédios cedidos?!?! A grande maioria das agências são alugadas. E sim, lembro como era a telefonia. Mas eu seria muito inocente para achar que ainda hoje seria assim e toda a evolução foi por causa da privatização. Concorrência é bom e já existe no meio. O problema é que os outros costumam ser mais caros. Como eu disse, vc pode optar por qualquer um. Mas não estranhe se o destinatário receber pelos correios.

Talvez seja melhor privatizar para uma empresa estrangeira mesmo. Vai gerar muita riqueza e evolução...

OBS: Temos exemplos da Argentina e Portugal que as coisas não são esse salto que é alardeado pelos quatro cantos.

 
Ultima Edição:

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Mano se loko, negrito é o novo CAPS.
pqp

Tem nego que acha que ganha as discussões no grito.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.243
Reações
50.116
Pontos
1.539
Só queria demonstrar que o seu texto era indevido e falacioso. E o fiz.
Os Correios tem sim o monopólio em diversos setores, bem como vantagens fiscais (isenção de impostos) e jurídicas (podem processar sem custos).

Então não tem concorrência. O que existe é um monopólio estatal, e a permissão de algumas empresas atuarem em condições extremamente desfavoráveis (e ainda assim fazem um trabalho mais eficiente).

Como eu disse, nenhuma empresa pode competir de igual para os Correios hoje. Todas tem de pagar impostos, não recebem prédios públicos, tem custos com entregadores (já que carteiros não pagam passagem, nós custeamos por eles).
Então não tem como você comparar a situação como é agora com uma situação real onde há concorrência.

É claro que privatizando vai melhorar, foi assim no mundo todo onde isso aconteceu. Foi assim com a telefonia.
Parece quando da privatização da telefonia. Hoje tem celular até nas cavernas pré-históricas, coisa que jamais o estado faria ou teria a eficiência e capacidade para fazer.
O estado brasileiro não conseguiu até hoje, em pleno século XXI asfaltar grande parte dos acessos das pequenas cidades e levar rede de esgoto.

Aliás uma pergunta. Qual sua idade? Você lembra como era na época em que a telefonia era estatal? Lembra da Telebras? Tem saudades dela?

ai é falacia tua ne amigao, compara serviços dos anos 80 com hj, mas pra sua infelicidade existem empresas publicas de telefonia movel e de internet, segue o reclame aqui:

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/copel-telecom/

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/sercomtel-pr-telecomunicacoes/

segue das privadas:

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/tim-celular/

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/oi-movel-fixo-tv/?q=oi

vivemos realmente um paraiso na telefonia, onde existem 37 mil reclamações da TIM, sendo que nenhuma foi respondida

fora claro outro tremendo case de sucesso das privatizações, os pedagios do parana:


como ja diz o titulo da reportagem, corrupção, demagogia e preços altos

mas segundo vc, td vindo da iniciativa privada é perfeito
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Cara, é muita desinformação.
Sim, é muita desinformação sua.
Carteiros não pagam passagem? Na boa, se soubesse como realmente funcionam os acordos com empresas de ônibus e diárias com hotéis e pousadas não falaria assim.
Ah não?
https://jus.com.br/artigos/25996/do...junto-as-concessionarias-de-transporte-urbano
https://chicosantanna.wordpress.com...o-passe-livre-no-transporte-publico-coletivo/
Prédios cedidos?!?! A grande maioria das agências são alugadas.
"Grande maioria". Ou seja, até você admite que existem prédios concedidos as custas dos pagadores de impostos. E tirou essa informação de grande maioria onde? Citar fontes ao invés de tirar informações de qualquer lugar.
https://www.infomoney.com.br/imovei...ra-receber-r-380-milhoes-com-venda-de-imoveis
sim, lembro como era a telefonia. Mas eu seria muito inocente para achar que ainda hoje seria assim e toda a evolução foi por causa da privatização.
Sim, foi. Quando da privatização da telefonia, o Brasil estava atrasado em relação ao mundo, e não só em relação a tecnologia. Telefone já havia sido inventado há mais de 100 anos, e em qualquer país minimamente decente, e com uma estrutura privada de telecomunicações, era possível conseguir uma linha a preços módicos.

Já por aqui, era necessário entrar numa fila de espera (muitas vezes por anos), e pagar o preço de um carro popular para tal. A coisa era tão absurda, que as poucas pessoas que tinham acesso as linhas telefônicas, as deixavam como herança.
Concorrência é bom e já existe no meio. O problema é que os outros costumam ser mais caros. Como eu disse, vc pode optar por qualquer um. Mas não estranhe se o destinatário receber pelos correios.
Não. A concorrência não existe. Não adianta socar a realidade é querer ignorar fatos.
Os Correios tem sim o monopólio em diversos setores, bem como vantagens fiscais (isenção de impostos) e jurídicas (podem processar sem custos).
Então não tem concorrência. O que existe é um monopólio estatal, e a permissão de algumas empresas atuarem em condições extremamente desfavoráveis (e ainda assim fazem um trabalho mais eficiente).

Entenda uma coisa: estatal, quando dá prejuízo como os Correios, é péssimo: vai arrancar dinheiro de impostos ou dívida pública para cobrir o rombo. E quando dá lucro como a Petrobras, é horrível: vai extrair seu lucro dos pobres coitados que precisam pagar preços majorados para cobrir seus custos altos, dado a ineficiência do setor público.

O problema da estatal é ser estatal. É ser monopólio, gozar de reserva de mercado ou vantagens que nenhuma outra empresa teria. É ser cabide de emprego e uma espécie de previdência em vida para seus funcionários. É ser sempre inchada em relação a qualquer estrutura privada para o mesmo fim. É ficar sob a administração de políticos e burocratas, e ter sua administração subordinada a conchavos ou conveniências políticas.

Privatiza. O povo brasileiro não merece mais ser refém dessas organizações.

Como os Correios criaram uma máquina de ações judiciais para manter o monopólio:

Estatais geraram mais custos do que retorno financeiro para a União nos últimos 5 anos, diz Tesouro Nacional

Crise, prejuízo bilionário e greve: isso não impede Correios de patrocinar até squash


Talvez seja melhor privatizar para uma empresa estrangeira mesmo. Vai gerar muita riqueza e evolução...
Não, isso é vira-latismo. A ineficiência não decorre de estarmos no Brasil, mas sim de um problema específico: ausência de concorrência.

E quem impede o surgimento da concorrência? O governo e suas regulamentações, que existem exatamente para fechar o mercado em prol das empresas estatais ou empresas já estabelecidas.

Mesmo que uma estatal fosse gerida por anjos impolutos e genuinamente preocupados "com o povo", ainda assim ela seria ineficiente.

Em primeiro lugar, em qualquer empresa que tenha como seu maior acionista o Tesouro nacional, a rede de incentivos funciona de maneiras um tanto distintas. Eventuais maus negócios e seus subsequentes prejuízos ou descapitalizações serão prontamente cobertos pela viúva, ou seja, por nós, pagadores de impostos, ainda que de modos rocambolescos e indiretos.

Mais: uma empresa ser gerida pelo governo significa que ela opera sem precisar se sujeitar ao mecanismo de lucros e prejuízos.

Todos os déficits operacionais serão cobertos pelo Tesouro, que vai utilizar o dinheiro confiscado via impostos dos desafortunados cidadãos. Uma estatal não precisa de incentivos, pois não sofre concorrência financeira, seus fundos, oriundos do Tesouro, em tese são infinitos.

Por que se esforçar para ser eficiente se você sabe que, se algo der errado, o Tesouro irá fazer aportes?

Uma empresa que não é gerida privadamente, que não está sujeita a uma concorrência direta, nunca terá de enfrentar riscos genuínos e nunca terá de lidar com a possibilidade de prejuízos reais. Logo, é como se ela operasse fora do mercado, em uma dimensão paralela.

O interesse do consumidor, e até mesmo de seus acionistas, caso a estatal tenha capital aberto, é a última variável a ser considerada.

Pior: como mostram os esquemas de propinas em licitações, estatais não operam de acordo com os sinais de preços emitidos pelo mercado. Elas não operam segundo a lógica do sistema de lucros e prejuízos. Se uma empresa genuinamente privada se dispusesse a pagar um preço mais alto que o de mercado para contratar empreiteiras para fazer obras, seu capital (patrimônio líquido) seria destruído, seus acionistas se desfariam de suas ações, o valor de mercado da empresa despencaria e, na melhor das hipóteses, ela teria de ser vendida para outros controladores "a preço de banana".

Assim como o governo não é capaz de saber se deve construir a estrada A ou a estrada B, ou se deve "investir" em uma estrada ou em uma escola, ele também não sabe se deve produzir mais eletricidade, ou se deve explorar mais petróleo, ou se deve alterar seu serviço de entrega de cartas. (Por isso, os Correios também têm prejuízo há 4 anos seguidos e vivem pedindo novos aportes do Tesouro Nacional).

Com efeito, não há como o governo saber o quanto deve gastar em todas as suas atividades em que está envolvido. Simplesmente não há maneira racional de o governo alocar fundos ou mesmo decidir o quanto ele deve ter.

O sistema de lucros e prejuízos serve como guia crítico para direcionar o fluxo de recursos produtivos. Tal guia não existe para o governo, que não possui uma maneira racional de decidir o quanto de dinheiro ele deve gastar, seja no total ou em algum setor em específico.

Por não ter uma racionalidade, uma preocupação com lucros e prejuízos, as estatais sempre acabam seguindo os caprichos do governo do momento, cujos políticos do partido estão em seu comando. Consequentemente, estatais sempre estarão sob os auspícios de uma gente cujo horizonte temporal é de no máximo quatro anos, e inevitavelmente se transformarão em fábricas de desperdício, ineficiência, confusão e ressentimento.

Sacou?
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
ai é falacia tua ne amigao, compara serviços dos anos 80 com hj, mas pra sua infelicidade existem empresas publicas de telefonia movel e de internet, segue o reclame aqui:

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/copel-telecom/

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/sercomtel-pr-telecomunicacoes/

segue das privadas:

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/tim-celular/

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/oi-movel-fixo-tv/?q=oi

vivemos realmente um paraiso na telefonia, onde existem 37 mil reclamações da TIM, sendo que nenhuma foi respondida

fora claro outro tremendo case de sucesso das privatizações, os pedagios do parana:


como ja diz o titulo da reportagem, corrupção, demagogia e preços altos

mas segundo vc, td vindo da iniciativa privada é perfeito
Óbvio. A telefonia no Brasil foi vendida (embora majoritariamente para fundos de pensão de estatais, mas deixa pra lá), mas foi criada uma agência reguladora com a exata função de fechar o mercado, proibir a entrada de novos concorrentes (AT&T e Vodafone a anos tentam entrar pra valer no Brasil e não conseguem) e criar uma reserva de mercado para as operadoras já estabelecidas.

Ou seja, houve "privatização" (entre aspas porque quem comprou as telefônicas estatais foram fundos de pensão de outras estatais), mas não houve desestatização. O mercado continuou fechado pelo governo, que impede o surgimento de uma concorrência de verdade.

E mesmo com essa abertura capenga, já foi o suficiente para um avanço inegável no setor. O Brasil estava atrasado em relação ao mundo, e não só em relação a tecnologia. Telefone já havia sido inventado há mais de 100 anos, e em qualquer país minimamente decente, e com uma estrutura privada de telecomunicações, era possível conseguir uma linha a preços módicos.
Já por aqui, era necessário entrar numa fila de espera (muitas vezes por anos), e pagar o preço de um carro popular para tal. A coisa era tão absurda, que as poucas pessoas que tinham acesso as linhas telefônicas, as deixavam como herança.

E já que você não quer vender essa estatal com funções arcaicas porque acredita que basta ela ser reestruturada, que tal estatizar a economia brasileira inteira? O que é mais importante, entregar cartas ou comida? Ora, se você acha que comida é mais importante, então porque o serviço de produção de alimentos não deveria ser estatizado?
 
Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.010
Pontos
1.839
Importação sempre "valeu a pena", por causa da evasão de impostos.
Quando começarem a cobrar impostos direito, vão para de comprar.
Ai magicamente as coisas vão melhorar, já que virão menos encomendas, ai a negada vai dizer:
- Nossa tá vendo, o serviço melhorou!

Ultimamente as compras tambem tem sido mais rápidas, por dois motivos: aumento do dólar e maior fiscalização.
Ano passado e retrasado todo mundo queria comprar alguma coisa na china (Já tive encomenda que demorou 3 meses nessa época), hoje é uma ou outra pessoa.
Quase todas as compras via e-packet demoram cerca de 15-30 dias no máximo.
Inclusive teve uma peça para notebook que comprei, que chegou em 12 dias.
Isso é relativo. Muitos produtos, mesmo com os impostos, ainda são mais baratos que de comércios brasileiros e outros nem similar nacional existe, como peças para produtos importados.

Além disso, não falo somente de produtos vindo de fora, mas internamente também. Eu sempre penso duas vezes quando um vendedor brasileiro vai me mandar por Sedex.
 

Lightwarrior8

Bam-bam-bam
Mensagens
2.155
Reações
2.848
Pontos
303
Como diria o Tiririca :
" Pior do que tá não fica "

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Isso é relativo. Muitos produtos, mesmo com os impostos, ainda são mais baratos que de comércios brasileiros e outros nem similar nacional existe, como peças para produtos importados.
A grande maioria só compra produtos da china por causa da ausencia de impostos.
Wish (bugigangas) e smartphones sobrevivem por causa disso, eles são a grande maioria dos pacotes.

O resto iria importar de qualquer maneira, com ou sem impostos.
Tira esse ai que citei, vai diminuir no mínimo a metade dos pacotes.
 

Hellyaz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.125
Reações
599
Pontos
839
Sim, é muita desinformação sua.

Ah não?
https://jus.com.br/artigos/25996/do...junto-as-concessionarias-de-transporte-urbano
https://chicosantanna.wordpress.com...o-passe-livre-no-transporte-publico-coletivo/

"Grande maioria". Ou seja, até você admite que existem prédios concedidos as custas dos pagadores de impostos. E tirou essa informação de grande maioria onde? Citar fontes ao invés de tirar informações de qualquer lugar.
https://www.infomoney.com.br/imovei...ra-receber-r-380-milhoes-com-venda-de-imoveis

Sim, foi. Quando da privatização da telefonia, o Brasil estava atrasado em relação ao mundo, e não só em relação a tecnologia. Telefone já havia sido inventado há mais de 100 anos, e em qualquer país minimamente decente, e com uma estrutura privada de telecomunicações, era possível conseguir uma linha a preços módicos.

Já por aqui, era necessário entrar numa fila de espera (muitas vezes por anos), e pagar o preço de um carro popular para tal. A coisa era tão absurda, que as poucas pessoas que tinham acesso as linhas telefônicas, as deixavam como herança.

Não. A concorrência não existe. Não adianta socar a realidade é querer ignorar fatos.
Os Correios tem sim o monopólio em diversos setores, bem como vantagens fiscais (isenção de impostos) e jurídicas (podem processar sem custos).
Então não tem concorrência. O que existe é um monopólio estatal, e a permissão de algumas empresas atuarem em condições extremamente desfavoráveis (e ainda assim fazem um trabalho mais eficiente).

Entenda uma coisa: estatal, quando dá prejuízo como os Correios, é péssimo: vai arrancar dinheiro de impostos ou dívida pública para cobrir o rombo. E quando dá lucro como a Petrobras, é horrível: vai extrair seu lucro dos pobres coitados que precisam pagar preços majorados para cobrir seus custos altos, dado a ineficiência do setor público.

O problema da estatal é ser estatal. É ser monopólio, gozar de reserva de mercado ou vantagens que nenhuma outra empresa teria. É ser cabide de emprego e uma espécie de previdência em vida para seus funcionários. É ser sempre inchada em relação a qualquer estrutura privada para o mesmo fim. É ficar sob a administração de políticos e burocratas, e ter sua administração subordinada a conchavos ou conveniências políticas.

Privatiza. O povo brasileiro não merece mais ser refém dessas organizações.

Como os Correios criaram uma máquina de ações judiciais para manter o monopólio:

Estatais geraram mais custos do que retorno financeiro para a União nos últimos 5 anos, diz Tesouro Nacional

Crise, prejuízo bilionário e greve: isso não impede Correios de patrocinar até squash



Não, isso é vira-latismo. A ineficiência não decorre de estarmos no Brasil, mas sim de um problema específico: ausência de concorrência.

E quem impede o surgimento da concorrência? O governo e suas regulamentações, que existem exatamente para fechar o mercado em prol das empresas estatais ou empresas já estabelecidas.

Mesmo que uma estatal fosse gerida por anjos impolutos e genuinamente preocupados "com o povo", ainda assim ela seria ineficiente.

Em primeiro lugar, em qualquer empresa que tenha como seu maior acionista o Tesouro nacional, a rede de incentivos funciona de maneiras um tanto distintas. Eventuais maus negócios e seus subsequentes prejuízos ou descapitalizações serão prontamente cobertos pela viúva, ou seja, por nós, pagadores de impostos, ainda que de modos rocambolescos e indiretos.

Mais: uma empresa ser gerida pelo governo significa que ela opera sem precisar se sujeitar ao mecanismo de lucros e prejuízos.

Todos os déficits operacionais serão cobertos pelo Tesouro, que vai utilizar o dinheiro confiscado via impostos dos desafortunados cidadãos. Uma estatal não precisa de incentivos, pois não sofre concorrência financeira, seus fundos, oriundos do Tesouro, em tese são infinitos.

Por que se esforçar para ser eficiente se você sabe que, se algo der errado, o Tesouro irá fazer aportes?

Uma empresa que não é gerida privadamente, que não está sujeita a uma concorrência direta, nunca terá de enfrentar riscos genuínos e nunca terá de lidar com a possibilidade de prejuízos reais. Logo, é como se ela operasse fora do mercado, em uma dimensão paralela.

O interesse do consumidor, e até mesmo de seus acionistas, caso a estatal tenha capital aberto, é a última variável a ser considerada.

Pior: como mostram os esquemas de propinas em licitações, estatais não operam de acordo com os sinais de preços emitidos pelo mercado. Elas não operam segundo a lógica do sistema de lucros e prejuízos. Se uma empresa genuinamente privada se dispusesse a pagar um preço mais alto que o de mercado para contratar empreiteiras para fazer obras, seu capital (patrimônio líquido) seria destruído, seus acionistas se desfariam de suas ações, o valor de mercado da empresa despencaria e, na melhor das hipóteses, ela teria de ser vendida para outros controladores "a preço de banana".

Assim como o governo não é capaz de saber se deve construir a estrada A ou a estrada B, ou se deve "investir" em uma estrada ou em uma escola, ele também não sabe se deve produzir mais eletricidade, ou se deve explorar mais petróleo, ou se deve alterar seu serviço de entrega de cartas. (Por isso, os Correios também têm prejuízo há 4 anos seguidos e vivem pedindo novos aportes do Tesouro Nacional).

Com efeito, não há como o governo saber o quanto deve gastar em todas as suas atividades em que está envolvido. Simplesmente não há maneira racional de o governo alocar fundos ou mesmo decidir o quanto ele deve ter.

O sistema de lucros e prejuízos serve como guia crítico para direcionar o fluxo de recursos produtivos. Tal guia não existe para o governo, que não possui uma maneira racional de decidir o quanto de dinheiro ele deve gastar, seja no total ou em algum setor em específico.

Por não ter uma racionalidade, uma preocupação com lucros e prejuízos, as estatais sempre acabam seguindo os caprichos do governo do momento, cujos políticos do partido estão em seu comando. Consequentemente, estatais sempre estarão sob os auspícios de uma gente cujo horizonte temporal é de no máximo quatro anos, e inevitavelmente se transformarão em fábricas de desperdício, ineficiência, confusão e ressentimento.

Sacou?

Ok. Vc venceu...
 

Hellyaz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.125
Reações
599
Pontos
839
Mais um motivo pra vender logo. Cartas e telegramas estão com o destino marcado, vão morrer assim como o telégrafo.
Isso dá prejuízo. Tb acho que deveria quebrar esse monopólio e ver quem iria querer concorrer e entregar cartas da vivo no norte de minas ou outro lugar fora dos grandes centros. Enfim...
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Acho que prefiro a Amazon, apesar de reconhecer que o Alibaba provavelmente tenha uma capacidade de organizar a logística e eficiência dos Correios melhor que a empresa americana, mas eu não confio em chinês nem para me fazer um pastel.
Mas seria ironicamente lindo ver os vermelhinhos dos Curreios serem submetidos ao esquema de trabalho chines do Alibaba.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.010
Pontos
1.839
A grande maioria só compra produtos da china por causa da ausencia de impostos.
Wish (bugigangas) e smartphones sobrevivem por causa disso, eles são a grande maioria dos pacotes.

O resto iria importar de qualquer maneira, com ou sem impostos.
Tira esse ai que citei, vai diminuir no mínimo a metade dos pacotes.
A maioria que não quer pagar impostos vai ter que arrumar outro jeito de comprar. Eu estou falando é da entrega. Usar os Correios não é confiável.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Porque não as duas? Tinha que pulverizar essa estatal tão pequeninho que a concorrência no setor explodiria.
Foi o modelo que a Thatcher seguiu nas privatizações das estatais inglesas.

Infelizmente
o que postaram aí sobre transformar em sociedade mista é verdade. É melhor não se animar demais por enquanto.
Afinal como diria o Vin Diesel: This is Brazil!
This. Tem que pulverizar e encher de players o mercado.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.010
Pontos
1.839
Isso dá prejuízo. Tb acho que deveria quebrar esse monopólio e ver quem iria querer concorrer e entregar cartas da vivo no norte de minas ou outro lugar fora dos grandes centros. Enfim...
Mas só quebrar o monopólio pouco mudaria a situação. A população está abandonando o meio físico e os problemas da estatal (ineficiência, corrupção, gastos excessivos) continuariam.

E só ver na matéria o que mais interessa para possíveis compradores, estrutura física e capilaridade nacional*. Know-how na entrega eles já têm e entregar cartas não interessa muito.

* E isso me lembra da venda da Blockbuster no Brasil. Quando perguntado se a Americanas via futuro na locação de dvds a direção disse que só interessava os pontos comerciais.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
This. Tem que pulverizar e encher de players o mercado.
Por mim venderia para o Alibaba (e os 40 ladrões), FedEx, Amazon e todas as multinacionais do setor que estão doidas para operar aqui. Também poderia vender para algum fundo de acionistas e funcionários da empresa que estivessem dispostos a manter uma empresa nacional concorrendo no setor (e usando a marca Correios).

Isso faria a concorrência explodir.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Por mim venderia para o Alibaba (e os 40 ladrões), FedEx, Amazon e todas as multinacionais do setor que estão doidas para operar aqui. Também poderia vender para algum fundo de acionistas e funcionários da empresa que estivessem dispostos a manter uma empresa nacional concorrendo no setor (e usando a marca Correios).

Isso faria a concorrência explodir.
Bicho, tem que ver como será desenhada essa privatização.

Modelo Russo: povo toma no c*.
Modelo Britânico: desenvolvimento.

Pela matéria da a entender que vai vender os um só. Fiquemos atentos.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.243
Reações
50.116
Pontos
1.539
Óbvio. A telefonia no Brasil foi vendida (embora majoritariamente para fundos de pensão de estatais, mas deixa pra lá), mas foi criada uma agência reguladora com a exata função de fechar o mercado, proibir a entrada de novos concorrentes (AT&T e Vodafone a anos tentam entrar pra valer no Brasil e não conseguem) e criar uma reserva de mercado para as operadoras já estabelecidas.

Ou seja, houve "privatização" (entre aspas porque quem comprou as telefônicas estatais foram fundos de pensão de outras estatais), mas não houve desestatização. O mercado continuou fechado pelo governo, que impede o surgimento de uma concorrência de verdade.

E mesmo com essa abertura capenga, já foi o suficiente para um avanço inegável no setor. O Brasil estava atrasado em relação ao mundo, e não só em relação a tecnologia. Telefone já havia sido inventado há mais de 100 anos, e em qualquer país minimamente decente, e com uma estrutura privada de telecomunicações, era possível conseguir uma linha a preços módicos.
Já por aqui, era necessário entrar numa fila de espera (muitas vezes por anos), e pagar o preço de um carro popular para tal. A coisa era tão absurda, que as poucas pessoas que tinham acesso as linhas telefônicas, as deixavam como herança.

E já que você não quer vender essa estatal com funções arcaicas porque acredita que basta ela ser reestruturada, que tal estatizar a economia brasileira inteira? O que é mais importante, entregar cartas ou comida? Ora, se você acha que comida é mais importante, então porque o serviço de produção de alimentos não deveria ser estatizado?

vc acabou de falar que era uma maravilha a telefonia, mas agora não é bem assim, e vc falou de cherry picking, mas nao comentou os pedagios que postei a materia, e eu que pego estrada sou afetado por essa maravilha que foi os pedagios, pago muito caro pra pegar uma m**** em faixa unica, um perigo mesmo, já cheguei a aquaplanar com chuva fraca e meus pneus bons, pq fizeram a estrada de maneira errada e ela acumula agua, essa é a maravilhosa empresa que opera o pedagio aqui, quantas pessoas ja nao morreram por causa disso?

Caso voce nao saiba, o setor agrícola brasileiro tem forte subsidio do estado e tbm um massivo financiamento estatal, então sim amigao tem um grande dedo do estado na produção de alimentos.

voce diz que nao houve de fato a privatização da telefonia no Brasil, o que garante que nos correios isso vai acontecer? Se nas telecomunicações existe isso, nos termos uma gigante privada no transporte de mercadorias nao vai acontecer?

A telefonia era cara, assim como qd era privada era cara ainda, os celulares eram fortunas nos anos 90, os planos eram carissimos, pq a tecnologia era nova, um tempo atras vc pagava 75 centavos pra mandar um sms, internet então, esqueça, ligação era pago muito caro por tempo, hj em tenho um plano que pago 32 reais por mes, tem SMS a vontade, 500 minutos e acho que 6 ou 7Gb de internet, isso questão de 10 anos atras eu pagaria tranquilamente mais de 320 reais(ou seja mais de 1000%), os computadores tbm eram o valor de um carro nos anos 90, mas a tecnologia mudou tudo isso amigao, qd saiu TV de tela plana, de plasma, la no inicio dos anos 2000, eu lembro até hj, fazia faculdade e ia no shopping do lado e tinha lá, era tipo 20 mil uma TV dessa, de 42 polegadas, mais caro que um carro.

"O telefone existe a mais de 100 anos" sim amigão, mas a tecnologia que o tornou digital é recente, até em países de 1 mundo era algo caro algum tempo atras, usavam telefonistas, os celulares praticamente ate o ano 2000 eram redes analogicas TDMA e CDMA, depois que veio GSM e CDMA1 que era digital, já postei empresas publicas que fazem serviços de tecnologia em telecomunicações e vc simplesmente ignorou, coloquei ali da copel telecom que usa rede 100% de fibra optica, que oferece velocidade de download e upload igual e que nao pretende limitar banda e custa menos que a concorrencia e vc simplesmente ignorou esse fato, o fato de os caras terem pouquissimas reclamações e responderem todas enquanto que as privadas não respondem nenhuma vc tbm ignorou totalmente, o que vale é o argumento, é que o estatal não presta, mesmo tendo o exemplo de empresas estatais que pagam impostos tbm, que é o caso da copel telecom, e que são muito melhores que as privadas, dai é o cherry picking que vc diz, vamos pegar um exemplo de 40 anos atras e comparar com hj.
 
Topo Fundo