O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ah 60 anos em Israel...

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.397
Reações
13
Pontos
196
Dizem – e ninguém sabe ao certo se foi assim – que o rapaz, um jovem pastor beduíno, jogou dentro da caverna uma pedra. A ovelha que estava lá dentro não se assustou, não saiu. Mas Muhammed edh-Dhib – Muhammed, o lobo – ouviu o barulho de um vaso se quebrando. Entrou naquela caverna à beira do Mar Morto.Lá encontrou uma penca de jarros, todos entulhados com pergaminhos manuscritos. O rapaz não sabia, mas o texto estava em um dialeto antigo de hebraico. Mais tarde, identificariam, além de hebraico, também havia textos em aramaico e até alguma coisa em grego clássico.
Foi uma das maiores descobertas da história da arqueologia no Oriente Médio.
Em abril de 1948, um amigo do jovem Muhammed, tendo à mão alguns rasgos dos pergaminhos, foi à Jerusalém vender seu achado por uns trocados. Ir até a capital não deve ter sido tarefa fácil ou segura, a Guerra da Independência tinha acabado de virar e ficara óbvio, para os árabes, que não conseguiriam derrotar o nascente Estado judaico.
Ninguém sabe ao certo quem era Muhammed. Depois da venda, muitos o procuraram apenas para descobrir que gente com o nome do profeta e apelido de lobo havia os montes entre os beduínos. Há o temor de que o uso inicial daqueles rolos de couro tenha sido como lenha. Quanto talvez não tenha sido perdido até que um dos garotos decidiu tentar a sorte na rua dos Antiquários.
Ao longo da década seguinte, arqueólogos encontraram rolos em mais 10 cavernas, um total de 800 documentos. Não há quase nada inteiro, a maioria são fragmentos. Datam do século 2aC até o 1dC. Dizem uma enormidade.
A data é muito simbólica porque, descobertos no momento da fundação de Israel, os pergaminhos, papiros e até placa de cobre inscrita falam da época em que os judeus foram expulsos de sua terra. Provavelmente foram guardados naquelas cavernas justamente para que sobrevivessem à destruição – saques, pilhagens, incêndios – que as legiões de romanos traziam. Representavam, coletivamente, os textos sagrados e a memória do povo então sendo expulso.
Não se sabe muito sobre esta época, que também é a época em que andou por aquela terra Jesus. Daí a importância dos pergaminhos.
Não havia uma Torá unificada, o que havia eram os textos sagrados. Não havia um judaísmo – havia vários. Fariseus, saduceus, essênios, zelotes, todos partidos ou seitas ou grupos sociais que defendiam uma visão diferente de qual era o caminho para sua religião. Não era, portanto, um período estranho para um homem erguer a cabeça e dizer que recebera de Deus a missão de apontar o caminho certo. Muitos o faziam.
Nenhum dos documentos cita Jesus Cristo. Mas algumas das descrições de rituais de batismo essênios, que não eram conhecidos até então, muito se parecem com o ritual levado a cabo por João Batista. A própria relação entre os diversos grupos judaicos ficou mais clara a partir da leitura dos documentos. Lá também estão trechos inteiros, os mais antigos conhecidos, de livros que estão na Bíblia cristã.
O tom apocalíptico, que o cristianismo herdou, também está dentre os pergaminhos do Mar Morto. Um dos textos mais bem conservados é o que fala da Guerra dos filhos da luz contra os filhos das trevas, uma profecia ignorada pelo judaísmo contemporâneo, pelo cristianismo e pelo Islã, mas que deve ter mexido com muitos à época. É uma guerra que acontecerá, travada entre demônios, Deus e os homens que ficam do lado de um e do lado do outro.
A idéia de que a civilização como a conheciam estava para acabar era muito forte na virada para o primeiro século da era comum. Jesus falava literalmente quando dizia que o mundo estava para acabar. Não à toa: acabou mesmo, com a invasão romana, com o Segundo Templo posto abaixo e um exílio imposto a tantos. Os pergaminhos são o testamento daquele povo, uma série de documentos ainda estudada para compreender como nasceu a maior religião do mundo.
 

AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
Precisava mesmo criar outro tópico?

Posta lá no outro onde está a discussão!



Ciao
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.397
Reações
13
Pontos
196
AtDeathDoor;2686279 disse:
Precisava mesmo criar outro tópico?

Posta lá no outro onde está a discussão!



Ciao

Não tem nada a ver com o assunto.

Você é meio maluco, não lê nada e é cheio de opinião...

Um tópico é pra falar de um monte de besteira...

esse aqui alguns documentos...:lol
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Na verdade os judeus nunca moraram lá, eles na verdade moravam na américa, porém foram expulsos pelos índios e migraram para a Ingltaerra, esses documentos são todos forjados




Mas valeu pela informação, li todo, sempre bom adquirir conhecimentos novos, mesmo que esses forem falsos como expliquei acima



Ah, e o certo é há 60 anos, e não ah
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Mas até hoje estou esperando minhas lições de francês [kong]
 


Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.397
Reações
13
Pontos
196
Gattuso;2686306 disse:
Mas até hoje estou esperando minhas lições de francês [kong]
É pra eu começar a escrever tudo que voce escreve em frances? :smile:smile
 
Topo Fundo