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[ajuda] é possível soldar cárter de alumínio?

Kabaneri

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Pessoal, boa tarde.

Levei o carro em um mecânico uns tempo atrás para corta a troca de óleo e filtro, ele falou que estava com vazamento bem leve (e tá mesmo), também falou que tinha cola em volta do parafuso do bujão, nisso falou que poderia ser rosca espanada, parafuso se aperto ou cárter trincado, se fosse esse, teria que comprar um novo porque é de alumínio e não tem como soldar. Fui levando e agora tenho que fazer a troca, chegou no limite, como este mecânico tá sempre lotado de serviço (e virou estrela) levei em outro lugar, o cara falou que poderia ser os mesmo problemas, mas que ele conhecia um lugar que soldava o cárter, mesmo de alumínio.

Pessoal, isso é possível mesmo? Sei que o primeiro mecânico gosta de trocar tudo, e só usa peça original, chega a ser sacanagem dele, se ele tira um parafuso, coloca outro novo mesmo que ainda sirva, (seja um parafuso comum), e ele cobra esse parafuso novo, claro. Gosto do serviço dele, mas não gosto da forma como ele trabalha. Ele já me disse que prefere trocar as peças que estão com meia vida, pq se ele reutilizar ou ajustar, passando o tempo do desgaste natural da peça, o dono vai falar que ele fez serviço porco e estragou antes da hora, se ele colocar nova e der problema dentro da garantia, ele assume, se deu fora da garantia e dentro do vida útil, ele orienta o cliente a acionar a fabricante. Eu entendo e se pudesse pagar de olhos fechados, até faria, mas para minha realidade (e do bairro que ele atua) não é bem assim.
 

RainbowSix

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Os mecânicos querem colocar tudo novo pois dá menos trabalho, o carro fica menos tempo parado na oficina e eles ainda ganham revendendo sua peça usada que muitas vezes ainda está boa para uso.

Sobre o cárter, tem que ser um serviço especializado em solda em alumínio. É muito caro um cárter novo?
 

doraemondigimon

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Sim, é possível soldar, desde que o local que vai fazer o serviço, der conta de trabalhar com solda TIG, mas uma das coisas a se verificar é:





faça esse tipo de serviço se for apenas a última alternativa e você não tem outra coisa a fazer a não ser, comprar outra peça completa!

Se o serviço for mal feito, você pode perder o seu motor. Pense bem!
 

Kabaneri

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Os mecânicos querem colocar tudo novo pois dá menos trabalho, o carro fica menos tempo parado na oficina e eles ainda ganham revendendo sua peça usada que muitas vezes ainda está boa para uso.

Sobre o cárter, tem que ser um serviço especializado em solda em alumínio. É muito caro um cárter novo?
Atualmente não procurei, mas em abril, quando levantei o problema, o valor médio era de R$450.

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Kabaneri

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Kabaneri

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Sim, é possível soldar, desde que o local que vai fazer o serviço, der conta de trabalhar com solda TIG, mas uma das coisas a se verificar é:





faça esse tipo de serviço se for apenas a última alternativa e você não tem outra coisa a fazer a não ser, comprar outra peça completa!

Se o serviço for mal feito, você pode perder o seu motor. Pense bem!
Eu espero que não seja trinca e só o parafuso espanado, mas tenho q me preparar para isso, a maior dificuldade é em achar o cárter e o valor q pode estar no momento.

Perder o motor, seria só se vazasse tudo durante um percurso? Digo, sem eu ver que o óleo do carro vazou e rodar sem, certo?

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doraemondigimon

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Eu espero que não seja trinca e só o parafuso espanado, mas tenho q me preparar para isso, a maior dificuldade é em achar o cárter e o valor q pode estar no momento.

Perder o motor, seria só se vazasse tudo durante um percurso? Digo, sem eu ver que o óleo do carro vazou e rodar sem, certo?

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Geralmente um parafuso espanado é feito o seguinte: limpeza/recriação da rosca com um dremel especial pra isso e troca do parafuso.

Agora, se for sinal de trincado, tome cuidado pois o motor trabalha com temperaturas e dependendo do motor, vai precisar de uma maior compressão para o correto funcionamento, em peças que em motores normais, não teria a necessidade! Isso já se leva em conta os motores de maior torque. Os de menor torque usam um nível de pressão bem baixa, apenas sendo afetado por climas intensos (calor ou frio) e acredite, isso afeta e muito os trincados e marcas.
 

javagod

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Cara, 450 pila são duas trocas de óleo. Troca esse cárter logo. E, se o carro permitir (nem todos permitem), mete um peito de aço e esquece desse problema.

Quanto a reaproveitar parafusos, alguns não devem mesmo ser reutilizados. Parafusos elásticos sofrem deformação após o uso. Reutilizá-los só em emergência ou é coisa de mecânico porco.
 

B.E.A.S.T

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Cara, sobre SOLDA EM ALUMINIO, voce pode começar procurando caras que reformam rodas de liga.

Certeza que dominam a técnica, mas se o problema é na rosca do parafuso, não dá pra expandir (aumentar) o furo com o rosca-macho (que cria rosca de parafuso) e usar um parafuso maior?
 

Kabaneri

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Respondendo a todos.
@B.E.A.S.T Ainda não sei o que é, o mecânico levantou essas possibilidades somente ao olhar o carro levantando e essas são causas que ocorrer normalmente, segunda ele fará a troca e ai sim vou saber o que é exatamente e poder decidir.
@doraemondigimon e @javagod, estou com receio claro, mas nesse momento quero ver o custo de tudo, tenho outras manutenções a fazer e se for tudo couber no orçamento, pretendo comprar um cárter novo (se der trinca), imagino que esta peça não tenha problema me ser de marca desconhecida, achei agora mesmo por R$300,00 no ML, mas sem marca.
 

javagod

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Sabe qual é o problema em soldar alumínio? Ele queima fácil. É um saco. Claro que há bons soldadores por aí, mas nem sei a quantas andam cobrando.

Agora que me atentei sobre a suspeita de cárter trincado, mas também de vazamento na rosca do bujão. Pode incluir aí também a junta do carter como suspeita. Vazamento na rosca às vezes se resolve com um anel de vedação de cobre. Coisa boba. Ou mesmo abrindo outra rosca. Junta do carter normalmente é líquida, feita com silicone. Coisa boba de refazer também. E se o vazamento for mínimo, só dá uma sujeirinha, não baixa óleo nem nada, pode até deixar. Tive um Corolla que refiz a junta líquida duas vezes, uma em garantia, e voltava a vazar. Vi que era comum e deixei pra lá.

Agora, se estiver rachado, pode comprar um bom (bom!) paralelo ou mesmo usado, de ferro velho. Não há risco relevante.
 

B.E.A.S.T

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Respondendo a todos.
@B.E.A.S.T Ainda não sei o que é, o mecânico levantou essas possibilidades somente ao olhar o carro levantando e essas são causas que ocorrer normalmente, segunda ele fará a troca e ai sim vou saber o que é exatamente e poder decidir.
@doraemondigimon e @javagod, estou com receio claro, mas nesse momento quero ver o custo de tudo, tenho outras manutenções a fazer e se for tudo couber no orçamento, pretendo comprar um cárter novo (se der trinca), imagino que esta peça não tenha problema me ser de marca desconhecida, achei agora mesmo por R$300,00 no ML, mas sem marca.

Cara, na minha experiencia com carros velhos que ja mexi (opalas, caravans, fuscas, chevettes, kadett), nunca vi um carter de aluminio, isso é coisa de carro moderno,

qual o seu carro?

a vantagem do aluminio é que com certeza deve esfriar o óleo mais rapido que o ferro, a desvantagem é claramente a resistencia
 

Kabaneri

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Cara, na minha experiencia com carros velhos que ja mexi (opalas, caravans, fuscas, chevettes, kadett), nunca vi um carter de aluminio, isso é coisa de carro moderno,

qual o seu carro?

a vantagem do aluminio é que com certeza deve esfriar o óleo mais rapido que o ferro, a desvantagem é claramente a resistencia
Xsara Picasso 1.6, 2010.

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Sephirothrx7

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É bom dar uma conferida no bujão, alguns tem anel de vedação de metal que não devem ser reutilizados ou anel de borracha que pode não estar vedando mais. Se o bujão não pega aperto por conta da rosca, dá pra refazer a rosca ou colocar um bujão cônico.

Na mercado car eles fazem a troca de óleo por aspiração quanto tem cárter de alumínio, assim não precisa mexer com o bujão. No mundo ideal o pessoal deveria usar um torquimetro na hora do aperto e não estragar nada.

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