O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[AJUDA] Algum espirita aqui pelo forum?

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Não estou afirmando aqui categoricamente que "ectoplasma" não exista. Nem que a única realidade é a dos olhos.

Estou aberto a novas evidências.

Mas a partir do momento que você exibe uma evidência como sendo real você deve no mínimo estar preparado para críticas e justificar o porque minhas críticas estão erradas.
O fato é: acreditar é uma questão de fé, não de evidências.

Eu posso filmar uma sessão de materialização com um super camera HD mother fucker, com infravermelho fodão, e bla bla bla. Na hora que a pessoa assistir, se ela nao quiser acreditar, ELA NÃO VAI ACREDITAR. Entende? O mundo espiritual permitia esses fenomenos pra ajudar na fundamentação na fé, hj seria usado pelo Ratinho para dar audiência.
 

acesnof

Veterano
Mensagens
896
Reações
989
Pontos
133
Ele não fica estático, morgando o resto da existência. Ele continua trabalhando.
Além do mais, não dá para analisar esse tipo de coisa sob um ponto de vista humano. Seria como um cachorro olhar para nós ao computador e se perguntar que coisa chata estamos fazendo, por que não estamos brincando de bolinha ou perseguindo algum gato?

Mesmo que seja a coisa mais divertida a fazer, enjoa num determinado tempo, eu fico pensando como iria aplicar isso na eternidade, ou eles mudam constantemente o trabalho ou eles não tem o conceito de tédio que nós humanos temos.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Razão de quem?

Qual fundamento vc tem pra achar que ele era uma farsa?


Da Wikipédia:

Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada ànatureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.

São vários motivos, principalmente a forma como ele defecou em cima das obras de Alan Kardec, mas irei me ater somente a esse aqui ó:

Ele saiu em várias fotos com uma mulher de vestido branco, a tal de "Irmã Josefa" (tem até nome) ao lado de seus amigos, que disseram ser um fenômeno. Para mim quem engana as pessoas é um farsante, ou estou enganado? Ou ele é igual ao Lula e não sabia de nada?
chicojoin.jpg


Ele não sabia que isso era um ser humano vestido de branco?
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Fico pensando no tédio depois do espirito atingir tal superioridade... A vida dele vai ser como? Ser feliz para sempre?
Essa é a beleza da vida pós morte, nada acaba. Imagina um mundo, praticamente identico a este aqui que temos. A unica diferença é que lá o pensamento toma forma e é muito importante. Cara, o mundo espiritual nao é um lugar cheio de nuvens e anjos tocando arPa. Existem cidades, predios, uma vida urbana. Igual aqui.

Eu sugiro que vc assista Nosso Lar. Um filme meio chulé, mas da pra ter idéia acerca do que é o outro mundo.

Agora um filme excelente e mega velho: Defending your life com a Meryl Strip. Filmão que conta a vida após a morte. Eu tenho pra mim que esse filme foi o primeiro filme espirita que mostra como seria a dinamica urbana no mundo espiritual.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.450
Pontos
1.424
O fato é: acreditar é uma questão de fé, não de evidências.

Eu posso filmar uma sessão de materialização com um super camera HD mother fucker, com infravermelho fodão, e bla bla bla. Na hora que a pessoa assistir, se ela nao quiser acreditar, ELA NÃO VAI ACREDITAR. Entende? O mundo espiritual permitia esses fenomenos pra ajudar na fundamentação na fé, hj seria usado pelo Ratinho para dar audiência.


A questão é que eu quero acreditar. É só filmar uma sessão de materialização com uma super camera HD mother fucker. A sessão toda de preferência também.
 


Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Mesmo que seja a coisa mais divertida a fazer, enjoa num determinado tempo, eu fico pensando como iria aplicar isso na eternidade, ou eles mudam constantemente o trabalho ou eles não tem o conceito de tédio que nós humanos temos.

É aquele exemplo do cachorro que citei. Não dá para entender como funciona a mentalidade de um ser muito mais evoluído que nós.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Essa é a beleza da vida pós morte, nada acaba. Imagina um mundo, praticamente identico a este aqui que temos. A unica diferença é que lá o pensamento toma forma e é muito importante. Cara, o mundo espiritual nao é um lugar cheio de nuvens e anjos tocando arPa. Existem cidades, predios, uma vida urbana. Igual aqui.

Eu sugiro que vc assista Nosso Lar. Um filme meio chulé, mas da pra ter idéia acerca do que é o outro mundo.

Agora um filme excelente e mega velho: Defending your life com a Meryl Strip. Filmão que conta a vida após a morte. Eu tenho pra mim que esse filme foi o primeiro filme espirita que mostra como seria a dinamica urbana no mundo espiritual.



Conta também dos raios-laser que existem no plano espiritual. E os ônibus espirituais, e a comida espiritual, e os cinemas espirituais. Bem como os "bônus-hora". Aproveita e pede pra ele assistir Star-Wars logo na sequência para fazer juz ao tipo de filme: ficção científica.
 

acesnof

Veterano
Mensagens
896
Reações
989
Pontos
133
Essa é a beleza da vida pós morte, nada acaba. Imagina um mundo, praticamente identico a este aqui que temos. A unica diferença é que lá o pensamento toma forma e é muito importante. Cara, o mundo espiritual nao é um lugar cheio de nuvens e anjos tocando arPa. Existem cidades, predios, uma vida urbana. Igual aqui.

Eu sugiro que vc assista Nosso Lar. Um filme meio chulé, mas da pra ter idéia acerca do que é o outro mundo.

Agora um filme excelente e mega velho: Defending your life com a Meryl Strip. Filmão que conta a vida após a morte. Eu tenho pra mim que esse filme foi o primeiro filme espirita que mostra como seria a dinamica urbana no mundo espiritual.

Esse filme é do nosso querido Chico Xavier? O mesmo que a galera aqui chama de farsante?
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Esse filme é do nosso querido Chico Xavier? O mesmo que a galera aqui chama de farsante?


Esse mesmo.

No filme tem cidades, tem cinema, tem ônibus espiritual, chamado de "aeróbus" (vejam que nome bacana). Enfim, é uma obra completa de ficção da mais viajada ordem.

Vou dormir, boa noite a todos.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Da Wikipédia:

Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada ànatureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.

São vários motivos, principalmente a forma como ele defecou em cima das obras de Alan Kardec, mas irei me ater somente a esse aqui ó:

Ele saiu em várias fotos com uma mulher de vestido branco, a tal de "Irmã Josefa" (tem até nome) ao lado de seus amigos, que disseram ser um fenômeno. Para mim quem engana as pessoas é um farsante, ou estou enganado? Ou ele é igual ao Lula e não sabia de nada?
chicojoin.jpg


Ele não sabia que isso era um ser humano vestido de branco?
Caraca, vc baseia sua opnião no cara pelo WIKIPEDIA?? E ainda ta corrigindo todo mundo aqui ? Caraca, beleza entao.


Esse fato ai que vc falou realmente foi uma farsa, alias eu ja tinha escrito isso laaaa em cima, agora como vcs renega uma VIDA inteira trabalhando pela doutrina espirita, escrevendo quase 400 livros, maioria best seller, e nao ficando com nenhum tustão. E ai tu caga isso tudo por causa de UM fato? Serio isso?

Pra sua informação, sim, isso ai foi armação. Mas nao dele, mas com ele. Essa Otilia era uma desequilibrada mental, fato comprovado anos depois, e armou toda essa cena. E ganando o Chico e outro medium que estavam ali PESQUISANDO.

Tu conhece a obra do Chico? Tu esteve com ele alguma vez na sua vida? Cara...
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Caraca, vc baseia sua opnião no cara pelo WIKIPEDIA?? E ainda ta corrigindo todo mundo aqui ? Caraca, beleza entao.


Esse fato ai que vc falou realmente foi uma farsa, alias eu ja tinha escrito isso laaaa em cima, agora como vcs renega uma VIDA inteira trabalhando pela doutrina espirita, escrevendo quase 400 livros, maioria best seller, e nao ficando com nenhum tustão. E ai tu caga isso tudo por causa de UM fato? Serio isso?

Pra sua informação, sim, isso ai foi armação. Mas nao dele, mas com ele. Essa Otilia era uma desequilibrada mental, fato comprovado anos depois, e armou toda essa cena. E ganando o Chico e outro medium que estavam ali PESQUISANDO.

Tu conhece a obra do Chico? Tu esteve com ele alguma vez na sua vida? Cara...
Ja estou na cama, respondo amanhã.

Só para lhe chamar a atenção que a única coisa que tirei da Wikipedia foi a definição da palavra razão.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.450
Pontos
1.424
Caraca, vc baseia sua opnião no cara pelo WIKIPEDIA?? E ainda ta corrigindo todo mundo aqui ? Caraca, beleza entao.


Esse fato ai que vc falou realmente foi uma farsa, alias eu ja tinha escrito isso laaaa em cima, agora como vcs renega uma VIDA inteira trabalhando pela doutrina espirita, escrevendo quase 400 livros, maioria best seller, e nao ficando com nenhum tustão. E ai tu caga isso tudo por causa de UM fato? Serio isso?

Pra sua informação, sim, isso ai foi armação. Mas nao dele, mas com ele. Essa Otilia era uma desequilibrada mental, fato comprovado anos depois, e armou toda essa cena. E ganando o Chico e outro medium que estavam ali PESQUISANDO.

Tu conhece a obra do Chico? Tu esteve com ele alguma vez na sua vida? Cara...


Além disso, porque o espírito Emmanuel plagiava textos em outros idiomas e pedia para o Chico escrever como se fosse de autoria dele (do espírito)?
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Conta também dos raios-laser que existem no plano espiritual. E os ônibus espirituais, e a comida espiritual, e os cinemas espirituais. Bem como os "bônus-hora". Aproveita e pede pra ele assistir Star-Wars logo na sequência para fazer juz ao tipo de filme: ficção científica.

Cara, vc nao é espírita, é um obtuso. Só isso. Pode abanar suas mão e tentar aparecer e me quotar o quanto quiser. Eu não discuto mais com vcs
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Além disso, porque o espírito Emmanuel plagiava textos em outros idiomas e pedia para o Chico escrever como se fosse de autoria dele (do espírito)?


Emmanuel era um mentor, ele não mandava em ninguém, era um orietador. Todos nós temos, mas não vemos. Pode ter como sua "voz interior"

Tudo bem, se vc quer ir por esse caminho, entao me responda: como um sujeito que teve a quarta serie completa, semi analfabeto. Conseguia "plagear" textos de outros idiomas?

E outra, ele NUNCA se disse autor das obras. Da uma olhada na capa do livros dele: sempre estara escrito PSICOGRAFADO por Chico Xavier, pelo espirito Fulando.



Olha aqui um exemplo

http://www.vinhadeluz.com.br/arquivos/livronossolar.jpg
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.450
Pontos
1.424
Emmanuel era um mentor, ele não mandava em ninguém, era um orietador. Todos nós temos, mas não vemos. Pode ter como sua "voz interior"

Tudo bem, se vc quer ir por esse caminho, entao me responda: como um sujeito que teve a quarta serie completa, semi analfabeto. Conseguia "plagear" textos de outros idiomas?

E outra, ele NUNCA se disse autor das obras. Da uma olhada na capa do livros dele: sempre estara escrito PSICOGRAFADO por Chico Xavier, pelo espirito Fulando.



Olha aqui um exemplo

http://www.vinhadeluz.com.br/arquivos/livronossolar.jpg


Eu deixei claro em meu post. O espírito era o autor, nunca o Chico.

Mas sim, chico não sabia falar inglês para plagiar os textos. E não acho que Emmanuel também iria se dar ao trabalho de plagiar algo já escrito na Terra.

Mas no forte grupo de médiuns em uberaba haviam pessoas com o domínio do idioma.

Curioso isso, tantos médiuns acima da média, e todos bem em uberaba. Deve ser obra de forças mais poderosas.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Para ser espírita deve-se crer em Chico Xavier então?
Jamais, pelo contrario.

O fato é: o cidadao ai se prende a conceitos de quase 200 anos atras como unica verdade e acha que tudo depois é charlatanismo. Uma piada esse pensamento

Comparando: sabe qual a diferença entre esse Osmim e o Edir Macedo? Nenhuma.

Doutrina espirita é estudo, e MUITOS CONCEITOS EVOLUIRAM E MUDARAM depois do Kardec. Mas enfim, discutir com Xiita é besteira
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.450
Pontos
1.424
Jamais, pelo contrario.

O fato é: o cidadao ai se prende a conceitos de quase 200 anos atras como unica verdade e acha que tudo depois é charlatanismo. Uma piada esse pensamento

Comparando: sabe qual a diferença entre esse Osmim e o Edir Macedo? Nenhuma.

Doutrina espirita é estudo, e MUITOS CONCEITOS EVOLUIRAM E MUDARAM depois do Kardec. Mas enfim, discutir com Xiita é besteira


Tudo bem, entendo sua posição.

Só acho que se o conceito mais recente não segue a mesma metodologia utilizada para definir os conceitos iniciais não faz sentido serem considerados parte de um todo, mas sim coisas a parte. Apesar de não ser uma religião, uma analogia seria algo como o cristianismo que surgiu após o judaísmo.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Eu deixei claro em meu post. O espírito era o autor, nunca o Chico.

Mas sim, chico não sabia falar inglês para plagiar os textos. E não acho que Emmanuel também iria se dar ao trabalho de plagiar algo já escrito na Terra.

Mas no forte grupo de médiuns em uberaba haviam pessoas com o domínio do idioma.

Curioso isso, tantos médiuns acima da média, e todos bem em uberaba. Deve ser obra de forças mais poderosas.

Ta e pq não? Brasilia foi polo de rock na decada de 80. As principais bandas de rock do PAIS nasceram todas aqui.

Italia foi berço da renascença, principais pintores sao daquela degiao e daquele país.

Brasil é conhecido como celeiro de futebol, qual o problema disso?


E pq Uberaba nao pode ter muitos mediuns? Pq ?

Sacou? Vc esta olhando o q vc quer velho. Jaja vc vai vir com outra duvida boba pra tentar ridicularizar a religiao.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.450
Pontos
1.424
Ta e pq não? Brasilia foi polo de rock na decada de 80. As principais bandas de rock do PAIS nasceram todas aqui.

Italia foi berço da renascença, principais pintores sao daquela degiao e daquele país.

Brasil é conhecido como celeiro de futebol, qual o problema disso?


E pq Uberaba nao pode ter muitos mediuns? Pq ?

Sacou? Vc esta olhando o q vc quer velho. Jaja vc vai vir com outra duvida boba pra tentar ridicularizar a religiao.

Não é religião amigo.

Pelo menos não de acordo com Allan Kardec.

E só citei o grupo do triângulo mineiro porque o próprio Waldo Vieira muito amigo e colega de "de profissão" de Chico já disse publicamente que era tudo uma farsa.

 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
O próprio waldo já desmentiu esse video. Isso é um video com uma fala dele totalmente fora do contexto. No youtube mesmo tem um video com a explicação do waldo e com várias outras passagens que ele fala sobre o Chico. Internet é um perigo.....
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Caraca, vc baseia sua opnião no cara pelo WIKIPEDIA?? E ainda ta corrigindo todo mundo aqui ? Caraca, beleza entao.


Esse fato ai que vc falou realmente foi uma farsa, alias eu ja tinha escrito isso laaaa em cima, agora como vcs renega uma VIDA inteira trabalhando pela doutrina espirita, escrevendo quase 400 livros, maioria best seller, e nao ficando com nenhum tustão. E ai tu caga isso tudo por causa de UM fato? Serio isso?

Pra sua informação, sim, isso ai foi armação. Mas nao dele, mas com ele. Essa Otilia era uma desequilibrada mental, fato comprovado anos depois, e armou toda essa cena. E ganando o Chico e outro medium que estavam ali PESQUISANDO.

Tu conhece a obra do Chico? Tu esteve com ele alguma vez na sua vida? Cara...


O fato de escrever best-sellers apenas significa que foi um dos maiores deturpadores do Espiritismo. Espalhou por aí livros sem o mínimo de decência e respeito à doutrina, bem como a seu codificador, fazendo pessoas acreditarem em ideias absurdas e fantasiosas. E o pior : tudo em nome do Espiritismo.

Se ele fez isso para não receber nenhum tostão, não me importa, pois não julgo a moral dele, ela me é indiferente, me preocupo apenas com suas atitudes.

E sim, conheço as obras do Chico, já li alguma delas para poder debater com precisão, e portanto sei o quanto aquilo é danoso para qualquer pessoa séria em relação ao Espiritismo.

Cara, vc nao é espírita, é um obtuso. Só isso. Pode abanar suas mão e tentar aparecer e me quotar o quanto quiser. Eu não discuto mais com vcs

Você pode me chamar daquilo que quiser, basta que explique os motivos. Como você não explicou e nem irá conseguir de forma racional, partiu para esse tipo de ataque.



Jamais, pelo contrario.

O fato é: o cidadao ai se prende a conceitos de quase 200 anos atras como unica verdade e acha que tudo depois é charlatanismo. Uma piada esse pensamento

Comparando: sabe qual a diferença entre esse Osmim e o Edir Macedo? Nenhuma.

Doutrina espirita é estudo, e MUITOS CONCEITOS EVOLUIRAM E MUDARAM depois do Kardec. Mas enfim, discutir com Xiita é besteira



Em primeiro lugar, o fato de um conhecimento ser antigo de forma alguma significa que ele está defasado. Newton elaborou as três principais formulações da mecânica há mais de 300 anos, no entanto essas leis ainda são utilizadas e ensinadas no academicismo. Ou Tales de Mileto: 550 ac., cujo teorema é utilizado até hoje na matemática. Portanto essa lógica é absurdamente falha.

Em segundo : Para dizer que um conhecimento é arcaico ou incorreto, você deve ser preciso ao explicar por qual motivo e quais os novos conhecimentos (vindos de fontes muito precisas) seriam úteis para substituir essa imprecisão. Você não fez isso em nenhum momento, apenas quer que os outros o acreditem sob palavra, como o seu idolatrado Chico fez.

Em terceiro : o que deu a autoridade para o Chico e sua companhia dizerem que algum conceito das obras espíritas evoluíram ou mudaram? Allan Kardec deixou estrito os requerimentos para um obra ser considerada espírita: ela OBRIGATORIAMENTE deve passar pelo CUEE. Nenhuma das obras da FEB sequer conhecem o cheiro do CUEE, sendo vistos pela ótica espírita como romances. Todas essas obras foram escritas por UM ÚNICO MÉDIUM, o que invalida QUALQUER conhecimento. Isso é bem diferente das dezenas que Kardec se utilizou, estranhos uns aos outros, em várias localidades do mundo. Para depois juntar as respostas vindas de cada um deles, compará-las entre si e com conhecimentos prévios, submetê-las a uma minuciosa análise racional e só então se utilizar dessas informações conforme oportuno.

Fora o CUEE, o único fator que teria autoridade de mudar/atualizar um conhecimento das obras espíritas é uma afirmação de origem científica absolutamente conclusiva.


O CUEE já foi brevemente explicado em posts anteriores, se você estiver em dúvida é só consultar.

E você achou mesmo que me chamando de xiita iria me desmoralizar?
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Aproveitando o gancho, se o encontro entre Chico Xavier e Allan Kardec tivesse acontecido, seria mais ou menos assim que Allan Kardec submeteria Chico e seus espíritos a um exame crítico.

Excelente vídeo para elucidar a diferença entre um e outro:


 

Zerafer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.234
Reações
27
Pontos
764
Interessante o tópico,

É um assunto que desperta curiosidade principalmente para quem não tem a mediunidade, que é o meu caso.

Tem uma série que passava no Discovery Channel - Assombrações - onde muito dos fenômenos relatados aqui são abordados em casos reais.

Este fato que aconteceu com a sua irmã, foi abordado em um episódio que eu assisti onde o poltergeist manifestava-se como uma projeção psíquica de um dom que a própria pessoa possuía e os eventos ocorriam.

Talvez a sua irmã tenha um dom sobrenatural.
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
Osmim,

Acho super interessante sua defesa do Espiritismo na essência das bases de Kardec, embora não compartilhe com muitas de suas opiniões, acho a divergência de pensamentos fundamental para o desenvolvimento da Doutrina.

Só acho que nós como estudiosos e seguidores da Doutrina, principalmente no que tange a moral e aos ensinamentos de Cristo, devemos ter muito cuidado com nossas colocações.

O fato do Chico não ter seguido a risca os métodos científicos de Kardec não pode desabonar uma vida inteira devotada a caridade ( a principal base da doutrina). Acho que palavras fortes com " farsa" devem ser evitadas, pois, o simples fato do Chico não ter lucrado nada com suas obras e viver uma vida simples já nos faria questionar fortemente qual interesse dele em forjar algo.

Acho questionamentos ideológicos super válidos, apenas não concordo com ataques a imagem de uma pessoa que viveu a vida inteirinha devotado a caridade, não lucrando um centavo com suas obras. Com certeza absoluta é um espirito de grau de elevação infinitamente maior do que eu ou você.

Obs: Super interessante alguns fatos que você trouxe aqui, os quais desconhecia.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Osmim,

Acho super interessante sua defesa do Espiritismo na essência das bases de Kardec, embora não compartilhe com muitas de suas opiniões, acho a divergência de pensamentos fundamental para o desenvolvimento da Doutrina.

Só acho que nós como estudiosos e seguidores da Doutrina, principalmente no que tange a moral e aos ensinamentos de Cristo, devemos ter muito cuidado com nossas colocações.

O fato do Chico não ter seguido a risca os métodos científicos de Kardec não pode desabonar uma vida inteira devotada a caridade ( a principal base da doutrina). Acho que palavras fortes com " farsa" devem ser evitadas, pois, o simples fato do Chico não ter lucrado nada com suas obras e viver uma vida simples já nos faria questionar fortemente qual interesse dele em forjar algo.

Acho questionamentos ideológicos super válidos, apenas não concordo com ataques a imagem de uma pessoa que viveu a vida inteirinha devotado a caridade, não lucrando um centavo com suas obras. Com certeza absoluta é um espirito de grau de elevação infinitamente maior do que eu ou você.

Obs: Super interessante alguns fatos que você trouxe aqui, os quais desconhecia.



Mas aí é que está Omaba.

O Espiritismo é estruturado em códigos e portanto não há 'interpretações'. Assim como não existem interpretações pessoais nas três leis da mecânica formuladas por Newton. Essas três leis da mecânica devem ser encaradas exatamente da mesma maneira no mundo todo, assim como o Espiritismo.

Em relação ao Chico. Qual o problema em dizer que ele foi farsante? De fato ele cometeu farsas, e é um ser-humano, por qual motivo deveria poupá-lo? Apenas porque ele possui seguidores fiéis? Note que estou julgando a atitude, e não a moral.

E perante o Espiritismo ele também foi uma farsa, pois escreveu uma religião inteira de obras próprias, utilizando-se do nome Espiritismo, ignorando completamente o célebre e árduo trabalho do fundador da doutrina. Isso para mim é uma atitude maliciosa. Houvesse o interesse de manifestar suas obras, que o fizesse utilizando-se de outro nome, em respeito ao codificador e às pessoas seguidoras da Doutrina. Mas nem o culpo sozinho, foi um joguete da FEB na época, que inclusive pegava os manuscritos, os modificava e depois sumia com eles (não, você jamais vai encontrar os manuscritos originais de "Nosso lar por exemplo). Houve até uma preocupação do Chico nesse sentido, mas quem dava as ordens era a FEB.

Além do mais, Chico Xavier se aliou ao golpe de Estado de Getúlio Vargas publicando em 1938 a obra : Brasil Coração do Mundo e Pátria do Evangelho. Coincidência não? Alguém aqui já leu essa obra? Utilizar-se da influência religiosa para conseguir mudanças em posturas políticas é algo moralmente correto?

E o fato de ser farsante não o exclui de ter sido uma pessoa amável com as demais. De onde concluo que, para o Espiritismo, foi um mal extremamente danoso, para as outras pessoas pode ter sido uma pessoa confortante.
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Essa é a beleza da vida pós morte, nada acaba. Imagina um mundo, praticamente identico a este aqui que temos. A unica diferença é que lá o pensamento toma forma e é muito importante. Cara, o mundo espiritual nao é um lugar cheio de nuvens e anjos tocando arPa. Existem cidades, predios, uma vida urbana. Igual aqui.

Eu sugiro que vc assista Nosso Lar. Um filme meio chulé, mas da pra ter idéia acerca do que é o outro mundo.

Agora um filme excelente e mega velho: Defending your life com a Meryl Strip. Filmão que conta a vida após a morte. Eu tenho pra mim que esse filme foi o primeiro filme espirita que mostra como seria a dinamica urbana no mundo espiritual.

Já parou para pensar que sua vida continua após a morte indendente da sua religião?

A morte é algo natural da vida, é como o fim de um livro, qual seria a graça de um livro se ele não tivesse o fim?

Devemos aproveitar a vida aqui e agora, pois essa é a unica vida que teremos como ser humano, escolhendo o modo mais benéfico de vida, sem qualquer promessa de recompensa em algum outro lugar, ou outra vida.

quando morremos nossa vida continua na memória das pessoas que lembram de nós, nos filhos que carregam partes do genes dele e dão continuidade a vida da pessoa.

Os corpos mortos irão se decompor e novamente se tornarão parte do ciclo de vida da natureza.

Faça da sua vida um bom livro, ao invés de ficar esperando que esse livro acabe logo para ver se poderá começar a fazer um novo, onde ninguem poderá ler.
 

Omaba

Habitué da casa
Mensagens
364
Reações
89
Pontos
99
Mas aí é que está Omaba.

O Espiritismo é estruturado em códigos e portanto não há 'interpretações'. Assim como não existem interpretações pessoais nas três leis da mecânica formuladas por Newton. Essas três leis da mecânica devem ser encaradas exatamente da mesma maneira no mundo todo, assim como o Espiritismo.

Em relação ao Chico. Qual o problema em dizer que ele foi farsante? De fato ele cometeu farsas, e é um ser-humano, por qual motivo deveria poupá-lo? Apenas porque ele possui seguidores fiéis? Note que estou julgando a atitude, e não a moral.

E perante o Espiritismo ele também foi uma farsa, pois escreveu uma religião inteira de obras próprias, utilizando-se do nome Espiritismo, ignorando completamente o célebre e árduo trabalho do fundador da doutrina. Isso para mim é uma atitude maliciosa. Houvesse o interesse de manifestar suas obras, que o fizesse utilizando-se de outro nome, em respeito ao codificador e às pessoas seguidoras da Doutrina. Mas nem o culpo sozinho, foi um joguete da FEB na época, que inclusive pegava os manuscritos, os modificava e depois sumia com eles (não, você jamais vai encontrar os manuscritos originais de "Nosso lar por exemplo). Houve até uma preocupação do Chico nesse sentido, mas quem dava as ordens era a FEB.

Além do mais, Chico Xavier se aliou ao golpe de Estado de Getúlio Vargas publicando em 1938 a obra : Brasil Coração do Mundo e Pátria do Evangelho. Coincidência não? Alguém aqui já leu essa? Utilizar-se da influência religiosa para conseguir mudanças em posturas políticas é algo moralmente correto?

E o fato de ser farsante não o exclui de ter sido uma pessoa amável com as demais. De onde concluo que, para o Espiritismo, foi um mal extremamente danoso, para as outras pessoas pode ter sido uma pessoa confortante.


Osmin,

Não vou entrar nessa discussão pelo simples fato de eu não ter bases para discutir. Seu conhecimento e seus estudos aparentam ser maiores que o meu, sendo assim não serei hipócrita de discutir pelo simples prazer, sem ter algo a acrescentar.

Apresentei apenas minha opinião pessoal, baseada na minha lógica e minha razão ( como disse Kardec, nada pode ser aceito sem passar pelo crivo da lógica).

Repito, tudo que você apresentou são divergências ideológicas, nas quais acho super válidas. Só fico desconfortável quando passamos da critica ideológica e atingimos a honra de uma pessoa.

Não acho que o Chico tenha feito qualquer coisa por interesse pessoal, entendo que simplesmente aquela era visão dele, a interpretação dele sobre o Espiritismo e se ele utilizou isso tudo para atingir o fim maior da Caridade, do amor ao próximo e do conforto a milhões de espíritos aflitos, acredito que nesse caso sim o " fim justificou os meios". Mas como disse ,é minha humilde opinião, não imutável, pode ser que um dia frente a novos conhecimentos eu a mude.

Obs: O fato de ser estruturado em códigos não afasta interpretações diferentes. Nossa lei humana é estruturada em códigos e existem milhares de interpretações diferentes para o mesmo artigo de uma lei. O próprio Kardec nos informa que aquela era apenas a base do Espiritismo, devendo ser complementada posteriormente.
 

operereca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.434
Reações
1.853
Pontos
664
Já parou para pensar que sua vida continua após a morte indendente da sua religião?

A morte é algo natural da vida, é como o fim de um livro, qual seria a graça de um livro se ele não tivesse o fim?

Devemos aproveitar a vida aqui e agora, pois essa é a unica vida que teremos como ser humano, escolhendo o modo mais benéfico de vida, sem qualquer promessa de recompensa em algum outro lugar, ou outra vida.

quando morremos nossa vida continua na memória das pessoas que lembram de nós, nos filhos que carregam partes do genes dele e dão continuidade a vida da pessoa.

Os corpos mortos irão se decompor e novamente se tornarão parte do ciclo de vida da natureza.

Faça da sua vida um bom livro, ao invés de ficar esperando que esse livro acabe logo para ver se poderá começar a fazer um novo, onde ninguem poderá ler.
Então fera, esse tipo de pensamento é totalmente contrário do que a doutrina espírita diz. Que essa não é a única vida, que somos espíritos em espiação e provações, esse é o momento de nos esforçarmos para evoluirmos.
 

roni

Bam-bam-bam
Mensagens
4.906
Reações
3.310
Pontos
359
Nunca ví nada e as vezes me pergunto se não existe uma espécie de manifestação do nosso cérebro (pessoas com meniunidade) que faz uma espécie
de histeria coletiva que faz todos ao redor ficarem meio que em (transe) e verem coisas sei lá, pensando pelo lado ciêntífico da coisa, a pessoa (medium) ver realmente imagem de pessoas queridas, conversar com elas como se estivesse realmente na frente, mas isso ser somente o cérebro da pessoa fazendo aquelas imagens?

Sei lá só pensando sobre, igual perguntei pro meu primo, sobre os espíritos clássicos que aparecem quando eles incorporam no centro ubanda, estarem sempre falando com linguagem de escavos e pedindo as mesmas oferendas e tal, perguntei se esses espíritos não vão evoluir nunca e seguir seu caminho e tal, e ficar pra sempre vagando por aqui atrás de pontes( pessoas) sei la so pensamentos meus e meu primo meio que não soube explicar.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Osmin,

Não vou entrar nessa discussão pelo simples fato de eu não ter bases para discutir. Seu conhecimento e seus estudos aparentam ser maiores que o meu, sendo assim não serei hipócrita de discutir pelo simples prazer, sem ter algo a acrescentar.

Apresentei apenas minha opinião pessoal, baseada na minha lógica e minha razão ( como disse Kardec, nada pode ser aceito sem passar pelo crivo da lógica).

Repito, tudo que você apresentou são divergências ideológicas, nas quais acho super válidas. Só fico desconfortável quando passamos da critica ideológica e atingimos a honra de uma pessoa.

Não acho que o Chico tenha feito qualquer coisa por interesse pessoal, entendo que simplesmente aquela era visão dele, a interpretação dele sobre o Espiritismo e se ele utilizou isso tudo para atingir o fim maior da Caridade, do amor ao próximo e do conforto a milhões de espíritos aflitos, acredito que nesse caso sim o " fim justificou os meios". Mas como disse ,é minha humilde opinião, não imutável, pode ser que um dia frente a novos conhecimentos eu a mude.

Obs: O fato de ser estruturado em códigos não afasta interpretações diferentes. Nossa lei humana é estruturada em códigos e existem milhares de interpretações diferentes para o mesmo artigo de uma lei. O próprio Kardec nos informa que aquela era apenas a base do Espiritismo, devendo ser complementada posteriormente.


Não é possível existirem divergências ideológicas porque o Espiritismo não é uma ideologia, mas uma ciência de observação e filosofia.

A sua comparação com o código das leis humanas não é sensato. Essa não é uma ciência de observação, como o Espiritismo, mas sim um sistema definido de acordos que a própria sociedade estabelece. Além disso, a doutrina codificada por Kardec utilizou-se de um método de controle (CUEE) desde a sua base. Sem contar que uma é escrita por homens encarnados, a outra ditada por espíritos superiores, os quais não cometem erros grosseiros como aquelas pessoas que elaboraram nossas leis.



76. Que definição se pode dar dos Espíritos?
“Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes
da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material.”


80. A criação dos Espíritos é permanente, ou só se deu na
origem dos tempos?
“É permanente. Quer dizer: Deus jamais deixou de criar.”

81. Os Espíritos se formam espontaneamente, ou procedem
uns dos outros?
“Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela
sua vontade. Mas, repito ainda uma vez, a origem deles é
mistério.”


Quais múltiplas interpretações se podem tirar de uma obra estruturada inteiramente dessa forma? Não existem contradições, ou uma única resposta que contradiga alguma outra, em todas as obras de Kardec.
 
Topo Fundo