O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[AJUDA] Barra de Sensor Wii em USB ??

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Preciso saber como converter o plugue do sensor original em plugue USB. Tentei pesquisar, mas não encontrei um tutorial bem consistente (os que achei para USB estão com informações antigas ou estão mais para montagem com fonte de alimentação apenas ou estão em inglês) para transformar o plugue da minha barra de sensor do Wii em USB para que seja alimentado através da entrada USB que tem no Wii ou no carregador de celular ou no PC.

O link abaixo que eu achei bem interessante, mas é de um jeito caseiro e criado do zero e eu não quero porque tenho uma sobressalente e quero apenas trocar de plugue:
http://mbarrosbatista.blogspot.com.br/2011/06/sensor-bar-caseiro-usb.html

O motivo de fazer isso é que é muito trabalhoso retirar o que eu tenho para usar no Wii e no PS4 (sim, eu uso o Wiimote para jogar FPS no PS4) que estão em lugares separados. E como eu tenho uma barra sobressalente, eu deixo ele só pro PS4... o problema é que eu preciso desmontar o Wii para levar até onde está o PS4 para poder usar a barra de sensor. Então, preciso que esta barra sobressalente seja utilizada no PS4 através da entrada USB, daí nem precisarei desmontar o Wii.
E favor não insistir que não comprarei outra barra de sensor, pois pelo que pesquisei, estão muito caros para mim. Eu tenho a sobressalente e preciso saber como transformar em USB, nada mais que isso.
 
Ultima Edição:

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
http://rolandtapken.de/blog/2017-07/mod-wii-sensor-bar-usb-power-supply

"Ah mas está em inglês..."
Google tradutor pode facilitar nisso.

Já fiz isso, mas tem uns textos meio confusos para mim. Não vai rolar pra mim, então descartei por causa da complexidade orientada nos textos... ainda mais que precisa de multímetro como mostra na foto e umas peças pra fazer modificação/soldagem e tals, eu não tenho isso... no texto diz que mas não tenho muito conhecimento técnico. E outra, a barra de sensor mostrada nas fotos é muito diferente da minha que é bem mais acabada e tem mais LEDs que os da foto.

Li a respeito que a barra de sensor pode não dar conta com 5v e precisa de uma alimentação extra, algo como 7.5v que vi na net esses dias...

Bem, eu só queria simplesmente cortar a ponta, separar os fios e usar os fios de um cabo USB que eu achar para poder unir aos fios da barra de sensor, passar fita isolante e é só... mas parece que não é simples assim, pois diz que tem que colocar o fio corretamente, já que vi na net uns fios cinza enquanto o USB é preto e vermelho, por aí vai...
 

Tosetto Falls

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.230
Reações
1.031
Pontos
624
Eu comprei uma sensor bar USB no aliexpress por 10 conto no ano passado, demorou pra chegar mas funcionou aqui no dolphin normalmente.
 

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.474
Reações
10.227
Pontos
1.349
Já fiz isso, mas tem uns textos meio confusos para mim. Não vai rolar pra mim, então descartei por causa da complexidade orientada nos textos... ainda mais que precisa de multímetro como mostra na foto e umas peças pra fazer modificação/soldagem e tals, eu não tenho isso... no texto diz que mas não tenho muito conhecimento técnico. E outra, a barra de sensor mostrada nas fotos é muito diferente da minha que é bem mais acabada e tem mais LEDs que os da foto.

Li a respeito que a barra de sensor pode não dar conta com 5v e precisa de uma alimentação extra, algo como 7.5v que vi na net esses dias...

Bem, eu só queria simplesmente cortar a ponta, separar os fios e usar os fios de um cabo USB que eu achar para poder unir aos fios da barra de sensor, passar fita isolante e é só... mas parece que não é simples assim, pois diz que tem que colocar o fio corretamente, já que vi na net uns fios cinza enquanto o USB é preto e vermelho, por aí vai...
Era esse justamente meu medo, que vc estivesse esperando alguém chegar e dizer, "corta o fio e emenda".
Complexidade? O autor fez um simples estudo da barra.
Multímetro? Vc não precisa dele já que o estudo já foi feito.
Tirando ferro de solda e solda, vc só precisa trocar o resistor original por um de 10r. Remover o fio e soldar o preto/vermelho conforme a foto. Como vc tem mais de um sensor vc pode ver se o outro pelo menos é igual ao da foto.
Agora se vc não tem muita habilidade com eletrônica, o que vc quer exatamente?

E reforço, o meio mais simples é comprar um pronto, com os IR-LEDS já dimensionados.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Eu comprei uma sensor bar USB no aliexpress por 10 conto no ano passado, demorou pra chegar mas funcionou aqui no dolphin normalmente.

Dolphin?? Eu uso a barra no Wii e WiiU... será q serviria??? O fio eh grande?? Dá pra conectar no PS4 (eu jogo wiimote nele)? Serve conectar na tomada de celular???
 


Tosetto Falls

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.230
Reações
1.031
Pontos
624
Dolphin?? Eu uso a barra no Wii e WiiU... será q serviria??? O fio eh grande?? Dá pra conectar no PS4 (eu jogo wiimote nele)? Serve conectar na tomada de celular???
Acho que tem 1,5 metro de cabo. Essa sensor bar na verdade não tem "conectividade" direta com o videogame, é só um ponto de referência pro wiimote. O USB é só pra mandar energia, só espetar em qualquer entrada USB.
Aliás você pode até substituir a sensor bar por 2 velas que irá funcionar da mesma forma. No tópico de emulação tem um cara que disse ter usado muito vela, mas que qdo estiverem acabando, o controle perde um pouco a calibragem.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Acho que tem 1,5 metro de cabo. Essa sensor bar na verdade não tem "conectividade" direta com o videogame, é só um ponto de referência pro wiimote. O USB é só pra mandar energia, só espetar em qualquer entrada USB.
Aliás você pode até substituir a sensor bar por 2 velas que irá funcionar da mesma forma. No tópico de emulação tem um cara que disse ter usado muito vela, mas que qdo estiverem acabando, o controle perde um pouco a calibragem.

Tendi... essa da vela é bem old, bem na época do Wii, então eu não arriscaria para não ter risco de incêndio, hehe.
Exatamente é o que quero: transformar em USB para poder conectar em qualquer coisa que alimente-o via USB, daí não dependerei do Wii para jogar usando o Wiimote no PS4.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Era esse justamente meu medo, que vc estivesse esperando alguém chegar e dizer, "corta o fio e emenda".
Complexidade? O autor fez um simples estudo da barra.
Multímetro? Vc não precisa dele já que o estudo já foi feito.
Tirando ferro de solda e solda, vc só precisa trocar o resistor original por um de 10r. Remover o fio e soldar o preto/vermelho conforme a foto. Como vc tem mais de um sensor vc pode ver se o outro pelo menos é igual ao da foto.
Agora se vc não tem muita habilidade com eletrônica, o que vc quer exatamente?

E reforço, o meio mais simples é comprar um pronto, com os IR-LEDS já dimensionados.

Comprar um pronto está fora de questão para mim, pois ainda está caro para mim... e como já tenho uma sobressalente aqui, queria aproveitar, já que não é necessário gastar muito, ainda que tenho um cabo USB sobrando e daria para aproveitar a emenda nele.

Então, vou precisar de um resistor de 10r, certo... o que seria o "r"? Seria a medida de resistor? Consigo comprar em uma loja de componentes eletrônicos?
A respeito de LEDs na foto... olhei nos três sensores e ambos são iguais: tem 5 LEDs de cada lado. E agora??

Eu realmente não entendo muito de eletrônica, mas tenho um amigo que tem o ferro de solda e sabe ler um pouco de inglês, dai ele vai ler e me ajudar... o problema é que só vou poder ir lá no fds, pq ele mora muito longe. Assim que conseguirmos fazer a parada, talvez poderei botar um tutorial aqui para os que realmente precisam
 

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.474
Reações
10.227
Pontos
1.349
Comprar um pronto está fora de questão para mim, pois ainda está caro para mim... e como já tenho uma sobressalente aqui, queria aproveitar, já que não é necessário gastar muito, ainda que tenho um cabo USB sobrando e daria para aproveitar a emenda nele.

Então, vou precisar de um resistor de 10r, certo... o que seria o "r"? Seria a medida de resistor? Consigo comprar em uma loja de componentes eletrônicos?
A respeito de LEDs na foto... olhei nos três sensores e ambos são iguais: tem 5 LEDs de cada lado. E agora??

Eu realmente não entendo muito de eletrônica, mas tenho um amigo que tem o ferro de solda e sabe ler um pouco de inglês, dai ele vai ler e me ajudar... o problema é que só vou poder ir lá no fds, pq ele mora muito longe. Assim que conseguirmos fazer a parada, talvez poderei botar um tutorial aqui para os que realmente precisam
Faz o seguinte, pega o link que mandei, leva para para seu amigo.
Pede para ele dimensionar o resistor para o número de leds-ir que vc tem pra 5 volts.
Não é o ideal pois o circuito da barra é feita pra outra tensão.
O circuito do seu primeiro link é o ideal, da pra fazer pegando peças de sucata se quiser.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Faz o seguinte, pega o link que mandei, leva para para seu amigo.
Pede para ele dimensionar o resistor para o número de leds-ir que vc tem pra 5 volts.
Não é o ideal pois o circuito da barra é feita pra outra tensão.
O circuito do seu primeiro link é o ideal, da pra fazer pegando peças de sucata se quiser.

Blz... levarei o link pra ele ver e irá tentar fazer!! Obrigado pela dica.
A outra tensão que vc mencionou seria a de 7,5v, é isso??
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Atualizando... levei para fazer a parada lá e não deu certo, pois depois de trocar o resistor por um de 10r, as luzes não acenderam. Daí colocando o resistor original de volta, as luzes acendem. A barra de sensor já tá ajustada para 5v.
O pai dele me disse que compensa usando fonte de alimentação apenas, deixando de lado o USB, mas aí eu teria que usar a tomada que estiver disponível, ainda mais que a distância do fio (a barra fica em cima da TV) não é comprida para chegar na tomada... daí preferi não, quero USB mesmo e ele não conseguiu fazer funcionar (ele é aposentado já tem mais de 10 anos, apesar do conhecimento de eletrônica). As fotos ficou no celular do meu amigo, dps ele vai me passar.
O que vocês acham??? Alguma dica??
 

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.474
Reações
10.227
Pontos
1.349
Atualizando... levei para fazer a parada lá e não deu certo, pois depois de trocar o resistor por um de 10r, as luzes não acenderam. Daí colocando o resistor original de volta, as luzes acendem. A barra de sensor já tá ajustada para 5v.
O pai dele me disse que compensa usando fonte de alimentação apenas, deixando de lado o USB, mas aí eu teria que usar a tomada que estiver disponível, ainda mais que a distância do fio (a barra fica em cima da TV) não é comprida para chegar na tomada... daí preferi não, quero USB mesmo e ele não conseguiu fazer funcionar (ele é aposentado já tem mais de 10 anos, apesar do conhecimento de eletrônica). As fotos ficou no celular do meu amigo, dps ele vai me passar.
O que vocês acham??? Alguma dica??
Vc ou eles não ofereceram criar esse circuito para 5v.
Podia ter mostrado o circuito do link.

Voto por comprar uma barra sensora usb.
 
Topo Fundo