O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ajuda] Capacitores com microfarads (μF) diferentes - fonte PS2 Fat

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Fala pessoal, blz?

Seguinte, preciso trocar um capacitor de 27μF 35v, mas não achei os com 27μF, o mais próximo que achei foi de 33μF e 35v, será que tem problema usar 33μF no lugar do 27μF, sendo ambos com a mesma voltagem?
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.661
Reações
5.937
Pontos
704
Fala pessoal, blz?

Seguinte, preciso trocar um capacitor de 27μF 35v, mas não achei os com 27μF, o mais próximo que achei foi de 33μF e 35v, será que tem problema usar 33μF no lugar do 27μF, sendo ambos com a mesma voltagem?
Você não achou na sua área ou em lugar nenhum?

Trocar a capacitância dá ruim..a voltagem pode ser um pouco acima..
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Você não achou na sua área ou em lugar nenhum?

Trocar a capacitância dá ruim..a voltagem pode ser um pouco acima..
Aqui na cidade não achei em nenhuma loja de eletrônica, também não achei no mercado livre.

Voltagem não tem problema usar maior mas capacitância tem que usar a mesma.

Lascou, achei em 1 site desconhecido por R$10,00 + R$25 de frete.
 

Gaheris

Bam-bam-bam
Mensagens
698
Reações
631
Pontos
293
Fala pessoal, blz?

Seguinte, preciso trocar um capacitor de 27μF 35v, mas não achei os com 27μF, o mais próximo que achei foi de 33μF e 35v, será que tem problema usar 33μF no lugar do 27μF, sendo ambos com a mesma voltagem?
Provavelmente não tem problema, mas tem que ver o circuito próximo a ele... Geralmente esses capacitores eletrolíticos tem +- 20% de tolerância...
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Provavelmente não tem problema, mas tem que ver o circuito próximo a ele... Geralmente esses capacitores eletrolíticos tem +- 20% de tolerância...
Pior que não entendo dessa parte, só tenho essas imagens, será que dá para ver o que precisa:
 

Anexos

  • geral.jpeg
    geral.jpeg
    92,3 KB · Visualizações: 32
  • marcados.jpeg
    marcados.jpeg
    191,5 KB · Visualizações: 34


Gaheris

Bam-bam-bam
Mensagens
698
Reações
631
Pontos
293
Pior que não entendo dessa parte, só tenho essas imagens, será que dá para ver o que precisa:
Não dá pra saber, teria que ter a foto do outro lado da placa pra ter certeza, e seu capacitor precisa ter ESR baixa, (azul, verde, marrom, preto com faixa dourada, ou preto escrito "low ESR")... Se for o capacitor de filtro da fonte auxiliar, não tem problema....
E isso é sua conta e risco, pra deixar claro...
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.661
Reações
5.937
Pontos
704
Aqui na cidade não achei em nenhuma loja de eletrônica, também não achei no mercado livre.



Lascou, achei em 1 site desconhecido por R$10,00 + R$25 de frete.
Se não tiver com muita pressa, no ali têm anúncios com packs de 10/20 na faixa de 50 com frete...já sabendo da escassez dessa capacitância por essas bandas..dá até pra revender uns capacitores pra recap em fonte de ps2.
 

ram79co

Habitué da casa
Mensagens
50
Reações
22
Pontos
78
Fala pessoal, blz?

Seguinte, preciso trocar um capacitor de 27μF 35v, mas não achei os com 27μF, o mais próximo que achei foi de 33μF e 35v, será que tem problema usar 33μF no lugar do 27μF, sendo ambos com a mesma voltagem?
Buenas tchê tudo certo?
Se é na fonte, pode usar com a capacitância maior, só não pode é usar a tensão menor, senão ele estoura.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.776
Reações
11.464
Pontos
1.344
Você pode tentar fazer um associação de capacitores para tentar chegar próximo a 27uf.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Obrigado a todos pela resposta, assim que decidir o que fazer retorno a vocês, muito obrigado.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
Já fica a dica, usar um capacitor comum dá problemas, se for trocar este capacitor ele precisa ter baixa resistência equivalente em série (ESR) coisa que o capacitor eletrolítico comum não tem. Se trocar por um capacitor comum ele pode esquentar, vazar ou explodir justamente por causa da sua resistência interna e baixa tolerância ao ripple.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Obrigado a todos pela resposta, assim que decidir o que fazer retorno a vocês, muito obrigado.
Já fica a dica, usar um capacitor comum dá problemas, se for trocar este capacitor ele precisa ter baixa resistência equivalente em série (ESR) coisa que o capacitor eletrolítico comum não tem. Se trocar por um capacitor comum ele pode esquentar, vazar ou explodir justamente por causa da sua resistência interna e baixa tolerância ao ripple.
Não entendi sobre o capacitor comum e o de baixa resistência. Para mim o dá placa (imagino que seja original) é de eletrolítico comum e o que comprei também, fisicamente ambos são iguais, o que mudou são 6uf de capacitância a mais no que comprei e não troquei ainda. Estou fazendo errado?

Houveram 2 de 1.000uf e 35v que não achei do mesmo tamanho físico, são um pouco menores (pouco mesmo), mas não creio que haverá problema sendo que a capacitância e voltagem são iguais.
 

tongshadow

Bam-bam-bam
Mensagens
56
Reações
137
Pontos
444
Obrigado a todos pela resposta, assim que decidir o que fazer retorno a vocês, muito obrigado.

Não entendi sobre o capacitor comum e o de baixa resistência. Para mim o dá placa (imagino que seja original) é de eletrolítico comum e o que comprei também, fisicamente ambos são iguais, o que mudou são 6uf de capacitância a mais no que comprei e não troquei ainda. Estou fazendo errado?

Houveram 2 de 1.000uf e 35v que não achei do mesmo tamanho físico, são um pouco menores (pouco mesmo), mas não creio que haverá problema sendo que a capacitância e voltagem são iguais.
Geralmente capacitores de baixa resistência tem escrito "Low ESR" no corpo dele. Se você estiver na dúvida se um capacitor "Low ESR" (no seu caso parece um comum) é adequado ou não pro seu circuito, use um de igual capacitância com tensão maior pois o ESR tende a diminuir. No seu caso pode usar um de 33uF de 60v ou mais, por exemplo. O fabricante dimensiona capacitores levando em conta o custo e o desgaste, portanto a tolerância para substituir é bem alta. Sempre se pode aumentar a tensão e em 90% dos casos a capacitância.

O processo de fabricação de capacitores evoluiu bastante ao longo dos anos, por isso é bem fácil encontrar componentes de qualidade. Como aqui no Brasil é difícil encontrar marcas tops como Nichicon, Rubycon e Panasonic, algo fácil de achar mas decente é a marca EPCOS. Sempre opte por capacitores de 105C também.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Geralmente capacitores de baixa resistência tem escrito "Low ESR" no corpo dele. Se você estiver na dúvida se um capacitor "Low ESR" (no seu caso parece um comum) é adequado ou não pro seu circuito, use um de igual capacitância com tensão maior pois o ESR tende a diminuir. No seu caso pode usar um de 33uF de 60v ou mais, por exemplo. O fabricante dimensiona capacitores levando em conta o custo e o desgaste, portanto a tolerância para substituir é bem alta. Sempre se pode aumentar a tensão e em 90% dos casos a capacitância.

O processo de fabricação de capacitores evoluiu bastante ao longo dos anos, por isso é bem fácil encontrar componentes de qualidade. Como aqui no Brasil é difícil encontrar marcas tops como Nichicon, Rubycon e Panasonic, algo fácil de achar mas decente é a marca EPCOS. Sempre opte por capacitores de 105C também.
Oloco, que explicação curta, básica e completa. Muito obrigado.

Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Geralmente capacitores de baixa resistência tem escrito "Low ESR" no corpo dele. Se você estiver na dúvida se um capacitor "Low ESR" (no seu caso parece um comum) é adequado ou não pro seu circuito, use um de igual capacitância com tensão maior pois o ESR tende a diminuir. No seu caso pode usar um de 33uF de 60v ou mais, por exemplo. O fabricante dimensiona capacitores levando em conta o custo e o desgaste, portanto a tolerância para substituir é bem alta. Sempre se pode aumentar a tensão e em 90% dos casos a capacitância.

O processo de fabricação de capacitores evoluiu bastante ao longo dos anos, por isso é bem fácil encontrar componentes de qualidade. Como aqui no Brasil é difícil encontrar marcas tops como Nichicon, Rubycon e Panasonic, algo fácil de achar mas decente é a marca EPCOS. Sempre opte por capacitores de 105C também.
tongshadow, há algum problema em usar um capacitor de 33uf com a mesma voltagem do atual (27uf) sendo 35v, não pensei em pegar uma voltagem maior, peguei igual.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.776
Reações
11.464
Pontos
1.344
tongshadow, há algum problema em usar um capacitor de 33uf com a mesma voltagem do atual (27uf) sendo 35v, não pensei em pegar uma voltagem maior, peguei igual.
Nessa loja e no ali têm capacitor de 27uf 35v. Na minha opinião é melhor comprar um de 27uf ou fazer um associação que chegue mais próximo dos 27uf.


 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Nessa loja e no ali têm capacitor de 27uf 35v. Na minha opinião é melhor comprar um de 27uf ou fazer um associação que chegue mais próximo dos 27uf.


Obrigado man, parece que estou sendo pão duro em não gastar com algo que parece ser tão barato, mas neste primeiro link que vc passou 1 unidade fica R$40,50 com frete, eu acho bem injusto pagar tudo isso em algo que custa R$1 ou R$2 no máximo. Prefiro ficar com o aparelho parado esperando achar um num preço comum ou ter uma opinião certeira de qual capacitância pode substituir.

A associação que você menciona fazer seria soldar 2 capacitores? Eu não achei nenhuma composição disponível que fosse próximo, no máximo consegui isso e acho que pode dar ruim por usar tantos capacitores: 1x 2.2uf +1x 4.7uf + 2x 10uf ou - 1x 2.2uf +1x 4.7uf + 1x 22uf.

Edit: achei esse que sai +/- R$7,00 cada com o frete (tem que ser compra mínima de R$20,00 por loja) https://shopee.com.br/5pçs-Capacitor-Série-Rjh-50v-27uf-6x12mm-105c-i.427024203.8149616392, vou analisar certinho pq to num fogo de mexer logo nessa fonte que tá foda.

Edit+: agora sim: https://shopee.com.br/10pçs-Capacitor-Rjj-Series-35v-27uf-105c-4x12mm-i.427024203.10100658187
 
Ultima Edição:
  • Curtir
Reações: *ka

ram79co

Habitué da casa
Mensagens
50
Reações
22
Pontos
78
Obrigado man, parece que estou sendo pão duro em não gastar com algo que parece ser tão barato, mas neste primeiro link que vc passou 1 unidade fica R$40,50 com frete, eu acho bem injusto pagar tudo isso em algo que custa R$1 ou R$2 no máximo. Prefiro ficar com o aparelho parado esperando achar um num preço comum ou ter uma opinião certeira de qual capacitância pode substituir.

A associação que você menciona fazer seria soldar 2 capacitores? Eu não achei nenhuma composição disponível que fosse próximo, no máximo consegui isso e acho que pode dar ruim por usar tantos capacitores: 1x 2.2uf +1x 4.7uf + 2x 10uf ou - 1x 2.2uf +1x 4.7uf + 1x 22uf.

Edit: achei esse que sai +/- R$7,00 cada com o frete (tem que ser compra mínima de R$20,00 por loja) https://shopee.com.br/5pçs-Capacitor-Série-Rjh-50v-27uf-6x12mm-105c-i.427024203.8149616392, vou analisar certinho pq to num fogo de mexer logo nessa fonte que tá foda.

Edit+: agora sim: https://shopee.com.br/10pçs-Capacitor-Rjj-Series-35v-27uf-105c-4x12mm-i.427024203.10100658187
Buenas tchê, para de se torturar, mete um de 33uF, não menos de 35V e seja feliz, pode ficar tranquilo, não vai dar problema. Só cuida a polaridade.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.776
Reações
11.464
Pontos
1.344
Obrigado man, parece que estou sendo pão duro em não gastar com algo que parece ser tão barato, mas neste primeiro link que vc passou 1 unidade fica R$40,50 com frete, eu acho bem injusto pagar tudo isso em algo que custa R$1 ou R$2 no máximo. Prefiro ficar com o aparelho parado esperando achar um num preço comum ou ter uma opinião certeira de qual capacitância pode substituir.

A associação que você menciona fazer seria soldar 2 capacitores? Eu não achei nenhuma composição disponível que fosse próximo, no máximo consegui isso e acho que pode dar ruim por usar tantos capacitores: 1x 2.2uf +1x 4.7uf + 2x 10uf ou - 1x 2.2uf +1x 4.7uf + 1x 22uf.

Edit: achei esse que sai +/- R$7,00 cada com o frete (tem que ser compra mínima de R$20,00 por loja) https://shopee.com.br/5pçs-Capacitor-Série-Rjh-50v-27uf-6x12mm-105c-i.427024203.8149616392, vou analisar certinho pq to num fogo de mexer logo nessa fonte que tá foda.

Edit+: agora sim: https://shopee.com.br/10pçs-Capacitor-Rjj-Series-35v-27uf-105c-4x12mm-i.427024203.10100658187
O valores que cheguei mais próximo foram em paralelo 22uf + 4,7uf = 26,7 uf, podendo adicionar mais um capacitor em paralelo de 1uf para ficar com 27,7uf.
Também tem essa opção em paralelo 16uf + 10uf + 1uf = 27uF
Outra opção é ligar em paralelo 100uF + 16uF = 160 uF e depois ligar essa assiciação em série com um de 33uF que vai dar 27,36uF, a conta é 1/ [(1/160)+(1/33)] = 27,358uF.
 

Gaheris

Bam-bam-bam
Mensagens
698
Reações
631
Pontos
293
Se for mesmo tentar, deixa a placa ligada aberta por uns 15 minutos e vê se o capacitor esquenta( geralmente fazem o teste do dedinho, depois de tirar da tomada, lógico) se ele estiver quente não serve( antes descarregue os capacitores de 400v ou tenha cuidado pra tocar só o capacitor trocado)
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Se for mesmo tentar, deixa a placa ligada aberta por uns 15 minutos e vê se o capacitor esquenta( geralmente fazem o teste do dedinho, depois de tirar da tomada, lógico) se ele estiver quente não serve( antes descarregue os capacitores de 400v ou tenha cuidado pra tocar só o capacitor trocado)

Opa, teste ligado é só plugar na tomada e deitar o Power On, sem ligar a fonte no sistema (se precisar ligar, não tem como deixar aberto).

Eu ia aproveitar e fazer todo o recap da fonte, mas não sei se é necessário, e como descarrego os capacitores? Eu iria simplesmente cortar as perninhas deles e depois retirar o excesso da solda colocar o novo, tá errado?

Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Gente, só tomem cuidado com associação de capacitores, pois a curva de descarga pode ser diferente, e também o tempo de carga pode ser diferente, tornando o circuito instável.
O esquema é associar capacitores iguais.
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.661
Reações
5.937
Pontos
704
Obrigado man, parece que estou sendo pão duro em não gastar com algo que parece ser tão barato, mas neste primeiro link que vc passou 1 unidade fica R$40,50 com frete, eu acho bem injusto pagar tudo isso em algo que custa R$1 ou R$2 no máximo. Prefiro ficar com o aparelho parado esperando achar um num preço comum ou ter uma opinião certeira de qual capacitância pode substituir.

A associação que você menciona fazer seria soldar 2 capacitores? Eu não achei nenhuma composição disponível que fosse próximo, no máximo consegui isso e acho que pode dar ruim por usar tantos capacitores: 1x 2.2uf +1x 4.7uf + 2x 10uf ou - 1x 2.2uf +1x 4.7uf + 1x 22uf.

Edit: achei esse que sai +/- R$7,00 cada com o frete (tem que ser compra mínima de R$20,00 por loja) https://shopee.com.br/5pçs-Capacitor-Série-Rjh-50v-27uf-6x12mm-105c-i.427024203.8149616392, vou analisar certinho pq to num fogo de mexer logo nessa fonte que tá foda.

Edit+: agora sim: https://shopee.com.br/10pçs-Capacitor-Rjj-Series-35v-27uf-105c-4x12mm-i.427024203.10100658187
Opa, teste ligado é só plugar na tomada e deitar o Power On, sem ligar a fonte no sistema (se precisar ligar, não tem como deixar aberto).

Eu ia aproveitar e fazer todo o recap da fonte, mas não sei se é necessário, e como descarrego os capacitores? Eu iria simplesmente cortar as perninhas deles e depois retirar o excesso da solda colocar o novo, tá errado?

Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk


1 - Pelo App do shopee têm cupom de frete gratis.

2 - Pra descarregar capacitores...feche um curto com uma chave de fenda nos terminais do capacitor...só não se assuste com alguns eventuais "estalos".
 

Gaheris

Bam-bam-bam
Mensagens
698
Reações
631
Pontos
293
Opa, teste ligado é só plugar na tomada e deitar o Power On, sem ligar a fonte no sistema (se precisar ligar, não tem como deixar aberto).
Sim.
como descarrego os capacitores?

Geralmente fazem com uma chave de fenda, eu no caso uso uma lâmpada com fios ou pego um resistor de 200ohms 5w, seguro o corpo dele com alicate de bico e toco as perninhas deles nos terminais do capacitor... (só precisa fazer pro capacitor de 200 ou 400v)... Provavelmente pra essa fonte já estará descarregado, mas vai saber....
Eu iria simplesmente cortar as perninhas deles e depois retirar o excesso da solda colocar o novo, tá errado?
Não tá, eu dessoldaria, mas dá pra por assim...
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Troquei o capacitor e deu tudo certo, digo, a fonte voltou a operar e passar energia para a placa.

Teste do dedo ok, descarregamento do capacitore ok, e fiz um trabalho bem feito, mas esse ps2 não quer mais funcionar, já peguei ele com vários problemas e fui dando jeito aos poucos, porém agora acho q o problema tá no cabo flat do Power/reset. Assim q encaixei tudo reparei q esse cabo estava bem dobrado na ponta, fui corrigir para fixar na carcaça e ele estava rompido em 2 vias, pensei em testar e a luz do Power ficou verde direto, conforme ia mexendo no flat ela sumia e voltava, mas direto verde e não vermelho. Removi o cabo, cortei a parte cortada, raspei a camada plástica até mostrar as vias, porém foi aí que não deu mais nenhum sinal. Testei a fonte e capacitores, funcionando tudo tranquilo (voltagem certinha e passando para placa), não sei se raspar esses cabos até mostrar as vias está correto, mas não sei o que fazer, na verdade não há o que fazer.

Se achar algum jogo de reparo com cabo flat para esse modelo eu até compro para testar, mas sinceramente é a última cartada, gosto muito desse console, mas já me esgotei, outro detalhe é que os flats do leitor (q são péssimos de encaixar) já estão bem ruins, talvez nem funcionem (o leitor já nem abria mais), até pensei em deixar desconectado, mas como gosto da cor de led ainda fiz por isso, mas se os flats estiverem ruins e se com o leitor desconectado o console não der sinal de vida, poderá ser isso tmb, ou seja, não vale a pena trabalhar em cima, uma pena.

Obs.: Cortei as perninhas do capacitor depois.
d63700e49a454c571e5f31782882ef3c.jpg
4f718e1b2406ac2370b436456030f950.jpg


Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
 
Topo Fundo