O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ajuda com instalação elétrica (casa distante do relógio de luz)

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.945
Reações
38.488
Pontos
1.839
Como diz o título, se a casa estiver a uns 50m ou pouco mais do poste de luz, é necessário um fio de bitola maior para rebater a perda devido a distância? Porra o fio de 10mm tá caro DEMAIS :(
 
D

Deleted member 35588

Minha casa fica a 30m do medidor e coloquei fio 10. Pra 50m é bom verificar se não é necessário até um 16.

Edit: Dá uma olhada nas tabelas desse site, pela tensão da tua rede e pela corrente que vai passar tu descobre qual a bitola necessária.

Se precisar de ajuda avisa aí.
 
Ultima Edição:

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.945
Reações
38.488
Pontos
1.839
Minha casa fica a 30m do medidor e coloquei fio 10. Pra 50m é bom verificar se não é necessário até um 16.

Edit: Dá uma olhada nas tabelas desse site, pela tensão da tua rede e pela corrente que vai passar tu descobre qual a bitola necessária.

Se precisar de ajuda avisa aí.
Acabei de olhar e o fio de 10mm tá entre 700 e 900 reais o rolo de 100m. Tô lascado. Vou olhar o site, obrigado pela ajuda. Edit: @ktulu por essa tabela teria que ser de 16. O rolo de 100m tá 1400 reais :klolwtf:kzonzo:ksnif
 
Ultima Edição:

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Depende de como será. Monofásico, bifasico ou trifásico?

Queda de tensão ocorrerá sim.

Ela é diretamente proporcional ao consumo da sua residência em pico.

Aqui em casa uso 6mm para 2 fases e 4mm para neutro. Quando ligo o micro-ondas que é monofásico, tem uma certa queda.

Distância parecida com a sua.

Funciona, mas quando liga algo que puxa muito, complica.

Já o ar e o chuveiro que são bifasico, não tenho problema.

Logo, acho que só o neutro em 4mm está causando problemas.

Enviado de meu SM-A505GT usando o Tapatalk
 


geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.267
Pontos
1.503
Infelizmente vai ter que colocar um de bitola maior. Recomendo 16mm caso venha do poste para a caixa de disjuntores.
Toma muito cuidado com a marca também. Com o preço nas alturas tem muita marca sem vergonha que coloca bitola x na embalagem, mas tem mais capa plástica do que cobre. Fica de olho na malha de cobre, tem que ser grossa como especificado.

Se for casa em construção fica muito esperto. Às vezes o próprio instalador volta pra roubar os cabos à noite. :klolz
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.945
Reações
38.488
Pontos
1.839
Infelizmente vai ter que colocar um de bitola maior. Recomendo 16mm caso venha do poste para a caixa de disjuntores.
Toma muito cuidado com a marca também. Com o preço nas alturas tem muita marca sem vergonha que coloca bitola x na embalagem, mas tem mais capa plástica do que cobre. Fica de olho na malha de cobre, tem que ser grossa como especificado.

Se for casa em construção fica muito esperto. Às vezes o próprio instalador volta pra roubar os cabos à noite. :klolz
Vixe huahuah. Aqui vai ser difícil =P

Mas realmente com essas coisas não pode pegar material de baixa qualidade.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.392
Reações
14.092
Pontos
453
É um negócio que se paga pela segurança. Não vale a pena economizar com isso. Mesmo que não precise, prefira usar uma bitola maior do que uma que não suporte a demanda.

Sobre a tabela, na verdade a eficiência depende de como o cabo vai ser instalado. Tem uma NBR que detalha tudo isso, mas de maneira superficial, se o cabo ficar exposto ele vai suportar uma carga maior do que um que passa por dentro de um conduíte, por exemplo.

Como comentaram, tome cuidado na escolha do fabricante. Pela minha experiência (estou construindo também), os de boa qualidade estão todos mais ou menos na mesma faixa de preço. Valores muito abaixo é certeza de furada. Aqui estou usando Cobrecom e Corfio, mas existem outras marcas confiáveis.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo