O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ajuda] Como é o dia a dia dessas profissões?

Tetexugo

Supra-sumo
Mensagens
516
Reações
1.013
Pontos
173
Tem uma faculdade que estou de olho pra tirar ensino superior, mas já procurei e não achei absolutamente NADA descrevendo como funcionam essas profissões na vida real, e não na teoria.

Vou dar um exemplo:

- Gestão da Produção Industrial
- Gestão da Qualidade
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Logística
- Marketing

Esses são os de curta duração, 2 anos. Já bacharelados achei Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Fisioterapia e por aí vai.

No caso de Gestão da Qualidade, qual o tipo de profissão e o que a pessoa faz durante o dia?

Ou então gestão de RH... Essas faculdades sempre tem um descritivo desses cursos, mas eles não explicam absolutamente NADA que tipos de tarefas são executadas da hora que se começa até quando termina (e quais as profissões possíveis?).

Sem saber isso não dá pra fazer uma escolha consciente... esses sites são bem vagos. :ksanfona
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.028
Pontos
1.503
Eu descartaria de cara:

- RH (forma aos cachos e tem muita mulher gostosa, logo, concorrência desleal);
- Marketing (a não ser que já tenha um QI poderoso);
- Fisioterapia (disputa lugar com telemarketing pra ver quem ganha MENOS);

Do que sobra:

- Gestão da Produção Industrial, Engenharia de Produção e Gestão da Qualidade estão intimamente ligados (meio óbvio) à indústria. Se não mora em um polo industrial poderá ser difícil a colocação. Se partir para esse ramo eu sugiro uma Engenharia Ambiental ou Tecnólogo de Segurança do Trabalho.

- Gestão Financeira e Logística são filhotes da Administração. Mais uma vez eu recomendo a sondada na região para ver se absorve bem esse profissional. Das duas talvez logística seja melhor.

- Direito, Contábeis e Administração. São os cursos que mais formam. Eu recomendaria Direito se o intento for concurso público. Em segundo lugar recomendaria Contábeis por ter um Conselho de Classe minimamente organizado. Administração é um bom curso, mas você vai precisar obrigatoriamente de uma especialização depois, o que tornará dispendioso em relação a dinheiro e tempo.

Até agora falei do que vale ou não a pena ao meu ver. Quanto a atividade em si das que valem:

Burocracia, escritório o dia inteiro com briga pelo ar condicionado: Contabilidade. O trabalho reúne um sistema em que você tem que alimentar para prestar contas ao governo e à empresa, visando a forma mais vantajosa para a empresa de cumprir as obrigações tributárias.

Burocracia, escritório e trabalho externo: Direito (se for funcionário público volte ao item anterior). Vai variar muito dependendo da área. Obviamente é o mais burocrático dos três.

Escritório o dia inteiro: Administração. Aí pode variar muito dependendo da área em que atuar. É uma área muito versátil. Vai desde vendas em comércio exterior a RH.

Logística: pode ser no escritório o dia todo, como pode ser bem dinâmico com contato telefônico e Whatsapp com clientes e a frota. Pode exercer atividade externa em armazéns e acompanhamento via sistema, direcionando rotas.

Na área industrial na função de produção e qualidade eu não entendo bem. Só via o trabalho de longe e parecia ter picos de pressão bruscos. Uma m**** e a empresa toda (até do exterior se for multi) vem na tua goela.

Engenharia ambiental e Tecnólogo de Segurança do Trabalho tem rotina mais dinâmica, apesar de um monte de relatório chato pra fazer. Dá pra ser consultor trabalhando liberalmente.

Boa sorte.
 

Tetexugo

Supra-sumo
Mensagens
516
Reações
1.013
Pontos
173
A minha dúvida é em cima mesmo desse tal de Gestão da Qualidade. Pelo descritivo acho que esse e o gestão financeira são os que melhor se encaixariam pra mim (tinha também gastronomia, mas descartei de cara porque não curto mexer com isso).

O problema é que não há nenhum detalhamento do dia a dia desse tipo de profissional... o que ele faz EXATAMENTE.

Gestão da produção industrial talvez seja uma boa. A cidade é esta:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/recife-o-vale-do-silicio-brasileiro/

Mas até o momento não me decidi, é impossível fazer isso sem entender mais a fundo se o trabalho é ou não maçante e incômodo além do tolerável.

Direito é um que o tema que sempre me interessou, mas eu não iria nunca querer ser nem advogado e nem juiz, acharia um pé no saco ter que fazer recursos, contrarrazões, digitar sentenças, etc.. Quando eu digo "maçante" não é que eu só queira fazer o que goste, e sim que seja chato ao ponto de ser estressante, inconveniente.

P.S. Agora vi isso:

Indústrias manufatureiras e fabris, incluindo estaleiros, fábricas de construção e transformação, montadoras, indústria cerâmica e áreas afins abrangendo logística, produtividade e qualidade industrial.

Então vou riscar o gestão da produção industrial, não é pra mim também.
 
Ultima Edição:

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
Gestão Comercial: faça, venda o seu produto, fique rico. Sacou?

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
 

GameT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.307
Reações
2.393
Pontos
864
Trabalho na controladoria de uma empresa, essa área é um misto de contabilidade e financeiro, consigo imaginar que esse Gestão Financeiro seja pseudo-MBA nesse ramo, se você tiver a oportunidade eu evitaria esses cursos mais curtos à princípio, eles deveriam ser apenas um complemento.

ADM, Contab e coisas a fim envolve muito aquele cliché de escritório, suas ferramentas serão um notebook com excel, ferramentas de BI (powerBI, Tableau etc) e de Planning (Hyperion, etc), dá pra ramificar num job mais operacional (fechamento de balanços, validação de resultados, tesouraria etc) ou mais analítico (encontrar oportunidades de redução de despesa, melhoria de receita, elisão fiscal) ou até mais de negociação (relacionamento com bancos e auditorias) geralmente é nessa parte da empresa que surgem os CFOs e CEOs de companhias.
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.972
Reações
8.152
Pontos
789
Gestão de qualidade é algo voltado a eficiência dos processos, fluxogramas, relatórios de erros, quantificar e reduzir a quantidade de defeitos nos produtos. Reduzir custos de produção etc

Muito relatório, metas, estatísticas de produção.

O difícil é que vc tem que propor melhorias pra atividades que não é vc quem executa, além de acompanhar e cobrar. Normalmente o povo envolvido na produção fica puto com isso.
 


Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
É Logística mesmo ou é só serviço de entrega? Não, não é a mesma coisa. A maioria das empresas de "Logística" não empregam Logística de verdade.
 

Tetexugo

Supra-sumo
Mensagens
516
Reações
1.013
Pontos
173
Estou vendo aqui a tal da gestão da qualidade, achei até ebook em inglês, e caaaaaaaaaras, que treco enfadonho.

Putzgrilo, e olha que tenho saco pra tudo, mas esse negócio foi duro de engolir até mesmo em vídeo explicativo.

A rotina desse tipo de profissional pode até ser interessante, mas se for pra se aprofundar nessa matéria você boceja a cada 30 segundos.

Vou arriscar esse daí mesmo, de todos os que eu já vi achei o menos ruim
 
Topo Fundo