O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.


ajuda excel

Gattuso

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
20.843
Reações
10.213
Pontos
769
Eu estou começando a aprender a mexer no excel, mas to fazendo tudo pesquisando mesmo rs


Então, eu queria organizar minhas tarefas com prazos em dias úteis. Vi que tem a fórmula =DIATRABALHO(y,x), sendo y a célula com o primeiro dia, e x o número de dias. Aí eu sei que o excel copia automaticamente para a coluna de baixo essa fórmula. Isso é legal, mas mesmo quando a tarefa não tem prazo, ele copia, e fica assim:

96352


Ou seja, fica como se fosse essa data 0 (00/01/1900) quando não tem número (no caso da segunda linha, não está porque eu apaguei. Aí tive que novamente inserir a fórmula na seguinte. E depois novamente foi automático).

Tem jeito de eu inserir essa fórmula automática, mas ao mesmo tempo deixar vazio quando a célula de dia inicial está vazia?
 


Gattuso

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
20.843
Reações
10.213
Pontos
769
Estou fazendo avanços. COnsegui apagar sem deixar de repetir a fórmula. Mas ainda queria que simplesmente não registrasse quando as outras colunas estivessem vazias...
 

PSO

Bam-bam-bam
Mensagens
3.199
Reações
5.003
Pontos
303
Faz um se pra não exibir nada, caso a cédula esteja vazia

=Se (G4 = "";"";[sua fórmula])

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

Gattuso

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
20.843
Reações
10.213
Pontos
769
Provavelmente vai precisar usar a função IF.
Faz um se pra não exibir nada, caso a cédula esteja vazia

=Se (G4 = "";"";[sua fórmula])

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk

Escrevi a função assim:

=SE(G15 = "";"";[DIATRABALHO(G15;H15)])


Mas não está dando certo. Eu entendi que é pra escrever algo como "Se G15(célula que é a data de início) estiver vazio, I15 ficará vazio. Se G15 não está vazio, I15 será a soma de G15 com H15"


Mas acho que não estou conseguindo fazer a sintaxe correta
 


Gattuso

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
20.843
Reações
10.213
Pontos
769
Mas não estou conseguindo aplicar isso para toda a coluna =\\\\\\\\


Mesmo eu tendo limpado os itens, não dá certo. Fica assim


96371
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
2.735
Reações
7.408
Pontos
303
Fiz aqui e funciona normal. Por algum motivo a sua fórmula está utilizando referência fixa.
Apaga os dados dessa coluna de dia trabalhado, coloca a fórmula na primeira linha, clica no canto direito inferior e arrasta pra baixo.
Veja se os parâmetros da fórmula estão diferentes em cada uma das linhas.

Abçs.
 

Gattuso

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
20.843
Reações
10.213
Pontos
769
Faz isso numa planilha nova, acho que as cédulas tão em formato texto

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
Foda. Segunda vez que eu tenho que refazer a planilha por causa de uns bugs doidos.


Não sei por que essas coisas sempre ocorrem comigo =\\\\\\
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
1.777
Reações
3.908
Pontos
303
No mais, você pode aprender a sintaxe do uso do IF e fazer uma fórmula mis complexa.

Mas acho que a solução mais simples é usar a sua fórmula mesmo e depois selecionar a coluna toda e fazer uma Formatação Condicional, onde tudo que for 01/01/1900, muda para em branco. Ou mais simples ainda, seleciona a coluna, e use o Localizar e Substituir (Ctrl+F em ingles ou Ctrl+L se o excel ta em portugues) e substitui tudo que for 01/01/1900 por um espaço. Nesse caso vc tem que repetir essa operação manualmente sempre, mas deixa a planilha mais leve e rápida.
 

AllGulf

Bam-bam-bam
Mensagens
14.034
Reações
9.907
Pontos
489
Consegui colocando =SE(G15;DIATRABALHO(G15;H15);"")



Eu como me senti depois que fiz isso
Tá ma peraí.. Qual é o teste de validação dessa fórmula?
Só o G15 ali não quer dizer nada, tenta assim:

=SE(G15="";DIATRABALHO(G15;H15);"")
 

Gattuso

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
20.843
Reações
10.213
Pontos
769
Eu consegui fazer em outro computador, com o mesmo arquivo (no onedrive)

Coloquei

=SE(G2;DIATRABALHO(G2;H2);"")




Agora só não sei porque estava dando errado no outro. Acho que é a mesma fórmula que eu usei.
 
Topo