O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[AJUDA] Limpeza, Backup e organização de arquivos (liberar espaço)

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Pessoal, boa tarde!

Estou novamente (6 meses depois) com meu HD de 2TB lotado, SSD mal tem 30% livre.
Por causa disso e outros, ainda não migrei pro Windows 10. Sem espaço em disco, também não posso aproveitar novos jogos como o Forza 7.

Meu HD Externo de 1 TB já era, não faço ideia como recuperá-lo. Deixei a semana toda no HDD Regenerator e não adianta, não tem badblock pois é delay mesmo.
Os preços de novos HDs não está ajudando (1TB pelo preço de 2 a pouco mais de 1 ano atrás).

Partindo disto, sei que tenho muita tralha no PC. Facilmente 1TB em filmes, séries, animes.
Também tenho muitos backups gigantes e coisas de celular (ROMs, programas, etc). Sei que também tenho fotos duplicadas devido aos backups que fiz.

Alguém tem uma luz ou metodologia que posso aplicar aqui pra dar um fim nisso, liberar espaço e migrar de Windows?
Meu medo é que estes dados possam ser úteis algum dia, ou que eu precise. Ou se eu quiser assistir de novo algo, vou ter que baixar de novo (agora velocidade não é um problema, o problema é achar disponível).
Tenho DVDs novos (uns 20) parados, que poderia salvar arquivos (não gosto de ocupar espaço físico, porém já está sendo ocupado mesmo). É interessante usar estes DVDs pra diminuir um pouco a carga?

Enfim, compartilhem suas crenças e metodologias sobre os dados, como vêem seus precioso dados e como gerenciam isso.
Imagine que agora pegue fogo no seu PC? O que você faria?


Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.234
Reações
12.888
Pontos
503
Hd externo?
Aqui tenho 4 hds internos,portanto,meu salvador é o externo depois de perder um hd de 2tb.
E prometi pra mim mesmo,hd de 2tb com 5 anos de garantia ou passo longe.Queira ou não,esse Hd vai ser de backup,instalar games,etc,etc,e isso vai ferrando o pc com o tempo.
Fotos,acho que depois de vc verificar que tem repetidas,manda pra nuvem.Roms,programas,compacta tudo numa pasta só,nuvem.
Filmes é complicado...eu aqui por exemplo,baixo um filme em dual áudio, pra minha esposa,aí vem aquele arquivo grotesco pra baixar,ok baixo,depois passo no handbrake.
Deixo só a dublagem hue e elimino a dublagem original,fora que no handbrake dá pra diminuir legal o tamanho do arquivo sem perder muito a qualidade.
Ex:baixei a série The good doctor,veio em 14GB.
Handbrake,retirando o inglês,setando algumas coisas como bitrate(que estava exagerado no arquivo original pela proporção 1280x720),cara,sei que secou dos 14gb para 6gb.Ficou igual,não perdi qualidade diminuindo o bitrate absurdo para 720p.
Sobre dvds,cara...eu não confio mais nessas merd@s.Mas te facilitaria momentaneamente.
Poderia fazer o backup neles,secar o HD,instalar o W10,e o quanto mais rápido possível,colocar no HD novamente ou fazer o que te disse acima,nuvem e reencodar os filmes pra secar a gordura.
E Hd externo,desde que não fique plugado 24hrs por dia no seu pc ligado a toa,esse Hd vai longe se não sofrer quedas ou coisas do tipo,então,é confiável,meu HD externo tem 6 anos,e a saúde,perfeita medida pelo Hdtune e outros programas parecidos pra me alertar de qualquer risco.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.105
Reações
47.773
Pontos
2.009
Eu nao acho vantagem manter HDs internos no PC se for pra guardar coisas que voce nao acessa com frequencia. Acho melhor ter um NAS e guardar tudo la. Bakcups importantes, fotos, videos, series, etc etc. De preferencia com algum espelhamento pra nao perder coisas importantes.

Hoje voce encontra NAS pra todos os gostos e precos. Eu prefiro montar o meu mesmo e configurar tudo.

Recomendo o FreeNAS, ele eh baseado em FreeBSD e o sistema de arquivos eh bem robusto (zfs).


https://www.freenas.org/




 
Ultima Edição:

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.939
Pontos
1.544
Olha, o problema é ter um comportamento acumulador, sabe?

Backup é crucial apenas para arquivos pessoais, como fotos, vídeos, textos e afins que você fez ou que não possam ser encontrados depois na internet. Filmes podem ser encontrados sempre, exceto talvez um ou outro clássico muito antigo, mas mesmo isso eu já encontrei, mesmo que às vezes não seja gratuito.

Comigo funciona assim:

- Arquivos pessoais importantes (trabalho ou algo com valor emocional), faço dois backups, que são dois HDs internos. O backup secundário apenas uso para backup do backup e faço o backup apenas de tempos em tempos, então o HD é pouco usado;

- Filmes: Cheguei a ter uma tonelada de filmes baixados uma época, mas decidi que nos tempos atuais isso é uma completa besteira, exceto filmes muito bons ou difíceis de achar. Esses eu guardo, mas dá no máximo uns 200gb. Para o resto há torrents e netflix;

- Séries: Baixo quando não estão disponíveis para mim, assisto e a menos que eu pretenda assistir de novo (o que é raríssimo), deleto tudo depois.

- Músicas: mesmo princípio dos filmes. Para elas há o spotify.

Para verificar arquivos duplicados, recomendo o advanced system care. Uso há vários anos e considero o melhor e com mais recursos. Tem um recurso de verificar arquivos duplicados (mas sempre tome cuidado ao usar um programa assim para não deletar algo que não quer).
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Olha, o problema é ter um comportamento acumulador, sabe?

Backup é crucial apenas para arquivos pessoais, como fotos, vídeos, textos e afins que você fez ou que não possam ser encontrados depois na internet. Filmes podem ser encontrados sempre, exceto talvez um ou outro clássico muito antigo, mas mesmo isso eu já encontrei, mesmo que às vezes não seja gratuito.

Comigo funciona assim:

- Arquivos pessoais importantes (trabalho ou algo com valor emocional), faço dois backups, que são dois HDs internos. O backup secundário apenas uso para backup do backup e faço o backup apenas de tempos em tempos, então o HD é pouco usado;

- Filmes: Cheguei a ter uma tonelada de filmes baixados uma época, mas decidi que nos tempos atuais isso é uma completa besteira, exceto filmes muito bons ou difíceis de achar. Esses eu guardo, mas dá no máximo uns 200gb. Para o resto há torrents e netflix;

- Séries: Baixo quando não estão disponíveis para mim, assisto e a menos que eu pretenda assistir de novo (o que é raríssimo), deleto tudo depois.

- Músicas: mesmo princípio dos filmes. Para elas há o spotify.

Para verificar arquivos duplicados, recomendo o advanced system care. Uso há vários anos e considero o melhor e com mais recursos. Tem um recurso de verificar arquivos duplicados (mas sempre tome cuidado ao usar um programa assim para não deletar algo que não quer).

É disso que estou falando!
Filmes e alguns animes vou deixar apenas os que considero "colecionador". O restante vou apagar tudo.

Sobre músicas, infelizmente não dá pois o Spotify tem limite de músicas que podem ser salvas.
Além disso não quero confiar isso a uma plataforma externa (as regras do jogo pode mudar a qualquer momento).

Quanto ao programa, boa dica. Sabe dizer se ele faz uma análise mostra os arquivos duplicados ou quadruplicados e detalhes como tamanho, data e local do arquivo?
No caso das fotos, ele faz uma análise não só do que falei acima mas também mais profunda do tipo analisar os pixels e com base nisso identificar duplicatas?

Decidi que infelizmente os HDs não são mais tão confiáveis como antigamente.
NAS e afins não estão nos planos pois estes arquivos não são tantos ou tão importantes pra necessitar de uma estrutura complexa.

Ainda considero os DVDs seguros, duráveis e baratos. Minha experiência com estes sempre foram boas, tenho DVDs com backup de mais de 10 anos íntegros, ainda funcionais e sem danos do tempo. Logo, vou salvar em DVD essas coisas importantes e menores mesmo e deixar o HD para uso.
Programas e afins somente o essencial que posso precisar e não achar mais (Alcohol é um exemplo).
Claro, um BD seria mais interessante, 100x a capacidade de um DVD.

O importante é praticar o desapego e parar de neura com lixo digital hahahaha


Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Tenho DVDs novos (uns 20) parados, que poderia salvar arquivos (não gosto de ocupar espaço físico, porém já está sendo ocupado mesmo). É interessante usar estes DVDs pra diminuir um pouco a carga?

Sim, é.
Um método de backup a mais nunca é ruim.

Eu mesmo tenho muito anime aqui que é impossível de achar atualmente, então tenho dois backups: um no hd externo e outro em DVDs.
 


Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
Eu tenho 5 HDs externos. Eles são, digamos minha "source". Só os ligo para passar algo deles pro PC e vice-versa. Já tem uns bons anos que os tenho, na época eu comprei o hdd normal de desktop e coloquei naquelas cases USB. Foi a solução mais barata e confiável na época.

Meu sonho seria substituir tudo por SSDs. Porém vai demorar muito ainda ter opções de 1,5 ou 2TB com valores acessíveis.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.235
Reações
35.463
Pontos
1.053
HD externo é o que não falta aqui:

1x 4TB para filmes
2x 4TB para séries
2x 2TB para uso diário
4x 1TB para backups diversos

1x 4TB para jogos PS4

e no notebook
2x 2TB HD + 1x 1TB SSD M2 + 1x 4TB Ext

sonho de consumo são os novos 4TB SSD e 2TB SSD M2 lançados pela Samsung.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.939
Pontos
1.544
É disso que estou falando!
Filmes e alguns animes vou deixar apenas os que considero "colecionador". O restante vou apagar tudo.

Sobre músicas, infelizmente não dá pois o Spotify tem limite de músicas que podem ser salvas.
Além disso não quero confiar isso a uma plataforma externa (as regras do jogo pode mudar a qualquer momento).

Quanto ao programa, boa dica. Sabe dizer se ele faz uma análise mostra os arquivos duplicados ou quadruplicados e detalhes como tamanho, data e local do arquivo?
No caso das fotos, ele faz uma análise não só do que falei acima mas também mais profunda do tipo analisar os pixels e com base nisso identificar duplicatas?

Decidi que infelizmente os HDs não são mais tão confiáveis como antigamente.
NAS e afins não estão nos planos pois estes arquivos não são tantos ou tão importantes pra necessitar de uma estrutura complexa.

Ainda considero os DVDs seguros, duráveis e baratos. Minha experiência com estes sempre foram boas, tenho DVDs com backup de mais de 10 anos íntegros, ainda funcionais e sem danos do tempo. Logo, vou salvar em DVD essas coisas importantes e menores mesmo e deixar o HD para uso.
Programas e afins somente o essencial que posso precisar e não achar mais (Alcohol é um exemplo).
Claro, um BD seria mais interessante, 100x a capacidade de um DVD.

O importante é praticar o desapego e parar de neura com lixo digital hahahaha


Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk


Não sabia da limitação de salvar músicas do spotify. Isso é um problema, você sabe em números qual o limite?

Isso é verdade, as regras podem mudar, seria uma tristeza!

Segue screenshot do programa (acredito que seja autoexplicativo, mas se sobrar alguma dúvida me avise):

Visualizar anexo verificar arquivos duplicados.jpg


Visualizar anexo verificar arquivos duplicados 2.jpg


De qualquer forma, recomendo que faça esse processo com tempo e com muita paciência. O programa exclui as pastas do sistema da verificação, mas nenhum programa está livre de erros, então por você ter muitos arquivos, recomendaria que fizesse um pouco por vez.

Às vezes podemos nos apegar a algum arquivo porque temos uma lembrança boa atrelada, como por exemplo um filme que uma namorada antiga gostava, fotos de alguma ex, etc. Aqui, deu um certo incômodo, mas me livrei de todos esses tipos de arquivos que só estavam lá por algum tipo de nostalgia e foi melhor assim, porque aquilo tudo tinha passado já.
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Eu tenho 5 HDs externos. Eles são, digamos minha "source". Só os ligo para passar algo deles pro PC e vice-versa. Já tem uns bons anos que os tenho, na época eu comprei o hdd normal de desktop e coloquei naquelas cases USB. Foi a solução mais barata e confiável na época.

Meu sonho seria substituir tudo por SSDs. Porém vai demorar muito ainda ter opções de 1,5 ou 2TB com valores acessíveis.
HD externo é o que não falta aqui:

1x 4TB para filmes
2x 4TB para séries
2x 2TB para uso diário
4x 1TB para backups diversos

1x 4TB para jogos PS4

e no notebook
2x 2TB HD + 1x 1TB SSD M2 + 1x 4TB Ext

sonho de consumo são os novos 4TB SSD e 2TB SSD M2 lançados pela Samsung.
Desculpe mas isso não agrega ou contribui ao intuito do tópico que é: limpeza, organização e desapego digital.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Não sabia da limitação de salvar músicas do spotify. Isso é um problema, você sabe em números qual o limite?

Isso é verdade, as regras podem mudar, seria uma tristeza!

Segue screenshot do programa (acredito que seja autoexplicativo, mas se sobrar alguma dúvida me avise):

Visualizar anexo 60437


Visualizar anexo 60438


De qualquer forma, recomendo que faça esse processo com tempo e com muita paciência. O programa exclui as pastas do sistema da verificação, mas nenhum programa está livre de erros, então por você ter muitos arquivos, recomendaria que fizesse um pouco por vez.

Às vezes podemos nos apegar a algum arquivo porque temos uma lembrança boa atrelada, como por exemplo um filme que uma namorada antiga gostava, fotos de alguma ex, etc. Aqui, deu um certo incômodo, mas me livrei de todos esses tipos de arquivos que só estavam lá por algum tipo de nostalgia e foi melhor assim, porque aquilo tudo tinha passado já.
Eram 3 mil e pouco, mas pesquisei agora e aumentaram para 10 mil.

https://tecnoblog.net/259763/spotify-limite-download-musicas/

Mesmo assim, acho ruim essas limitações.
As músicas que tenho no HD, não tenho no Spotify e vice versa.


Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
Desculpe mas isso não agrega ou contribui ao intuito do tópico que é: limpeza, organização e desapego digital.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

Pra mim isso não vem ao caso, pois 5 HDDs externos não ocupam espaço. 80% desses meus HDDs está sendo usado pra guardar todo o conteúdo do antigo Underground-Gamer que consegui baixar durante anos com a minha internet porca, como por exemplos fullsets completos de Sega Saturn, Dreamcast, Playstation, entre muitos outros sistemas, coisas que pra mim tem muito valor, pois foram ANOS pra juntar todo esse conteúdo, que como caminha a internet, está ficando cada vez mais complicado de achar por aí em fontes confiáveis.
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Tinha até esquecido desse tópico mas não do assunto.
Esse tempo todo passou e não organizei minhas coisas.

Na verdade houve um percalço bem triste nesse interim (acho que me deprimiu isso, posso considerar luto).

Não lembro muito bem mas foi no começo da pandemia. Meu HD tava lotado como sempre.
Lembro de ter baixado o Macrium pq na época só tinha 120GB de SSD e tava muito ruim.
Eu queria criar uma partição no meu HD com todos os meus dados e nela clonar essa cópia do Windows.
Nem lembro bem pq eu quiz fazer isso, realmente esqueci o objetivo.

Nessa, eu não entendi e não conehcia bem o programa e acabei formatando o HD (o programa fez automático) e clonando nele inteiro o SSD e não na partição. Percebi que foi uma formatação rápida pq foi bem rápido ai nos primeiros % percebi que tava estranho e parei o processo antes de 2%.

Foi uma coisa idiota de ter tentando fazer, ainda mais que não pensei no backup, não pensei que ali era sagrado e não pra ficar fazendo teste.
Depois me injuiriei e comprei logo um SSD de 1TB, aposentei como backup o de 120gb com meu Windows antigo e migrei pro novo.

Na tentativa de recuperar meu HD de 2 TB comprei um de 4TB e tudo que é novo está nele (indo pra 3 anos praticamente, já tá aquela zona pior do que era no formatado) e mantive o 2TB guardado.

Tentei na época alguns procedimentos de recuperação da partição mas acredito que a formatação comprometeu essa formatação.

Vcs sabem se ainda dá pra eu recuperar as coisas lá?
Lembro de ter feito um scan uma vez mas o programa que usei detectou só fotos, pdf e doc ele não conseguiu recuperar.
Tinha muita coisa ali, inclusive documentos de processos, provas, etc.
Eu sinto muita falta de vários dados de lá mas atualmente o principal são fotos e os docs, outros vamos dizer que o luto "apagou".

Se der pra recuperar isso seria ótimo.
Até cheguei a comprar um curso que ensina a fazer isso mas nem lembro o nome e site, desde então não tive tempo pra estudar esse tema pra fazer a recuperação.
Vi que tem empresas especializadas mas são meus dados e não quero terceiros vendo ou tendo acesso a isso, considero bem particular.
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Eu tenho 5 HDs externos. Eles são, digamos minha "source". Só os ligo para passar algo deles pro PC e vice-versa. Já tem uns bons anos que os tenho, na época eu comprei o hdd normal de desktop e coloquei naquelas cases USB. Foi a solução mais barata e confiável na época.

Meu sonho seria substituir tudo por SSDs. Porém vai demorar muito ainda ter opções de 1,5 ou 2TB com valores acessíveis.
Piguinha venho do futuro pra dizer que seu sonho já está disponível pra retirada :kmascaraha
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
@alefmm eu já tive esse problema e consegui recuperar todos os dados usando um programa chamado GetDataBack Pro. Mas você só vai conseguir se o HDD / SDD não estiver danificado e não tiver sido formatado (quando apenas o Windows não consegue achar o disco ou quando ele acusa erro de disco / formato inválido).
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Piguinha vou tentar, está disponível sim, meio que só deletou as partições.
Depois disso tentei analisar e recuperar a partição apagada mas o HD eh grande e muito arquivo, se tivesse bastante espaço acho que não teria dado tempo de apagar ela.

Até achou mas nao o mesmo size que era, coisa de 1.8TB.

Sobre o app de análise de uso de espaço comecei a usar o treesize, uso bastante com Android quando faço backup/restore pra trocar ou atualizar minhas roms.

Ah só queria recuperar minhas fotos, videos e documentos, trabalhos de escola, curso e faculdade.
O restante caguei kkkkk

Enviado de meu M2012K11AG usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.330
Pontos
1.074
Eu começaria me livrando de roms e jogos, que são fáceis de conseguir (tirando um ou outro jogo com patch/mod) e usaria o PC manager da Propria microsoft pra fazer uma limpa no sistema. Depois separaria uns 100GB e criaria uma partição pro windows, e instalaria o windows nela.
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Eu começaria me livrando de roms e jogos, que são fáceis de conseguir (tirando um ou outro jogo com patch/mod) e usaria o PC manager da Propria microsoft pra fazer uma limpa no sistema. Depois separaria uns 100GB e criaria uma partição pro windows, e instalaria o windows nela.
O problema é que os dados não "existem" mais kkkk
Se recuperar alguma coisa vou filtrar.
O problema é analisar tudo, haja tempo.

Acho que enxergando o todo e separando por prioridade/categoria dá pra se organizar e tratar aos poucos.

Enviado de meu M2012K11AG usando o Tapatalk
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
se tu montar as partições, sim
3e005ab831f6536f61054d488af5889e_w200.gif

Vc tá falando linguagem de linux bugou aqui (sou mais Windows, Server na verdade). Não é difícil, só preciso relembrar como faz.
Que vergonha, já tive até servidor em cloud linux com site. Acho que é a idade.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.243
Reações
4.153
Pontos
453
3e005ab831f6536f61054d488af5889e_w200.gif

Vc tá falando linguagem de linux bugou aqui (sou mais Windows, Server na verdade). Não é difícil, só preciso relembrar como faz.
Que vergonha, já tive até servidor em cloud linux com site. Acho que é a idade.
algumas partições não montam automaticamente, ou seja, não irão aparecer disponíveis pra tu
eu suponho, pois quando usei distros ubuntu/debian ou manjaro ocorria este problema
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.939
Pontos
1.544
Tinha até esquecido desse tópico mas não do assunto.
Esse tempo todo passou e não organizei minhas coisas.

Na verdade houve um percalço bem triste nesse interim (acho que me deprimiu isso, posso considerar luto).

Não lembro muito bem mas foi no começo da pandemia. Meu HD tava lotado como sempre.
Lembro de ter baixado o Macrium pq na época só tinha 120GB de SSD e tava muito ruim.
Eu queria criar uma partição no meu HD com todos os meus dados e nela clonar essa cópia do Windows.
Nem lembro bem pq eu quiz fazer isso, realmente esqueci o objetivo.

Nessa, eu não entendi e não conehcia bem o programa e acabei formatando o HD (o programa fez automático) e clonando nele inteiro o SSD e não na partição. Percebi que foi uma formatação rápida pq foi bem rápido ai nos primeiros % percebi que tava estranho e parei o processo antes de 2%.

Foi uma coisa idiota de ter tentando fazer, ainda mais que não pensei no backup, não pensei que ali era sagrado e não pra ficar fazendo teste.
Depois me injuiriei e comprei logo um SSD de 1TB, aposentei como backup o de 120gb com meu Windows antigo e migrei pro novo.

Na tentativa de recuperar meu HD de 2 TB comprei um de 4TB e tudo que é novo está nele (indo pra 3 anos praticamente, já tá aquela zona pior do que era no formatado) e mantive o 2TB guardado.

Tentei na época alguns procedimentos de recuperação da partição mas acredito que a formatação comprometeu essa formatação.

Vcs sabem se ainda dá pra eu recuperar as coisas lá?
Lembro de ter feito um scan uma vez mas o programa que usei detectou só fotos, pdf e doc ele não conseguiu recuperar.
Tinha muita coisa ali, inclusive documentos de processos, provas, etc.
Eu sinto muita falta de vários dados de lá mas atualmente o principal são fotos e os docs, outros vamos dizer que o luto "apagou".

Se der pra recuperar isso seria ótimo.
Até cheguei a comprar um curso que ensina a fazer isso mas nem lembro o nome e site, desde então não tive tempo pra estudar esse tema pra fazer a recuperação.
Vi que tem empresas especializadas mas são meus dados e não quero terceiros vendo ou tendo acesso a isso, considero bem particular.

Interessante ver esse tópico antigo e minha resposta lá em 2018. Então, pelo que percebo meu sistema de backup melhorou bastante de lá para cá.

**Sobre sua postagem**:

Pelo que sei se formatou não é tão grave, o problema é quando formata e salva dados por cima. Já consegui recuperar alguma coisa importante com o Recuva e a busca avançada dele. Recomendo isso.

** Sobre armazenamento** :

Uma coisa que percebi é que HDs (ao menos as versões básicas) não são confiáveis quando submetidos à muita leitura e escrita constante.

Perdi um Seagate de 1.5TB em pouco mais de um ano e um WesterDigital de 2TB com 1 ano de uso. Versões básicas de ambos.

Então hoje meu sistema de armazenamento e backup funciona assim:

1 SSD de 240 GB bom com Windows (samsung EVO850);
1 SSD de 240 GB ok para Linux (Kingston);
1 SSD de 2TB bom para backups principais e acesso usual (Corsair);
1 HD de 2TB entry-level para backups secundários e acesso eventual (Seagate versão básica). *Este já está com warning no Crystal Disk Manager.

Tenho um HD Seagate de 1.5TB para reserva no caso de algum pifar. Vou começar a passar uns backups mais cruciais para ele e deixar no dock (lembre-se de criptografar tudo).

Algo que quero tentar no futuro é comprar uma versão top de HDs, como a versão black do WT (tenho um hd de notebook comprado em 2010 funcionando perfeitamente), ou versão top da Seagate.

De qualquer forma diminui muito os backups, pois tudo que é relativo a jogos, músicas e arquivos de texto, planilhas, trabalho e estudos estão na nuvem, então apenas guardo aquilo que é criado por mim, além de um ou outro filme e save de jogos antigos.
algumas partições não montam automaticamente, ou seja, não irão aparecer disponíveis pra tu
eu suponho, pois quando usei distros ubuntu/debian ou manjaro ocorria este problema

No Ubuntu 22.04 as partições não montadas aparecem por padrão, a menos que seja desabilitado. Aí é só clicar e montar.
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Interessante ver esse tópico antigo e minha resposta lá em 2018. Então, pelo que percebo meu sistema de backup melhorou bastante de lá para cá.

**Sobre sua postagem**:

Pelo que sei se formatou não é tão grave, o problema é quando formata e salva dados por cima. Já consegui recuperar alguma coisa importante com o Recuva e a busca avançada dele. Recomendo isso.

** Sobre armazenamento** :

Uma coisa que percebi é que HDs (ao menos as versões básicas) não são confiáveis quando submetidos à muita leitura e escrita constante.

Perdi um Seagate de 1.5TB em pouco mais de um ano e um WesterDigital de 2TB com 1 ano de uso. Versões básicas de ambos.

Então hoje meu sistema de armazenamento e backup funciona assim:

1 SSD de 240 GB bom com Windows (samsung EVO850);
1 SSD de 240 GB ok para Linux (Kingston);
1 SSD de 2TB bom para backups principais e acesso usual (Corsair);
1 HD de 2TB entry-level para backups secundários e acesso eventual (Seagate versão básica). *Este já está com warning no Crystal Disk Manager.

Tenho um HD Seagate de 1.5TB para reserva no caso de algum pifar. Vou começar a passar uns backups mais cruciais para ele e deixar no dock (lembre-se de criptografar tudo).

Algo que quero tentar no futuro é comprar uma versão top de HDs, como a versão black do WT (tenho um hd de notebook comprado em 2010 funcionando perfeitamente), ou versão top da Seagate.

De qualquer forma diminui muito os backups, pois tudo que é relativo a jogos, músicas e arquivos de texto, planilhas, trabalho e estudos estão na nuvem, então apenas guardo aquilo que é criado por mim, além de um ou outro filme e save de jogos antigos.


No Ubuntu 22.04 as partições não montadas aparecem por padrão, a menos que seja desabilitado. Aí é só clicar e montar.
Está corrido pra mim. Não consegui fazer nenhum teste ainda.
No momento troquei TV (fazendo vários testes), estou testando placas de vídeo, limpei PC, vendi placa e tive buscar de volta, desempenho do PC, desempenho dos jogos.
Ai sábado o apartamento foi cabeado interligando os ambientes com keystone mantendo a administração na sala e pontos de acesso nos outros ambientes.
Isso tbm tá me consumindo pq tem que fazer diversos testes e Redes sempre foi meu ponto fraco, me viro mas isso tudo tá sendo um pouco novidade.

Ainda nem terminei as validações nos cabos (um patch cord precisa ser refeito), a rede ficou segregada (router em camada diferente, troquei senha de AD e alguns players não consegue conexão em pasta específica) e o principal estou pra fazer que é unificar o Wifi (to longe de chegar nessa parte).
Quando terminar vai ficar muito bom mas por enquanto melhora msm só pra quem ficou no cabo.

Quanto aos HDs até hoje (desde 2006) somente um HD meu morreu lentamente, um externo Seagate de 1TB que durou de 2012 a 2018, foi quando comprei o Barracuda 2TB (meus dados corrompidos e alguns sobrescritos pelo Macrium estão nele).
Consegui recuperar tudo do externo, levou 2 dias e algumas horas, estava bem lento mas consegui antes de morrer. Atualmente funciona mas é lento e não confiável, tbm maltratei ele bastante (quedas, jogava na mochila na faculdade, etc).

Já o segundo de 4TB pra recuperar o Barracuda corrompido é um Skyhawk. A diferença de preço era pequena, vi que ele era mais lento porém com tantas reclamações Seagate, resolvi pegar ele em 2020 por ser mais indicado pra uso constante mesmo sendo mais lento (são dados mesmo).

No outro PC reserva tenho um WD Blue Caviar de 500GB que é de 2012. Na verdade ele é o segundo pq o primeiro eu fiz alguma b*sta que matou ele (não lembro o que foi mas sei que eu fiz alguma coisa) estava em garantia e a Western mandou um HD novo pra mim que é esse e funciona muito bem. Ambos funcionaram bem, eu que fiz besteria (de novo).

O outro que morreu (igual o externo) foi de 320 do meu finado notebook, 4 anos e morreu junto com ele (tava bem lento também). Enfim, esses de 2.5" na minha experiência são bem ruins/sensíveis, durabilidade muito questionável. Já os HDD padrão, nunca tive problemas de hardware como o pessoal costuma comentar.
 
Topo Fundo