Sei que você tem propensão a indicar Renault por ter carros da citada marca. O Clio é ruim? Não e sim. Tem acabamento superior aos concorrentes da época? Em muitos setores do carro sim. Porém, na minha opinião, há de se analisar outros fatores. Design ultrapassadíssimo, motores com peças mais caras que os concorrentes, peças mais escassas em cidades pequenas/médias(meu irmão tinha um Clio e o mísero retrovisor teve de vir de São Paulo, sendo que ele mora em uma cidade com mais de 220000 habitantes) e revenda sofrível(ele vendeu o Clio dele por 2500 reais(na Parati bomba que reformei consegui beeeem mais). Não é qualquer um que pode engessar 20000 do capital em algo que custará a reaver em eventual necessidade. O 206/207 então, melhor nem comentar os palavrões que ouço do mecânico aqui quando tem que mexer em um. Aqui no fórum mesmo ha users que fizeram relato do aporrinhamento que passaram com os deles. Mas como disse, mudar sua opinião não vou, pois é uma marca a qual você tem muito apreço.
EU, se fosse EU, pegaria um Palio, Celta, Prisma, Siena, Fox, Fiesta(beberrão, mas...) da vida por até 20k. Caso o OP não se importe com revenda, design, aí sim entra Clio, March que tem em pontos positivos em outras áreas como valores mais baixo de aquisição e seguro. Mas interessante mesmo seria ele esticar o orçamento um pouco para até uns 27k que já daria pra pegar carros atuais de 2013 pra cá.
primeiramente eu ja tive carros de quase todas as marcas, ja tive VW, renault, ford, fiat, honda e peugeot, eu hj opto por renault pq eu realmente gostei mais.
segundo só se teu irmao teve um clio dos importados antes da fabrica no brasil desse modelo:
era o clio maradona que eles diziam, realmente peças pra esse clio são bem dificeis, era importado e vendeu pouco, agora desde que mudou pra esse modelo:
ele sempre foi feito no Brasil e as peças são bem faceis de achar, retrovisor tem ate paralelo no ML bem barato, eu tive que abrir o motor do meu em 2015(ele é 2002) e comprei todas as peças na concessionaria e tinha a pronta entrega de um carro de 13 anos, NUNCA eu fiquei na mão por causa de peça, se teu irmão vendeu um desse modelo por 2500 ele fez um pessimo negocio pq eu nunca vi um por mais fodido que estivesse por menos de 6000, pode ser que tenha, claro que pode, mas eu nunca vi, ja do modelo antigo vi sim por esse valor que falou, mas esse realmente era uma bucha.
O problema pra mim é que voce NUNCA teve esse carro e esta dando opinião, eu ja tive 2 clios, o atual 1.0 16v e ja tive um 1.6 16v, voce comentou das peças, só procurar no mercado livre, é mesma media da concorrencia, vai ter mais barato e vai ter mais cara, depende da peça, mas se vc for ver na media é a mesma coisa que gol/palio/corsa...
O 206 tem seus defeitos cronicos, o que aflige todos é um defeito na suspensão traseira, que deve ser feita uma manutenção e tem o defeito dos que tem o motor 1.4, realmente fuja do 206 1.4, agora o 1.6 é o mesmo motor do 307, do C4 hatch, é um motor muito bom e resistente, não é qualquer mecanico que meche, ele é 16v, é um motor mais avançado que um AP, tanto que quando saiu o 206 la nos anos 2000 ele ja tinha 110cv, era quase a potencia do AP 1.8, mas pra quem cuida é um carro excelente, agora se vc cagar na manutenção ele realmente vai quebrar.
existe essa aura dos carros franceses problematicos, pra mim é excelente, vc compra usados a um preço muito bom com muito mais coisas que os concorrentes, na minha familia tivemos muitos carros franceses e nenhuma grande queixa, tanto que atualmente eu tenho o clio e a scenic, meu irmao tem um 308 THP, minha mãe tem um citroen DS5, meu pai tem um kwid, meu outro irmao tinha um DS4(vendeu mes passado pra pegar uma ranger), e nenhuma grande reclamação, enquanto isso o pessoal vai la e endeusa marcas como honda e toyota(e realmente são marcas boas) e custa-se um absurdo para se comprar, mas se vc for ver da tanto defeito quanto o resto, ah e como eu disse eu tive um honda(um accord) eu nao estou de achismo.