O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ajuda na instalação correta de um SSD M.2 (PCIe) no meu notebook

Marello

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.945
Reações
3.066
Pontos
1.349
Galera, preciso de uma ajuda que talvez seja simples...

Apesar de eu já ter montado alguns PCs do zero, toda vez eu passo uns perrengues de uma ou outra coisa não funcionar direito.
Acho que dessa vez o negócio é até mais simples... pq é só um SSD no meu notebook.

Tenho um Alienware 15R3 (to especificando o modelo só pra caso tenha alguma particularidade da bios ou de drivers), e eu já tinha fuçado nele e vi que tinham vários slots para expansão do SSD, num formato que até então eu não conhecia (M.2 PCIe). Dei uma pesquisada e descobri que esse formato é até uma evolução do SATA, e tem desempenho melhor e tals...

Isso me empolgou de eu querer expandir o SSD dele, resultado: vendi um rim e comprei o SSD da Samsung 970 PRO.
20180615_231358.jpg

A instalação foi tranquila, abri o fundo, instalei o SSD num dos slots m.2 que tava sobrando e beleza.
ssd2.jpg



Achei que o negócio seria plug and play, mas foi nada.
Liguei o PC e o SSD não aparecia. Já comecei a ficar preocupado de ter feito alguma coisa errada... mas aí abri o Gerenciamento de Disco do Windows e ele aparecia lá, só não estava alocado. Beleza, cliquei numa opção de criar uma unidade dai ele me fez uma pergunta que eu também nunca tinha visto: usar estrutura MBR ou GPT. Depois de pesquisar um pouco, escolhi GPT porque pelo que eu entendi ela é mais moderna que a outra. (Fiz certo, é indiferente?).

Reiniciei o PC, e o SSD começou a aparecer normalmente. Só estranhei tamanho total que mostrava é 476,92 GB e o modelo que comprei é de 512 (normal essa diferença toda?).

Baixei o software Magician dos SSDs da Samsung e o Driver Samsung NVM Express Driver 3.0.
Tentei instalar o driver e o programa deu um erro: "Samsung NVM Express Device is not connected. Connect the Device and try again."
Tentei o Magician, ele até reconheceu o SSD na lista dos drives, mas disse que a unidade não é suportada.

A essa altura do campeonato, o SSD já estava funcionando. Mas como paguei caro no negocio, queria instalar tudo direito. E se o próprio driver e o software do fabricante não reconhece, com certeza tem algo errado na instalação.

Achei esse manual online de instalação, com essa informação que acho que pode ser a onde está o problema:


SSD3.jpg

Talvez o problema todo seja porque ta no modo RAID?


Entrei na BIOs e achei a opção de trocar o modo SATA de RAID para AHCI, na hora que coloquei para fazer isso veio um aviso de que essa alteração poderia fazer com que o computador não fizesse o boot do sistema ou que tivesse que reinstalar o sistema operacional.
20180615_232626.jpg

E aí galera, o que eu faço?
Acham que eu vou ter problema se trocar de RAID pra AHCI?
O Alienware é cheio dos drivers próprios, tenho receio de ter que reinstalar o Windows e a máquina não ficar boa.
Se eu tiver que reinstalar o Windows tem como usar o mesmo serial d a licença que veio com o notebook?
 
Ultima Edição:

Marello

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.945
Reações
3.066
Pontos
1.349
O maior problema será reinstalar o Windows. Não tem solução. Se mudar, vai parar de reconhecer a instalação.
Mas faz sentido ter que trocar pra AHCI para o driver reconhecer o SSD?

Alias, é muito estranho esse lance todo do Alienware... ele vem com esses slots justamente para colocarem ssd m.2, mas pelo que eu to pesquisando os SSDs do formato m.2 não vao funcionar direito enquanto o SATA estiver em RAID. Por que o negocio veio em RAID então?
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Por que o negocio veio em RAID então?
Para liberar o suporte. Não estava com espelhamento ativo, só habilitado/disponível. O ideal seria ter 3 opções: SATA, AHCI e RAID.

AHCI é besteira para quem não vai usar em servidor, pois as duas únicas vantagens é poder desconectar com o PC ligado e usar comandos avançados no console do sistema.

O que é estranho é que em PCs o modo RAID é geralmente ligado ao modo AHCI nas placas Intel. Mas não precisa mexer. Deixe como está.
 

Montagnani

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.048
Reações
446
Pontos
1.059
Como seu SSD é Samsung, baixa um programa que chama Samsung Data Migration, ou alguma coisa assim, ele colna seu hd pro SSD, inclusive alterando a ordem do boot e tudo mais, é muiro simples e tudo funciona perfeitamente depois, e nem demora muito como outros programas que fazem isso
 


Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
eu prefiro instalar do zero do que usar data migration.

o que eu fiz no meu (desktop), foi apenas colocar o SSD, pen drive de instalação do windows, e na hora de instalar, chamar a linha de comando do windows para usar o diskpart e formatar a unidade no modo GPT, que não lembro exatamente como faz agora. Você acha fácil isso no google ou em um vídeo.

Modo AHCI é o "certo" para SSD, porém eu não sei se isso afeta alguma coisa em SSD pci express. Esse modo é pra SSD SATA mesmo. Mas a bios do meu PC já veio com AHCI por padrão, é o modo moderno, e não faz sentido deixar o padrão antigo IDE.
 

Marello

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.945
Reações
3.066
Pontos
1.349
eu prefiro instalar do zero do que usar data migration.

o que eu fiz no meu (desktop), foi apenas colocar o SSD, pen drive de instalação do windows, e na hora de instalar, chamar a linha de comando do windows para usar o diskpart e formatar a unidade no modo GPT, que não lembro exatamente como faz agora. Você acha fácil isso no google ou em um vídeo.

Modo AHCI é o "certo" para SSD, porém eu não sei se isso afeta alguma coisa em SSD pci express. Esse modo é pra SSD SATA mesmo. Mas a bios do meu PC já veio com AHCI por padrão, é o modo moderno, e não faz sentido deixar o padrão antigo IDE.
Pior que eu li em vários lugares, e muitos preferem usar RAID por questões de desempenho. Não sei se estou intendendo direito, mas o AHCI seria melhor apenas se tivesse uma única unidade armazenamento?

Outro ponto que eu vi, é que aparentemente o modo RAID possui melhor gerenciamento de energia, o que daria uma autonomia de cerca de 30% a mais da bateria do notebook.

E um terceiro ponto, é que alguns usuários fizeram testes e o desempenho dos drives PCIe, mesmo com o SATA em RAID, o desempenho foi praticamente o mesmo.

O que não não fecha a conta para mim é porque então não existem drivers oficiais para quanto o PC está nó modo raid
 

NelsonGoe

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
1
Agradeço as suas dicas. Graças a elas consegui instalar no meu Inspiron 15 Gaming o 970 EVO.
Completei a instalação seguindo o tutorial abaixo. No início fiquei com receio pois não queria instalar o windows novamente.
Acabou dando tudo certo,



Depois foi só instalar o driver Samsung_NVM_Express_Driver_3.0
Instalei o SAmsung Magician e atualizei o firmware
Utilizei o Data Migration para clonar o HD. Não precisei reinstalar o windows.
Quando reiniciei, o SSD tinha sumido mas foi só ir no gerenciador de disco e verifiquei que ele estava offline, coloquei ele online e está funcionando.
A velocidade está na imagem em anexo.
 

Anexos

  • ssd 2.JPG
    79,6 KB · Visualizações: 13
Ultima Edição:

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Não se esqueça que o AHCI também habilita o suporte a NCQ (native command queue) que melhora o desempenho em ambientes multi threaded, ou seja, basicamente todo e qualquer cenário atual.

[]'s
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Galera, preciso de uma ajuda que talvez seja simples...

Apesar de eu já ter montado alguns PCs do zero, toda vez eu passo uns perrengues de uma ou outra coisa não funcionar direito.
Acho que dessa vez o negócio é até mais simples... pq é só um SSD no meu notebook.

Tenho um Alienware 15R3 (to especificando o modelo só pra caso tenha alguma particularidade da bios ou de drivers), e eu já tinha fuçado nele e vi que tinham vários slots para expansão do SSD, num formato que até então eu não conhecia (M.2 PCIe). Dei uma pesquisada e descobri que esse formato é até uma evolução do SATA, e tem desempenho melhor e tals...

Isso me empolgou de eu querer expandir o SSD dele, resultado: vendi um rim e comprei o SSD da Samsung 970 PRO.
Visualizar anexo 48323

A instalação foi tranquila, abri o fundo, instalei o SSD num dos slots m.2 que tava sobrando e beleza.
Visualizar anexo 48321



Achei que o negócio seria plug and play, mas foi nada.
Liguei o PC e o SSD não aparecia. Já comecei a ficar preocupado de ter feito alguma coisa errada... mas aí abri o Gerenciamento de Disco do Windows e ele aparecia lá, só não estava alocado. Beleza, cliquei numa opção de criar uma unidade dai ele me fez uma pergunta que eu também nunca tinha visto: usar estrutura MBR ou GPT. Depois de pesquisar um pouco, escolhi GPT porque pelo que eu entendi ela é mais moderna que a outra. (Fiz certo, é indiferente?).

Reiniciei o PC, e o SSD começou a aparecer normalmente. Só estranhei tamanho total que mostrava é 476,92 GB e o modelo que comprei é de 512 (normal essa diferença toda?).

Baixei o software Magician dos SSDs da Samsung e o Driver Samsung NVM Express Driver 3.0.
Tentei instalar o driver e o programa deu um erro: "Samsung NVM Express Device is not connected. Connect the Device and try again."
Tentei o Magician, ele até reconheceu o SSD na lista dos drives, mas disse que a unidade não é suportada.

A essa altura do campeonato, o SSD já estava funcionando. Mas como paguei caro no negocio, queria instalar tudo direito. E se o próprio driver e o software do fabricante não reconhece, com certeza tem algo errado na instalação.

Achei esse manual online de instalação, com essa informação que acho que pode ser a onde está o problema:


Visualizar anexo 48316

Talvez o problema todo seja porque ta no modo RAID?


Entrei na BIOs e achei a opção de trocar o modo SATA de RAID para AHCI, na hora que coloquei para fazer isso veio um aviso de que essa alteração poderia fazer com que o computador não fizesse o boot do sistema ou que tivesse que reinstalar o sistema operacional.
Visualizar anexo 48324

E aí galera, o que eu faço?
Acham que eu vou ter problema se trocar de RAID pra AHCI?
O Alienware é cheio dos drivers próprios, tenho receio de ter que reinstalar o Windows e a máquina não ficar boa.
Se eu tiver que reinstalar o Windows tem como usar o mesmo serial d a licença que veio com o notebook?
Parabéns pela compra.

Sonho de consumo. To 100% interessado em um modelo desse. Compro onde e pagou quanto? Se quiser responda por MP obrigado.

Se tivesse um , o que faria seria formatar td do zero e instalar essa delícia aí.
 

Marello

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.945
Reações
3.066
Pontos
1.349
Parabéns pela compra.

Sonho de consumo. To 100% interessado em um modelo desse. Compro onde e pagou quanto? Se quiser responda por MP obrigado.

Se tivesse um , o que faria seria formatar td do zero e instalar essa delícia aí.
Valeu!
Comprei nos EUA. No Amazon, foi uns 250 dólares se não me engano.

No fim foi o que eu fiz mesmo, tirei do modo RAID, formatei de novo o SSD e instalei o Windows nele.
Ta bem rápido o SSD, mas pra falar a verdade, na prática não consegui perceber diferença de desempenho entre os modos RAID vs ASCII. Mas agora o software da Samsung funciona numa boa, consigo acompanhar vida útil do SSD e ativar alguns recursos. O que me deixa mais tranquilo.
 
Topo Fundo