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[+Ajuda -opções +medo] Carro pop, bom e barato, Scenic?

Soulzito

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Cara, não sei bem a motivação pra escolher carros nessa faixa de preço, só que se tu for em Focus, Honda Fit e outros de uma faixa de mercado similares, um aviso: o carro sempre barateia conforme o tempo passa; as peças e a manutenção neles, nem sempre.

Pelo tempo e quilometragem, às vezes vai acabar topando no caso de uma troca de correia, por exemplo. Tem carro em que essa correia tá num lugar tão desgraçado de chegar e tão escondida entre peças que a mão de obra pra troca supera umas 5x o preço da peça em si.

Então se for ver esses carros, tenta pesquisar o preço das manutenções mais frequentes: preço de mão de obra nele, troca de correia, troca de algumas peças que sabidamente dão problema nesse projeto e precisam ser trocadas num período menor; se as peças de outras marcas que existem prestam ou se ao menos existem em contraponto às originais (que geralmente são mais caras)... Enfim... Se tiver um amigo ou conhecido mecânico, tenta trocar um papo com a pessoa pra ela te dar uma ideia de onde você tá se metendo.

Se você tiver dinheiro pra lidar com essas manutenções o papo é outro...

E das opções que deu, eu ia de Uno Mille de olhos vendados. Quando bem cuidado, é super econômico, confortável, anda bem e pode acabar encontrando uma com ar condicionado, como disse que prefere. Palio é outro carro que passa uma sensação de ser gigantesco por dentro, mas nos que andei (2001-2008), parece que o motor nunca era suficiente pro carro. Gol e Corsa são dois carros que eu iria fugir, porque são dois carros que, apesar de não rolar muito problema com mecânica e não serem assim tão caros na manutenção, quase todos que andei depois de uns 60, 80 mil km rangiam absolutamente qualquer coisa que fosse de plástico, principalmente no painel.
 

Kabaneri

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Cara, não sei bem a motivação pra escolher carros nessa faixa de preço, só que se tu for em Focus, Honda Fit e outros de uma faixa de mercado similares, um aviso: o carro sempre barateia conforme o tempo passa; as peças e a manutenção neles, nem sempre.

Pelo tempo e quilometragem, às vezes vai acabar topando no caso de uma troca de correia, por exemplo. Tem carro em que essa correia tá num lugar tão desgraçado de chegar e tão escondida entre peças que a mão de obra pra troca supera umas 5x o preço da peça em si.

Então se for ver esses carros, tenta pesquisar o preço das manutenções mais frequentes: preço de mão de obra nele, troca de correia, troca de algumas peças que sabidamente dão problema nesse projeto e precisam ser trocadas num período menor; se as peças de outras marcas que existem prestam ou se ao menos existem em contraponto às originais (que geralmente são mais caras)... Enfim... Se tiver um amigo ou conhecido mecânico, tenta trocar um papo com a pessoa pra ela te dar uma ideia de onde você tá se metendo.

Se você tiver dinheiro pra lidar com essas manutenções o papo é outro...

E das opções que deu, eu ia de Uno Mille de olhos vendados. Quando bem cuidado, é super econômico, confortável, anda bem e pode acabar encontrando uma com ar condicionado, como disse que prefere. Palio é outro carro que passa uma sensação de ser gigantesco por dentro, mas nos que andei (2001-2008), parece que o motor nunca era suficiente pro carro. Gol e Corsa são dois carros que eu iria fugir, porque são dois carros que, apesar de não rolar muito problema com mecânica e não serem assim tão caros na manutenção, quase todos que andei depois de uns 60, 80 mil km rangiam absolutamente qualquer coisa que fosse de plástico, principalmente no painel.

Obrigado pelas sugestões, eu não tinha pensado por esse lado, muito menos em perguntar para mecânicos sobre a manutenção. As dicas que recebi já foram ótimas, de pegar o carro e ir em um mecânico e pagar por uma revisão, já que não tenho nenhum de confiança, mas isso implicaria já estar com o carro e com está dica não preciso, só chegar num mecânico e puxar conversa e esperar que ele seja simpático e mais que tudo, sincero.

A faixa de preço é devido a disponibilidade financeira, é o que disponho sem me enforcar (parcelar ou entrar em financiamento) se eu colocar algo a mais, teria que arrecadar fundos de terceiros ou até mesmo esperar uns meses acumulando grana, mas seria um valor tão irrisório que é inviável.

Sou uma pessoa que não ligo muito para estética, falando em modelos, tenho minhas preferências que são facilmente deixadas de lado pelo conforto, eu andaria em um KA rosa do primeiro modelo, se valesse a pena. Sou grande (e gordo) minha esposa é alta e sofre com isso e temos colegas que daremos carona com certa frequência, o conforto primordial é meu e dela, depois dos passageiros.

Outro ponto de vista que tenho é, prefiro um carro mais completo, confortável e antigo, do que um mais novo e pelado, normalmente as pessoas têm uma meta por carros 0km ou mais novos, eu não, embora nunca tenha tido carro próprio. Por isso pensava opções de carros como o Fit, Focus ou o Ideia, mas não são viáveis financeiramente neste momento. Nisso apareceu o Scenic que é bem completo e confortável nesta faixa de preço, mas tem essa questão de manutenção e ainda achar peças originais/paralelas para ele. Sobre o situação do carro, vai depender muito do dono atual e/ou dos anteriores. Um problema ou desgaste por "mal uso" e falta de manutenção está sujeita para veículos mais novos também.
 

Nexteam

Ser evoluído
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Obrigado pelas sugestões, eu não tinha pensado por esse lado, muito menos em perguntar para mecânicos sobre a manutenção. As dicas que recebi já foram ótimas, de pegar o carro e ir em um mecânico e pagar por uma revisão, já que não tenho nenhum de confiança, mas isso implicaria já estar com o carro e com está dica não preciso, só chegar num mecânico e puxar conversa e esperar que ele seja simpático e mais que tudo, sincero.

A faixa de preço é devido a disponibilidade financeira, é o que disponho sem me enforcar (parcelar ou entrar em financiamento) se eu colocar algo a mais, teria que arrecadar fundos de terceiros ou até mesmo esperar uns meses acumulando grana, mas seria um valor tão irrisório que é inviável.

Sou uma pessoa que não ligo muito para estética, falando em modelos, tenho minhas preferências que são facilmente deixadas de lado pelo conforto, eu andaria em um KA rosa do primeiro modelo, se valesse a pena. Sou grande (e gordo) minha esposa é alta e sofre com isso e temos colegas que daremos carona com certa frequência, o conforto primordial é meu e dela, depois dos passageiros.

Outro ponto de vista que tenho é, prefiro um carro mais completo, confortável e antigo, do que um mais novo e pelado, normalmente as pessoas têm uma meta por carros 0km ou mais novos, eu não, embora nunca tenha tido carro próprio. Por isso pensava opções de carros como o Fit, Focus ou o Ideia, mas não são viáveis financeiramente neste momento. Nisso apareceu o Scenic que é bem completo e confortável nesta faixa de preço, mas tem essa questão de manutenção e ainda achar peças originais/paralelas para ele. Sobre o situação do carro, vai depender muito do dono atual e/ou dos anteriores. Um problema ou desgaste por "mal uso" e falta de manutenção está sujeita para veículos mais novos também.
Eu tinha o mesmo pensamento que você, prefiro um carro mais antigo e completo do que um novo e pelado, mas... quando o carro começa a te deixar na mão por questões de mecânica devido a idade dele e assim as peças mesmo parecendo boas, começarem a quebrar e você eventualmente ficando na mão, tu começa a pensar diferente rs, ainda mais com a familia junto. Tenho um Civic 2000, carro bom demais, completo, confortável, mas eventualmente dá umas surpresas e isso me deixa frustrado. Minha mãe possui um hb20 2018, anda mais que taxista e o carro sem novidade, tudo normal, carro novo né, então, é algo a se pensar. Eu tive a mesma situação que você, financeiramente era um carro de até 12k, pois não queria entrar em divida e tudo mais. Hoje, estou pensando diferente, quero um carro mais novo, mesmo que eu perca esse luxo que civic me proporciona, claro que vou querer os opcionais básicos AR, DH, VE, porém vou ter um sossego em relação as novidades.
 
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Kabaneri

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Eu tinha o mesmo pensamento que você, prefiro um carro mais antigo e completo do que um novo e pelado, mas... quando o carro começa a te deixar na mão por questões de mecânica devido a idade dele e assim as peças mesmo parecendo boas, começarem a quebrar e você eventualmente ficando na mão, tu começa a pensar diferente rs, ainda mais com a familia junto. Tenho um Civic 2000, carro bom demais, completo, confortável, mas eventualmente dá umas surpresas e isso me deixa frustrado. Minha mãe possui um hb20 2018, anda mais que taxista e o carro sem novidade, tudo normal, carro novo né, então, é algo a se pensar. Eu tive a mesma situação que você, financeiramente era um carro de até 12k, pois não queria entrar em divida e tudo mais. Hoje, estou pensando diferente, quero um carro mais novo, mesmo que eu perca esse luxo que civic me proporciona, claro que vou querer os opcionais básicos AR, DH, VE, porém vou ter um sossego em relação as novidades.
Concordo meu caro, por isso tenho certeza que é um pensamento de um cara que nunca teve carro e normalmente anda no banco de trás ou só anda de transporte público, mas ainda acho que se eu tivesse grana, compraria um carro mais novo sim, mas ainda assim pegaria uma carro mais luxuoso, talvez um fit 2010-2014.
Sempre ouvi o seguinte desse pessoal que troca frequentemente de carro "Carro se troca no máximo com 3 anos, se possível todo ano." hoje tenho certeza que são pessoas que não fazem manutenção preventiva e nunca querem ir num mecânico, não digo que exijam o máximo do carro, mas só fazem o básico e passam a bola dos desgastes naturais e manutenção para o próximo coitado, quer dizer dono.
 

NyKiO

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Obrigado pelas sugestões, eu não tinha pensado por esse lado, muito menos em perguntar para mecânicos sobre a manutenção. As dicas que recebi já foram ótimas, de pegar o carro e ir em um mecânico e pagar por uma revisão, já que não tenho nenhum de confiança, mas isso implicaria já estar com o carro e com está dica não preciso, só chegar num mecânico e puxar conversa e esperar que ele seja simpático e mais que tudo, sincero.

A faixa de preço é devido a disponibilidade financeira, é o que disponho sem me enforcar (parcelar ou entrar em financiamento) se eu colocar algo a mais, teria que arrecadar fundos de terceiros ou até mesmo esperar uns meses acumulando grana, mas seria um valor tão irrisório que é inviável.

Sou uma pessoa que não ligo muito para estética, falando em modelos, tenho minhas preferências que são facilmente deixadas de lado pelo conforto, eu andaria em um KA rosa do primeiro modelo, se valesse a pena. Sou grande (e gordo) minha esposa é alta e sofre com isso e temos colegas que daremos carona com certa frequência, o conforto primordial é meu e dela, depois dos passageiros.

Outro ponto de vista que tenho é, prefiro um carro mais completo, confortável e antigo, do que um mais novo e pelado, normalmente as pessoas têm uma meta por carros 0km ou mais novos, eu não, embora nunca tenha tido carro próprio. Por isso pensava opções de carros como o Fit, Focus ou o Ideia, mas não são viáveis financeiramente neste momento. Nisso apareceu o Scenic que é bem completo e confortável nesta faixa de preço, mas tem essa questão de manutenção e ainda achar peças originais/paralelas para ele. Sobre o situação do carro, vai depender muito do dono atual e/ou dos anteriores. Um problema ou desgaste por "mal uso" e falta de manutenção está sujeita para veículos mais novos também.

Cara, se a Scenic tiver o 1.6 16v K4M ou o outro modelo 2.0 16v que é usado hoje em dia no Sandero RS, da pra ir tranquilo se achar um modelo bem cuidado. Qualquer mecânico (não mexânico) vai saber mexer e as peças são bem tranquilas de achar até hoje, principalmente se morar em SP (ou perto de alguma mercado car/autozone). Se não tiver na sua cidade, ML ta ai pra comprar toda e qualquer muamba possível pro carro.

Se puder pesquisar um pouco eu agradeço, mas eu acho que as Scenics mais antigas (quando o nome era Megane Scenic e a frente era igual a do Megane Hatch) usavam o motor 2.0 8v que ai pode ser que fique um pouco mais difícil de encontrar as peças porque se eu não me engano o motor só foi usado na linha megane...

Eu tenho um Megane com o K7M (1.6 8v) que tem o mesmo motor que o Clio até o meio/final da década de 00 e o mesmo bloco foi usado na linha 1.6 16v da Renault até o começo da década de 10, mudou apenas o comando de válvulas que foi pra 16v, então a grande maioria das peças você vai achar em qualquer auto peça de esquina. Essa linha da Renault é muito parruda e as peças são baratas porque foram produzidas por um bom tempo e em vários modelos. É claro que em um palio, gol e uno você refaz a suspensão inteira com 300-400 reais, mas o nível de conforto e o que o carro vai te entregar é muito diferente, principalmente se for partir pros 1.0 com ar.

Em questão de consumo, faço 9-9.5 na cidade com ar de vez em quando no trânsito de SP na gasolina e eu não tenho o pé tão leve não e, acredite se quiser, 17-18 na estrada mantendo até 120 por hora. Com o 1.0 vai ter que pisar um pouco mais e talvez seja um pouco mais econômico, mas aí a qualidade do carro vai acompanhar o motor (e o preço)
 


Kabaneri

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acho que as Scenics mais antigas (quando o nome era Megane Scenic e a frente era igual a do Megane Hatch) usavam o motor 2.0 8v que ai pode ser que fique um pouco mais difícil de encontrar as peças porque se eu não me engano o motor só foi usado na linha megane...
É isso mesmo, as primeiras unidades eram 1999 importados com motor 2.0 8v, modelos RT e RXE.

O consumo da sua eu achei bom para cidade, ainda com o Ar ligado, e na estrada é surreal.

Como nunca tive carro, realmente não sei quais peças comuns devo procurar para comparar. Vou comparar preço de suspensão dianteira e traseira, bomba de combustível, filtro de óleo e o que mais dá problema comum em carros? Sei que tem partes bem específicas que variam entre modelos do próprio carro, e isso infelizmente é ganhar ou perder na loteria, gostaria de saber peças comuns que deve ser trocadas com tempo ou virão a dar problema pelo desgaste.

Achei uma que tá bem abaixo da tabela (qse 4k abaixo), o proprietário tá falando que só quer vender logo para pegar outro carro, quero ser uma pessoa otimista e pensar que talvez seja o valor que falte para ele pegar o novo carro, mas não quero ser tão ingênuo. Ele me disse que o carro não teve colisão na mão dele, e desconhece na mão dos donos anteiores (ele é o 4º dono) o carro é 2007, manutenção que faz é troca de óleo e pneus (rodizio e balanceamento) e uma vez fez o cabeçote pq o carro esquentou do nada e ferveu o motor (não sei o que isso quer dizer).

Não sei se isso influencia em algo, mas o fato do carro ter seguro, que dizer algo benéfico, como: não ser recuperado de enchente ou colisão grave, ter feito aquele processo no ciborgue (onde entorta o carro e pode dar PT) ou qualquer avaria que crie um problema crônico?

Gente, estou apaixonado pelo carro, só estou procurando Scenic, aceitei que todo carro tem problema, só estou filtrando o mais conservado e terá que ser na base do confiômetro da palavra.
 
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Samjokgo

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É isso mesmo, as primeiras unidades eram 1999 importados com motor 2.0 8v, modelos RT e RXE.

O consumo da sua eu achei bom para cidade, ainda com o Ar ligado, e na estrada é surreal.

Como nunca tive carro, realmente não sei quais peças comuns devo procurar para comparar. Vou comparar preço de suspensão dianteira e traseira, bomba de combustível, filtro de óleo e o que mais dá problema comum em carros? Sei que tem partes bem específicas que variam entre modelos do próprio carro, e isso infelizmente é ganhar ou perder na loteria, gostaria de saber peças comuns que deve ser trocadas com tempo ou virão a dar problema pelo desgaste.

Achei uma que tá bem abaixo da tabela (qse 4k), o proprietário tá falando que só quer vender logo para pegar outro carro, quero ser uma pessoa otimista e pensar que talvez seja o valor que falte para ele pegar o novo carro, mas não quero ser tão ingênuo. Ele me disse que o carro não teve colisão na mão dele, e desconhece na mão dos donos anteiores (ele é o 4º dono) o carro é 2007, manutenção que faz é troca de óleo e pneus (rodizio e balanceamento) e uma vez fez o cabeçote pq o carro esquentou do nada e ferveu o motor (não sei o que isso quer dizer).

Não sei se isso influencia em algo, mas o fato do carro ter seguro, que dizer algo benéfico, como: não ser recuperado de enchente ou colisão grave, ter feito aquele processo no ciborgue (onde entorta o carro e pode dar PT) ou qualquer avaria que crie um problema crônico?

Gente, estou apaixonado pelo carro, só estou procurando Scenic, aceitei que todo carro tem problema, só estou filtrando o mais conservado e terá que ser na base do confiômetro da palavra.
Motor ferver, acredito que seja o mesmo que motor fundir e teve que refazer retifica. ( se for isso mesmo).
Bom, retifica eu sei que não é barato pelo menos 10k pra fazer isso, o que é o valor do carro.
Nesse caso tu falou que o cara ta pedindo 4k, talvez não seja uma boa.
Mas se estiver pensando acredito que seja extremamente necessário levar esse carro em um mecânico para avaliar e até pagar uma vistoria no carro.
Pelo menos aqui na minha região ha varias scenic aparentemente boas por 9,9k. Acredito que tu deva encontrar uma bem conservada por esse preço

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Kabaneri

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Motor ferver, acredito que seja o mesmo que motor fundir e teve que refazer retifica. ( se for isso mesmo).
Bom, retifica eu sei que não é barato pelo menos 10k pra fazer isso, o que é o valor do carro.
Mas se ele fez a retifica, posso confiar nesse motor ou seria somente tampar o sol com a peneira?




Nesse caso tu falou que o cara ta pedindo 4k, talvez não seja uma boa.
Escrevi errado, o carro está 4k abaixo da tabela, vale 17k e está 13k.



Mas se estiver pensando acredito que seja extremamente necessário levar esse carro em um mecânico para avaliar e até pagar uma vistoria no carro.
Pelo menos aqui na minha região ha varias scenic aparentemente boas por 9,9k.
To pensando sim em fazer a vistoria na própria Renault, mas preciso negociar os valores com o vendedor.
E aqui, o valores são a partir de 10.9k, os mais antigos e com funilaria bem ferrada.

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billdouglas

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... e uma vez fez o cabeçote pq o carro esquentou do nada e ferveu o motor (não sei o que isso quer dizer). ...

Significa que por algum problema no sistema de arrefecimento ocorreu (vazamentos em mangueiras, problemas em bomba dágua, valvula termostatica, selos do bloco, radiador entupido, falha na ventoinha) o que faz com que a junta que fica entre o cabeçote e o bloco queime e não vede as camaras de combustão e as galerias onde circulam agua e oleo entre essas duas partes. Além da junta ir pro pau, geralmente o cabeçote empena com o superaquecimento (o alumínio empena com facilidade) então geralmente só trocar a junta queimada não resolva, e uma retífica de cabeçote é necessária (a base do cabeçote é aplainada, tirando uma leve lasquinha dessa base até ficar completamente lisa, é um processo de "desgaste" do metal).

Vc basicamente tem que verificar se o sistema de arrefecimento está ok (temperatura correta no painel), se não baixa o nível de água durante os dias q se sucedem, se não há mistura de óleo com agua tanto na vareta do óleo qto na tampa de oleo e no reservatório de água. Além disso, convém levar num mecanico para medir a compressão dos cilindros (qualquer mecanico meia boca tem o medidor) para saber se as camaras estão bem vedadas e não há fuga de compressão.

Um trabalho de retífica de cabeçote num motor simples não sai mais de 1500 reais (junta + mão de obra). A taxa de compressão fica levemente aumentada (convém usar gasolina de boa qualidade pro motor não "bater pino"). Não é algo que se deve temer, mas também não é algo que deva fechar os olhos e ignorar. Leve um bom mecanico pra ele testar isso pra vc. Ddá uma caixinha pro cara e ele verifica tudo em 10 minutos.
 

Kabaneri

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Significa que por algum problema no sistema de arrefecimento ocorreu (vazamentos em mangueiras, problemas em bomba dágua, valvula termostatica, selos do bloco, radiador entupido, falha na ventoinha) o que faz com que a junta que fica entre o cabeçote e o bloco queime e não vede as camaras de combustão e as galerias onde circulam agua e oleo entre essas duas partes. Além da junta ir pro pau, geralmente o cabeçote empena com o superaquecimento (o alumínio empena com facilidade) então geralmente só trocar a junta queimada não resolva, e uma retífica de cabeçote é necessária (a base do cabeçote é aplainada, tirando uma leve lasquinha dessa base até ficar completamente lisa, é um processo de "desgaste" do metal).

Vc basicamente tem que verificar se o sistema de arrefecimento está ok (temperatura correta no painel), se não baixa o nível de água durante os dias q se sucedem, se não há mistura de óleo com agua tanto na vareta do óleo qto na tampa de oleo e no reservatório de água. Além disso, convém levar num mecanico para medir a compressão dos cilindros (qualquer mecanico meia boca tem o medidor) para saber se as camaras estão bem vedadas e não há fuga de compressão.

Um trabalho de retífica de cabeçote num motor simples não sai mais de 1500 reais (junta + mão de obra). A taxa de compressão fica levemente aumentada (convém usar gasolina de boa qualidade pro motor não "bater pino"). Não é algo que se deve temer, mas também não é algo que deva fechar os olhos e ignorar. Leve um bom mecanico pra ele testar isso pra vc. Ddá uma caixinha pro cara e ele verifica tudo em 10 minutos.
Puts, devo esquecer de usar etanol, neste caso?

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Riseise

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não amigo, vc não entendeu, de 2000 a 2008(2007/2008) ele tem air bag de serie(os sedan todos tiveram até o fim da vida em 2009, apos isso ele foi substituido pelo symbol que tem air bag de serie em todas as versões e tem abs na privilege)

sim, 2007/2008 tem flex, eu tive um 1.6 16v 2008 que era flex



como eu ja expliquei, 206/207 de preferencia pra versão 1.6 16v que o motor é muito superior e não costuma dar problemas sérios.
Entendi, e o clio sedan 1.0 o que você acha? Vale a pena? Eles tem um preço bem em conta.

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Kabaneri

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Entendi, e o clio sedan 1.0 o que você acha? Vale a pena? Eles tem um preço bem em conta.

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Eu sempre fui defensor de carro sedan ser pelo menos 1.4, mas pode ser por meu não entendimento, me deixe achar que sedan precise de mais força por ter um porta malas que cabe mais conteúdo, mas não quer dizer que vá colocar mais peso lá tmb (vc pode encher de algodão) rsrsrsrs.
Agora sério, perua e mini van, eu não pegaria menos que 1.6 porque o carro é mais pesado e precisa ser mais forte, creio que alguns sedan se incluam nisso tmb.

Agora o que não é mito e estou tomando cuidado, é que carro com ar condicionado perde potência quando ligado, então vc tem que saber trabalhar isso em um 1.0 para não ficar na mão.
 

Kabaneri

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Obrigado a todos, sei que estou abusando da paciência de vocês e, mesmo assim ainda posso pegar uma bomba, mas as orientações de vocês estão me ajudando demais.
A novela não acabou, mas não posso deixar de agradecer a todos até esse momento.
 
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ned ludd

Bam-bam-bam
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1.0 16v com câmbio reduzido resolve qualquer parada. É o esquema do clio, por exemplo, entre outros (sandero, etc)

qualquer potência acima disso é jogar combustível fora. A não ser que tu pegue muito estrada, aí um motor um pouco maior vai responder melhor

Mas nada muito grande, coisa de 1.4 ou 1.3 16v (solução da toyota ou honda)

O negócio é aprender a utilizar o conta giro, reduzir marcha e otimizar o torque do motor em questão
 
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Cielo

Lenda da internet
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Entendi, e o clio sedan 1.0 o que você acha? Vale a pena? Eles tem um preço bem em conta.

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Vale a pena sim, meu clio é 1.0, só como eu disse, procure bem, leve em um bom mecanico pra avaliar, de preferencia pelas versões expression ou privilege.

Eu sempre fui defensor de carro sedan ser pelo menos 1.4, mas pode ser por meu não entendimento, me deixe achar que sedan precise de mais força por ter um porta malas que cabe mais conteúdo, mas não quer dizer que vá colocar mais peso lá tmb (vc pode encher de algodão) rsrsrsrs.
Agora sério, perua e mini van, eu não pegaria menos que 1.6 porque o carro é mais pesado e precisa ser mais forte, creio que alguns sedan se incluam nisso tmb.

Agora o que não é mito e estou tomando cuidado, é que carro com ar condicionado perde potência quando ligado, então vc tem que saber trabalhar isso em um 1.0 para não ficar na mão.


Eu uso um app chamado blablacar de caronas e com frequencia viajo com meu clio 1.0 16v cheio(4 adultos) e cheio no porta malas e vou de boa, eu realmente não acho que seja um problema um sedan 1.0, o meu é hatch mas eu nao acredito que o sedan tenha uma capacidade de carga a mais que realmente comprometa, ainda mais que o meu clio é só a gasolina e era mais fraco, se vc pega um flex 2008 ai ele tem mais potencia.
 

Kabaneri

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O negócio é aprender a utilizar o conta giro, reduzir marcha e otimizar o torque do motor em questão
Preciso aprender a usar esse troço, eu sou daqueles que sente a tremidinha do carro e o som do motor, acho um péssimo hábito, mas só dirigi 1 carro com conta giro até hoje e foi na auto escola.
 

NyKiO

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É isso mesmo, as primeiras unidades eram 1999 importados com motor 2.0 8v, modelos RT e RXE.

O consumo da sua eu achei bom para cidade, ainda com o Ar ligado, e na estrada é surreal.

Como nunca tive carro, realmente não sei quais peças comuns devo procurar para comparar. Vou comparar preço de suspensão dianteira e traseira, bomba de combustível, filtro de óleo e o que mais dá problema comum em carros? Sei que tem partes bem específicas que variam entre modelos do próprio carro, e isso infelizmente é ganhar ou perder na loteria, gostaria de saber peças comuns que deve ser trocadas com tempo ou virão a dar problema pelo desgaste.

Achei uma que tá bem abaixo da tabela (qse 4k abaixo), o proprietário tá falando que só quer vender logo para pegar outro carro, quero ser uma pessoa otimista e pensar que talvez seja o valor que falte para ele pegar o novo carro, mas não quero ser tão ingênuo. Ele me disse que o carro não teve colisão na mão dele, e desconhece na mão dos donos anteiores (ele é o 4º dono) o carro é 2007, manutenção que faz é troca de óleo e pneus (rodizio e balanceamento) e uma vez fez o cabeçote pq o carro esquentou do nada e ferveu o motor (não sei o que isso quer dizer).

Não sei se isso influencia em algo, mas o fato do carro ter seguro, que dizer algo benéfico, como: não ser recuperado de enchente ou colisão grave, ter feito aquele processo no ciborgue (onde entorta o carro e pode dar PT) ou qualquer avaria que crie um problema crônico?

Gente, estou apaixonado pelo carro, só estou procurando Scenic, aceitei que todo carro tem problema, só estou filtrando o mais conservado e terá que ser na base do confiômetro da palavra.

Basicamente é isso ai mesmo, um jogo de junta completo, biela, pistão e afins vai custar caro em qualquer carro (motor AP ainda se safa um pouco porque tem muito, famosa produção em massa por 200 anos). O resto das peças se equivalem muito, e os Renault dessa época compartilham muita peça de acabamento... No final todo e qualquer carro velho e barato vai ter um probleminha ou outro pra achar peça de acabamento no mercado, mas sempre se da um jeito.

Preciso aprender a usar esse troço, eu sou daqueles que sente a tremidinha do carro e o som do motor, acho um péssimo hábito, mas só dirigi 1 carro com conta giro até hoje e foi na auto escola.

Quanto ao conta giro, leve em mente que você pode colocar a segunda em 20km/h, terceira em 30-35, quarta em 40-45 e quinta em 50-55, já vai dar uma bela base pra você se achar quando não tiver o conta giro. E tente ao máximo não pegar um 1.0, a diferença do consumo entre ele e um 1.6 acaba sendo ínfima no final do mês e vale muito mais a pena o conforto de poder pisar menos com um cambio um pouco mais longo e, principalmente, poder usar o ar sem o carro morrer de baixa
 

Kabaneri

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Achei 2 Scenic 1.6 16v motor k4m que estão aparentemente em bom estado:


- 2005/2006 com 125.000 km, diz o dono que fez todas as manutenções preventivas, trocou correia assim que pegou o carro e ainda falta uns 2.000 km para ela “vencer”. Fora o ar condicionado que não tá gelando tão bem, o carro não teve e não tem nenhum problema.
Prós: baixo km, se for original (que diz que é), o cara vai consertar o ar antes da venda.
Contra: fora possíveis problemas comuns de qlqr carro antigo e detalhes na funilaria, não vejo nenhum.

- 2006/2007 170.000 km, o proprietário falou que fez a retifica do cabeçote pq o carro esquentou do nada e ferveu, fora isso o carro está 100%.
Prós: banco de couro e aparentemente nada para fazer.
Contra: fora possíveis problemas comuns de carro antigo e detalhes na funilaria, tem alto km e fico com o pé atrás sobre a retífica realizada (vai que foi feito só uma gambiarra para rodar).

- Ambos estão abaixo da tabela Fipe, me falaram que por R$12k levo, a tabela está em +/- R$16.5k. Não sei se isso é uma prática comum na venda de usado direto pelo proprietário ou se estão se livrando de bombas. Estou acostumado a ver carros em agências e concessionarias, onde a tabela é R$16.5k e lá na agência R$18k. Será por causa q está perto de pagar o IPVA 2020? Será que tem um problema no carro para estourar em 2 meses? Será pq a manutenção é cara e o dono não aguenta mais? Perguntei o motivo da venda, e ambos querem trocar de carro, só isso. Como é difícil analisar esses pontos, não é igual comprar uma peça de PC usado, que vc como testar e os possíveis problemas e além disso, se der problema o valor (normalmente) não é tão caro, e se quebrar e vc não quiser consertar, é só jogar fora.

Pessoal, o fato do carro ter seguro influencia em algo, de forma positiva? Digamos, que tenha e por isso houve uma aprovação, então o carro "tá bom em 'X' ponto"?

Fora os relatos daqui, e do excepcional auxílio do @NyKiO, que tem um desses e está dando sua experiência como proprietário do carro e, além das dicas sobre versão do motor, que me ajudou muito para filtrar as ofertas. Vi muitos vídeos no youtube e acompanhei os sites sugeridos de donos de Scenic e realmente é complicado se basear nessas opiniões, um cara pode detonar o carro e outro enaltecer, um fala que a manutenção é cara e o outro que é proporcional, um vala que o dá problema direto. Teve uma que gastou R$10k em 3 anos, e até o meio do 4º ano, já tinha gastado R$1.2k, se isso ocorrer comigo, terei que encostar o carro. Outros falam que a suspensão é problema, e sempre será por ser minivan, outros que as peças são acessíveis, mas a mão de obra é um absurdo pela estrutura do carro. Com todo carro é assim mesmo?



Vou marcar de ver os dois por esses dias, vou sem mecânico de confiança ou amigos que "entendam" desse carro, alguma dica do que de eu devo olhar, com exceção da funilaria?


Desculpem o incômodo ai pessoal.
 

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Será por causa q está perto de pagar o IPVA 2020? Será que tem um problema no carro para estourar em 2 meses? Será pq a manutenção é cara e o dono não aguenta mais? Perguntei o motivo da venda, e ambos querem trocar de carro, só isso. Como é difícil analisar esses pontos, não é igual comprar uma peça de PC usado, que vc como testar e os possíveis problemas e além disso, se der problema o valor (normalmente) não é tão caro, e se quebrar e vc não quiser consertar, é só jogar fora.

Complicadíssimo. Existe vários fatores e sim, pode ser tudo isso que falou, assim como pode ser simplesmente porque querem vender logo. Para amenizar possíveis problemas, o correto era levar um mecânico junto mas de confiança para olhar itens principais, vazamentos, se a água está limpa, barulho do motor, se fumacea quando acelera, andar com o carro e perceber o comportamento.

Pessoal, o fato do carro ter seguro influencia em algo, de forma positiva? Digamos, que tenha e por isso houve uma aprovação, então o carro "tá bom em 'X' ponto"?
Infelizmente não sei como funciona com corporativas de seguro, quando eu possuía, era associativa, no caso, eles só tiravam foto do carro, do KM e pronto, aprovado.

Contra: fora possíveis problemas comuns de carro antigo e detalhes na funilaria, tem alto km e fico com o pé atrás sobre a retífica realizada (vai que foi feito só uma gambiarra para rodar).
Só descobrirá abrindo o motor e se abrir, precisará plainar o cabeçote. Passei por algo parecido, pedi para uma mecânica fazer o cabeçote do meu civic 2000, me cobraram R$2.000,00, porém carro ficou fumaceando ainda, levei então de vez para meu amigo mecânico que só não tinha levado antes por falta de tempo dele, abrimos e vimos que o cabeçote não foi feito por completo, deram uma escovada e banho químico apenas, quer dizer, me passaram a perna.

Vou marcar de ver os dois por esses dias, vou sem mecânico de confiança ou amigos que "entendam" desse carro, alguma dica do que de eu devo olhar, com exceção da funilaria?
Complicado em amigo, mas, tente ver tudo, veja os batentes dos amortecedores se estão ressecados, se a suspensão faz barulho, olhe em baixo do carro para ver se possui amassados, ralados. No motor, novamente veja o nível do óleo, procure vazamentos, nível da água, veja se água está limpa, veja se ao acelerar o carro não fumacea. Esterça todo o volante para os dois lados afim de procurar barulhos e problemas com a barra de direção, baixe os vidros e levante-os, se ar gela, recline os bancos, para não ter surpresas depois que adquiriu o veículo, estar ciente de tudo que precisa fazer, veja tudo mesmo. Espero ter contribuído com algo.
 

Kabaneri

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Complicadíssimo. Existe vários fatores e sim, pode ser tudo isso que falou, assim como pode ser simplesmente porque querem vender logo. Para amenizar possíveis problemas, o correto era levar um mecânico junto mas de confiança para olhar itens principais, vazamentos, se a água está limpa, barulho do motor, se fumacea quando acelera, andar com o carro e perceber o comportamento.


Infelizmente não sei como funciona com corporativas de seguro, quando eu possuía, era associativa, no caso, eles só tiravam foto do carro, do KM e pronto, aprovado.


Só descobrirá abrindo o motor e se abrir, precisará plainar o cabeçote. Passei por algo parecido, pedi para uma mecânica fazer o cabeçote do meu civic 2000, me cobraram R$2.000,00, porém carro ficou fumaceando ainda, levei então de vez para meu amigo mecânico que só não tinha levado antes por falta de tempo dele, abrimos e vimos que o cabeçote não foi feito por completo, deram uma escovada e banho químico apenas, quer dizer, me passaram a perna.


Complicado em amigo, mas, tente ver tudo, veja os batentes dos amortecedores se estão ressecados, se a suspensão faz barulho, olhe em baixo do carro para ver se possui amassados, ralados. No motor, novamente veja o nível do óleo, procure vazamentos, nível da água, veja se água está limpa, veja se ao acelerar o carro não fumacea. Esterça todo o volante para os dois lados afim de procurar barulhos e problemas com a barra de direção, baixe os vidros e levante-os, se ar gela, recline os bancos, para não ter surpresas depois que adquiriu o veículo, estar ciente de tudo que precisa fazer, veja tudo mesmo. Espero ter contribuído com algo.
Contribuiu demais, muito obrigado mesmo.

Que sacanagem que fizeram com você, é uma pena e muito comum, ainda bem que você tinha alguém de confiança para saber a real causa, senão ia ficar sendo enganado até encontrar alguém honesto e competente.

Nessas negociações, existe alguma segurança em lei na compra ou só dependo da honestidade do proprietário? Pergunto isso pq não sou do mesmo município do cara, então como vai funcionar (mesmo que fosse não saberia)? Eu deposito o dinheiro e o cara passa o DUT para meu nome e entrega o carro depois?

Se eu fosse vender, teria a mesma dúvida, eu entregaria o carro com o DUT em nome do cara e ele depositaria depois (nesse caso, eu)? Se for assim de pagar depois, eu consigo levar em umas duas mecânicas daqui da região, e sem pagar antes (ou se der uma entrada), acredito que desfazer o negocio por maiores problemas não mencionados, seja mais simples. Em agência/concessionária tmb há um risco, mas por ser PJ, ter estabelecimento fixo e o CDC, a gente dá um voto a mais de confiança, mas tmb poderia tomar canseira.

Caracas, como seu noob.
 
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ned ludd

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o preço é normal. É bem difícil conseguir tabela FIPE, nego prefere dar desconto e vender logo

existem infinitos itens a serem checados e outras infinitas formas de esconder problemas. Recomendo levar um especialista, pois depois já era.

depende da honestidade, só e somente só. O pagamento e o documento devem ser feitos no mesmo dia, pessoalmente
 

Nexteam

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Nessas negociações, existe alguma segurança em lei na compra ou só dependo da honestidade do proprietário? Pergunto isso pq não sou do mesmo município do cara, então como vai funcionar? Eu deposito o dinheiro e o cara passa o DUT para meu nome?
Só depende da honestidade do proprietário. O código do consumidor garante a devolução ou arrependimento uma vez que comprado pelo telefone, online ou distante do produto. Caso vá até a concessionária, você teve acesso ao veículo, invalidando a opção de devolução ou arrependimento. No caso de venda particular, existe uma garantia de motor e cambio de 90 dias apenas, mas contra arrependimentos de compra não há garantia e assim o vendedor pode não aceitar mais a devolução do carro. Mas é aquela coisa, caso o vendedor tenha omitido algo de você, você pode entrar com um processo e tudo mais, levar pro lado da justiça. Por isso é importante no ato da compra combinar com o vendedor, deixar tudo alinhado que você levará uma mecânica, perguntar se pode devolver qualquer coisa caso não esteja legal em algum aspecto, enfim, vai da conversa.

Caracas, como seu noob.
Normal, cada um manja em um assunto, mas estamos ai para nos ajudar.

Se eu fosse vender, teria a mesma dúvida, eu entregaria o carro com o DUT em nome do cara e ele depositaria depois (nesse caso eu)? Se for assim, eu consigo levar em umas duas mecânicas daqui, e sem pagar desfaze o negocio por maiores problemas não mencionados. Em agência/concessionária, há um risco, mas por ser PJ, ter estabelecimento fixo e a CDC, a gente dá um voto a mais de confiança.
De preferencia é bom fazer tudo no mesmo dia, mas caso não tenha como, o que normalmente o corre é, você faz o depósito pro cara, ou parte dele, ele te entrega o carro, mas continua com o recibo ou DUT, assim que você der o restante, ele te passa o recibo para poder fazer a transferência pro seu nome.
Na hora de vender, você deve ter o recibo do carro em branco, para a pessoa que irá comprar poder preencher e passar pro nome dela, ai o processo se repete, lembrando que, quem compra o carro que arca com as despesas de transferência e afins.
 

Kabaneri

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Fui ver a revisão na Renault, pelo site só agendam a partir do modelo 2010/2010 e custa R$1.200 :(

Alguém já usou, recomenda ou não esses serviços de avaliação veicular "independente"? Aqui em São Paulo e região, conheço a Super Visão: https://www.supervisao.com/
Não sei quanto custa, mas vou passar em uma para ver isso e o que é analisado.
 

Nicko

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Fui ver a revisão na Renault, pelo site só agendam a partir do modelo 2010/2010 e custa R$1.200 :(

Alguém já usou, recomenda ou não esses serviços de avaliação veicular "independente"? Aqui em São Paulo e região, conheço a Super Visão: https://www.supervisao.com/
Não sei quanto custa, mas vou passar em uma para ver isso e o que é analisado.

Todas as empresas de vistoria fazem a "vistoria cautelar" hoje em dia.
A Supervisão, a Dekra, a Boné, a Jef Vistorias, a Conferir Vistoriar, a Styllus Vistorias enfim todas elas fazem e recomendo sempre fazer vistoria cautelar ANTES de comprar um novo veículo.

Já fiz na Supervisão, na Dekra e na Vistorias Brasil. O importante é guardar o laudo com você pois a empresa fica sendo responsável legal pelas informações do laudo.
 

Kabaneri

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@Nicko, obrigado.
Passei hoje e uma e eles fazem esse laudo cautelar para o DETRAN e puxam um de histórico do veículo/proprietário, e tem a vistoria individual vistoria onde verificam colisões que podem ter comprometido o veículo e estrutura, mas não pintura inclui e mecânica.

Aqui em SP, para o Scenic, ambos os laudos com a vistoria fica em R$350,00.

@ned ludd
Ele é acessível, mora em SP (capital ou tem acesso) e faz essa vistoria por fora?

Com quem eu for fechar, seja um desses ou até de outro carro, farei essa vistoria da supervisão, agora vou atrás de um mecânico.

Obrigado pessoal.
 

NyKiO

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@Nicko, obrigado.
Passei hoje e uma e eles fazem esse laudo cautelar para o DETRAN e puxam um de histórico do veículo/proprietário, e tem a vistoria individual vistoria onde verificam colisões que podem ter comprometido o veículo e estrutura, mas não pintura inclui e mecânica.

Aqui em SP, para o Scenic, ambos os laudos com a vistoria fica em R$350,00.

@ned ludd
Ele é acessível, mora em SP (capital ou tem acesso) e faz essa vistoria por fora?

Com quem eu for fechar, seja um desses ou até de outro carro, farei essa vistoria da supervisão, agora vou atrás de um mecânico.

Obrigado pessoal.

Aproveita e gasta uma graninha pagando as informações do De olho no carro (se eu não me engano ainda da pra usar o cupom carrochefe pra ter desconto). Eles levantam tudo que teve na história do carro. Agora, se quiser gastar mais uma bela grana mas tem 100% de certeza da vistoria, vai na Pit Stop Shop e faz um pré compra lá. Sai um pouco caro, mas se tiver sem grana da pra blefar com o vendedor pra ver se ele se assusta ou fica com o pé atrás, dependendo da resposta nem precisa levar na pré compra kkkkk
 

Cielo

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- 2005/2006 com 125.000 km, diz o dono que fez todas as manutenções preventivas, trocou correia assim que pegou o carro e ainda falta uns 2.000 km para ela “vencer”. Fora o ar condicionado que não tá gelando tão bem, o carro não teve e não tem nenhum problema.
Prós: baixo km, se for original (que diz que é), o cara vai consertar o ar antes da venda.
Contra: fora possíveis problemas comuns de qlqr carro antigo e detalhes na funilaria, não vejo nenhum.

- 2006/2007 170.000 km, o proprietário falou que fez a retifica do cabeçote pq o carro esquentou do nada e ferveu, fora isso o carro está 100%.
Prós: banco de couro e aparentemente nada para fazer.
Contra: fora possíveis problemas comuns de carro antigo e detalhes na funilaria, tem alto km e fico com o pé atrás sobre a retífica realizada (vai que foi feito só uma gambiarra para rodar).

- Ambos estão abaixo da tabela Fipe, me falaram que por R$12k levo, a tabela está em +/- R$16.5k. Não sei se isso é uma prática comum na venda de usado direto pelo proprietário ou se estão se livrando de bombas. Estou acostumado a ver carros em agências e concessionarias, onde a tabela é R$16.5k e lá na agência R$18k. Será por causa q está perto de pagar o IPVA 2020? Será que tem um problema no carro para estourar em 2 meses? Será pq a manutenção é cara e o dono não aguenta mais? Perguntei o motivo da venda, e ambos querem trocar de carro, só isso. Como é difícil analisar esses pontos, não é igual comprar uma peça de PC usado, que vc como testar e os possíveis problemas e além disso, se der problema o valor (normalmente) não é tão caro, e se quebrar e vc não quiser consertar, é só jogar fora.

Pessoal, o fato do carro ter seguro influencia em algo, de forma positiva? Digamos, que tenha e por isso houve uma aprovação, então o carro "tá bom em 'X' ponto"?

Fora os relatos daqui, e do excepcional auxílio do @NyKiO, que tem um desses e está dando sua experiência como proprietário do carro e, além das dicas sobre versão do motor, que me ajudou muito para filtrar as ofertas. Vi muitos vídeos no youtube e acompanhei os sites sugeridos de donos de Scenic e realmente é complicado se basear nessas opiniões, um cara pode detonar o carro e outro enaltecer, um fala que a manutenção é cara e o outro que é proporcional, um vala que o dá problema direto. Teve uma que gastou R$10k em 3 anos, e até o meio do 4º ano, já tinha gastado R$1.2k, se isso ocorrer comigo, terei que encostar o carro. Outros falam que a suspensão é problema, e sempre será por ser minivan, outros que as peças são acessíveis, mas a mão de obra é um absurdo pela estrutura do carro. Com todo carro é assim mesmo?



Vou marcar de ver os dois por esses dias, vou sem mecânico de confiança ou amigos que "entendam" desse carro, alguma dica do que de eu devo olhar, com exceção da funilaria?


Desculpem o incômodo ai pessoal.

É o seguinte, não existe retifica de motor novo ok? Motores modernos não tem retifica, antigamente a montadora já tinha peças e tudo mais, pq um motor durava 100 mil km no pau da viola, hj em dia a montadora testa o motor pra 300 mil km, deu pau antes disso? Se fodeu, os caras fazem retifica é td no achismo, não tem peças e nem padrão de fabrica pra isso, deu pau no motor, se fodeu e troca, pq nunca vai ficar a mesma coisa.

Sobre o ac do primeiro caso, deve tar com alguma m**** foda, pq é sempre o papo do gas, então pq o cara já não trocou? Fora que pede a nota da correia e tal, eu guardo a nota das minha manutenções, td peça original de concessionaria, guardo do meu mecanico tbm, é normal mecanico que não entende de renault pra trocar a correia meter uma chave de fenda na polia inferior do motor e meter o martelo, tinha na minha qd troquei, tive que trocar a polia, os caras nao sabem como fazer e nao tem ferramenta e fazem m****.

A questão do seguro, a seguradora não faz vistoria de parte mecanica, tbm pq o seguro não cobre danos mecanicos no carro, cobre acidente, então é indiferente estar segurado.

como eu ja disse, leva em um bom mecanico, nem que vc pague ali um cem reais, a tua dor de cabeça pode ser MUITO maior que isso, se for de curitiba me manda MP que passo o telefone do meu, o cara trabalhou por anos na fabrica, trabalhou em css, só trabalha com renault, os caras da concessionaria levam os carros particular deles pra ele revisar.
 

Kabaneri

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Depois de toda essa novela, estou pensando seriamente em não pegar a Scenic, não pelo carro usado, mas sim pelo futuro dele.

Depois de tudo o que vocês falaram eu comecei a pensar sobre o carro e comparar os valores das sugestões dos carros citados neste tópico na tabela fipe, e fiquei me perguntando o porque um carro popular com bem menos opcionais (aliás, nenhum) e mais antigo, está o mesmo valor ou mais caro que um carro bem completo, maior, mais bonito, cheiroso, pimpão, cheio de vida para rodar e mais novo (2 ou 3 anos), e só tenho uma conclusão, revenda. Embora não vejo qual o sentido de arrecadação na tabela fipe, não consigo entender outro motivo, mas vejam:

101529

Hoje fui em duas agências e isso ficou muito evidente, não pode ser somente preço de manutenção do carro, pq ele tmb dura mais, se fizer a manutenção periódica e preventiva, vc até gasta mais em uma manutenção, mas bem menos ao longo do tempo (1x a cada 2 anos na Scenic, pelo menos 2x por ano no Palio), mas entre os dois carros o palio vende super rápido. O Scenic seria carro para casar e, eu até casaria com ele, estou realmente apaixonado :kpaixao, mas o que vou fazer quando não conseguir achar mais peças e mão de obra (mesmo um mexânico) para consertar ele, pq carro dá problema, mas por falta de peça e manutenção pode não ter conserto.

Lembrei que trabalhei com um senhor que tinha um Citroen Xantia 2.0 automático com banco de couro, o carro era a perfeito, mas deu problema no câmbio e ai começou a "luta", ele gastou r$1.000 no primeiro mês, R$500 no segundo e o problema não era solucionado, depois gastou mais uma grana para deixar funcionando e o mecânico dele falou que era falta de peça original ou compatível com o carro, o problema sempre voltaria. Enfim ele decidiu colocar o carro a venda, deixou em uma agência por R$15.000 (em 2008), depois baixou para R$13.000, se eu não soubesse disso na época, teria comprado o carro, sério, que carro sensacional, acho lindo até hoje, o carro estava uma pechincha, veja ainda quanto vale hoje:

101535
Não lembro o que ele fez com esse carro, mas ele comprou outro pq não podia ficar sem, ele comprou um Hyundai Santa Fé, a vista, acho que ele deixou o Xantia na agência e esqueceu. Para ele, pagar +R$2.500 para consertar o carro não era nada, isso em 2 meses, eu já teria que encostar o carro e parcelar em 12x a manutenção, só ia poder rodar com ele depois que pagasse as parcelas, por que não teria dinheiro para gasolina e almoço, se precisasse comprar outro, teria que vender o atual e quem iria comprar? Só o ferro velho mesmo.

Ok estou sendo radical, mas infelizmente preciso ser racional para minha condição financeira, eu não tenho condição de um carro mais novo, quem dirá ter dois (dinheiro ou espaço físico insuficientes) então creio que vou trabalhar a ideia inicial de procurar um carro popular que também seja uma moeda futura, mesmo que de baixo valor, mas que tenha uso ou pelo menos ainda possa ser consertado para rodar por um bom tempo, como os fuscas e todas as gerações do Gol/Palio que vemos por ai.

O pesado são minhas exigências, quero um carro com opcionais (só o AC), mas pelo que vejo estou sem orçamento para um.

Acho que o jeito e continuar com transporte público mesmo ou assar dentro de um carrinho bem pop sem AC e que eu possa negociar no futuro.

De qualquer forma, agradeço muito a ajuda de vocês, ainda vou batendo em algumas agências para ver se aparece alguma "oportunidade".

E lá se vai o cão arrependido :ksnif
 

Malakh

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Hoje fui em duas agências e isso ficou muito evidente, não pode ser somente preço de manutenção do carro, pq ele tmb dura mais, se fizer a manutenção periódica e preventiva, vc até gasta mais em uma manutenção, mas bem menos ao longo do tempo (1x a cada 2 anos na Scenic, pelo menos 2x por ano no Palio), mas entre os dois carros o palio vende super rápido. O Scenic seria carro para casar e, eu até casaria com ele, estou realmente apaixonado :kpaixao, mas o que vou fazer quando não conseguir achar mais peças e mão de obra (mesmo um mexânico) para consertar ele, pq carro dá problema, mas por falta de peça e manutenção pode não ter conserto.

Bem isso. Vender um Scenic é uma tarefa difícil, pode apostar nisso. Se eu fosse você, procuraria um popular. Qual é o máximo que você pode investir? Precisa ser um carro grande?
 

Kabaneri

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Bem isso. Vender um Scenic é uma tarefa difícil, pode apostar nisso. Se eu fosse você, procuraria um popular. Qual é o máximo que você pode investir? Precisa ser um carro grande?
Disponho de 10k, na verdade tenho 12k, mas estou reservando 2k para os trâmites burocráticos.
Eu tenho preferência por carro "grande" eu não sou alto, mas sou gordo já minha esposa tem 1,84m, então o desconforto para ela é bem maior que o meu, ficamos bem em palio/gol, mas num ka, parece que somos gigantes.
Os pontos mais importantes são ar condicionado (ai já tem q ser 1.3 - 1.6) e 4 portas.
Estou começando a namorar os clio sedan de 2004 a 2008, conforme indicado pelo nosso amigo @Cielo.

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Cielo

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Depois de toda essa novela, estou pensando seriamente em não pegar a Scenic, não pelo carro usado, mas sim pelo futuro dele.

Depois de tudo o que vocês falaram eu comecei a pensar sobre o carro e comparar os valores das sugestões dos carros citados neste tópico na tabela fipe, e fiquei me perguntando o porque um carro popular com bem menos opcionais (aliás, nenhum) e mais antigo, está o mesmo valor ou mais caro que um carro bem completo, maior, mais bonito, cheiroso, pimpão, cheio de vida para rodar e mais novo (2 ou 3 anos), e só tenho uma conclusão, revenda. Embora não vejo qual o sentido de arrecadação na tabela fipe, não consigo entender outro motivo, mas vejam:

Visualizar anexo 101529

Hoje fui em duas agências e isso ficou muito evidente, não pode ser somente preço de manutenção do carro, pq ele tmb dura mais, se fizer a manutenção periódica e preventiva, vc até gasta mais em uma manutenção, mas bem menos ao longo do tempo (1x a cada 2 anos na Scenic, pelo menos 2x por ano no Palio), mas entre os dois carros o palio vende super rápido. O Scenic seria carro para casar e, eu até casaria com ele, estou realmente apaixonado :kpaixao, mas o que vou fazer quando não conseguir achar mais peças e mão de obra (mesmo um mexânico) para consertar ele, pq carro dá problema, mas por falta de peça e manutenção pode não ter conserto.

Lembrei que trabalhei com um senhor que tinha um Citroen Xantia 2.0 automático com banco de couro, o carro era a perfeito, mas deu problema no câmbio e ai começou a "luta", ele gastou r$1.000 no primeiro mês, R$500 no segundo e o problema não era solucionado, depois gastou mais uma grana para deixar funcionando e o mecânico dele falou que era falta de peça original ou compatível com o carro, o problema sempre voltaria. Enfim ele decidiu colocar o carro a venda, deixou em uma agência por R$15.000 (em 2008), depois baixou para R$13.000, se eu não soubesse disso na época, teria comprado o carro, sério, que carro sensacional, acho lindo até hoje, o carro estava uma pechincha, veja ainda quanto vale hoje:

Visualizar anexo 101535
Não lembro o que ele fez com esse carro, mas ele comprou outro pq não podia ficar sem, ele comprou um Hyundai Santa Fé, a vista, acho que ele deixou o Xantia na agência e esqueceu. Para ele, pagar +R$2.500 para consertar o carro não era nada, isso em 2 meses, eu já teria que encostar o carro e parcelar em 12x a manutenção, só ia poder rodar com ele depois que pagasse as parcelas, por que não teria dinheiro para gasolina e almoço, se precisasse comprar outro, teria que vender o atual e quem iria comprar? Só o ferro velho mesmo.

Ok estou sendo radical, mas infelizmente preciso ser racional para minha condição financeira, eu não tenho condição de um carro mais novo, quem dirá ter dois (dinheiro ou espaço físico insuficientes) então creio que vou trabalhar a ideia inicial de procurar um carro popular que também seja uma moeda futura, mesmo que de baixo valor, mas que tenha uso ou pelo menos ainda possa ser consertado para rodar por um bom tempo, como os fuscas e todas as gerações do Gol/Palio que vemos por ai.

O pesado são minhas exigências, quero um carro com opcionais (só o AC), mas pelo que vejo estou sem orçamento para um.

Acho que o jeito e continuar com transporte público mesmo ou assar dentro de um carrinho bem pop sem AC e que eu possa negociar no futuro.

De qualquer forma, agradeço muito a ajuda de vocês, ainda vou batendo em algumas agências para ver se aparece alguma "oportunidade".

E lá se vai o cão arrependido :ksnif

Só pra vc saber, entre o xantia e o scenic tem uma diferença absurda, primeira as peças, a scenic 1.6 16v tem o motor K4M igual ao do clio 1.6 que foi um carro que teve muita saida, então peça pra scenic, e tenho uma, é facil, vc acha na concessionaria sem problemas em um valor razoavel, as vezes sai mais barato que do meu clio 1.0.

Esse palio 1.3 que vc postou é uma bomba, essa versão não vendeu bem, e que eu me lembre poucos modelos tiveram esse motor, eu lembro só do palio mesmo, mas acho que teve mais algum.

por isso que eu te falei, procure bem, leva em mecanico, no começo do ano passado minha irmã comprou o megane dela, eu fui com ela, nós vimos, sem exagero uns 10 carros, isso que cortamos muito só de ver anuncio na internet, foi muito dificil, mas achamos um bom e ela curte demais o carro.

Disponho de 10k, na verdade tenho 12k, mas estou reservando 2k para os trâmites burocráticos.
Eu tenho preferência por carro "grande" eu não sou alto, mas sou gordo já minha esposa tem 1,84m, então o desconforto para ela é bem maior que o meu, ficamos bem em palio/gol, mas num ka, parece que somos gigantes.
Os pontos mais importantes são ar condicionado (ai já tem q ser 1.3 - 1.6) e 4 portas.
Estou começando a namorar os clio sedan de 2004 a 2008, conforme indicado pelo nosso amigo @Cielo.

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cara a scenic é realmente um carro muito bom, vc só precisa procurar bem, eu sou alto(tenho 1,95) e fico confortavel nela, no clio eu fico tbm mas na scenic certamente é muito melhor, se vc pretende ou tem filhos a scenic dai é imbativel, eu tenho 2 filhos pequenos e a scenic nesse caso é maravilhosa.
 
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