O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ajuda] Overclock em C2D 7500

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Desculpem se já houver tópico específico para isso, mas não localizei.

Tenho essa configuração:

Processador E7500 2.93+cooler stock
Placa mãe msi 945gcm5 v2 (era positivo, mas com a atualização de BIOS está MSI mesmo)
Fonte Seventeam 80 plus 550w (acho que é modelo pwl) (reais)
Memória DDR2 667 (3gb = 1x2 e 1x1)
Vídeo Radeon HD Sapphire 6850 1gb 256 Gddr5
Gabinete padrão com cooler adicionais de refrigeração

Quero dar um gás para poder aproveitar um pouco mais da configuração, já me inteirei que o processador está limitando minha Placa de vídeo. Eu não sabia dessas limitações x relação entre os hardwares, eu comprava o melhor compatível da época.
Vi tem que overclock nesse E7500 de até 3.8 e o pessoal roda jogos atuais no médio de boa, eu to sofrendo para jogar games de 2011-2013 que meu pc está acima dos requisitos mínimos a abaixo do recomendável (to no meio).
Não tenho intenção de comprar nada novo (cooler, gabinete, fonte etc.) o que der para fazer eu faço, senão fico de boa.

A tela que vi na Bios editável para fazer OC é essa abaixo, porém é da minha bios mesmo, só peguei na internet uma igual:
 

Anexos

  • placa mae.jpg
    placa mae.jpg
    73,3 KB · Visualizações: 9

sergiosodre2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.582
Reações
2.595
Pontos
714
cara , não tem segredo tinha um desses e rodava a uns 3.7 , aumente o fsb até onde der tipo 333 (pelo menos minha mobo ia nesse clock) e coloque voltagem vcore 1.3v e mantenha as memorias perto do clock delas por exemplo as minhas eram dd2 800 deixei a 800 (no settings da memoria tem como a
justar o multiplicador dela e a frequencia)
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
cara , não tem segredo tinha um desses e rodava a uns 3.7 , aumente o fsb até onde der tipo 333 (pelo menos minha mobo ia nesse clock) e coloque voltagem vcore 1.3v e mantenha as memorias perto do clock delas por exemplo as minhas eram dd2 800 deixei a 800 (no settings da memoria tem como a
justar o multiplicador dela e a frequencia)
Mas vc tinha um cooler box e o gabinete era esses básicos?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Ultima Edição:

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
tenho um e8400 numa p5n-d, tem algum soft pra fazer oc automaticamente, mesmo que seja de leve?

não entendo NADA de oc e só queria tentar dar um gás a mais na carroça antes que ela morra, sem precisar perder horas pra tentar entender os conceitos de oc.
 


Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
Já tive algumas máquinas com essas placas socket 775 e chipset 945. Infelizmente para over elas são totalmente contra indicadas pelo fator "chipset". Nas primeiras revisões desse 945, o fsb frequency máximo era de 800 mhz (200mhz x4), passando um tempo depois para 1066 (266x4) e somente nas últimas revisões passaram a aceitar fsb de 1333 (333x4) e mesmo assim com um over "de fabrica". Caso a sua tenha o fsb frequency limitado a 266(1066), não tem o que fazer, pois já estará setado no fsb original do e7500. Para esse socket, tive uma ótima experiência com o chipset g31 numa placa gigabyte onde consegui colocar um e5200 [2,5 ghz, fsb de 200mhz(800)] a 3,8 ghz fsb de 304mhz(1216) sem alterar voltagem nem nada(creio que subiria mais, mas nem cheguei a testar).

Duas particularidades desse chipset são a frequência do pci-e onde tem opção de travar a 100mhz, porém travando nessa frequência, muitas vezes o overclock não funcionava, obrigando deixar a opção "automático) habilitado. E a outra particularidade é no clock da memória, onde era recomendável usar um multiplicador para que ela ficasse configurada num clock mais baixo(através do multiplicador), pois subindo o fsb, o clock dela subia também, fazendo que com o aumento da frequência do processador, deixasse-a trabalhando numa velocidade bem próxima a máxima de fábrica. E caso ultrapassasse a velocidade máxima de fábrica sem utilizar bons módulos de memória ou incremento de voltagem nas mesmas, o pc começava a apresentar erros, as vezes nem dando o boot.

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Já tive algumas máquinas com essas placas socket 775 e chipset 945. Infelizmente para over elas são totalmente contra indicadas pelo fator "chipset". Nas primeiras revisões desse 945, o fsb frequency máximo era de 800 mhz (200mhz x4), passando um tempo depois para 1066 (266x4) e somente nas últimas revisões passaram a aceitar fsb de 1333 (333x4) e mesmo assim com um over "de fabrica". Caso a sua tenha o fsb frequency limitado a 266(1066), não tem o que fazer, pois já estará setado no fsb original do e7500. Para esse socket, tive uma ótima experiência com o chipset g31 numa placa gigabyte onde consegui colocar um e5200 [2,5 ghz, fsb de 200mhz(800)] a 3,8 ghz fsb de 304mhz(1216) sem alterar voltagem nem nada(creio que subiria mais, mas nem cheguei a testar).

Duas particularidades desse chipset são a frequência do pci-e onde tem opção de travar a 100mhz, porém travando nessa frequência, muitas vezes o overclock não funcionava, obrigando deixar a opção "automático) habilitado. E a outra particularidade é no clock da memória, onde era recomendável usar um multiplicador para que ela ficasse configurada num clock mais baixo(através do multiplicador), pois subindo o fsb, o clock dela subia também, fazendo que com o aumento da frequência do processador, deixasse-a trabalhando numa velocidade bem próxima a máxima de fábrica. E caso ultrapassasse a velocidade máxima de fábrica sem utilizar bons módulos de memória ou incremento de voltagem nas mesmas, o pc começava a apresentar erros, as vezes nem dando o boot.

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk

Já tive algumas máquinas com essas placas socket 775 e chipset 945. Infelizmente para over elas são totalmente contra indicadas pelo fator "chipset". Nas primeiras revisões desse 945, o fsb frequency máximo era de 800 mhz (200mhz x4), passando um tempo depois para 1066 (266x4) e somente nas últimas revisões passaram a aceitar fsb de 1333 (333x4) e mesmo assim com um over "de fabrica". Caso a sua tenha o fsb frequency limitado a 266(1066), não tem o que fazer, pois já estará setado no fsb original do e7500. Para esse socket, tive uma ótima experiência com o chipset g31 numa placa gigabyte onde consegui colocar um e5200 [2,5 ghz, fsb de 200mhz(800)] a 3,8 ghz fsb de 304mhz(1216) sem alterar voltagem nem nada(creio que subiria mais, mas nem cheguei a testar).

Duas particularidades desse chipset são a frequência do pci-e onde tem opção de travar a 100mhz, porém travando nessa frequência, muitas vezes o overclock não funcionava, obrigando deixar a opção "automático) habilitado. E a outra particularidade é no clock da memória, onde era recomendável usar um multiplicador para que ela ficasse configurada num clock mais baixo(através do multiplicador), pois subindo o fsb, o clock dela subia também, fazendo que com o aumento da frequência do processador, deixasse-a trabalhando numa velocidade bem próxima a máxima de fábrica. E caso ultrapassasse a velocidade máxima de fábrica sem utilizar bons módulos de memória ou incremento de voltagem nas mesmas, o pc começava a apresentar erros, as vezes nem dando o boot.

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk

Cara, como over é um mundo complexo para mim.
Pelo que vc escreveu e já por aqui, acho q realmente estou limitado pq minha placa é fsb 1066, mas se houver como subir algo além do 266, vc acha que é perigoso ou contra indicado com minha configuração e cooler box?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
Cara, como over é um mundo complexo para mim.
Pelo que vc escreveu e já por aqui, acho q realmente estou limitado pq minha placa é fsb 1066, mas se houver como subir algo além do 266, vc acha que é perigoso ou contra indicado com minha configuração e cooler box?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
Não é perigoso e pode usar o cooler box numa boa. Esses e7500 são processadores frios e o cooler box aguenta refrigerar eles até certo grau de over. Se conseguir colocar o fsb a 300mhz, creio que nem voltagem precisará mexer. Depois pode ir subindo de 3 em 3 mhz o fsb até tentar chegar a 333. Mas como disse antes vai depender da revisão do chipset que está na sua placa.
 
Topo Fundo