O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ajuda para identificar corpo de guitarra

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
Edit: É um Precision Bass.

Bom dia pessoal.

A algumas semanas atrás, eu tive vontade de aprender algum instrumento musical. Comecei a pesquisar por guitarras, mas acabei me desmotivando por causa dos preços.
Hoje, por coincidência, achei um corpo de uma guitarra jogado no lixo. Parece que alguém tentou lixar ela e depois desistiu.

Alguém pode me ajudar a identificar qual guitarra seria essa? Eu queria tentar reparar ela e depois tentar aprender a toca-la.

234012
Não há nenhuma marcação na guitarra (possivelmente as marcações foram lixadas ou estavam na antiga pintura)
 
Ultima Edição:

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
Parece que não é uma guitarra e sim um baixo (não conheço nada dobre isso.
Esse corpo parece ser de um baixo precision, mas nao encontrei o modelo especifico (talvez seja um custom).

Bem, vamos tentar restaurar ela entao.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
O melhor a se fazer, é levar em um luthier.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
@Nalo300 é um Fender P-Bass, mas esse aí é feito por luthier e não pela Fender em sí

lhqssiiyeefljjygxdm1.png
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
@Nalo300 é um Fender P-Bass, mas esse aí é feito por luthier e não pela Fender em sí

lhqssiiyeefljjygxdm1.png
Obrigado pela a informação. Eu comprei algumas peças na china (bem baratas, so para deixar ela inteira) para tentar montar ela de novo. Ainda falta tingir e envernizar o corpo. Acho que vou usar essa imagem como base.
Acabei me interessando nesses instrumentos e acabei comprando uma guitarra Memphis por 200 reais (bem judiada) e estou aprendendo aos poucos.
 


BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
Obrigado pela a informação. Eu comprei algumas peças na china (bem baratas, so para deixar ela inteira) para tentar montar ela de novo. Ainda falta tingir e envernizar o corpo. Acho que vou usar essa imagem como base.
Acabei me interessando nesses instrumentos e acabei comprando uma guitarra Memphis por 200 reais (bem judiada) e estou aprendendo aos poucos.
então, eu levaria essa baixo em um luthier, pq tem que colocar um monte de coisas nele, ajustar eletrônica, trastes e etc, coisa que iniciante não sabe fazer.
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.110
Reações
20.432
Pontos
753
Já tive um Precision. Pesado, gravão, um tesão de instrumento. Tive que vender, pq músico neste país, naquela época, vendia o almoço pra comprar metade do jantar. E hj é a mesma coisa, claro.
Sugestão: melhor comprar um novo, pq vai acabar pagando a mesma coisa que se mandar montar. Não um Fender Precision, mas uma réplica, claro, como era o que achou. O último baixo que comprei, em 2012, um SX com a configuração de Fender Jazz Bass (o Precision veio antes, em 1951. Depois apareceu o Jazz Bass, com 2 captadores, braço mais ergonômico, menos pesado), saiu por 800 contos. Pechincha, pq é um PUTTA baixo.
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
Já tive um Precision. Pesado, gravão, um tesão de instrumento. Tive que vender, pq músico neste país, naquela época, vendia o almoço pra comprar metade do jantar. E hj é a mesma coisa, claro.
Sugestão: melhor comprar um novo, pq vai acabar pagando a mesma coisa que se mandar montar. Não um Fender Precision, mas uma réplica, claro, como era o que achou. O último baixo que comprei, em 2012, um SX com a configuração de Fender Jazz Bass (o Precision veio antes, em 1951. Depois apareceu o Jazz Bass, com 2 captadores, braço mais ergonômico, menos pesado), saiu por 800 contos. Pechincha, pq é um PUTTA baixo.
Com certeza valeria mais a pena comprar um usado mesmo. Eu so estou fazendo esse projeto porque eu queria aprender a mexer com madeira e acabou criando um interesse em musica (tanto é que acabei comprando uma guitarra).

A proposito, hoje acabou de chegar o hardware que eu comprei da china (basicamente a metade do que eu preciso para montar ele todo).

IMG_20220128_185411.jpg

Aparentemente eu sou burro para caramba e comprei a placa de metal na cor errada e o troço que segura a correia dourado. Ainda bem que a guitarra que eu comprei é preta, da para dar um jeito. Realmente deveria ter prestado a atenção nisso, o pickguard preto ia ficar bem legal.

Eu ja tinha lixado bem o corpo, mas nao tirei a seladora original (so tinha lixa bem fina). Tambem acho que comprei a seladora errada para fazer o stain que eu estou querendo fazer...
Bem, vamos aprendendo com os erros. Se tiver alguem que conheça sobre esse assunto, seu input seria bem valioso.

Caso alguem esteja interessado no processo que eu estou pensando em fazer, estou tentando imitar esse (ja que nao é facil encontrar esses materiais no brasil):
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
O corpo ja foi lixado por completo. Comecei tentando lixar tudo usando a mao, mas era muito dificil tirar a seladora antiga com na munheca.
Acabei comprando uma lixadeira orbital, 4 horas de trabalho e um AP cheio de poeira/serragem, mas essa parte está concluída.

IMG_20220201_133736.jpgIMG_20220201_133744.jpg
Passei uma aguaras para ver como ela iria ficar apenas com a seladora/verniz sem o stain nem nada, mas acho que vou fazer o stain sim. Ainda nao faço ideia de como se faz esse efeito ou aonde eu acho esse material para comprar, mas vamos seguir com esse plano.
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
A algumas semanas eu comecei a preparar o braço.

Como materiais dessa parte, eu usei uma seladora de nitrocelulose, thinner para a seladora, Betume de Judeia (comprei liquido e pasta, mas so usei o liquido) e oleo de linhaça. Pelo o que eu testei, a seladora nao se mistura com o óleo e nem com o Betume.

Passei algumas camadas de seladora de nitrocelulose 40% + thinner 60% e lixei até ficar bem liso e funcionou bem. Quando terminei, percebi que o braço nao tinha trastes, alguém modificou o baixo para ser fretless e jogou verniz em spray na escala, junto com uma massa branca. Passei a lixadeira orbital e tirei tudo (inclusive o angulo original da escala, provavelmente).
IMG_20220220_075944(1).jpg

comprei 1 metro de traste para tentar colocar, mas é bem dificil... Vou deixar fretless por enquanto.
Passeio um pouco de oleo de linhaça na escala para deixa-la hidratada (pelo o que eu pesquisei, isso é importante).

Essa semana comecei a trabalhar no corpo do baixo.

Eu usei Betume de judeia para manchar o corpo e aguarás para fazer o gradiente e correções na madeira.
IMG_20220220_174657.jpgIMG_20220220_174234(1).jpg

Aos poucos eu fui repetindo o processo até chegar na tonalidade certa (Eu esqueci de tirar a foto da tonalidade certa...).
IMG_20220220_195702.jpgIMG_20220220_195654(1).jpg
Apos cada tratamento com o Betume, eu aguardei ~24h para passar novamente ou tocar-lo.

Quando fiquei satisfeito, eu passei uma camada de Oleo de linhaça (para tentar evitar que a seladora reaja com o Betume) no corpo do baixo e me preparei para passar a primeira camada de seladora 60% + thinner 40% usando uma boneca.

mesmo tomando todo cuidado, a seladora reagiu com o Betume, absorvendo parte da coloração. Quando fui lixar, partes ficaram desbotadas e o efeito ficou bem diferente do que o esperado. Para piorar, o corpo caiu no chao, deixando marcas indesejáveis...

IMG_20220225_182653.jpgIMG_20220225_182705.jpg

Pessoalmente, ficou bem pior.
Eu vou ter que lixar tudo novamente e começar do zero. Vou deixar esse projeto de lado por alguns dias e retorno quando tiver uma ideia melhor. Pelo menos eu sei que essa tonalidade do Betume ficou boa, talvez com um Betume a base de agua eu nao tenha esse problema.

O resultado não foi muuuuito inesperado. Eu vi um vídeo de uma pessoa que tentou fazer isso antes e teve um problema similar (eu acho, o vídeo nao diz muito bem):


A solução dele nao foi do meu agrado (acho que ele pintou as partes ruins com tinta guaxe ou tinjidor de tintas), por isso procurar uma forma melhor para fazer isso.

Estou colocando isso tudo nesse topico porque eu nao acho NINGUEM documentando esse processo, por isso estou colocando tudo o que eu fiz (certo e errado) para deixar como referencia para alguem que precisar. Quando eu tiver sucesso no preparo do corpo, eu atualizo o tópico novamente.
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
rich.jpg

2 Dias depois do ultimo post, eu voltei a trabalhar no projeto. Comecei a pensar em outra forma de fazer o efeito burst que eu queria. Eu acabei indo na papelaria e comprando Goma laca, solventes, Betume a base de agua e a base de oleo.
Depois de mais uma tarde lixando o corpo do baixo, deixando ela lisinha, eu comecei a tingi-la da forma que eu queria. nas laterais, eu coloquei o betume a base de agua (que era absorvido rapidamente pela madeira e nao permitia fazer o efeito burst) e no resto, betume a base de oleo.

Logo apos, comecei a aplicar a goma laca, seguindo alguns tutoriais. depois de 3 semanas, aplicando, fazendo retoques, esperando secar, polindo (usando alcool) e toda ora percebendo um novo risco ou falha no acabamento, eu desisti desse metodo.
IMG_20220304_183251.jpgIMG_20220304_183241.jpg

Depois disso, la se foi mais uma tarde lixando tudo. Nem quero imaginar o que eu teria feito sem uma lixadeira orbital.
Eu decidi dar atençao ao braço. A goma laca nao ficou boa no corpo, mas no braço sobre a nitrocelulose fique. A goma laca deu um brilho adicional e uma sensação boa ao toque

Goma laca nao iria funcionar para o que eu queria fazer. Decidi voltar a usar a seladora, mas com um o betume a base dagua, que nao reage com a seladora.
Eu ainda queria fazer algo de especial no corpo do baixo. Entao, sem pensar muito, pintei as laterais com o Betume a base de agua e deixei as faces virgens:

IMG_20220315_150034.jpg

Imediatamente eu percebi a besteira que eu fiz. Tentei ate aplicar a seladora, mas ficou horrivel. a seladora tambem reagiu um pouco com o betume....
Tive que lixar ela novamente.

A esse ponto da historia, eu decidi terminar o projeto, entao chega de betume ou qualquer tipo de preparo da madeira.

Lixei ela toda com lixas 50,80,120,150,180 e 220. Ela ficou bem lisa ao toque.
Limpei ela toda com um pano seco, depois um pano com agua raz.

Usando uma boneca, comecei a aplicar a seladora 50% no corpo do baixo. a cada 2 maos, eu lixei ela com lixas 220 e 320 (lixa dagua, mas nao usei agua). coloquei umas 4 maos em cada lado, e nas laterias (precisava fazer isso intercalando os lados).

Quando satisfeito, coloquei o braço so para ver o andamento.

IMG_20220317_112630.jpgIMG_20220318_173311.jpg

Embora eu tenha lido que alguns pessoas preferem, eu nao queria deixar ele so na seladora. A seladora ate dava um certo brilho, mas ela mancha se ficar com muito contato com agua (ou suor).
Eu ia ter que comprar um Verniz PU, mas a unica loja que eu achei vendendo o verniz era beeem longe. Com o preço da gasolina, eu nao estava afim de gastar dinheiro para comprar isso esse mes...
Por coincidencia, no dia seguinte, eu precisei fazer uma visita a um cliente que fica ao lado dessa loja e a empresa pagou a minha gasosa e comprei o verniz.

O verniz nao exige nenhum tipo de diluição e demora 24 horas para curar, cada mao so podia ser feita a cada 12-16 horas. Depois de 1 semana fazendo todo o preparo necessário, eu finalizei lixando o corpo todo com uma lixa 1200 e massa de polir carro. eu precisava passar uma lixa 1500 e 2000 para o melhor brilho, mas deixo isso para depois.

IMG_20220322_124120.jpg

Eu também recebi todas as peças da china, inclusive umas cordas muito vagabundas e uma fita de cobre (na largura errada).

Passei um tempo montando ela e... pronto.

Projeto concluido... quase.
O baixo ainda tem varios problemas. Tem um problema de aterramento, as cordas tem um zumbido (por causa do braço, talvez) a pestana errada foi instalada e está toda desafinada, mas o que eu queria documentar está pronto.

IMG_20220322_162056.jpg

Foi uma experiência bem legal, que eu nao quero repetir nem tão cedo. Eu diria que eu gastei mais de 400 reais em peças e 600 de materiais e ferramentas nesse projeto.
É possível comprar um baixo usado por 800 reais e um novo por 1400. Ao ponto de vista financeiro, nao valeu a pena, mas eu aprendi bastante com esse projeto.

Flw!:rox
 
Topo Fundo