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[ajuda] Portar jogo com SGDK

MrTraveller

Larva
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Eae pessoal, beleza?

Tenho interesse em (tentar) portar um joguinho usando SGDK e vi que tem alguns caras aqui mexendo com ele e tal. De início pretendo fazer testes adaptando assets, e é ai que acredito que vocês podem me ajudar.

Estou relativamente acostumado a mimetizar limitações de resolução, paleta e etc. nos projetinhos que desenvolvo pra PC, mas preciso de algum "guia" técnico em relação aos gráficos do Mega Drive. O sistema não me deixa postar links por ser recém cadastrado, então vou deixar um vídeo de gameplay do jogo em questão:




Estou ciente que uma conversão fiel é improvável, mas de qualquer forma a intenção seria expandir o conteúdo (refinar a mecânica, adicionar modos de jogo, dentre outros) e naturalmente muita coisa sofreria alterações.

Por hora é isso, valeu pela atenção!
 
Ultima Edição:

DocVooDoo

Lenda da internet
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Amigo, tente entrar em contato com @Cristiano Sword , que está desenvolvendo o Leyria para Genesis aqui no fórum. Ele é o que mais tem conhecimento do hardware aqui no fórum.
Eu tenho um conhecimento mínimo aqui q não sei se posso ajudar.
Mas já vou avisando que o mais importante é ser a documentação. Você só vai aprender mesmo quando for por a mão na massa.
Eu to aqui tentando portar o jogo Black Tiger do arcade para Mega e apendi um pouco com isso.

Em todos caso tem vários links aqui.

http://gendev.spritesmind.net/forum/
Principal fórum para quem desenvolve jogos para Genesis

https://megacatstudios.com/blogs/press/sega-genesis-mega-drive-vdp-graphics-guide-v1-2a-03-14-17
Contém explicação sobre o VDP, que é a alma do aparelho para fazer gráficos.

https://segaretro.org/Mega_Drive_official_documentation
Várias documentações

https://segaretro.org/Retro_Graphics_Toolkit

http://www.ohsat.com/post/adventures-in-mega-drive-coding-part-6/

http://mrjester.hapisan.com/04_MC68/

https://huguesjohnson.com/programming/genesis/palettes/

http://www.easy68k.com/features.htm

https://simpledevcode.wordpress.com/2016/12/15/mini-guide-to-68000-assembly-programming/
 

doraemondigimon

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Assunto bem interessante! Seria legal fazer ports de certos jogos do MSX e do ZX Spectrum pro mega, já que o Z80 e o MC68000 estão presentes na arquitetura.
 

DocVooDoo

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Opa, qualquer ajuda é bem vinda, valeu pelos links =]
Assim, se vc vai usar o SGDK, primeira coisa que é obrigatório e dominar C puro e como ele utiliza ponteiros. Depois leia a documentação do SGDK e os tutoriais para pegar familiaridade. Depois se for lá no fórum tem uma pasta só para o SGDK e acha até alguns programas exemplos.

Leva algum tempo até entender a dinamica das coisas mas nada impossível.
Meu projeto só não está mais adiante pq estou totalmente absorvido em outros estudos.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
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Dá pra portar esse jogo ai do video pro mega drive sem problemas.
Como o DocVooDoo disse pra usar o SGDK vc tem q dominar bem o C puro, vc tbm pode usar asm 68k no sgdk por asm inline ou extern.
O que links que ele postou acima já tem quase tudo de dev mega que existe na net xD

Algumas dicas que posso dar é:
-Tente aprendero máximo possível sobre programação estruturada e a relação de ponteiros, structs e funções em C.
-O sgdk é open source, vc pode ver toda a lib na pasta dele.
-Se for estudar assembly 68000 comece pelo tutorial do Markjester, ele explica bem oq vc mais usa no sega genesis.
-Se tiver saco e coragem leia a documentação oficial, a scan do doc oficial que tem no site da segareto, não vai na documentação escrita do segaf2, o nome da correta eh GenesisSoftwareManual.pdf

Eu fiz um fórum de dev mega, eh pouco frequentado mais vc pode ver dicas e posts lá tudo em português:

smd.originalvgo.com/smd/

No mais estamos ai
 


MrTraveller

Larva
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Assim, se vc vai usar o SGDK, primeira coisa que é obrigatório e dominar C puro e como ele utiliza ponteiros. (...)

Nunca tive necessidade de trabalhar com C mas creio que não seria um grande problema, até porque o Alex FC (cara que tem desenvolvido joguinhos em parceria comigo) é manjador dos paranauê.


-Se tiver saco e coragem leia a documentação oficial, a scan do doc oficial que tem no site da segareto, não vai na documentação escrita do segaf2, o nome da correta eh GenesisSoftwareManual.pdf

Po jove não tenho mais nem idade pra encarar uma empreitada desse porte xD

Assim, quando muito esse projeto seria publicado na forma de ROM gratuita e pelo que notei do papo com vocês, posso estar subestimando a carga de trabalho (mesmo com o devkit).

Vou olhar tudo com calma mas preciso deixar um pouco de lado a nostalgia e racionalizar até que ponto isso ai é necessário/benéfico e até que ponto é apenas um desejo de ver um trabalho meu rodando em console.


Eu fiz um fórum de dev mega, eh pouco frequentado mais vc pode ver dicas e posts lá tudo em português:

smd.originalvgo.com/smd/

Bom saber!
 

DocVooDoo

Lenda da internet
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Nunca tive necessidade de trabalhar com C mas creio que não seria um grande problema, até porque o Alex FC (cara que tem desenvolvido joguinhos em parceria comigo) é manjador dos paranauê.
C não é uma linguagem complexa de aprender, mas tem suas armadilhas mortais, principalmente usando ponteiros e arrays. Um vacilo vc acessa partes erradas do código e seu jogo começa a bugar ou travar e você ficará horas até descobrir um erro bobo. E a situação complica um pouco para Mega já que não é tão simples debugar o jogo com SGDK
 
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