O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ajuda pra achar a melhor solução. [RESOLVIDO]!!!

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.698
Pontos
1.048
@leaf @cetics @Odin Games @LucianoBraga @antonioli @-=|R.R.|=-

Pessoal, vê se vocês podem me ajudar. Eu utilizava no meu setup gamer aqui o seguinte equipamento de áudio: Um receiver da Sony STR-DE935 que já tem pelo menos 15 anos que nem esse daqui:
140771

Em conjunto com essas caixas da Sony Micro Satellite System 5.1 SA-VE315 que são iguais essas daqui:
140775

A minha dúvida é a seguinte: O receiver foi pro vinagre, nem vale a pena consertar. Eu estava pensando em usar um amplificador de potência parecido com esse aqui:
140776
140779

Esse amplificador da foto em questão tem 150W 4 OHMS e as minhas caixas da Sony em questão tem as seguintes especificações:

  • São 04 pequenas simples 100W 8 OHMS cada.
  • 01 pequena dupla 120W 8 OHMS
  • 01 Subwoofer Ativo 75W 8 OHMS (liga na tomada, tem controle de volume e grave nele)
Como eu ligaria essas caixas nesse amplificador: 02 caixas pequenas simples no Channel A, 02 caixas pequenas no Channel B e o subwoofer em mono usando os canais A e B em simultâneo. Pra caixa pequena dupla, pensei em fazer a mesma ligação do sub, usando os canais A e B em simultâneo do equipamento, ou talvez ligá-la na Speaker OUT do próprio subwoofer, através da bornera dele:

140782

Então eu gostaria de saber se essa ligação que eu propus é possível tecnicamente e se há risco de danificar as caixas e/ou o amplificador. O único inconveniente é que eu não vou ter controle de graves, médios e agudos. O som vai vir flat da fonte.

Motivo desta encrenca toda: Quero gastar pouco $$$ (teto de 600 pratas) e quero aproveitar as caixas. Por isso a principio descartei outro Receiver similar ao meu que pifou (não acha nada por menos de 3K) e Soundbar pois preciso conectar meus games que usam a boa e velha RCA vermelha e branca.

Porém estou aberto a sugestões e qualquer outra ideia. Agradeço a ajuda!
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.698
Pontos
1.048
Ou usar um equipamento desses aqui:
140785140786
Esse em questão tem o controle individual de graves, médios e agudos, potencia de 120W e 4 OHMS. No caso da ligação das caixas seria a mesma do equipamento anterior proposto.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.177
Pontos
2.599
Bom, se o amplificador tem 4 Ohms de impedância e cada caixa 8 Ohms, ligando-as unicamente não terá problema. Se ligar duas em paralelo aí passarão a ter 4 OHms e não terá problema. Se ligar mais do que duas terá menos de 4 Ohms e aí será um problema. A impedância das caixas nunca pode ser menor do que do amplificador/receiver.

Também é possível ligar em série, porém se a impedância de duas caixas somadas dando 16 Ohms, terá uma impedância alta para o amplificador e a potência será penalizada. Pode ficar baixo demais.

Olhando as potências, me parece que o amplificador tem uma potência baixa para as caixas. Pelo que vi são 75W por canal e cada caixa sua tem 100 ou mais.

Outra parada é que isso aí é só um amplificador e não separará os canais fazendo as duas caixas sorround e a central não servirem aos seus propósitos como no caso do receiver. Será que não seria melhor usar um receiver usado para aproveitar as caixas que são boas? Mesmo que não seja por agora mas ir pesquisando para ver se encontra algo.

Aliás, você usava que tipo de conexão para ligar o seu falecido receiver?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.698
Pontos
1.048
@antonioli
Como meu receiver é antigo, as únicas conexão de entrada ou era RCA (vermelha e branca), então era essas que eu utilizava (ele possui uma entrada óptica que usava um cabo de fibra óptica pra ser utilizado em exclusivo em aparelhos de MD que eu nunca usei). Na verdade o receiver era mais um chaveador que outra coisa. A traseira dele é assim:

140794

Como eu ligava nele videogames e o PC, eu não usava surround nem nada do tipo, ficava no mais puro som estéreo e só usava a equalização de médios, graves e agudos pra corrigir / melhorar algo no áudio. As caixas ficam em cima da minha mesa, quando eu uso o PC elas estão a um metro de mim, e quando eu jogo os videogames eu afasto um pouco a cadeira e elas ficam a dois metros de distância no máximo. Pelo mesmo motivo, potência não é importante. Antes desse setup eu utilizava essas caixas 2.1 da bomber que é própria pra PC e me atendia muito bem:


140792

Mas aí e gente ganhou dois home cinemas aqui e um deles foi pra sala onde este ficava anteriormente, aí eu trouxe ele pro meu canto e substituí as speakers do PC da patroa pelas Bomber que eu usava. Mas aí o troço pifou e não vou pedir de volta o que já foi dado pra patroa. Então no momento estou usando os falantes internos da TV, o que é uma m****.

Já andei pesquisando aparelhos usados, e estão muito mais caros que comprar essa solução que eu estou em mente, e que são novos. Sobre essa ligação em série / paralelo pras caixas, eu li um esquema e não entendi muito bem.

Sempre liguei várias caixas de som em um mesmo canal usando os fios positivos e negativos, mesmo em aparelhos que não tinha um terminal pra cada caixa mas o receiver tinha mais potência que as caixas, e o caso que eu propus é o inverso. Juro que é a primeira vez que vejo um esquema de ligar uma caixa na outra, em vez de direto no aparelho. se você puder me explicar como isso funciona eu agradeço.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.177
Pontos
2.599
Se fosse só para o PC recomendaria vender as caixas e comprar uma Edifier X100B que tem 2.1 canais e é excelente. Sairia barato. Mas no caso da TV aí já complica.

Sobre o casamento de impedâncias há riscos. Encare a impedância como uma resistência. Se a caixa tiver impedância alta demais o amplificador irá enviar o sinal e a caixa criará mais de dificuldade para ele chegar e o som ficará mais baixo. Porém, isso não é um problema em si e não estragará a caixa nem nada. Porém, se você tem uma caixa de baixa impedância, tipo o receiver com 8 Ohms mas a caixa com 4 Ohms, aí é como se a resistência fosse baixa demais e o sinal chegará loucamente na caixa.

O problema disso é que gerará distorção em volume (potência) baixa mas chegará em um momento que a caixa queimará. Por isso que precisa casar as impedâncias, que não necessariamente quer dizer ficar igual, mas dentro de uma margem de segurança e qualidade. Um jeito é ligar em paralelo e se ligar duas um mais caixas em paralelo (fios positivo com positivo e negativo com negativo), o que ocorrerá é que suas impedâncias irão cair. Se tiver 2 caixas de 4 Ohms, cairá para metade, ou seja, 2 Ohms. Se tiver 3 caixas, cairá pra um terço, ou seja, 1,33 Ohms aproximadamente. É aí que reside o perigo porque se o receiver é de 4 Ohms, por exemplo, com uma caixa vai, mas com 2 ou 3, a impedância irá ficar abaixo de 4 Ohms e as caixas queimarão.

Já em série é menos problemático. Ligando o positivo de uma no negativo da outra, o que irá ocorrer é a soma das impedâncias. Logo, uma caixa de 4 Ohms com outra igual, terá 8 Ohms. Se ligar 3 terá 12 Ohms. Como o amplificador terá 4 Ohms, então não tem problema usar 1, 2 ou 3 caixas porque elas sempre estarão acima desse mínimo de 4 Ohms. Porém, quanto mais caixas em série, maior será a impedância (maior dificuldade para o sinal chegar nelas) e a tendência é a potência (volume) diminuir.

Ou seja, o ideal é não fazer ligação em paralelo com a impedância ficando mais baixa do que a do amplificador e nem fazer em série de modo que cria uma impedância muito elevada. Provavelmente por isso você ligou em série antes e no máximo perdeu alguma potência e não prejudicou o funcionamento delas.

maxresdefault.jpg


No caso, você pode ligar duas caixas em paralelo em um canal sem problemas se elas tem 8 Ohms e o amplificador 4 OHms, pois as caixas juntas também terão 4 Ohms. A vantagem é extrair a potência total delas. Só não sei como fica o subwoofer nessa história. Se o amplificador tiver dois canais, dá para ligar 2 caixas em cada um deles e usar em stereo de boa. Não sei ligando na saída mono se ele funcionará como um outro canal no caso.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.660
Reações
14.237
Pontos
503
Infelizmente não entendo quase nada desses aparelhos Piga, ainda estou perdido com aquele meu Pionner, mas conheço dois caras que entendem mais que eu, que são o @burn1004 e o @Yon, talvez eles possam lhe ajudar.
 


leaf

Trade&Barter Paladino
VIP
Mensagens
29.580
Reações
57.774
Pontos
564
Desculpe mas as suas dúvidas são muito avançadas pra mim... :ksnif

Em questão de áudio, eu sou user Nutella. No passado eu me virava nessas ligações mas depois eu larguei de mão.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Tem um problema de vc usar o subwoofer direto no amplificador.

Se seu sub não tem o filtro de frequências embutido, todas as frequências chegarão nele. Ele não responderá bem ao que se presta.

Vc pode comprar um crossover que filtre a frequência que seu alto falante responde.

Mas no seu caso, dispensaria as caixas surround. Utilizaria apenas as 2 frontais e uma de sub.

Enviado de meu SM-M305M usando o Tapatalk
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.698
Pontos
1.048
Tem um problema de vc usar o subwoofer direto no amplificador.

Se seu sub não tem o filtro de frequências embutido, todas as frequências chegarão nele. Ele não responderá bem ao que se presta.

Vc pode comprar um crossover que filtre a frequência que seu alto falante responde.

Mas no seu caso, dispensaria as caixas surround. Utilizaria apenas as 2 frontais e uma de sub.

Enviado de meu SM-M305M usando o Tapatalk
Eu estou pesquisando aparelhos de som e fiquei pasmo de ver que as opções são quase nulas. Ou são aquelas caixas de som gigante de farofeiros (e o bagulho é MONO ainda), ou são aparelhos gigantes, cheios dos LEDs e tal. Não achei um som compacto sequer.....
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.729
Reações
6.901
Pontos
734
Eu nao faria isso. As caixas sao especificas pra sistema 5.1. O Subwoofer nao vai dar pra ligar aí.
Comprar um Receiver novo é o mais indicado.
Se for pra ficar no stereo, pega uma soundbar, que é mais negocio que esse amplificador aí

E seu receiver tinha uma entrada coaxial e 4 oticas, tem suporte a DD e DTS, dava pra ter um som 5.1 bem legal aí :kbeca
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Eu estou pesquisando aparelhos de som e fiquei pasmo de ver que as opções são quase nulas. Ou são aquelas caixas de som gigante de farofeiros (e o bagulho é MONO ainda), ou são aparelhos gigantes, cheios dos LEDs e tal. Não achei um som compacto sequer.....
Vc quer muito usar suas caixas ainda?

Pq pode vender tudo e partir para um sistema estéreo simples.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.698
Pontos
1.048
Eu nao faria isso. As caixas sao especificas pra sistema 5.1. O Subwoofer nao vai dar pra ligar aí.
Comprar um Receiver novo é o mais indicado.
Se for pra ficar no stereo, pega uma soundbar, que é mais negocio que esse amplificador aí

E seu receiver tinha uma entrada coaxial e 4 oticas, tem suporte a DD e DTS, dava pra ter um som 5.1 bem legal aí :kbeca
Então, eu ainda penso um dia pegar outro receiver desse, mas atualmente um novo está entre 5k - 8k aí pra mim não rom agora. Eu não pesquisei soundbars, mas no caso de uma eu precisaria que ela tivesse entrada auxiliar RCA ou P2 e principalmente, ter uma definição de graves, médios e agudos. Se puder sugerir modelos eu agradeço, pois não manjo nada.

Quando era novo, meu receiver era muito bom. Porém com o tempo toda decodificação DD, DTS e outras começaram a dar um chiado de fundo, funcionava mas o zumbido me incomodava, aí chegou uma hora que eu desabilitei tudo e fiquei no estéreo puro até ela parar de vez.

Vc quer muito usar suas caixas ainda?

Pq pode vender tudo e partir para um sistema estéreo simples.
Atualmente não faço questão. Um dia quem sabe eu consiga comprar outro receiver, por esse motivo não irei vender as caixas. Eu estava vendo um sistema estéreo simples, mas não tem nada no mercado que seja compacto. Como o colega de cima sugeiru, vou começar a olhar soundbars também. Quero algo que seja melhor que os falantes da minha TV e que não seja muito caro.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Então, eu ainda penso um dia pegar outro receiver desse, mas atualmente um novo está entre 5k - 8k aí pra mim não rom agora. Eu não pesquisei soundbars, mas no caso de uma eu precisaria que ela tivesse entrada auxiliar RCA ou P2 e principalmente, ter uma definição de graves, médios e agudos. Se puder sugerir modelos eu agradeço, pois não manjo nada.

Quando era novo, meu receiver era muito bom. Porém com o tempo toda decodificação DD, DTS e outras começaram a dar um chiado de fundo, funcionava mas o zumbido me incomodava, aí chegou uma hora que eu desabilitei tudo e fiquei no estéreo puro até ela parar de vez.


Atualmente não faço questão. Um dia quem sabe eu consiga comprar outro receiver, por esse motivo não irei vender as caixas. Eu estava vendo um sistema estéreo simples, mas não tem nada no mercado que seja compacto. Como o colega de cima sugeiru, vou começar a olhar soundbars também. Quero algo que seja melhor que os falantes da minha TV e que não seja muito caro.

Soundbar é muito bom.
Tive um tabajara que já resolvia. Hj em dia usa uma Charge 3 (que não é soundbar) da JBL e já da conta.

Quer gastar até quanto?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.698
Pontos
1.048
Soundbar é muito bom.
Tive um tabajara que já resolvia. Hj em dia usa uma Charge 3 (que não é soundbar) da JBL e já da conta.

Quer gastar até quanto?
No máximo umas 600 pilas. Eu estou com uma gata minha fazendo tratamento e estou gastando muito dinheiro com ela. Aí pras outras coisas está bem curto.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Olhei a foto do teu sub de novo e vi que ele além de amplificado tem saída para caixas e entrada de linha.

Já usou apenas ele em conjunto com as caixas?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.698
Pontos
1.048
Olhei a foto do teu sub de novo e vi que ele além de amplificado tem saída para caixas e entrada de linha.

Já usou apenas ele em conjunto com as caixas?
Sim, foi uma das primeiras coisas que eu testei. Aquela borneira atrás do subwoofer é apenas um by pass. Tanto que se você ligar as caixas e usar por exemplo, a placa de som do PC como gerador de áudio, o som não amplifica. Mesmo colocando o volume em 100% fica muito baixo. Se por outro lado você conectar mesmo que em mono na Line IN só sai som no subwoofer (aí amplifica), porém as caixas ligada na borneira ficam mudas.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.698
Pontos
1.048
Com 600 tá ruim de encontrar Soundbar 0. Olx vai?
Eu estou vendo coisa interessante no ML, mini systems 2.1. Quero algo novo, nada usado.

Estava dando uma olhada nesses daqui:

142485 142486142487

Estou dando uma pesquisada pra saber se tem um mínimo de qualidade.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.698
Pontos
1.048
Resolvido pessoal. E o mais importante: Não precisei comprar nada, utilizei umas coisas que eu tinha aqui em casa. No final ficou assim:

p_20201001_182625.jpg


Meu subwoofer Sony (ativo, amplificado e com controles independentes) + minhas caixas Creative CS120 (também ativas, amplificadas e com controles independentes) fazendo um conjunto 2.1 monstro! O Som ficou, muito, muito bom, já que as Caixas da Creative são muito boas em definição médio e agudos mas tinha praticamente zero graves. Tinha esquecido totalmente dela.

A ligação dos dois foi possível graças a esse gambiarra adaptador que eu modifiquei aqui:
p_20201001_183030.jpg


Como é feita a ligação? No input se joga o aparelho que irá gerar o sinal de áudio (TV, videogame, computador, etc) e no output ficou a nova saída P2 a qual eu ligo as Caixas da Creative e na saída RCA normal eu uso um adaptador RCA estéreo pra mono e dele vai pro subwoofer.
p_20201001_182907.jpg


Quer saber como eu fiz a gambiarra adaptação?


Valeu pela ajuda pessoal!!!
 
Topo Fundo