O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ajuda: PS2 fat 50001 liga e desliga

Victor plays

Veterano
Mensagens
458
Reações
268
Pontos
148
fala pessoal tranquilo? peço desculpas se tiver no tópico errado.
comprei um scph 50001 placa GH 26 pra mim pela net, segundo o vendedor liga, imagem, tem som, controle e memory card ok, tudo normal mas não abre a bandeja, peguei pra OPL pelo hd interno e pra coleção msm, mas não me toquei que era 110 e onde moro é 220v. Chegou aqui e de cara ja abri o console e adaptei uma fonte 12v a 1a que tenho aqui, liguei tudo certo, positivo no positivo e negativo no negativo, medi se não tinha curto, tentei ligar mas era led verde e depois vermelho, pensei que era a fonte , conectei outra de 12v e 2a a mesma coisa peguei uma de PS3 que tenho aqui e testei mas foi onde tive os problemas, liguei na tomada, mas passou uns 4 segundos e veio fumaça branca da placa além de estar sem led. tirei da tomada e comecei a medir em toda a placa e tava com diversos PS abertos mas sem curto na área deles e conector da fonte com 1400+ohms, fiz jumper no PS1 baixou pra 580ohms mas sem curto em nada, coloquei na tomada e led vermelho acendeu.
após medir em toda a placa achei um 7805 aberto com curto entre a entrada e saída de tensão, troquei ele por outro e fui fazendo jumper nos PS e medindo, os PS 12,3,5,7,11,12,13 e 15 (:eek:) abertos, fiz jumper em todos e nada de curto ou qualquer coisa do tipo. As tensões nos PS's parecem estar certas, ate consegui ligar ele duas ou três vezes por um tempo de +-10 segundos depois de insistir bastante e esquentou a CPU normal, acendeu o led azul do drive e do conector optico (iniciou o sistema), mas sem imagem.
o estranho é que, por exemplo, se o PS15 esta ligado, o PS2 não pode estar ou então a placa ira apagar o led verde e só volta o vermelho após uns três segundos, mas não tem curto em nada, capacitor, CI, nada.

3.jpg
único curto que encontrei foi nesse capacitor, retirei ele e realmente estava em curto mas depois que tirei ele não consegui ligar a placa de novo como fiz nas outras duas vezes. Os capacitores eletrolíticos não estão vazados, em curto ou estufados.
5.jpg7805 que troquei, atrás da saída ótica, estava em curto entre os dois terminais mas não parece ter queimado os componentes a volta.
possui o manual de reparo dessa placa aqui mas não estou conseguindo interpretar e me localizar em alguns pontos como nos capacitores eletroliticos da primeira foto.

acho que o tópico ficou um pouco confuso, e peço desculpas se ficou, tentei relatar tudo que fiz e aconteceu para ver se ainda há o que tentar nesse ps2 ou se ja era mesmo.

ja agradeço por qualquer ajuda ou dica
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Caramba véi... essa gambiarra de ligar uma fonte externa direto na placa f@deu com tudo... :kflame

Pior que depois de ter fumaçado, com tantos fusíveis PS abertos, meio que achar a "fonte" do problema virou um pesadelo... pois quanto mais meche, mais problemas aparecem...:facepalm

Em última instância é levar pra uma assistência e rezar que aceitem analisar/trabalhar numa placa já mechida e futucada demais...
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.029
Reações
2.163
Pontos
709
Caramba véi... essa gambiarra de ligar uma fonte externa direto na placa f@deu com tudo... :kflame

Pior que depois de ter fumaçado, com tantos fusíveis PS abertos, meio que achar a "fonte" do problema virou um pesadelo... pois quanto mais meche, mais problemas aparecem...:facepalm

Em última instância é levar pra uma assistência e rezar que aceitem analisar/trabalhar numa placa já mechida e futucada demais...
Eu quero dar crédito ao OP por ter sido ambicioso e confiante de si mesmo a ponto de tentar resolver o problema por conta própria. As vezes dá certo, e outras vezes... não.

É por causa desse tipo de cenário q eu tenho medo de mexer com hardware, a ponto de q não consigo montar ou desmontar um PC sozinho, eu sempre tenho q ter uma pessoa de confiança me ajudando pq tenho medo de estragar algo e ser culpa minha, perdendo o hardware e... consequentemente, dinheiro.

Mas enfim, eu nem mexia mais nesse PS2, eu ia numa assistencia técnica e omitia sobre vc ter mexido nele pra evitar da assistencia negar realizar serviço.
 

Victor plays

Veterano
Mensagens
458
Reações
268
Pontos
148
eu ia numa assistencia técnica e omitia sobre vc ter mexido nele pra evitar da assistencia negar realizar serviço.
o maior BO ainda é esse, moro em cidade bem pequena, tem tres assistencias que mexem com consoles e todos nelas sabem que eu compro esses game e conserto em casa e que se levei é pq é pepino msm :kbozo.

Acho que vai ser tenta consertar em casa, se não der certo aceitar que perdi 140 conto por não querer comprar um capacitor de 20 conto pra transforma a fonte de 110 em 220, lado bom que um dos meus professores do curso é mestre eletrico e mexe com essas coisas e disse q me ajuda no q precisa, coitado vo enche o saco dele kkkk
 

Victor plays

Veterano
Mensagens
458
Reações
268
Pontos
148
o mais estranho é que é o seguinte estourou tudo quanto é fusivel, mas curto foi so no 7805 e no capacitor nos eletroliticos, mas desconfio q nao era um capacitor e sim outro componente que tem continuidade assim parecendo curto, so sei que ele segurava no led verde e resetava quando tava com ele mas agora não da nada.

hoje noite se der tempo vo fuça na placa de novo, vou verificar se os filtros não estão em curto com o GND porque o 7805 não estourou, ele abriu e onde devia sair 5v saiu 12v, o que me leva a pensar que algo depois do PS3 estourou ou ta nos pé da egua mas não achei ainda. Que pepino esse que eu me meti hein, ta loco, sorte so com play1 de resto mai nada:kbozo
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.029
Reações
2.163
Pontos
709
o maior BO ainda é esse, moro em cidade bem pequena, tem tres assistencias que mexem com consoles e todos nelas sabem que eu compro esses game e conserto em casa e que se levei é pq é pepino msm :kbozo.

Acho que vai ser tenta consertar em casa, se não der certo aceitar que perdi 140 conto por não querer comprar um capacitor de 20 conto pra transforma a fonte de 110 em 220, lado bom que um dos meus professores do curso é mestre eletrico e mexe com essas coisas e disse q me ajuda no q precisa, coitado vo enche o saco dele kkkk
Não pense assim. Tente vender ele no estado q está pra lugares grandes como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, etc. Tem pessoas que fazem a mesma coisa q vc e tem interesse de "ressuscitar" hardware, até por questões de preservação (se bem q PS2 foi fabricado em imensa tiragem q nem sei se a questão de preservação de um único PS2 faria diferença no mundo, mas mesmo assim...) ou se não for por isso, creio q tem alguma peça ou componente no PS2 q outros técnicos poderiam reaproveitar em consertos futuros. Pelo menos dessa forma vc recupera parte do prejuízo.
 


Victor plays

Veterano
Mensagens
458
Reações
268
Pontos
148
Não pense assim. Tente vender ele no estado q está pra lugares grandes como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, etc. Tem pessoas que fazem a mesma coisa q vc e tem interesse de "ressuscitar" hardware, até por questões de preservação (se bem q PS2 foi fabricado em imensa tiragem q nem sei se a questão de preservação de um único PS2 faria diferença no mundo, mas mesmo assim...) ou se não for por isso, creio q tem alguma peça ou componente no PS2 q outros técnicos poderiam reaproveitar em consertos futuros. Pelo menos dessa forma vc recupera parte do prejuízo.
É acho que vou fazer isso mesmo,o foda é que ta bem judiado, mas pra quem quer fazer um projeto de restauração mesmo vale a pena realmente
 

Victor plays

Veterano
Mensagens
458
Reações
268
Pontos
148
Tenta postar na pasta retro tem um tópico de consertos e gambiarras que podem te ajudar, o @Odin Games é bem ativo por l
obrigado pela dica, irei fazer isso amanha pela tarde, vou tentar recuperar ele se não der em nada vou revender no estado pra alguem que saiba consertar ou que va ter uso, tão triste...
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.019
Reações
5.636
Pontos
1.164
PS2 fat é infernal mesmo, só os flats do botão power ali ja ve que a Sony fez pra fod3r quer fosse abrir, aquilo não tem lógica. Enfim, boa sorte ae, ja lasquei um PS2 FAT tb, de tão carniça que é a montagem dele.
 

Victor plays

Veterano
Mensagens
458
Reações
268
Pontos
148
PS2 fat é infernal mesmo, só os flats do botão power ali ja ve que a Sony fez pra fod3r quer fosse abrir, aquilo não tem lógica. Enfim, boa sorte ae, ja lasquei um PS2 FAT tb, de tão carniça que é a montagem dele.
quando funcionando é uma delicia, é lindo, mas estragou principalmente esses 5000x, é muito pepino. to pensando ainda qq faço, mas obrigado pelo apoio :)
 
Topo Fundo