O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

[AJUDA] Queria aprender a programar um software simples

eduardo2011

Bam-bam-bam
Reações
3.767
Pontos
394
Boa noite pessoal

Queria criar um software pra catálogo de pacientes. Coisa simples. Só mesmo registrar o prontuário, nome, telefone, sexo, endereço. Esse tipo de coisa.
Já temos um programa nesse sentido, porém, é da época do DOS e só roda em Win95. Nos ultimos Windows, ele não fica em tela cheia.
Alguém poderia me indicar o jeito mais fácil que eu poderia aprender pra fazer isso?
Não quero comprar um software e ficar tendo que pagar mensalidade. Além disso já tem tempo que quero aprender programação.

dr.chocolate

Supra-sumo
Reações
1.624
Pontos
183
R$ 20 reais e eu faço pra você :coolface.

Cara, há várias formas de se fazer este softwate. Você pode fazer pra WEB (rodar no navegador) ou em Java/C#...
Acho para WEB mais simples e fácil.

Tente estudar PHP + MYSQL e o Front-end (html, js (jquery tb) e css).

Só cuidado com o lance do Mysq linjection, indico usar PDO se for fazer em PHP.

Valeu.

Nathan Harcker

Bam-bam-bam
Reações
2.044
Pontos
283
Por que fazer um sistema tão simples?

Faz uma planilha no Excel e pronto.
Se for algo que uma planilha de Excel ou MS Access não consegue lidar, então não é tão simples.
Não existe isso de "Software Simples", se ele é tão simples assim a existência dele não é justificável.

Sgt. Kowalski

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
121.418
Pontos
989
Boa noite pessoal

Queria criar um software pra catálogo de pacientes. Coisa simples. Só mesmo registrar o prontuário, nome, telefone, sexo, endereço. Esse tipo de coisa.
Já temos um programa nesse sentido, porém, é da época do DOS e só roda em Win95. Nos ultimos Windows, ele não fica em tela cheia.
Alguém poderia me indicar o jeito mais fácil que eu poderia aprender pra fazer isso?
Não quero comprar um software e ficar tendo que pagar mensalidade. Além disso já tem tempo que quero aprender programação.
Cara, se vc só precisa inserir e depois consultar esses dados, eu meteria isso numa planilha online do Google Sheets e créu.

Notwen

Bam-bam-bam
Reações
6.802
Pontos
303
Já deram a dica ai, mas vou reiterar:
EXCEL te atende facilmente.
Trabalhei cmo adm numa clínica-escola de fisioterapia e o cadastro era feito em "papel". Tinha umas 3000 fichas em papel, e toda vez q vc queria um telefone / enndereço de alguém, lá ia o "esperto aqui" procurar isso.
Em uma semana lá dentro, comecei a passar tudo pra excel mesmo, com os "dados" q a ficha tinha colocados em colunas. 2 semanas para passar os dados para o excel entre "atendimentos". Depois, toda vez q alguém pedia alguma info de algum paciente, era só usar Filtro.
Só recomendo bloquear as células após inserir dados... para ninguém sem "habilidade em excel" ir lá e bagunçar tudo... asdhuidashuidasiu.. e ainda fiz uns gráficos loucos lá de área da físio, por ano e nº de pacientes, e "tempo" médio q cada um ficava em reabilitação.
Outra dica: use uma planilha na nuvem, ou o office 365 msm, e habilite a opção de salvar alterações... para eventuais merdas.

Mas por 20 conto, dá pra fechar com o cara aí em cima também dhasuihdasuidas..

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Reações
7.647
Pontos
303
Pode ser em Excel ou se quiser aprender a programar de verdade aprenda python.

Fuja de C(linguagem antiga para programadores que realmente precisam tirar uma % de performance gastando infinitamente mais tempo programando) ou PHP(linguagem que está morrendo pq perdeu para a concorrência)

Segue um curso de python muito bom e gratuito:

caioo

Veterano
Reações
889
Pontos
144
Se for urgente, recomendo o seguinte:
Aprenda lógica e utilize o Google Sheets. Nisso vc não precisa aprender nenhuma função mais elaborada. O mais difícil que vai precisar aprender é um QUERY, PROCV, IF (SE) e os COUNTS.
Desenvolveu a lógica de fazer planilhas personalizadas, vai para linguagem de programação.

Se não for urgente: aprenda o básico de algoritmo e lógica de programação. Aprenda Laravel (framework de PHP) e seja feliz.
Problema de MYSQL + PHP (vanilla) é que sem boas práticas, o seu sistema vai ficar completamente vulnerável e nada performático. Depois de um mês vc mesmo vai ter problema em dar manutenção no seu próprio código.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
59.222
Pontos
854
Se tiver assinatura do Office 365 Business, dá para criar com o Power Apps.

Acho que dá para testar gratuitamente.

dr.chocolate

Supra-sumo
Reações
1.624
Pontos
183
Pode ser em Excel ou se quiser aprender a programar de verdade aprenda python.

Fuja de C(linguagem antiga para programadores que realmente precisam tirar uma % de performance gastando infinitamente mais tempo programando) ou PHP(linguagem que está morrendo pq perdeu para a concorrência)

Segue um curso de python muito bom e gratuito:

Não fale isso do meu PHP!
Ele ainda domina a WEB, mas tem um concorrente de peso que é o Node.js. Acredito que Python nunca chegou a ter a fama/so que o PHP teve/tem pra web.
Recomendo ao OP aprender Node.js se não curtir o PHP.

Sim, sou PHPminion.

Cara, não me leve a mau

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
59.222
Pontos
854
Ele ainda domina a WEB, mas tem um concorrente de peso que é o Node.js. Acredito que Python nunca chegou a ter a fama/so que o PHP teve/tem pra web.

Sim, sou PHPminion.

Cara, não me leve a mau

PHP realmente ainda domina a web e vai ser por um longo tempo ainda. Python é versátil, mas quando se pensa em performance, não é a escolha certa. Fora que um servidor PHP é muito mais barato.

Contra o Javascript, troca porrada e ganha a maioria.

Contra o Python, dá uma surra:

Billy_louco

Bam-bam-bam
Reações
24.408
Pontos
409
Notepad, você pode fazer em arquivo .CSV!

Mas de verdade, qual o objetivo, aprender a programar ou fazer o cadastro?

Quer algo muito usuário, ou só para um usuário?
Quer para vários computadores acessarem? ou só pra 1 computador?

Esse teu problema é um dos mais clássicos e mais fácil de resolver, mas depende o objetivo, se for pra aprender a programar, vai para linguagens de programação mesmo, de preferências WEB, aí dá até para ir mais longe e programar, montar o servidor ou colocar na nuvem

Se quer só um cadastro mesmo, excel, se quer multi usuario google sheets, se quer algo com uma interface mas sem programar muito, power apps

Ve qual problema quer resolver primeiro

eduardo2011

Bam-bam-bam
Reações
3.767
Pontos
394
Obrigado a todos que responderam .

Vou tentar criar uma planilha. Encontrei uma vídeo aula no YouTube ensinando a fazer planilha Excel com macro. Vou ver como vai ficar, se vai atender bem o nosso negocio. Meu único medo é que a secretaria faça bagunça na planilha e perca dados ao longo do tempo.

Depois de criar a planilha, vou tentar aprender a programar e criar um sistema de atendimento próprio pra clinica. Talvez nem tanto por necessidade se a planilha resolver bem, mas também por curiosidade que tenho em aprender a programar.

Vi que indicaram várias linguagens de programação, vou tentar me inteirar mais sobre cada uma.

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Reações
7.647
Pontos
303

Vou tentar criar uma planilha. Encontrei uma vídeo aula no YouTube ensinando a fazer planilha Excel com macro. Vou ver como vai ficar, se vai atender bem o nosso negocio. Meu único medo é que a secretaria faça bagunça na planilha e perca dados ao longo do tempo.

Depois de criar a planilha, vou tentar aprender a programar e criar um sistema de atendimento próprio pra clinica. Talvez nem tanto por necessidade se a planilha resolver bem, mas também por curiosidade que tenho em aprender a programar.

Vi que indicaram várias linguagens de programação, vou tentar me inteirar mais sobre cada uma.
Vai de python que é a mais facil de aprender. A mais facil do mercado se pá.

Dps se vc quiser se aprofunda em ia ou ciência de dados. Mas para começar é python msm.

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Reações
7.647
Pontos
303

Sim, sou PHPminion.

Cara, não me leve a mau
Php sobrevive pq existe muita coisa feita com ele e ngm vai sair por ai reescrevendo o código todo para outras linguagens do nada.

Entre node e Python continuo recomendando python por ser mais fácil para iniciantes

The Almighty

Supra-sumo
Reações
1.053
Pontos
183

Macro é de boa. O maior problema é que no começo vai errar muito, ai tem que ficar fazendo tudo de novo, ai só dou a dica de ir gravando por partes e depois ir juntando o código (Entende-lo tambem ajuda um pouco, para certas alterações).

Topo Fundo