O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ajuda] Quero aprender a soldar, onde posso achar um bom guia ?

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.163
Reações
49.765
Pontos
1.304
Estou querendo aprender a soldar, tanto aquelas solda que "atravessa a placa" quanto aquela solda que acho que é SMD o nome, para poder restaurar e manter meus eletrônicos e tal.

Onde consigo um bom guia para isso ? Vi no Youtube alguns vídeos mas pareciam mais direcionados a quem manja de eletrônica e tal.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Estou querendo aprender a soldar, tanto aquelas solda que "atravessa a placa" quanto aquela solda que acho que é SMD o nome, para poder restaurar e manter meus eletrônicos e tal.

Onde consigo um bom guia para isso ? Vi no Youtube alguns vídeos mas pareciam mais direcionados a quem manja de eletrônica e tal.
Bem vindo ao clube e infelizmente é isso mesmo (do youtube), nada como pegar umas placas usadas (estragadas, vc consegue em qlqr lugar) e começar a praticar. Eu comecei a tomar coragem faz pouquíssimo tempo e tive alguns resultados positivos, mas me faltam muita prática e habilidade.

Depois (com algum tempo) te passo os vídeo que me guiei, fora isso é ler bastante relatos.

Esse fim de semana fiz minha primeira grande solda, desfazer a transcodificação de um mega drive JAP, ele está funcionando, mas não foi um serviço muito bom não.
 

Gizuz

Bam-bam-bam
Mensagens
369
Reações
454
Pontos
489
Isso ai é o tipo de coisa que um guia ou tutorial não vai ajudar muito, acho melhor vc achar algum eletrônico quebrado sem valor e usar de cobaia para ficar treinando
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.916
Reações
56.904
Pontos
2.164
Pode comprar umas plaquinhas e uns resistores ou capacitores pra treinar também. Não tem segredo, é hábito mesmo.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.565
Reações
43.143
Pontos
1.453
vai em alguma eletronica e pede alguma placa queimada para treinar
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
É como o pessoal falou mesmo, prática. Passa numas eletrônicas e peças umas placas queimadas para praticar, nada melhor que isso.

Eu uso muito esse canal para consultar: https://www.youtube.com/channel/UC6yeSnpMzKXHbxuEVmcvmhw;


Aqui aprendi a retirar os benditos capacitores de SMD sem soprador térmico:

Não tem muito para onde correr, mas dicas essenciais são:
  • ter equipamento de qualidade: ferro, estanho e pasta/fluxo;
  • ter calma;
  • verificar qual a temperatura do ferro de solda ideal para seu trabalho (eu tinha um de 60w, mas precisava de uma 35w para não queimar a placa);
  • praticar e praticar, mesmo que com placas boas para testar como está o treino.
 


Chris_Arcade

Bam-bam-bam
Mensagens
580
Reações
894
Pontos
293
Posso passar umas dicas que eu aprendi com os anos.
Quando comecei eu comprei um ferro 30w da Hikari, um sugador de solda, estanho, álcool isopropilico e um alicate cortador e decapador de fios.
Pra soldar você primeiro encosta o ferro, aquece a área, encosta o estanho e retira o ferro. É algo que você vai começar a fazer mecanicamente.
O que você deve aprender com o tempo é deixar a sua solda bem feita e o teu trabalho esteticamente também bem feito. Limpar a área pra tirar o fluxo que vai sobrar
e organizar os fios.

Se quiser investir em eqipamentos melhores uma dica que eu dou é nunca comprar nada chinês, se possível.
Aqui no Bostil as únicas marcas que prestam de entrada são Hakko e Weller, o resto é resto.
Pode comprar usado que esse tipo de equipamento dura de 20 anos pra mais.
Hikari, AFR, Solden e derivados são apenas marcas chinesas vendidas por mais do que valem o equipamento.

No mais, é prática como falaram. Pratique em sucatas. Também é importante aprender pelo menos o básico em eletrônica, pra quer serve cada componente, voltagem, amperagem, as coisas mais básicas, no Youtube tem cursinhos de eletrônica que ensinam isso. Sem isso você vira só um trocador de capacitor.

Deixo eu mesmo como exemplo. Esse foi o primeiro mod que fiz, um S-video num Mega-1 (Note a bagunça de fios, as soldas expostas e as fitas isolantes:kpuke):
211294

E um Mod de som anos depois num Mega 3:

211295
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.711
Reações
14.385
Pontos
503
Bom, como você quer começar agora, a primeira coisa que digo é que você precisa ter bastante paciência e também precisa praticar bastante antes de começar a soldar para valer, como já foi dito aqui, melhor você pegar placas de sucata e comece a remover e soldar novamente os componentes para pegar prática, e caso sua solda comece ruim, vá praticando até ficar boa.

Sobre soldar SMD, o @cetics passou umas dicas muito boas recentemente:


Sobre o equipamento, compre um bom ferro de solda, recomendo os da Hikari que são muito bons, pegue um de 25W ou no máximo 35W, mais que isso você pode ferrar componentes e placas devida a alta potência. Compre um sugador de solda também, mas dos mais baratos tente pegar só um desses aqui que dão conta do recado, os outros mais baratos podem lhe dar dor de cabeça, uma vez comprei outro baratinho de uns 10 reais e ele simplesmente se desmontava quando eu acionava ele, mas esse aqui é o único dos baratos que presta :klol


Compre também um suporte de ferro de solda que vem com aquelas esponjas vegetais, eles são muito úteis, e os estanhos, prefira os da marca Best, os estanhos dessa marca são os melhores que usei até hoje... Já fluxo ou pasta de solda tem de várias marcas, mas esse que o cetics recomendou fazer certamente é bom. Não esqueça de comprar o álcool isopropílico para limpar a placa antes e depois de soldar, ele é muito importante, e nunca solde nada sem o óculos protetor, pois você pode ficar até cego se não usar óculos, pois as vezes pode soltar estanho no seu rosto e pode pegar até em seus olhos, nunca solde nada sem usar um óculos protetor :klol
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.729
Reações
10.830
Pontos
753
não tem muito segredo não
é mais ter as ferramentas certas, paciência e fazer com calma, além de prestar bem atenção.

eu mesmo fui aprendendo conforme a "necessidade".
comecei arrumando o fio dos analógicos do meu controle do xbox one, que quando fui limpar acabaram estourando

211327

por último converti meu n64 de pal-m pra ntsc.

mas já fiz algumas cagadinhas tbm como encostar o ferro em partes de plástico ou delicadas da placa, assim como já estraguei um controle de um amigo, :klolz
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.588
Pontos
614
Tem que tomar cuidado em seguir youtuber pq a maioria aprendeu por conta própria e acaba que você aprende coisas erradas sem saber.. É bem legal sempre ver, essa falta de base acaba levando a recursos técnicos bem interessantes, mas enfim..
Esse cara aqui tem um dos maiores canais sobre eletrônica no BR


Indo direto pra soldagem:



Se quiser estudar mesmo, tem um curso bem amplo dele:



Sempre bato em outra tecla também: Evita usar aquele ferro de solda que se compra na esquina, ele é muito simples, não tem controle de temperatura, o que estraga a ponta rapidinho e você vai ficar fazendo 10x o esforço pra fazer um serviço bem ruinzinho.
Hoje em dia temos opções bem viáveis, tipo esse aqui:
China é 50 pila

E estanho de qualidade.. Sei que o carretel é muito caro, mas muitos lugares se acha vendendo no metro:

Além disso, um sugador de solda (com camisinha), um alicate de corte rente ajudarão bastante pra você começar..

Além de arrumar umas sucatas pra pegar o jeito, tem uns kits bem legais na China..

Acho que é uma boa forma de aprender.

Tem um monte de coisa que dá pra desmontar, tipo lâmpada de led e fluorescente que a gente sempre joga fora e tem vários componentes ótimos ali dentro..

E umas imagens que ajudam muito a você buscar o padrão quando for fazer aí:
Soldar3.png


bIpSflt.png



Eu não tô encontrando mais, mas eu tinha o material do Senai de quando tive aula de soldagem.. Todo seguindo as normas e tudo. Se encontrar posto aqui
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.588
Pontos
614
Por sorte tinha no histórico do gdrive alguns dos arquivos que queria achar!
Fico com receio de deixar publicado aqui, porque é do SENAI, não sei como é isso.. Se precisar só avisar que eu apago e mando por MP pra quem quiser

Acabamento e retrabalho – Técnicas de Soldagem e Dessoldagem


Critérios de Aceitação IPC PTH


Critérios de Aceitação IPC SMT
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.163
Reações
49.765
Pontos
1.304
Show de bola galera, valeu!

Eu estou preparando uma parte do meu escritório para fazer uma estação, no início eu pretendo apenas recuperar minhas coisas enquanto aprendo, preciso soldar um analógico de Xbox porque o meu está com drift e limpar com álcool não ajudou, daí vou testar em umas placas queimadas como sugeriram e depois vou soldar no controle.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.332
Reações
13.672
Pontos
1.604
É como o pessoal falou mesmo, prática. Passa numas eletrônicas e peças umas placas queimadas para praticar, nada melhor que isso.

Eu uso muito esse canal para consultar: https://www.youtube.com/channel/UC6yeSnpMzKXHbxuEVmcvmhw;


Aqui aprendi a retirar os benditos capacitores de SMD sem soprador térmico:

Não tem muito para onde correr, mas dicas essenciais são:
  • ter equipamento de qualidade: ferro, estanho e pasta/fluxo;
  • ter calma;
  • verificar qual a temperatura do ferro de solda ideal para seu trabalho (eu tinha um de 60w, mas precisava de uma 35w para não queimar a placa);
  • praticar e praticar, mesmo que com placas boas para testar como está o treino.


Eu tenho a de 40w, ainda compensa ou tem risco (eu nunca queimei a placa nas soldas que fiz)??
A de 60w é para qual finalidade?? Cite alguns exemplos.
A de 35w vc indica isso só pra iniciantes ou o quê?
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.332
Reações
13.672
Pontos
1.604
Show de bola galera, valeu!

Eu estou preparando uma parte do meu escritório para fazer uma estação, no início eu pretendo apenas recuperar minhas coisas enquanto aprendo, preciso soldar um analógico de Xbox porque o meu está com drift e limpar com álcool não ajudou, daí vou testar em umas placas queimadas como sugeriram e depois vou soldar no controle.

Essa parte é tranquila de fazer, mas vou te aconselhar que, por experiência minha, use a estação de ar quente para tirar a peça 3D do analógico, porque é muito trabalhoso você dessoldar e remover os resíduos moles rapidamente com o sugador de solda, mas vai ter vezes que nem sairá direito a peça, pois alguns resíduos ficam presos e o sugador não extrai ou pode ocorrer o risco de vc puxar a peça e uma das trilhas ficar presa à peça, daí um puxão poderá quebrar a trilha. Caso quebre a trilha, dá para consertar, mas tem que usar a gambiarra de um fio que interliga a trilha e a peça, mas aí é experiência mais adiante, então se vc está começando algo, se for o caso da peça analógica 3D, começa com estação de ar quente para sua experiência.

Dá para tirar as soldas da peça 3D do analógico usando o jeito convencional (ferro de solda e sugador de solda)? Dá sim, mas faça experiência com um controle bem quebrado ou não tem funcionalidade pra vc praticar nisso. Eu já troquei peças 3D de analógicos com o jeito tradicional, mas é mais trabalhoso, pq vc tem que esquentar para amolecer a solda, daí sugar logo antes que endureça, aí tem que fazer na outra perninha tb e assim por diante até acabar as perninhas da peça. Com a estação de ar quente, é mais fácil ainda, vc só aponta esquentando nas pernas soldadas e circulando apenas na área onde estão as perninhas enquanto vc usa a pinça para segurar a peça para certificar se tá amolecendo e vai puxando devagar até sair de vez.

Falo isso por experiência, pois tem controles que, usando o jeito convencional, dá para tirar as peças 3D, alguns é trabalhoso, pois há uns resíduos de solda que o sugador não retira. Então, já tive vezes que precisei ressoldar algumas pernas com o fluxo de solda aplicado pra depois esquentar e sugar, daí saía lindo. Dá para trabalhar com o jeito convencional, mas por receio das trilhas (porque é chato quando quebra uma e não tenho o fio no momento para reparar), prefiro usar estação de ar quente.

Não dá para dizer que qual controle que fica chato de tirar, não tem uma definição clara disso, portanto não é coerente afirmar qual deles é bom pra retirar com ar quente. Apenas tem que perceber a qualidade e o trabalho de solda aplicado na fabricação ou a solda é muito antiga ou ruim, aí vai depender se irá exigir um pouco mais no jeito tradicional. Também acontece de eu comprar uns controles usados com problemas e dá para ver que uns tentaram soldar e não conseguiram, aí vejo que há soldas ruins, daí existe o risco grande de quebrar a trilha se não conseguir sugar a solda direito e tentar tirar a peça, então com paciência, fazer ressolda ou usando fluxo de solda pode dar certo, senão apelar para ar quente para facilitar o trabalho.

O ideal é, após remover a peça, limpar as soldas que sobraram na plaquinha pra ficar limpo antes de usar o estanho novo na solda, pois sem os resíduos de solda antiga se anexando à solda nova pode atrapalhar (ou não) no futuro na remoção de soldas qdo for fazer uma reposição de peça futura do mesmo.

Então, faça bastante prática com o jeito tradicional até vc tiver dinheiro suficiente para estação de ar quente, daí pratique com ele tb. Se vc ficar bom com solda e sugando tb, aí vc pode praticar na parada de trocar a peça 3D.

Uma coisa é importante na experiência nisso é a paciência e dedicação. Com isso, vc fará ter um bom trabalho na soldagem.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo