O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ajuda rápida com emulação no Raspberry Pi 3 B+

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Boa noite, macacada!

Estou testando um Raspberry Pi 3 B+ há pouco mais de uma semana, e, dentre as distribuições que testei nele, acabei ficando com a Lakka para jogar, justamente por contar com uma ótima implementação do RetroArch e o melhor input lag dentre as testadas.

No entanto, notei algumas chatices e gostaria apenas que quem utilizasse um Raspberry Pi 3 (seja B+ ou não) para emulação me relatasse se ocorrem esses comportamentos com vocês:

1. Lentidão na XMB

Para quem não sabe, XMB (Xross Media Bar) é aquele menu introduzido no PS3, disposto em cruz, no qual as categorias estão dispostas horizontalmente, enquanto as opções dela estão na vertical. O RetroArch imita esse menu, e sua aparência padrão é um fundo azul com uma animação de fluxo indo para a esquerda.

No XMB do meu Lakka, há uma lentidão na hora de percorrer o menu. Ativei o contador interno de framerate e notei que estava em cerca de 30 quadros por segundo (normalmente, fica em 60). Ao utilizar wallpapers dinâmicos, há um leve atraso até ser carregado o wallpaper de cada playlist (cerca de meio segundo). Quando testei a distribuição LibreELEC, também havia lentidão percorrendo o menu do Kodi.

Estou utilizando um cartão SD Sandisk classe 10 (pelo menos, espero ser original), a resolução está em 1080p.

Isso acontece com vocês?

2. N64 tem performance ruim mesmo?

Eu havia lido que alguns jogos no N64 têm performance ruim, mas, até agora, meus testes foram meio deprimentes. Não sei se tô fazendo alguma besteira com meu Pi, mas não pretendo meter overclock, nunca gostei disso. Alguém tem uma base de como a emulação de N64 se comporta no Raspberry Pi 3 (ou B+)?

Agradeço a ajuda dos colegas!
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.870
Reações
50.975
Pontos
1.003
1. Lentidão na XMB
Eu usei pouco o Lakka, mas acho que é isso msm, o Kodi no RPi é meio instável também

2. N64 tem performance ruim mesmo?
Isso aí é, em qualquer distribuição
O emulador de N64 que funciona no RPi não é bom, vc só vai jogar os jogos mais padrão (OoT, Majora's Mask, Mario 64, Diddy Kong Racing (esse tem até um delay no som), Banjo Kazooie...)
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Eu usei pouco o Lakka, mas acho que é isso msm, o Kodi no RPi é meio instável também


Isso aí é, em qualquer distribuição
O emulador de N64 que funciona no RPi não é bom, vc só vai jogar os jogos mais padrão (OoT, Majora's Mask, Mario 64, Diddy Kong Racing (esse tem até um delay no som), Banjo Kazooie...)

Muito obrigado pela ajuda! Eu estava meio desconfiado de ter comprado "gato por lebre", mas vejo que não foi o caso.

É interessante ver o que uma falta de otimização faz. O core de Playstation 1 (PCSX ReARMed) é otimizado para arquiteturas ARM (utilizada, dentre outros, pelo Raspberry Pi) e consegue rodar jogos pesados a 60fps (taxa externa, do tela e do RetroArch, não do jogo em si), com shader e boa compatibilidade. Por outro lado, jogos medianos do N64 rodam a uns 40fps, sem shader, isso porque o core faz vários sacrifícios de compatibilidade pra sequer conseguir rodar a esse nível.

Ou seja, a menos que surjam adaptações dos cores para a arquitetura ARM, vai demorar bastante até que esses system-on-chips possam rodar esses emuladores mais pesados na "força bruta". Talvez lá pelo Raspberry Pi 10. :klol

Por falar em shaders, qual tu utilizas? Eu tô usando aquele zfast-crt; foi o melhor custo-benefício que encontrei em 1080p. O restante pede resolução menor, e nem achei tão bonito assim. Aliás, filtro crt acho muito complicado pra resoluções abaixo de 1080p, justamente por falta de pixels pra imitar direitinho aquelas shadowmasks de televisores de tubo (o ideal seria em 4k mesmo, mas aí é fora de cogitação). Queria que, pelo menos, funcionasse o crt-easymode-halation, que utilizo no PC. Ele também dá um ótimo visual pra jogos antigos, com pouco escurecimento de tela, fácil configuração, vários tipos de máscaras e funciona em escalonamentos com números não-inteiros.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.870
Reações
50.975
Pontos
1.003
Muito obrigado pela ajuda! Eu estava meio desconfiado de ter comprado "gato por lebre", mas vejo que não foi o caso.

É interessante ver o que uma falta de otimização faz. O core de Playstation 1 (PCSX ReARMed) é otimizado para arquiteturas ARM (utilizada, dentre outros, pelo Raspberry Pi) e consegue rodar jogos pesados a 60fps (taxa externa, do tela e do RetroArch, não do jogo em si), com shader e boa compatibilidade. Por outro lado, jogos medianos do N64 rodam a uns 40fps, sem shader, isso porque o core faz vários sacrifícios de compatibilidade pra sequer conseguir rodar a esse nível.

Ou seja, a menos que surjam adaptações dos cores para a arquitetura ARM, vai demorar bastante até que esses system-on-chips possam rodar esses emuladores mais pesados na "força bruta". Talvez lá pelo Raspberry Pi 10. :klol

Por falar em shaders, qual tu utilizas? Eu tô usando aquele zfast-crt; foi o melhor custo-benefício que encontrei em 1080p. O restante pede resolução menor, e nem achei tão bonito assim. Aliás, filtro crt acho muito complicado pra resoluções abaixo de 1080p, justamente por falta de pixels pra imitar direitinho aquelas shadowmasks de televisores de tubo (o ideal seria em 4k mesmo, mas aí é fora de cogitação). Queria que, pelo menos, funcionasse o crt-easymode-halation, que utilizo no PC. Ele também dá um ótimo visual pra jogos antigos, com pouco escurecimento de tela, fácil configuração, vários tipos de máscaras e funciona em escalonamentos com números não-inteiros.
Eu achei a emulação de PS1 muito boa tbm, na grande maioria dos titulos ela funciona direito

O shader que eu to usando no PC é easymode tbm, não sei se tem no RPi
Lá eu usava crt-caligari
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Eu achei a emulação de PS1 muito boa tbm, na grande maioria dos titulos ela funciona direito

O shader que eu to usando no PC é easymode tbm, não sei se tem no RPi
Lá eu usava crt-caligari

Obrigado pela sugestão! Vou testar o caligari assim que possível. Daí posto aqui minhas impressões.
 
Topo Fundo