O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ajuda] Restauração de Game Boy Color [+ START não funciona]

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.325
Reações
10.950
Pontos
1.409
Amigos, to precisando de um help de manjadores de plantão.

Peguei um game boy color a preço de banana esse mês. o bicho parecia que tinha ido pra guerra. tela estourada, carcaça fodida, n ligava...
Vou deixar umas fotos de como ele tava quando peguei:
187322 187323

Pois bem, pesquisei e vi que o fato de não ligar era mto provavelmente corrosão. a tela, a pelicula polarizadora tinha ido pro saco, mas é surpreendentemente barata comparada com a tela toda (20 mangos, e dá pra duas telas). E fora isso, obviamente uma carcaça nova.
Pois bem, tirei a pelicula, limpei td, apliquei a nova, passei um vinagre na placa com escova de dente e depois com cotonete... troquei a carcaça também. testei e ligou. Mas não tinha jogo pra testar além disso. Hoje o joguinho chegou, peguei um pokemon blue sparrow. Ai fui testar, e descobri que alguns botões não estavam funcionam. select e start, mais especificamente. eu já tinha visto na placa que tavam meio feios e tava com medo disso msm. ai blz, fui tentar limpar, passei a tarde aqui limpando, raspando com chave de fenda pra voltar um cobre ali... e o select voltou a funcionar perfeitamente. mas o start nada. e comparado com o select, de tanto que limpei, o pad do start tá bem melhor. não to sabendo detectar o problema. testei continuidade já e parece que tá td conectando de boas. mas o bendito do botão tá morto, n é nem mal contato, é morto msm, n importa como eu tente fazer, ele n dá sinal de vida. alguém sabe me ajudar como fazer pra encontrar o problema? a borrachinha é nova e o select nela funciona, então n é ela tbm. eu acho que é algum ponto entre o start e a mainboard lá em cima que tá com alguma trilha quebrada ou corrosão... mas n encontro nada que me diga qual o caminho que o start faz entre o botão e o processador. e em td que consegui seguir acompanhando a trilha, limpei o melhor que consegui... abaixo algumas fotos da placa com o estado dela pra avaliarem:

187324187328

Os pontos destacados em vermelho são o mesmo ponto dos dois lados da placa. esse p13 ai, eu acho que deve dar contato nesse outro pin que sobe pra placa, mas o buraquinho é mto pequeno pra por a ponta de prova, n sei como testar pra ver se o contato entre os dois tá certinho...

Enfim, quem puder dar um help eu agradeço.

Bonus: como ficou o visual do bicho depois de (quase) restaurado:

187329187330
 

Anexos

  • 1620777689643.png
    1620777689643.png
    805,4 KB · Visualizações: 10

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.727
Reações
14.401
Pontos
503
Certamente esse problema deve ser na borrachinha, faça um teste e pegue um lápis, raspe um pouquinho em cima da borrachinha bem no contato, e teste no seu console, a princípio já deve funcionar... Mas coloque só um pouquinho mesmo, umas 5 bolinhas de grafite em cima, porque se colocar demais pode não funcionar, já fiz isso dezenas de vezes nos meus controles de SNES que o Start ou Select não funcionavam.

Meu Game Boy Color teve problema parecido, mas felizmente nem precisei abrir ele, que ele voltou a funcionar sozinho, deve ser só a borrachinha mesmo.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.765
Reações
10.897
Pontos
753
oq vc precisa é de alcool isopropílico e escova de dente, dá uma esfregadinha de leve na placa e o negocio fica novo. As borrachinhas dos botões pegue uma folha sulfite branca e raspe a parte do contato.

aproveita e mete um desse tbm:


ou mete o louco e coloca uma tela ips, fica show demais:


everdrive pra por todos os jogos (no ali tem tbm os jogos separados, são bem feitos até):

Esse é o meu que restaurei uns tempos atrás, na época que comprei a tela ips ainda não tinha dessa maior, mas to doido pra pegar uma:

LZA9dKb.jpg


PWgGy1G.jpg



Depois:

S42eofb.jpg


ZaQBmbo.jpg
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.325
Reações
10.950
Pontos
1.409
Certamente esse problema deve ser na borrachinha, faça um teste e pegue um lápis, raspe um pouquinho em cima da borrachinha bem no contato, e teste no seu console, a princípio já deve funcionar... Mas coloque só um pouquinho mesmo, umas 5 bolinhas de grafite em cima, porque se colocar demais pode não funcionar, já fiz isso dezenas de vezes nos meus controles de SNES que o Start ou Select não funcionavam.

Meu Game Boy Color teve problema parecido, mas felizmente nem precisei abrir ele, que ele voltou a funcionar sozinho, deve ser só a borrachinha mesmo.
não é a borrachinha. ela é nova, e fazendo testes aqui eu aperto ela em outros botões e funcionam. é algo na bendita da placa msm. mas eu n sei o que é, já tentei de td aqui... ele n dá sinal nenhum de vida, nem mal contato é. n importa o que eu faço, parece que o start morreu.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.325
Reações
10.950
Pontos
1.409
depois de dois colegas falando de limpar contatos e borrachinha, resolvi fazer de novo... vai que, né? mas como falei, n adiantou nada. passei vinagre na placa e depois limpei com alcool isopropilico. limpei a borracha com alcool e cotonete.
continua morto msm. o negócio deve ser alguma trilha quebrada. queria saber como fazer pra descobrir qual.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.325
Reações
10.950
Pontos
1.409
ACHEIIIII O PROBLEMA!! era a trilha msm. fiquei caçando a trilha dele aqui e acabei achando. emendei um fio entre p13 e ela pra testar e o start funcionou. agora é só deixar mais bonitinho pra fechar o console, ficou bem gambs, mas a case n é transparente então nem vai dar pra ver hahaha
 


FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
742
Reações
1.071
Pontos
333
Esse seu ainda está bom, olha o Start do que peguei. Funciona, porém tem que apertar mais forte.

Pior foi quando fui trocar os capacitores, o que fica ao lado dos contatos das pilhas arrancou uma das trilhas. É o capacitor da tela, então não ligava. Tive que achar o diagrama e fazer uma ligação direta até o processador.
db6dbf2b6a3a60e14e093b99d7de58ed.jpg


Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.325
Reações
10.950
Pontos
1.409
Esse seu ainda está bom, olha o Start do que peguei. Funciona, porém tem que apertar mais forte.

Pior foi quando fui trocar os capacitores, o que fica ao lado dos contatos das pilhas arrancou uma das trilhas. É o capacitor da tela, então não ligava. Tive que achar o diagrama e fazer uma ligação direta até o processador.
db6dbf2b6a3a60e14e093b99d7de58ed.jpg


Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
nossa eu sou uma negação com solda. o negócio sempre gruda no ferro de solda e eu me lasco tentando fazer dar certo. pra fazer a solda no p13 já foi um parto... pra fazer a ponte lá em cima eu nem soldei, só meti o fio no buraco e dobrei o fio. felizmente funcionou perfeito.
Esse start ai realmente tá só o pó. n tem nada que dê pra fazer pra arrumar isso?
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
742
Reações
1.071
Pontos
333
nossa eu sou uma negação com solda. o negócio sempre gruda no ferro de solda e eu me lasco tentando fazer dar certo. pra fazer a solda no p13 já foi um parto... pra fazer a ponte lá em cima eu nem soldei, só meti o fio no buraco e dobrei o fio. felizmente funcionou perfeito.
Esse start ai realmente tá só o pó. n tem nada que dê pra fazer pra arrumar isso?
Já pensei em colocar algo metálico por cima, mas por enquanto dá pra usar. Se colocar a tela ips tento corrigir.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.325
Reações
10.950
Pontos
1.409
agora eu vou ver se tomo coragem de tentar arrumar um GBA que tenho parado aqui. o bicho nem liga e eu já tinha dado uma bela escovada nele com vinagre. fui tentar abrir o switch de ligar pra ver se o problema era lá, acabei arrebentando a solda. nem sei se tem como arrumar isso, pq saiu um pouco da pcb junto kkkk
como já tava comigo há uns meses e sem sucesso aqui, mandei num técnico pra ver qq ele diz.
se tiver conserto e ele cobrar barato, mando ele msm fazer, se n eu arrisco de nv aqui.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619

Esse link vai lhe dar um manual de serviço do GBC, com um esquema da placa (e isso pode te ajudar!)

Mas, uma boa é explorar esquemas mais detalhados pra lhe ajudar nas áreas que estão falhando.

Aqui, mais uns links que possa ajudar.



 
Ultima Edição:
Topo Fundo