O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ajuda sobre faculdade

Danpl

Habitué da casa
Mensagens
473
Reações
2
Pontos
77
eu estou no 8° ano daqui a 4 anos eu me formo e não entendo nada sobre curso técnico e faculdade e queria esclarecer umas duvidas:

1-como vocês escolherem que curso fazer?
2-quais são os cursos (da faculdade) e quais áreas eles atuam?
3-como funciona curso técnico? quais são os cursos?

eu quero começar a ganhar dinheiro logo então eu me preocupo com essas coisas que ninguém que eu conheço (na minha idade) se preocupa
 

Aion_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.012
Reações
3.334
Pontos
979
Danpl;8443584 disse:
eu quero começar a ganhar dinheiro logo então eu me preocupo com essas coisas que ninguém que eu conheço (na minha idade) se preocupa

Converse primeiro com sua mãe (ou seu pai).
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
Faça que nem seus colegas. Não se preocupe.

Só fui decidi o que queria fazer esse ano, no 3º ano do EM.
 

Killer Queen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.321
Reações
1.428
Pontos
889
Bom saber que você se preocupa já com essa idade, gostaria de ter começado a correr atrás das coisas mais cedo, hoje to ralando por conta disso.

Escolher um curso superior vai depender do que você busca, o que mais te interessa e quão grande é a sua vontade para chegar lá.

Escolhi Ciência da Computação pois me dava bem com computadores e gostaria de fazer programas e até mesmo jogos.

Só que a minha vontade não foi maior do que a dificuldade que encontrei dentro do curso, depois de 1 mês estudando eu comecei a desanimar, fui ficando para trás, não conseguia acompanhar, mas eu também era porra louca e irresponsável, se eu tivesse lutado realmente teria conseguido me formar.

Também tive um péssimo ensino de matemática no colegial, sem contar que sempre tive mais dificuldade nessa matéria que é a base da computação.

Depois que larguei o curso fiz Publicidade e Propaganda, formei há quase 3 anos, mas ainda não trabalhei na área. Escolhi esse curso puro e simplesmente por falta de opções na faculdade, e como queria ficar perto da família (minha mãe estava doente e não chegou a me ver formar) , me contentei em estudar esse curso mesmo.

Quanto ao curso técnico, você pode fazer o ensino médio com o técnico junto, só procurar no google aí que você vai achar muita coisa, lembrando que só podem participar quem tem até 24 anos, se não me engano.

O bom do curso técnico é que você tem entre 80% e 99% de chance de sair de lá empregado, dependendo do curso escolhido. Geralmente quem faz curso técnico vai trabalhando e depois faz faculdade e outros cursos mais pra frente (até com a ajuda da empresa) na área dele pra ir se especializando.

Faculdade na maior parte das vezes vai te dar pouco conhecimento e um diploma (que pode sair bem caro).

Aproveite também que você ainda está bem novo e faça a maior rede de contatos possíveis, vai trabalhando e conhecendo as pessoas, trazendo elas pra perto. Isso é o chamado networking, é essencial no mundo competitivo do mercado atual.

Faça cursos fora da escola/faculdade, inglês fluente é básico, tem que ter o espanhol também e se possível uma terceira língua. Claro, dependendo da sua função, só inglês intermediário é o que você vai precisar, mas como você não colocou nenhuma intenção, estou generalizando.

Geralmente o mercado te pede muitas coisas que eles nunca vão precisar que você faça, mas pra eles quanto mais melhor, sempre.

Procure profissionais que já estejam na área, converse e tente avaliar a profissão como está atualmente e qual é o prospecto dela para 5 ou 10 anos.

Pessoal aqui pode falar melhor do que eu, tenho pouco conhecimento, e logo o que eu estou passando aqui nem vai valer, então aproveite o tempo para estudar/trabalhar, mas nunca deixe de ter lazer, esfriar a cabeça sempre ajuda a voltar descansado e pronto pra batalhar mais.

PS: desculpe o wall of text.
 

OMFGHelp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.901
Reações
360
Pontos
874
Pensa nisso agora não....
Qnd ingressar no E.Médio lembre-se de estudar umas 2h por dia depois do almoço.Vai fazer uma diferença bruta qnd for devorar os livros para o Vest, dessa forma não vai ralar igual eu que só estudei a vida inteira em véspera de prova....

Ficar afoito pra ganhar o própio dinheiro é normal, mas por eqnt apenas controle-se e estude pra conseguir entrar numa boa facul e sair de lá com o diplominha na mão.
 


SaaGa

Veterano
Mensagens
3.483
Reações
16
Pontos
111
Maxtremus;8443764 disse:
Faça engenharia, estagiário ganha 8 mil por mês...

AM? me fala aí a cidade que você mora que vou correndo, porque aqui estagiário de engenharia só se for muito iluminado para ganhar mais de R$ 500 por mês.
 

404

Bam-bam-bam
Mensagens
6.377
Reações
733
Pontos
249
Estou no 3 periodo do meu curso na faculdade e ainda n decidi que curso quero fazer uhahuahuae :D
 

Doto Uili

Habitué da casa
Mensagens
1.281
Reações
4
Pontos
51
Depende de que área vc quer seguir e acho que primeiro vc tem que definir isso.

Dependendo da área acho legal vc fazer um bom curso profissionalizante, mas não perde tempo com besteira, é no mínimo SENAI e SENAC e de preferencia algum colégio industrial (ai em Sampa tem o Industrial, Liceu e ETEC que são excelentes e quase garantias de emprego e os três permitem vc fazer os cursos junto do Ensino Médio que vai te ajudar muito) que tem cursos mais sérios que duram anos e realmente te ensinarão alguma profissão. Como vc ainda é novo pode se formar, começar a trabalhar e depois fazer uma faculdade de preferencia pra crescer nessa área. Só tenha em mente que todo ano aparecem cursos novos ou novas areas de atuação para cursos já existentes, se atualize sempre que uma hora saberá pra onde ir.

Já sou graduada e com mestrado. Um conselho final sobre isso é não ter pressa de começar a ganhar dinheiro, apenas se preocupe em conseguir a melhor formação pq vale a pena, se a situação tiver difícil pense que não será pra sempre e às vezes é melhor gastar alguns anos a mais se formando pra ganhar bastante dinheiro que sempre ficar ganhando o minimo possível e nunca poder suprir suas necessidades.
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
OMFGHelp;8443817 disse:
Pensa nisso agora não....
Qnd ingressar no E.Médio lembre-se de estudar umas 2h por dia depois do almoço.Vai fazer uma diferença bruta qnd for devorar os livros para o Vest, dessa forma não vai ralar igual eu que só estudei a vida inteira em véspera de prova....

Ficar afoito pra ganhar o própio dinheiro é normal, mas por eqnt apenas controle-se e estude pra conseguir entrar numa boa facul e sair de lá com o diplominha na mão.

É por aí. Eu também só estudava de véspera, quando vi o vestibular chegando tomei jeito, dormi 4 horas por dia, lia livros de história inteiros em duas semanas... Passei, mas foi foda. O ideal é fazer um pouquinho a cada dia, assim você aprende melhor.

E sobre o curso, você tem tempo. Entra no site da faculdade que você mais quer, e começa a puxar as grades horárias dos cursos, pra ter uma ideia do tipo de conteúdo que é passado, isso é extremamente útil até pra você não se frustrar.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Killer Queen;8443741 disse:
Bom saber que você se preocupa já com essa idade, gostaria de ter começado a correr atrás das coisas mais cedo, hoje to ralando por conta disso.

Escolher um curso superior vai depender do que você busca, o que mais te interessa e quão grande é a sua vontade para chegar lá.

Escolhi Ciência da Computação pois me dava bem com computadores e gostaria de fazer programas e até mesmo jogos.

Só que a minha vontade não foi maior do que a dificuldade que encontrei dentro do curso, depois de 1 mês estudando eu comecei a desanimar, fui ficando para trás, não conseguia acompanhar, mas eu também era porra louca e irresponsável, se eu tivesse lutado realmente teria conseguido me formar.

Também tive um péssimo ensino de matemática no colegial, sem contar que sempre tive mais dificuldade nessa matéria que é a base da computação.

Depois que larguei o curso fiz Publicidade e Propaganda, formei há quase 3 anos, mas ainda não trabalhei na área. Escolhi esse curso puro e simplesmente por falta de opções na faculdade, e como queria ficar perto da família (minha mãe estava doente e não chegou a me ver formar) , me contentei em estudar esse curso mesmo.

Quanto ao curso técnico, você pode fazer o ensino médio com o técnico junto, só procurar no google aí que você vai achar muita coisa, lembrando que só podem participar quem tem até 24 anos, se não me engano.

O bom do curso técnico é que você tem entre 80% e 99% de chance de sair de lá empregado, dependendo do curso escolhido. Geralmente quem faz curso técnico vai trabalhando e depois faz faculdade e outros cursos mais pra frente (até com a ajuda da empresa) na área dele pra ir se especializando.

Faculdade na maior parte das vezes vai te dar pouco conhecimento e um diploma (que pode sair bem caro).

Aproveite também que você ainda está bem novo e faça a maior rede de contatos possíveis, vai trabalhando e conhecendo as pessoas, trazendo elas pra perto. Isso é o chamado networking, é essencial no mundo competitivo do mercado atual.

Faça cursos fora da escola/faculdade, inglês fluente é básico, tem que ter o espanhol também e se possível uma terceira língua. Claro, dependendo da sua função, só inglês intermediário é o que você vai precisar, mas como você não colocou nenhuma intenção, estou generalizando.

Geralmente o mercado te pede muitas coisas que eles nunca vão precisar que você faça, mas pra eles quanto mais melhor, sempre.

Procure profissionais que já estejam na área, converse e tente avaliar a profissão como está atualmente e qual é o prospecto dela para 5 ou 10 anos.

Pessoal aqui pode falar melhor do que eu, tenho pouco conhecimento, e logo o que eu estou passando aqui nem vai valer, então aproveite o tempo para estudar/trabalhar, mas nunca deixe de ter lazer, esfriar a cabeça sempre ajuda a voltar descansado e pronto pra batalhar mais.

PS: desculpe o wall of text.
minha historia é parecida com a sua, só que eu terminei a faculdade de computação e ainda fiz pós, mesmo não sendo a minha vontade.
fiz por causa da grana.

mas agora estou fazendo o que eu realmente sempre quis fazer, que é Direito.
enquanto eu levava as aulas de TI nas coxas, as aulas de Direito não perco uma.

por isso que é importante escolher o que realmente vc gosta, não pensando só no salário que vc ganhar.
 

Doomstar

Veterano
Mensagens
1.092
Reações
59
Pontos
139
Compensa fazer curso técnico junto com o ensino médio pra já se ter uma profissão e obter experiência, ideal seria fazer um técnico na área que pretende fazer ensino superior. A vantagem de fazer um curso técnico de qualidade nessa idade é que vc se desenvolve muito mais, não tem nem comparação, isso ajuda muito no vestibular. Eu por exemplo fiz técnico em química de 3 anos, fiz estágio de mais de um ano num laboratório, peguei experiência e hoje curso engenharia química.

O difícil é escolher, não acho que compensa muito fazer um técnico por fazer, e depois mudar de ramo, a não ser que a pessoa precise ganhar dinheiro pra se sustentar urgentemente. No meu caso acabou sendo coincidência, gostava de química na escola, mas queria fazer técnico em informática, mas não passei no de info, passei no de química e no fim das contas acabei gostando, destino.

Como já falaram, inglês é muito útil saber, ajuda algumas vezes no trabalho e é bastante útil no ensino superior, hoje está cada vez mais requisito ter pelo menos um inglês avançado. Quanto a mais de uma língua, não acho que seja necessário virar p*t1nha corporativista e estudar 10000 línguas só por estudar, experiência na área desejada conta muito mais que isso.
 

osso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.753
Reações
145
Pontos
794
Curso técnico é legal se vc tem a pretensão de trabalhar logo, mas se teu objetivo desde já é focar em um bom ensino superior (entenda-se: as faculdades mais concorridas) fazer um ensino médio forte é mais produtivo em termos de desempenho, na minha opinião.

Claro, o ensino técnico te dará outras habilidades e conhecimentos, mas se vc fizer em uma escola técnica com apenas cursos de exatas (que acredito ser o mais comum), muito provavelmente suas aulas de humanas e biológicas serão mais fracas que em uma escola normal. Isso é contornável com um ano de cursinho e tal, mas eu pessoalmente preferiria evitar isso, se fosse possível.

No fim, o técnico pode dar um bom rumo na tua vida em termos de conhecer o que uma profissão faz, mas caso vc já se imagina desde já na faculdade, talvez não seja a melhor opção.

PS: e ninguém venha me falar de estágio de engenharia que dá preferência pra estudante de engenharia que fez ensino técnico. isso é coisa de quem quer contratar um técnico mas quer evitar custos trabalhistas da mão-de-obra.
 

Nuggets

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.208
Reações
1.276
Pontos
984
SaaGa;8443916 disse:
AM? me fala aí a cidade que você mora que vou correndo, porque aqui estagiário de engenharia só se for muito iluminado para ganhar mais de R$ 500 por mês.
:-D:-D

É só estagiario aqui da os que ganha 8k por mes em estagio.
 

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Danpl;8443584 disse:
eu estou no 8° ano daqui a 4 anos eu me formo e não entendo nada sobre curso técnico e faculdade e queria esclarecer umas duvidas:

1-como vocês escolherem que curso fazer?
2-quais são os cursos (da faculdade) e quais áreas eles atuam?
3-como funciona curso técnico? quais são os cursos?

eu quero começar a ganhar dinheiro logo então eu me preocupo com essas coisas que ninguém que eu conheço (na minha idade) se preocupa

1 - Sempre gostei de matemática e computação, logo Ciência da Computação foi uma escolha natural.

2 - Impossível dizer aqui. Existe curso para praticamente tudo. Uma sugestão: Identifique em qual área você se da melhor no ensino médio, se é biológicas, exatas ou humanas. Depois passe a ver quais cursos existem nessa área que você se da melhor.

3 - Curso técnico é um curso que visa formar profissionais em um prazo relativamente curto, para ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível. Um curso técnico é quase que completamente prático, e engloba assuntos não muito avançados. Você pode fazer um curso técnico junto com o ensino médio.
 
Topo Fundo