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Qual você compraria?


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Leo Skorpio

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Tema bastante complexo pra mim. Primeiro porque sempre acabo pesquisando em demasia sobre os modelos, segundo porque pretendo manter por muito tempo (uns 5 anos, pelo menos. Então a escolha tem que ser bem pensada) e terceiro porque sou indeciso mesmo. Hehehe

Critérios importantes:
Primeiro de tudo: tem que ser automático. Esse critério é fundamental pra mim e não dispenso.

Segundo: Rodo pouco (menos de 8 mil km por ano) e quero um carro que gaste menos que meu veículo atual (tanto em manutenção, seguro quanto - menos importante já que rodo pouco - combustível). Hoje tenho uma Land Rover Freelander 2 3.2 i6 HSE 2010. Quanto menos eu gastar em relação a ela, melhor).

Terceiro: apesar de estar procurando usar critérios racionais na compra, não dispenso o apelo emocional (afinal sou solteiro, sem filhos e essa é a hora pra se deixar levar um pouco pela emoção. Hehehehe) e itens de conforto, justamente porque pretendo ficar muito tempo com o veículo e sei que se emocionalmente o carro não me agradar, não vou mantê-lo por tanto tempo (vide o Jetta Tsi 2.0 que tive antes. Carro maravilhoso, andava muito, cheio de mimos, mas o fato de ter um visual externo "sem graça", fez-me trocá-lo no final das contas).

Quarto: Evito ao máximo comprar carro zero. Justamente por conta da desvalorização dos dois, três primeiros anos. Mas não descarto completamente a hipótese.

Quinto: Tenho uma garagem que comporta no máximo um carro de 4,70m de comprimento e 1,90m de largura. Logicamente quanto menor for, melhor pra não ficar passando sufoco na hora de guardar. Mas tenho algumas opções de carros grandes que me fazem até considerar quebrar a garagem pra ampliar o espaço ou mesmo pagar estacionamento por fora.

Dito tudo isso, vamos as opções que achei interessante em minhas pesquisas e seus respectivos problemas (e é aí que gostaria de contar com a ajuda de vocês pra escolher o melhor custo-benefício dentro destes critérios, o mais racional dentre as escolhas emocionais, por assim dizer. =D).

1) Volkswagen Fusca 2.0 Tsi (à partir de 2013):
Como já tive um Jetta Tsi, sei que a mecânica é boa. Porém aparentemente bebe mais, tem menos espaço e menos itens de conforto que seu irmão "bundudo". O Jetta eu achava sem graça, mas esse Fusquinha esbanja muito charme e desempenho. Oferece menos que o Jetta, mas tem o apelo emocional.

2) BMW 320i, 118i (ou 116i) (à partir de 2013):
O carro bebe muito pouco, tem o charme de uma BMW e mecânica aparentemente confiável. O preço dos 116i e dos 118i são bem similares, por isso coloquei-os juntos aqui. Preciso estudar melhor as diferenças - além do desempenho - entre os modelos. Minhas preocupações são com seguro principalmente.

3) Mercedes C180 (à partir de 2013):
Idem aos citados acima. Mesmos "vícios e mesmas virtudes".

4) Hyundai Azera e Fusion Titanium AWD (à partir de 2013):
Oferecem muitos itens de série (mais que qualquer outro carro da lista), o que me agrada MUITO! Parecem muito confortáveis e pelo que andei sondando o seguro de qualquer um dos dois deve ficar mais barato que dos modelos premium citados acima. Problemas: nenhum dos dois caberia na minha garagem. O Fusion tem o Park Assist que acho muito legal e deve beber menos que o Azera, por outro lado o Azera é mais bonito e mais barato.

5) Kia Optima 2.4 (à partir de 2013):
Sofre dos mesmos problemas dos dois acima. Carro muito grande pra minha garagem, porém acho o modelo muito lindo e é mais barato do que os grandalhões do item 4. Infelizmente a Kia não o está trazendo mais pra cá, a disponibilidade de peças deve ser menor e aparentemente o carro oferece bem menos mimos que Azera e Fusion. Por isso este já estou quase descartando.

6) Toyota Prius (à partir de 2015):
Escolha completamente racional. Tem consumo de moto praticamente e as manutenções são bastante em conta (é um Toyota, afinal). Problema é que um modelo 2015 excede um pouco o meu orçamento e o carro é FEIO que dói! Poderia ver um 2013, mas aí já está muito próximo do período de duração da bateria, que é de 10 anos. E a bateria é cara. Considero também o Lexus CT200H ano 2013 que compartilha quase tudo com o Prius, porém é bem mais bonito e completo que o toyota (lógico, custa mais caro também).

7) Mercedes B200 (à partir de 2013:
Não gosto muito de minivan, mas é um Mercedes e isso acaba compensando essa "falha". Hehehe
No mais o modelo tem tamanho bom, é bastante econômico e também tem Park Assist, que como disse no Fusion, é bem legal! Sofre basicamente dos mesmos problemas das BMWs e Mercedes citadas acima. A diferença é que é mais feia por um lado, mas tem uns mimos legais e sai mais em conta por outro.

8) Audi A5 (à partir de 2011):
O carro deve ter seguro muito caro, é grande, mas é LINDO DEMAIS! Não tem como o lado emocional não GRITAR para que ao menos eu dê uma olhada no modelo com carinho, mas me assusta um pouco a possibilidade de pegar um e me arrepender por gastar demais, fugindo completamente da ideia racional ao trocar de carro.

9) Suzuki Grand Vitara (à partir de 2013):
A mecânica é simples, o carro é alto (o que é bom quando alaga em época de chuvas e pra encarar a buraqueira da cidade) e robusto. A grande vantagem é o preço de compra, muuuito abaixo dos outros modelos citados aqui. O ruim é o consumo. Seguro aparentemente sai um pouco mais caro do que eu esperava.

10) Kia Sorento (à partir de 2013):
Outra SUV, a mais bonita dentre as 3 da lista (na minha opinião). Também é alta, bebe tanto ou mais que o Grand Vitara e custa bem mais caro que ele. Porém é muito mais bonita e acredito que oferece mais mimos também. Apela mais pro lado emocional. Acho que o seguro deve ter preço similar, não tenho certeza.

11) Toyota Rav4 (à partir de 2013):
Último veículo da lista, o terceiro SUV. Tem a mesma vantagem dos outros dois, porém com manutenção mais barata e maior economia de combustível. Entretanto, por outro lado, custa caro e aparentemente não oferece tantos mimos assim. Eu diria ser o equivalente racional da Sorento.

Enfim...sei que ficou bem longo o texto, mas espero que alguém esteja disposto a encarar essa "Odisséia" de palavras para me ajudar.

Audis A1 e A3 eu descartei. Esse câmbio DSG com caixa seca parece dar muito problema e o meu mecânico de confiança confirmou que de fato dá mesmo. Quero tranquilidade e não aumentar ainda mais minha amizade com o mecânico. Hehehehe

Qualquer outra sugestão que se enquadre nestes quesitos, será bem vinda.

Desde já agradeço a paciência e boa vontade em ajudar.
 

BlueWingedTiger

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Eu iria ou em um Lexus IS250 ou ES350, ou se não se importa tanto com a idade, tem o IS350 (que é um modelo acima do 250) no ano 2008-2011

o IS tem apelo mais esportivo e o ES tem foco em luxo.

são carros excelentes, cheios de mimos (o ES tem bancos aquecidos e alguns modelos tem bancos refrigerados) e de mecânica sólida :)

o CT200H também seria um ótimo carro :D
 
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Palhares

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Da sua lista o que mais me agrada é o Fusca, put* carrinho lindo. Mecânica dele vc já conhece e espaço não parece ser uma prioridade já que vc disse que é solteiro. Nessa linha olharia um Mini Cooper S também, apesar de muita gente reclamar da suspensão dura, tem visual e desempenho tão bons quanto o Fusca.
 

Trendkill

Die Hard
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1) Eu descartaria o Fusca pelo exterior, se quiser manter o powertrain tem o Audi A3 da segunda geração. Segue a mesma receita do Jetta, então não seria o câmbio DSG7 que você quer evitar.

2) As BMW costumam ser capadas em itens, mas eu gosto delas mesmo assim. Talvez uma sport gp seja mais recheada, mas aí não sei se cabe nos 70k.

C180, Azera, Fusion, Kia Optima, Toyota Prius, B200, Grand Vitara, Sorento, Rav4.. pra mim entra tudo na mesma categoria.. Carro de quem
janumet-filmtabletten-50-1000mg-56-stueck-800x800.jpg

janumet-brand

O A5 é presença demais. Se bem que com 70k dá pra comprar um A4 da geração anterior ( o que fode é o câmbio CVT). Com 70k você já compra o que teve a correção no motor que vazava óleo. Pode pegar o 2013 pra frente.

Eu iria em um Audi com essa grana.
 

Maner

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70 pacotes numa BMW é tentador, se eu tivesse eu pagaria sorrindo. PORÉM é praticamente um sonho meu ter uma dessas, seria pra ficar o resto da vida. Não sei se tu daqui a 5 anos conseguiria passar ela pra frente a um preço legal.

Se tu não liga pra isso, vai fundo.
 


Leo Skorpio

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Eu iria ou em um Lexus IS250 ou ES350, ou se não se importa tanto com a idade, tem o IS350 (que é um modelo acima do 250) no ano 2008-2011

São opções tentadoras. O que mais gosto na Lexus é o fato de serem carros com mecânicas muito confiáveis, de luxo, porém sem enfiar a faca no consumidor por isso na hora das revisões. Mas tô tentando evitar carro anterior a 2013 justamente porque pretendo ficar bastante tempo com o carro. Abro exceções para modelos que realmente me encantam e confio na mecânica como alguns mercedes e no caso o A5.
Mas agradeço a ajuda. É sempre bom ouvir diferentes pontos de vistas.


Cheguei a estudar ele por ser econômico, mas pra mim peca em duas coisas: um por ter o mesmo câmbio a seco dos audis de entrada e dois por não me agradar o design mesmo. Creio que aconteceria o mesmo de quando tive o Jetta Tsi: o carro até poderia ser maravilhoso e não me dar problema nenhum, mas eu olharia pra ele e não veria graça.

Nessa linha olharia um Mini Cooper S também

O fusca considero bastante por ser uma mecânica que já conheço com um design que gosto muito. Agora o Mini Cooper...tô traumatizado com carros ingleses. Não quero nem Jaguar a essa altura. Hauahuashauaha.
Mas agradeço bastante a ajuda.

O A5 é presença demais. Se bem que com 70k dá pra comprar um A4 da geração anterior ( o que fode é o câmbio CVT). Com 70k você já compra o que teve a correção no motor que vazava óleo. Pode pegar o 2013 pra frente.

Eu gosto do câmbio CVT (pelo menos adorava no meu sentra). Não ligo muito pra esportividade não, geralmente prefiro mais conforto (por isso nunca tive hatch, pois geralmente possuem uma pegada mais voltada a esportividade). Mas pra economia de combustível e facilidade de estacionar, são opções bastante práticas, por isso tenho um bom número deles na minha lista agora.

Se tu não liga pra isso, vai fundo.

Não ligo muito não. Tanto que já tive até Smart Fortwo. Hehehe. Único carro realmente bom de revenda que eu tive, creio, foi o Jetta Tsi mesmo. Todo resto foram carros mais de nicho. Até o Sentra eu tive em uma época em que a Nissan ainda não havia entrado tanto no mercado nacional, que foi lá por volta de 2011.
 

BlueWingedTiger

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São opções tentadoras. O que mais gosto na Lexus é o fato de serem carros com mecânicas muito confiáveis, de luxo, porém sem enfiar a faca no consumidor por isso na hora das revisões. Mas tô tentando evitar carro anterior a 2013 justamente porque pretendo ficar bastante tempo com o carro. Abro exceções para modelos que realmente me encantam e confio na mecânica como alguns mercedes e no caso o A5.
Mas agradeço a ajuda. É sempre bom ouvir diferentes pontos de vistas.

Esse é um do principais motivos porque acho que os Lexus seriam uma boa idéia, tem mecânica da toyota, são incrivelmente confiáveis e já existem vários modelos que passaram do 1 milhão de milhas.

Acredito que são a melhor escolha entre os premiums, devido à sua renomada durabilidade e equipamentos de luxo inclusos (que dependendo do competidor Audis (o A5 não tem um ar bi-zona por exemplo) e Mercedes de entrada, você não encontra) .

outra que o IS350 tem um motor de 300hp e tração traseira :viraolho
 
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Leo Skorpio

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Legal.
Vou olhar com carinho para alguns Lexus mais antigos. E, principalmente, cotar seguro. Porque nunca tenho carro sem seguro e pro meu perfil (relativamente jovem, homem, solteiro...), seguro é geralmente muito caro.
 

Xpand

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Eu comprei uma X1 2011 com 30mil km por 63mil
 

NewUser01

Ser evoluído
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Dos que vc listou iria no A5 fácil. Vai acabar gastando um pouco mais na manutenção e seguro mesmo mas esse carro é outro nível dos outros que vc listou aí na minha opinião.

116i/118i acho meio enganação. Carro vem sem nada. Acho que é pagar demais pela marca.

Agora... Prius não dá!!! Hahah
 

Leo Skorpio

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Eu comprei uma X1 2011 com 30mil km por 63mil

Gosto da X1 também. Mas dizem que vem mais pelada que os outros modelos de entrada da marca. O fato de não ter Piloto Automático me frustra um pouco (nem sei se a 118i ou a 116i possuem, por sinal. Preciso averiguar. Mas entre Mercedes c180 e BMW 116i, 118i, 320i e X1, eu pegaria qualquer uma delas que tivesse o seguro mais em conta. Porque de resto, consumo, itens de série e qualidade de construção, creio ser tudo muito similar. Agora se o seguro destes fosse tudo próximo também, acho que c180 seria minha escolha.

Dos que vc listou iria no A5 fácil. Vai acabar gastando um pouco mais na manutenção e seguro mesmo mas esse carro é outro nível dos outros que vc listou aí na minha opinião.

116i/118i acho meio enganação. Carro vem sem nada. Acho que é pagar demais pela marca.

É, acho que vale a pena pelo menos cotar seguro do A5. Se não ficar absurdo, pode ser interessante.

Essas BMs série 1 considero mais pelo consumo muito baixo aliado ao design que me agrada bastante. Estes são os apelos das BMs pra mim.
 

Xpand

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Sim ela vem pelada... mas como praticamente não tenho dirigido em estrada, no fim o piloto automático não está fazendo falta. Para se ter ideia eu tinha um Corolla SEG 2003/2004 que já tinha piloto e ar digital. A X1 não tem isso. Não tem nem bluetooth. Mas anda ok e carrega bastante coisa, além de ser bem acabada. E era o que cabia no meu orçamento.. o seguro ficou em 3500.
 

Cielo

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esses carros que vc postou são mais carro familiares, acho que mais pra solteiro, pra pirar e tal eu diria um PUG RCZ, um 308 cc, 208 GT ou um citroen DS3, um renault sandero RS Spirit racing.
 

Leo Skorpio

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Tenho preconceito com franceses, admito. Não teria coragem de pagar num francês o mesmo que num alemão ou japonês.
E acho que alguns destes modelos têm apenas versão manual, não?

Apesar de ser relativamente novo, sempre curti mais conforto que esportividade. Tanto que meu primeiro carro foi um Nissan Sentra e foi um dos que mais me agradou pelo conforto e silêncio e eficiência do câmbio CVT.
Dessa vez quero um carro com um pouco mais de personalidade, mas, de preferência, sem perder o conforto e possíveis mimos.

No momento tô assim:

AZERA é um dos meus favoritos porque é um dos que mais oferece mimos, conforto e satisfação dos donos segundo minhas pesquisas pela internet. Porém tem uma pequena preocupação com consumo (não muita, até porque duvido que gaste mais que minha Freelander atual, mas economizar é sempre bom) e, principalmente, minha maior restrição a ele (e ao Fusion), a questão do tamanho, de não caber na minha garagem. Se coubesse, muito provavelmente seria Azera ou Fusion com certeza!
O Fusion (versão Titanium AWD) fica muito próximo. É menos atraente que o Azera, mas ainda assim bastante atraente. Dizem ter manutenção mais cara, porém tem Park Assist que acho bem divertido. Ele e Azera disputam nos detalhes que preciso averiguar mais.

FUSCA também é dos meus favoritos porque já conheço - e confio - na mecânica visto que é muito similar ao do meu antigo Jetta Tsi. Além disso, o design - tanto interior quanto exterior - me agradaram bastante. Fora isso, ele é pequeno, o que é excelente pra não ter que ficar me preocupando muito na hora de guardar o carro na garagem (atualmente preciso explorar os limites tanto de comprimento quanto de largura na hora de guardar o carro. Um pequeno erro e é pedir pra riscar o carro). O ponto negativo é que fico com a sensação dele ser um Jetta Tsi mais caro e piorado, de modo geral. Pelo que vi bebe mais, tem menos espaço e menos itens de série.

BMW 116i, 118i E MERCEDES c180 - Também estão entre meus favoritos e pelos mesmos motivos: aliam muito bem o fator emocional (afinal são marcas premiums, alemãs e de boa qualidade) com o racional, já que todos os 3 veículos possuem consumo muuito baixo! Tirando o híbrido da lista, estes 3 certamente são os menos beberrões. A preocupação é principalmente com seguro. Este tipo de veículo costuma ter o valor de seguro muito caro (especialmente os BMWs), o que pode acabar fazendo com que a economia no combustível caia por terra.

E por fim dentre os meus favoritos no momento, vem o SUZUKI GRAND VITARA. Ele me agrada mais pelo aspecto racional mesmo pois tem mecânica simples e o custo de compra é beeeem inferior ao dos outros veículos da lista, então já sairia economizando logo de cara, podendo usar o excedente pra investir. Além disso, trabalho em área acidentada, com muitos buracos e ocasionais enchentes (nada absurdo como em alguns locais de São Paulo, mas suficiente pra água chegar na metade da porta de um sedan em determinados locais). O lado ruim é que não é um carro que esteticamente me agrade tanto, além de beber bastante (provavelmente tanto ou até mais que um Azera que tem motor 3.0 V6, por exemplo). E ainda tem a incógnita do seguro, pois há um ano atrás cotei seguro pra este carro e era super barato, porém cotei agora que pretendo trocar de veículo e os valores que achei foram literalmente o dobro do ano passado! Talvez porque o carro saiu de linha, não sei. Talvez porque essas cotações do Webmotors não sejam muito confiáveis. Enfim...é algo para averiguar.

Correndo por fora nessa lista tô considerando o KIA SORENTO. Basicamente também é alto, o que ajuda com a questão dos buracos e alagamentos, porém num design MUITO mais atraente e provavelmente muito mais itens de conforto. O consumo não deve mudar muito em relação ao Grand Vitara. O que ele perde em relação ao jipe da Suzuki é que custa muito mais caro e talvez, apenas talvez, fique bem apertado na garagem ou sequer caiba sem quebrar um pouco. Acho que nesse duelo direto com o Grand Vitara pelo posto de opção SUV, a cotação do seguro pode fazer toda diferença.



Todo restante citado por mim ficou um pouco pra trás por diversos motivos. Como ficaram para trás, vou tentar resumir aqui:



Audi A5 - Tem o problema de ser grande o suficiente pra precisar quebrar a garagem, tenho receio do seguro ser muito elevado e ainda me preocupa que ele chame atenção demais ao ponto de atrair bandido (infelizmente nesse país a gente tem que considerar estas coisas). Fico com a sensação que seria um passo maior que a perna, embora duvide que ele me desse mais gastos que minha atual Land Rover, então deve ser apenas sensação mesmo. Mas enfim...

Mercedes B200 - É legal por ser Mercedes, então tem esse apelo. Mas acho minivans muito "carro de mãe pra levar as crianças na escola". O legal dele é o consumo muito baixo, o tamanho diminuto aliado à um ótimo espaço interno além do Park Assist que acho que deve ser muito divertido! Hehehe
Valeria a pena caso o seguro fosse bem mais em conta que do outros alemães premium, senão, não.

Toyota Prius - Parece uma ótima opção racional. Porém é um dos mais caros da lista, o que já te trás um "prejuízo" logo na compra que não acredito que vá amortizar tanto assim ao longo dos anos. Além disso é feio que dói!
O que pode me levar a comprar esse carro é a confiabilidade e preços baixos de revisão da Toyota e um POSSÍVEL seguro baixo, porém fico com a impressão que um BMW ou Mercedes de entrada me ofereceriam economia de combustível suficiente mas com muito mais apelo emocional.

Lexus CT200H - Muito mais bonito que o Prius e com mais itens de conforto. Porém mais caro também. Além disso o preço da bateria (mesmo que seja a mesma do Prius - não sei se é - com o valor de um Prius 2105 eu só consigo comprar um Lexus 2013, e dois anos pra uma bateria destas é bastante coisa!) e onde fazer as revisões me preocupariam, pois não é qualquer mecânico que mexe com híbridos e é bem possível que tivesse que ficar viajando com o carro só pra fazer as revisões na Lexus.

BMW 320i - Acho linda e quase coloquei ela na lista dos outros premiums lá em cima (talvez devesse ter ficado lá, ainda assim). O que me fez colocá-la separada aqui foi a cotação de seguro que fiz pela Webmotors, que saiu dois mil reais mais caro, em média, do que os outros. Aí não achei que compensaria.
Aliás, queria muito a mercedes CLC200. Ela é super barata, é pequena, tem um design que acho lindo, um tanque grande para excelente autonomia e ótima confiabilidade. Porém o valor do seguro me fez descartá-la imediatamente também.

Kia Optima. MUITO LINDO e uma das opções mais baratas da lista. Porém oferece menos que Azera e Fusion, também exigiria quebra de garagem, não é mais produzido e pelas pesquisas que fiz na webmotors, seu seguro é mais caro que os dois outros sedãs grandes. Então acho que só se aparecesse uma ótima oportunidade ou algo assim.

E acho que é isso. Creio não ter esquecido nenhum (A Rav4 praticamente descartei. Mecânica é confiável e é a SUV mais econômica, porém o design interno é horrível e é cara pelo que oferece. Mas assim como Optima, poderia pegar numa boa oportunidade).
 
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Leo Skorpio

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CC?

Ficaria entre ele e uma 320...

Não lembro exatamente porque descartei o CC. Talvez o preço esteja caro pro que pretendo gastar, talvez porque tenha preferido o apelo visual dos concorrentes Fusion e Azera (bem mais bonitos, na minha humilde opinião). Mas vou dar uma outra avaliada no CC. Pelo menos é bem mais bonito que o Passat convencional, que acho muuuuito sem graça esteticamente. Obrigado pela lembrança.
 

BlueWingedTiger

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Tenho preconceito com franceses, admito. Não teria coragem de pagar num francês o mesmo que num alemão ou japonês.
E acho que alguns destes modelos têm apenas versão manual, não?

Apesar de ser relativamente novo, sempre curti mais conforto que esportividade. Tanto que meu primeiro carro foi um Nissan Sentra e foi um dos que mais me agradou pelo conforto e silêncio e eficiência do câmbio CVT.
Dessa vez quero um carro com um pouco mais de personalidade, mas, de preferência, sem perder o conforto e possíveis mimos.

No momento tô assim:

AZERA é um dos meus favoritos porque é um dos que mais oferece mimos, conforto e satisfação dos donos segundo minhas pesquisas pela internet. Porém tem uma pequena preocupação com consumo (não muita, até porque duvido que gaste mais que minha Freelander atual, mas economizar é sempre bom) e, principalmente, minha maior restrição a ele (e ao Fusion), a questão do tamanho, de não caber na minha garagem. Se coubesse, muito provavelmente seria Azera ou Fusion com certeza!
O Fusion (versão Titanium AWD) fica muito próximo. É menos atraente que o Azera, mas ainda assim bastante atraente. Dizem ter manutenção mais cara, porém tem Park Assist que acho bem divertido. Ele e Azera disputam nos detalhes que preciso averiguar mais.

FUSCA também é dos meus favoritos porque já conheço - e confio - na mecânica visto que é muito similar ao do meu antigo Jetta Tsi. Além disso, o design - tanto interior quanto exterior - me agradaram bastante. Fora isso, ele é pequeno, o que é excelente pra não ter que ficar me preocupando muito na hora de guardar o carro na garagem (atualmente preciso explorar os limites tanto de comprimento quanto de largura na hora de guardar o carro. Um pequeno erro e é pedir pra riscar o carro). O ponto negativo é que fico com a sensação dele ser um Jetta Tsi mais caro e piorado, de modo geral. Pelo que vi bebe mais, tem menos espaço e menos itens de série.

BMW 116i, 118i E MERCEDES c180 - Também estão entre meus favoritos e pelos mesmos motivos: aliam muito bem o fator emocional (afinal são marcas premiums, alemãs e de boa qualidade) com o racional, já que todos os 3 veículos possuem consumo muuito baixo! Tirando o híbrido da lista, estes 3 certamente são os menos beberrões. A preocupação é principalmente com seguro. Este tipo de veículo costuma ter o valor de seguro muito caro (especialmente os BMWs), o que pode acabar fazendo com que a economia no combustível caia por terra.

E por fim dentre os meus favoritos no momento, vem o SUZUKI GRAND VITARA. Ele me agrada mais pelo aspecto racional mesmo pois tem mecânica simples e o custo de compra é beeeem inferior ao dos outros veículos da lista, então já sairia economizando logo de cara, podendo usar o excedente pra investir. Além disso, trabalho em área acidentada, com muitos buracos e ocasionais enchentes (nada absurdo como em alguns locais de São Paulo, mas suficiente pra água chegar na metade da porta de um sedan em determinados locais). O lado ruim é que não é um carro que esteticamente me agrade tanto, além de beber bastante (provavelmente tanto ou até mais que um Azera que tem motor 3.0 V6, por exemplo). E ainda tem a incógnita do seguro, pois há um ano atrás cotei seguro pra este carro e era super barato, porém cotei agora que pretendo trocar de veículo e os valores que achei foram literalmente o dobro do ano passado! Talvez porque o carro saiu de linha, não sei. Talvez porque essas cotações do Webmotors não sejam muito confiáveis. Enfim...é algo para averiguar.

Correndo por fora nessa lista tô considerando o KIA SORENTO. Basicamente também é alto, o que ajuda com a questão dos buracos e alagamentos, porém num design MUITO mais atraente e provavelmente muito mais itens de conforto. O consumo não deve mudar muito em relação ao Grand Vitara. O que ele perde em relação ao jipe da Suzuki é que custa muito mais caro e talvez, apenas talvez, fique bem apertado na garagem ou sequer caiba sem quebrar um pouco. Acho que nesse duelo direto com o Grand Vitara pelo posto de opção SUV, a cotação do seguro pode fazer toda diferença.



Todo restante citado por mim ficou um pouco pra trás por diversos motivos. Como ficaram para trás, vou tentar resumir aqui:



Audi A5 - Tem o problema de ser grande o suficiente pra precisar quebrar a garagem, tenho receio do seguro ser muito elevado e ainda me preocupa que ele chame atenção demais ao ponto de atrair bandido (infelizmente nesse país a gente tem que considerar estas coisas). Fico com a sensação que seria um passo maior que a perna, embora duvide que ele me desse mais gastos que minha atual Land Rover, então deve ser apenas sensação mesmo. Mas enfim...

Mercedes B200 - É legal por ser Mercedes, então tem esse apelo. Mas acho minivans muito "carro de mãe pra levar as crianças na escola". O legal dele é o consumo muito baixo, o tamanho diminuto aliado à um ótimo espaço interno além do Park Assist que acho que deve ser muito divertido! Hehehe
Valeria a pena caso o seguro fosse bem mais em conta que do outros alemães premium, senão, não.

Toyota Prius - Parece uma ótima opção racional. Porém é um dos mais caros da lista, o que já te trás um "prejuízo" logo na compra que não acredito que vá amortizar tanto assim ao longo dos anos. Além disso é feio que dói!
O que pode me levar a comprar esse carro é a confiabilidade e preços baixos de revisão da Toyota e um POSSÍVEL seguro baixo, porém fico com a impressão que um BMW ou Mercedes de entrada me ofereceriam economia de combustível suficiente mas com muito mais apelo emocional.

Lexus CT200H - Muito mais bonito que o Prius e com mais itens de conforto. Porém mais caro também. Além disso o preço da bateria (mesmo que seja a mesma do Prius - não sei se é - com o valor de um Prius 2105 eu só consigo comprar um Lexus 2013, e dois anos pra uma bateria destas é bastante coisa!) e onde fazer as revisões me preocupariam, pois não é qualquer mecânico que mexe com híbridos e é bem possível que tivesse que ficar viajando com o carro só pra fazer as revisões na Lexus.

BMW 320i - Acho linda e quase coloquei ela na lista dos outros premiums lá em cima (talvez devesse ter ficado lá, ainda assim). O que me fez colocá-la separada aqui foi a cotação de seguro que fiz pela Webmotors, que saiu dois mil reais mais caro, em média, do que os outros. Aí não achei que compensaria.
Aliás, queria muito a mercedes CLC200. Ela é super barata, é pequena, tem um design que acho lindo, um tanque grande para excelente autonomia e ótima confiabilidade. Porém o valor do seguro me fez descartá-la imediatamente também.

Kia Optima. MUITO LINDO e uma das opções mais baratas da lista. Porém oferece menos que Azera e Fusion, também exigiria quebra de garagem, não é mais produzido e pelas pesquisas que fiz na webmotors, seu seguro é mais caro que os dois outros sedãs grandes. Então acho que só se aparecesse uma ótima oportunidade ou algo assim.

E acho que é isso. Creio não ter esquecido nenhum (A Rav4 praticamente descartei. Mecânica é confiável e é a SUV mais econômica, porém o design interno é horrível e é cara pelo que oferece. Mas assim como Optima, poderia pegar numa boa oportunidade).

desses daí acho que a 320i/118i seja uma das melhores opções, o a5 eu não pegaria pois tem menos tecnologia que o prius até.

não sei como ficaria, mas também tem o Volvo V40, que é um hatch hyper legal :)
só verifica qual é o cambio dele, se for automático convencional não tem problema (o dupla embreagem do XC60/S60/V60) são estúpidamente problemáticos
 

Leo Skorpio

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Vou dar uma estudada nos volvos. Confesso que nem cheguei a olhá-los pois na última vez que pesquisei volvos - ainda na época que queria um C30, era tudo muito caro (seguro, revisões, tudo muito abusivo). Mas vou ver se as coisas mudaram.
 

Leo Skorpio

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Fiz uma sequência de cotações de seguro via webmotors (pela facilidade de obter resultados rápidos e pra vários veículos) e fiquei surpreso com algumas coisas.

Cotei o Volvo V40 que sugeriram e deu um valor de R$ 4.250,00. Aí resolvi cotar a concorrente direta, BMW 118i e deu R$6.113,00. Tomei um susto. Mais de 6 mil, nem f*****!
Aí resolvi cotar a BMW 116i e, pra minha surpresa, a diferença foi monstruosa! BMW 116i saiu por R$ 2.524,00! O mais barato dos 12 veículos que cotei lá hoje. O.o

Vou passar aqui os valores e veículos, em ordem de melhor valor:

- OS MAIS BARATOS -

1) BMW 116i 2013 - R$ 2524,00
2) Volkswagen Fusca 2.0 TSi 2013 - R$ 2760,00
3) Suzuki Grand Vitara 2013 - R$ 2870,00

- OS ACEITÁVEIS -

4) Toyota Prius 2015 - R$ 3002,00
5) Ford Fusion 2.0 Titanium AWD 2013 - R$ 3053,00
6) Hyundai Azera 2013 - R$ 3158,00
7) Kia Sorento - R$ 3651,00

- OS QUE FORÇAM UM POUCO A BARRA, MAS SÃO PAGÁVEIS -

8) Volvo V40 2013 - R$ 4250,00
9) Mercedes B200 2013 - R$ 4274,00
10) Mercedes C180 2013 - R$ 4533,00

- OS INVIÁVEIS -

11) BMW 118i 2013 - R$ 6113,00
12) Lexus CT200H 2013 - R$ 7898,00
 

Leo Skorpio

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Algumas perguntas considerando essas informações:

A BMW 116i perde muito em relação a BMW 118i (não falo em desempenho, porque - com o perdão do termo - tô "cagando" pra desempenho)?

E outra coisa? Essas cotações da webmotors são confiáveis? Porque achei que ficou bem em conta. Por estes preços a 116i, a princípio, dispara pro topo da minha lista porque não é grande ( o que é bom pra garagem), tem consumo muito baixo (acho que só perde pros híbridos) e um seguro muito barato!
 

BlueWingedTiger

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Fiz uma sequência de cotações de seguro via webmotors (pela facilidade de obter resultados rápidos e pra vários veículos) e fiquei surpreso com algumas coisas.

Cotei o Volvo V40 que sugeriram e deu um valor de R$ 4.250,00. Aí resolvi cotar a concorrente direta, BMW 118i e deu R$6.113,00. Tomei um susto. Mais de 6 mil, nem f*****!
Aí resolvi cotar a BMW 116i e, pra minha surpresa, a diferença foi monstruosa! BMW 116i saiu por R$ 2.524,00! O mais barato dos 12 veículos que cotei lá hoje. O.o

Vou passar aqui os valores e veículos, em ordem de melhor valor:

- OS MAIS BARATOS -

1) BMW 116i 2013 - R$ 2524,00
2) Volkswagen Fusca 2.0 TSi 2013 - R$ 2760,00
3) Suzuki Grand Vitara 2013 - R$ 2870,00

- OS ACEITÁVEIS -

4) Toyota Prius 2015 - R$ 3002,00
5) Ford Fusion 2.0 Titanium AWD 2013 - R$ 3053,00
6) Hyundai Azera 2013 - R$ 3158,00
7) Kia Sorento - R$ 3651,00

- OS QUE FORÇAM UM POUCO A BARRA, MAS SÃO PAGÁVEIS -

8) Volvo V40 2013 - R$ 4250,00
9) Mercedes B200 2013 - R$ 4274,00
10) Mercedes C180 2013 - R$ 4533,00

- OS INVIÁVEIS -

11) BMW 118i 2013 - R$ 6113,00
12) Lexus CT200H 2013 - R$ 7898,00

pessoalmente dessa lista em iria:

1- BMW 116i
2- Volvo V40
3- Mercedes C180
4- Prius

outra que tem que ver depois a qualidade de cada um, se por exemplo de todos os que vc viu a c180 era a que estava mais bem conservada, ela seria a melhor escolha.

116i vs 118i praticamente pelo o que pesquisei é performance.

agora seguro, eu invoco o mestre @Nicko
 

Nicko

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pessoalmente dessa lista em iria:

1- BMW 116i
2- Volvo V40
3- Mercedes C180
4- Prius

outra que tem que ver depois a qualidade de cada um, se por exemplo de todos os que vc viu a c180 era a que estava mais bem conservada, ela seria a melhor escolha.

116i vs 118i praticamente pelo o que pesquisei é performance.

agora seguro, eu invoco o mestre @Nicko
Opa...
Cara essa lista desses 4 ai é boa, mas qualquer um desses, nenhum é uma escolha ruim, tudo carrão mesmo.
Em relação ao seguro, como ele já cotou ali e viu que pode ter uma valor bom na BMW, com certeza é uma ótima opção MAS, muito importante:
Perceba que a diferença de valor no seguro na grande maioria foi MENOS de R$ 2 mil reais (anuais).
Na minha opinião uma pessoa que vai comprar um carro desta categoria e deste valor, compensa mais ela escolher o carro que mais lhe satisfaz, do que de repente escolher um mais barato, mas que não vai lhe satisfazer tanto.
Então dentro dessa faixa acho que vale a pena escolher o veículo que vai lhe satisfazer melhor, mesmo que o seguro fique 500, 1 mil ou 2 mil mais caro, já que não estamos falando de "carrinhos populares" aqui.
Obviamente se ficar 5 ou 6 mil mais caro ai já é outra história rsss

Só preste atenção nessas cotações na webmotors para verificar se é um seguro completo, com assistência 24hs completa, carro reserva e etc...Já imaginou a decepção de ter uma BMW dessas e um seguro só com 3 atendimentos e assistência só de 200km e uma cobertura de terceiros que não paga um popular 0km ? Verifique também a franquia, pois modelos desta categoria costumam ter uma franquia bem alta.

Então sugiro escolher com calma, fazer test-drive se possível, ver vídeos de maiores reclamações deles no youtube, e fazer a sua escolha ou reduzir ao máximo os modelos.
Depois disso já com opções reais em mãos vai verificando o que você faz questão ou não, ai veja o seguro.
Se precisar de qualquer orçamento fico a sua disposição. Na assinatura tem o link para os formulários, mas imagino que já tenha um seguro e que vai aproveitar o bônus.
Qualquer coisa só entrar em contato.
 

Leo Skorpio

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Valeu pelas dicas e opiniões.

Como escrevi ali em cima, enquadrei cada valor de seguro num nível de "aceitação". Abaixo de 5 mil é aceitável, mas quanto mais abaixo disso, logicamente, muito melhor. Até porque um dos principais motivos de trocar minha Land Rover hoje é justamente este, valor de seguro (pago 4600,00 e quero reduzir isso).
 

Poor_Boy

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Estava entre um Golf 1.4 usado e o Polo 1.0 zero, ambos mesmo preço (em torno de 70k). Coloquei tudo na ponta do lapis, e o Golf definitivamente não fale a pena pelo CxB. O segura era simplesmente 3x o valor do que eu pagaria no polo....
 

Leo Skorpio

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Reduzi - muito graças a vocês - minha lista de "uma porrada" de carros para apenas 4 e, pelo menos no momento, creio que já me decidi.

Escolha:
BMW 116i - Bebe pouco, mecânica confiável, bom tamanho pra minha garagem e seguro barato pelo que cotei na webmotors (ainda não acredito que o valor seja aquele mesmo. Hahahaha)

Como a gente raramente deve prender-se apenas a uma opção, os próximos 3 veículos também podem servir caso apareça a oportunidade certa.

Fusca Tsi - Mecânica confiável e que conheço bem, seguro barato, anda muito, muito bonito e tem tamanho excelente pra minha garagem. Fica atrás da BMW porque bebe um pouco mais e custa um pouco mais caro em média.

Hyundai Azera e Ford Fusion - Os dois estão meio que empatados na terceira colocação. Ambos são bem mais completos que Fusca ou 116i. Azera tem vantagem de ter revisões mais em conta e ser mais bonito, já o Fusion tem a vantagem de ser mais completo (pelo menos na versão AWD) e provavelmente beber menos já que é 2.0. O seguro dos dois é bem equivalente, um pouco mais caro que dos hatchs, mas nada que os desabone. Ficam pra trás praticamente apenas pelo tamanho (um pouco pelo consumo também). Adoro carro grande e espaçoso, mas a ideia de quebrar garagem ou pagar estacionamento...sei não, parece o tipo de coisa que acaba saindo mais caro. Se não fosse por isso, provavelmente seriam minhas primeiras opções.
 

BlueWingedTiger

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Reduzi - muito graças a vocês - minha lista de "uma porrada" de carros para apenas 4 e, pelo menos no momento, creio que já me decidi.

Escolha:
BMW 116i - Bebe pouco, mecânica confiável, bom tamanho pra minha garagem e seguro barato pelo que cotei na webmotors (ainda não acredito que o valor seja aquele mesmo. Hahahaha)

Como a gente raramente deve prender-se apenas a uma opção, os próximos 3 veículos também podem servir caso apareça a oportunidade certa.

Fusca Tsi - Mecânica confiável e que conheço bem, seguro barato, anda muito, muito bonito e tem tamanho excelente pra minha garagem. Fica atrás da BMW porque bebe um pouco mais e custa um pouco mais caro em média.

Hyundai Azera e Ford Fusion - Os dois estão meio que empatados na terceira colocação. Ambos são bem mais completos que Fusca ou 116i. Azera tem vantagem de ter revisões mais em conta e ser mais bonito, já o Fusion tem a vantagem de ser mais completo (pelo menos na versão AWD) e provavelmente beber menos já que é 2.0. O seguro dos dois é bem equivalente, um pouco mais caro que dos hatchs, mas nada que os desabone. Ficam pra trás praticamente apenas pelo tamanho (um pouco pelo consumo também). Adoro carro grande e espaçoso, mas a ideia de quebrar garagem ou pagar estacionamento...sei não, parece o tipo de coisa que acaba saindo mais caro. Se não fosse por isso, provavelmente seriam minhas primeiras opções.
dos 4 iria no seguinte

-116i
-Fusion (procura a versão Titanium Plus AWD, ela tem bancos aquecidos e refrigerados :) )
-Azera
-Fusca

de todos não curto muito o fusca, tem cara de que é um carro moda e vai ser complicado de revender no futuro, todos os outros são bem mais tranquilos.
 

Leo Skorpio

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Esse 1.5 é legal. Especialmente por ser bem novo, 2015/16. Um pouco acima do orçamento que pretendo, no entanto. Mas super novo e com certeza econômico. Valeu pela dica!
Vou cotar seguro, pelo menos. A versão 2.0 ficou com seguro caro, mas a 1.5, vai que...
 

Leo Skorpio

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Já que você falou em V40, pensei na Mercedes A200 também. Não custa olhar.
 

Leo Skorpio

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É, cotei seguro dos dois veículos.

Volvo V40 1.5 2015/16 - R$ 3950,00 (não tá bom, mas é aceitável).
Mercedes A200 13/14 - R$ 3.468,00 (gostei).

Cotei também a mercedes A200 ano 15/15 mas o valor ficou na casa dos R$ 5.076,00. Bem acima.
 

Leo Skorpio

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Curti bastante a A200, mas tô achando cada reclamação sobre o carro de coisas muito amadoras, incompatíveis com uma mercedes. Tenso.
 

nyck

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focus, fusion, azera, jetta. pensaria neles
 

Leo Skorpio

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Obrigado pelas dicas.
Fusion e Azera estão na minha lista. Focus acho que tá um pouco abaixo e Jetta é um ótimo carro, mas já tive e considero esteticamente um tanto sem graça.
 
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