Leo Skorpio
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Tema bastante complexo pra mim. Primeiro porque sempre acabo pesquisando em demasia sobre os modelos, segundo porque pretendo manter por muito tempo (uns 5 anos, pelo menos. Então a escolha tem que ser bem pensada) e terceiro porque sou indeciso mesmo. Hehehe
Critérios importantes:
Primeiro de tudo: tem que ser automático. Esse critério é fundamental pra mim e não dispenso.
Segundo: Rodo pouco (menos de 8 mil km por ano) e quero um carro que gaste menos que meu veículo atual (tanto em manutenção, seguro quanto - menos importante já que rodo pouco - combustível). Hoje tenho uma Land Rover Freelander 2 3.2 i6 HSE 2010. Quanto menos eu gastar em relação a ela, melhor).
Terceiro: apesar de estar procurando usar critérios racionais na compra, não dispenso o apelo emocional (afinal sou solteiro, sem filhos e essa é a hora pra se deixar levar um pouco pela emoção. Hehehehe) e itens de conforto, justamente porque pretendo ficar muito tempo com o veículo e sei que se emocionalmente o carro não me agradar, não vou mantê-lo por tanto tempo (vide o Jetta Tsi 2.0 que tive antes. Carro maravilhoso, andava muito, cheio de mimos, mas o fato de ter um visual externo "sem graça", fez-me trocá-lo no final das contas).
Quarto: Evito ao máximo comprar carro zero. Justamente por conta da desvalorização dos dois, três primeiros anos. Mas não descarto completamente a hipótese.
Quinto: Tenho uma garagem que comporta no máximo um carro de 4,70m de comprimento e 1,90m de largura. Logicamente quanto menor for, melhor pra não ficar passando sufoco na hora de guardar. Mas tenho algumas opções de carros grandes que me fazem até considerar quebrar a garagem pra ampliar o espaço ou mesmo pagar estacionamento por fora.
Dito tudo isso, vamos as opções que achei interessante em minhas pesquisas e seus respectivos problemas (e é aí que gostaria de contar com a ajuda de vocês pra escolher o melhor custo-benefício dentro destes critérios, o mais racional dentre as escolhas emocionais, por assim dizer. =D).
1) Volkswagen Fusca 2.0 Tsi (à partir de 2013):
Como já tive um Jetta Tsi, sei que a mecânica é boa. Porém aparentemente bebe mais, tem menos espaço e menos itens de conforto que seu irmão "bundudo". O Jetta eu achava sem graça, mas esse Fusquinha esbanja muito charme e desempenho. Oferece menos que o Jetta, mas tem o apelo emocional.
2) BMW 320i, 118i (ou 116i) (à partir de 2013):
O carro bebe muito pouco, tem o charme de uma BMW e mecânica aparentemente confiável. O preço dos 116i e dos 118i são bem similares, por isso coloquei-os juntos aqui. Preciso estudar melhor as diferenças - além do desempenho - entre os modelos. Minhas preocupações são com seguro principalmente.
3) Mercedes C180 (à partir de 2013):
Idem aos citados acima. Mesmos "vícios e mesmas virtudes".
4) Hyundai Azera e Fusion Titanium AWD (à partir de 2013):
Oferecem muitos itens de série (mais que qualquer outro carro da lista), o que me agrada MUITO! Parecem muito confortáveis e pelo que andei sondando o seguro de qualquer um dos dois deve ficar mais barato que dos modelos premium citados acima. Problemas: nenhum dos dois caberia na minha garagem. O Fusion tem o Park Assist que acho muito legal e deve beber menos que o Azera, por outro lado o Azera é mais bonito e mais barato.
5) Kia Optima 2.4 (à partir de 2013):
Sofre dos mesmos problemas dos dois acima. Carro muito grande pra minha garagem, porém acho o modelo muito lindo e é mais barato do que os grandalhões do item 4. Infelizmente a Kia não o está trazendo mais pra cá, a disponibilidade de peças deve ser menor e aparentemente o carro oferece bem menos mimos que Azera e Fusion. Por isso este já estou quase descartando.
6) Toyota Prius (à partir de 2015):
Escolha completamente racional. Tem consumo de moto praticamente e as manutenções são bastante em conta (é um Toyota, afinal). Problema é que um modelo 2015 excede um pouco o meu orçamento e o carro é FEIO que dói! Poderia ver um 2013, mas aí já está muito próximo do período de duração da bateria, que é de 10 anos. E a bateria é cara. Considero também o Lexus CT200H ano 2013 que compartilha quase tudo com o Prius, porém é bem mais bonito e completo que o toyota (lógico, custa mais caro também).
7) Mercedes B200 (à partir de 2013:
Não gosto muito de minivan, mas é um Mercedes e isso acaba compensando essa "falha". Hehehe
No mais o modelo tem tamanho bom, é bastante econômico e também tem Park Assist, que como disse no Fusion, é bem legal! Sofre basicamente dos mesmos problemas das BMWs e Mercedes citadas acima. A diferença é que é mais feia por um lado, mas tem uns mimos legais e sai mais em conta por outro.
8) Audi A5 (à partir de 2011):
O carro deve ter seguro muito caro, é grande, mas é LINDO DEMAIS! Não tem como o lado emocional não GRITAR para que ao menos eu dê uma olhada no modelo com carinho, mas me assusta um pouco a possibilidade de pegar um e me arrepender por gastar demais, fugindo completamente da ideia racional ao trocar de carro.
9) Suzuki Grand Vitara (à partir de 2013):
A mecânica é simples, o carro é alto (o que é bom quando alaga em época de chuvas e pra encarar a buraqueira da cidade) e robusto. A grande vantagem é o preço de compra, muuuito abaixo dos outros modelos citados aqui. O ruim é o consumo. Seguro aparentemente sai um pouco mais caro do que eu esperava.
10) Kia Sorento (à partir de 2013):
Outra SUV, a mais bonita dentre as 3 da lista (na minha opinião). Também é alta, bebe tanto ou mais que o Grand Vitara e custa bem mais caro que ele. Porém é muito mais bonita e acredito que oferece mais mimos também. Apela mais pro lado emocional. Acho que o seguro deve ter preço similar, não tenho certeza.
11) Toyota Rav4 (à partir de 2013):
Último veículo da lista, o terceiro SUV. Tem a mesma vantagem dos outros dois, porém com manutenção mais barata e maior economia de combustível. Entretanto, por outro lado, custa caro e aparentemente não oferece tantos mimos assim. Eu diria ser o equivalente racional da Sorento.
Enfim...sei que ficou bem longo o texto, mas espero que alguém esteja disposto a encarar essa "Odisséia" de palavras para me ajudar.
Audis A1 e A3 eu descartei. Esse câmbio DSG com caixa seca parece dar muito problema e o meu mecânico de confiança confirmou que de fato dá mesmo. Quero tranquilidade e não aumentar ainda mais minha amizade com o mecânico. Hehehehe
Qualquer outra sugestão que se enquadre nestes quesitos, será bem vinda.
Desde já agradeço a paciência e boa vontade em ajudar.
Critérios importantes:
Primeiro de tudo: tem que ser automático. Esse critério é fundamental pra mim e não dispenso.
Segundo: Rodo pouco (menos de 8 mil km por ano) e quero um carro que gaste menos que meu veículo atual (tanto em manutenção, seguro quanto - menos importante já que rodo pouco - combustível). Hoje tenho uma Land Rover Freelander 2 3.2 i6 HSE 2010. Quanto menos eu gastar em relação a ela, melhor).
Terceiro: apesar de estar procurando usar critérios racionais na compra, não dispenso o apelo emocional (afinal sou solteiro, sem filhos e essa é a hora pra se deixar levar um pouco pela emoção. Hehehehe) e itens de conforto, justamente porque pretendo ficar muito tempo com o veículo e sei que se emocionalmente o carro não me agradar, não vou mantê-lo por tanto tempo (vide o Jetta Tsi 2.0 que tive antes. Carro maravilhoso, andava muito, cheio de mimos, mas o fato de ter um visual externo "sem graça", fez-me trocá-lo no final das contas).
Quarto: Evito ao máximo comprar carro zero. Justamente por conta da desvalorização dos dois, três primeiros anos. Mas não descarto completamente a hipótese.
Quinto: Tenho uma garagem que comporta no máximo um carro de 4,70m de comprimento e 1,90m de largura. Logicamente quanto menor for, melhor pra não ficar passando sufoco na hora de guardar. Mas tenho algumas opções de carros grandes que me fazem até considerar quebrar a garagem pra ampliar o espaço ou mesmo pagar estacionamento por fora.
Dito tudo isso, vamos as opções que achei interessante em minhas pesquisas e seus respectivos problemas (e é aí que gostaria de contar com a ajuda de vocês pra escolher o melhor custo-benefício dentro destes critérios, o mais racional dentre as escolhas emocionais, por assim dizer. =D).
1) Volkswagen Fusca 2.0 Tsi (à partir de 2013):
Como já tive um Jetta Tsi, sei que a mecânica é boa. Porém aparentemente bebe mais, tem menos espaço e menos itens de conforto que seu irmão "bundudo". O Jetta eu achava sem graça, mas esse Fusquinha esbanja muito charme e desempenho. Oferece menos que o Jetta, mas tem o apelo emocional.
2) BMW 320i, 118i (ou 116i) (à partir de 2013):
O carro bebe muito pouco, tem o charme de uma BMW e mecânica aparentemente confiável. O preço dos 116i e dos 118i são bem similares, por isso coloquei-os juntos aqui. Preciso estudar melhor as diferenças - além do desempenho - entre os modelos. Minhas preocupações são com seguro principalmente.
3) Mercedes C180 (à partir de 2013):
Idem aos citados acima. Mesmos "vícios e mesmas virtudes".
4) Hyundai Azera e Fusion Titanium AWD (à partir de 2013):
Oferecem muitos itens de série (mais que qualquer outro carro da lista), o que me agrada MUITO! Parecem muito confortáveis e pelo que andei sondando o seguro de qualquer um dos dois deve ficar mais barato que dos modelos premium citados acima. Problemas: nenhum dos dois caberia na minha garagem. O Fusion tem o Park Assist que acho muito legal e deve beber menos que o Azera, por outro lado o Azera é mais bonito e mais barato.
5) Kia Optima 2.4 (à partir de 2013):
Sofre dos mesmos problemas dos dois acima. Carro muito grande pra minha garagem, porém acho o modelo muito lindo e é mais barato do que os grandalhões do item 4. Infelizmente a Kia não o está trazendo mais pra cá, a disponibilidade de peças deve ser menor e aparentemente o carro oferece bem menos mimos que Azera e Fusion. Por isso este já estou quase descartando.
6) Toyota Prius (à partir de 2015):
Escolha completamente racional. Tem consumo de moto praticamente e as manutenções são bastante em conta (é um Toyota, afinal). Problema é que um modelo 2015 excede um pouco o meu orçamento e o carro é FEIO que dói! Poderia ver um 2013, mas aí já está muito próximo do período de duração da bateria, que é de 10 anos. E a bateria é cara. Considero também o Lexus CT200H ano 2013 que compartilha quase tudo com o Prius, porém é bem mais bonito e completo que o toyota (lógico, custa mais caro também).
7) Mercedes B200 (à partir de 2013:
Não gosto muito de minivan, mas é um Mercedes e isso acaba compensando essa "falha". Hehehe
No mais o modelo tem tamanho bom, é bastante econômico e também tem Park Assist, que como disse no Fusion, é bem legal! Sofre basicamente dos mesmos problemas das BMWs e Mercedes citadas acima. A diferença é que é mais feia por um lado, mas tem uns mimos legais e sai mais em conta por outro.
8) Audi A5 (à partir de 2011):
O carro deve ter seguro muito caro, é grande, mas é LINDO DEMAIS! Não tem como o lado emocional não GRITAR para que ao menos eu dê uma olhada no modelo com carinho, mas me assusta um pouco a possibilidade de pegar um e me arrepender por gastar demais, fugindo completamente da ideia racional ao trocar de carro.
9) Suzuki Grand Vitara (à partir de 2013):
A mecânica é simples, o carro é alto (o que é bom quando alaga em época de chuvas e pra encarar a buraqueira da cidade) e robusto. A grande vantagem é o preço de compra, muuuito abaixo dos outros modelos citados aqui. O ruim é o consumo. Seguro aparentemente sai um pouco mais caro do que eu esperava.
10) Kia Sorento (à partir de 2013):
Outra SUV, a mais bonita dentre as 3 da lista (na minha opinião). Também é alta, bebe tanto ou mais que o Grand Vitara e custa bem mais caro que ele. Porém é muito mais bonita e acredito que oferece mais mimos também. Apela mais pro lado emocional. Acho que o seguro deve ter preço similar, não tenho certeza.
11) Toyota Rav4 (à partir de 2013):
Último veículo da lista, o terceiro SUV. Tem a mesma vantagem dos outros dois, porém com manutenção mais barata e maior economia de combustível. Entretanto, por outro lado, custa caro e aparentemente não oferece tantos mimos assim. Eu diria ser o equivalente racional da Sorento.
Enfim...sei que ficou bem longo o texto, mas espero que alguém esteja disposto a encarar essa "Odisséia" de palavras para me ajudar.
Audis A1 e A3 eu descartei. Esse câmbio DSG com caixa seca parece dar muito problema e o meu mecânico de confiança confirmou que de fato dá mesmo. Quero tranquilidade e não aumentar ainda mais minha amizade com o mecânico. Hehehehe
Qualquer outra sugestão que se enquadre nestes quesitos, será bem vinda.
Desde já agradeço a paciência e boa vontade em ajudar.