O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ajuda Unidade Óptica Dreamcast

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Pessoal estou precisando de ajuda com meu dreamcast, acontece que ele quebrou o bigmotor e a BA, blz troquei os dois, mas fazia muito tempo que estava parado e nem sabia se ele estava lendo algo. Fiz a calibragem do leitor usando multímetro, acima de 700 nem lê nada, em 650 lê música, em 550 ele fica tentando ler um tempo e para.
A minha dúvida é saber qual o valor correto da resistência do leitor e se é normal o CD balançar de leve enquanto gira. Acredito que o leitor ja era, mas precisava dessas infos. Obrigado.

Heimviado de um S7 Edge usando TeTaTalk.
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.440
Pontos
354
Não existe uma regulagem exata para o leitor pois cada leitor se comporta de forma diferente,o que vc pode fazer é ir ajustando milimetricamente e sempre medindo com o multimetro até obter uma boa leitura,lembrando que o laser é um diodo emissor de luz e o resistor variável (AKA Trimpot) quanto menor a resistência,maior o foco de laser emitido e quanto maior a resistência,menor o foco de laser emitido.
Recomendo fazer o ajuste usando um jogo original e ter bastante cuidado com o flat do leitor que costuma partir com facilidade.

Sobre o disco estar tremendo,não é normal não,possivelmente o clamp esta empenado ou sem pressão o suficiente para prender o disco.
Outra fator importante na leitura é a altura do clamp,se estiver muito alto vc vai esgoelar o laser e não vai conseguir calibrar.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Não existe uma regulagem exata para o leitor pois cada leitor se comporta de forma diferente,o que vc pode fazer é ir ajustando milimetricamente e sempre medindo com o multimetro até obter uma boa leitura,lembrando que o laser é um diodo emissor de luz e o resistor variável (AKA Trimpot) quanto menor a resistência,maior o foco de laser emitido e quanto maior a resistência,menor o foco de laser emitido.
Recomendo fazer o ajuste usando um jogo original e ter bastante cuidado com o flat do leitor que costuma partir com facilidade.

Sobre o disco estar tremendo,não é normal não,possivelmente o clamp esta empenado ou sem pressão o suficiente para prender o disco.
Outra fator importante na leitura é a altura do clamp,se estiver muito alto vc vai esgoelar o laser e não vai conseguir calibrar.
Obrigado amigo, olha acho que o clamp não está 100% mesmo, a melhor regulagem foi em 380 pra ler música, lê perfeitamente sem engasgar mas jogo n lê mesmo em nenhuma regulagem. O clamp está perto sim, coloquei mais perto que consegui, veja a foto. Acho que vou comprar outro leitor mesmo, se lê música de boas acho que é o leitor mesmo que já era... [emoji53]

c77cc67331c1f9abee9c588ed4cf54fc.jpg


Heimviado de um S7 Edge usando TeTaTalk.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Ainda na busca de alguma ajuda, ja baixei o clamp, levantei mais, baixei a unidade, subi... Enfim a distancia não pode ser... Testei com outras 2 unidades e nada, tudo ajustado no multímetro. Troquei também o cabo flat, e nada.... Voltei o laser original, ele esta acendendo e dando mesmo resultado dos outros... Ta fueda, alguma dica de ouro? ;/
 

R0ny_K3t

Supra-sumo
Mensagens
1.654
Reações
200
Pontos
164
Será que esse seu clamp não está "torto", especialmente depois que vc mesmo diz ter trocado o big motor, analise com cuidado (rodando com um CD devagar nele), e veja tem flutuações na altura da borda do CD quando ele roda, não deve ter.
Esse tipo de clamp costuma ser bem frágil ao ser retirado do pino do big motor, entortando com facilidade (mesmo que não seja tão visível a olho nu, o CD rodará com bastante flutuação).
Além disso o big motor também está bem alinhado ao centro do conjunto óptico (com o auxílio lá dos parafusos que prendem ele)?
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Será que esse seu clamp não está "torto", especialmente depois que vc mesmo diz ter trocado o big motor, analise com cuidado (rodando com um CD devagar nele), e veja tem flutuações na altura da borda do CD quando ele roda, não deve ter.
Esse tipo de clamp costuma ser bem frágil ao ser retirado do pino do big motor, entortando com facilidade (mesmo que não seja tão visível a olho nu, o CD rodará com bastante flutuação).
Além disso o big motor também está bem alinhado ao centro do conjunto óptico (com o auxílio lá dos parafusos que prendem ele)?
Obrigado pela resposta, então eu verifiquei melhor o clamp, se tem alguma flutuação é mínima muito pouco, se n pode ter nada então pode ser isso, complicado é achar outro clamp... O motor eu utilizei um paralelo, então não usei nada dq tinha antes segurando o bigmotor, segui um tutorial no YouTube onde coloquei 4 calços iguais, aparentemente está alinhado no centro mesmo pq o clamp não bate em nada mesmo colocando ele bem pra dentro, no espaço exato que tem ali... Mas agora consegui um motor original, vou tentar montar ele pra ver, mas não sei não..

Heimviado de um S7 Edge usando TeTaTalk.
 


GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Aldighieri disse:
(...)O motor eu utilizei um paralelo, então não usei nada dq tinha antes segurando o bigmotor, segui um tutorial no YouTube onde coloquei 4 calços iguais, aparentemente está alinhado no centro mesmo pq o clamp não bate em nada mesmo colocando ele bem pra dentro, no espaço exato que tem ali... Mas agora consegui um motor original, vou tentar montar ele pra ver, mas não sei não..

Com motor diferente do original dificilmente dá certo, ou pode até dar mas irá requerer ajustes fora do padrão. O motor spindle do DC é sensível às especificações, requer voltagem e RPM corretos. É fundamental que o motor seja original e em boas condições, caso contrário ficará perdido na tentativa de isolar o(s) problema(s).
 
Topo Fundo