O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ajudar uma pessoa desorganizada financeiramente [Deem conselhos+Desabafo+imóvel]

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.044
Reações
17.748
Pontos
1.094
Em primeiro lugar minha familia não tem experiencia com compra de imoveis pois um nucleo da minha familia mora no mesmo lugar a 50 anos e o outro (pais da minha mãe) mora de aluguel ou nas casas proprias dos maridos (irmãs da minha mãe que casaram)

Minha mãe separou do meu pai em 2012 e mora com a minha avó de aluguel (de quem ela cuida desde que ela é casada na vdd)
Essa minha avó em 2012 recebia uma pensão da marinha de 1200R$ e essa valor aumentou pra 2800, depois 3200 depois 3800 e a partir do mês que vem será 4800. E nesses 5 anos que minha mãe "administra" (entre parentese pq minha avó é lúcida e sabe muito bem quanto ganha e gosta de gastar,e minha mãe em algum tipo de ética não toma o dinheiro da minha avó na mão "firme" pq o dinheiro realmente é da minha avó certo?) esse dinheiro ela conseguiu juntar *miséros 50 mil reais* quando na verdade ela já deveria ter juntado uns 120 mil e comprado algum imovel pensando no futuro dela,mas inves disso minha mãe e minha avó quase sempre gastaram todo o dinheiro do mês,muitas vezes até antes do dia 20...minha mãe não é uma má pessoa ela só não sabe adm dinhero,e lidar com lojas,cartões etc,vou ilustrar com 2 exemplos:

Um belo dia ela teve vontade de ter TV a cabo,ela ligou pra Sky e agendou a instalação,eles nunca vieram instalar,de alguma forma ela colocou pra cobrança vir no cartão de credito e veio lá '200 reais sky' (e pior que ela tinha botado um plano de 100) que ela se recusou a pagar e depois virou uma bola de neve que ela acabou pagando num acordo com o banco pq tinha compras realmente dela naquele cartão,mas a cobrança indevida acabpu vindo junto pq njá não tinha mais como dissociar uma coisa da outra.

Uma compra dela na riachuelo em janeiro de 100 reais virou uma divida de 400 reais pq minha mãe alega que pagou mas eles dizem que não pagou (minha mãe não guarda comprovante e lembra nem o que comprou) e isso acontece o tempo todo!!!

A minha mãe quer ter uma casa mas a relação dela com gastos é: vou viver um dia de cada vez,deus proverá.

Só pra não culpar só minha mãe,minha avó tem problemas psiquiatricos (sim, eu disse que ela é lucida,mas ela tem aquele negocio de achar que tem todas as doenças do mundo sabe?) e gasta mil reais por mes com remedios,metade desse valor é desnecessario pq minha avó tem depressão e chama o motoboy da farmacia de 3 a 6x por dia pra comprar remedio só pra ter com quem conversar (é sério isso que eu to falando)
Dai como mes que vem vai vir quase 5000 reais de pensaõ eu tava pensando numa medida desesperada em meter a minha mãe num financiamento de perder de vista as parcelas utilizando o dinheiro da minha avó pra ir quitando as parcelas mas a minha avó já tem 74 anos e um monte de doenças (de verdade e de mentira) então ela pode acabar endividada e sem quitar o imovel. Mas nem precisam me aconselhar em não fazer isso pq nem sequer será possivel dada a renda atual da minha mãe+idade da minha avó

Isso tudo me deixa muito triste pq esse periodo que minha avó ganhava 3200 a 3800 compreende um tempo de mais de 4 anos e o custo de vida real delas duas é coisa de 2,5 mil poucos reais (ela paga um aluguel muito barato,mas foi pura sorte isso),o resto é falta de controle mesmo.

Isso pq eu ainda não mencionei que,ao contrario do que vcs possam estar pensando,a minha mãe não é uma pessoa que fica em casa esfarelando o dinheiro da minha avó,ela SEMPRE trabalhou esse salario da minha mãe TAMBEM é gasto,minha mãe não fica em casa fazendo nada,ela trabalha,mas consegue gastar todo o dinheiro dela mesmo que os custos essenciais da casa sejam pagos pela minha avó...ela compra roupa,gasta com o carro dela que é uma maquina de sugar dinheiro (ipva,reparos,gasolina,seguro),lazer,comer fora as vezes etc
Nesse periodo que ela trabalhou o salario variou entre 1000 e 3200 reais,dinheiro que,durante mais de 4 anos mesmo gastando um pouco com lazer e gasolina todo mês,daria uma boa quantia somada ao dinheiro da minha avó,atualmente minha mãe recebe um salario minimo
------------------------------
Eu to muito pra baixo com essa situação toda e penso que a minha mãe perdeu a oportunidade da vida dela de ter um patrimonio,realizar o sonho dela da casa propria,mas,desde que ela começou a "adm" o dinheiro da minha avó e o dela,foi simplesmente gastando com tudo que julgava necessário dia após dia e aqui está ela 5 anos depois,com uma quantia de dinheiro que não dá nem pra comprar um terreno onde moramos,quanto mais construir uma coisa e pagar a mão de obra,e pior que moramos numa área que existem excelentes pedreiros com preço razoável,material de construção bruto/alvenaria tb é abaixo dos preços de mercado e as lojas de material de const. oferecem generosos descontos a vista,acabamento é caro em qualquer lugar mesmo.

Aos que curtem aluguel,respeito a opinião de vcs,mas na nossa familia,no nosso ponto de vista,na nossa (ins)estabilidade financeira,e principalmente,no local onde moramos é uma tremenda vantagem ter casa própria.

@ZNP @François @xala_may @j0kk3r @jasque @matroska
 
Ultima Edição:

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Cara, de verdade isso ai tem mais jeito nao. São pessoas ja formadas, pelo que já passei e se você ja deu seus conselhos, foi ainda chamado de chato.
Se ta sobrando da graças a Deus, pois ainda não ta faltando. boa sorte.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.044
Reações
17.748
Pontos
1.094
Queria que vcs me ajudassem com alguns conselhos do que fazer nessa situação,sei que a renda não é exatamente altissima e seria um trabalho de formiguinha correr atrás do tempo perdido todos esses anos...perdemos uma oportunidade de uma casa de 120 mil (somente a vista) casa enorme,quintal,2 quartos 2 banheiros que poderiamos comprar se tivessemos juntado uma quantia legal
Mas aqui está vendendo umas casinhas simpáticas num bairro vizinho que é FODA,por 190 a 220 mil,como juntar essa quantia numa familia financeiramente mal educada? Me ajudem!
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Lembra a minha avó. Também pensionista mas do exército, só que com meu tio imprestável na aba dela só sugando. E pior que depois de velha se meteu com dois homens velhos que sugavam bastante também. A diferença é que a minha avó conseguiu construir um patrimônio. Por mais doida que ela fosse às vezes, ela tendia a ser mais muquirana do que gastadora. Lembro de ir lá e nem ter o que comer direito, por exemplo. Não tem muita mágica, pois o negócio é gastar menos do que ganha e pelo menos nesse caso sua mãe também ganha e sua avó ainda terá um aumento de pensão.

Uma coisa que tem que ser vista é quantas irmãs sua mãe tem porque essa pensão irá para elas quando sua avó falecer. Grande potencial de sua mãe continuar a rotina gastadora.

Sobre o financiamento, bom, o complicado é que sua avó realmente tem idade e pouca grana para dar uma entrada pesada. Se ela fizer um financiamento longo é bem provável que ela morra com o financiamento em andamento e tem que ver legalmente o que pode desdobrar disso. Lembre-se que na hora do inventário sempre tem tudo para dar m****.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.044
Reações
17.748
Pontos
1.094
Uma coisa que tem que ser vista é quantas irmãs sua mãe tem porque essa pensão irá para elas quando sua avó falecer. Grande potencial de sua mãe continuar a rotina gastadora.
Isso é algo que eu deixei de fora do relato,minha avó tem 4 filhos,e tirando a minha mãe que mora com ela,nenhum visita a minha avó pra nada (maior parte dos problema de saúde dela é por causa disso,solidão,depressão etc)
São 3 mulheres e um homem,então seria dividido por 3...mas sinceramente cara? A gente nem conta muito com isso pq é o mesmo que ponderar a morte da minha avó...e só de dividir por 3 dá um dinheiro mais ou menos...vira e mexe algum lugar a gente ouve que as filhas não estão dividindo o valor integral da pensão e sim 50%,a gente não sabe quais são os termos que valerá quando a hora chegar,mesmo que meu avô tenha se aposentado na decada de 80 (valendo as leis antigas) a gente nunca espera nada de muito bom vindo da burocracia BR
Ah esqueci de mencionar que desses 4 filhos,saíram 9 netos que só eu visito tb

Sobre o financiamento, bom, o complicado é que sua avó realmente tem idade e pouca grana para dar uma entrada pesada. Se ela fizer um financiamento longo é bem provável que ela morra com o financiamento em andamento e tem que ver legalmente o que pode desdobrar disso. Lembre-se que na hora do inventário sempre tem tudo para dar m****.
Financiamento eu sei que não vai haver mesmo,desisti dessa ideia idiota,o jeito é se conformar e juntar dinheiro mesmo eu (quando puder,estou desempregado),minha mãe e minha avó,mesmo que eu tenha que reeduca-las.
Em relação ao inventário fariamos de uma forma que fosse tudo pra minha mãe,pois como tu leu no relato acima nenhum filho visita mais,inclusive minha tia liga apenas dias 5 e 6 do mês pra pedir $$$
Mas aí precisariamos da ajuda de um contador/advogado pra fazer tudo certinho em cartorio pra não dar m****
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Pelo que até onde sei vc não pode excluir ninguém do inventário. Sua vó pode doar os 50% dela p sua mãe os outros vão ser divididos pelos seus tios. Mas esperar alguém na área p informar melhor.
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Isso é algo que eu deixei de fora do relato,minha avó tem 4 filhos,e tirando a minha mãe que mora com ela,nenhum visita a minha avó pra nada (maior parte dos problema de saúde dela é por causa disso,solidão,depressão etc)
São 3 mulheres e um homem,então seria dividido por 3...mas sinceramente cara? A gente nem conta muito com isso pq é o mesmo que ponderar a morte da minha avó...e só de dividir por 3 dá um dinheiro mais ou menos...vira e mexe algum lugar a gente ouve que as filhas não estão dividindo o valor integral da pensão e sim 50%,a gente não sabe quais são os termos que valerá quando a hora chegar,mesmo que meu avô tenha se aposentado na decada de 80 (valendo as leis antigas) a gente nunca espera nada de muito bom vindo da burocracia BR
Ah esqueci de mencionar que desses 4 filhos,saíram 9 netos que só eu visito tb


Financiamento eu sei que não vai haver mesmo,desisti dessa ideia idiota,o jeito é se conformar e juntar dinheiro mesmo eu (quando puder,estou desempregado),minha mãe e minha avó,mesmo que eu tenha que reeduca-las.
Em relação ao inventário fariamos de uma forma que fosse tudo pra minha mãe,pois como tu leu no relato acima nenhum filho visita mais,inclusive minha tia liga apenas dias 5 e 6 do mês pra pedir $$$
Mas aí precisariamos da ajuda de um contador/advogado pra fazer tudo certinho em cartorio pra não dar m****
Todas as mulheres vão receber pensão, a não ser que recebam outra pensão e terá que optar. Na minha família está dando algum rolo porque essa regra começou a vigorar há pouco e uma tinha minha ficou furiosa porque além da aposentadoria dela, ganha a pensão do meu tio falecido e queria receber também essa fatia do meu avô. Então esses detalhes é que vão pegar na hora. Netas e tal não recebem isso, morre com as filhas.

Tem que ver então alguma aplicação a qual a grana vá direto da conta para ela, para ver se ao menos esqueçam que essa fatia da pensão entra na conta. Do jeito que falou, o que tiver lá elas vão usar para qualquer coisa, mas se não estiver ao menos não poderão usar. Embora elas se enrolem gastando com bobagem e esquecendo algumas coisas, parece-me que elas não se endividam e isso é bom.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.044
Reações
17.748
Pontos
1.094
Pelo que até onde sei vc não pode excluir ninguém do inventário. Sua vó pode doar os 50% dela p sua mãe os outros vão ser divididos pelos seus tios. Mas esperar alguém na área p informar melhor.
Então cara isso que vc falou provavelmente tá certo,a questão é que o inventário da minha avó HOJE seria oq? Nada.

Se o imovel fosse ser comprado seriam com 3 pessoas reunindo o dinheiro,e seria comprado no nome da minha mãe (ou até no meu se eu tiver confiante na minha situação financeira no momento da compra) o problema eu acho seria eu ou minha mãe explicarmos pra receita como arrumamos o dinheiro pra comprar um imovel de 120 ou 190 ou 200 mil que são as opções que tem por aqui. Teriamos que de alguma forma formalizar (em cartorio ou em forma de testamento sl) doações $$$ mensais da minha avó pra gente e eu nem sei se isso existe,posso estar falando m****, @firulero ajuda aí
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.044
Reações
17.748
Pontos
1.094
Tem que ver então alguma aplicação a qual a grana vá direto da conta para ela, para ver se ao menos esqueçam que essa fatia da pensão entra na conta. Do jeito que falou, o que tiver lá elas vão usar para qualquer coisa, mas se não estiver ao menos não poderão usar. Embora elas se enrolem gastando com bobagem e esquecendo algumas coisas, parece-me que elas não se endividam e isso é bom.
É o que eu pretendo fazer a partir do mes que vem mesmo,programar uma transferencia automática pra uma poupança ou até mesmo Tesouro Direto e deixar só o essencial pra ela que é aprox 3000/mês o que eu já acho um exagero,aí eu vou obrigar a minha mãe a contribuir com essa aplicação e mais no futuro eu coloco algo tb
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Tem como você assumir os gastos? se sim basta você dar uma de tesoureiro e pagar somente o essencial.
Não tem muito o que fazer, a unica maneira é você assumir o gerenciamento do dinheiro na casa.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.044
Reações
17.748
Pontos
1.094
Tem como você assumir os gastos? se sim basta você dar uma de tesoureiro e pagar somente o essencial.
Não tem muito o que fazer, a unica maneira é você assumir o gerenciamento do dinheiro na casa.
Da minha mãe eu posso tesourar tudo que achar inutil,mas da minha avó,apesar dela concordar que a gente tem que mudar nossos gastos,entra num ouvido e sai pelo outro,só fazendo transferencia automatica no dia que cai o dinheiro,pq ela gasta até zerar,ja aconteceu de zerar a pensão do mês em 8 dias,só que as contas essenciais (luz,telefone,aluguel,comida etc) ja tinham sido pagas então ninguem passou necessidade
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Da minha mãe eu posso tesourar tudo que achar inutil,mas da minha avó,apesar dela concordar que a gente tem que mudar nossos gastos,entra num ouvido e sai pelo outro,só fazendo transferencia automatica no dia que cai o dinheiro,pq ela gasta até zerar,ja aconteceu de zerar a pensão do mês em 8 dias,só que as contas essenciais (luz,telefone,aluguel,comida etc) ja tinham sido pagas então ninguem passou necessidade
Mas estou falando administrar tudo, não tem como você conversar com sua mãe e praticamente "tomar" o dinheiro da sua vó e você gerencia-lo?
Você atuaria como um tesoureiro, simplesmente controlaria o fluxo de dinheiro e poderia fazer um intermédio entre sua vó/mãe e o dinheiro, você administraria as finanças e tudo que elas precisassem no dia a dia pediriam a você.
Tipo: meu pai ganhou 50 reais, os 50 reais estão comigo, se ele precisar de alguma coisa pedirá a min e eu analisarei o seu pedido.
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Então cara isso que vc falou provavelmente tá certo,a questão é que o inventário da minha avó HOJE seria oq? Nada.

Se o imovel fosse ser comprado seriam com 3 pessoas reunindo o dinheiro,e seria comprado no nome da minha mãe (ou até no meu se eu tiver confiante na minha situação financeira no momento da compra) o problema eu acho seria eu ou minha mãe explicarmos pra receita como arrumamos o dinheiro pra comprar um imovel de 120 ou 190 ou 200 mil que são as opções que tem por aqui. Teriamos que de alguma forma formalizar (em cartorio ou em forma de testamento sl) doações $$$ mensais da minha avó pra gente e eu nem sei se isso existe,posso estar falando m****, @firulero ajuda aí

Se comprar no nome da sua mãe e algum tio reclamar vão p justiça, pois teve grana da avó. Ou seja herança. Cara isso é bem complicado se os tios estão nem ai, e se aceitarem algo tem que registrar em cartório. Mas acho que não existe esse tipo de doação em vida. Uma opção seria vc pedir a curatela da sua vó, mas como vc disse que ela é mentalmente normal, difícil um juiz dar ganho de causa.
Acho mais interessante vc tentar administrar a grana e fazer uma reserva. mas ninguém gosta de ser podado.
Pau que nasce torto morre torto. E você vai sair como o vilão.
 

Flavius Maximus

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.336
Reações
10.731
Pontos
704
Situação difícil hein, minha mãe também recebe um dinheiro que conseguiu por aposentadoria como Dona de casa, não é muito mas é um dinheiro dela. O que eu fico puto é com minha irmã que como o relato ai da sua mãe também não sabe administrar dinheiro, toda hora que sai na rua volta cheia de bolsas, ela é professora dá aula em 2 horários ganha muito bem mas não tem nada. O nome já foi pro spc perdeu vários cartões e tudo mais, o problema que quando falta dinheiro pra pagar as contas que ela arruma minha mãe vai e intera com o pouco que ganha sem eu saber.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Minha sugestão é se desvincular disso imediatamente. Como muitos já falaram, vc não vai conseguir reeducar essas pessoas, só vai ter confusão. Não sei sua idade e condição, se falou perdi na leitura, mas vc deve preparar o seu e seguir seus objetivos.
Ficar nesse meio, tanto com sua mãe e avó ou seus parentes que vivem há gerações acomodados com a herança, o que é cada vez menor pq a família cresce (ontem era um filho herdeiro, agora são 3 netos desse filho, depois 2 bisnetos de cada neto, etc...) só vai te atrapalhar.
Não estou falando para deixar de ter família ou estar presente, só para ter sua condição e objetivos, caso ainda more com algum deles e receba salário, concentre você seu dinheiro, tenha sua educação financeira, ajude com o que pode dentro de um limite, não seja abusado e não se deixe abusar, mas não compare as rendas e ache obrigação de quem ganha mais sustentar quem ganha menos ou seu “luxo”, tmb não tenha gastos para ter que provar que não sobra dinheiro, seja educado, discreto e disciplinado.
Se quer um imóvel, pense no seu que verá com o tempo que foi o melhor para vc. Se pensa em viver de aluguel, vá para o aluguel na sua condição e tenha independência.
Comigo viver em família não dá certo, ainda moro no mesmo quintal e busco cada vez mais distância, é muita intromissão e qndo vc não paga aluguel, parece obrigado a doar dinheiro quando necessário, a família te olha assim, não importa sua renda, tem que dividir e eles “merecem” saber quanto você ganha, se comprar pizza ou delivery tem que dividir, se vai num bar encontrar amigos tá rico com dinheiro sobrando, se quer comer uma carne assada (só 0.500kg de contra filé) tem q chamar todo mundo e quem convida paga, se for dividir um churrasco é pão duro, se recebe algo pelo Correios que não seja conta, está comprando on-line então tem dinheiro sobrando. Vivi qse 25 anos em uma terreno com 4 famílias e era um pesadelo, mudei para um terreno com 2 casas e pensei que seria muito melhor, e é a mesma coisa só me lasquei. O dinheiro que gastei com reforma e ampliação na casa dos outros somariam uma boa entrada para algo próprio ou pelo menos 2 anos de aluguel numa casa razoável. Não me importo com terreno compartilhado, mas não pode ter familiares, não vou cair mais nessa roubada.
Minha condição financeira não permite sair para um aluguel hoje, mas estou me programando para isso.
Do jeito que andam as coisas se prepare para ter um lugar para sua mãe no futuro, o melhor que vc pode fazer e juntar algo com ela pedir para ela pensar em vcs dois, peça uma reserva dela por mês para guardarem, mostre um extrato para ela não achar q vc está pegando o dinheiro e que está sendo meio a meio, isso é bom até para você, mas não dou ano para ela quere gastar o que juntaram, seja para comprar algo ou pagar uma dívida que virou uma bola de neve, nisso sua parte vai rodar tmb.
Se cuida.

Enviado de meu XT919 usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.172
Reações
68.968
Pontos
1.529
Vocês já tem 50 mil?

Em uns 3 anos até dá pra conseguir alguma coisa, se for economizando

Aqui fazendo um cálculo grosseiro, economizando 2 mil por mês, rendendo 7% ao ano(ainda dá pra conseguir até mais):

03bnFNL.png


http://www.simuladorpoupanca.com
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
O ruim de comprarem algo juntos é que quando a sua avó se for o inventário ficará bem complicado. As irmãs e irmão irão querer fatiar o patrimônio e pouco importará se sua mãe ou você contribuíram, claro, a não ser que fique no nome de um de vocês dois mesmo.
 

Caronte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
3.003
Pontos
999
Eu acho que é melhor você não se meter nisso... Gente mais velha é teimosa e tende a desvalorizar conselhos/conhecimento de pessoas mais novas, principalmente se forem netos/filhos.

Sendo sua vó lúcida, ela pode DOAR 50% do PATRIMÔNIO dela para quem ela quiser, sem choro nem vela. Então daria para comprar um imóvel 50% no nome dela e 50% no nome de outro, financiar é fria, o imóvel precisa estar quitado.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.044
Reações
17.748
Pontos
1.094
O ruim de comprarem algo juntos é que quando a sua avó se for o inventário ficará bem complicado. As irmãs e irmão irão querer fatiar o patrimônio e pouco importará se sua mãe ou você contribuíram, claro, a não ser que fique no nome de um de vocês dois mesmo.
Cara primeiro é juntar, no processo a gente vê com um advogado de direito da familia como faria pra passar isso pra minha mãe ou pra mim

Aqui fazendo um cálculo grosseiro, economizando 2 mil por mês, rendendo 7% ao ano(ainda dá pra conseguir até mais):
Jasque,muito promissor esse calculo (ele não é grosseiro pq 2 mil ao mes é uma quantia que conseguiriamos poupar com algum esforço,ainda teria o que minha mãe poderia colocar (quando ela quer ela consegue economizar,mas é meio raro)

Então daria para comprar um imóvel 50% no nome dela e 50% no nome de outro, financiar é fria, o imóvel precisa estar quitado.
Vc ta me dizendo que,por exemplo poderia comprar um imovel 50% no nome da minha mãe e 50% no nome da minha avó e minha vó em vida pode deixar 50% do patrimonio dela pra minha mãe (assim minha mãe teria 100%)?
Desculpe a noobice
 
Ultima Edição:

Caronte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
3.003
Pontos
999
Cara primeiro é juntar, no processo a gente vê com um advogado de direito da familia como faria pra passar isso pra minha mãe ou pra mim


Jasque,muito promissor esse calculo (ele não é grosseiro pq 2 mil ao mes é uma quantia que conseguiriamos poupar com algum esforço,ainda teria o que minha mãe poderia colocar (quando ela quer ela consegue economizar,mas é meio raro)


Vc ta me dizendo que,por exemplo poderia comprar um imovel 50% no nome da minha mãe e 50% no nome da minha avó e minha vó em vida pode deixar 50% do patrimonio dela pra minha mãe (assim minha mãe teria 100%)?
Desculpe a noobice
Mais ou menos, não existe modo de deixar 100% para sua mãe. Dá para DOAR 50%. O que significa na sua especulação... Comprar um imóvel 50% da sua mãe, 50% da sua vó... E a sua vó poderia DOAR apenas 25%, ou seja, metade de seus 50% no imóvel, deixando sua mãe com 75% do imóvel em caso de morte.
Se sua mãe não tiver nenhuma fonte de renda, comprar um imóvel meio a meio pode ser descaracterizado pois só a idosa teria dinheiro para tal e os demais herdeiros podem dizer que foi doação, o que invalidaria qualquer transmissão de patrimônio além dos 50%.
SE sua MÃE FOR FILHA da sua VÓ... Ela também poderá receber uma PARTE do que sobrar como HERANÇA.
SE a sua MÃE NÃO FOR FILHA dessa AVÓ, dá no máximo para doar 50%, tem imposto de doação etc, mas fazendo direitinho no cartório e anexando um atestado de médico (atestando a lucidez) dá para fazer.
Não tem como doar 50% para um e doar os outros 50% para outros.
Uma pessoa só pode "jogar fora" sem dar explicações apenas 50% do patrimônio. Passou disso começam os entraves legais, tipo idade, outros herdeiros necessários (FILHOS), provar que não é golpe, risco de ser enquadrado como pródigo (situação que provada, bloqueia qualquer movimentação financeira), etc.
100% só em casos extremos: aquela "tia beata" (solteira/viúva e sem filhos) com testamento, herdeiro único -> ex: único irmão da "beata"; filho único de mãe/pai (solteiro ou viúvo); etc...

PROCURE UM ADVOGADO, você precisa de uma orientação muito precisa sobre o que fazer e como fazer para não dar m**** quando sua vó morrer. As informações passadas são genéricas e podem não se enquadrar perfeitamente ao seu caso.
 
Ultima Edição:

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.102
Reações
28.034
Pontos
1.044
querer ensinar economia e finanças a alguém é arrumar treta e inimizade, cada um sabe onde o calo aperta e evidentemente vai fazer o balanço.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.028
Pontos
1.503
Posso estar enganado, mas não vão liberar financiamento pra sua avó e talvez nem pra sua mãe, dependendo da idade.
Eu iria sugerir um seguro de vida, mas sua avó não consegue mais fazer.
Se não houver acordo sobre economizar uma parte do dinheiro, sugiro que elas adquiram coisas que possam ser revendidas depois, como veículo, consórcio, ouro, jóias (não pra andar na rua), etc. Mas o ideal é economizar mesmo.

Quanto a pensão, eu também acho que houveram mudanças na lei e agora já não pode mais ser passado pra descendentes maiores de idade. Sua mãe consegue se manter só com os rendimentos dela?
Outra coisa importante é fazer (caso ainda não tenha) um plano funerário. Não que esteja agourando alguém, mas num cenário de endividamento, uma morte pode afetar bastante a vida financeira de parentes próximos.

Complicado. Boa sorte aí.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.044
Reações
17.748
Pontos
1.094
Eu não entendo essa necessidade de dar pitaco no dinheiro dos outros, com todo respeito parece que é mais a sua vontade de ter um "patrimônio" do que da sua avó, se ela quer gastar o dinheiro dela, deixa ela, não é vc que tem que aplicar algo que NÃO é seu no tesouro direto ou qualquer outra aplicação, pelo que me parece sua avó vive muito bem de aluguel, e ainda sobra uma graninha no final do mês.


E me perdoe se parecer que entendi errado, mas toda hora vc bate na tecla de passar o suposto imóvel pra tu ou tua manhã, se vc quer tanto um imóvel corre atrás cara, não dependa da sua avó.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Seu post faz sentido,não sou hipócrita,boa parte disso tudo é pra minha mãe ter um imovel ,mas sabe o que é foda? O que me move a correr atras disso tudo? Minha mãe tem 2 irmãs e 1 irmão que com 20 e poucos anos sairam de casa seja por casamento (minhas tias,inclusive minha mãe) o ou pra se jogar no mundo mesmo (caso do meu tio) e se vcs soubessem o que eles conquistaram de bens hoje pq nunca tiveram que cuidar da minha avó e do meu avô (falecido em 2012)

Meu tio tem uns 4 imoveis que consquistou trabalhando umas 16 hrs por dia em diversos empregos,ate casa de praia ele tem,chegava a ficar 1 ano sem visitar a própria mãe,mesmo morando a 30 minutos de carro de distancia,quando meu avô teve cancer,ele não podia levar na quimioterapia pq tava bebado.

Minha tia enviuvou cedo e hoje gerencia (muito mal) o aluguel 6 imoveis que ela herdou do marido,mesmo alugando 5 casas e uma loja,passa fome as vezes...tb nunca vem aqui,só pra pedir dinheiro e ainda pede por telefone,tudo bem que ela ganhou isso por questões de destino,mas eu não aceito que minha mãe seja a perdedora dessa historia,é tão errado isso? Me diz

Minha outra tia nunca pediu nada,mas nunca visitou por motivos de saúde tb,ela tem problemas mentais e tal,não responde por si,o marido dela cuida dela "por pena"
A minha propria avó quer deixar algo pra minha mãe (mas tb quer gastar) só que tem pouca instrução pra isso,minha mãe idem,sobra quem?
Essa questão de passar o imovel pro meu nome seria só se fosse conveniente em fins juridicos,eu ja tenho meus proprios planos que vou colocar em pratica nos proximos 2 anos
 

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Cara, na boa, de coração: Não seja aquele cara da família que vai dar problema por causa de herança. Deixe sua vó gastar o pouco que ela ganha no pouco tempo que ela tem. O dinheiro é dela. Não conte com o mesmo pra nada. Quanto aos seus tios, cada um sabe de si. Tu não sabe de tudo que eles passaram. Já chegou a pensar que eles agem assim por algum motivo ?

Desejo boa sorte. E que tu não fomente brigas entre a família. Brigar por dinheiro que nem é seu, é algo bem triste.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Em primeiro lugar minha familia não tem experiencia com compra de imoveis pois um nucleo da minha familia mora no mesmo lugar a 50 anos e o outro (pais da minha mãe) mora de aluguel ou nas casas proprias dos maridos (irmãs da minha mãe que casaram)

Minha mãe separou do meu pai em 2012 e mora com a minha avó de aluguel (de quem ela cuida desde que ela é casada na vdd)
Essa minha avó em 2012 recebia uma pensão da marinha de 1200R$ e essa valor aumentou pra 2800, depois 3200 depois 3800 e a partir do mês que vem será 4800. E nesses 5 anos que minha mãe "administra" (entre parentese pq minha avó é lúcida e sabe muito bem quanto ganha e gosta de gastar,e minha mãe em algum tipo de ética não toma o dinheiro da minha avó na mão "firme" pq o dinheiro realmente é da minha avó certo?) esse dinheiro ela conseguiu juntar *miséros 50 mil reais* quando na verdade ela já deveria ter juntado uns 120 mil e comprado algum imovel pensando no futuro dela,mas inves disso minha mãe e minha avó quase sempre gastaram todo o dinheiro do mês,muitas vezes até antes do dia 20...minha mãe não é uma má pessoa ela só não sabe adm dinhero,e lidar com lojas,cartões etc,vou ilustrar com 2 exemplos:

Um belo dia ela teve vontade de ter TV a cabo,ela ligou pra Sky e agendou a instalação,eles nunca vieram instalar,de alguma forma ela colocou pra cobrança vir no cartão de credito e veio lá '200 reais sky' (e pior que ela tinha botado um plano de 100) que ela se recusou a pagar e depois virou uma bola de neve que ela acabou pagando num acordo com o banco pq tinha compras realmente dela naquele cartão,mas a cobrança indevida acabpu vindo junto pq njá não tinha mais como dissociar uma coisa da outra.

Uma compra dela na riachuelo em janeiro de 100 reais virou uma divida de 400 reais pq minha mãe alega que pagou mas eles dizem que não pagou (minha mãe não guarda comprovante e lembra nem o que comprou) e isso acontece o tempo todo!!!

A minha mãe quer ter uma casa mas a relação dela com gastos é: vou viver um dia de cada vez,deus proverá.

Só pra não culpar só minha mãe,minha avó tem problemas psiquiatricos (sim, eu disse que ela é lucida,mas ela tem aquele negocio de achar que tem todas as doenças do mundo sabe?) e gasta mil reais por mes com remedios,metade desse valor é desnecessario pq minha avó tem depressão e chama o motoboy da farmacia de 3 a 6x por dia pra comprar remedio só pra ter com quem conversar (é sério isso que eu to falando)
Dai como mes que vem vai vir quase 5000 reais de pensaõ eu tava pensando numa medida desesperada em meter a minha mãe num financiamento de perder de vista as parcelas utilizando o dinheiro da minha avó pra ir quitando as parcelas mas a minha avó já tem 74 anos e um monte de doenças (de verdade e de mentira) então ela pode acabar endividada e sem quitar o imovel. Mas nem precisam me aconselhar em não fazer isso pq nem sequer será possivel dada a renda atual da minha mãe+idade da minha avó

Isso tudo me deixa muito triste pq esse periodo que minha avó ganhava 3200 a 3800 compreende um tempo de mais de 4 anos e o custo de vida real delas duas é coisa de 2,5 mil poucos reais (ela paga um aluguel muito barato,mas foi pura sorte isso),o resto é falta de controle mesmo.

Isso pq eu ainda não mencionei que,ao contrario do que vcs possam estar pensando,a minha mãe não é uma pessoa que fica em casa esfarelando o dinheiro da minha avó,ela SEMPRE trabalhou esse salario da minha mãe TAMBEM é gasto,minha mãe não fica em casa fazendo nada,ela trabalha,mas consegue gastar todo o dinheiro dela mesmo que os custos essenciais da casa sejam pagos pela minha avó...ela compra roupa,gasta com o carro dela que é uma maquina de sugar dinheiro (ipva,reparos,gasolina,seguro),lazer,comer fora as vezes etc
Nesse periodo que ela trabalhou o salario variou entre 1000 e 3200 reais,dinheiro que,durante mais de 4 anos mesmo gastando um pouco com lazer e gasolina todo mês,daria uma boa quantia somada ao dinheiro da minha avó,atualmente minha mãe recebe um salario minimo
------------------------------
Eu to muito pra baixo com essa situação toda e penso que a minha mãe perdeu a oportunidade da vida dela de ter um patrimonio,realizar o sonho dela da casa propria,mas,desde que ela começou a "adm" o dinheiro da minha avó e o dela,foi simplesmente gastando com tudo que julgava necessário dia após dia e aqui está ela 5 anos depois,com uma quantia de dinheiro que não dá nem pra comprar um terreno onde moramos,quanto mais construir uma coisa e pagar a mão de obra,e pior que moramos numa área que existem excelentes pedreiros com preço razoável,material de construção bruto/alvenaria tb é abaixo dos preços de mercado e as lojas de material de const. oferecem generosos descontos a vista,acabamento é caro em qualquer lugar mesmo.

Aos que curtem aluguel,respeito a opinião de vcs,mas na nossa familia,no nosso ponto de vista,na nossa (ins)estabilidade financeira,e principalmente,no local onde moramos é uma tremenda vantagem ter casa própria.

@ZNP @François @xala_may @j0kk3r @jasque @matroska

Colega é bem complicado ter que lidar com pessoas que não tem o mínimo de educação financeira.
Sua avó eu dou um desconto pela idade e por problemas de depressão.

Mas sua mãe é um caso muito difícil. Pessoa que gasta em inutilidades com frequência e sem controle.

A forma mais simples é separar um valor X que sempre vai ser guardado. Não importa o que aconteça. Esse valor seria separado já de início.

Quando houvesse um valor considerável uns 120 mil(você já tem 50 mil) daria entrada numa casa. Em uns 02 anos e meio teria esse valor. Procure utilizar uma conta em seu nome.

O risco é pequeno pois mesmo considerando que sua avó pode morrer antes do fim do financiamento, dando uns 60% de entrada as prestações futuras serão bem pequenas e mesmo com a morte da sua avó(espero que não ocorra) daria para arcar com essas prestações.

Na parte de economizar não tem jeito, o mais simples é separar um valor determinado uns 2000 reais de saída que vai ser poupado. Esse valor sempre vai ser poupado como disse.

Agora quanto a questão legal: o eventual imóvel comprado deve ser colocado no nome exclusivamente da sua mãe. Caso seja colocado no nome da avó ele vai ser passível de inventário... vai dar m****.
Colocado o imóvel em nome da sua mãe ficaria muito difícil provarem que o dinheiro usado para comprar o imóvel foi da sua avó. Por isso utilize depósitos numa conta em seu nome ou de sua mãe. Os gastos com aluguel e contas deve ser pago com o dinheiro da avó




Cara, na boa, de coração: Não seja aquele cara da família que vai dar problema por causa de herança. Deixe sua vó gastar o pouco que ela ganha no pouco tempo que ela tem. O dinheiro é dela. Não conte com o mesmo pra nada. Quanto aos seus tios, cada um sabe de si. Tu não sabe de tudo que eles passaram. Já chegou a pensar que eles agem assim por algum motivo ?

Desejo boa sorte. E que tu não fomente brigas entre a família. Brigar por dinheiro que nem é seu, é algo bem triste.

Ele tem que brigar sim por aquilo que ele considere de direito. E ele faz parte da cadeia sim.

Os tios e as tias praticamente foram viver suas vidas enquanto a mãe do shinigami teve que segurar as pontas com a mãe e o falecido marido dela, os demais não fizeram m**** nenhuma.

Você estaria certo nesse argumento se a avó e o avô dele vivessem sozinhos e não desse nenhum trabalho a mãe do nosso colega que não faria nada. Aí seria outra história e avó seria livre para fazer o que quiser com o dinheiro.

Na minha família meu avô ficou numa casa de repouso de sua escolha por vontade própria para não atrapalhar a vida de nenhum dos filhos. O único imóvel ele vendeu e dividiu em partes iguais. O seu dinheiro da aposentadoria ele usava para pagar a casa de repouso.
Eu visitava ele quase todos os fins de semana e no período que ele estava bem ele vinha visitar a gente aos domingos. Nos últimos anos ficou só na casa de repouso e eu visitava ele junto com demais familiares. Nesse caso ninguém tinha que se meter mesmo.

Mas o caso da avó do colega é bem diferente.
 

Mr Magoo

Supra-sumo
Mensagens
530
Reações
1.279
Pontos
183
Você tá apenas querendo faturar um imóvel as custas da sua vó. Deixa a velha aproveitar os ultimos anos em paz. Se quer algo, vai atrás com o TEU proprio esforço, imagina tu já velho, e um filho/neto dando pitaco na tua pensão.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Você tá apenas querendo faturar um imóvel as custas da sua vó. Deixa a velha aproveitar os ultimos anos em paz. Se quer algo, vai atrás com o TEU proprio esforço, imagina tu já velho, e um filho/neto dando pitaco na tua pensão.

Se a avó vivesse sozinha totalmente por sua conta concordaria contigo.

Mas não é o caso em questão em que tanto a avó quanto o falecido avô dele ficaram sob os cuidados da mãe do nosso colega enquanto os outros familiares não fizeram m**** nenhuma.
 

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Ele tem que brigar sim por aquilo que ele considere de direito. E ele faz parte da cadeia sim.

Os tios e as tias praticamente foram viver suas vidas enquanto a mãe do shinigami teve que segurar as pontas com a mãe e o falecido marido dela, os demais não fizeram m**** nenhuma.

Você estaria certo nesse argumento se a avó e o avô dele vivessem sozinhos e não desse nenhum trabalho a mãe do nosso colega que não faria nada. Aí seria outra história e avó seria livre para fazer o que quiser com o dinheiro.

Na minha família meu avô ficou numa casa de repouso de sua escolha por vontade própria para não atrapalhar a vida de nenhum dos filhos. O único imóvel ele vendeu e dividiu em partes iguais. O seu dinheiro da aposentadoria ele usava para pagar a casa de repouso.
Eu visitava ele quase todos os fins de semana e no período que ele estava bem ele vinha visitar a gente aos domingos. Nos últimos anos ficou só na casa de repouso e eu visitava ele junto com demais familiares. Nesse caso ninguém tinha que se meter mesmo.

Mas o caso da avó do colega é bem diferente.

Matroska, eu não concordo contigo. A mãe e ele vivem com a vó e eu entendo por isso que a vó dele também ajuda nos custos gerais. Com um salário minímo seria dificil viver, mesmo só com duas pessoas.
Agora o fato do resto da familia ter abandonado a matriarca não é razão para tirá-los do testamento ou prejudicá-los de alguma forma. Todos são filhos. A maioria não liga pra mãe, mas ainda sim são filhos. Se a vó dele decidir não dar nada, aí OK, o dinheiro é dela e ela decidiu que vai dar tudo pra mãe do Shinigami. Show. Mas isso não parece ser o caso aqui.

Resumindo: Devemos respeitar a vontade da vó do Shinigami. Como ele disse, ela está sã. Não há motivos para tentar forçar algum tipo de reserva financeira ou fazer algum tipo de truque pra garantir um trocado no futuro. É questão de conversar.
 
D

Deleted member 219486

Não tem o que fazer, a pessoa de idade acha que está certa mas não tem noção de realidade.
 

Motherfucker Jones

Bam-bam-bam
Mensagens
960
Reações
1.234
Pontos
333
Queria que vcs me ajudassem com alguns conselhos do que fazer nessa situação,sei que a renda não é exatamente altissima e seria um trabalho de formiguinha correr atrás do tempo perdido todos esses anos...perdemos uma oportunidade de uma casa de 120 mil (somente a vista) casa enorme,quintal,2 quartos 2 banheiros que poderiamos comprar se tivessemos juntado uma quantia legal
Mas aqui está vendendo umas casinhas simpáticas num bairro vizinho que é FODA,por 190 a 220 mil,como juntar essa quantia numa familia financeiramente mal educada? Me ajudem!
O que acontece no dia que a senhora sua vó ir dessa para uma melhor? A pensão da marinha é cortada? Se sim, joga a real na sua mãe que no dia que isso acontecer, 5/6 do dinheiro da casa vai EMBORA e vocês não vão conseguir manter o mesmo padrão de vida.
 

Perekopeko

Bam-bam-bam
Mensagens
1.113
Reações
2.137
Pontos
453
Olha, aconteceu praticamente o mesmo na minha família. Meu vô e vó ficaram a cuidado da minha tia (ela levou eles para morarem junto) e também eram em 4, porém no meu caso minha mãe ia quase que todo mês visitar eles (mesmo sendo em outra cidade a mais de 400 Km) e os outros dois só apareciam no Natal. Quando meu avô e depois minha avó adoeceram quem ficou com o maior trabalho foi essa minha tia. E ela é a mais bem sucedida financeiramente entre os 4 irmãos (fato que infelizmente alguns usavam pra dizer porque ela que devia cuidar mesmo dos meus avós).

No final tudo foi dividido igualmente, a parte de cuidar vai da consciência de cada um (eu não abandonaria minha família nunca), os pais cuidam de seus filhos sem esperar nada em troca, acho justo os filhos depois cuidarem desses mesmos pais sem esperar nada (que nem é o que acontece, pois como você disse ela paga as contas da casa).

No caso da sua mãe eu entendo e acho que você deveria conversar mais e mostrar algumas aplicações e quanto esse dinheiro poderia render. Quanto a sua vó eu acho que você deveria deixar ela gastar como bem entende o dinheiro dela nesses anos que restam (a não ser que fosse o dinheiro que pudesse acabar e ai sim prejudicar ela).

E falando por mim, eu ficarei muito puto se ficar velho e alguém quiser dar pitaco em como gasto meu dinheiro, se eu to velho eu quero mais é torrar minha grana nos meus últimos dias sem em preocupar. Ninguém vai levar nada pra depois da vida, é a hora de aproveitar o pouco que resta depois de uma vida de trabalho.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.044
Reações
17.748
Pontos
1.094
Então galera,não fiquei ofendido com nenhuma mensagem postada aqui,já imaginava que ia surgir mensagens nesse tom de censura pelas minhas atitudes pq não sei expressar muito bem o cenário que são as coisas aqui,não sei se deixei claro ou talvez até tenha omitido,a minha avó ela tem vontade de deixar algo pra minha mãe e vira e mexe ela fala que, mesmo não odiando os outros filhos dela, sempre diz que eles não merecem nada dela (não que ela tenha alguma coisa) e a unica pessoa que pode fazer o que quiser com o dinheiro dela é a minha mãe e se a minha mãe quiser,pode comprar qualquer coisa com as economias que conseguir fazer,mas ao mesmo tempo eu sei que ela não aceitaria um corte muito bruto no valor da pensão tipo ir de 3200 que é o que ela está acostumada pra 2500 que é o que elas precisam pra viver e digo mais,pra fazer BASTANTE LAZER e comprinhas.

Então,hoje fui levar um papo com a minha mãe e ela não abraçou a ideia que eu estava passando pra ela,além de ter ficado irritada por eu ter apontado alguns gastos futeis e desnecessários (eu sempre faço e ela concorda com minhas criticas,mas hoje especificamente ela ficou irritada) aí depois a gota dagua,foi que ela resolveu seguir em frente com um plano dela que eu omiti no relato de comprar um terreno horrivel,caro,num lugar horrivel,e vai mandar um pedreiro horrivel pra construir uma casa (de 62m²) ali,e ela acredita piamente vai fazer isso com 50k.

E detalhe,eu descobri hoje que esse terreno ja esta sendo pago (entrada+parcelas) e pior,a forma de pagamento pelo que eu entendi,torna esse terreno (e o imovel que ela vai TENTAR construir nele) passível de inventário pra minha avó. Tentei explicar essas questões pra ela e ela ficou mais bolada ainda e não queria ouvir.

Percebi que,como vcs falaram era uma situação que poderia gerar uma inimizade entre eu e minha mãe então eu me calei,comemos pizza,assistimos filme no fim de domingo,me despedi e fui embora pra casa do meu pai,que é onde eu moro (caso alguem tenha pensado que eu moro com minha mãe e vó e dependo do dinheiro delas,se enganou)

Agradeço todas as mensagens,inclusive daqueles que disseram que eu queria aproveitar a pensão da minha avó pra resolver minha vida,sei que pareceu isso mesmo

Agora to cagando pra isso e vida que segue.

@matroska , camarada,muito obrigado por ter entendido perfeitamente o que eu quis passar,foi até um alento ler a sua mensagem,mas a resolução do caso é isso que postei acima,vida que segue.
 
Ultima Edição:

Caronte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
3.003
Pontos
999
@Shinigami Slash
Bem que eu avisei, gente velha é teimosa e parece sentir prazer em fazer pouco caso dos mais novos... É melhor deixar os mais velhos tomarem na cabeça e cuidar como pode.

Tenho uma tia-avó numa situação igual a sua mãe... Só que sem filhos.
Moral da história: mora num asilo, pois teve dois AVCs e faz coisas perigosas em casa (tipo fugir, tomadas, facas, gás) e sua manutenção individual serial MUITO cara, recebe dois salários mínimos (maior parte para o asilo) e é isso.
Não tem casa para morar, não tem saúde nem plano de saúde, farreou à vontade e não quis escutar ninguém sobre se preocupar com a velhice. Fez o que quis e recebeu os frutos de seus atos.

*OBS: escute o sábio conselho do @geist . Faça um plano funerário para a sua mãe e vó, eu já passei por 6 enterros, com e sem plano funerário... Fazer sepultamento sem isso é MUITO caro e cheio de detalhes, com o plano você já escolheu os detalhes na hora da contratação e é só ligar para a prestadora.
Pesquise um preço de caixão e depois me fale, isso fora a taxa para abrir cova, roupa, flores, preparação de corpo, café no velório, transporte do corpo, etc (coisas que são cobertas pelo auxílio funeral).
Porque na hora do enterro, aparece um monte de gente para falar que quer o melhor para o falecido e desaparece na hora de pagar, isso dá brigas MUITO sérias. De preferência, faça uma das duas pagar, normalmente um plano barato dá para cobrir tranquilamente 2 ou 4 pessoas. Minha mãe paga para essa tia-avó um de R$ 50/30 mês, só para constar.
 
Ultima Edição:

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
Não,em hipotese nenhuma financiaria um imovel na situação de vocês.São anos q vcs pagariam e vai saber la na frente o q pode acontecer.
A sua avó já tem idade,não mexeria de jeito nenhum nas finanças dela,deixaria ela gastar a pensão como ela quiser afinal guardar dinheiro na idade dela não faz mais sentido.
Agora quanto a sua mãe,só ajudaria se ela viesse pedir a você.
Se vc tem um emprego,não ganha mal e tá vendo essa situação e ela te perturba,eu sairia de casa.Do contrário engoliria o q acontece.
PS: agora q li seu ultimo post,cheguei atrasado hahahaha
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
ola,
primeiramente, porque eu fui marcado no tópico?

vamos la, eu não favorável a morar de aluguel, sou sim favorável a se fazer o melhor negocio pensando friamente no dinheiro e não em sonhos/emoções.. e desde o boom do mercado imobiliário no brasil (que já dura muitos anos) é melhor morar de aluguel do que comprar um imoveu próprio.

no seu caso, acho extremamente complicada a situação. primeiro porque estamos falando de velhos (vou botar sua mãe no saco ok), e esse povo alem de limitados intelectualmente (em sua maioria) também são extremamente teimosos. então, eu duvido que um power point financeiro com dicas de especialistas vá funcionar... manja?

mas a primeira pergunta que me veio a cabeça foi, a velha ta com 74 anos, lucida, porque diabos ela iria querer "fazer patrimônio"?
 
Topo Fundo