O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ajuste de Geometria em TVs de tubo

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.991
Reações
879
Pontos
1.099
Bom dia, pessoal!
Recentemente comprei essa querida da foto no spoiler. Sony KV-21VH5B

Menor do que eu gostaria, mas com o gabinete 100%, único dono e etc, etc.

147439

[\spoiler]

Eu notei que ela tem um problema de geometria, mas, acessando o menu de serviço, não encontrei ajustes como largura horizontal, por exemplo, apenas vertical.
Sabem alguma assistência técnica boa que faça esse tipo de ajuste aqui em São Paulo? Moro na região da Santa Cecília.

Centro e Zona Oeste é facinho de levar.
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.661
Reações
5.937
Pontos
704
Bom dia, pessoal!
Recentemente comprei essa querida da foto no spoiler. Sony KV-21VH5B

Menor do que eu gostaria, mas com o gabinete 100%, único dono e etc, etc.

Visualizar anexo 147439

[\spoiler]

Eu notei que ela tem um problema de geometria, mas, acessando o menu de serviço, não encontrei ajustes como largura horizontal, por exemplo, apenas vertical.
Sabem alguma assistência técnica boa que faça esse tipo de ajuste aqui em São Paulo? Moro na região da Santa Cecília.

Centro e Zona Oeste é facinho de levar.
Boa sorte em encontrar um tiozinho que mexa com crt...a maioria só trabalha com telas modernas...e caso você encontre um..não se assuste com orçamento de calibração acima de 100 reais pra mais...pois a tecnologia é defasada mas a mão de obra não..não vai ter choro quando tu disser que pagou 50 na TV e a mão de obra pra fazer o serviço ficar 3 vezes o valor da TV..

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
 

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.991
Reações
879
Pontos
1.099
Boa sorte em encontrar um tiozinho que mexa com crt...a maioria só trabalha com telas modernas...e caso você encontre um..não se assuste com orçamento de calibração acima de 100 reais pra mais...pois a tecnologia é defasada mas a mão de obra não..não vai ter choro quando tu disser que pagou 50 na TV e a mão de obra pra fazer o serviço ficar 3 vezes o valor da TV..

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk

hehe, quem dera fosse R$ 50.
 

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.991
Reações
879
Pontos
1.099
levei na Stereotec, na av. Rio Branco. duas eletrônicas me indicaram e falaram que é assistência Sony.

fui atendido por dois caras que não estavam entendendo muito bem qual era o problema até que eu mostrei um vídeo pra eles onde em movimento dava pra ver que na parte superior a imagem dava uma esticada.

pedi pra tirarem uma mancha na ponta inferior esquerda da tela tbm. vamos ver se conseguem entregar o serviço.

chamou atenção a falta de olho clínico.
 


keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
736
Reações
974
Pontos
543
levei na Stereotec, na av. Rio Branco. duas eletrônicas me indicaram e falaram que é assistência Sony.

fui atendido por dois caras que não estavam entendendo muito bem qual era o problema até que eu mostrei um vídeo pra eles onde em movimento dava pra ver que na parte superior a imagem dava uma esticada.

pedi pra tirarem uma mancha na ponta inferior esquerda da tela tbm. vamos ver se conseguem entregar o serviço.

chamou atenção a falta de olho clínico.
Ixi, cara, cuidado. Os técnicos em TV de tubo estão morrendo (literalmente). Até onde eu cheguei sobree geometria em CRT, é que não se mexe externamente, apenas no menu de serviço. A única coisa que se faz é mexer no permalloy (imã) que se coloca nos cantos pra convergência e acaba alterando a geometria.
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.050
Reações
4.651
Pontos
453
levei na Stereotec, na av. Rio Branco. duas eletrônicas me indicaram e falaram que é assistência Sony.

fui atendido por dois caras que não estavam entendendo muito bem qual era o problema até que eu mostrei um vídeo pra eles onde em movimento dava pra ver que na parte superior a imagem dava uma esticada.

pedi pra tirarem uma mancha na ponta inferior esquerda da tela tbm. vamos ver se conseguem entregar o serviço.

chamou atenção a falta de olho clínico.
TécniCU di CUfianssa
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Largura horizontal dentro da tv em algum lugar pode ter ou um potenciometro que faz isso OU uma bobina, como essa aqui




Eu to pra conhecer técnico de TV que não seja caso de polícia.

Há uns 6 anos levei uma 29 da LG pra corrigir um problema de geometria que hoje eu sei que praticamente todo monitor/tubo de grande porte tem em maior ou menor grau: Um lado vísívelmente mais largo que o outro.

Tirei foto (na época celular nem era esses smartphone muderno), mostrei, me garantiram que ia dar jeito só pra 200 reais a menos e 6 dias depois a TV voltar A MESMA COISA.

Desgaste mental do cara* com esses pilantras pra pegar o dinheiro de volta. Deixei a TV lá, inclusive.

Hoje em dia eu tenho em mente que se der problema, é jogar fora OU tentar resolver você mesmo. Isso claro se algum dos CONSAGRADOS possam indicar um bom lugar.

Queria eu que existisse um lugar como a Interação (SP) pra monitores. Pena que eles só pegam coisas de fliperama, Nem sei se eles atendem ainda também.
 

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.991
Reações
879
Pontos
1.099
A TV ficou pronta.

Realmente a imagem ficou retinha, alinharam tudo etc. Me falaram que o técnico trocou a bobina defletora horizontal, no entanto não pedi a peça.

Mas uma coisa continua me incomodando: em rolagem vertical consigo perceber, olhando pra fora da ação, que a parte superior da imagem perto da borda dá uma espichada.

Tem três meses de garantia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
A TV ficou pronta.

Realmente a imagem ficou retinha, alinharam tudo etc. Me falaram que o técnico trocou a bobina defletora horizontal, no entanto não pedi a peça.

Mas uma coisa continua me incomodando: em rolagem vertical consigo perceber, olhando pra fora da ação, que a parte superior da imagem perto da borda dá uma espichada.

Tem três meses de garantia.

dexa keto se não piora
:P

também andei a mexer na geometria da tv, mas só via service menu, ficou bem ajeitado.... mas isto sempre vai ter uma imperfeição em algum lado.
lembre que o objetivo principal é JOGAR!


t1a7bmb.jpg


g1c2HIn.jpg

JCaUR3E.jpg
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
TV de tubo é muito legal pra jogo retrô, mas tem de haver aceitação que a imagem não vai ficar 100% perfeita. Claro, você tenta chegar o mais perto disso possível, mas é bem provável que vá acontecer um defeitinho ou outro. Se for minúsculo, melhor deixar pra lá e ficar na jogatina. Mexer demais no interior da TV só vai prejudicar. Deixa pra fazer reparo só se aparecer outro problema relevante. "Perfeição" geométrica e de cores, só em TV moderna, de LCD/LED, mas essas aí, como bem sabemos, já possuem um padrão de imagem que não ressaltam da mesma maneira a beleza dos gráficos retrô.
 

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.991
Reações
879
Pontos
1.099
dexa keto se não piora
:P

também andei a mexer na geometria da tv, mas só via service menu, ficou bem ajeitado.... mas isto sempre vai ter uma imperfeição em algum lado.
lembre que o objetivo principal é JOGAR!


t1a7bmb.jpg


g1c2HIn.jpg

JCaUR3E.jpg

tá bonita, hein?

deveria ter levado meu snes pra testar na hora, mas fiquei com preguiça, hehe.

o menu de serviço da minha é mt limitado nas opções de geometria.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Sobre mexer em casa:
1 - Pra quem não tem o aparelho "gerador de funções", existe uma rom de megadrive que gera os padrões de alinhamento para monitores.
*Vi faz muito tempo (devo ter em algum lugar), deve existir para outros games, e é fácil de fazer por quem programa para o sistema.

2 - Regular estas TVs é praticamente uma obra de arte, se o cara não tiver o dom, sempre vai pecar em algum ponto...
Por isso mexer em casa sem o devido conhecimento pode piorar bastante a situação

3 - TVs de tubo tem energia guardada dentro (mesmo depois de desligada). Portanto é necessário "descarregar o tubo" como alguns chamam... descarregar capacitores etc... sem isso o choque pode ser violento, podendo ser fatal dependendo da situação. Procure vídeo sobre como fazer este descarregamento com chave de fenda, tem bastante no youtube.

4 - Se sua TV/Monitor etc, apresenta um ponto branco no centro da tela quando vc desliga (aparece e vai sumindo)
Vc deve desligar imediatamente o seu aparelho e providenciar o conserto. Isso é um defeito e com o tempo marcará o tubo cinescópio de maneira irreversível.

5 - Se ao ligar seu aparelho aparecer uma linha horizontal fina no centro da tela, vc deve desligar imediatamente o seu aparelho e providenciar o conserto. Isso é um defeito e com o tempo marcará o tubo cinescópio de maneira irreversível.

6 - Evite aproximar qualquer campo magnético na frente do tubo de seu aparelho (vai "puxar as cores") e fica chato arrumar.
Colocar um imã na parte de trás do tubo, por vezes ajuda a regular certos defeitos. (pra quem sabe fazer).

7 - Evite deixar uma imagem fixa por muito tempo em seu aparelho (de tubo), isso vai marcar de forma irreversível seu tubo (usar normal não tem problema) o problema são imagens brilhantes paradas por muito tempo na tela. (Este é o motivo de existirem os programas protetores de tela nos computadores).

8 - Alguns jogos tem um programa para "regular" os aspectos dentro do menu de opções, e com isso vc pode regular a imagem.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
736
Reações
974
Pontos
543
A TV ficou pronta.

Realmente a imagem ficou retinha, alinharam tudo etc. Me falaram que o técnico trocou a bobina defletora horizontal, no entanto não pedi a peça.

Mas uma coisa continua me incomodando: em rolagem vertical consigo perceber, olhando pra fora da ação, que a parte superior da imagem perto da borda dá uma espichada.

Tem três meses de garantia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bom saber que trocando essa bobina melhorou. A minha tem uma "barriga" que incomoda um pouco. Mais pra frente vou olhar isso.
 

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.991
Reações
879
Pontos
1.099
Sobre mexer em casa:
1 - Pra quem não tem o aparelho "gerador de funções", existe uma rom de megadrive que gera os padrões de alinhamento para monitores.
*Vi faz muito tempo (devo ter em algum lugar), deve existir para outros games, e é fácil de fazer por quem programa para o sistema.

2 - Regular estas TVs é praticamente uma obra de arte, se o cara não tiver o dom, sempre vai pecar em algum ponto...
Por isso mexer em casa sem o devido conhecimento pode piorar bastante a situação

3 - TVs de tubo tem energia guardada dentro (mesmo depois de desligada). Portanto é necessário "descarregar o tubo" como alguns chamam... descarregar capacitores etc... sem isso o choque pode ser violento, podendo ser fatal dependendo da situação. Procure vídeo sobre como fazer este descarregamento com chave de fenda, tem bastante no youtube.

4 - Se sua TV/Monitor etc, apresenta um ponto branco no centro da tela quando vc desliga (aparece e vai sumindo)
Vc deve desligar imediatamente o seu aparelho e providenciar o conserto. Isso é um defeito e com o tempo marcará o tubo cinescópio de maneira irreversível.

5 - Se ao ligar seu aparelho aparecer uma linha horizontal fina no centro da tela, vc deve desligar imediatamente o seu aparelho e providenciar o conserto. Isso é um defeito e com o tempo marcará o tubo cinescópio de maneira irreversível.

6 - Evite aproximar qualquer campo magnético na frente do tubo de seu aparelho (vai "puxar as cores") e fica chato arrumar.
Colocar um imã na parte de trás do tubo, por vezes ajuda a regular certos defeitos. (pra quem sabe fazer).

7 - Evite deixar uma imagem fixa por muito tempo em seu aparelho (de tubo), isso vai marcar de forma irreversível seu tubo (usar normal não tem problema) o problema são imagens brilhantes paradas por muito tempo na tela. (Este é o motivo de existirem os programas protetores de tela nos computadores).

8 - Alguns jogos tem um programa para "regular" os aspectos dentro do menu de opções, e com isso vc pode regular a imagem.

boas dicas, amigo. eu como não tenho nenhum conhecimento em eletrônica nem me atrevo a abrir ela nem fuçar, não tenho a menor ideia do que faz oq internamente. uma coisa que eles fizeram bem foi o ajuste de uma mancha que tinha na tela. ficou zerada. foi caro e tudo mais, mas pra ter uma tv nos trinques valeu a pena.

no entanto agora vou me mudar e pra onde eu vou cabe uma maior, talvez fosse melhor eu ter esperado um pouco mais só kkkkk.
até anunciei no ML pra ver se pego uma maior, mas acho difícil vender. enquanto isso vou ficando com ela.

a compressão caga a img e a câmera do celular tentou focar no reflexo da tela, o que deixa o foco da imagem na tela um pouco embaçado, mas tirei umas fotinhos. qualidade de imagem ótima, cores e etc ótima.

151256

151257
 
Ultima Edição:

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.991
Reações
879
Pontos
1.099
buenas, vendi a KV-21VH5BR e encontrei uma KV-32XBR250 monstra na OLX.

o rapaz, gente boa demais, estava vendendo porque a filhinha dele estava começando a subir nas coisas em casa e a TV pesa 80kg.
ele ouviu uma história que parece que uma TV tombou sobre uma criança em Osasco e talz, aí ele ficou com medo da guriazinha dele se pendurar na TV e queria vender logo.

TV foda, imagem perfeita, tudo ótimo.
Não lembro quanto estava, mas pedi um desconto e ele me vendeu por uma pechincha: R$ 200.

Fiquei tão feliz com o precinho que nem senti os dois lances de escada que tivemos que SUBIR pra tirar a TV da casa dele e levar até o carro :klol
foda demais.

quest da TV encerrada. negociando agora um cabo S-Vídeo pra ligar o SNES nela.

155250
 
Ultima Edição:
Topo Fundo