O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Alan Wake II supera a marca de 2 milhões em vendas e finalmente começa a dar lucro

Gamer King

O Soberano
VIP
GOLD
Reações
111.956
Pontos
2.519
HFJXeeJ7_400x400.png

A Remedy anunciou que Alan Wake II superou a marca de 2 milhões de copias vendidas durante o ultimo trimestre de 2024. Também no trimestre os valores investidos no desenvolvimento e marketing foram recuperados, o que significa que a empresa começou a ganhar royalties, ou seja, o jogo passou a dar lucro.

Não são grandes vendas, SH 2 por exemplo chegou a 2 milhões bem mais rápido, mas pelo menos o projeto fecha no azul.

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
22.157
Pontos
1.684
Não são grandes vendas, SH 2 por exemplo chegou a 2 milhões bem mais rápido, mas pelo menos o projeto vai fechar no azul.

Mas são números clássicos da Remedy.

É como disse antes, os games da produtora são nichados e se destacam mais pelas pernas longas que pelas vendas explosivas. Control também vendeu lá suas 2 milhões de unidades em 1 ano e dobrou as vendas depois disso.

Alan Wake 2 se pagou e ainda deve dar algumas dezenas de milhões de lucro.

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.519
Pontos
803
Um grande desastre financeiro, mas que bom que artistas do nível de Sam Lake se prestem a colocar as coisas menos importantes em posições marginais.

Mostra o quanto Survival Horror é um campo de batalha perigoso, nesse gênero aí em termos de vendas é The Last of Us >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Resident Evil >>>>>>>>>>>>>>>Dead Space >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> o resto, e Alan Wake está lá embaixo, atrás dos indies

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Reações
34.173
Pontos
1.103
Também, tem estado automaticamente em promoção vitalícia desde que saiu.

Mas é um bom jogo.

Spunck

Bam-bam-bam
Reações
6.876
Pontos
453
Que bom, acredito que com a mídia física tenha ajudado um pouco nas vendas e se tivesse saído na steam ajudaria ainda mais.

Nego_Brown___

Lenda da internet
Reações
22.313
Pontos
1.719
A Remedy vive na lâmina da navalha, provavelmente se sustentam com financiamento público (não digo necessariamente estatal), ainda buscam algo viral e popular, capaz de sustentar o imenso talento criativo do Sam Lake.

Sim. Eles vivem de investimento.

Eles passam o chapeu pra cada projeto e pegam dinheiro com todo mundo que esteja disposto a investir. Do modo deles, deve dar certo.

Acredito que todo mundo seja assalariado e só em momentos como esse é que entra a grana de verdade.

Likou

Bam-bam-bam
Reações
4.685
Pontos
303
Um ano e meio pra começar a dar dinheiro. Flop total. Acho engraçado como eles não querem admitir.

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
28.768
Pontos
803
Jogos de terror são nicho, vende isso msm, e ignorar a steam é pior ainda, perde ae no mínimo 1 milhão em vendas...

Tirando Resident Evil q a partir do 4 chegou ao mainstream por focar em ação, ae com isso qdo retornou no 7 ao terror, a franquia já tava consolidada e continuou vendendo muito com ele, suas sequências e remakes...não tem franquia de terror q chegue perto dos 10 milhões vendidos...e não, tlous não é survival horror

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Reações
15.084
Pontos
1.053
Survival Horror é mesmo um gênero nicho...

Por isso não dá pra investir tão pesado assim! Uma equipe pequena e eficiente já dá conta.

É como o colega falou: pra vender mais tem que ir pra ação mas acho que descaracteriza muito o gênero se o foco é realmente assustar.

Likou

Bam-bam-bam
Reações
4.685
Pontos
303
Jogos de terror são nicho, vende isso msm, e ignorar a steam é pior ainda, perde ae no mínimo 1 milhão em vendas...

Tirando Resident Evil q a partir do 4 chegou ao mainstream por focar em ação, ae com isso qdo retornou no 7 ao terror, a franquia já tava consolidada e continuou vendendo muito com ele, suas sequências e remakes...não tem franquia de terror q chegue perto dos 10 milhões vendidos...e não, tlous não é survival horror
RE sempre foi mainstream e vendeu bem, original vendeu 5 milhões. Pra época do PSX isso é um absurdo.

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Reações
12.020
Pontos
1.053
Fica o alerta aí para quem acha que tem que lançar jogo só com Ray Tracing.

Ultima Edição:

Aloeh

Mil pontos, LOL!
Reações
7.645
Pontos
1.049
Esqueçam o jogo no Steam.

Basicamente a Epic pagou o desenvolvimento do jogo.

O acordo foi tão específico que inicialmente não saiu em mídia física pq a Epic não tem o conhecimento da logística.

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
91.380
Pontos
1.839
Lancem na Steam que eu compro de novo.

Estava interessado de ver as melhorias graficas que saíram a pouco tempo na versão PC, mas não vou instalar Epic aqui.

Ainda não.

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
22.157
Pontos
1.684
Fica o alerta aí para quem acha que tem que lavar jogo só com Ray Tracing.

Mas os games da Remedy estão longe de ser apenas gráficos, inclusive, um dos maiores valores é justamente o universo que os caras criaram com Control/Alan Wake que é uma das abordagens mais originais que temos por aí.

Só que são games nichados, galera falou da Steam e de só sair digital, mas o fato é que as vendas estão alinhadas com a produção da empresa e o fato de ser digital e pago pela Epic fez com que fosse um ótimo negócio para Remedy.

Agora eles estão produzindo algo mais mainstream, mas é ótimo que uma produtora consiga manter sua essência e ser sustentável sem ter que mudar o gênero de seus jogos.

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Reações
12.165
Pontos
1.024
Como a Epic bancou o jogo, talvez as vendas não tenham sido muito prejudiciais pra Remedy, mas é fato que teria vendido bem mais na Steam.
Eu me recuso a instalar o launcher da Epic.

eberhardt66

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
669
Pontos
533
E parece que o jogo custou um milhão, então imagina o lucro
"Naquele tempo" os caras produziam um jogo em 1-2 anos, do zero. Sdds dessa época.
RE1 saiu em 96, Directors Cut em 97, RE2 em 98, RE3 em 99, CV e Survivor em 00, RE1R começo de 2002 e RE0 final de 2002. Primeiro a demorar foi o RE4 depois de vários projetos resetados por causa da pressão com o possível fim da franquia.
Por qual motivo o pessoal tem essa birra com a epic?
O launcher da problema (é ruim perto do da Blizzard q já nem é tão bom perto da Steam) e a marca sofre bastante Rage. Imagino que o rage só não seja maior do que EA e Ubisoft.
_____

Alan Wake 1 não sei quanto custou, mas joguei no lançamento e achei maravilhoso (até hoje não joguei as expansões). O 2 to esperando sair na Steam, imaginei que a exclusividade seria de um ano pra chegar ao PC, mas me enganei. :/

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
22.157
Pontos
1.684
Como a Epic bancou o jogo, talvez as vendas não tenham sido muito prejudiciais pra Remedy, mas é fato que teria vendido bem mais na Steam.
Eu me recuso a instalar o launcher da Epic.

Neste tipo de contrato, a primeira grana que entra paga a produção, depois o que passa vira royalties. O que deve ter rolado é que AW 2 passou a gerar royalties para a Remedy.

Quando a não lançar na Steam, era minha posição inicial, mas agora já acho que não fez tanta diferença. As vendas estão próximas do Control, mas o fato dr sair só digital e não ter que pagar royalties para terceiros fez a margem de lucro ser maior.

Não creio que a perda de vendas por não sair na Steam chegue nos 6 dígitos.

Aloeh

Mil pontos, LOL!
Reações
7.645
Pontos
1.049
Eu não vejo problemas com a Epic, mas sim com o launcher deles.

A Store do jogo é pior que a do Xbox, não tem user review, a página é muito simplista e não tem todos os detalhes (como denuvo, third party app etc). Se você formata o computador ele não reconhece os jogos que estão nos outros hds.

Até o GOG Galaxy é melhor que o app da Epic.

Eu tenho instalado pq eu uso a Unreal, fora que não tenho problemas com outros launchers desde o lançamento do Origin. Então pra mim é de boa.

Engraçado que gastei muita grana nos trem da Unreal, mas não confio em comprar nenhum jogo lá.

Até hoje os únicos jogos que comprei lá foram o Alan Wake 2 e o Total War three kingdoms.

Topo Fundo