O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Alemanha proíbe pré-venda de produtos sem data de lançamento definida

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.769
Reações
134.014
Pontos
2.139
Alemanha proíbe pré-venda de produtos sem data de lançamento definida
Postado por Ronaldo Gogoni, 17/07/2018 às 9:30, em Indústria, Internet, Web 2.0



Uma das mais comuns marmotagens do comércio foi derrubada na Alemanha: a Corte Regional Superior de Munique proibiu a prática de oferecer produtos em pré-venda sem que a data do lançamento esteja definida, e a regra vale para qualquer tipo de bem de consumo adquirido no país.

A decisão, tomada na última semana atendeu um processo movido contra a rede de eletrônicos alemã Media Markt, que vendia smartphones sem informar quando os mesmos seriam enviados; no entanto a decisão da corte se soma às várias e muito rígidas normas alemãs de defesa do consumidor, passando a valer para tudo. Ou o lojista/empresa abre a pré-venda com uma data fixa e definitiva, ou nada feito.

A prática de vender produtos com lançamento “em breve” é bastante utilizada principalmente por estúdios e desenvolvedoras de games; ao anunciar um novo título a pré-venda é imediatamente liberada, permitindo que os gamers possam adquiri-lo com vantagens mesmo sem que uma data de lançamento tenha sido anunciada. Isso permite inclusive que pequenos e médios estúdios possam financiar o desenvolvimento antes de entregar o produto, o que é prática comum mesmo não sendo lá algo muito legal.

O caso é mais um exemplo de que a Alemanha como um todo não é dada a jeitinhos e marmotagens: Wolfgang Schuldzinski, CEO da Dusseldorf Consuming diz que “quando consumidores adquirem um produto pela internet, os vendedores são obrigados a informar quando os bens serão entregues”. O impacto principalmente nos estúdios de games pode vir a ser significativo, sendo estes obrigados a readequarem suas estratégias de negócios para um dos maiores mercados da Europa. E não obstante, a decisão pode vir a ser adotada inclusive em toda a União Europeia, caso a Comissão ache uma medida relevante.

Claro que há a possibilidade dos estúdios e fabricantes lançarem pré-vendas com uma data inicial e apelarem para constantes adiamentos, mas aí caberá à justiça alemã identificar quando uma mudança de data for legítima e quando não for.

Com informações: Heise Online (em alemão), GamesIndustry.biz.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.584
Reações
38.838
Pontos
2.069
Não está claro se uma empresa ainda poderia ser punida ou não por adiar o lançamento. E se a data de lançamento informada precisa ser real ou se pode ser algo como a própria Amazon US faz - sempre coloca o final do ano como lançamento. Cyberpunk 2077 por exemplo está com lançamento previsto para 28/12/2018 e a pré-venda está aberta.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Porra, se o cara quer comprar sem saber a data, problema dele... no máximo deveria ter lei proibindo de mentir a data (ai no caso se tem chance de ser adiado, vai ter que colocar uma observação sobre isso).
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Porra, se o cara quer comprar sem saber a data, problema dele... no máximo deveria ter lei proibindo de mentir a data (ai no caso se tem chance de ser adiado, vai ter que colocar uma observação sobre isso).

Também acho, com tanta coisa importante a ser discutida e tanta coisa para fiscalizar, para que lei que tem levar pessoas pela mão? Porque, convenhamos, o mínimo de se espera de uma pessoa é que ela entenda que se não há data de previsão não há data prevista para o lançamento.

Sinceramente, até entendo fazer reserva de algo concorrido com muita antecedência, mas no geral, não faz sentido algum pagar por algo sem saber quando vai receber e, pior, o que vai receber.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.814
Reações
8.026
Pontos
1.094
Grandes b*sta. Vão dar um data e depois vão adiar.

Agora vão querer proibir adiar?

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 


DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.967
Reações
41.624
Pontos
1.689
Grandes b*sta. Vão dar um data e depois vão adiar.

Agora vão querer proibir adiar?

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
Alemães né... o povo que proibiu Dead Rising, sabe-se lá porque...

Acho que é culpa da Angela Merkel.
 

sonicflood

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
8.989
Reações
9.695
Pontos
1.049
uai compra quem quer...que frescura. Nunca fiz pre venda de jogos que não tem data.
 

cristianomachado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.316
Reações
718
Pontos
563
legal. esse tipo de decisão mostra que o País tá antenado e do lado dos consumidores. enquanto isso, aqui no Brasil...
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
Como sempre, um governo europeu se metendo até dentro da cueca do orgulhoso pagador de imposto.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Também acho, com tanta coisa importante a ser discutida e tanta coisa para fiscalizar, para que lei que tem levar pessoas pela mão? Porque, convenhamos, o mínimo de se espera de uma pessoa é que ela entenda que se não há data de previsão não há data prevista para o lançamento.

Sinceramente, até entendo fazer reserva de algo concorrido com muita antecedência, mas no geral, não faz sentido algum pagar por algo sem saber quando vai receber e, pior, o que vai receber.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
Ajudar uma empresa que você acredita, tipo, eu fiz a pró-order do wasteland 2 enquanto tava em protótipo a bagaça. A Tesla vendeu pré-order a doidado do carro Model 3 sem saber como iria fazer o carro e quem comprou sabia que estava indo na maluquice colocando dinheiro em uma empresa que nunca cumpriu prazos na história, mas sabia que a empresa precisava da grana para construir a fábrica e começar a entregar quanto antes.

Isso é lei b*sta feito por algum b*sta e só vai atrapalhar o mercado, leis no máximo devem servir para proibir enganações, mas se o cara não está sendo enganado e quer meter grana em uma maluquice qualquer, problema dele.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.904
Reações
13.952
Pontos
1.474
As boas leis devem estar sempre em favor do lado mais fraco, que quase sempre é o consumidor, alguém de classe média, enquanto essas empresas costumam ser grandes.
 

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Finalmente um país sério tratando desse tema. A Alemanha é a "Luz da Escuridão" da Europa.

:coolface

Enviado de meu Moto X Play usando o Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Ajudar uma empresa que você acredita, tipo, eu fiz a pró-order do wasteland 2 enquanto tava em protótipo a bagaça. A Tesla vendeu pré-order a doidado do carro Model 3 sem saber como iria fazer o carro e quem comprou sabia que estava indo na maluquice colocando dinheiro em uma empresa que nunca cumpriu prazos na história, mas sabia que a empresa precisava da grana para construir a fábrica e começar a entregar quanto antes.

Entendo, apesar de que hoje temos tantas ferramentas como early access é kickstarter que acabei atrelando a ideia de pré venda apenas para produtos grandes, que pensam mais em adiantar receitas que viabilizar produção.

De qualquer forma, você tem razão, é uma lei que não faz sentido, não é como se o cara estivesse sendo enganado. Não passa de "burrocracia", uma proteção idealizada e desnecessária.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Entendo, apesar de que hoje temos tantas ferramentas como early access é kickstarter que acabei atrelando a ideia de pré venda apenas para produtos grandes, que pensam mais em adiantar receitas que viabilizar produção.

De qualquer forma, você tem razão, é uma lei que não faz sentido, não é como se o cara estivesse sendo enganado. Não passa de "burrocracia", uma proteção idealizada e desnecessária.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
Pensando bem digo mais: Isso é um golpe para o bacen da Europa conseguir arrumar uma grana, os fdps torraram pra c***lho e estão quebrados, com essa mudança é uma forma a menos da empresa conseguir crédito para algo. Ao invés de pegar empréstimo no banco para aumentar a capacidade de produção, vende uns pré-order e com essa grana começa a produzir. Agora não pode fazer isso e tem que pegar grana no banco, isso é usar lei para fortalecer monopólio no mercado de crédito e continuar tendo grana para fazer as bostas que estão fazendo.

Que pensando bem pré-order é uma forma de tirar crédito a juros bancários 0, porém arriscando seu nome pois quem vai fazer faz pelo hype, não atendendo ao hype, você queima um pouco o seu nome, logo pré-order é uma tática para quem se garante, ou tem um produto com muito hype de tirar crédito barato, nada mais que isso e o que está acontecendo é o governo manipulando o mercado de crédito na canetada e usando a desculpa de "é pro bem do consumidor"... é o c***lho!

Aposto que o Moacyr vai tentar passar isso no Brasil em alguns meses se der certo na Alemanha com a desculpa de melhorar o mercado de vídeo games...
 
Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.011
Pontos
1.839
Eu acho que isso afeta mais as revendedoras que as desenvolvedoras. Elas que costumam anunciar produtos sem nem mesmo saber se serão lançados. Quanto as desenvolvedoras, basta pôr uma data e adiar constantemente que não estarão quebrando nenhuma lei.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.191
Reações
42.117
Pontos
1.003
Tem que fazer isso com edição de colecionador, agora versão padrão não é tão afetado assim ao meu ver
 

Mestre Padawan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.705
Reações
1.900
Pontos
609
RIDICULO! Quem é o governo pra decidir a vida das pessoas. O mundo esta muito mal acostumado deixando o Estado papai se intrometer em tudo.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.904
Reações
13.952
Pontos
1.474
Pensando bem digo mais: Isso é um golpe para o bacen da Europa conseguir arrumar uma grana, os fdps torraram pra c***lho e estão quebrados, com essa mudança é uma forma a menos da empresa conseguir crédito para algo. Ao invés de pegar empréstimo no banco para aumentar a capacidade de produção, vende uns pré-order e com essa grana começa a produzir. Agora não pode fazer isso e tem que pegar grana no banco, isso é usar lei para fortalecer monopólio no mercado de crédito e continuar tendo grana para fazer as bostas que estão fazendo.

Que pensando bem pré-order é uma forma de tirar crédito a juros bancários 0, porém arriscando seu nome pois quem vai fazer faz pelo hype, não atendendo ao hype, você queima um pouco o seu nome, logo pré-order é uma tática para quem se garante, ou tem um produto com muito hype de tirar crédito barato, nada mais que isso e o que está acontecendo é o governo manipulando o mercado de crédito na canetada e usando a desculpa de "é pro bem do consumidor"... é o c***lho!

Aposto que o Moacyr vai tentar passar isso no Brasil em alguns meses se der certo na Alemanha com a desculpa de melhorar o mercado de vídeo games...

O importante não é quem faz, mas o que se faz, para determinar que tipo de atividade econômica se trata.

Pode ser a padaria da sua esquina, se ela de alguma maneira faz atividades comerciais de um banco, no fundo, ela também é um banco.

Se uma empresa de games está pegando dinheiro dos seus clientes antecipadamente, nessa atividade, ela também é um banco.

Pior ainda é quando essa empresa fala para os seus clientes: "devo não nego, pago quando puder." E ainda por cima faz sem qualquer compensação ou desconto. E mesmo que ofereça um desconto, sem uma data previamente estipulada, de que espécie de desconto estamos falando aqui?

Além do mais, se uma empresa depende da arrecadação de pré-venda para cobrir os gastos de desenvolvimento de seus produtos, quais as chances de ao não terem os devidos valores arrecadados o produto vir a ser lançado incompleto?

Não é difícil ver que esse tipo de atividade dá corda para todo tipo de má-fé.

Provavelmente em muitos casos o dinheiro arrecado em pré-venda é utilizado para empréstimo, com cobranças de juros. Então vamos supor que vendo um jogo a 60 dólares na pré-venda, fico 3 meses com o dinheiro do cliente até o lançamento do jogo. Eu posso pegar esse dinheiro, emprestar com juros e ter no final desses 3 meses 65, 70 dólares. Então eu ganho 5, 10 dólares, as vezes até mais se as distâncias temporais são maiores, em cima de basicamente nada.

Se eu posso reter ainda mais essa grana, posso simplesmente não anunciar a data de lançamento. Se achei que os juros de 3 ou 4 meses foram insuficientes, adio o lançamento para mais 1 ou 2 meses.

Realmente, não é nenhum problema uma empresa reter o dinheiro dos clientes por tempo indeterminado.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
O importante não é quem faz, mas o que se faz, para determinar que tipo de atividade econômica se trata.

Pode ser a padaria da sua esquina, se ela de alguma maneira faz atividades comerciais de um banco, no fundo, ela também é um banco.

Se uma empresa de games está pegando dinheiro dos seus clientes antecipadamente, nessa atividade, ela também é um banco.

Pior ainda é quando essa empresa fala para os seus clientes: "devo não nego, pago quando puder." E ainda por cima faz sem qualquer compensação ou desconto. E mesmo que ofereça um desconto, sem uma data previamente estipulada, de que espécie de desconto estamos falando aqui?

Além do mais, se uma empresa depende da arrecadação de pré-venda para cobrir os gastos de desenvolvimento de seus produtos, quais as chances de ao não terem os devidos valores arrecadados o produto vir a ser lançado incompleto?

Não é difícil ver que esse tipo de atividade dá corda para todo tipo de má-fé.

Provavelmente em muitos casos o dinheiro arrecado em pré-venda é utilizado para empréstimo, com cobranças de juros. Então vamos supor que vendo um jogo a 60 dólares na pré-venda, fico 3 meses com o dinheiro do cliente até o lançamento do jogo. Eu posso pegar esse dinheiro, emprestar com juros e ter no final desses 3 meses 65, 70 dólares. Então eu ganho 5, 10 dólares, as vezes até mais se as distâncias temporais são maiores, em cima de basicamente nada.

Se eu posso reter ainda mais essa grana, posso simplesmente não anunciar a data de lançamento. Se achei que os juros de 3 ou 4 meses foram insuficientes, adio o lançamento para mais 1 ou 2 meses.

Realmente, não é nenhum problema uma empresa reter o dinheiro dos clientes por tempo indeterminado.
Boa sorte conseguir muitos clientes se ficar fazendo isso sempre... Não é como se a empresa estivesse obrigando alguém a fazer pré-order, só não pode enganar o cliente, falar que vai fazer tal coisa e fazer outra, ai é quebra de contrato e sim poderia dar processo.

Agora de resto, se a padaria está operando como banco... que opere! Mais concorrência no mercado de crédito... ou vai falar que ter uma cadernetinha na padaria da esquina é ruim pois é concorrência desleal com a empresa de cartão de crédito?
 

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.408
Reações
2.974
Pontos
1.014
O que impede a empresa de colocar a data de lançamento para uma data bem futura e entregar o produto antes quando ele for lançado?

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.733
Reações
79.762
Pontos
1.839
Estive por lá semana passada. Fui numa Gamestop na cidade de Mannheim, e comprei diversos joguinhos interessantes, a bom preço. O que é engraçado por lá e que eu notei na França também, é que para os jogos pre-order eles fazem caixinhas e colocam nas prateleiras. Eles montam uma arte, colocam numa caixinha normal, e colocam na prateleira. Então, a hora que eu entrei na loja, vi caixinhas do Spiderman e Red Dead 2.

Na hora você toma um susto...depois percebe que estão na prateleira vermelha determinada "Jetzt Vorbestellen" - reserve agora em tradução literal.
 

Gradior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.355
Reações
1.642
Pontos
353
É uma medida interessante para moralizar e balancear um pouco melhor a relação vendedor x consumidor. As empresas (pessoas) vão se tornando cada vez mais gananciosas e também gradualmente vão impondo novas maneiras de adquirir mais grana (vide lootbox, amiibo, etc...).
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.583
Pontos
353
O que impede a empresa de colocar a data de lançamento para uma data bem futura e entregar o produto antes quando ele for lançado?

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
Vai vender pouco na pre venda, pois menos gente vai querer comprar muito antes do lançamento.
 

esilvap

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.467
Reações
3.139
Pontos
979
Já pensou se proíbem de mostrar um jogo na E3 sem data de lançamento.:coolface
 

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
O foda desse tipo de tópico é que mistura politica com video game e pode facilmente enveredar pra uma discussão imprópria pra área. No mais, eu reforço que essa proibição é mais um exemplo que faz ver o quão um estado pode ser prejudicial.

Sem falar no texto original enaltecendo a prática, que o cara nem percebe como pode ser escrota. Eu fico me perguntando quem defende isso já teve uma empresa. Porque quem já teve ou tem consegue enxergar de longe o quão danoso isso pode ser.

Não queria comentar isso, mas quem fala que o Brasil sempre fica do lado das empresas e nunca do consumidor precisa realmente dar uma pesquisada no que acontece. Um exemplo bem simples: sabia que só é crime sair sem pagar de restaurantes, hoteis e meios de transporte? Pro resto tá liberado.
 
Topo Fundo