O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Alemanha proíbe pré-venda de produtos sem data de lançamento definida

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.284
Reações
19.802
Pontos
1.434
O foda desse tipo de tópico é que mistura politica com video game e pode facilmente enveredar pra uma discussão imprópria pra área. No mais, eu reforço que essa proibição é mais um exemplo que faz ver o quão um estado pode ser prejudicial.

Sem falar no texto original enaltecendo a prática, que o cara nem percebe como pode ser escrota. Eu fico me perguntando quem defende isso já teve uma empresa. Porque quem já teve ou tem consegue enxergar de longe o quão danoso isso pode ser.

Não creio que seja tão danoso assim, pelo menos para empresas de games, porque as ferramentas mais funcionais para adiantar dinheiro para desenvolvimento (financiamento coletivo, acesso antecipado) não são caracterizadas como pré venda. Neste caso poderia afetar as softhouses maiores, mas para elas pré venda é mais um adiantamento de receita que uma necessidade.

Mas não tem dúvida, é uma lei que tenta resolver um problema que não existe e cria tantos outros, é uma política miope, quem defende simplifica a relação consumidor e empresa é não enxerga que algumas ações trazem prejuízos indiretos (se pequenas empresas dependessem dessa grana, provavelmente quebrariam e menos games seriam lançados, tudo em troca de algo que todo mundo que utiliza sabe como funciona e compra assim mesmo).

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.284
Reações
19.802
Pontos
1.434
É uma medida interessante para moralizar e balancear um pouco melhor a relação vendedor x consumidor. As empresas (pessoas) vão se tornando cada vez mais gananciosas e também gradualmente vão impondo novas maneiras de adquirir mais grana (vide lootbox, amiibo, etc...).
Não vejo semelhança nas situações que mencionou.

Se você olha a data de lançamento de um produto e não há nada definido e ainda clica para comprar é porque não se importa com o prazo. Então que relação que tem que ser balanceada? É uma decisão consciente e não situação de vulnerabilidade, não existe necessidade de interferência do estado.

Felizmente as empresas dependem menos de pré venda que no passado, hoje existem mais alternativas mais eficientes, isso porque, se não fosse grana entrando DURANTE o desenvolvimento do game, produtos como PUBG nunca sairiam do papel.



Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.887
Reações
17.703
Pontos
1.053
O dia que a mãe chorou...

Enviado de meu Redmi 5 usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Nenhuma empresa deve vender um produto se não está em condições de entregá-lo a um consumidor.
 


Gradior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.355
Reações
1.642
Pontos
353
Não vejo semelhança nas situações que mencionou.
Se você olha a data de lançamento de um produto e não há nada definido e ainda clica para comprar é porque não se importa com o prazo. Então que relação que tem que ser balanceada? É uma decisão consciente e não situação de vulnerabilidade, não existe necessidade de interferência do estado.
Felizmente as empresas dependem menos de pré venda que no passado, hoje existem mais alternativas mais eficientes, isso porque, se não fosse grana entrando DURANTE o desenvolvimento do game, produtos como PUBG nunca sairiam do papel.
Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk

Para as pessoas conscientes que estão comprando sem saber quando vai sair, ou ainda como será o jogo e não se importam em absolutamente nada com isso, não tem problema algum, mas existe alguém assim?
Acho que todas as pessoas são atingidas, de formas diferentes, com algum tipo de ansiedade, e essa vai se tornando gradualmente (e também de formas diferentes) cada vez maior, e em algum momento inevitavelmente se sentirão lesadas.
Produtoras que usam artifícios como apresentar uma imagem ou um trailer cinematográfico para atingir fãs que sonham jogar "em breve" um jogo, apenas com a única intenção de captar dinheiro mais rápido, estão apenas dizendo: "Me dê seu dinheiro agora! Um dia vai sair, eu te aviso, mas não me cobre porque eu não vou responder".
Ok, isto não é 100% dos casos, mas é certo que é uma prática que será cada vez mais utilizada. E com um maior número de casos, vem um maior número de incidentes.
Existe o argumento de que isto ajuda financeiramente a dev a continuar o projeto, e caso o produto não seja satisfatório temos a consequente e implícita ideia: "f**a-se! Quem mandou comprar? Seja responsável por seus atos!". Mas isto implica em um sentimento de lesão, de ser enganado, de dinheiro jogado fora, então "tudo bem?". Se é pra escolher, eu prefiro a outra ideia implícita que é: "f**a-se, se você não tem dinheiro para fazer, faça quando tiver". Esta é uma prática que vulgariza o relação consumidor x vendedor, onde ainda por cima, no fim, o consumidor é culpado.
Resumindo, data é um elemento básico e importante em um negócio, e deve ser respeitada.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.841
Reações
21.099
Pontos
1.434
Não está claro se uma empresa ainda poderia ser punida ou não por adiar o lançamento. E se a data de lançamento informada precisa ser real ou se pode ser algo como a própria Amazon US faz - sempre coloca o final do ano como lançamento. Cyberpunk 2077 por exemplo está com lançamento previsto para 28/12/2018 e a pré-venda está aberta.
Tem outra coisa tb: se a lei não permitir adiamento, será que as publishers vão ter que rushar AINDA MAIS os jogos pra cumprir datas? PQ se isso acontecer os patchs de day one vão aumentar estratosféricamente.
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.583
Pontos
353
Tem outra coisa tb: se a lei não permitir adiamento, será que as publishers vão ter que rushar AINDA MAIS os jogos pra cumprir datas? PQ se isso acontecer os patchs de day one vão aumentar estratosféricamente.
Mais aí é culpa das produtoras.
O correto é só definir uma data de lançamento quando tiver certeza. Antes disso pode-se apenas dar uma previsão, tipo outono de 2019, que não é uma data e não poderia ter pré venda.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.284
Reações
19.802
Pontos
1.434
Para as pessoas conscientes que estão comprando sem saber quando vai sair, ou ainda como será o jogo e não se importam em absolutamente nada com isso, não tem problema algum, mas existe alguém assim?

Mas não estamos falando de uma informação escondida, não é questão de consciência, não há qualquer tentativa de ludibriar o consumidor, pelo contrário, o problema seria se colocassem uma data e não respeitassem, neste caso sim estariam aproveitando da situação de vulnerabilidade de uma das partes. Neste caso é preto no branco, não tem data de lançamento, então quem está comprando JÀ sabe que vai demorar, que não há um planejamento estabelecido para o lançamento e não se importou com isso.

Produtoras que usam artifícios como apresentar uma imagem ou um trailer cinematográfico para atingir fãs que sonham jogar "em breve" um jogo, apenas com a única intenção de captar dinheiro mais rápido, estão apenas dizendo: "Me dê seu dinheiro agora! Um dia vai sair, eu te aviso, mas não me cobre porque eu não vou responder".

Não é assim que empresas funcionam. Tempo é dinheiro com salários e encargos, não vai ser grana de pre venda que vai segurar a onda e por isso o produto tem que sair o mais rápido possível, o mais comum da indústria é acontecer o contrário do que você disse, a galera rushar ao invés de segurar a produção. Pode ter certeza que, com data ou sem data, a galera vai crunchar, só que tem coisas que não dá para prever, especialmente em produtoras pequenas.

Seu argumento bate contra outra modalidade de negócio que é financiamento coletivo, que por não ser venda sequer há garantia de recebimento ou de que vão se dedicar a produção do que foi combinado, mas aí também não há necessidade de intervir, financiamento é por definição negócio de risco, se não quer arriscar, não invista. É algo que tem governo que está de olho, pode ter certeza, mas que para cada falha há inúmeros sucessos (simplesmente resgataram o mercado de RPG do limbo, só isso já vale o risco).

O problema real de pre venda é o que você falou por ultimo, do f**a-se, da garantia de qualidade, comprar no escuro, neste caso sim o consumidor está nas mãos da produtora e não tem para onde correr, só que isso acontece quando colocam pre venda com data estabelecida ou não. EDte tipo de lei não ajuda a resolver nada, mesmo porque, convenhamos, é facilmente burlada, basta fazer como fazem no caso do frete, jogam um prazo longo para dar folga.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.284
Reações
19.802
Pontos
1.434
Mais aí é culpa das produtoras.
O correto é só definir uma data de lançamento quando tiver certeza. Antes disso pode-se apenas dar uma previsão, tipo outono de 2019, que não é uma data e não poderia ter pré venda.

É impossível neste mercado, você só tem certeza que um jogo vai ser lançado quando vai a gold, fora disso sempre há possibilidade de atrasos e isso é BOM, forçar data é rushar e rushar leva a queda de qualidade.

Tirar flexibilidade pode trazer mais danos que benefícios que, neste caso, são extremamente questionáveis, quem se importa com data NÃO compra muito tempo antes do lançamento. Felizmente estamos em um outro momento, não só o que Alemanha faz ou deixa de fazer é pouco relevante dado o tamanho do mercado alemão de games, como o próprio mercado de games já desenvolveu outras ferramentas que substituem a pre venda como forma de financiamento, o próprio early access, com seu enorme sucesso, não passa de pre venda sem prazo estabelecido e com beta test embutido.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.841
Reações
21.099
Pontos
1.434
Mais aí é culpa das produtoras.
Mais ou menos.

Apesar de programação ser da área de exatas, o progresso de construção/refinamento de um software não é... o mais comum é descobrir que tem um bug, matar ele e com essa solução criar 2 outros bugs...

Talvez a solução seja realmente essa:
O correto é só definir uma data de lançamento quando tiver certeza. Antes disso pode-se apenas dar uma previsão, tipo outono de 2019, que não é uma data e não poderia ter pré venda.
 

Gradior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.355
Reações
1.642
Pontos
353
É uma decisão consciente e não situação de vulnerabilidade, não existe necessidade de interferência do estado.

Mas não estamos falando de uma informação escondida, não é questão de consciência,

Só estou dando continuidade a uma expressão que você usou... Mas isso é só um detalhe.

o problema seria se colocassem uma data e não respeitassem,

Isso também é um problema. É claro que uma margem de erro é perfeitamente aceitável (3 meses, 6 meses?). O problema é deixar aberto para que seja normalizado um ato abusivo, uma vez que não existe regulamentação sobre "O quanto se pode atrasar", gradativamente haverá má fé, como a história nos ensina.

Neste caso é preto no branco, não tem data de lançamento, então quem está comprando JÀ sabe que vai demorar

Isso não é preto no branco, é só preto. Livre mercado é uma ideia bonita, mas por enquanto precisa de limites, já que o ser humano....
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Estive por lá semana passada. Fui numa Gamestop na cidade de Mannheim, e comprei diversos joguinhos interessantes, a bom preço. O que é engraçado por lá e que eu notei na França também, é que para os jogos pre-order eles fazem caixinhas e colocam nas prateleiras. Eles montam uma arte, colocam numa caixinha normal, e colocam na prateleira. Então, a hora que eu entrei na loja, vi caixinhas do Spiderman e Red Dead 2.

Na hora você toma um susto...depois percebe que estão na prateleira vermelha determinada "Jetzt Vorbestellen" - reserve agora em tradução literal.
Ué, isso acontece aqui também, nunca viu?

God of War foi um exemplo recente.

No mais, está certo podar as asinhas das empresas, mas ao mesmo tempo penso que se os caras são trouxa de comprar essas pre-order a perder de vista, o problema é deles.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.284
Reações
19.802
Pontos
1.434
Isso também é um problema. É claro que uma margem de erro é perfeitamente aceitável (3 meses, 6 meses?). O problema é deixar aberto para que seja normalizado um ato abusivo, uma vez que não existe regulamentação sobre "O quanto se pode atrasar", gradativamente haverá má fé, como a história nos ensina.

Mas este é O problema, pré venda é planejamento, a ideia é você já pensar o que vai fazer na frente.

Quando você se depara com algo sem data você não planeja, é como FF VII, sei que um dia vou jogar, mas está no fundo da mente e data é irrelevante. Spider Man, por outro lado, sai perto do dia 7, o cara já planeja pegar o game cedo e jogar o feriado todo, daí faz pré venda para não correr o risco de ficar sem o game (este é o objetivo de fazer pré venda, garantir o seu produto em midia fisica no primeiro dia).

Percebeu porque um adiamento é problema em um caso e outro não? O prejuízo para o consumidor existe só no segundo caso.

isso não é preto no branco, é só preto. Livre mercado é uma ideia bonita, mas por enquanto precisa de limites, já que o ser humano....

Livre mercado total é mais teoria que pratica, nada na vida funciona sem controle, não importa se é uma pessoa ou organização, sempre haverá uma consideravel probabilidade do cara tentar ganhar em cima dos outros se não houver quem vigie.

Só que intervir é uma decisão administrativa de alto nível, requer conhecimento e estudos de impacto, não é para ser populista do tipo empresas más contra os pobres consumidores, mesmo porque picareta tem de ambos os lados e ninguém ganha com um governo que mais parece um elefante cego em loja de cristais.

Neste caso o assunto é ver o objetivo e impacto, é saber quem esta lei protege e que danos indiretos ela causa aos próprios consumidores que deveria proteger. Para mim ela já bomba na questão proteção, quem compra pré venda sabe olhar data, se não é informada o cara está ciente disso e não acha que é um problema, então não cabe ao Estado achar por ele.

Além disso há o aspecto de dano, o que este tipo de situação causa? Ela corta uma importante verba de financiamento de produção a ponto de inviabiliza-la? Ela pode forçar que a produção seja rushada para atender uma data como já aconteceu incontáveis vezes? Para piorar, isso afeta quem? Grandes empresas como a EA que podem adiar um game um ano e sequer balançar seu ano fiscal ou a empresa pequena que vende almoço para comprar janta?

Não acredito que esse seja um problema hoje porque, convenhamos, Alemanha no mundo dos games é minúscula, além disso as empresas já passaram do ponto de dependerem de pré venda, com data ou não. Portanto só acho que esta lei é inútil, defende quem não precisa ser defendido e acrescenta trabalho de fiscalização a máquina pública, mas fazer o que, hoje em dia agente pode jogar novas leis de grila para ver qual presta.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.284
Reações
19.802
Pontos
1.434
Nunca vou entender e pré venda
Simples, acesso.

Vou dar um exemplo. Queria jogar God of Ser no lançamento, tinha grana para comprar, fui na loja e... saí de mãos abanando, todo o primeiro lote tinha saído na pré venda. História dois, estava bastante ansioso para ler Harry Potter e a Ordem de Fênix, então comprei na pré venda, recebi antecipadamente e passei o final de semana lendo, quando os livros estavam começando a chegar nas livrarias já tinha terminado e matado minha vontade, sem precisar investir um centavo a mais por isso.

A questão era porque fazer isso com algo que não tem data de lançamento estipulada, por que não esperar até chegar mais perto do lançamento e fazer a encomenda. Daí o colega do fórum lembrou da questão de investimento na produção, de fato, games como PUBG não seriam feitos sem grana entrando antes do jogo ter sequer data de lançamento.

Apesar de que, para esta situação, Kickstarter e Early Access são mais úteis e utilizadas por quem não tem grana na mão para fazer o game todo, não precisa mais de pré venda (como já precisaram antes pelo menos).

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Simples, acesso.

Vou dar um exemplo. Queria jogar God of Ser no lançamento, tinha grana para comprar, fui na loja e... saí de mãos abanando,

Por que nao comprou digital, se tinha tanta pressa de jogar?
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.284
Reações
19.802
Pontos
1.434
Por que nao comprou digital, se tinha tanta pressa de jogar?
Além da questão de preço, a ideia também se mantém, pré venda digital você tem acesso ao pre load e pode começar a jogar no primeiro minuto, sem esperar download. Apesar de menos crítica para jogos muito populares (nunca vai esgotar na loja), também tem uma questão de acesso.

Outro aspecto, que está se tornando popular com jogos puramente digitais, pré venda está sendo vendida com desconto. Em suma, tem suas vantagens sim, cabe cada um avaliar a questão risco de pegar algo sem ver muitas resenhas e a vontade de jogar o mais rápido possível.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.087
Reações
30.466
Pontos
903
Tá certo.

"Ainn, mas o dinheiro eh meu fasso o que eu quizer, aff, q b*sta".

Faz sentido. O problema é empresa demorar uma eternidade pra lançar o jogo e o consumidor ficar revoltadinho a ponto de solicitar reembolso. Se não for ressarcido irá entrar com processinho, resultando em mais uma ação inútil no judiciário que pode estar sobrecarregado.

Coisas que podem ser evitadas.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Ridículo e absurdo, onde fica a liberdade da pessoa de gastar o dinheiro com o que ela quiser? Inclusive, perder 60$ em um pre-order seria um preço baixo pela lição aprendida.

Alemanha sempre vindo com ideias muito erradas.
 
Ultima Edição:

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Vai acabar com o principal produto da Sony, o hype.

msoftally2jqv.png

sonyallr4syn.png


https://www.neogaf.com/threads/from...onference-games-release-ps4-xbox-one.1373448/

Outra coisa interessante é que nenhum dos jogos exclusivos anunciados pela Sony nesses últimos 2 anos e que estão sem data de lançamento ainda não entraram em pre-ordem, sinceramente, não entendi os comentários de alguns no tópico tentando associar a notícia do OP com a Sony.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.214
Reações
47.246
Pontos
1.599

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Ficou pistola?

Foi só uma zoeira.

Impressão sua!

No meu caso, eu realmente acho o assunto pertinente de ser discutido, queira ou não é um tipo de regulamentação que impacta na industria de forma significativa, mas se vcs ao invés de conversar sobre isso, preferem instigar as briguinhas usuais de sempre, fazer o que né!?
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.214
Reações
47.246
Pontos
1.599
Cara, first world problems.

O mundo não vai se tornar um lugar nem melhor nem pior por causa disso. Então, tanto faz.

Apesar que eu sou da opinião que quanto menos governo, melhor.
Impressão sua!

No meu caso, eu realmente acho o assunto pertinente de ser discutido, queira ou não é um tipo de regulamentação que impacta na industria de forma significativa, mas se vcs ao invés de conversar sobre isso, preferem instigar as briguinhas usuais de sempre, fazer o que né!?
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Cara, first world problems.

O mundo não vai se tornar um lugar nem melhor nem pior por causa disso. Então, tanto faz.

Apesar que eu sou da opinião que quanto menos governo, melhor.

Imo, já acho que impacta sim, iniciativas que dependem de crowd funding, early access, isso fica inviável, quem não apoia esse tipo de iniciativa, realmente não vai se importar, mas quem apoia e acha interessante esse modelo, vai acabar afetado, e queira ou não, isso acaba tendo o lado bom pois força um comprometimento e responsabilidade maior das produtoras e fabricantes na hora de estipular o melhor momento para colocar a venda seu produto, apesar de tb achar que o governo não precisa meter o bedelho em tudo e qualquer assunto relacionado, como por exemplo restringir, diga-se, censurar alguns conteúdos e dessa forma ir de frente com coisas básicas como o PEGI ou o ESRB.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
O pessoal está confundindo demais o funcionamento dessas pré vendas que foram proibidas.

Aquela pré venda que as lojas fazem logo depois do anúncio, sem data de lançamento nem nada é canalhice das lojas. São elas que ficam com o dinheiro, são elas que ganham, ou vocês acham que aquele leak do Walmart antes da E3 tinha anuência das publishers?

A pré venda em sí eu não vejo nenhum problema, porque paga quem quer. Tem maluco que paga por early access, por kickstarter... Eu é que não pago por essas coisas.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
Não está claro se uma empresa ainda poderia ser punida ou não por adiar o lançamento. E se a data de lançamento informada precisa ser real ou se pode ser algo como a própria Amazon US faz - sempre coloca o final do ano como lançamento. Cyberpunk 2077 por exemplo está com lançamento previsto para 28/12/2018 e a pré-venda está aberta.
Bom examplo, difícil estas regras não serem dribladas
Life will find a way
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.284
Reações
19.802
Pontos
1.434
O pessoal está confundindo demais o funcionamento dessas pré vendas que foram proibidas.

Aquela pré venda que as lojas fazem logo depois do anúncio, sem data de lançamento nem nada é canalhice das lojas. São elas que ficam com o dinheiro, são elas que ganham, ou vocês acham que aquele leak do Walmart antes da E3 tinha anuência das publishers?

A pré venda em sí eu não vejo nenhum problema, porque paga quem quer. Tem maluco que paga por early access, por kickstarter... Eu é que não pago por essas coisas.

O problema é que a lei não é seletiva, ela proíbe picaretas, mas também proíbe quem usa pré venda como financiamento de reta final de produção, algo que algumas empresas indie usavam a alguns anos atrás. A questão é que a primeira o próprio mercado regula, consumidor não é babão imbecil, se a empresa ganhar fama de enrolada acabou, ninguém compra lá (dê uma olhada no Ifood para ver o quanto atraso na entrega ferra com o posicionamento da empresa dentro do aplicativo), já o segundo se ferra mesmo se fizer tudo certinho e com suporte dos usuários.

Aliás, não estou falando de você, mas cansei de ver gente chamando quem usa kickstarter e early access de maluco, de otário, mas daí vai no tópico do Pillars of Eternity e fala que é o melhor RPG já feito, fala que PUBG é GotY, mas esquece que sem estes "otarios" estes jogos não sairiam do papel.

Para mim não tem essa, se alguém acha que é absurdo, não deveria usar os frutos que saem de lá. Todo opinião tem um preço, para ser veemente tem que estar disposto a paga-lo.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.028
Reações
78.327
Pontos
1.704
legal. esse tipo de decisão mostra que o País tá antenado e do lado dos consumidores. enquanto isso, aqui no Brasil...
As boas leis devem estar sempre em favor do lado mais fraco, que quase sempre é o consumidor, alguém de classe média, enquanto essas empresas costumam ser grandes.
Vcs estão loucos

Se o cara quer fazer pre-order sem ter data definida o problema é dele, o governo não tem que se meter nessas coisas

O governo só deveria se intrometer em práticas abusivas e que enganem o consumidor, mas se o cara quer fazer a pré order SABENDO que não tem data de lançamento, cadê o problema?

Vcs estão dizendo que o governo que deve decidir como vc gasta o seu dinheiro?
 
Topo Fundo