O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Alguém aí tem telescópio?

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.385
Pontos
503
Então, estou interessado em comprar um, desde que não seja necessário me prostituir para pagar, até porque eu costumo fazer por diversão mesmo. :kvergonha

Brinks.

Eu vi alguns no YouTube que são do c***lho, mas custam muito caro...
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Então, estou interessado em comprar um, desde que não seja necessário me prostituir para pagar, até porque eu costumo fazer por diversão mesmo. :kvergonha

Brinks.

Eu vi alguns no YouTube que são do c***lho, mas custam muito caro...
Qual objetivo? Astrofotografia? Ver objetos difusos (nebulosas e galáxias)? Ver bem os planetas? Facilidade de manutenção?
 


Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Aparelho com lentes se chama luneta.
Telescópio usa espelhos.

Boa noite filhão
Desculpe, mas não é bem assim.

Existem sim telescópios com lentes. Os só com lentes são os chamados refratores. Há os que combinam lentes e espelhos: os Cassegranianos, Maksutovs, etc. Luneta é um nome que normalmente se dá um um pequeno telescópio, normalmente refrator (com lentes), portátil e sem tripé.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
faz um ué... compra as lentes...
Fazer um grande Dobsoniano é relativamente fácil e barato. Só o espelho primário é o mais complicado de fazer, pois precisa ser parabólico. Contudo, dá para comprar espelhos de grande abertura e grande profundidade de foco no Mercado Livre. Há comunidades na internet de construtores de Dobsonianos ensinando a fazê-los com todo tipo de coisa: madeira, canos, treliças, etc.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.900
Reações
95.060
Pontos
2.179
Antes de mais nada precisa ter lugar. Em cidades quase não da para ver nada por conta da poluição luminosa.
 
  • Curtir
Reações: Geo

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
Eu tenho esse aqui:

228161

é bem legal, da para conectar no computador e usar o software Stellarium , vc clica em alguma estrela ou ponto do céu no note, ele ele aponta para o local.

Não sei o que espera ver, a grana gasta varia muito de acordo com isso.

Antes de mais nada precisa ter lugar. Em cidades quase não da para ver nada por conta da poluição luminosa.

Os planetas da para ver de boa na cidade, até Saturno (aparece como um grão de arroz na lente).

Nebulosa eu já consegui ver um pouco da Orion, bem legal também.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.385
Pontos
503
Eu tenho esse aqui:

Visualizar anexo 228161

é bem legal, da para conectar no computador e usar o software Stellarium , vc clica em alguma estrela ou ponto do céu no note, ele ele aponta para o local.

Não sei o que espera ver, a grana gasta varia muito de acordo com isso.



Os planetas da para ver de boa na cidade, até Saturno (aparece como um grão de arroz na lente).

Nebulosa eu já consegui ver um pouco da Orion, bem legal também.
Perdão, qual o modelo? Não consegui identificar.

Custa quantos um desses?
 

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
Perdão, qual o modelo? Não consegui identificar.

Custa quantos um desses?


Skywatcher Telescópio Dobson N 114/500 Heritage Virtuoso DOB


228199

Eu não paguei tão caro, paguei 650 contos em 2013.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.414
Reações
24.292
Pontos
903
Eu tenho um binóculo astronômico. É bom começar com um desses ao invés de ir direto para telescópios.
Tem diferentes tipos de telescópio como refletores, refratores. É bom dar uma pesquisada antes.
Recomendo a loja "casa do astrônomo".
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Ver bem os planetas.
Para isso tu precisas de um telescópio com grande distância focal, para ter uma ampliação maior, pois os planetas são muito pequenos no céu. Sugiro 900mm ou mais. Barato nessa linha só refrator (a objetiva é uma grande lente) ou Newtoniano (usa um espelho primário no fundo do tubo ao invés de uma lente). Os Maksutov-Cassegrains conseguem isso com um tubo pequeno, mas são mais caros e para alinhar a ótica é bem difícil.

Um refrator tem duas grandes vantagens: a) A ótica dificilmente desalinha; b) Não entra poeira dentro.
O problema do refrator é que as aberturas (diâmetro da lente objetiva/espelho primário - poder de captação de luz) tendem a ser pequenas. Acima de 100mm começam a ficar caros demais para o benefício. Outra desvantagem é que parte da luz se perde nas lentes, por melhores que sejam. Essa perda de luz não é relevante para ver os planetas, cometas e a Lua, mas para objetos difusos é.

O Newtoniano (refletor) é mais chato de manter, mas tem as maiores aberturas em comparação com o preço e causa menor perda luminosa. Um Newtoniano de 120mm é muito mais barato do que um refrator de mesma abertura. Como é um instrumento aberto, uma dia terás que desmontá-lo para limpar e depois terás de alinhar a ótica que é um processo conhecido como colimação.

Como primeiro telescópio de fácil manutenção para observar os planetas bem, sugiro um refrator de 80mm ou mais com 900mm ou mais de distância focal. Atenção quanto ao tripé. Escolha um do tipo equatorial porque facilita acompanhar o astro com um só grau de liberdade, o que é mais confortável se com ampliações altas para ver os planetas. Montagens do tipo alt-azimutal ou Dobsoniana complicam mais.

Por último, mas não menos importante, não esqueças de reservar R$500,00 de orçamento para comprar um conjunto de lentes oculares decentes. Sugiro pegar uma de 5mm para grandes ampliações, uma de 15mm para uso geral e outra de 35mm para tentar observar nebulosas, clusters e galáxias mais brilhantes.

Boas marcas posso citar Celestron, Orion, Meade e Konus. Tanto para telescópios quanto para lentes oculares.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Skywatcher Telescópio Dobson N 114/500 Heritage Virtuoso DOB


Visualizar anexo 228199

Eu não paguei tão caro, paguei 650 contos em 2013.
É um tele com GoTo, mas o problema é a distância focal (500mm) que é pequena para um Newtoniano. Reduz a ampliação disponível para observação dos planetas. Para compensar, teria que usar oculares com pequena milimetragem, o que escurece a imagem. Mas realmente é o um dos teles com GoTo mais baratos que vi até hoje.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Antes de mais nada precisa ter lugar. Em cidades quase não da para ver nada por conta da poluição luminosa.
Mas os planetas dá para ver bem. Além disso, existem filtros anti-skyglow que são bem caros, mas eficazes para filtrar a poluição luminosa. O meu é sintonizado para os comprimentos de onda das lâmpadas a vapor de sódio. Hoje, as cidades estão mudando para lâmpadas de LED, o que será mais chato de controlar e achar um filtro específico para a cor predominante usada na iluminação pública de tua cidade. O uso de LED vai complicar a vida dos astrônomos urbanos.
 

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
É um tele com GoTo, mas o problema é a distância focal (500mm) que é pequena para um Newtoniano. Reduz a ampliação disponível para observação dos planetas. Para compensar, teria que usar oculares com pequena milimetragem, o que escurece a imagem. Mas realmente é o um dos teles com GoTo mais baratos que vi até hoje.

Não manjo desses paranauês, como eu disse na época paguei 650,00, acho um excelente custo para um modelo de entrada.

E sim, eu comprei duas oculares de boa qualidade, mas não senti tanta diferença para as que vieram junto.

Sou bem amador, vendo as luas de Júpiter eu já fico felizão :kfeliz
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
parece que a NASA tem




kk

então, eu sempre quis ter um, mas quando pesquisei sempre falam que esses que vendem em lojas comuns são tudo umas bostas e que é mto melhor encomendar um "artesanal" de algum astronomo que trabalhe com isso, mas na época eles saiam tipo 5x mais caros
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.051
Reações
47.855
Pontos
803
Então, estou interessado em comprar um, desde que não seja necessário me prostituir para pagar, até porque eu costumo fazer por diversão mesmo. :kvergonha

Brinks.

Eu vi alguns no YouTube que são do c***lho, mas custam muito caro...
Quero ver a lua

images


images
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Toda vez eu penso em comprar um, aí lembro que é caro, tem que ter espaço, tem que montar de desmontar, tem que comprar outras peças pra fazer apontamento, tem que estudar as estrelas se não vc só vai ver uma imagem preta...

Aí eu desisto.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.441
Pontos
503
Não tenho, mas gostaria muito de ter um também, pena que é caro, um bom mais barato pelo que pesquisei uma vez, custa em torno de 800 reais ou mais...

Eu vinha visto uns no Aliexpress por 150, até 250 reais, mas certamente não devem prestar... Infelizmente isso é um hobby caro.
 
Topo Fundo