O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Alguém mais acredita que a Sony cometerá esse erro fatal na próxima geração?

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Faz um tempo que venho comentando em tópicos por aqui que minha impressão do futuro da Sony e PS5 tem sido negativa, que está caminhando para uma baixa que fará a marca sofrer nova crise nos próximos anos enquanto que a Microsoft se prepara para voltar forte (e a Nintendo continua sendo a Nintendo).

Hoje fui lembrado de um jogo que me fez novamente pensar sobre isso:



Repararam que diferente da geração anterior, nessa geração a Sony foi diminuindo cada vez mais a importância da Sony Japan e pequenos jogos alternativos que eram responsáveis por fazer a merca ter a reputação que tinha anteriormente de variedade? Bastava lembrar do que aconteceu recentemente com Gravity Rush. Esses jogos vindos de lá foram cada vez mais diminuindo e sendo escondidos, a Sony simplesmente nem se esforçava em tentar vendê-los. O Puppeteer acima foi lançado para o PS3 logo antes do lançamento do PS4 sem quase nenhum marketing.

A Sony está cada vez mais dando prioridade e destaque para jogos de estúdios ocidentais.
Na geração anterior eles cresceram em importância, "provando" que poderiam ser tão bons ou maiores do que os grandes estúdios orientais, só que a Sony ao invés de unir a força dos dois hemisférios resolveu ficar com um só e jogar de lado o outro. Até remaster/remake de jogos ocidentais está preferindo do que fazer novos jogos.

Quais as promessas de jogos orientais que temos para o futuro? De exclusivos? Bancados pela Sony, pelos seus próprios estúdios?
Sei que alguns estão concentrados em criar para o PSVR, mas só isso?

Também tem a questão dos indies que foi perdendo destaque ao longo da geração, e pior, a confiança da Sony.
Então vejo a Sony com menos variedade e quantidade, mais isolada, mais fechada, enquanto que as concorrentes fazem o caminho inverso, se tornando mais amigáveis tanto para o consumidor quanto para os desenvolvedores, variando seus catálogos.


É isso, você leu primeiro aqui, o PS5 será um fracasso se comparado com o PS4 e a Sony corre sério risco de ficar na lanterna na próxima geração, em todos os sentidos.
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.109
Reações
172.489
Pontos
1.714
Se a Sony vier a ficar na lanterna mercadologicamente falando na próxima gen, certamente não será por conta de sua prioridade ocidental.


O foco ocidental é o que garante uma maior quantidade de usuários ativos e um maior potencial de monetização da base.
 

tlstls

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.585
Reações
3.160
Pontos
1.179
Enquanto ela não rever sua política SJW californiana eu passarei longe.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.841
Reações
24.439
Pontos
503
Acho q esses estúdios orientais deveriam investir mais em JRPGs por turno, a Sony tá precisando de alguns jogos exclusivos first party nesse gênero, e se vier como super produção, com gráficos soberbos e história boa tem tudo pra popularizar esse gênero tão amado q antigamente era a norma.
 


Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.791
Reações
9.837
Pontos
994
Com exceção da Nintendo o Japão em sim está uma grande decadência.

Para falar a verdade foram os jogos ocidentais dela que realmente a destacaram, com exceção de Bloodborne. Eu gosto dos jogos da Sony Japan, mas não dá para negar que do ponto de vista de system seller foram muito pouco relevantes na geração PS4.

Eu gostaria que a parte oriental dela fizesse mais jogos e um ou outro jogo deles fosse um AAA, mas investir mais na parte ocidental (se ela tiver que escolher) parece o caminho correto mesmo. Eu sinceramente estou muito ansioso por GoW 5 e a nova IP do Cory Barlog.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
29.875
Pontos
1.049
A mãe não errou em aspecto algum nas suas 4 máquinas supremas nos últimos 25 anos. Não será na quinta que ela patinará.

Aguarde que provavelmente no glorioso 5 os estúdios japoneses da mãe virão com tudo. Mesmo que hoje em dia o foco total seja no maior mercado do planeta, o ocidental.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.369
Pontos
1.599
A única vez que ela chegou mais perto de falhar foi no PS3 e ainda assim foi um console foda, com muitos jogos fodas, então não, não creio nisso.
 

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.577
Reações
8.763
Pontos
764
Eu prefiro a sony tendo que correr atrás na geração do que liderando.
 

Hiaki

FEVER Free Zone
VIP
Mensagens
4.019
Reações
10.023
Pontos
653
Nah...a Sony não se importa de ser uma pepsi no japão.....ela quer pegar os mercados mais emergentes e deixar as thirds japs fazerem os jogos delas de boa lá sem precisar tumultuar. Provavel que botem o Kaz no sax, o Yoshida na guitarra e o Shaw na bateria e saim por ae num carro tocando nas ruas de Toquio durante o lançamento do ps5.
 

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
Faz um tempo que venho comentando em tópicos por aqui que minha impressão do futuro da Sony e PS5 tem sido negativa, que está caminhando para uma baixa que fará a marca sofrer nova crise nos próximos anos enquanto que a Microsoft se prepara para voltar forte (e a Nintendo continua sendo a Nintendo).

Hoje fui lembrado de um jogo que me fez novamente pensar sobre isso:



Repararam que diferente da geração anterior, nessa geração a Sony foi diminuindo cada vez mais a importância da Sony Japan e pequenos jogos alternativos que eram responsáveis por fazer a merca ter a reputação que tinha anteriormente de variedade? Bastava lembrar do que aconteceu recentemente com Gravity Rush. Esses jogos vindos de lá foram cada vez mais diminuindo e sendo escondidos, a Sony simplesmente nem se esforçava em tentar vendê-los. O Puppeteer acima foi lançado para o PS3 logo antes do lançamento do PS4 sem quase nenhum marketing.

A Sony está cada vez mais dando prioridade e destaque para jogos de estúdios ocidentais.
Na geração anterior eles cresceram em importância, "provando" que poderiam ser tão bons ou maiores do que os grandes estúdios orientais, só que a Sony ao invés de unir a força dos dois hemisférios resolveu ficar com um só e jogar de lado o outro. Até remaster/remake de jogos ocidentais está preferindo do que fazer novos jogos.

Quais as promessas de jogos orientais que temos para o futuro? De exclusivos? Bancados pela Sony, pelos seus próprios estúdios?
Sei que alguns estão concentrados em criar para o PSVR, mas só isso?

Também tem a questão dos indies que foi perdendo destaque ao longo da geração, e pior, a confiança da Sony.
Então vejo a Sony com menos variedade e quantidade, mais isolada, mais fechada, enquanto que as concorrentes fazem o caminho inverso, se tornando mais amigáveis tanto para o consumidor quanto para os desenvolvedores, variando seus catálogos.


É isso, você leu primeiro aqui, o PS5 será um fracasso se comparado com o PS4 e a Sony corre sério risco de ficar na lanterna na próxima geração, em todos os sentidos.

talvez a mudança que teve do diretor (ou presidente, não sei) tenha a ver com isso, pode ser que a marca PlayStation volte a ter o foco central na Europa e Japão, já que o diretor em questão sempre foi chefe da SCEE.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.547
Reações
59.973
Pontos
1.724
Eu acho que a Sony está calada pq ela quer. Ela está administrando a liderança folgada do PS4 e trabalhando para trazer uma transição mais tranquila. Preparando a nova gen para anunciar no momento que acharem certo. O que é bom, para não termos a escassez de jogos como foi o início dessa gen.
Não é pq ela está nesse silêncio todo é que ela não está se preparando.

Sobre o formato de jogos que a Sony vem focando vem do início da geração. Tem uma entrevista do Yoshida à época do lançamento do PS4 em que ele diz que a Sony iria focar em jogos AAA's pq o mercado aceitava e não iriam fazer games menores como no PS3. E não estavam errados. Só ver o retorno que estão tendo. Alguns games falham, mas a Sony já vem acertando isso. (Não que eu goste desse foco em AAA's, mas é o que está funcionando no mercado atual).

Sobre jogos ocidentais também acho uma pena não ser mais o foco da Sony, com o Japan Studios ficando cada vez produzindo menos. Mas a Sony fez um ótimo trabalho com eles no PS3 e quase não houve retorno financeiro. Gravity Rush e Puppeteer são excelentes jogos, mas não vendem.
E tem também a questão do mercado japonês de console de mesa só diminuir e não ser mais o foco para a Sony.
 

ysuran

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.452
Reações
5.452
Pontos
994
Nessa gen com a Sony Japan já com uma participação bem menor ela foi super bem, porque você acha que se manter essa tendência na próxima ela fracassará?
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
1.943
Reações
3.003
Pontos
453
Quanto menos jogos japas e mais jogos ocidentais melhor, fui jogar o persona 5, odiei, meu estilo é mais jogos de fora do japão mesmo, god of war, spiderman.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.572
Reações
38.829
Pontos
2.069
vamos+ver+o+que+vem+por+a%C3%AD+n%C3%A3o+d%C3%A1+pra+saber+ainda.jpg
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.918
Reações
56.899
Pontos
2.164
A Sony chegou à conclusão que o Japão é da Nintendo e tá focando no público ocidental.

Que aliás, financeiramente faz todo sentido.
Embora eu continue preferindo os jogos japoneses.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Discordo em partes...

Concordo que a quantidade de jogos diminuiu, sequela de um custo de desenvolvimento mais altos...
Mas anteriormente existiam muitos jogos japas que sequer eram lançados para o ocidente e ainda mais localizados, jogos japas que finalmente se tornaram populares por aqui, como por exemplo Persona, Yakuza, alguns JRPGs sendo localizados até para português como Final Fantasy, Tales of Vesperia... Lembrando que um dos jogos mais aclamados do PS4 veio justamente da Japan studios em parceria com a From Software que foi o Blooddborne.

Acontece que muitas novas IPs da Japan studios não deram muito certo no quesito "cair no gosto popular" como ocorreu com Gravity Rush e Knack, mas no último ano ela mandou bem pra quem joga em VR com Astro Bot e Déraciné, apenas não é uma plataforma tão popular o que dificulta o acesso aos jogos e dá essa impressão que pouco estão fazendo (já que nem todo mundo acessa tais jogos), outro fato é que teve um ano no meio dessa geração que a Japan studios se concentrou totalmente no Vita, o que também diminui a percepção de que lançaram coisas, já que o Vita não foi tão popular assim. Lembrando que eles lançaram finalmente o The Last Guardian e sua média de lançamentos continua bem parecida com o da época do PS3 (E nem é tanta falta de publicidade vejam The Tomorrow Children, que teve espaço em tudo que é evento da sony, até mesmo E3) contrariando até mesmo o que ocorre com outras empresas que diminuíram em até quase 50% a quantidade de lançamentos...

Eu também gostaria de ver mais RPGs por turno, mas infelizmente é uma tendência de mercado que reflete em muitas empresas, não só na Sony...
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.083
Reações
35.046
Pontos
1.054
Sdds da velha sony da era PSX/PS2 com seus comerciais bizarros e jogos exclusivos japoronga e a principal rival era a Sega.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.200
Reações
18.365
Pontos
753
Há tantos outros aspectos a serem considerados "erros" de fato do que a redução dos jogos orientais. Retro seria apenas um...

O mercado não se resume ao Japão e isso está mais do que comprovado.
E outra: os estúdios JP ficaram parados no tempo e consequentemente passados pra trás.

E o fundamental: Sony quer dinheiro e não "medalhas". Logo de que adianta um jogo que a crítica chama de obra de arte mas que no fim das contas vende poucas centenas de milhares de unidades...
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Aliás ando percebendo que veremos cada vez mais jogos Chineses no mercado, só não sei se os chineses irão "herdar" esse público japonês com algum estilo de jogos parecidos, ou se terão um estilo e público próprios, mais focado na própria China talvez.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.509
Pontos
1.129
Playstation é a plataforma principal das thirdies japonesas, ainda mais pensando em jogos de grande orçamento, então eu não acho que o declínio dos estúdios japoneses da Sony seja um problema tão grande. Playstation naturalmente é a plataforma de preferência de jogos como Nioh e Nier Automata, Microsoft que tem que se mover para receber ports.

Perigo maior aí seria se a Nintendo começasse a "roubar" estes jogos das thirdies, mas isto está bem distante de acontecer, basta olhar pro sucesso de jogos como Monster Hunter World, Kingdom Hearts 3 e Resident Evil 2 Remake pra perceber que o status quo deverá permanecer inalterado.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Pior que não é isso que faria a SONY se dar mal, pq o PS4 mesmo prova que ela tá indo no mercado certo. Pode ser que pra um grupo de players ela não esteja oferecendo os jogos desejados por eles, mas isso não significa fracasso comercial - pelo contrário.

O que a SONY vem mostrando em termos de software não tem me agradado não, é mais coisa ocidental mesmo (que vende muito e faz sucesso, mas não comigo).

Eu tenho uma sensação de que ela corre algum risco, e que a MS pode chegar na voadora. Mas é apenas baseado num sentimento quase que paranormal mesmo haha
 

Tio do Rio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.099
Reações
8.754
Pontos
703
Semanas atrás o Shawn Layden disse na DICE, que eles foram longe demais com PS3 e ao chegar próximo ao sol eles presenciaram a queda e não querem mais repetir tal atitude.
Se vcs chamam isso de arrogância por parte da Sony, eu já não sei que o é ser arrogante.
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.659
Reações
9.191
Pontos
744
Tirando Gran Turismo até a geração passada, a Sony nunca teve outra franquia japonesa system seller.

Mesmo os jogos da Team Ico, apesar de aclamados pela crítica, não vendiam milhões.

E você até entra em contradição ao dizer que a Microsoft vem forte na próxima geração, mas ela não tem nenhum estúdio japonês.

Em qualidade, não acho que o Japan Studio decaiu. Em 2018 mesmo lançaram Astro Bot, um jogo com 90 no Metacritic. Fora as parcerias que fazem, como no caso de Bloodborne, que para muitos é o melhor jogo da geração.

Se a Sony não conseguir repetir o sucesso do PS4 na próxima geração pode ser por outro(s) motivo(s), não por esse.
 
Ultima Edição:

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.918
Reações
56.899
Pontos
2.164
Pior que não é isso que faria a SONY se dar mal, pq o PS4 mesmo prova que ela tá indo no mercado certo. Pode ser que pra um grupo de players ela não esteja oferecendo os jogos desejados por eles, mas isso não significa fracasso comercial - pelo contrário.

O que a SONY vem mostrando em termos de software não tem me agradado não, é mais coisa ocidental mesmo (que vende muito e faz sucesso, mas não comigo).

Eu tenho uma sensação de que ela corre algum risco, e que a MS pode chegar na voadora. Mas é apenas baseado num sentimento quase que paranormal mesmo haha

Em relação a esse medo, eu enxergo parecido também.
A Nintendo com o Switch e a MS com serviços, a Sony mais tradicional, será que não ficará pra trás?
Quais tendências ditarão a próxima geração?
As coisas mudam muito rápido.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Só sei que irei comprar, mas não no lançamento. Até hoje não me decepcionei com a escolha de cada Play de cada geração que tive, e olha que depois do PS2 eu tive xbox360 por um tempo e depois acabei pegando o PS3 e me arrependi de não ter pego antes.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Deixa eu lembrar qual jogo Japonês joguei nesses últimos tempos... humn....acho que Street Fighter V. Não lembro de mais nada japa. No vita joguei Gravity Rush.

Não tem me interessado games da Capcom, Konami, Square, Tecmo, Platinum (nunca curti)... quero jogar o The Last Guardian.

Jogos que quero jogar futuramente:

Cyberpunk (Euro)
Ghost of Tsushima (Us)
The Last of Us 2 (Us)
Spider Man (Us)
...
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.083
Reações
35.046
Pontos
1.054
Deixa eu lembrar qual jogo Japonês joguei nesses últimos tempos... humn....acho que Street Fighter V. Não lembro de mais nada japa. No vita joguei Gravity Rush.

Não tem me interessado games da Capcom, Konami, Square, Tecmo, Platinum (nunca curti)... quero jogar o The Last Guardian.

Jogos que quero jogar futuramente:

Cyberpunk (Euro)
Ghost of Tsushima (Us)
The Last of Us 2 (Us)
Spider Man (Us)
...

Agora eu:

Death Stranding(Japa)
Shenmue 3(Japa)
Final Fantasy VII Remake(Japa)
Dead or Alive 6(Japa)
Devil May Cry V(Japa)
Sekiro(Japa)

Tô cansado desses filmes interativos ocidentais.
 
Topo Fundo