O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Alguem no forum curte jogos com motion blur? não conheço ninguem que gosta e gostaria de entender pq as devs insistem em colocar isso nos jogos

curte motion blur?

• Total voters
    87

Pockett

Nostálgico
VIP
Reações
43.697
Pontos
1.453
giphy.gif

96365986-eefdf080-1144-11eb-9392-b4e25c934de6.gif

strat-cat-game.gif

Até hoje nunca conheci ninguem que goste disso, pior que é bem comum jogo ter

quando vejo que um jogo que tenho tem isso a primeira coisa que faço é desabilitar

Ultima Edição:

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
28.631
Pontos
803
Motion Blur só serve pra jogos a 30 fps, como os consoles sofriam com isso, era necessário na geração passada, agora não é mais...ao menos no PC, vc tem a liberdade de desativar, já nos consoles vai depender da dev ter essa opção pro usuário desativar...

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.668
Pontos
503
Eu tiro porque acho que quebra a estética da maioria dos jogos, esse borrão não faz sentido algum com 60fps ou mais e só deixa tudo uma m**** de enxergar e como não tenho tontura isso é o de menos, se o jogo implementa bem eu até deixo, TAA é outro que não suporto e quando o jogo não tem alguma solução melhor eu prefiro é deixar sem mesmo.

andre46

Mil pontos, LOL!
Reações
12.410
Pontos
1.489
Eu nem sei. Acho que pra mim é indiferente. Se eu tiro, devo tirar só quando o game dá a opção logo antes de iniciar.

T-Rexz

Lenda da internet
Reações
15.227
Pontos
1.604
Depende do jogo, por conta de uma boa fluidez do jogo, ativo. Mas na maioria das vezes, desativo.
Hoje em dia não vejo muita necessidade, pois com ele ligado, tira a boa definição visual.

Likou

Bam-bam-bam
Reações
4.562
Pontos
303
Eu lembro que o Final Fantasy Type-0 HD tinha tanto motion blur que geral tava reclamando de dar dor de cabeça. A Square até diminuiu fortemente com update. Eles realmente queriam esconder que fizeram um remaster porco.

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
90.738
Pontos
1.839
Eu gosto é um efeito suavizado e as vezes dramático muito necessário
o cara da DF com o dente falhado também gosta

O cara do dente falhado…hahahahhaha!

Bom, eu desligo isso , desligo film grain, desligo aberration, desligo resolução dinâmica…

Negocio é resolução nativa pura, true.

SegaAMD

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.213
Pontos
803
O cara do dente falhado…hahahahhaha!

Bom, eu desligo isso , desligo film grain, desligo aberration, desligo resolução dinâmica…

Negocio é resolução nativa pura, true.
kkkkkkkkk é o jeito mais fácil de descrever o John

minhas configurações são sempre assim :

Se a vga tankar o game em 35-45 ficará assim frame rate aberto, tudo em ultra exceto AA que só uso 2x (qualquer x a mais de aa não vale a perda de fps imo).
Se a vga fizer high 60 ou ultra 30, vou de ultra 30fps
Se o jogo der stutter ou o jogo exigir 60fps etc só capo as sombras gradualmente até zero mantendo o high ou baixo para tudo de vez o médio

mas nunca nunca baixo texturas e resolução

ragecom

Bam-bam-bam
Reações
1.919
Pontos
353
Tem umas situações que acho que não tem jeito, tipo algo rápido demais. Tipo Sonic em modo dash, ou uma virada de câmera muito abrupta.

Mas é uma parada que é mais necessária do que desejada, se é que eu me fiz entender.

Axel Stone

Bam-bam-bam
Reações
9.010
Pontos
453
Tem basicamente dois tipos de motion blur:
1 - Câmera
2 - Objetos

Na câmera confesso que não gosto, mas ainda sim depende muito. Se for beem suave, ou se for em jogo de corrida nas laterais para dar sensação de velocidade, vejo como vantagem.

Em objetos e personagens, faz sentido se o jogo for a 30fps. Dá uma suavizada boa e fica mais tolerável. Em jogos de luta fica bom mesmo se for a 60fps, ainda mais quando é cuidadosamente colocado em partes como espada, um golpe, etc.

Será que na vida real se tivesse a opção o pessoal iria desligar?

Ultima Edição:

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
16.151
Pontos
603
O blur de objetos por movimento costuma ser bom. Esse blur de rotação da câmera por vezes atrapalha...

Não acho horrível, depende da implementação...

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
81.558
Pontos
1.453
giphy.gif

96365986-eefdf080-1144-11eb-9392-b4e25c934de6.gif

strat-cat-game.gif

Até hoje nunca conheci ninguem que goste disso, pior que é bem comum jogo ter

quando vejo que um jogo que tenho tem isso a primeira coisa que faço é desabilitar
Porque é um fenômeno real.
Experimenta virar seu rosto rapidamente.
Você vai ter a sensação que tem uma espécie de "vulto" nas coisas.

Outro exemplo, movimente sua mão rapidamente pra qualquer lado.
Você vai observar a mesma coisa.

Isso é feito não só em videogames, mas em filmes, animes/mangás.

images - 2025-05-16T144112.334.jpeg

images - 2025-05-16T144203.596.jpeg

A questão aí não é usar, mas é saber utilizar.
Colocar uma quantidade de Motion Blur que não seja exagerada.

O Half-Life 2 e Portal tem motion Blur mas não é exagerado.
E você pode regular se não estou enganado.

Enfim, o motivo é aquele ali, simular um fenômeno real, e o que importa é saber dosar.

Topo Fundo