Vamos lá, guri!
Essas texturas "esticadas" como você falou fazem parte do processo chamado UV mapping, que é um processo que consiste em projetar imagens 2D num objeto em 3D.
A maior analogia que podemos fazer para compreender isso é, por exemplo, usando uma caixa de leite, uma de cereal ou qualquer uma, ela não é toda retangular, certo? Se, você recortá-la e a colocar sobre uma superfície de uma mesa, verá que ela ficará esticada parecendo a imagem abaixo:
Ou uma daquelas caixinhas de fatia de pizza (slice pizza):
Portanto, é usando imagens no processo de UV mapping que indicamos a um render como projetar essa imagem 2D num objeto 3D. Toda a ferramenta 3D de modelagem possui um tratamento de UV mapping, geralmente esse processo é feito só após a modelagem de um objeto for finalizada para evitar que você tenta que retratar a imagem ou até mesmo recortá-la novamente depois quando o objeto 3D é novamente alterado, então, os designers 3D deixam esse processo para depois que a modelagem foi finalizada.
Então, após a modelagem, o artista 3D faz o processo de UV mapping dizendo em uma única imagem onde cada parte do objeto 3D será projetado, dessa forma, poderemos usar programas externos para pintar a imagem. O processo de UV pode ser todo manual, todo automático ou a mistura dos dois (o que é mais comum). Há programas que facilitam a pintura desses objetos numa superfície 3D como o caso do Substance Designer e Substance Painter, o primeiro é pra criar texturas enquanto o segundo é pra pintá-las diretamente encima de um objeto 3D, porém, não deixando de usar as imagens feitas em UV. Ambos os programas, como dá pra perceber são da mesma empresa e são complementares, mas são pagos. Você pode fazer esse processo com qualquer outra ferramenta 3D de modelagem para criar o escopo inicial de uma imagem UV mapping e depois pintá-la em programas externos como Photoshop, Gimp, Krita, etc. O próprio blender que é um ótimo programa de modelagem free permite não só criar UV mapping como também pintar na própria ferramenta, mas o resultado da pintura dessa imagem 2D será pior que um programa mais específico pra pintura como os citados anteriormente acima.
UV mapping é usado pra tudo, não apenas para objetos retangulares, mas também corpos humanos, árvores, esferas, qualquer objeto 3D, na verdade.
Veja esse simples exemplo do uso da Substance Painter e entenderá melhor. Vale lembrar que nesse exemplo a imagem de UV Mapping já foi criada, não foi, portando, mostrada como ele fez, nem sempre é feita na mesma ferramenta que você pinta.
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