O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Alguem saberia me dizer se esse tipo de "textura" tem um nome?

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.174
Reações
3.460
Pontos
704
Então galera. To brincando em modificar algumas texturas no dolphin mas estou sem saber o que fazer com texturas nesse estilo:
upload_2018-4-22_5-11-0.png
No geral texturas de roupas e personagens que ficam "esticadas" e abertas. Tem algum nome pra esse tipo de texturas ou algum programa que vai gerar isso a partir de um modelo 3D talvez?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Vamos lá, guri!

Essas texturas "esticadas" como você falou fazem parte do processo chamado UV mapping, que é um processo que consiste em projetar imagens 2D num objeto em 3D.

A maior analogia que podemos fazer para compreender isso é, por exemplo, usando uma caixa de leite, uma de cereal ou qualquer uma, ela não é toda retangular, certo? Se, você recortá-la e a colocar sobre uma superfície de uma mesa, verá que ela ficará esticada parecendo a imagem abaixo:

GIuX4Fb.jpg


Ou uma daquelas caixinhas de fatia de pizza (slice pizza):

stock-vector-stock-vector-box-for-pizza-slice-unwrapped-and-d-image-665012344.jpg


Portanto, é usando imagens no processo de UV mapping que indicamos a um render como projetar essa imagem 2D num objeto 3D. Toda a ferramenta 3D de modelagem possui um tratamento de UV mapping, geralmente esse processo é feito só após a modelagem de um objeto for finalizada para evitar que você tenta que retratar a imagem ou até mesmo recortá-la novamente depois quando o objeto 3D é novamente alterado, então, os designers 3D deixam esse processo para depois que a modelagem foi finalizada.

Então, após a modelagem, o artista 3D faz o processo de UV mapping dizendo em uma única imagem onde cada parte do objeto 3D será projetado, dessa forma, poderemos usar programas externos para pintar a imagem. O processo de UV pode ser todo manual, todo automático ou a mistura dos dois (o que é mais comum). Há programas que facilitam a pintura desses objetos numa superfície 3D como o caso do Substance Designer e Substance Painter, o primeiro é pra criar texturas enquanto o segundo é pra pintá-las diretamente encima de um objeto 3D, porém, não deixando de usar as imagens feitas em UV. Ambos os programas, como dá pra perceber são da mesma empresa e são complementares, mas são pagos. Você pode fazer esse processo com qualquer outra ferramenta 3D de modelagem para criar o escopo inicial de uma imagem UV mapping e depois pintá-la em programas externos como Photoshop, Gimp, Krita, etc. O próprio blender que é um ótimo programa de modelagem free permite não só criar UV mapping como também pintar na própria ferramenta, mas o resultado da pintura dessa imagem 2D será pior que um programa mais específico pra pintura como os citados anteriormente acima.

UV mapping é usado pra tudo, não apenas para objetos retangulares, mas também corpos humanos, árvores, esferas, qualquer objeto 3D, na verdade.

Veja esse simples exemplo do uso da Substance Painter e entenderá melhor. Vale lembrar que nesse exemplo a imagem de UV Mapping já foi criada, não foi, portando, mostrada como ele fez, nem sempre é feita na mesma ferramenta que você pinta.



Qualquer dúvida, poste aí
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.174
Reações
3.460
Pontos
704
Opa, muuuuuuito obrigado pela explicação. Ajudou pra caramba. Não tinha a menor ideia do que era isso apesar de já ter visto antes. Acho que terei que editar em "2d" mesmo já que pelo que entendi eu precisaria alem da "skin" o modelo 3D do personagem que se encaixa com ela. Vou me virar aqui, já ajudou demais mesmo. Muito obrigado!!!
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.503
Pontos
2.082
Uma dica que dou pra quem esta se interessando na parte 3D:

Não ignorem o UV Mapping. Essa caralha é importantíssimo e faz toda diferença. E é chato pra caramba. Mas aprendam as melhores praticas o quanto antes, pois vai salvar sua pele.
Faço todos os dias e todos os dias eu reclamo que preciso fazer.

E fazendo um pequeno adendo no que o amigo @Landstalker comentou, Quando se trata de games, podemos burlar as limitações de 2 dimensões do UV Mapping, não precisando necessariamente ficar preso ao desenho especifico do objeto. Na verdade, na maioria das vezes, usa-se a criatividade pra contornar o UV e ter o resultado desejado.
 
Topo Fundo