O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Algum app faz isso?] registrar PERSONAGENS e LUGARES dos livros ?

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Algum app para anotar o nome dos personagens que aparecem nos livros na medida em que se avança pelo enredo? Suas características físicas, quando apareceu, se morreu ou matou alguém, etc.

Costumo fazer essas anotações manualmente (antes anotava numa folha que deixava dentro do livro - agora com o eBook anoto no Evernote). Isso ajuda a compreender melhor a história. Quem nunca se perguntou quem diabos é um personagem que retornou à narrativa depois de algumas dezenas de páginas? Também facilita relembrar muita coisa. Só pegar essas anotações e já se resgata na memória os personagens, seus feitos, etc. Ideal para série de livros, já que não raramente se lê uma sequência meses depois do seu antecessor imediato.

Mas estava interessando num app que tornasse essa anotação mais prática. Apareceu personagem X você cria o cadastro dele. E anota alguns de seus atributos físicos caso o autor já os tenha fornecido. Aí você vai jogando lá na "ficha" dele alguns ventos-chave que forem ocorrendo. A ficha vai se enriquecendo durante a leitura. No fim você tem um belo resumo do livro.

Legal também fazer isso com lugares. Tipo as cidades das Crônicas de Gelo e Fogo. Ou os planetas dos livros de Star Wars ou da série Fundação (Azimov). Assim quando fosse mencionado um desses lugares, você recobraria bem como ele é, o que já aconteceu nele, que Casa ou Raça domina o lugar, sua paisagem predominante, etc.

Consultar pelo lugar um personagem na Wikipedia (ou alguma Wiki especializada) não serve, porque você vai tomar spoiler pra c***lho. Sendo suas próprias anotações, só vai estar na ficha de cada personagem ou lugar o que você já leu.

Por exemplo, o planeta Trantor, da Fundação (Azimov). Começa como capital do Império Galático, mas se vermos um artigo sobre esse planeta fictício na internet vai vir uma caralhada de coisa, inclusive acontecimento "futuros" (da perspectiva do leitor).

Enfim, algum aplicativo que faça isso?

Independentemente de aplicativo, alguém costuma fazer esse tipo de anotações enquanto lê?
 
Ultima Edição:

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
Não conheço nenhum aplicativo específico pra esse uso, mas pra escrever o excel salvou minha vida. Não sei se é prático no celular, mas se usa o pc é uma boa ferramenta. É customizável na medida certa...

Dv330t6jJ9HhI9OAQTeonS-o_Ap4VWAw69_GDgsc09A.png


Algo nesse estilo, mas no meu caso não uso esses traços emocionais vagos e dou mais foco para o papel do cara no plot.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
Seria interessante mesmo, mas eu acho que ia tornar a leitura as vezes pouco dinâmica. Ainda mais no meu caso, que leio em todo lugar a todo momento. Se eu ficar parando a leitura para fazer anotações eu perco meu tempo de leitura.

Massss....

Contrariando tudo que eu disse acima, estou justamente fazendo isso.


Geralmente quando leio grandes sagas, trilogias, gosto de fazer resumos de capítulos. Não é sempre que faço porque não tenho muita paciência, e como eu disse, tenho que dedicar algum tempo para revisar o que li e montar o resumo. Mas atualmente estou fazendo isso e gostando.

Estou lendo a trilogia do Clone de Cristo. São três livros, e o primeiro acontece uma porrada de coisas que tive a necessidade de anotar.

Sempre faço uma coisa bem rudimentar. Em um arquivo do Word mesmo eu coloco o capitulo e o que aconteceu de mais importante naquele capitulo.
No inicio dava uma linha, no máximo duas, mas a medida que fui avançando no livro, comecei a construir um resumo maior, de todos os eventos que me lembrava, e até fazer comentários sobre a leitura como a minha expectativa com o livro.
Faço isso geralmente depois do almoço. O arquivo de word já esta com 12 paginas, mas estou finalizando o livro.



Tenho um amigo que usa canetas marca textos coloridas e marca o livro

Ele usa, por exemplo: Amarelo para datas, vermelho para nomes e verde para " partes ou diálogos interessantes que o chame a atenção.

Aparentemente é um método interessante, pois com uma passada de olho você acha as coisas, devido as cores. Por outro lado, o livro fica todo marcado.

Segundo ele, que é advogado, e ele aplica esse "método" em seus estudos, isso torna a revisão muito mais rápida.

Depois quero testar essa "metodologia"


O Skoob também tem um espaço para você comentar o seu "histórico de leitura"

Você adiciona a pagina que está, ou até onde leu, e comenta aquele período. O site salva para você e ainda pública na sua timeline.

Nunca usei esse recurso, mas já vi muita gente usando. O Skoob tem um app tb, mas como eu não uso o app, não sei se esse recurso de historico funciona bem no mobile.



Como você esta procurando um app, dá uma olhada no Skoob, talvez te atenda. É um campo mais genérico, mas você pode ir construindo numa especie de copy e past e ir atualizando os dados a medida que vai evoluindo a leitura.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Seria interessante mesmo, mas eu acho que ia tornar a leitura as vezes pouco dinâmica. Ainda mais no meu caso, que leio em todo lugar a todo momento. Se eu ficar parando a leitura para fazer anotações eu perco meu tempo de leitura.

Massss....

Contrariando tudo que eu disse acima, estou justamente fazendo isso.

Geralmente quando leio grandes sagas, trilogias, gosto de fazer resumos de capítulos. Não é sempre que faço porque não tenho muita paciência, e como eu disse, tenho que dedicar algum tempo para revisar o que li e montar o resumo. Mas atualmente estou fazendo isso e gostando.

Estou lendo a trilogia do Clone de Cristo. São três livros, e o primeiro acontece uma porrada de coisas que tive a necessidade de anotar.

Sempre faço uma coisa bem rudimentar. Em um arquivo do Word mesmo eu coloco o capitulo e o que aconteceu de mais importante naquele capitulo.
No inicio dava uma linha, no máximo duas, mas a medida que fui avançando no livro, comecei a construir um resumo maior, de todos os eventos que me lembrava, e até fazer comentários sobre a leitura como a minha expectativa com o livro.
Faço isso geralmente depois do almoço. O arquivo de word já esta com 12 paginas, mas estou finalizando o livro.

Tenho um amigo que usa canetas marca textos coloridas e marca o livro

Ele usa, por exemplo: Amarelo para datas, vermelho para nomes e verde para " partes ou diálogos interessantes que o chame a atenção.

Aparentemente é um método interessante, pois com uma passada de olho você acha as coisas, devido as cores. Por outro lado, o livro fica todo marcado.

Segundo ele, que é advogado, e ele aplica esse "método" em seus estudos, isso torna a revisão muito mais rápida.

Depois quero testar essa "metodologia"

O Skoob também tem um espaço para você comentar o seu "histórico de leitura"

Você adiciona a pagina que está, ou até onde leu, e comenta aquele período. O site salva para você e ainda pública na sua timeline.

Nunca usei esse recurso, mas já vi muita gente usando. O Skoob tem um app tb, mas como eu não uso o app, não sei se esse recurso de historico funciona bem no mobile.

Como você esta procurando um app, dá uma olhada no Skoob, talvez te atenda. É um campo mais genérico, mas você pode ir construindo numa especie de copy e past e ir atualizando os dados a medida que vai evoluindo a leitura.

Sem dúvidas que dá uma freada no ritmo. Mas penso que se aproveita muito mais o livro assim. Fica mais gravado na memória e, mesmo o que vai esmaecendo com o tempo, fica fácil rememorar tudo simplesmente vendo o que foi anotado, sublinhado, destacado, colorido, resumido.

Sempre leio marcando também. Por isso nunca fui de pegar livro emprestado. Numa rápida passada pelas páginas pode-se vislumbrar passagens importantes. Só os pontos destacados já acaba funcionando como resumo bacana.

É muito bom poder ver os livros na estante e saber, pelo menos em linhas gerais, a história de cada um deles. É muito gratificante, reviver num instante tudo o que foi vivido naquelas páginas, que retorna à à mente como um meteoro (tanto porque você já ajudou sua memória quando fez a leitura seguindo um método menos passivo e mais proativo e também porque tem lá várias coisas que reavivam o que foi lido).

Agora com os eBooks também está muito fácil fazer isso. Anotar, marcar, etc.
 
Ultima Edição:

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.614
Reações
133.522
Pontos
2.139
Os Kindles tem uma função chamada X-Ray que faz mais ou menos isso que vc precisa. Mas as anotações são feitas separadamente, o X-Ray é como se fosse um wiki dentro de cada livro com infos sobre lugares, personagens e coisas.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
Os Kindles tem uma função chamada X-Ray que faz mais ou menos isso que vc precisa. Mas as anotações são feitas separadamente, o X-Ray é como se fosse um wiki dentro de cada livro com infos sobre lugares, personagens e coisas.


Estou querendo muito comprar um Kindle nessa proxima black Friday.

Usei uma época, emprestado, mas não me apeguei ( até porque tinha que devolver) porem gosto muito dos livros impressos.
 


Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.614
Reações
133.522
Pontos
2.139
Estou querendo muito comprar um Kindle nessa proxima black Friday.

Usei uma época, emprestado, mas não me apeguei ( até porque tinha que devolver) porem gosto muito dos livros impressos.

eu migrei pro Kindle em 2014, nunca mais quis pegar um livro impresso na mão, e tô lendo MUITO mais.
ano passado eu fechei o ano com 17 livros lidos. E isso pra quem passa o dia todo fora de casa, tem família e filha com bateria infinita é coisa pra caramba.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
O único chato do kindle é que ele não faz sincronia direta se você pegar um livro em formato mobi fora da loja da Amazon.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Os Kindles tem uma função chamada X-Ray que faz mais ou menos isso que vc precisa. Mas as anotações são feitas separadamente, o X-Ray é como se fosse um wiki dentro de cada livro com infos sobre lugares, personagens e coisas.

Mas não aparecem fatos futuros não?

Tipo, você tá lá lendo Game of Thrones e clica no Ned Stark pra ver no X-Ray e aparece lá a parada com o Joffrey. :lolwtf

Ou não? O X-Ray só joga as informações que você já viu?

O único chato do kindle é que ele não faz sincronia direta se você pegar um livro em formato mobi fora da loja da Amazon.

E pra que você pegaria um .mobi fora da loja da Amazon? :ksafado
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.614
Reações
133.522
Pontos
2.139
Mas não aparecem fatos futuros não?

Tipo, você tá lá lendo Game of Thrones e clica no Ned Stark pra ver no X-Ray e aparece lá a parada com o Joffrey. :lolwtf

Ou não? O X-Ray só joga as informações que você já viu?



E pra que você pegaria um .mobi fora da loja da Amazon? :ksafado


Sem spoilar, é uma decrição curta tipo "fulano é o regente da familia tal, da cidade tal e foi escolhido pra ser o puxa saco real do rei tal".
é so mesmo pra te dar aquele estalo na cabeça nos momentos "quem mesmo?"
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.588
Reações
10.463
Pontos
753
Parece pergunta obvia, mas tenho que fazer...

Isso tudo que voces fazem como extra na leitura, é prazeroso, gratificante, divertido? Nao acho que entretenimento deva se assemelhar tanto a um trabalho metodico.
Com certeza isso lhes da alguma gratificaçao, se nao nao fariam. Mas qual é ela?
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Parece pergunta obvia, mas tenho que fazer...

Isso tudo que voces fazem como extra na leitura, é prazeroso, gratificante, divertido? Nao acho que entretenimento deva se assemelhar tanto a um trabalho metodico.
Com certeza isso lhes da alguma gratificaçao, se nao nao fariam. Mas qual é ela?

Melhor compreensão da história.

Maior fixação dela.

Maior facilidade de relembrá-la através dessas anotações.

Eu não me sinto bem vendo um monte de livros na minha estante e não me lembrar de bons detalhes deles todos. Poder debater sobre algum ponto de um livro que leu com alguém. Mesmo que já faça anos que você leu e a pessoa com quem você conversa acabou de ler.

É claro, como você bem lembrou, literatura é um entretenimento. Mas ganha-se muito em divertimento poder "folhear" essas anotações muito tempo depois de ter lido o livro e rapidamente reviver os acontecimentos ali contidos. E ganha-se em diversão também durante a leitura. Por exemplo, quando o autor faz uma breve referência a um local ou algum personagem, e vem a você toda uma carga de informações, de acontecimentos e características. Aquela breve referência do autor passar a ter muito mais valor.

Mas é questão de gosto mesmo.
 
Topo Fundo