O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aluguel de Carros

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Lembro de já ter tido uma discussão a respeito disso, mas não achei o tópico, tô criando mais um.

Seguinte, eu tava vendo carros pro meu irmão, e no meio da pesquisa me apareceu propagandas de aluguel de veículo anual, eles anunciam como se fosse vantajoso, resolvi fazer as contas de um modelo que parecia valer a pena:

Ford Ka Sedan SE Plus AT 1.5
Valor: 1189,00 ao mês - 14268,00 ao ano - 28536,00 em dois anos.
Esse seria o gasto total com o carro.

Se for comprar o mesmo carro, à vista:
Valor do carro: 60.030,00
Valor IPVA: 2400,00
Valor Seguro: 1800,00
Revisões em um ano: 380,00 - em dois anos 800,00
Valor total gasto em um ano: 64610,00
Valor total gasto em dois anos: 69230,00

Desvalorização 20%: 48000

Supondo que você tem 64610,00 no bolso
Se comprar o carro, ao final de um ano, você terminaria com 31390 e ao final de dois anos 27190,00
Se você colocar a diferença do valor do carro num investimento simples (5% ao ano): 50342 (diferença entre o valor total gasto no ano com cada) -> em um ano teria 52860-> em dois anos sobraria: 41235,00

Isso tudo sem contar os possíveis custos de manutenção, troca de pneus, torca de óleo, etc

Fiz as contas certo ou tem alguma coisa que não estou prestando atenção?
 

Mamanolo

Habitué da casa
Mensagens
258
Reações
141
Pontos
68
A diferença maior, na minha modesta opinião, é que após dois anos, você gastou mais de 28 mil em algo que não vai ser seu.
Agora uma pergunta, não seria melhor comprar um carro nesse valor de 28 mil?
 

Nexteam

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
65
Pontos
18
Lembro de já ter tido uma discussão a respeito disso, mas não achei o tópico, tô criando mais um.

Seguinte, eu tava vendo carros pro meu irmão, e no meio da pesquisa me apareceu propagandas de aluguel de veículo anual, eles anunciam como se fosse vantajoso, resolvi fazer as contas de um modelo que parecia valer a pena:

Ford Ka Sedan SE Plus AT 1.5
Valor: 1189,00 ao mês - 14268,00 ao ano - 28536,00 em dois anos.
Esse seria o gasto total com o carro.

Se for comprar o mesmo carro, à vista:
Valor do carro: 60.030,00
Valor IPVA: 2400,00
Valor Seguro: 1800,00
Revisões em um ano: 380,00 - em dois anos 800,00
Valor total gasto em um ano: 64610,00
Valor total gasto em dois anos: 69230,00

Desvalorização 20%: 48000

Supondo que você tem 64610,00 no bolso
Se comprar o carro, ao final de um ano, você terminaria com 31390 e ao final de dois anos 27190,00
Se você colocar a diferença do valor do carro num investimento simples (5% ao ano): 50342 (diferença entre o valor total gasto no ano com cada) -> em um ano teria 52860-> em dois anos sobraria: 41235,00

Isso tudo sem contar os possíveis custos de manutenção, troca de pneus, torca de óleo, etc

Fiz as contas certo ou tem alguma coisa que não estou prestando atenção?
Não cheguei a fazer cálculo nenhum, mas, acredito que essa opção de alugar carro anualmente, só compensaria se tu realmente precisasse de um carro por um período curto, de alguns meses e só. Pois acredito que ai sim, você gastaria ai seus 7k~8k alugando esse carro e depois devolveria.
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
A diferença maior, na minha modesta opinião, é que após dois anos, você gastou mais de 28 mil em algo que não vai ser seu.
Agora uma pergunta, não seria melhor comprar um carro nesse valor de 28 mil?

Mas se pensar assim, é praticamente a mesma coisa que comparar aluguel de casa x comprar casa... Hoje em dia você consegue ter um patrimônio maior alugando do que comprando...
Estava pensando que dá pra ter a mesma lógica com o carro... Você não vai ter um bem no final, mas vai ter um patrimônio maior
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Que rolo monstro.

Se quer economizar compra logo um carro usadão por 20 mil. Pega um carro carne de vaca com peças e manutenção fácil. Vai gastar uns 1 ou 2 mil em manutenção a cada ano. E a desvalorização será pequena. Investe a grana economizada com a compra de um carro popular 0km que seria um lixo de qqr jeito. Pronto.
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Tava vendo que é difícil achar um usado por 20k, ainda se tivesse...
Mas se quiser o básico, ar condicionado, air bags, direção, já sai 30k+, não vale
 


Mamanolo

Habitué da casa
Mensagens
258
Reações
141
Pontos
68
Mas se pensar assim, é praticamente a mesma coisa que comparar aluguel de casa x comprar casa... Hoje em dia você consegue ter um patrimônio maior alugando do que comprando...
Estava pensando que dá pra ter a mesma lógica com o carro... Você não vai ter um bem no final, mas vai ter um patrimônio maior
Comprar uma casa sempre será mais vantajoso que alugar.
Você aluga uma casa por trinta anos, vem o proprietário pede a casa e você tem um mês pra sair, se você paga prestação de trinta anos em uma casa dependendo do valor a casa já é sua, se você sair, você pode alugar ou vender e comprar outra melhor, mas claro isso é só exemplo.
Não seria uma boa comparação entre casa e carro, o carro desvaloriza com o tempo, a casa tem a tendência de valorizar.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Tava vendo que é difícil achar um usado por 20k, ainda se tivesse...
Mas se quiser o básico, ar condicionado, air bags, direção, já sai 30k+, não vale
O meu só não tem airbag. 2007 com 50k rodados.

Mas que seja 30k então. O argumento é o mesmo e se mantém.

A comparação com a casa não é cabível. São bens totalmente diferentes, para necessidades diferentes e com preços diferentes. Não existe comparação.

Se você precisa de um carro, pra uso diário, compre um carro. Não existe nenhuma outra "alternativa" melhor. Repare que se você aluga, faz leasing, usa uber....você está pagando um valor para o PROPRIETARIO do carro, que está lhe cobrando o valor de conveniência. O valor que o proprietário cobra é suficiente pra cobrir o custo da compra do carro, mais todo o custo de manutenção, mais toda a depreciação, e MAIS AINDA uma margem de lucro para o negócio dele.

Como você acha que esse custo vai se justificar por um longo tempo???? Use a cabeça!!!
 
Ultima Edição:

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Comprar uma casa sempre será mais vantajoso que alugar.
Você aluga uma casa por trinta anos, vem o proprietário pede a casa e você tem um mês pra sair, se você paga prestação de trinta anos em uma casa dependendo do valor a casa já é sua, se você sair, você pode alugar ou vender e comprar outra melhor, mas claro isso é só exemplo.
Não seria uma boa comparação entre casa e carro, o carro desvaloriza com o tempo, a casa tem a tendência de valorizar.

Tá maluco, dá pra provar matematicamente que é mais vantajoso alugar

https://economia.uol.com.br/financa...onta-juros-comprar-investir-alugar-imovel.htm
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Eu estava bem perto de despejar 70 mil num Polo TSi zero km, mas aí vi que era besteira gastar tanta grana em um carro.

Repassei a carta do consórcio para minha irmã, vendi meu carro, inteirei mais 9 pila e peguei um PUG 208 seminovo com 20 mil km rodados que é 2x mais econômico que meu finado fiesta.

Comprar carro novo só vale a pena se você tiver com muita grana sobrando. Acaba sendo bem mais vantajoso pegar um seminovo redondinho.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Eu estava bem perto de despejar 70 mil num Polo TSi zero km, mas aí vi que era besteira gastar tanta grana em um carro.

Repassei a carta do consórcio para minha irmã, vendi meu carro, inteirei mais 9 pila e peguei um PUG 208 seminovo com 20 mil km rodados que é 2x mais econômico que meu finado fiesta.

Comprar carro novo só vale a pena se você tiver com muita grana sobrando. Acaba sendo bem mais vantajoso pegar um seminovo redondinho.
Paabéns. Agora aguenta um monte de gente falando que peugeot é uma m**** e blablabla. Enquanto estão afundados em financiamentos de carros identicos, senão piores, e que lhes fode a vida financeira para sempre.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Eu estava bem perto de despejar 70 mil num Polo TSi zero km, mas aí vi que era besteira gastar tanta grana em um carro.

Repassei a carta do consórcio para minha irmã, vendi meu carro, inteirei mais 9 pila e peguei um PUG 208 seminovo com 20 mil km rodados que é 2x mais econômico que meu finado fiesta.

Comprar carro novo só vale a pena se você tiver com muita grana sobrando. Acaba sendo bem mais vantajoso pegar um seminovo redondinho.
Mandou bem, fora que tem a questão do ipva+seguro estuprante, daí logo pensa: vou pagar 2k/3k de ipva a mais só por ser um carro "0km"?
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Não acho que prove nada, mas já fiz as contas avaliando aluguel de casa x compra da casa.
O imóvel valoriza 3-4% ao ano, nem poupança é tão fraca
Isso é assunto pra outro tópico. Aqui é sobre carros. É uma discussão interminável. E inútil pois é sexo dos anjos. Comprar e alugar imóvel são ambos válidos. É um estudo complexo e cheio de variáveis. Cada caso é um caso. Você não pode dizer quem "imóvel valoriza 3-4% ao ano" por que alguns valorizam MUITO MAIS e outros até perdem valor. Depende do local, do período e mais um monte de coisas. Uma média não funciona, a menos que você esteja falando em comprar todos os imóveis do Brasil. Se não é o caso, então estudar pela "média" é absolutamente inútil, o que interessa é o valor de cada imóvel individual. Bem como os planos futuros do potencial comprador.

Enfim, assunto complexo demais e que não possui uma única resposta certa. Pense nisso e expanda um pouco a mente.

De qualquer modo: o que importa é:
1. Não acredite no que dizem os "analistas". Eles tem que escrever qualquer groselha pra ganhar a vida. O mesmo cara escreve uma coisa hoje e o exato oposto amanhã. Sempre use seu próprio senso crítico

2. Não existe nenhuma comparação entre comprar casa e comprar carro. Esqueça isso completamente.

Abraço
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Mandou bem, fora que tem a questão do ipva+seguro estuprante, daí logo pensa: vou pagar 2k/3k de ipva a mais só por ser um carro "0km"?
Fora o argumento da manutenção.

"Eu quero 0km porque não quero me preocupar com manutenção". Daí na própria compra ele já se compromete com a tal "manutenção progrmada" que por sinal é cobrada a parte. :kzonzo:kzonzo

É coisa de maluco.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Paabéns. Agora aguenta um monte de gente falando que peugeot é uma m**** e blablabla. Enquanto estão afundados em financiamentos de carros identicos, senão piores, e que lhes fode a vida financeira para sempre.
Tiv eum 207 por quase 4 anos e o único problema que o carro deu foi a mola do vidro do motorista que emperrou. Com 15 reais ajeitei e o carro nunca mais deu uma dor de cabeça.

Pelo o que andei pesquisando o 208 segue essa mesma linha, então não estou nem um pouco preocupado.

Mandou bem, fora que tem a questão do ipva+seguro estuprante, daí logo pensa: vou pagar 2k/3k de ipva a mais só por ser um carro "0km"?
Pois é, com um combo ipva+seguro do Polo eu pago dois anos de ipva e seguro do 208 :klolz
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
se você anda pouco.... porque não um carro na casa dos 30-40k? o que economiza com depreciação, seguro e ipva voce não gasta com manutenção se fizer uma boa compra
alugar carro só me parece fazer sentido se ele vai ter função econômica mesmo do tipo ser Uber...
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.062
Pontos
1.503
É melhor comprar um seminovo.

Período: 2 anos

Comprar

Valor: 38000
Seguro: 4000
Manutenção: 3000
Desvalorização: 8000
Total gasto em dois anos: 45000
Total recuperado após dois anos: 30000
Despesa líquida: 15000

Alugar

Valor: 36000 (1500 por mês)
Total gasto em dois anos: 36000
Despesa líquida: 36000

Não coloquei consumo pois nos dois casos seriam equivalentes. Não coloquei custo de deslocamento entre usuário e locadora, não coloquei custo de lavagem do carro alugado.
Nem preciso comentar da comodidade em ter o próprio veículo e poder se deslocar com privacidade.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.602
Reações
33.017
Pontos
1.048
Tiv eum 207 por quase 4 anos e o único problema que o carro deu foi a mola do vidro do motorista que emperrou. Com 15 reais ajeitei e o carro nunca mais deu uma dor de cabeça.

Pelo o que andei pesquisando o 208 segue essa mesma linha, então não estou nem um pouco preocupado.


Pois é, com um combo ipva+seguro do Polo eu pago dois anos de ipva e seguro do 208 :klolz
Aqui no RJ Peugeot é a melhor opção, temos um 208 também. Bom custo X benefício, cheio de mimos, seguro barato e ladrão nem que saber. Pra mim é até melhor que essa "mitologia" de que Peugeot não presta continue, pois pago barato e não fico visado.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454
Carro novo só se vc é rico, alugar carro em tempo integral só se vc tem probleminha na cabeça...

Aqui na empresa vamos começar a alugar carros, o preço vai variar de R$1030 à R$2600 (dependendo do modelo, por exemplo, vamos alugar uma Tiguan/T-Cross para a diretoria e voyages/saveiros para o dia a dia do pessoal), nesse preço está incluso a manutenção, seguro e etc, o nosso único gasto com o carro vai ser combustível.

Cheguei a fazer as contas, para uma pessoa física, compensa muito mais comprar um carro usado, porém se você é uma empresa que vai ter frota, ou tem que ter um carro 0km, alugar pode ser vantajoso, uma vez que vc não sofre com a manutenção/revenda (principalmente em carros premium!)
 
Ultima Edição:

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Aqui na empresa vamos começar a alugar carros, o preço vai variar de R$1030 à R$2600 (dependendo do modelo, por exemplo, vamos alugar uma Tiguan/T-Cross para a diretoria e voyages/saveiros para o dia a dia do pessoal), nesse preço está incluso a manutenção, seguro e etc, o nosso único gasto com o carro vai ser combustível.

cheguei a fazer as contas, para uma pessoa física, compensa muito mais comprar um carro usado, porém se você é uma empresa que vai ter frota, ou tem que ter um carro 0km, alugar pode ser vantajoso, uma vez que vc não sofre com a manutenção/revenda (principalmente em carros premium!)
depende da empresa, locar é bom pois paga menos impostos..
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Tava vendo que é difícil achar um usado por 20k, ainda se tivesse...
Mas se quiser o básico, ar condicionado, air bags, direção, já sai 30k+, não vale
Jogo meu Honda Fit em modo de defesa. Carro completo com airbag duplo, freio ABS, direção elétrica, ar condicionado, vidro elétrico nas 4 portas, roda de liga, etc. Comprei em dezembro de 2016 pagando o preço da FIPE. Apenas o valor do seguro está correto, o IPVA é apenas o 4% da FIPE, na verdade eu paguei valor menor do que o que está ai, a base de cálculo que eles usam é outra por algum motivo. A manutenção está aproximada, mas bem pra cima, eu com toda certeza não gastei tudo isso que está na planilha. Eu desconsiderando gasolina pra ficar igual o aluguel.
98608
Então eu gastei aproximadamente R$15.608 nesses 3 anos com o carro. Repare também que o carro teve valorização de acordo com a FIPE caso eu fosse vender pela tabela.
Se eu tivesse alugado durante esses 3 anos pelo valor mencionado, 36 x R$1.189 = R$42.804
Se eu tivesse deixado o valor do carro aplicado em um investimento simples de 100% da CDI nesse tempo, sem levar em conta IR:
98609

Tirando os R$5.000 de rendimento dos R$42.804 (que daria R$37.804), ainda assim teria gasto mais que o dobro em aluguel. Só perdi mesmo no custo de oportunidade que é ter o maior dinheiro em forma de carro ao invés de estar investido, sendo que daria mais trabalho vender o carro do que liquidar o investimento.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.250
Reações
50.185
Pontos
1.539
Aqui na empresa vamos começar a alugar carros, o preço vai variar de R$1030 à R$2600 (dependendo do modelo, por exemplo, vamos alugar uma Tiguan/T-Cross para a diretoria e voyages/saveiros para o dia a dia do pessoal), nesse preço está incluso a manutenção, seguro e etc, o nosso único gasto com o carro vai ser combustível.

Cheguei a fazer as contas, para uma pessoa física, compensa muito mais comprar um carro usado, porém se você é uma empresa que vai ter frota, ou tem que ter um carro 0km, alugar pode ser vantajoso, uma vez que vc não sofre com a manutenção/revenda (principalmente em carros premium!)

Po meu bacano, mas empresa é algo a parte, vc vai largar um carro na mão de peão o cara vai passar em buraco e dar risada, no teu carro vc chora qd acontece isso.

Empresa compensa pq os funcionarios não vão ter o cuidado que vc teria com o carro seu.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.250
Reações
50.185
Pontos
1.539
tava pensando melhor, eu realmente acho a compra bem melhor, mas a unica grande vantagem do carro alugado é ter um carro novo todo ano, sem vc ter a depreciação do carro novo, agora se vale a pena, eu acho que não, acho que só em casos muito especificos.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.891
Reações
11.976
Pontos
753
Me parece prático ter um carro alugado e praticidade economiza dinheiro, tempo e saúde. Só precisa ver se não tem pegadinhas nesse sistema de aluguel.

Diferente de casa que pode ser uma put* dor de cabeça pois o aluguel é feito por pessoas físicas por intermédio de uma corretora.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.428
Pontos
583
Essa galerinha teens hoje em dia estão com sindrome de primo rico, tá osso.

Esses dias vi um video do primo rico falando que alugar compensa mais que comprar, ele começa assim "vou usar meu exemplo, se eu fosse comprar essa casa que eu alugo, eu gastaria em torno de 1 milhão e 100 reais" HUAHUAUAHUAHUAHUAHAHAHAHAHAHA...

Mano, dependendo da pessoa, carro é necessidade, não é luxo, sendo assim, se é necessidade, não vale a pena comprar um carro de 60 mil reais, qq carro de 15~20 conto serve ao proposito. Eu mesmo tenho um carro 2009 de 25k, completo automatico cvt com banco em couro, ar, vidros e travas etc, nao deve nada para qq carro de luxo, e mesmo assim gasto com manutencao e combustivel, mas nao chega nem perto desses gastos ai, fora o seguro q pago em torno de 1300 por ano devido classe de bonus com a seguradora.

A Uber tem uma calculadora (http://www.pesodoseucarro.com.br/ ) que fala se vale mais a pena manter/ter o carro ou andar de uber, e vejam só, meu caso deu que mesmo com meus gastos no carro, ainda gasto menos do que pegar uber, coisa que todo mundo diz ser o contrário.

O proprio primo rico fez um video sobre isso, ai ele comeca assim "o carro que eu tinha custava 90 mil, mas na epoca paguei 75" porra hahahaha...

Essas coisas doidas de coach e investimentos só faz sentido pra quem tem MUITO dinheiro, para 90% da população é só ilusão.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454
Essa galerinha teens hoje em dia estão com sindrome de primo rico, tá osso.

Esses dias vi um video do primo rico falando que alugar compensa mais que comprar, ele começa assim "vou usar meu exemplo, se eu fosse comprar essa casa que eu alugo, eu gastaria em torno de 1 milhão e 100 reais" HUAHUAUAHUAHUAHUAHAHAHAHAHAHA...

Mano, dependendo da pessoa, carro é necessidade, não é luxo, sendo assim, se é necessidade, não vale a pena comprar um carro de 60 mil reais, qq carro de 15~20 conto serve ao proposito. Eu mesmo tenho um carro 2009 de 25k, completo automatico cvt com banco em couro, ar, vidros e travas etc, nao deve nada para qq carro de luxo, e mesmo assim gasto com manutencao e combustivel, mas nao chega nem perto desses gastos ai, fora o seguro q pago em torno de 1300 por ano devido classe de bonus com a seguradora.

A Uber tem uma calculadora (http://www.pesodoseucarro.com.br/ ) que fala se vale mais a pena manter/ter o carro ou andar de uber, e vejam só, meu caso deu que mesmo com meus gastos no carro, ainda gasto menos do que pegar uber, coisa que todo mundo diz ser o contrário.

O proprio primo rico fez um video sobre isso, ai ele comeca assim "o carro que eu tinha custava 90 mil, mas na epoca paguei 75" porra hahahaha...

Essas coisas doidas de coach e investimentos só faz sentido pra quem tem MUITO dinheiro, para 90% da população é só ilusão.
o aluguel faz sentido em algumas situações, essa tiguan mesmo que estamos alugando, vamos gastar 60 mil em 2 anos para ter ela, só que uma nova custa 180 mil.
fazendo uma conta simples, se eu aplicar 180 mil (preço do carro) em algum investimento que renda 10% ao ano por 2 anos, vou ter um retorno no final de R$219,670.37 (diferença de R$39,670.37) e gastar R$60,000 para ter o carro.
Agora quando você subtrai esses valores, no final você gastou só R$20,329.63 para ter um carro de alto luxo por 2 anos, e assim continua. (lembrando que não se paga manutenção e etc no aluguel, só combustível e batidas).

a idéia do aluguel nem sempre é ser mais barato, mas é permitir que você tenha mais capital livre para fazer investimentos que vão lhe render mais, cobrir custos e simplificar a sua vida em geral.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.653
Reações
22.030
Pontos
1.774
Esse lance do aluguel de carros depende muito dos objetivos de cada um.
Pra pessoa que quer sempre um carro 0km, todo ano, ou a cada 2 anos e faz questão do 0km, pode compensar sim.
Agora quem usa o veículo por mais tempo ai já não compensa tanto.
Como já demonstaram acima...

Em todo caso se tiver interesse eu tenho esse produto pela Porto Seguro, é o carro fácil da Porto Seguro, por aqui pode contratar e simular:
https://www.portosegurocorretores.com.br//carro_facil/w2g_consultoria_e_corret/w2gcarrofacil/

 
Topo Fundo