O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aluno da USP morreu após quebrar pescoço ao transportar armário, diz laudo... Manda OS estagiários!!

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.124
Reações
4.562
Pontos
343
Aquela terça-feira, 30 de abril, parecia mais um dia de trabalho para o estudante de geografia da USP (Universidade de São Paulo) Filipe Varea Leme quando uma ordem incomum chegou da chefia. O garoto de 21 anos e outro colega, que davam expediente como monitores de informática na Poli (Escola Politécnica da USP), foram orientados a mudar um armário de sala. O corpo de Filipe foi encontrado às 15h40 daquele dia dentro de um elevador, encurralado pelo armário, que, ao se movimentar com o elevador, lhe quebrou o pescoço. A causa da morte de Filipe consta do laudo pericial concluído no dia 30 de maio pelo IC (Instituto de Criminalística).

filipe-leme-estudante-da-usp-encontrado-morto-na-poli-1556899502165_300x300.jpg


Filipe havia começado seu trabalho de monitor neste ano. Em troca de uma bolsa de R$ 530, ele e o colega dedicavam dez horas por semana ao help desk (serviço de apoio a usuários com problemas técnicos) do laboratório de informática da Poli, que fica no prédio administrativo....

sala-no-setor-de-informatica-em-que-filipe-leme-deveria-permanecer-1562096480350_v2_750x421.jpg


Como aconteceu o acidente...

Um dos professores da faculdade estava mudando seus objetos de sala e precisava de ajuda para transportar um armário de madeira, com divisórias ocupadas por livros e CDs. Foi quando a supervisora dos monitores pediu que eles deixassem suas funções originais e ajudassem no trabalho. De acordo com os testemunhos à polícia, foi ideia do professor que os garotos carregassem o armário em um carrinho para transporte de carga. Os rapazes esvaziaram parte do armário e transportaram seu conteúdo em caixas. Para evitar a escadaria, preferiram utilizar o elevador de deficientes. Depois de algumas idas e vindas, havia chegado o momento de carregar o armário, com a última prateleira ainda com livros. Os dois empurraram o carrinho até o pequeno elevador, mas apenas um deles conseguiria entrar com o móvel. Filipe, então, apoiou o carrinho contra o corpo e entrou no elevador de costas. Sem espaço, ele precisou apoiar a parte de cima do armário, que estava inclinado, com o próprio pescoço. Como Filipe não conseguiu alcançar o botão para fazer descer o elevador, seu colega foi até o térreo, que dá acesso à recepção do prédio, e apertou o botão. Foi quando o acidente aconteceu. O carrinho entrou completamente no elevador --que não tinha porta própria e, por isso, era fechado por uma porta de vidro que fica no andar--, mas dois parafusos na parte inferior do armário ficaram do lado de fora. Quando o elevador iniciou a descida, os parafusos enroscaram no piso e o armário subiu, quebrando o pescoço de Filipe, o que resultou em sua morte, segundo o laudo.

elevador-2-1562108029483_v2_750x1.jpg


Com o imprevisto, o elevador parou entre os andares. O colega, ainda do térreo, estranhou o ocorrido e enviou mensagens de WhatsApp para Filipe, que não respondeu. O rapaz, então, decidiu pedir ajuda. Em pouco tempo já havia uma aglomeração em torno do elevador. Nesse momento, segundo os depoimentos, uma mulher da diretoria da Poli apareceu gritando que "aquele elevador não era para transporte de carga". De fato, uma placa ao lado do elevador e outra na parede contígua informam que ele é de "uso exclusivo de pessoas com necessidades especiais". "Proibida a utilização de carga e descarga.". O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegou aproximadamente 50 minutos depois. Encontraram o corpo de Filipe ainda em pé, pressionado pelo armário de madeira. O socorro não chegou a levar o estudante para o hospital, mas caberá ao laudo do IML (Instituto Médico Legal) informar se Filipe de fato morreu na hora. O laudo do IC atribui a morte à quebra do pescoço do rapaz, análise que vai ao encontro do que informa a certidão de óbito, que menciona "contrição cervical" e "asfixia". De acordo com o relato de um engenheiro contratado pela família, o elevador operava fora dos padrões. Além da porta de vidro instalada no andar, ele deveria contar com uma porta própria, que não existia e que poderia ter prevenido o acidente. Como o elevador era vazado na parte da frente, os passageiros também poderiam bater a cabeça na laje.

elevador-esta-interditado-desde-que-o-acidente-que-vitimou-filipe-leme-1562096344973_v2_750x421.jpg

"Não mexer" diz a placa no elevador, interditado desde o acidente que vitimou Filipe Leme.

Punições.

Procurada pelo UOL, a defesa da família de Filipe afirma que o caso deve ser enquadrado como homicídio não intencional. "Diante das provas até aqui levantadas, tudo leva a crer que a morte de Filipe não foi uma mera fatalidade. Houve, ao que parece, negligência e imprudência por parte daqueles que deram a ordem aos meninos. A expectativa é a de que todos os possíveis envolvidos sejam responsabilizados pelo crime de homicídio culposo, sem intenção de matar", afirmou o advogado Euro Maciel Filho. A pena para o crime é de um a três anos e pode ser cumprida em regime aberto, com imposição de sanções restritivas de direitos, como limitação de fim de semana, prestação pecuniária à família da vítima ou prestação de serviços comunitários. O advogado diz ter havido "desvio de função, já que Filipe não estava ali para realizar serviço braçal". "Além disso, tudo foi feito sem qualquer orientação ou fiscalização, o que também contribuiu para a tragédia.". O inquérito está praticamente no fim. O delegado ainda ouvirá o pai de Filipe antes de concluir a investigação e encaminhar o relatório final ao Ministério Público, que vai analisar as provas e decidir se alguém será denunciado à Justiça. A família também deve entrar com uma ação cível, ocasião em que a USP poderá ser responsabilizada.

Recomeço.

Os pais de Filipe --ela uma professora aposentada, ele um engenheiro hoje dedicado à fabricação de cerveja artesanal-- ainda tentam se recuperar. Eles não se conformam em perder o único filho dentro da maior universidade do Brasil. Quando o acidente aconteceu, Filipe cursava o nono semestre do bacharelado de geografia e já havia dado entrada nos estudos da licenciatura porque sonhava em ser professor. Considerado garoto prodígio, ele era reconhecido havia muito tempo pelo bom desempenho nos estudos. Em 2008, ainda na sexta série, ganhou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica, quando estudava no colégio Objetivo. Mas foi em 2015 que recebeu a notícia de que fora aprovado no vestibular da USP para o curso de geografia. No ano seguinte, aos 19 anos, foi um dos escolhidos pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo para cursar Gestão de Recursos Naturais e Ambientais. No ano passado, deu os primeiros passos na carreira acadêmica ao ficar em 44º lugar, entre 205 candidatos, e receber uma bolsa para iniciação científica na USP.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidia...-pescoco-ao-transportar-armario-diz-laudo.htm

Muito tenso, fiquei imaginando o armário apertando a garganta do garoto enquanto o elevador descia, put* q pariu.... Nada a ver o serviço pra qual o garoto foi contratado, com um futuro no minimo admirável pela frente que foi interrompido por alguém que não quis esperar pelo cara da manutenção fazer o serviço... Vale a máxima no Brasil, estagiário tá ai é pra isso mesmo... Triste...
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 219486

Isso que dá um soyboy querer fazer um trabalho braçal.

Acho que para qualquer um que não tem força física ou capacidade de planejar como fazer algo. Em teoria o armário tinha que ficar de pé e não inclinado, a outra pessoa que está ajudando segurar a porta do elevador até que tudo fique devidamente acomodado.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Acho que para qualquer um que não tem força física ou capacidade de planejar como fazer algo. Em teoria o armário tinha que ficar de pé e não inclinado, a outra pessoa que está ajudando segurar a porta do elevador até que tudo fique devidamente acomodado.
Mlk burro também, por que ele não entrou com o carrinho virado pra parede do elevador e ele virado pra porta? Não devia esperar mais dos alunos da usp mesmo.
 


Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.438
Reações
20.894
Pontos
1.044
Boa intenção existe quando você se oferece de boa vontade a ajudar em algo, não quando se é "mandado" a fazer algo, ainda mais fora de sua habilidade a qual foi contratado... Portanto sua afirmação não procede...
Acho que existem interpretações e interpretações.
Se eu lhe peço por gentileza que pegue essa resma de papel sob a mesa e a coloque dentro da gaveta, você tem duas opções. Ser gentil ou ser escroto se recusando a tal.

Mas como desconfio que você é uma pessoa de boa índole e recebeu uma educação admirável, assim como eu, creio que você não se recusaria a tal.

Eu faço a analogia do ocorrido com a da resma de papel.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
17.794
Pontos
1.174
Jeito horrível de morrer, pois não deve ter sido instantâneo. Pela imagem o armario deve ter prendido o pescoço do menino que deve ter ficado em completo pavor e impotente por alguns segundos (ao menos foi pouco tempo) enquanto o elevador ia esmagando o pescoço. Ou algo assim. Terrível mesmo


A vítima é parcialmente responsável por ter usado um elevador impróprio, mas é fo** esses professores que veem os alunos como servos. Os caras sao contratados para ajudar com informática e colocam os guris para transportar carga, tem q cair culpa no lombo deles sim
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.124
Reações
4.562
Pontos
343
Acho que existem interpretações e interpretações.
Se eu lhe peço por gentileza que pegue essa resma de papel sob a mesa e a coloque dentro da gaveta, você tem duas opções. Ser gentil ou ser escroto se recusando a tal.

Mas como desconfio que você é uma pessoa de boa índole e recebeu uma educação admirável, assim como eu, creio que você não se recusaria a tal.

Eu faço a analogia do ocorrido com a da resma de papel.

Usando sua analogia certamente eu pegaria a resma de papel e colocaria na gaveta sem problema algum, no caso de um armário, eu contratado como estagiário para ser monitor de informatica não o faria.

Vai da visão de cada um de onde vai a gentileza ao bom senso...
 

Suzukinha

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
2.972
Pontos
303
Meu primeiro trampo foi esse ai do rapaz, mas em outro campus.
Sempre havia desvio de função, mas nunca fiz nada braçal lá. Sorte minha.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Porra, sério... Fiquei meio mal, estou nesse exato momento estudando dinâmica e o desenho do cara parece exercício de bloquinho.

-----

O que pra mim não ficou claro foi se algum supervisor/superior estava junto ou apontou pra eles usarem o elevador. Se sim essa pessoa precisa ser responsabilizada.

Fora isso, que caralha de elevador é esse? Ou foi projetado igual um cu isso aí ou alguém fez chuncho pra essa m**** poder funcionar desse jeito.
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Usando sua analogia certamente eu pegaria a resma de papel e colocaria na gaveta sem problema algum, no caso de um armário, eu contratado como estagiário para ser monitor de informatica não o faria.

Vai da visão de cada um de onde vai a gentileza ao bom senso...

O rapaz era bem novo.

Você tem quantos anos ?

Digo isso porque num dos meus primeiros empregos, fui contratado para trabalhar no faturamento e estoque de uma empresa, molecão de tudo 20 anos, o dono gostava de explorar a gente, e uma vez ele fez eu ir num sábado limpar a calha da empresa, eu bobão na época fui, talvez por inocência, medo de perder o emprego, moleque de tudo, queria mostrar serviço sei lá o que se passou na minha cabeça. Só sei que fiz meio automático.

Eu poderia ter caído do telhado e morrido, tinha experiência nenhuma em subir telhado, limpar calha.

Hoje, com minha bagagem e experiência, eu jamais faria isso e mandava o chefe tomar no c*.

Então você talvez seja um pouco mais experiente para ficar aqui no fórum afirmando com propriedade algo que não faria, mas quando você é moleque talvez não tenha esse raciocínio e bom senso na hora e acaba fazendo uma gentileza sem pensar direito, mesmo sendo um serviço braçal bem fora da sua função.
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.124
Reações
4.562
Pontos
343
O rapaz era bem novo.

Você tem quantos anos ?

Digo isso porque num dos meus primeiros empregos, fui contratado para trabalhar no faturamento e estoque de uma empresa, molecão de tudo 20 anos, o dono gostava de explorar a gente, e uma vez ele fez eu ir num sábado limpar a calha da empresa, eu bobão na época fui, talvez por inocência, medo de perder o emprego, moleque de tudo, queria mostrar serviço sei lá o que se passou na minha cabeça. Só sei que fiz meio automático.

Eu poderia ter caído do telhado e morrido, tinha experiência nenhuma em subir telhado, limpar calha.

Hoje, com minha bagagem e experiência, eu jamais faria isso e mandava o chefe tomar no c*.

Então você talvez seja um pouco mais experiente para ficar aqui no fórum afirmando com propriedade algo que não faria, mas quando você é moleque talvez não tenha esse raciocínio e bom senso na hora e acaba fazendo uma gentileza sem pensar direito, mesmo sendo um serviço braçal bem fora da sua função.

Tenho 33. Já fui estagiário, ja trabalhei em empresa a beira da falência, que atrasavam o salario e em empresas em condições precárias, sempre na área administrativa, porem confesso que nunca passei por uma situação ao menos parecida de alguém me pedir algo que seja diferente da alçada para qual fui contratado. Realmente não posso dizer com propriedade, porem continuo com minha opinião de que se me pedissem, recusaria sem pensar 2x.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
eu ia fazer uma piada sobre, mas a parada foi meio tensa mesmo, pra quem já lutou bjj sabe o que é algo esmagando seu pescoço frontalmente (ezequiel), imaginando sendo uma parada de madeira e que não vai parar qdo vc der 3 tapas?

pqp

deve ter demorado mais de um minuto pra apagar
 

Rocha Loures

Bam-bam-bam
Mensagens
6.520
Reações
14.094
Pontos
404
images

Cara, inacreditável essa história.

Como se pode morrer de formas idiotas pqp, e o coitado.deve ter sofrido horrores até falecer, que agonia

Tenho pena do rapaz, óbvio, e da família pela perda,mas cara...
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.422
Reações
18.671
Pontos
503
Mas qual o peso desse armário? Como que não sustentou ele com os braços? Pelo jeito foi instantâneo o negócio.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Meu primeiro trampo foi esse ai do rapaz, mas em outro campus.
Sempre havia desvio de função, mas nunca fiz nada braçal lá. Sorte minha.
Esse foi o meu segundo trampo e o máximo que já fiz foi trocar mesas e computadores de lugar pelo que me lembro. Bons tempos, meu dinheiro rendia mais e mesmo com um ou outro desvio de função eu gostava daquele clima do serviço público.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
Elevador velho e sem manutenção costuma dar uns solavancos...
Daí, acho que nem é culpa do professor, mas, a universidade é parcialmente culpada, IMO. Nem chega a ser um 50-50. Acho que uns 15-85.
RIP
 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.508
Reações
6.667
Pontos
799
O problema foi a inexperiência do rapaz (não era obrigado a saber isso também). A minha família tem uma marcenaria e levamos coisas direto no elevador.

Se uma peça fica na diagonal por não caber em pé, nunca que fica alguém do outro lado segurando. Todas as peças são apoiadas e sobe no elevador mesmo se não tiver ninguém dentro (é comum a gente subir o material no elevador de serviço e o pessoal no social).
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.176
Reações
42.096
Pontos
1.003
Burro pra krl

1° Isso dae é pra elevador de carga indiscutivelmente

2° Elevador comum é fezes até pra carregar pessoa

3° Kd o b*sta do professor pra auxiliar, krl
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
a morte realmente pega as pessoas de surpresa msm; por qualquer bobeirinha/erro a pessoa se vai pra sempre
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.888
Reações
27.907
Pontos
1.444
Sinto pelo rapaz mas acho que foi um pouco descuidado. Além disso, é normal arrastar uma mesa ou móvel, mas quando envolve escadas, ou vc vai ficar preso na movimentação, é melhor não fazer.
 
Topo Fundo