O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Amapá entra no 4º dia de apagão com 89% da população atingida.

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.883
Reações
230.196
Pontos
2.529
Cara, se fosse fornecedor de energia privado e o mercado de produção e distribuição de energia livre, isso nunca teria acontecido
Mas é privado, só não é livre porque você não pode escolher quem vai te fornecer a energia. Mas em algum outro país isso ocorre? E é tão privado que a empresa não tinha como reparar e quem teve que arcar com os custos foi o estado.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Mas é privado, só não é livre porque você não pode escolher quem vai te fornecer a energia. Mas em algum outro país isso ocorre? E é tão privado que a empresa não tinha como reparar e quem teve que arcar com os custos foi o estado.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
Não é 100% privado, é modelo de concessão e a empresa de lá é sociedade de economia mista
 

San Andreas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.683
Reações
3.341
Pontos
1.034
Engenheiros e tecnicos tentam restabelecer o fornecimento de energia elétrica



FOTOS: Apagão no Amapá

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/11/06/fotos-apagao-no-amapa.ghtml



Amapá entra no 4º dia de apagão que atinge 89% da população; postos e supermercados têm filas

https://g1.globo.com/ap/amapa/notic...ulacao-postos-e-supermercados-tem-filas.ghtml



Ministro diz que pretende restabelecer toda energia no Amapá em até 10 dias

https://g1.globo.com/politica/notic...er-toda-energia-no-amapa-em-ate-10-dias.ghtml



Principais impactos do apagão para a população:

  • Falta de energia em 13 dos 16 municípios, incluindo todos da região metropolitana. Em Macapá, só há energia em serviços essenciais, como hospitais
  • Falta água encanada, água mineral e gelo
  • Internet e serviços de telefonia quase não funcionam
  • A maioria dos postos de gasolina não tem gerador e não consegue operar
  • Caixas eletrônicos e máquinas de cartão não funcionam, então as pessoas não conseguem fazer compras



whatsapp-image-2020-11-04-at-12.54.09.jpeg






Na noite de terça-feira, enquanto ocorria uma tempestade em Macapá, uma explosão seguida de incêndio comprometeu os três transformadores de uma subestação da Zona Norte, segundo o Ministério de Minas e Energia.

O fogo danificou um transformador e atingiu os outros dois — um deles já estava inoperante por causa de uma manutenção realizada desde dezembro de 2019.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o transformador que estava em manutenção ainda pode ser recuperado, enquanto os outros dois precisarão ser trocados.

A FAB transportou equipamentos para filtrar os 45 mil litros de oleo isolante (que tambem tem a função de resfriamento) do terceiro transformador (transformador reserva que estava inoperante por defeito), que sofreu danos em uma bucha durante o incêndio.

Os transformadores 1 e 2 sofreram danos irrecuperaveis e terão que ser trocados.




Grandes transformadores de força (podem passar de 500 MVA e trabalhar com mais de 500 mil volts), pesam centenas de toneladas, custam dezenas de milhões de reais e levam meses/anos para serem construidos


56e888d7a83bee58654b55eef271a0bf0.jpg


Transformador-Gigante_noticia_detalhe_w_0000.jpg

[automerge]1604708681[/automerge]
A Prefeitura de Macapá decretou estado de calamidade pública por 30 dias e estendeu os horários de funcionamentos de postos de combustíveis para 24 horas. A medida visa dar mais agilidade para a tomada de ações de emergência e de apoio à população.

O apagão atinge uma região onde vive cerca de 90% da população estadual. Apenas Oiapoque, no extremo norte, e Laranjal do Jari, no extremo sul, têm eletricidade.

O MME (Ministério de Minas e Energia) afirmou na quinta-feira (5) que a retomada completa do fornecimento de energia elétrica no Amapá deve demorar ao menos 15 dias. Já nesta sexta, o ministro Bento Albuquerque disse que pretende restabelecer completamente o serviço de distribuição de energia elétrica no estado em um prazo de dez dias.

De acordo com moradores, muitas pessoas perderam alimentos, e a busca por água potável é grande nos mercados, mas muitos comércios locais estão fechados devido à falta de geradores de energia.

A técnica em saúde bucal Adriana Xavier, 34, relata que próximo de sua casa, no bairro Renascer, na zona norte da capital, não há onde comprar comida e água e por isso é preciso recorrer a outros locais.

“Os comércios com geradores estão lotados. Perto de casa não tem onde comprar comida e água. Muitas pessoas perderam alimentos e donos de mercados vendem a preços de custo para não perder. A situação está ficando pior a cada dia”, afirma.

As aglomerações também ocorrem em postos de gasolina e em uma agência do Banco do Brasil, que tem um gerador de energia elétrica que permite o funcionamento de caixas eletrônicos.

Muitos moradores recorreram ao Aeroporto de Macapá para conseguir carregar seus telefones celulares. Shoppings na capital também estão sendo usados para mesma finalidade. Alguns supermercados com geradores cobram R$ 10 para carregar os aparelhos.

A Infraero no Amapá informou que os voos no estado não foram afetados por causa da existência de geradores de energia.

Nos postos de combustíveis, há grandes filas para abastecer os carros, que têm sido usados pelos moradores para comprar alimentos e águas em bairros distantes e também para o carregamento de telefones celulares. Muitos descem dos carros e vão até as lojas de conveniência para usar tomadas e comprar produtos, como água potável. “Tive que sair de casa para conseguir carregar meu telefone. Depois de uma hora na fila, carreguei em uma tomada do aeroporto. A todo momento várias pessoas vêm aqui para usar as tomadas e conseguir ao menos um pouco de comunicação”, diz a auxiliar administrativo Jordana Cruz, 32.

“A maioria dos comércios está com filas para comprar água potável, as pessoas têm comprado galões. A busca por água está grande e a falta é constante”, afirma Israell Augusto, 27, morador do bairro Universidade, na zona sul de
Macapá.

“Está um caos total em todos os setores da cidade. Estamos sem luz nem água desde terça à noite. Também não temos mais como guardar alimentos perecíveis em casa e está faltando gelo na cidade. A única fábrica que vende tem filas enormes”, relatou a professora Naira Queiroz, 33.

Segundo ela, o apagão, que entrou no quarto dia nesta sexta (6) também provoca a falta de velas, bebidas em geral e pão, já que a maioria das padarias está fechada desde quarta (4).

Tentando escapar da falta de energia, de água e do calor da região, milhares de pessoas formam fila também nas portas de motéis e hotéis que possuem gerador.

Professora de jornalismo na Ufap (Universidade Federal do Amapá), Roberta Scheibe, 38, relata que a espera para abastecer o carro chega a cinco horas. “Meu marido saiu de madrugada e foi até um posto mais distante pra abastecer e ficou 30 minutos na fila.” Como ela tem poço artesiano em casa e mora apenas com o marido, diz que conseguiu racionar o consumo de água. Por isso, tem cedido o banheiro a amigos e familiares para que eles possam tomar banho. O prejuízo, de toda forma, foi inevitável. “Substituímos a água por álcool na limpeza geral, mas tudo que tinha na geladeira se perdeu. Fico preocupada com as famílias mais carentes, o que devem estar passando."

Outros moradores que têm poço nas residências também compartilham a água com os vizinhos que não têm. De acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), sem eletricidade não há como ligar a bomba para abastecimento e o restabelecimento do serviço segue sem previsão.


whatsapp-image-2020-11-05-at-07.58.46-1-.jpeg


whatsapp-image-2020-11-05-at-07.58.44-1-.jpeg

[automerge]1604708709[/automerge]
Amapá chega ao 3º dia sem energia elétrica com cenários apocalípticos

População está sem internet, sem gasolina e impossibilitada de sacar dinheiro e fazer compras com cartão de crédito



Em um texto no Facebook, Heluana Quintas fala da situação de calamidade no Estado onde 14 dos 16 municípios estão sem energia elétrica. "Não tem água encanada. Não tem internet e raras vezes funciona Claro e Vivo. Os postos de gasolina não podem operar sem energia, então não temos gasolina também. Não dá para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos, nem comprar comida com cartão. Estamos num pico de contaminação e lotação nos hospitais devido à pandemia. Eles estão funcionando por gerador. Não sabemos por quanto tempo. As cirurgias foram interrompidas. Torçam, rezem, orem, mandem 'positive vibration' aos enfermos", postou.

Outros dois políticos que estão divulgando as dificuldades locais são o senador Randolfe Rodrigues (Rede) e o deputado federal Camilo Capiberibe (PSB), eleitos no Estado. "O que estamos vivendo no Amapá é inaceitável. Precisamos de respostas rápidas. Comerciantes e famílias estão perdendo o pouco que tem, famílias sem água para cozinhar/tomar banho e grandes aglomerações se formando em supermercados, farmácias, postos de gasolina em plena pandemia", reclamou Capiberibe.

Auriney Brito, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amapá também desabafou em sua conta de Twitter. "Estamos chegando a 48 horas sem energia no Amapá. Macapá entrando em convulsão por falta de água potável, combustível e outros itens básicos. Não é hora de politizar ou buscar culpados, precisamos da solidariedade e orações de todos. No meio desse caos, ainda há pandemia por aqui", disse.

Outra internauta usou o Twitter para lamentar a situação. "Só atualizando: estamos há 50 horas sem energia, pouco sinal de internet, a água potável está escassa, gasolina num preço absurdo, o Estado está na segunda onda de covid e não temos previsão de retorno", disse Mari Guedes.


https://www.otempo.com.br/brasil/am...eletrica-com-cenarios-apocalipticos-1.2408983


procura-aeroporto-48-.mp4-snapshot-00.10-2020.11.04-21.11.03-.jpg


whatsapp-image-2020-11-04-at-19.14.04.jpeg


whatsapp-image-2020-11-04-at-17.28.17.jpeg

[automerge]1604708809[/automerge]
“Está todo mundo desesperado”: Moradores do Amapá estão há quatro dias sem energia


“As ruas estão sem sinalização, as pessoas estão ao Deus dará. Está todo mundo querendo comprar água, alguns estão pegando até água do Rio Amazonas que não é potável. Está todo mundo desesperado. Em vários lugares já não tem (água para vender)”, afirmou o tatuador.

“O pessoal estava indo no shopping e no aeroporto para poder carregar o celular, quem ainda tem energia em casa está se oferecendo para carregar. Na rua está tendo fila para tudo, a farmácia estava com uma fila enorme por conta do caixa eletrônico, já que nenhum banco está funcionando. As pessoas estão tentando comprar coisas e não estão conseguindo porque nenhum lugar está aceitando cartão, a gente não tem nem sinal de celular.”

Segundo o tatuador, por conta da falta de energia e de sinal de telefone, ele não pode nem sequer desmarcar com a cliente agendada para quarta-feira. “Eu tinha um cliente que ia me dar uma boa grana, ia levar o dia todo, e não tive nem como me comunicar com ela”, contou.

Quem também teve a rotina afetada pela falta de energia foi o analista administrativo Lucas Pinheiro. Morador de Pedra Branca do Amaparí, a cerca de 19km da capital, ele teve que deixar o home office de lado e trabalhar presencialmente na empresa, que possui gerador.

Conforme Pinheiro, a situação em Pedra Branca está um pouco mais calma do que na capital. “A cidade enfrenta problemas com energia elétrica há anos, então a população já tem um certo preparo. Mas nunca tinha enfrentado algo dessa natureza. Geralmente, a falta de energia dura 24h aqui (as mais longas). Ainda não tá tendo disputa por água como em Macapá, mas gelo não tem mais e em breve o combustível vai acabar também”, relatou.

“Por enquanto temos água no poço, mas em breve vai acabar e vamos ter de procurar outros meios. Talvez nos rios próximos da cidade”, afirmou Pinheiro que mora com a esposa.


https://istoe.com.br/esta-todo-mund...es-do-amapa-estao-ha-quatro-dias-sem-energia/


whatsapp-image-2020-11-04-at-19.03.41.jpeg


whatsapp-image-2020-11-04-at-19.03.40.jpeg
 


San Andreas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.683
Reações
3.341
Pontos
1.034
Equipamentos para manutenção de transformador chegam em Macapá


Desembarcou no aeroporto de Macapá, no início da noite desta sexta-feira (6), uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com equipamentos para a manutenção de um transformador que está na subestação na Zona Norte da cidade. A previsão é que com a ajuda dessas máquinas, o fornecimento de energia seja retomado para cerca de 70% do estado ainda nesta sexta.


Confira a seguir o que a FAB trouxe ao Amapá, totalizando 16,5 toneladas em carga:


  • uma máquina para tratamento de óleo do transformador;
  • uma máquina termovácuo para retirada de umidade do transformador;
  • duas máquinas de purificação;
  • e um instrumento de resposta em frequência para verificar possíveis deformações internas no transformador.


whatsapp-image-2020-11-06-at-18.54.22.jpeg


whatsapp-image-2020-11-06-at-19.00.16.jpeg


whatsapp-image-2020-11-06-at-18.35.51.jpeg


whatsapp-image-2020-11-06-at-18.35.48.jpeg
 

rodrigog88

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.016
Reações
2.537
Pontos
524
E vendo esse post tenho propriedade para dizer que você não sabe de b*sta nenhuma.

1) Setor de energia é muito abrangente, falar que trabalha com o setor é a mesma coisa que não dizer nada. Pelo nível do seu post deve ser frentista de posto de gasolina ou caminhoneiro.

2) Tenho certeza que você conhece ZERO de processo licitatório

3) Tenho certeza que vc nunca saiu do país e viu outro com o setor de produção e distribuição de energia privado, onde existe concorrência e vc pode escolher quem fornece para sua casa.

Enfim, vc só tem propriedade para falar merd@ msn

:klolz

Já que não quero me doxar vou te contra-argumentar pra voce aprender a ser mais humilde na internet.
O sistema Brasileiro de negociação de energia, incluindo o modelo de transição do ACR pro ACL é sub-ótimo, deixaram na mão do livre mercado o processo de negociação e como resultado temos um modelo de mercado que usa como referência o preço se um modelo estocástico dual-linear como clearing price dos contratos de energia dentro do ambiente de ACL, resultando em um sistema de alocação de colaterais que não considera margem até o dia da expiração e deixa todas as o obrigações contratuais como onus para o cliente. Sim, o processo de licitação consegue ser pior, mas ele não foi proativamente desenhado pela vontade dos agentes, e portanto não os comparo como modelo de sistema de negociação ou comercialização de energia (nem voce deveria estar fazendo isso), pois não acho que eles tem sequer a mesma intenção. Voce colocar o sistema Brasileiro como standard, ou defender a liberação do mercado pensando que vamos chegar no mesmo modelo de mercado que no exterior de forma orgânica não é atribuivel a algo se não desconhecimento do processo de contratação de energia fora do ambiente ACR, que é o que deves ter tido contato somente pra ter tanto rancor sem informação.
Isso me leva ao segundo ponto, modelos de livre negociação com nivel de liberdade de mercado a ponto de atender consumidores individualmente, como o modelo Noruegues, só conseguem faze-lo por questões históricas e pelo tamanho da economia, em todo país com o mínimo de complexidade na infraestrutura como o Reino Unido ou EUA voce tem sistemas que tem dificuldade em achar um equilíbrio saudável para os agentes do sistema, vide o modelo por agregador regional (ISOs nos EUA) ou agregadores nacionais (RSOs no UK), onde apesar de serem mercados liberalizados a nivel de atacado, como o Brasil, eles tem modelo de contratação de energia que tende a ineficiencias na alocação devido ao desacoplamento entre os sistemas financeiros nos quais elas são contratadas e os modelos fisicos pelos quais os models de energia funcionam, e portanto voce tem mecanicas de equilibrio de contas como leilões de mesmo dia, ou até intra-diarios, que forçam uma volatilidade no preço de liquidação entre os agentes que tem um custo social dificil de ser calculado, onde o real custo dessas mecanicas a nivel de sistema não é mensuravel e ainda estão fazendo pesquisas sobre para compreender as implicações dessas medidas no funcionamento de um sistema energetico a nivel de país. Então colocar o peso sob o ACR e as politicagens que ele agrega dado o fato que o Brasil tem um modelo primariamente hidrológico de fonte de energia, cuja modelagem a nivel de restrições fisicas é mais caótico que fontes de energia como carvão ou gás natural, dada a natureza intriseca da otimização de sistemas em cascata de geradoras hidroelétricas e a curva de otimização da matriz energetica a nivel fisico, é no mínimo não entender nem como se deu a formação do setor energético Brasileiro, nem entender porque temos dificuldade em migrar desse modelo pra um mais liberal, coisa que estamos tentando proativamente fazer faz mais de 10 anos... então, não fale m**** na internet.
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
:klolz

Já que não quero me doxar vou te contra-argumentar pra voce aprender a ser mais humilde na internet.
O sistema Brasileiro de negociação de energia, incluindo o modelo de transição do ACR pro ACL é sub-ótimo, deixaram na mão do livre mercado o processo de negociação e como resultado temos um modelo de mercado que usa como referência o preço se um modelo estocástico dual-linear como clearing price dos contratos de energia dentro do ambiente de ACL, resultando em um sistema de alocação de colaterais que não considera margem até o dia da expiração e deixa todas as o obrigações contratuais como onus para o cliente. Sim, o processo de licitação consegue ser pior, mas ele não foi proativamente desenhado pela vontade dos agentes, e portanto não os comparo como modelo de sistema de negociação ou comercialização de energia (nem voce deveria estar fazendo isso), pois não acho que eles tem sequer a mesma intenção. Voce colocar o sistema Brasileiro como standard, ou defender a liberação do mercado pensando que vamos chegar no mesmo modelo de mercado que no exterior de forma orgânica não é atribuivel a algo se não desconhecimento do processo de contratação de energia fora do ambiente ACR, que é o que deves ter tido contato somente pra ter tanto rancor sem informação.
Isso me leva ao segundo ponto, modelos de livre negociação com nivel de liberdade de mercado a ponto de atender consumidores individualmente, como o modelo Noruegues, só conseguem faze-lo por questões históricas e pelo tamanho da economia, em todo país com o mínimo de complexidade na infraestrutura como o Reino Unido ou EUA voce tem sistemas que tem dificuldade em achar um equilíbrio saudável para os agentes do sistema, vide o modelo por agregador regional (ISOs nos EUA) ou agregadores nacionais (RSOs no UK), onde apesar de serem mercados liberalizados a nivel de atacado, como o Brasil, eles tem modelo de contratação de energia que tende a ineficiencias na alocação devido ao desacoplamento entre os sistemas financeiros nos quais elas são contratadas e os modelos fisicos pelos quais os models de energia funcionam, e portanto voce tem mecanicas de equilibrio de contas como leilões de mesmo dia, ou até intra-diarios, que forçam uma volatilidade no preço de liquidação entre os agentes que tem um custo social dificil de ser calculado, onde o real custo dessas mecanicas a nivel de sistema não é mensuravel e ainda estão fazendo pesquisas sobre para compreender as implicações dessas medidas no funcionamento de um sistema energetico a nivel de país. Então colocar o peso sob o ACR e as politicagens que ele agrega dado o fato que o Brasil tem um modelo primariamente hidrológico de fonte de energia, cuja modelagem a nivel de restrições fisicas é mais caótico que fontes de energia como carvão ou gás natural, dada a natureza intriseca da otimização de sistemas em cascata de geradoras hidroelétricas e a curva de otimização da matriz energetica a nivel fisico, é no mínimo não entender nem como se deu a formação do setor energético Brasileiro, nem entender porque temos dificuldade em migrar desse modelo pra um mais liberal, coisa que estamos tentando proativamente fazer faz mais de 10 anos... então, não fale m**** na internet.
Você que está falando m**** na Internet.

Seu textão não provou nada. É só um monte de argumentos aleatórios que sequer contestam o que eu falei. Chega a ser cômico.

Segundo, você mente descaradamente. É cediço que na era PT o Estado atuou diretamente no setor energético e ferrou ainda mais com o mercado. Ou seja, esse seu papinho que estão querendo abrir o mercado há 10 anos e não conseguem é pura b*sta.

Enfim, ficou 100% provado, você não sabe de nada e ainda por cima é mentiroso.
 

rodrigog88

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.016
Reações
2.537
Pontos
524
Você que está falando m**** na Internet.

Seu textão não provou nada. É só um monte de argumentos aleatórios que sequer contestam o que eu falei. Chega a ser cômico.

Segundo, você mente descaradamente. É cediço que na era PT o Estado atuou diretamente no setor energético e ferrou ainda mais com o mercado. Ou seja, esse seu papinho que estão querendo abrir o mercado há 10 anos e não conseguem é pura b*sta.

Enfim, ficou 100% provado, você não sabe de nada e ainda por cima é mentiroso.

Não contestam o que você falou porque és burro. Todas as mecânicas que eu comentei demonstram a incapacidade do mercado livre de se auto-regular nas bases e em volumes de atacado, imagina a nível de consumidor. Mas tudo bem, se tudo aquilo não entrou na sua cabeça lhe falta tanto contexto que nem mais vou perder meu tempo discutindo. Outra coisa, voce não acompanha os projetos de lei relacionados ao projeto do preço-sombra, etc? Estão tentando liberalizar o mercado de energia faz mais de 10 anos sim, só porque o PT congelou a negociação na parte de comercialização em alguns momentos não significa que a comercialização por si só morreu, ao contrário, depois ela voltou com ainda mais força visto que congelar os preços em mercados tende a ser algo contra-produtivo para todos os agentes dos sistema (quem diria). Tenta dar uma estudada sobre o assunto e voltamos a conversar daqui a algum tempo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.254
Pontos
1.503
É uma situação de muita tensão... :coolface


Mas é impressionante ver como tudo desmorona rapidamente pela falta de energia. Quero nem ver se uma tempestade solar fizer uma arregaço em nível global. Espero ter muita vela, comida e fósforo estocados, além de um poço no terreno que quero comprar no interior.
 

KlTKAT395

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.510
Reações
11.984
Pontos
503
Deve ser pirante ficar tanto tempo sem eletricidade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
21.779
Pontos
999
Mas é privado, só não é livre porque você não pode escolher quem vai te fornecer a energia. Mas em algum outro país isso ocorre? E é tão privado que a empresa não tinha como reparar e quem teve que arcar com os custos foi o estado.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk

É aquela coisa. A empresa é responsável até obter o lucro. Quando começa a dar m**** joga no colo do Estado dizendo que não tem "receita financiera para custear os imprevistos (sic) da natureza".

Mesma m****, por exemplo, com o transporte público aqui no DF. As empresas ganham a "licitação" para assumirerm "bacias" que são as regiões onde elas rodarão com os ônibus. Só que os ônibus são comprados pelo governo (WTF) através das famosas "linhas de crédito". Daí quando alguma empresa começa a capengar ela sai do mercado com lucro de anos e anos graças a passagem mais cara do país e o governo fica com as dívidas. Foi assim com a Viplan. E claro, essas dívidas são financiadas pelo dinheiro de tributos pago pela população que se lasca com o transporte. :facepalm
 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.532
Reações
27.367
Pontos
1.069
A grande mídia começou a dar um pouco mais de atenção, afinal acabou as eleições no EUA, antes parecia que o Amapá tinha a importância de um bairro periférico, era só notinhas no rodapé.

Mas ainda é pouco perto do absurdo que está ocorrendo
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
O que ta favorecendo no Amapá é um absurdo. A concessionária de energia deve indenizar a populaçao por todos os danos causados.

Enviado de meu LM-X520 usando o Tapatalk
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Como que isso só vira noticia ontem?

Fora que o fornecimento de energia esta concentrado em um único lugar e o backup ta junto :facepalm
Descaso com o estado é cronico. Pra vc ver a concessionaria de energia nao quis gastar dinheiro pra ter geradores reservas para o caso de emergencia.

Enviado de meu LM-X520 usando o Tapatalk
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.947
Reações
14.488
Pontos
1.389
Lamentável toda essa situação.

E como era de se esperar, os responsáveis (ou quem está sendo responsabilizado) está alegando "fatalidade".
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Não sou especialista nem nada, mas pelo fato da região estar próximo ali da Amazônia imagino que deva chover bastante e, devido a isso, ter uma grande ocorrência de raios. Um acidente desses na subestação já poderia ser algo esperado, não?

É uma característica de países desorganizados mesmo. Quem já se viu, um estado quase inteiro com problema no fornecimento de energia e já indo para mais que 4 dias assim, nem imagino como deva ser ficar sem energia, água, inernet.... e comida. Enfim, chegando já em 2021 e sofrendo com apagões dessas proporções.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Sonhar é bom. Vai ficar tudo na feijoada mesmo.

2020 e nada de alguma energia alternativa pra esses casos.
Eles tinham como obrigaçao indenizar mas eu sei que nada disso vai ocorrer.

Enviado de meu LM-X520 usando o Tapatalk
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Nossa.
Muito tempo.

Viver numa "ilha" no meio do Norte infelizmente é isso aí.

E ter 16 cidades no estado inteiro é algo estranho pra maioria dos brasileiros kkkk

Mas enfim. Governo não faz nada. Só iniciativa privada pra resolver.

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk
Nunca deveria ter deixado de ser território.

Para os mais jovens que não lembram o que é um território: Território é um ente federativo que é administrado diretamente pelo governo federal. Na minha época, Roraima, Amapá e Fernando de Noronha eram territórios justamente por causa disso. Economia pequena, pouca gente, lugar remoto que não justificam uma estrutura de governo estadual.
 
Topo Fundo