O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


AMD Revela sua estratégia para acabar com a escassez de GPUs por conta da Mineração

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.129
Reações
8.123
Pontos
453
Tempos difíceis exigem medidas extremas, e a AMD sabe bem disso. Para evitar que os estoques da nova placa de vídeo Radeon RX 6500 XT fossem dizimados por mineradores de criptomoedas e cambistas, a fabricante limitou alguns recursos da GPU, a tornando “ruim” para atividades na blockchain. A RX 6500 XT chega em 19 de janeiro pelo preço sugerido de US$ 199 (cerca de R$ 1.125 em conversão direta).


Radeon RX 6500 XT (Imagem: Divulgação/AMD)

Radeon RX 6500 XT (Imagem: Divulgação/AMD)

A ideia da AMD é proteger os estoques da RX 6500 XT para que todos os interessados pela placa possam comprá-la pelo preço sugerido. Desde que a escassez de chips começou a afetar o mercado de eletrônicos, em 2020, os componentes de hardware ficaram muito mais caros e difíceis de encontrar. Como existem poucas peças disponíveis, os mineradores de criptomoedas e cambistas aproveitam a primeira oportunidade para limpar as prateleiras.
Em uma coletiva de imprensa, na semana passada, após o anúncio da nova GPU na CES 2022, a vice-presidente da AMD, Laura Smith, comentou que a RX 6500 XT teria sido “otimizada” para jogos, mas não seria tão boa para usuários que quisessem fazer atividades na blockchain. Na reunião, a executiva disse o seguinte:



“Nós a otimizamos para priorizar jogos entre as opções disponíveis no mercado, e vocês podem ver isso pela maneira como configuramos a placa. Mesmo com os 4 GB de memória de vídeo. É um tamanho ótimo de frame buffer para a maioria dos jogos de grande orçamento, mas não é particularmente atraente se você estiver fazendo atividades em blockchain ou mineração”.



RX 6500 XT tem menos memória e usa interface antiga

Algumas características da RX 6500 XT fazem com que a placa não seja visada por mineradores e cambistas. Por exemplo, a GPU só existe na versão com 4 GB de memória — normalmente, atividades em blockchain pedem mais VRAM — sendo construída na interface 64-bit em vez da mais moderna de 128-bit. Apesar dessas limitações, a AMD garante que a placa de vídeo entrega desempenho suficiente em jogos.
Para compensar a interface de memória antiga e a quantidade limitada de VRAM, a AMD aumentou a velocidade do clock da RX 6500 XT. Assim, a placa de vídeo pode substituir as RX 570 no mercado e tentar tirar a GeForce GTX 1650, da Nvidia, do posto de “GPU queridinha” dos gamers menos exigentes.


Com informações: Ars Technica.
Laura Smith, vice-presidente da AMD.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Só que nessa deixaram a placa ruim pra jogos, pra encode e decode, para várias outras coisas, é pior que a 5500XT custando mais caro, o preço sugerido é $200 mas a primeira versão da ASUS veio com $300. Para mim, foi um vacilo da AMD, vamos ver como serão as vendas...

Isso soa como o papo da Apple de tirar o carregador pra gerar menos lixo e não pra economizar
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Se for assim, melhor pegar uma GT710 que faz a mesma coisa, apenas para dar video no pc.
 
Ultima Edição:

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.893
Reações
40.603
Pontos
1.444
Como a AMD foi boazinha! Toma míseros 4gb de vídeo que vai engasgar até em 1080p caso vc jogue no ultra, mas tudo pelo bem dos gamers!
 


Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Pô, pelo menos aqui aonde eu moro a AMD já resolveu esse problema há tempos, toda vez que vou numa loja de eletrônicos aqui perto eles tem vários modelos à venda. E a estratégia é bem simples: os fabricantes simplesmente jogaram o preço lá na estratosfera.

6700XT por $1000, 6600XT por $500... E não é a atoa que sempre tem uns 20 modelos AMD à venda contra zero da NVIDIA. A AMD podia ter que aproveitado essa crise pra aumentar a fatia de mercado só usando o fato de não ter placa NVIDIA disponível, mas sei lá o que se passou na cabeça deles.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.129
Reações
8.123
Pontos
453
o preço sugerido é $200 mas a primeira versão da ASUS veio com $300.
Ao meu ver esse é o único problema real : As empresas/lojas respeitarem o preço sugerido.
Até onde eu sei, somente essa e a RTX 3050 que estão na casa dos 200$.
Eu particularmente acho inaceitável pagar dois salários mínimos ou mais numa placa de vídeo lançada anos atrás e sem garatia.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Ao meu ver esse é o único problema real : As empresas/lojas respeitarem o preço sugerido.
Até onde eu sei, somente essa e a RTX 3050 que estão na casa dos 200$.
Eu particularmente acho inaceitável pagar dois salários mínimos ou mais numa placa de vídeo lançada anos atrás e sem garatia.

Se pararmos pra pensar essa placa da AMD é mais ou menos a RX570 lançada 5 anos atrás
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
sendo construída na interface 64-bit em vez da mais moderna de 128-bit.
A que ponto chegamos...

Mas talvez dê certo, já que o BTC está caindo desde novembro. Então não vale a pena minerar para ganhar pouco se a placa usar mais energia do que o esperado.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.129
Reações
8.123
Pontos
453
Parece que caparam bastante colocando PCIE 4X.
E pra piorar, As marcas/lojas não estão respeitando o MSRP.
Pelo visto já era o pc gaming de baixo custo.

 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Parece que caparam bastante colocando PCIE 4X.
E pra piorar, As marcas/lojas não estão respeitando o MSRP.
Pelo visto já era o pc gaming de baixo custo.


Como o próprio nome diz, MSRP é o preço sugerido, o que vai ditar o preço segue sendo a oferta e a demanda. A AMD deve receber baseado no MSRP dela, mas o varejo recebe pelo que ele coloca na prateleira. Quem sai ganhando com essa loucura toda é o varejo que aumenta a diferença entre o que ele paga pra AMD e o que o consumidor paga para o varejo...
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.129
Reações
8.123
Pontos
453
Como o próprio nome diz, MSRP é o preço sugerido, o que vai ditar o preço segue sendo a oferta e a demanda. A AMD deve receber baseado no MSRP dela, mas o varejo recebe pelo que ele coloca na prateleira. Quem sai ganhando com essa loucura toda é o varejo que aumenta a diferença entre o que ele paga pra AMD e o que o consumidor paga para o varejo...
Ok mas só faz sentido manter o preço alto se continua vendendo. Essa placa a 300-400$ não faz sentido, ela foi capada de uma forma que não serve pra minerar, editar vídeos, e jogar games mais pesados. A AMD cortou tudo nela pra justamente poder ser vendida à um preço condizente. Três gerações atrás era perfeitamente possível achar placas no MSRP. Veio a mineração e "justificou" o aumento de preço. Mas pra essa placa aí não faz sentido. Se ela não encalhar nas lojas, eu perco fé na humanidade.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Como o próprio nome diz, MSRP é o preço sugerido, o que vai ditar o preço segue sendo a oferta e a demanda. A AMD deve receber baseado no MSRP dela, mas o varejo recebe pelo que ele coloca na prateleira. Quem sai ganhando com essa loucura toda é o varejo que aumenta a diferença entre o que ele paga pra AMD e o que o consumidor paga para o varejo...
Só esqueceu que o varejo tem bem menos placas disponíveis pra vender. Então ela vende menos do que antes, tendo os mesmos custos de outrora. No final das contas o faturamento, com exceção de um primeiro momento, é basicamente o mesmo corrigindo a linha de evolução de vendas natural. O preço sobe por essa razão lá no varejo e das importadoras.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.019
Reações
5.636
Pontos
1.164
Mas se for nível Rx570, ja vai ta valendo pra jogar uns games no med/low, quem quer jogar no ultra, obviamente do obvio, vai comprar as de 8mil.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Ok mas só faz sentido manter o preço alto se continua vendendo. Essa placa a 300-400$ não faz sentido, ela foi capada de uma forma que não serve pra minerar, editar vídeos, e jogar games mais pesados. A AMD cortou tudo nela pra justamente poder ser vendida à um preço condizente. Três gerações atrás era perfeitamente possível achar placas no MSRP. Veio a mineração e "justificou" o aumento de preço. Mas pra essa placa aí não faz sentido. Se ela não encalhar nas lojas, eu perco fé na humanidade.
Só nos resta torcer pra essa placa encalhar ou cair logo logo pro MSRP mas tenho poucas esperanças nisso...
Só esqueceu que o varejo tem bem menos placas disponíveis pra vender. Então ela vende menos do que antes, tendo os mesmos custos de outrora. No final das contas o faturamento, com exceção de um primeiro momento, é basicamente o mesmo corrigindo a linha de evolução de vendas natural. O preço sobe por essa razão lá no varejo e das importadoras.
De acordo!
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
A dúvida é se após o fim dessa falta de oferta, lá pra 23 ou 24, os preços serão reajustados. E aí sim isso realmente vai depender da demanda do momento.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Problema dela é o preço. A proposta nem achei tão ruim. Consumo baixo, arquitetura nova e tal. Só que o valor dela não vai fazer mto sentido pra ninguém.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Podia ser o preço que for, lançar uma placa pior que uma placa lançada há fucking 6 anos atrás é dose.

Doom.png
Sei lá, acho que isso não tem mto a ver. 1650, 5500XT, 5600XT, 6600XT.. Monte de placa é bem inferior a várias de muitos anos atrás. Acho normal lançarem placas com arquitetura mais moderna, porém de entrada. Isso é bom sinal da industria, inclusive.

Uma placa dessa por 1500~2000 reais hoje (500 reais antes da pandemia, sem corrigir inflação), novinha com 2 ou 3 anos de garantia. Bem mais eficiente que as RX, provavelmente mais que a 1650 (to chutando aqui, não sei mesmo), arquitetura moderna (jogos novos são desenvolvidos para microarquiteturas de novos chips, ignorando completamente os antigos), é uma boa pra quem quer um PCzinho de entrada. Dá pra jogar de tudo.


Esse gráfico ai ta forçando a barra colocando RX570 junto com 1050TI e 6500XT junto com 1050TI, não? Ou depende mto do jogo? Já vi ela empatando na 5500XT até por ai. Depois vou dar uma olhada melhor, apesar de nenhum cliente meu ter nunca interesse nessas placas.
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
440$ foram as placas da NVIDIA. Essa da AMD lançou hoje.
Ah tá, pode crer, confundi. Até apaguei o post.
Mas não duvido que será vendida por um valor acima do que é recomendado de 199 dolares que já é caro pra essa placa ai.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Eu to achando que a 6500XT tá sofrendo o mesmo hate da RTX3060.

Nos lugares que vejo, ela tá no nível da 1650 Super e superando a RX570. Nada de 1050TI não.



 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Eu tava lendo aqui que a diferença de performance da RX 6500 entre o PCI3 x4 e o PCIe4 x4 é de 10 a 15% só.
Continua sendo bobo porque é performance desperdiçada, mas porra...era placa pra ser muito, muito mais barata nessa altura.
 
Topo Fundo