O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.676
Pontos
2.009
é senhores, acho que me lasquei. testei minhas memórias de todo jeito que pude: tirei pente e tentei em cada slot e tal. eles funcionam bem em single channel no meu PC, um pente de cada vez. Mas em dual channel fica dando erro. Como vi que esse tipo de coisa ainda assim pode ser erro de memória, coloquei os pentes no PC do meu irmão (que tá com meu antigo ryzen 1600 e uma placa mãe B350 tbm) e o teste lá rodou sossegado em dual e single channel. Ou seja, pelo jeito minha ram tá boa. O que significa que ou minha Mobo ou minha CPU tão ferradas. O processador é novo, peguei da ali lá pro dia 27/12. Não sei se tem como pedir reembolso, ou pra mandarem outro ou coisa do tipo se o problema for ele. Se for a placa mãe é um bom prejuizo ai... uns 700 reais pelo menos, pra pegar uma b450 com uns dissipadores legaizinhos no VRM.
Foda que hj fui viajar e só vou poder mexer nisso na próxima segunda. O plano é pegar um ryzen 1200 e as memórias corsair vengeance 2400 do meu irmão e plugar elas no meu computador pra me certificar de que não é RAM mesmo, e ver se n é a CPU. Acho que com isso já consigo encontrar o problema. Não to afim de meter o processador em outra placa mãe. Claro, sempre pode ser algum pininho torto ou uma sujeira que tenha entrado no socket qnd troquei o processador... eu sinceramente não sei o que eu prefiro que seja. processador msm que saia de graça trocar, vai dar uma put* dor de cabeça e uma espera de meses. E placa mãe é um prejuizo razoável.
Que b*sta esse negócio haha. Já to arrependido de trocar de processador, antes de trocar tava td funcionando perfeitamente hahaha

Qual teu processador ? Pegou no Aliexpress ?

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
chegou a atualizar a bios?
acho que o @T.Chico teve um b.o assim
sim, atualizei pra ultima disponivel no site da asus qnd o processador chegou, no fim do mês passado. pq a bios que tava antes, nem compatibilidade com ryzen 3000 tinha haha.
Qual teu processador ? Pegou no Aliexpress ?

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
o que tá no meu PC agora é um ryzen 3600, peguei no aliexpress sim. comprei 11/12, chegou 27 ou 28/12, n lembro agora.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.343
Pontos
2.599
é senhores, acho que me lasquei. testei minhas memórias de todo jeito que pude: tirei pente e tentei em cada slot e tal. eles funcionam bem em single channel no meu PC, um pente de cada vez. Mas em dual channel fica dando erro. Como vi que esse tipo de coisa ainda assim pode ser erro de memória, coloquei os pentes no PC do meu irmão (que tá com meu antigo ryzen 1600 e uma placa mãe B350 tbm) e o teste lá rodou sossegado em dual e single channel. Ou seja, pelo jeito minha ram tá boa. O que significa que ou minha Mobo ou minha CPU tão ferradas. O processador é novo, peguei da ali lá pro dia 27/12. Não sei se tem como pedir reembolso, ou pra mandarem outro ou coisa do tipo se o problema for ele. Se for a placa mãe é um bom prejuizo ai... uns 700 reais pelo menos, pra pegar uma b450 com uns dissipadores legaizinhos no VRM.
Foda que hj fui viajar e só vou poder mexer nisso na próxima segunda. O plano é pegar um ryzen 1200 e as memórias corsair vengeance 2400 do meu irmão e plugar elas no meu computador pra me certificar de que não é RAM mesmo, e ver se n é a CPU. Acho que com isso já consigo encontrar o problema. Não to afim de meter o processador em outra placa mãe. Claro, sempre pode ser algum pininho torto ou uma sujeira que tenha entrado no socket qnd troquei o processador... eu sinceramente não sei o que eu prefiro que seja. processador msm que saia de graça trocar, vai dar uma put* dor de cabeça e uma espera de meses. E placa mãe é um prejuizo razoável.
Que b*sta esse negócio haha. Já to arrependido de trocar de processador, antes de trocar tava td funcionando perfeitamente hahaha
A primeira coisa que deve fazer é passar um pente fino nos pinos do processador. O diagrama mostra
gkTOzPaHhU0tPZzjkGvuNyxOsH-Wgjv_EwOhYCT1bYY.jpg


Esse pino destacado em vermelho no canto é o que se comunica com as memórias. Se estiver torto ou faltando é zica e no mínimo não funcionará dual-channel. Outra coisa a se fazer é colocar outro processador e checar se as memórias funcionam. Precisa eliminar a dúvida sobre processador ou placa mãe e colher informações e provas para enviar seja quem for para a garantia.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
A primeira coisa que deve fazer é passar um pente fino nos pinos do processador. O diagrama mostra
gkTOzPaHhU0tPZzjkGvuNyxOsH-Wgjv_EwOhYCT1bYY.jpg


Esse pino destacado em vermelho no canto é o que se comunica com as memórias. Se estiver torto ou faltando é zica e no mínimo não funcionará dual-channel. Outra coisa a se fazer é colocar outro processador e checar se as memórias funcionam. Precisa eliminar a dúvida sobre processador ou placa mãe e colher informações e provas para enviar seja quem for para a garantia.
to pensando em - caso n funcionar msm a memória do meu irmão, aproveitar enquanto testo com o ryzen 1200 que tem sobrando aqui e usar aquelas soluções de limpeza de contatos nos pinos do processador, pq n tenho nada que vá conseguir passar nesses vãos entre os pinos pra limpar. ai com a solução, dou umas borrifadas, deixo secar e tento de novo. eu lembro de ter olhado o processador antes de colocar e n notei nenhum pino torto nele. e acho que se o pino vermelho estivesse faltando, ele provavelmente nem reconheceria dual channel ou algo assim, mas de toda forma vou dar uma olhada qnd tirar ele. só to pensando ainda em qual a melhor forma de dar uma boa limpada nos contatos tanto do processador, quanto da placa mãe...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.343
Pontos
2.599
to pensando em - caso n funcionar msm a memória do meu irmão, aproveitar enquanto testo com o ryzen 1200 que tem sobrando aqui e usar aquelas soluções de limpeza de contatos nos pinos do processador, pq n tenho nada que vá conseguir passar nesses vãos entre os pinos pra limpar. ai com a solução, dou umas borrifadas, deixo secar e tento de novo. eu lembro de ter olhado o processador antes de colocar e n notei nenhum pino torto nele. e acho que se o pino vermelho estivesse faltando, ele provavelmente nem reconheceria dual channel ou algo assim, mas de toda forma vou dar uma olhada qnd tirar ele. só to pensando ainda em qual a melhor forma de dar uma boa limpada nos contatos tanto do processador, quanto da placa mãe...
Limpa contato mesmo. Pode passar em tudo que é muito volátil.
 


Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
10.874
Pontos
753
nao duvido nada que os china meta o dedo no processador antes de enviar, lol.
recomendo álcool isopropilico, comprei um tubao do ml e resolve 95% dos problemas da minha vida
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Guys, estou tentando rodar o memtest86 para avaliar minha memória ram pois ando tendo uns kernel panic. Já tentei três pendrives e todos travam em 'Getting memory controller details...' e não vai pra frente, alguém tem ideia do que possa ser? Uso uma MSI Bazooka V2, BIOS atualizada e um 3700X da China. Os problemas kernel panic começaram a aparecer depois da substituição do processador, será que ele veio zicado? Li que o controlador de memória passa pela CPU
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Guys, estou tentando rodar o memtest86 para avaliar minha memória ram pois ando tendo uns kernel panic. Já tentei três pendrives e todos travam em 'Getting memory controller details...' e não vai pra frente, alguém tem ideia do que possa ser? Uso uma MSI Bazooka V2, BIOS atualizada e um 3700X da China. Os problemas kernel panic começaram a aparecer depois da substituição do processador, será que ele veio zicado? Li que o controlador de memória passa pela CPU
rapaz, no seu caso td indica que seja processador msm hein. pq o controlador de memória pra ddr4 é integrado no processador. então se tá dando pau nessa parte, é sinal de que deve ser relacionado com a CPU. acho que estamos no msm barco kkkk. mas seu caso parece ser mais sério. to começando a pensar que n é tão bom negócio assim pegar processador do ali ><
mas preciso testar pra ter ctz antes de acusar né.
Vc ainda tem seu processador antigo ai? o que usava antes do 3700x? se tiver, põe ele de volta e vê se passa disso. se passar, aproveita que tirou o 3700x, olha se tem algum pino faltando ou com algum sinal de dano... se n tiver, limpa com essas soluções pra limpar contato ou alcool isopropilico e tenta colocar o processador de volta. é o que eu pretendo fazer qnd estiver em casa de novo.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
rapaz, no seu caso td indica que seja processador msm hein. pq o controlador de memória pra ddr4 é integrado no processador. então se tá dando pau nessa parte, é sinal de que deve ser relacionado com a CPU. acho que estamos no msm barco kkkk. mas seu caso parece ser mais sério. to começando a pensar que n é tão bom negócio assim pegar processador do ali ><
mas preciso testar pra ter ctz antes de acusar né.
Vc ainda tem seu processador antigo ai? o que usava antes do 3700x? se tiver, põe ele de volta e vê se passa disso. se passar, aproveita que tirou o 3700x, olha se tem algum pino faltando ou com algum sinal de dano... se n tiver, limpa com essas soluções pra limpar contato ou alcool isopropilico e tenta colocar o processador de volta. é o que eu pretendo fazer qnd estiver em casa de novo.
Pois é man, li em alguns fóruns que algumas pessoas também tinham esse problema mas era por causa da BIOS, vou tentar passar o memtest com meu processador antigo!
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
10.874
Pontos
753
será que não é voltagem dos ryzen novo? sei lá.
talvez estejam instáveis em stock
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Pois é man, li em alguns fóruns que algumas pessoas também tinham esse problema mas era por causa da BIOS, vou tentar passar o memtest com meu processador antigo!
eu to com um duvida aqui, se pode ser a BIOS (pq realmente eu atualizei ela mais ou menos junto com a troca do processador, n vi se tva estável com o processador antigo antes de atualizar) é possivel "atualizar a bios" pra uma versão anterior? fazer downgrade da versão? pq ai eu poderia pegar a segunda mais atual e ver se ela funciona direito... acabei de ver no site e ela é de abril/20, então ainda teria suporte ao ryzen 3000.
seria mais uma coisa pra testar antes de sair comprando outros componentes...
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
será que não é voltagem dos ryzen novo? sei lá.
talvez estejam instáveis em stock
no meu caso pelo menos, não é. fiz teste com ele em stock e com 2 OCs: um em 4275 e 1.175v e outro a 4.425 e 1.25 (e aumentei até 1.29 e pouco que foi o mais alto que tive coragem de colocar) e mesmo assim os erros de ram continuaram.
o engraçado no meu caso, é que com td em stock, algumas vezes, o teste fica sem erro. mas ai se tento de nv vem o erro. agora com docp/xmp ou overclock no processador, SEMPRE dá erro.

EDIT:
pesquisando o site da asus, tem esse aviso nas primeiras updates de BIOS com suporte aos ryzen 3000 (que eu n vi qnd atualizei a BIOS, pois n tá como aviso nelas)
"ASUS strongly recommends that you update AMD chipset driver 18.50.16 or later before updating BIOS. "
Será que isso se aplica pra fazer update pela BIOS mesmo, ou é pra quem usa o programa pelo windows? pq eu atualizo direto na BIOS sempre (qnt menos coisa pra dar erro melhor, sou cagão com BIOS ). Pergunto pois não faz mto sentido pra mim recomendarem instalar um driver de windows pra atualizar a BIOS a menos que seja pra atualizar ela pelo próprio windows...
 
Ultima Edição:

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
O problema pode ser minha mobo também, já que no processo de remoção do processador antigo eu puxei o cooler com processador e tudo... Baita preju, Batman
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
O problema pode ser minha mobo também, já que no processo de remoção do processador antigo eu puxei o cooler com processador e tudo... Baita preju, Batman
aconteceu a mesma coisa comigo. mas o processador antigo, apesar de entortar os pinos, tá funcionando perfeitamente (desentortei eles na mão. entortou uns 6 pinos nele...)
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
O problema pode ser minha mobo também, já que no processo de remoção do processador antigo eu puxei o cooler com processador e tudo... Baita preju, Batman
Como é que consegue puxar cooler com processador e tudo, não tem trava pro processador?
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
aconteceu a mesma coisa comigo. mas o processador antigo, apesar de entortar os pinos, tá funcionando perfeitamente (desentortei eles na mão. entortou uns 6 pinos nele...)
Meu amigo, a gente poderia abrir um serviço do tipo "quebramos seu PC em uma hora"

Meus logs do memtest86 que demoram anos mas não saem da info de controlador de memória, pra quem tiver curiosidade e uma luz pra me dar, tentei em três sticks USB3 diferentes e nada de avançar.

Como é que consegue puxar cooler com processador e tudo, não tem trava pro processador?

Sim :D mas eu fiz uma forcinha e o cooler tava muito grudado na CPU pela pasta térmica, só consegui soltar esquentando com secador de cabelo hehe
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Meu amigo, a gente poderia abrir um serviço do tipo "quebramos seu PC em uma hora"

Meus logs do memtest86 que demoram anos mas não saem da info de controlador de memória, pra quem tiver curiosidade e uma luz pra me dar, tentei em três sticks USB3 diferentes e nada de avançar.



Sim :D mas eu fiz uma forcinha e o cooler tava muito grudado na CPU pela pasta térmica, só consegui soltar esquentando com secador de cabelo hehe
Não saquei ainda como puxou tudo de vez. Tu quebrou a trava de proteção puxando?
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Não saquei ainda como puxou tudo de vez. Tu quebrou a trava de proteção puxando?

Não, ela continua funcionando normalmente, o que eu percebi no momento da instalação é que a trava de proteção movimenta uma chapa perfurada que confina lateralmente os pinos fixando eles lateralmente (evitando movimento lateral) em suas posições, então eventualmente eles podem escorregar do confinamento lateral para cima já que quem os confina verticalmente seria o próprio cooler, minha CPU antiga está com todos os pinos intactos e essa nova escorregou suavemente para dentro dessa chapa perfurada, nenhum dano visível ao menos. Eu dei uma pesquisada e há casos similares na internet, não me senti tão mal hehe, era minha primeira troca de CPU e eu realmente não fazia ideia do quão fácil era pra sair o cooler, eu imagina que uma forcinha era necessária e a fiz D:
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Meu amigo, a gente poderia abrir um serviço do tipo "quebramos seu PC em uma hora"

Meus logs do memtest86 que demoram anos mas não saem da info de controlador de memória, pra quem tiver curiosidade e uma luz pra me dar, tentei em três sticks USB3 diferentes e nada de avançar.
rapaz, fiz a mesma coisa. usei canivete e secador pra descolar aquela pasta que parecia mais cimento que qlqr coisa haha
Sim :D mas eu fiz uma forcinha e o cooler tava muito grudado na CPU pela pasta térmica, só consegui soltar esquentando com secador de cabelo hehe
uma dica, use o memtest5 com a configuração do 1usmus (o msm do dram calculator). disseram nesse forum ai que é mto melhor que memtest86 pq é bem mais rápido e pega mais erro. eu to usando só ele agora. bem melhor teste de 20 minutos que de 3h. a ideia é que depois que deixar redondo nesse teste ai, eu passo o memtest86 só pra assegurar 100% de estabilidade.
Não saquei ainda como puxou tudo de vez. Tu quebrou a trava de proteção puxando?
A travinha, no meu caso pelo menos, soltou sozinha com a força. acho que ela tá lá mais pro processador não ficar "sambando" no socket do que pra impedir de arrancarem ele.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Que pasta vocês usam?
a minha que grudou tbm era a stock, mas do wraith spire do cooler box do meu antigo ryzen 1600.
gosto desse tópico que já sai daqui com duas novas ideias. dar uma limpada e tentar downgrade da BIOS. Será que é ok jogar esses limpa contatos no socket da CPU? pq duvido que cotonete ou pano vão limpar aquilo ali direito...
sobre pasta térmica, preciso comprar. qnd coloquei usei uma dourada aleatória que meu irmão tinha guardado. mas o cara que instalou meu gammaxx pra mim (tramatizei depois que o primeiro saiu e entortou os pinos td haha) usou uma de marca, n sei qual era. sei que só ela deu uma diferença de uns 5 graus no processador haha.
Qual pasta térmica recomendam? vou caçar uma no mercado livre aqui...
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
a minha que grudou tbm era a stock, mas do wraith spire do cooler box do meu antigo ryzen 1600.
gosto desse tópico que já sai daqui com duas novas ideias. dar uma limpada e tentar downgrade da BIOS. Será que é ok jogar esses limpa contatos no socket da CPU? pq duvido que cotonete ou pano vão limpar aquilo ali direito...
sobre pasta térmica, preciso comprar. qnd coloquei usei uma dourada aleatória que meu irmão tinha guardado. mas o cara que instalou meu gammaxx pra mim (tramatizei depois que o primeiro saiu e entortou os pinos td haha) usou uma de marca, n sei qual era. sei que só ela deu uma diferença de uns 5 graus no processador haha.
Qual pasta térmica recomendam? vou caçar uma no mercado livre aqui...
Eu não recomendaria limpa contatos no soquete não.
Limpa contato não lida bem com plástico(o soquete é de plástico). Eu passaria álcool isopropílico.

Perguntei da pasta pq não sabia que bagulho grudava tanto assim, aqui uso mx4 e tive de tirar para colocar o gammax e não ficão tão cabuloso feito relatos.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Eu não recomendaria limpa contatos no soquete não.
Limpa contato não lida bem com plástico(o soquete é de plástico). Eu passaria álcool isopropílico.

Perguntei da pasta pq não sabia que bagulho grudava tanto assim, aqui uso mx4 e tive de tirar para colocar o gammax e não ficão tão cabuloso feito relatos.
eu tenho um alcool lá em casa que me foi vendido como isopropilico. qnd ja tava em casa, fui ler o rótulo certinho e vi que falava que era pra uso na área de saúde, em lugar algum mencionava que é isopropilico. mas diz que é 99,8% alcool. e pelo que li, indicam alcool isopropilico por n ter água misturado. Será que dá pra usar esse alcool sem problemas?
e msm que use o isopropilico, seria como? derramar um pouco lá e deixar uma meia hora pra secar antes de mexer?
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
eu tenho um alcool lá em casa que me foi vendido como isopropilico. qnd ja tava em casa, fui ler o rótulo certinho e vi que falava que era pra uso na área de saúde, em lugar algum mencionava que é isopropilico. mas diz que é 99,8% alcool. e pelo que li, indicam alcool isopropilico por n ter água misturado. Será que dá pra usar esse alcool sem problemas?
e msm que use o isopropilico, seria como? derramar um pouco lá e deixar uma meia hora pra secar antes de mexer?
Isopropílico é 99,8%

E pode derramar a vontade, ele vai secar bem rápido, coisa de segundos para minuto.
Se quiser passe escova leve mas nem precisa.

Só não recomendo mesmo limpa contato em nada que tenha plástico porque ele resseca e pode deixar mais duro.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
a minha que grudou tbm era a stock, mas do wraith spire do cooler box do meu antigo ryzen 1600.
gosto desse tópico que já sai daqui com duas novas ideias. dar uma limpada e tentar downgrade da BIOS. Será que é ok jogar esses limpa contatos no socket da CPU? pq duvido que cotonete ou pano vão limpar aquilo ali direito...
sobre pasta térmica, preciso comprar. qnd coloquei usei uma dourada aleatória que meu irmão tinha guardado. mas o cara que instalou meu gammaxx pra mim (tramatizei depois que o primeiro saiu e entortou os pinos td haha) usou uma de marca, n sei qual era. sei que só ela deu uma diferença de uns 5 graus no processador haha.
Qual pasta térmica recomendam? vou caçar uma no mercado livre aqui...
Veja com bastante cuidado esse esquema de downgrade, muita mobo não foi planejada pra receber downgrade

Enviado de meu Redmi K20 usando o Tapatalk
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
é senhores, acho que me lasquei. testei minhas memórias de todo jeito que pude: tirei pente e tentei em cada slot e tal. eles funcionam bem em single channel no meu PC, um pente de cada vez. Mas em dual channel fica dando erro. Como vi que esse tipo de coisa ainda assim pode ser erro de memória, coloquei os pentes no PC do meu irmão (que tá com meu antigo ryzen 1600 e uma placa mãe B350 tbm) e o teste lá rodou sossegado em dual e single channel. Ou seja, pelo jeito minha ram tá boa. O que significa que ou minha Mobo ou minha CPU tão ferradas. O processador é novo, peguei da ali lá pro dia 27/12. Não sei se tem como pedir reembolso, ou pra mandarem outro ou coisa do tipo se o problema for ele. Se for a placa mãe é um bom prejuizo ai... uns 700 reais pelo menos, pra pegar uma b450 com uns dissipadores legaizinhos no VRM.
Foda que hj fui viajar e só vou poder mexer nisso na próxima segunda. O plano é pegar um ryzen 1200 e as memórias corsair vengeance 2400 do meu irmão e plugar elas no meu computador pra me certificar de que não é RAM mesmo, e ver se n é a CPU. Acho que com isso já consigo encontrar o problema. Não to afim de meter o processador em outra placa mãe. Claro, sempre pode ser algum pininho torto ou uma sujeira que tenha entrado no socket qnd troquei o processador... eu sinceramente não sei o que eu prefiro que seja. processador msm que saia de graça trocar, vai dar uma put* dor de cabeça e uma espera de meses. E placa mãe é um prejuizo razoável.
Que b*sta esse negócio haha. Já to arrependido de trocar de processador, antes de trocar tava td funcionando perfeitamente hahaha
Vc chegou a testar outra RAM no seu PC? Porque geralmente isso aí é só incompatibilidade.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Veja com bastante cuidado esse esquema de downgrade, muita mobo não foi planejada pra receber downgrade

Enviado de meu Redmi K20 usando o Tapatalk
vou deixar isso como ultima opção. e pesquisar antes de me meter a fazer algo nesse sentido.
Vc chegou a testar outra RAM no seu PC? Porque geralmente isso aí é só incompatibilidade.
Ainfa não, só testei minha ram e outro PC e funcionou numa boa. e essa ram já usava no meu PC com outro processador há 3 anos... incompatibilidade entre a RAM e o que? processador?
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Ainfa não, só testei minha ram e outro PC e funcionou numa boa. e essa ram já usava no meu PC com outro processador há 3 anos... incompatibilidade entre a RAM e o que? processador?
Se quando vc instalou o 3600 estava inicialmente funcionando normal,então o problema possa ter aparecido posteriormente significa que a instalação sua foi OK.O ideal é vc examinar com uma lupa e checar como o @antonioli postou o diagrama e verificar a integridade do processador pra saber o que está causando a falha de comunicação com a ram.Como disseram os colegas tb fazer a limpeza com o álcool isopropílico.
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
Comprei um DeepCool Assassin 3, quero ver se essa budega vai esquentar agora.

Estava 600 reais na Oficina dos Bits mas comprei pela Magalu (marketplace), saiu 40 reais mais caro mas pude usar os 300 que tinha no MagaluPay.


é senhores, acho que me lasquei. testei minhas memórias de todo jeito que pude: tirei pente e tentei em cada slot e tal. eles funcionam bem em single channel no meu PC, um pente de cada vez. Mas em dual channel fica dando erro. Como vi que esse tipo de coisa ainda assim pode ser erro de memória, coloquei os pentes no PC do meu irmão (que tá com meu antigo ryzen 1600 e uma placa mãe B350 tbm) e o teste lá rodou sossegado em dual e single channel. Ou seja, pelo jeito minha ram tá boa. O que significa que ou minha Mobo ou minha CPU tão ferradas. O processador é novo, peguei da ali lá pro dia 27/12. Não sei se tem como pedir reembolso, ou pra mandarem outro ou coisa do tipo se o problema for ele. Se for a placa mãe é um bom prejuizo ai... uns 700 reais pelo menos, pra pegar uma b450 com uns dissipadores legaizinhos no VRM.
Foda que hj fui viajar e só vou poder mexer nisso na próxima segunda. O plano é pegar um ryzen 1200 e as memórias corsair vengeance 2400 do meu irmão e plugar elas no meu computador pra me certificar de que não é RAM mesmo, e ver se n é a CPU. Acho que com isso já consigo encontrar o problema. Não to afim de meter o processador em outra placa mãe. Claro, sempre pode ser algum pininho torto ou uma sujeira que tenha entrado no socket qnd troquei o processador... eu sinceramente não sei o que eu prefiro que seja. processador msm que saia de graça trocar, vai dar uma put* dor de cabeça e uma espera de meses. E placa mãe é um prejuizo razoável.
Que b*sta esse negócio haha. Já to arrependido de trocar de processador, antes de trocar tava td funcionando perfeitamente hahaha

Assiste esse vídeo do Miguel, parece o mesmo problema que você tem. Cuidado na hora de testar peça pra ele não zoar com tudo também.

 
Ultima Edição:

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Se quando vc instalou o 3600 estava inicialmente funcionando normal,então o problema possa ter aparecido posteriormente significa que a instalação sua foi OK.O ideal é vc examinar com uma lupa e checar como o @antonioli postou o diagrama e verificar a integridade do processador pra saber o que está causando a falha de comunicação com a ram.Como disseram os colegas tb fazer a limpeza com o álcool isopropílico.
eu n tenho ctz de que tava estavel depois de instalar o processador.
eu tenho ctz que uns 2 dias depois de por já tava instável. então acho que desde que instalei já tava com instabilidade.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Consegui rodar o memtest86+ aqui, a versão alternativa ao da PassMark, parece que não há nenhum problema na RAM, vou testar com o outro processador que eu tenho aqui esse fds
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Comprei um DeepCool Assassin 3, quero ver se essa budega vai esquentar agora.

Estava 600 reais na Oficina dos Bits mas comprei pela Magalu (marketplace), saiu 40 reais mais caro mas pude usar os 300 que tinha no MagaluPay.



Assiste esse vídeo do Miguel, parece o mesmo problema que você tem. Cuidado na hora de testar peça pra ele não zoar com tudo também.




Ele descobriu depois que era o processador a causa dos problemas, não tinha danificado a mobo não. Tanto que ele está usando ela agora com o Ryzen 5950x nos testes mais top dele. Essa placa aí bem bacana.
 
Topo Fundo