O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.637
Pontos
1.344
Uso da cpu 100% encodando faz duas horas por ai.
Temperatura atual na região 16 graus.
Sou neurotico com temp mesmo :klingua2


Visualizar anexo 262957


Tô batendo o pau na mesa neste exato momento e gozando com esses 60 graus.

:coolface

Em jogo fica ali nos 50~55 graus.

Cara, eu nen ligo pra temperatura. Eu já tinha visto que vc em vários tópicos achando o 5800X quente porque dava 70° em games. Eu achava até q vc tava zoando!:klol

Mas ai eu percebi q vc é neurótico e gosta de ver temps super baixas. Tipo se a AMD falasse, olha se passar de 60° sua cpu vai queimar na hora. Ou ao invés de durar 10 anos, vai durar só 2 anos. Ai blz. Mas ela poe o limite térmico em 95° e caso chegue nisso, o processador vai começar a baixar o clock automaticamente pra não dar m****. E se der, ele vai desligar. Ou seja, se se preocupa demais com temperaturas!:klolz

Agora eu faço overclock, então eu sempre trabalhei com temperaturas altas mesmo. Meu i5 2500k tinha clock de 3.3ghz e eu fazia over pra 4.6ghz e passava de 70° em alguns jogos. E ele ta vivo até hj mais de 10 anos.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Depois de muito pensar e encher saco do pessoal do fórum peguei 5700x, fique em dúvida em relação ao 5600x por ser mais barato, mas fui de 5700x, e mantive o equivalente do 2700 que eu tinha.
Chegando aqui eu posto se chegou tudo certo e se deu certo a atualização de bios sem processador.
Obrigado a todos pela atenção e paciência.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Cara, eu nen ligo pra temperatura. Eu já tinha visto que vc em vários tópicos achando o 5800X quente porque dava 70° em games. Eu achava até q vc tava zoando!:klol

Mas ai eu percebi q vc é neurótico e gosta de ver temps super baixas. Tipo se a AMD falasse, olha se passar de 60° sua cpu vai queimar na hora. Ou ao invés de durar 10 anos, vai durar só 2 anos. Ai blz. Mas ela poe o limite térmico em 95° e caso chegue nisso, o processador vai começar a baixar o clock automaticamente pra não dar m****. E se der, ele vai desligar. Ou seja, se se preocupa demais com temperaturas!:klolz

Agora eu faço overclock, então eu sempre trabalhei com temperaturas altas mesmo. Meu i5 2500k tinha clock de 3.3ghz e eu fazia over pra 4.6ghz e passava de 70° em alguns jogos. E ele ta vivo até hj mais de 10 anos.
Depois que percebi que quanto mais calor eu manter dentro do meu gabinete, melhor para o meu quarto, to nem ai pra temperaturas mais rsrs. CPU e placa de vídeo deixo no mínimo possível as ventoinhas. Aqui o 11400F bate 70C (e ele é beeeem frio) mesmo com AIO pq simplesmente a ventoinha do AIO deixo quase desligada. Quero que o calor fique exatamente onde ele está rsrs.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.720
Pontos
2.234

AMD's Second Socket AM5 Ryzen Processor will be "Granite Ridge," Company Announces "Phoenix Point"



AMD in its 2022 Financial Analyst Day presentation announced the codename for the second generation of Ryzen desktop processors for Socket AM5, which is "Granite Ridge." A successor to the Ryzen 7000 "Raphael," the next-generation "Granite Ridge" processor will incorporate the "Zen 5" CPU microarchitecture, with its CPU complex dies (CCDs) built on the 4 nm silicon fabrication node. "Zen 5" will feature several core-level designs as detailed in our older article, including a redesigned front-end with greater parallelism, which should indicate a much large execution stage. The architecture could also incorporate AI/ML performance enhancements as AMD taps into Xilinx IP to add more fixed-function hardware backing the AI/ML capabilities of its processors.

The "Zen 5" microarchitecture makes its client debut with Ryzen "Granite Ridge," and server debut with EPYC "Turin." It's being speculated that AMD could give "Turin" a round of CPU core-count increases, while retaining the same SP5 infrastructure; which means we could see either smaller CCDs, or higher core-count per CCD with "Zen 5." Much like "Raphael," the next-gen "Granite Ridge" will be a series of high core-count desktop processors that will feature a functional iGPU that's good enough for desktop/productivity, though not gaming. AMD confirmed that it doesn't see "Raphael" as an APU, and that its definition of an "APU" is a processor that has a large iGPU that's capable of gaming. The company's next such APU will be "Phoenix Point."
 


T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Vou postar aqui tb, pq aqui faz mais sentido e alguém poderia querer testar esses UV/over no 5600x dele.
5600x que comprei no aliexpress e chegou em exatos 20 dias.

Consegui fazer over de boassa nesse processador para 4.6 e para 4.8Ghz. (temp aumentou apenas 3~4 graus de 4.6 para 4.8, o consumo aumentou 20w em media tb)

Nos dois testes deixei a placa de video em padrão, sem UV pra extrair o máximo possível.


4.6Ghz 1080p todas as opções possíveis em ultra.
PBO off CPU 1.100v MB 0.0250v Loadline calibration mb e cpu Mode 4
VnJUerK.png
4.8Ghz 1080p todas as opções possíveis em ultra.
PBO off CPU 1.200v MB 0.0500v Loadline calibration mb e cpu Mode 4
edXo3Zi.png
No geral ganhei 14 fps, será que o lote desse presta?
Mas observem no CPU jogo e render na media deles em todos os testes.

Agora opções no preset ultra, sem eu mexer em nada
4.6
Z4IZdYc.png
4.8
aLum3Ie.png
E testezinho no High

4.6
sUEBBcD.png
4.8
X24GKaz.png

Cinebech tb (ignorem o 4.7 ali, configurei errado a voltagem pra baixo e muito provavel que faltou energia e o desempenho foi abaixo do esperado)
yGouzgH.jpg


O ultimo ali de 4040 é em stock, ganhei 657 pontos de stock para 4.8.

Fotos do pc depois da limpeza, veja a transparencia das ventoinhas :kbeca

XSehqTQ.jpg

Twy7zqD.jpg

6aShKwo.jpg

PrAiCso.jpg

s4e71v9.jpg
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.410
Pontos
2.599

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Fiz um refino nos 4.8Ghz.

Antes no cinebench


yGouzgH.jpg



E depois do refino, ganhei quase 80 pontos no multi e 10 pontos no single.
Já no cpu-z:
Single antes batia 631 e agora 657.
Multi antes era 4997 e agora 5220.
Processador bom. (olha o single do 3600 comparado com este, 133 pontos de diferença :facepalm )

4gamuvU.jpg
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.637
Pontos
1.344
Fiz um refino nos 4.8Ghz.

Antes no cinebench


yGouzgH.jpg



E depois do refino, ganhei quase 80 pontos no multi e 10 pontos no single.
Já no cpu-z:
Single antes batia 631 e agora 657.
Multi antes era 4997 e agora 5220.
Processador bom. (olha o single do 3600 comparado com este, 133 pontos de diferença :facepalm )

4gamuvU.jpg

Single core ai é fraquíssimo!:coolface
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.795
Reações
10.938
Pontos
753
infelizmente não posso fazer teste em cpu-z ou cinebench senão o vrm pega fogo aqui :lolwtf
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Amigos, tenho um R7 1700 e um 1600X aqui, estava pensando em vender o 1600X e passar o 1700 pro outro PC, e comprar algum mais atual da China, tipo um 3700X, acham que vale a pena ou tem algum outro que compensa mais? Jogo muito pouco, uso mais pra editar audio essas coisas. O 5600 seria melhor jogada que o 3700X mesmo para produtividade?

Minha mobo B350 infelizmente não aceita os processadores 5000, então vou deixar o 1700 nela e usar essa B450 que é um pouco pior mas tem mais suporte.

Outra questão é, o valor desse upgrade compensa? Seria um salto gigantesco de performance ou algo que eu nem notaria muito?

Também queria saber, qual APU AMD hoje é a melhor CxB? Eu tenho um R9 380 que tá muito antiga já, meu computador que estava ela explodiu a fonte euma possibilidade seria colocar uma APU e me livrar do 1600X e do 1700 + R9 380, gasta muita energia pra pouca performance, além de eu usar muito pouco pra coisas pesadas essa máquina, me serve mais de HTPC. Minha mobo é uma B350 com suporte até os ryzen 3000, então estou um pouco limitado.

EDIT: Acabei de ver aqui e atualizaram a BIOS dessa porra!


Ultima questão: Alguém usa APU AMD com Linux? Rodam de boas ou é capenga na compatibilidade? Queria algo install and forget, meu notebook véio i3 tá com Ubuntu lá de HTPC no quarto substituindo o PC que explodiu e nem penso se preciso formatar ou atualizar, a parada simplesmente funciona sem birra, queria algo nesse nível. Os ryzen primeira gen são muito enjoados com Linux, pelo menos na minha experiência.
 
Ultima Edição:

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.795
Reações
10.938
Pontos
753
galera uma a320 que está rodando com um ryzen 3 3200g, precisa atualizar a bios pra suportar um 3600?
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.243
Reações
4.153
Pontos
453
galera uma a320 que está rodando com um ryzen 3 3200g, precisa atualizar a bios pra suportar um 3600?
tomando como exemplo o site abaixo?


deve funfar sem problemas
mas saiu uma atualização esses dias que resolve o problema do ftpm
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354

:kpensa
A amd esta correta, por que a nova linha deles é somente ddr5 e muitos não vão migrar por conta do preço das memorias, já do lado da intel, os novos processadores suportam ddr4 e ddr5.
Então esta foi a unica forma da amd manter o ddr4 do lado dela.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
A while back, it was reported that AMD might launch additional Zen 3 SKUs leveraging the 3D V-Cache technology. It would seem that that rumor is indeed true. Well-reputed tipster @Greymon55 has stated that there will be “several new products” headed to the Zen 3D family next month. There’s no indication of just how many new chips AMD will launch, but if I had to guess we can expect at least two new processors with 3D stacked V-Cache.



The Ryzen 5 5600X3D and the Ryzen 9 5900X3D are the likely candidates to be launched next month targeting the Intel Core i5-12600K and the Core i9-12900KS. The former should sport an additional 32MB of 3D stacked L3 cache for a total of 64MB and the latter an additional 96MB for a staggering 200MB overall cache.

The Ryzen 7 5800X3D already trades blows with the Core i9-12900K in gaming workloads, and the next-gen Ryzen 7000 CPUs based on the 5nm Zen 4 architecture are just around the corner. Considering this, I find it a bit odd for AMD to launch an even high-end SKU this late in the cycle. Either way, this is likely just a way to keep existing AM4 users loyal. The Ryzen 5 5600X3D should cost somewhere between $299 and $349 while the Ryzen 9 5900X ought to cost around $549-599.

You may be wondering about a potential Ryzen 9 5950X3D but I doubt its existence. For starters, it’ll run hot, and toasty. Secondly, games don’t really scale that well up to 16 cores, and in most cases, the 5900X is actually faster than the 5950X due to higher clock residency. Therefore, a 16-core Zen 3D part doesn’t really make sense either way you look at it.



Parece que teremos mais processadores AM4 com cache 3D.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
A while back, it was reported that AMD might launch additional Zen 3 SKUs leveraging the 3D V-Cache technology. It would seem that that rumor is indeed true. Well-reputed tipster @Greymon55 has stated that there will be “several new products” headed to the Zen 3D family next month. There’s no indication of just how many new chips AMD will launch, but if I had to guess we can expect at least two new processors with 3D stacked V-Cache.



The Ryzen 5 5600X3D and the Ryzen 9 5900X3D are the likely candidates to be launched next month targeting the Intel Core i5-12600K and the Core i9-12900KS. The former should sport an additional 32MB of 3D stacked L3 cache for a total of 64MB and the latter an additional 96MB for a staggering 200MB overall cache.

The Ryzen 7 5800X3D already trades blows with the Core i9-12900K in gaming workloads, and the next-gen Ryzen 7000 CPUs based on the 5nm Zen 4 architecture are just around the corner. Considering this, I find it a bit odd for AMD to launch an even high-end SKU this late in the cycle. Either way, this is likely just a way to keep existing AM4 users loyal. The Ryzen 5 5600X3D should cost somewhere between $299 and $349 while the Ryzen 9 5900X ought to cost around $549-599.

You may be wondering about a potential Ryzen 9 5950X3D but I doubt its existence. For starters, it’ll run hot, and toasty. Secondly, games don’t really scale that well up to 16 cores, and in most cases, the 5900X is actually faster than the 5950X due to higher clock residency. Therefore, a 16-core Zen 3D part doesn’t really make sense either way you look at it.



Parece que teremos mais processadores AM4 com cache 3D.

Eu nem fico mais empolgado, por que mostraram as falhas e bugs monstruosos do 5800x3D, tanto que a amd vai lançar uma nova revisão dele para corrigir as falhas.
Esses ai vao seguir o mesmo caminho, será melhor esperar a revisão.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
Eu nem fico mais empolgado, por que mostraram as falhas e bugs monstruosos do 5800x3D, tanto que a amd vai lançar uma nova revisão dele para corrigir as falhas.
Esses ai vao seguir o mesmo caminho, será melhor esperar a revisão.

Por outro lado, se a AMD já sabe dessas "falhas e bugs" esses possíveis novos processadores já podem vir com as correções que ela alegadamente já preparou para o 5800x3D.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.720
Pontos
2.234
Números do 7600X no CPU Benchmark. 20% acima do 12900K em single-thread, metade do 12900K em multi. Questão toda é que o 7600X é 6/12 e o 12900K é 16/24.

E o UserBenchmark não é confiável, mas sabem por qual motivo? Porque favorece a Intel nos resultados.

 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.337
Reações
63.375
Pontos
903

AMD 5nm Ryzen 7000 CPUs to Launch Next Month,

Radeon RX 7900 XT by December 2022


AMD just reported its second-quarter earnings earlier today, boasting an increase of 83% and 131% in the net revenue and operating revenue compared to the same quarter last year. The chipmaker provided an update on its roadmap (a reaffirmation really) with Dr. Lisa Su confirming the launch of the 5nm Ryzen 7000 processors later this quarter, meaning September. The AM5 platform slated to launch alongside these chips will feature multiple high-end chipsets including the X670 and X670E.

AMD-Ingresos-Q2-2022-e1659520083282.png


AMD will be hosting a webinar tomorrow with all its major board partners with the aim to introduce the flagship X670E boards from various vendors. It’s being speculated that the initial details regarding the Raphael family will be unveiled during this session. Later this month the full specifications and the pricing should be announced during an online webstream. As September is the last month of the quarter, the Ryzen 7000 launch has to come before October.

It’s unclear whether AMD will stick to its focus on the high-end and release only the premium X series chips or the entire Zen 4 consumer lineup. Either way, considering the increased core counts and aggressive pricing of Intel’s upcoming Raptor Lake chips ought to put some serious pressure on the midrange offerings.


Looking ahead, this quarter we plan to launch new 5nm Ryzen 7000 desktop processors and the AM5 platform into the market, delivering superior gaming and content creation performance.
Lisa Su, AMD CEO (via Seeking Alpha)
AMD-Ryzen-Zen-4-CPU-Radeon-RX-RDNA-3-GPU-1024x512.jpg


Shifting gears to the Radeon Division, Dr. Su also confirmed that the high-end RDNA 3 GPUs are set to land in the last quarter of the year. Initially, it was rumored that only the midrange RX 7700 XT would roll out in 2022 with the RX 7900 XT and 7800 XT coming out in December and/or January. She conceded that the chipmaker expects to see a drop in its GPU market share towards the end of the year.

While we expect the gaming graphics market to shrink in the third quarter, we remain focused on delivering on our GPU roadmap, including bringing our high-performance RDNA 3 GPUs to market later this year.
Lisa Su, AMD CEO (via Seeking Alpha)
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474

Com overclock os resultados podem ser melhores.

Mas também teve um vazamento da Intel que ultrapassou os 1000 pontos em single thread.

AMD pode levar vantagem pelo cache, mas o poder bruto, que faz uma diferença maior em emuladores, ela não parecer ter com os 7000.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.720
Pontos
2.234

Com overclock os resultados podem ser melhores.

Mas também teve um vazamento da Intel que ultrapassou os 1000 pontos em single thread.

AMD pode levar vantagem pelo cache, mas o poder bruto, que faz uma diferença maior em emuladores, ela não parecer ter com os 7000.

Depende. 7000 vai ter AVX512, o Rocket Lake não.
Fora que, bem, o Meteor Lake vai atrasar.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.637
Pontos
1.344

Com overclock os resultados podem ser melhores.

Mas também teve um vazamento da Intel que ultrapassou os 1000 pontos em single thread.

AMD pode levar vantagem pelo cache, mas o poder bruto, que faz uma diferença maior em emuladores, ela não parecer ter com os 7000.

Não é atoa que a AMD vai lançar no primeiro trimeste de 2023 uma linha com cache 3D pra competir com a Intel em games. Já q essa série não teve um aumento substancial. Em ST fico com desempenho da 12 gen, mas pode ser q esses clocks ainda estejam abaixo da versão final.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.720
Pontos
2.234
Não vai ter. Vai ter uma linha 3D nos 7000!

Um leaker reconhecido que disse isso, que a AMD vai dar uma esticada no AM4 com outros processadores 3D e low-end. A AMD não negou.
Não vão anunciar antes do lançamento dos 7000, obviamente. O lançamento dos 7000 é no fim do mês que vem.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.637
Pontos
1.344
Um leaker reconhecido que disse isso, que a AMD vai dar uma esticada no AM4 com outros processadores 3D e low-end. A AMD não negou.
Não vão anunciar antes do lançamento dos 7000, obviamente. O lançamento dos 7000 é no fim do mês que vem.


Então mas esse rumor esfriou do 3D na série 5000. Pelo q sei a AMD vai lançar os 3D na série 7000 logo no começo de 2023 pra concorrer com os raptor leak que estão bem fortes em ST devindo a suas altas frequencias.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Torcendo pra AMD anunciar hj minha proxima CPU

Expectativa de preço do 7600x ta em 299 dolares, por quanto acham que chega aqui?
 
Topo Fundo