O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.322
Reações
10.937
Pontos
1.409
será que saindo a gen nova, os preços dos rzyzen 5000 caem? tava pensando em trocar meu 3600 em novembro, na black friday do ali.
hj o 5600 tá 810 por lá. o 5700x na casa de 1300. se o 5700x chegar nuns 1000 acho que pego ele. se n, acho que vou de 5600, torcer pra chegar nuns 650...
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
será que saindo a gen nova, os preços dos rzyzen 5000 caem? tava pensando em trocar meu 3600 em novembro, na black friday do ali.
hj o 5600 tá 810 por lá. o 5700x na casa de 1300. se o 5700x chegar nuns 1000 acho que pego ele. se n, acho que vou de 5600, torcer pra chegar nuns 650...
Onde vc viu o 5700x por esse preço? é seguro?
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Onde vc viu o 5700x por esse preço? é seguro?
Provavelmente no aliexpress, paguei mais ou menos isso no meu com caixa, e não teve valor extra ao chegar no Brasil, e chegou em 13 dias.
O meu chegou bem rápido, demorou 13 dias.
6xHZ4bc.png
NQ8EbI2.png


Editado: A atualização da MSI sem processador deu certo e está funcionando normalmente
:kmeg
:kjoinha
.
 


lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
É…

A duvida vai ser 7600x ou 5700x

Esse lance de só aceitar ddr5 e mobo nova super faturada é osso
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
É…

A duvida vai ser 7600x ou 5700x

Esse lance de só aceitar ddr5 e mobo nova super faturada é osso
Eu acho que se eu fosse montar algo do zero agora iria de Intel, apesar de ser contra a política deles de trocar toda hora de socket. Só mantive AMD porque eu tinha um Ryzen 2700 em uma B450, então compensava mais pegar um Ryzen 5700 em vez trocar tudo. E pretendo ficar com esse 5700x até 2027.
 
Ultima Edição:

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Eu acho que se eu fosse montar algo do zero agora iria de Intel, apesar de ser contra a política deles de trocar toda hora de socket. Só mantive AMD porque eu tinha um Ryzen 2700 em uma B450, então compensava mais pegar um Ryzen 5700 em vez trocar tudo. E pretendo ficar com esse 5700 até 2027.
Eu to tentado a ir nesse 7600x, mas queria 8 cores 16 threads

Mas pela frequencia e ipc esse 7600x vai ser um monstro nos jogos
 
  • Curtir
Reações: *ka

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.990
Reações
13.840
Pontos
954
Provavelmente no aliexpress, paguei mais ou menos isso no meu com caixa, e não teve valor extra ao chegar no Brasil, e chegou em 13 dias.

Você não teve medo de ser falsificado ou usado?

Fala o nome da loja por favor!
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Eu acho que se eu fosse montar algo do zero agora iria de Intel, apesar de ser contra a política deles de trocar toda hora de socket. Só mantive AMD porque eu tinha um Ryzen 2700 em uma B450, então compensava mais pegar um Ryzen 5700 em vez trocar tudo. E pretendo ficar com esse 5700x até 2027.
Entao

Entre um 5700x, 7600x ou i5 12600kf, qual você iria?
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.322
Reações
10.937
Pontos
1.409
vamos ver os reviews... mas no papel, não me parece valer mto a pena viu... em média 30% de aumento. mas o 5800x3D já tinha uns 12% de melhora. então se for comparar o 5800x3D com os 7000, a diferença já dá uma diminuida. Se fosse msm socket e só precisasse comprar a CPU, valeria a pena ainda. mas pra trocar mobo, ram e tal, vale mais upar pro 5000 msm e aguardar... mais um ano ddr5 já deve estar em preço parecido com ddr4 e até lá, no minimo os 7000 com v-cache sairão.

Eu gostei da plataforma, mas pra fazer o upgrade de ram, mobo e tal, devo esperar mais uma geração, os ryzen 8000 ou no minimo os 7000x3D. pra jogos, acho que n será nenhum sofrimento, até pq CPU não tem TANTO impacto assim em performance. Eu to curioso nesses 7000 é sobre o tal chip de AI integrado que vem nele. quero saber quais utilidades práticas e performance nelas. acho que é a mudança mais importante nessa gen. pq com td quanto é PC tendo hardware pra rodar programa baseado em AI em casa, n demora mto pra sair software comercial de AI pra gnt. E eu mal posso esperar meu mordomo virtual hahaha
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Sim.

Eu esperaria para ver o desempenho e preço do 7600x (cpu, placa mãe, memórias), mas entre o 5700x e 12600kf montando do zero, acho que iria de 12600kf.
Vou esperar, to montando um pc do zero e nao tenho pressa

A real é que eu montei um pc gamer la pra 2016 com uma gtx 1080 e um i7 6700k que fica no escritório aqui de casa, mas acabou que meu irmao mais novo dominou esse pc, como eu tambem nao tava tendo mais tempo pra jogar eu monteu um pczinho com um g4560 só pra deixar no meu quarto e navegar/trabalhar

Aqui tbm tem um i7 7700 com uma rtx 2060, tambem fica no escritório, mas é o pc do meu pai ai eu só uso pra jogar quando meu primo vem aqui em casa e a gente quer jogar um CS em dois

Mas decidi montar um pc com custo beneficio e desempenho mid/high pra ficar no meu quarto sendo só meu e levar esse g4560 pro meu escritório do trabalho

Eu comprei ja uma rtx 2060 que vi numa promo por 1680, como o que eu mais jogo é cs go ta bom demais ja, eu ja tenho um monitor bom tbm, um acer de 165hz que ta no pc do meu pai, mas quando eu montar o pc eu troco com ele pelo meu samsung normal de 60hz, agora ta faltando o resto do pc, cpu, mobo, ram, fonte, etc…

Eu quero ir montando aos poucos, mas queria algo mais futureproof tbm, se eu pegar uma mobo am4 depois esquece upgrade, agora se eu pego ja a am5, daqui a alguns anos ainda consigo fazer um upgrade trocando só a cpu

Eu vou demorar pra montar o pc, meu target é gastar 10% da minha renda por mês com as peças do pc, vou extrapolar só na cpu mesmo que nao tem jeito, esse mes comprei a placa de video, mes que vem compro fonte, ssd e gabinete e ai em outubro ja deve ter a serie 7000 disponivel e ai finalizo com a mobo, cpu e ram

To tentado a pegar a 7600x, quero ver os reviews, só to com medo da inflação no lançamento, mas a nao ser que a raptor lake da intel venha destruindo tudo, vou acabar ficando com o 7600x

O que fode na intel é esse negocio de toda hora trocar o socket da mobo
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.322
Reações
10.937
Pontos
1.409
Vou esperar, to montando um pc do zero e nao tenho pressa

A real é que eu montei um pc gamer la pra 2016 com uma gtx 1080 e um i7 6700k que fica no escritório aqui de casa, mas acabou que meu irmao mais novo dominou esse pc, como eu tambem nao tava tendo mais tempo pra jogar eu monteu um pczinho com um g4560 só pra deixar no meu quarto e navegar/trabalhar

Aqui tbm tem um i7 7700 com uma rtx 2060, tambem fica no escritório, mas é o pc do meu pai ai eu só uso pra jogar quando meu primo vem aqui em casa e a gente quer jogar um CS em dois

Mas decidi montar um pc com custo beneficio e desempenho mid/high pra ficar no meu quarto sendo só meu e levar esse g4560 pro meu escritório do trabalho

Eu comprei ja uma rtx 2060 que vi numa promo por 1680, como o que eu mais jogo é cs go ta bom demais ja, eu ja tenho um monitor bom tbm, um acer de 165hz que ta no pc do meu pai, mas quando eu montar o pc eu troco com ele pelo meu samsung normal de 60hz, agora ta faltando o resto do pc, cpu, mobo, ram, fonte, etc…

Eu quero ir montando aos poucos, mas queria algo mais futureproof tbm, se eu pegar uma mobo am4 depois esquece upgrade, agora se eu pego ja a am5, daqui a alguns anos ainda consigo fazer um upgrade trocando só a cpu

Eu vou demorar pra montar o pc, meu target é gastar 10% da minha renda por mês com as peças do pc, vou extrapolar só na cpu mesmo que nao tem jeito, esse mes comprei a placa de video, mes que vem compro fonte, ssd e gabinete e ai em outubro ja deve ter a serie 7000 disponivel e ai finalizo com a mobo, cpu e ram

To tentado a pegar a 7600x, quero ver os reviews, só to com medo da inflação no lançamento, mas a nao ser que a raptor lake da intel venha destruindo tudo, vou acabar ficando com o 7600x

O que fode na intel é esse negocio de toda hora trocar o socket da mobo
é a AMD prometeu usar am5 "2025+" ou seja, no minimo até 2025 tá safe. vale lembrar que salvo engano a promessa no AM4 era só até 2020. entretanto, durou até 2022. eu acredito que am5 vai até 2027/até sair ddr6
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
é a AMD prometeu usar am5 "2025+" ou seja, no minimo até 2025 tá safe. vale lembrar que salvo engano a promessa no AM4 era só até 2020. entretanto, durou até 2022. eu acredito que am5 vai até 2027/até sair ddr6
Entao, esse lga 1700 acredito que vai pegar a 12th e 13th gen e depois tchau

Alem disso fui ver aqui e as mobos com lga1700 que permitem overclock tao uma fortuna, capaz da am5 vir custando menos mesmo no lançamento
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
É difícil recomendar AM5 agora por causa justamente da DDR5. Os preços estão bem melhores, mas ainda 2 vez mais caro q ddr4.
Ainda mais eu q se fosse comprar DDR5 teria q ser no mínimo 6000mhz cl 32. E 32gb de ram! E isso acho q vai uns 3 pau!

Então acredito q a intel seja melhor nesse momento. Mas em contra partida a pessoa q compra uma 12 gen só vai até a 13 gen e fim. Quem gosta de ficar muito tempo numa plataforma a AMD é melhor. Se a Intel ficasse pelo menos 3 anos com o mesmo socket, recomendaria de olhos fechados.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
É difícil recomendar AM5 agora por causa justamente da DDR5. Os preços estão bem melhores, mas ainda 2 vez mais caro q ddr4.
Ainda mais eu q se fosse comprar DDR5 teria q ser no mínimo 6000mhz cl 32. E 32gb de ram! E isso acho q vai uns 3 pau!

Então acredito q a intel seja melhor nesse momento. Mas em contra partida a pessoa q compra uma 12 gen só vai até a 13 gen e fim. Quem gosta de ficar muito tempo numa plataforma a AMD é melhor. Se a Intel ficasse pelo menos 3 anos com o mesmo socket, recomendaria de olhos fechados.
Entao, eu vi isso aqui no Ali express

AC3031CF-7472-4D0F-B14E-B80415292EA9.png


Achei ok até
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.637
Reações
18.314
Pontos
1.084
É difícil recomendar AM5 agora por causa justamente da DDR5. Os preços estão bem melhores, mas ainda 2 vez mais caro q ddr4.
Ainda mais eu q se fosse comprar DDR5 teria q ser no mínimo 6000mhz cl 32. E 32gb de ram! E isso acho q vai uns 3 pau!

Então acredito q a intel seja melhor nesse momento. Mas em contra partida a pessoa q compra uma 12 gen só vai até a 13 gen e fim. Quem gosta de ficar muito tempo numa plataforma a AMD é melhor. Se a Intel ficasse pelo menos 3 anos com o mesmo socket, recomendaria de olhos fechados.
https://www.kabum.com.br/produto/29...16gb-6000mhz-ddr5-cl40-ax5u6000c4016g-dclarbk
1.800
 

Aristarco de Samos

Bam-bam-bam
Mensagens
3.938
Reações
13.338
Pontos
293
Alguém que tem o 5900x tem aquela dica para diminuir a tem dos processador da AMD igual faziam no 5600x?

Tenho um cooler bom, eu estava ficando no ar condicionado 24 horas mas por conta de uma alergia ao menos durante o dia eu estou deixando o quarto aberto e a temperatura chega no limito em poucos momentos mas odeio o barulho do cooler e eu fiz uma curva bem silenciosa.

Ou está dento da normalidade?
Hoje aqui no meu quanto ficou 20 graus por o rio estar "frio" e chuvoso.

A imagem está em idle no modo econômico 5% / 100% apenas com o chrome com umas 30 abas, esse pico deve ter sido no jogo que só deve usar um núcleo ou na virtualização.

Mesmo com economia de energia ele raramente baixa de 3.5ghz, e tem uns picos para 4.7 apenas no navegador.

Em dias quentes a coisa piora muito.

2876cb311be36be5d81c59c6ed2f97cd.png
 
Ultima Edição:

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Esse Microsoft Pluton não é aquele chip que bloqueava até boot de pendrive com Linux dependendo da implementação?

Não consigo gostar da ideia de ter uma arquitetura que comunica com a cloud direto no chip...
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.212
Reações
3.589
Pontos
1.084
Alguém que tem o 5900x tem aquela dica para diminuir a tem dos processador da AMD igual faziam no 5600x?

Tenho um cooler bom, eu estava ficando no ar condicionado 24 horas mas por conta de uma alergia ao menos durante o dia eu estou deixando o quarto aberto e a temperatura chega no limito em poucos momentos mas odeio o barulho do cooler e eu fiz uma curva bem silenciosa.

Ou está dento da normalidade?
Hoje aqui no meu quanto ficou 20 graus por o rio estar "frio" e chuvoso.

A imagem está em idle no modo econômico 5% / 100% apenas com o chrome com umas 30 abas, esse pico deve ter sido no jogo que só deve usar um núcleo ou na virtualização.

Mesmo com economia de energia ele raramente baixa de 3.5ghz, e tem uns picos para 4.7 apenas no navegador.

Em dias quentes a coisa piora muito.

Visualizar anexo 274831
Baixa o Ryzen Master e manda ele fazer o auto-tunning.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.322
Reações
10.937
Pontos
1.409
não, é um chip de arquitetura XDNA feito pela propria AMD usando tecnologia da Xilinx que ela comprou recentemente. parece que é um chip especializado pra algumas instruções usadas pra aplicações de AI. acho que as instuções AVX-512
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.243
Reações
175.653
Pontos
2.234
não, é um chip de arquitetura XDNA feito pela propria AMD usando tecnologia da Xilinx que ela comprou recentemente. parece que é um chip especializado pra algumas instruções usadas pra aplicações de AI. acho que as instuções AVX-512

AVX512 é coisa de FPU. Xilinx produz FPGA, os caras colocam o que quiserem dentro do que é programável, pode ser inclusive AI, mas não tem a ver com o AVX.

No caso, o AVX512 da AMD é basicamente um "somatório" de duas unidades de AVX2 (AVX256) - foi o que eles chamaram de "double pumped AVX512".
A Intel tinha, efetivamente, duas unidades de fpu 512-bit pra processar o AVX512. A AMD resolveu o problema com quatro unidades de fpu 256, e cada par delas, somadas, vão processar o 512.

EM TESE entregaria a mesma performance e não gera o problema "forno" que os Intel tiveram com a extensão. Mas é esperar.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.322
Reações
10.937
Pontos
1.409
AVX512 é coisa de FPU. Xilinx produz FPGA, os caras colocam o que quiserem dentro do que é programável, pode ser inclusive AI, mas não tem a ver com o AVX.

No caso, o AVX512 da AMD é basicamente um "somatório" de duas unidades de AVX2 (AVX256) - foi o que eles chamaram de "double pumped AVX512".
A Intel tinha, efetivamente, duas unidades de fpu 512-bit pra processar o AVX512. A AMD resolveu o problema com quatro unidades de fpu 256, e cada par delas, somadas, vão processar o 512.

EM TESE entregaria a mesma performance e não gera o problema "forno" que os Intel tiveram com a extensão. Mas é esperar.
saquei, sempre bom alguém que manja das coisas pra explicar.
Mas acho que essa mudança de foco, ainda tímida, de processador tendo hardware e instruções próprias pra AI, é importante. afinal pra existir software comercial, td mundo tem que ter hardware que suporte. me faz pensar se GPUs não começam a vir com algo assim também, pra além dos tensor cores que são usados nos DLSS da vida e tal. Ou será que da mesma forma que compramos CPU e GPU hj em dia, os PCs vão começar a precisar de TPU pra processar AI? acho que faz sentido, pq td que tenho visto, mostra que pra AI a coisa é mto especifica pq é um tipo de calculo bem claro, de matrizes... e as soluções passam por processadores analógicos até processadores opticos...
seja qual for a solução que vai "vingar" a gnt deve começar a ver isso em breve, do jeito que o ramo de AI tá evoluindo rápido nos ultimos anos.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
Insano isso aqui hein!!!

"i5" da AMD batendo i9 da Intel??? Mesmo se for gerações diferentes, querendo ou não é a geração atual da Intel.


a0394ac2ea.jpg


Claro que, como tudo nesse meio, melhor esperar cair o embargo e ver os reviews mastigadinhos, mas só por esses poucos resultados mostra que coisa muito boa tá vindo aí por parte da AMD. Concorrência é bom demais, depois vem a resposta da Intel e vida que segue.

.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.322
Reações
10.937
Pontos
1.409
Insano isso aqui hein!!!

"i5" da AMD batendo i9 da Intel??? Mesmo se for gerações diferentes, querendo ou não é a geração atual da Intel.


a0394ac2ea.jpg


Claro que, como tudo nesse meio, melhor esperar cair o embargo e ver os reviews mastigadinhos, mas só por esses poucos resultados mostra que coisa muito boa tá vindo aí por parte da AMD. Concorrência é bom demais, depois vem a resposta da Intel e vida que segue.

.
de acordo. AMD tem que acertar a mão nas GPUs agora pra fazer a nvidia sair da zona de conforto. eles tão chegando perto... quero ver eles ganhando uma geração pra NVIDIA sentir as pregas encolherem e n passar nem agulha hahaha
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
de acordo. AMD tem que acertar a mão nas GPUs agora pra fazer a nvidia sair da zona de conforto. eles tão chegando perto... quero ver eles ganhando uma geração pra NVIDIA sentir as pregas encolherem e n passar nem agulha hahaha

Rapaz a AMD por muito tempo foi dada como morta no mundo dos cpus pra games, ela simplesmente ressurgiu como uma Fênix nesse mercado.

Agora tem uma coisa, diferente da Intel que se acomodou por tantos e tantos anos, pegar o histórico da Nvidia vai perceber que ela não se acomodou, mesmo dominando o mercado sempre se reiventou nesse meio. Mas olhando a AMD atualmente nesse mercado de gpus, é inegável seu esforço pra fazer frente com a Nvidia, se ela consegue o feito nesse mercado também surpreendendo a Nvidia como fez com a Intel no mercado de cpus, com certeza seria uma das coisas mais surpreendentes pra se ver uma vez em vida.

Mesmo eu estando atualmente em lados opostos com Intel + Nvidia. fica aqui minha torcida pra esse feito acontecer em ambos mercados.


.
 
Topo Fundo