O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial AMD Ryzen

manotroll

Veterano
Reações
597
Pontos
118
Não disse para ele comprar, disse que não vale a pena pq até os processadores da Intel estão batendo o 9700x.
esta dizendo pra ele comprar os intel em achismo ja que não foi a massa que fez o teste
intel ja rodou jogo via vlc pra dizer que era melhor nos gráficos integrados
alem do fato socket que intel troca sempre em 2 gerações
pode ser que ele pode estar com a oportunidade de comprar agora

Mr. Odyssey

Mil pontos, LOL!
Reações
17.931
Pontos
1.414
nao fala assim
a gente vai ficar preso no ddr4 até 2030

Eu não vejo qual o problema da birra da galera com DDR4, falam como se fosse lixo, aposto que muitos tem miseros 16gb DDR5 de ram e criticam quem tem 128gb de ram DDR4.
Outra coisa que acho engraçado é a galera falar mal de AM4, sendo que um processador como o 5700X da conta tranquilo de 99% dos jogos atuais

Trezoitao38

Lenda da internet
Reações
14.361
Pontos
1.724
Eu não vejo qual o problema da birra da galera com DDR4, falam como se fosse lixo, aposto que muitos tem miseros 16gb DDR5 de ram e criticam quem tem 128gb de ram DDR4.
Outra coisa que acho engraçado é a galera falar mal de AM4, sendo que um processador como o 5700X da conta tranquilo de 99% dos jogos atuais

Nos CPUs da Intel não tem tanta diferença aliás. É algo mais a se levar em conta nos Cpus da AMD.

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.044
Pontos
1.344
Nos CPUs da Intel não tem tanta diferença aliás. É algo mais a se levar em conta nos Cpus da AMD.

Tem diferença sim mano. DDR4 performa menos nos 12 13 14 gen em relação DDR5. Mas na situação q a gpu ta sobrando. Se vc joga a 60fps cravados não vai fazer diferença nenhuma. Mas agora se vc tem uma 5090 e joga competitivo. DDR5 te dará muito mais fps.

Eu ganhei fps no Ryzem 9800X3D saindo de 6000mhz para 8000cl 38. E falam q não da. Só por o limitador nas cpus q elas vão tirar proveito de mais velocidade. Mesmo nos Ryzen quando vc passa de 6400mhz se perde o sincronismo.

Ultima Edição:

Mitch_Conner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.584
Pontos
694
O pior é lembrar que tinha gente nos canais do telegram falando que o 5500x3d era ruim e indicava o pessoal comprar o 5700x.
Não tem jeito, para jogos os processadores x3d vão dominar.
Teve um youtuber BR que fez um teste do 5500x3d e estava induzindo a galera a essa ideia: que o 5700x era melhor porque o resultado era parecido mas teria os 2 cores a mais.

Detalhe: o teste dele feito com uma 4070S da vida, em 1440p e 4k, óbvio que ela travava tudo no "teste".

Dei a letra e o cara deu piti, aparentemente é complicado para eles entender que se vc limita pela VGA seu teste supostamente de CPU é inválido, mas aí é esperar demais de youtuber BR...

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Reações
31.875
Pontos
1.734
Teve um youtuber BR que fez um teste do 5500x3d e estava induzindo a galera a essa ideia: que o 5700x era melhor porque o resultado era parecido mas teria os 2 cores a mais.

Detalhe: o teste dele feito com uma 4070S da vida, em 1440p e 4k, óbvio que ela travava tudo no "teste".

Dei a letra e o cara deu piti, aparentemente é complicado para eles entender que se vc limita pela VGA seu teste supostamente de CPU é inválido, mas aí é esperar demais de youtuber BR...

na real, enche o saco ter que explicar isso.

Metodologia padrao de CPU = GPU top com resolução baixa (1080p já pode ser considerado baixo), e ponto final, isso não é negociável.

o povo acha que o setup precisa refletir uma "situação típica", reclamam que ninguem tem 5090 e que ninguem usa 1080p em placa high-end, mas isso não importa, porque a função do teste de CPU não é testar um setup "tipico" e sim achar o desempenho maximo que cada CPU dá.

Dada essa informação, é só a pessoa olhar depois um review de GPU na resolução que ela usa usualmente, pra saber qual desempenho sua placa vai dar e com isso deduzir qual é a CPU ideal pra ele. Se a placa vai dar 100 frames em média, entao busque uma CPU que dá 100 frames, se a placa vai dar 150, busque uma CPU que dá 150.

Versao

Lenda da internet
VIP
Reações
35.577
Pontos
1.804

Metodologia padrao de CPU = GPU top com resolução baixa (1080p já pode ser considerado baixo), e ponto final, isso não é negociável.

o povo acha que o setup precisa refletir uma "situação típica", reclamam que ninguem tem 5090 e que ninguem usa 1080p em placa high-end, mas isso não importa, porque a função do teste de CPU não é testar um setup "tipico" e sim achar o desempenho maximo que cada CPU dá.

Dada essa informação, é só a pessoa olhar depois um review de GPU na resolução que ela usa usualmente, pra saber qual desempenho sua placa vai dar e com isso deduzir qual é a CPU ideal pra ele. Se a placa vai dar 100 frames em média, entao busque uma CPU que dá 100 frames, se a placa vai dar 150, busque uma CPU que dá 150.

Minha referência aqui foi o @wtsds no caso, ambos com uma 4080, ele com um 9800x3D e eu com um 11700k, no MH ele performou infinitamente melhor que eu, foi bizarro a diferença. Nisso eu percebia em vários jogos cpubound q o 11700k não estava dando conta, te falar que foi satisfatório ver o 9800x3D puxar o que a 4080 tinha a oferecer.

Achava que nunca mais iria sair da Intel, sempre achei tosco por parte da Intel o lance da troca do socket, por outro lado não nego q fui mt feliz ali também.

Viva a concorrência, torço demais pra Intel mesmo tendo AMD agora.

Enfim.
.

Boost

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.545
Pontos
964
9800x3d é tão bom que vc ganha fps usando Dlss qualidade em 1440p vs 1080p :keehk:

_Fairbanks_

Lenda da internet
Reações
12.713
Pontos
1.659

Mitch_Conner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.584
Pontos
694
Iria ficar com o 5700x3d, mas quando ele sumiu e o preço foi pra cima, aproveitei pra trocar pelo 9600x ganhando um tiquinho de desempenho a custo zero na troca de plataforma e mirando o último x3D AM5, essa notícia que vão estender pelo menos até 2029 deixou tudo ainda melhor.

Agora é só pegar um X700xd3 no final de 29 que é provavelmente onde o 9600x vai começar a cansar, que já vai sustentar a próxima gen na excelência até o final. :rox

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Reações
44.497
Pontos
2.134
Iria ficar com o 5700x3d, mas quando ele sumiu e o preço foi pra cima, aproveitei pra trocar pelo 9600x ganhando um tiquinho de desempenho a custo zero na troca de plataforma e mirando o último x3D AM5, essa notícia que vão estender pelo menos até 2029 deixou tudo ainda melhor.

Agora é só pegar um X700xd3 no final de 29 que é provavelmente onde o 9600x vai começar a cansar, que já vai sustentar a próxima gen na excelência até o final. :rox
Fiz algo semelhante

Em 2024, ia troca o R5 3600 pro 5700x3d pra não fazer up de mobo e ddr. Dei sorte, peguei preço bom em ddr5, pulei pro 9609x e uma mobo melhor. Investimento do up foi inferior a 2k, e tô com um PC pra sobreviver mais uns 2 anos (apesar de eu já não jogar mais tanto quanto gostaria)

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Reações
3.939
Pontos
1.289

Fez um bom negócio! Eu troquei o meu 5800X por um 7600X no final de 2022, o desempenho geral ficou semelhante, mas com 1% melhores porque na época peguei 32GB DDR5-6000 CL32 e dei sorte porque ela segura CL30 com timmings bem apertados numa boa.

1780411513074.png

Em 2024 eu troquei minha CPU por um 9800X3D. Essa plataforma AM5 começou devagar porque a AM4 foi realmente muito boa (e ainda é!), mas se bobear vou ficar uns 10 anos com a mesma MOBO (ASUS TUF X670E-PLUS) só trocando CPU e GPU !

Ultima Edição:

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Reações
3.939
Pontos
1.289
Fiz algo semelhante

Em 2024, ia troca o R5 3600 pro 5700x3d pra não fazer up de mobo e ddr. Dei sorte, peguei preço bom em ddr5, pulei pro 9609x e uma mobo melhor. Investimento do up foi inferior a 2k, e tô com um PC pra sobreviver mais uns 2 anos (apesar de eu já não jogar mais tanto quanto gostaria)

Daqui 2 anos você pode só trocar de CPU e talvez de memória, segundo sua necessidade, e ficar com a mesma plataforma por mais 2 anos. :kmaroto

CammyWhite

Bam-bam-bam
Reações
123
Pontos
218
Estive pesquisando os preços das memórias DDR5 e muito me admirei. Impossível atualizar o hardware. Você consegue bons processadores, boas placas mães, porém às memórias, principalmente se forem 32 GiB, estão com preços impraticáveis. Você pode até comprar, mas o sentimento de dinheiro jogado fora não irá sumir nunca mais. Mesmo as DDR4 estão caríssimas. Solução? Será que AMD teria dó do pessoal e lançar algumas placas mães com suporte a DDR4? Ajudaria... rs porém não vai acontecer.

O que quero dizer é que qualquer atualização de hardware hoje e no futuro próximo está prejudicada devido aos preços exagerados. Ficar com AM4 parece ser para o melhor.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
194.604
Pontos
2.234
Adicionalmente sobre o negócio do AM5 até 2029, a AMD disse que AM6 só vem "quando fizer sentido".
Digo, quando DDR6 for "comprável" e a potência das placas de vídeo justificar a necessidade de aumento de largura de banda do PCIe 6.

A adoção desses padrões também encareceria bastante a própria produção das placas-mãe, porque os materiais necessários pra melhorar a infraestrutura são mais caros.

Ele também disse que se o cara tem um X3D, dá inclusive pra ficar em RAM single-channel numa boa. Testaram 30 jogos modernos usando uma CPU X3D e single-channel RAM e a perda de desempenho foi de 0.5% em relação a CPU sem X3D e dual-channel, de modo que f**a-se.

_Fairbanks_

Lenda da internet
Reações
12.713
Pontos
1.659

Zen 6 Low-Power. CPU deve ser Zen 6, Zen 6c e Zen 6-LP.
É como a Intel já opera hoje.
será que vai ser hibrido como a intel, ou vão continuar usando tipos diferentes pra produtos diferentes? pq até aqui, acho que os desktop principais continuam usando os nucleos padrão zen5 né? pela noticia diz que deve ser hibrido, pelo menos em APU pra diminuir consumo em idle... veremos.
como eu só devo trocar o meu pelo zen7 que tbm sairá na AM5, só vou acompanhar a geração zen6 mesmo. lá pra 2030, com o zen7x3D já consolidado, eu migro kkkk

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
194.604
Pontos
2.234
será que vai ser hibrido como a intel, ou vão continuar usando tipos diferentes pra produtos diferentes? pq até aqui, acho que os desktop principais continuam usando os nucleos padrão zen5 né? pela noticia diz que deve ser hibrido, pelo menos em APU pra diminuir consumo em idle... veremos.
como eu só devo trocar o meu pelo zen7 que tbm sairá na AM5, só vou acompanhar a geração zen6 mesmo. lá pra 2030, com o zen7x3D já consolidado, eu migro kkkk

Cara, eu acho que vai ter de tudo, inclusive opções só big core e só Zen 6c + Zen 6LP.

Até a Intel tá fazendo só com P-Core, e eles meio que juraram que não fariam.

All_Might

Lenda da internet
Reações
56.820
Pontos
1.544
Eu ontem todo empolgado, limpando o quarto, desmontando o antigo Pc e limpando tudo. No caso pra vender as peças, e já tô com as peças do pc novo pra montar...

Daí aquele estalo: "pera aí, tá faltando alguma coisa!".

Quando vejo, "cadê a porra do cooler pro monstro?!".... Esqueci desse "pequeno detalhe"... :facepalm

Lá foi eu correr pra pesquisar o modelo e comprar... Negócio só vai chegar daqui uns dias, e eu ansioso pra baralho....

:kcry

12894.png

12895.png

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Reações
4.411
Pontos
1.489
ZEN7 não será AM6? Tinha visto umas noticias falando que ZEN6 seria AM5 ainda, mas a ZEN7 seria AM6.

_Fairbanks_

Lenda da internet
Reações
12.713
Pontos
1.659
ZEN7 não será AM6? Tinha visto umas noticias falando que ZEN6 seria AM5 ainda, mas a ZEN7 seria AM6.
eu diria que vc n precisa se preocupar que sua MOBO vai durar mto ainda. pq um zen7 x3D deve segurar tranquilo até um zen10x3D sair. (o que deixaria uma mobo AM5 ainda viável até meados de 2034/2036). Mas como é vc, eu sei que qnd sair o zen8 já tem tópico aqui com relato da troca da CPU hahaha mas msm assim, vc ainda segura com ela até 2031 pelo menos, que é o mais rápido que eu imagino que sai um zen8.

All_Might

Lenda da internet
Reações
56.820
Pontos
1.544
Finalmente chegou o cooler.... Mas como pobre só se lasca, 1 dos parafusos de fixação veio errado!!!

:facepalm

Pedi pra devolver.

Peguei um Deepcool AG620 de luzinhas... Chega amanhã.

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Reações
31.875
Pontos
1.734
acho que a essa altura das tretas logisticas de RAM, podemos dizer que se a AMD ainda tinha dúvida, agora não deve ter mais, eles querendo ou não, terão que lançar uma versao do ZEN 7 em AM5 mesmo.

Talvez tenha duas versoes, uma para am5 e outra am6, ou talvez só tenha a AM5 mesmo e deixam o AM6 para Zen 8.

Mitch_Conner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.584
Pontos
694

Caí nesse tópico e não tinha visto essa resposta: vc está parcialmente certo, porque obviamente o melhor para um teste de CPU é ter a VGA mais forte disponível, mas isso não é impeditivo não.

Vc pode rodar um teste de CPU entre todas as AM5 do mercado (desde um 7400 até o 9850x3d) até com uma 5060ti e ele ser totalmente válido, precisando apenas se certificar de que a VGA não esteja limitando a análise (bastaria fazer o seguinte: rodar a 720p com DLSS ligado e em modo ultra-performance, assim mesmo uma 5060 vai cuspir centenas de frames e teremos como limite a diferença entre os cpus).

O caso que citei o problema nem era a 4070 usada no teste, mas sim o cara colocar em 1440p e 4k e achar que estava testando cpus.
Processador roda a lógica do jogo, a resolução é irrelevante porque a carga pra ele é a mesma em 360p ou 8k, então basta tirar a VGA do caminho, mas o cara entender isso foi complicado demais :klol

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Reações
4.411
Pontos
1.489
acho que a essa altura das tretas logisticas de RAM, podemos dizer que se a AMD ainda tinha dúvida, agora não deve ter mais, eles querendo ou não, terão que lançar uma versao do ZEN 7 em AM5 mesmo.

Talvez tenha duas versoes, uma para am5 e outra am6, ou talvez só tenha a AM5 mesmo e deixam o AM6 para Zen 8.
Seria maravilhoso isso, eu não precisaria trocar kit de mobo e memoria por muito tempo, só faria o UP de processador mesmo.

Topo Fundo